Notícias
Objetivo Geral: Aprofundar os conhecimentos da liderança estratégica, ampliando o entendimento do papel do líder, os aspectos e as ações que podem potencializar a conquista de resultados positivos e a melhora do desempenho da equipe.
Público Alvo: associados e empregados da cooperativa SICOOB CREDIPAR
Dia/Hora: 08/12 (18h30 às 22h30) e 09/12/2017 (08h às 12h)
Carga horária: 08 horas
Local: Paraíso do Tocantins - TO
INSCRIÇÕES GRATUITAS
Instrutor(a): Aníbal Domingos Antônio Salgado
Pós Graduado em Gestão de Marketing e Negócios pela UFJF, Graduado em Estudos Sociais pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora. Professional Coach e Professional Leader Coach – Membro da SLAC – Sociedade Latino Americana de Coaching, Certificado pelo INSPER em Negociação Estratégica e Gestão de Conflitos (Educação Executiva). Possui certificação profissional ANBIMA série 20 para profissionais do mercado Financeiro.
Foi funcionário do Banco do Brasil por mais de 30 anos, nos últimos anos exerceu as funções de Gerente de Relacionamento, Analista da Superintendência Regional de Juiz de Fora e Gerente de Negócios. Na Universidade Corporativa do Banco do Brasil atuou como Educador, Trabalhou na seleção e formação de novos Educadores, em cursos de Ambientação para novos funcionários, Técnicas de Negociação e Vendas e Gestão de Carteiras de Clientes, onde ministrou mais de 1200 horas de treinamento. Desenvolveu e aplicou o curso de Negociação e Gestão de Conflitos para o BPC – Banco de Poupança e Crédito de Angola.
Conteúdo Programático do curso:
- Conceitos de líder e principais habilidades;
- Gestão de resultados na cooperativa;
- Estabelecimento de metas;
- O processo decisório do líder;
- A delegação do líder;
- O perfil do líder moderno;
- A liderança como fator de sucesso na obtenção de resultados positivos;
- Eficácia, eficiência e efetividade;
- Automotivação e inteligência emocional.
Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 15 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente.
Material/Apostila utilizado: O material do curso estará disponível para download em breve nesta página.
Objetivo Geral: Desenvolver habilidades comportamentais e intelectuais durante as provas realizadas, com foco no trabalho em equipe, atendendo o sexto princípio cooperativista: a intercooperação.
Público Alvo: cooperados e empregados das cooperativas de Palmas.
Dia/Hora: 09/12/2017 (09h00 às 17h00)
Carga horária: 7 horas
Local: Palmas - TO | Clube da Caixa
As inscrições são gratuitas e limitadas.
Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão em até 30 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente. Acesse o menu cursos e eventos > emissão de certificados
Objetivo Geral: Capacitar os profissionais sobre a importância do atendimento ao cliente interno e externo, promovendo mudanças no comportamento da equipe.
Público Alvo: Empregados da cooperativa UNIMED Gurupi
Dia/Hora: 01 e 02/12/2017 (18h30 às 22h30 no 1º dia e 08h às 12h no 2º)
Carga horária: 8 horas
Local: Gurupi - TO
INSCRIÇÕES GRATUITAS
Instrutor(a): Ângela Maria Moura Rebouças
Consultora de instituições públicas e privadas na área de gestão de pessoas com graduação em psicologia e especializada em Dinâmica de Grupo pela SOBRAP – Sociedade Brasileira de Psicoterapia, Dinâmica de Grupo e Psicodrama. Ministra palestras e seminários na área de desenvolvimento de liderança, Gestão de Pessoas e empreendedorismo em diversas instituições. Trabalha na concepção de programas customizados com grupos em empresas e instituições públicas. É sócia-proprietária da Rebouças Consultoria Empresarial, onde trabalha com serviços de consultoria empresarial, programas de desenvolvimento de pessoas, atendimento de self, professional, executive coach e programas de coaching para as instituições.
Conteúdo Programático do curso:
- Motivar a equipe para a excelência no atendimento;
- Satisfação do cliente como ferramenta de lucratividade;
- Transformando clientes em multiplicadores;
- Resgatando antigos valores de relacionamento.
- Desafios no atendimento e na gestão do relacionamento com o cliente;
- Tendências e paradigmas na construção de relações com clientes;
- Marketing no atendimento;
- Aprimorando a criação de valor nas relações cliente x fornecedor;
- Eficiência, efetivação e efetividade no relacionamento com o cliente;
- Comunicação e postura no atendimento com foco em resultados;
- Atitudes e comportamentos vinculados a excelência no atendimento;
- Estruturação de equipes de atendimento focadas na excelência ao cliente;
- Avaliando a qualidade no atendimento.
Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 15 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente. Acesse o menu cursos e eventos > emissão de certificados
O Presidente do Sindicato e Organização das cooperativas no Estado do Tocantins – OCB/TO, no uso das atribuições que lhe conferem o estatuto social, convoca as 38 (trinta e oito) cooperativas registradas, através de seus representantes e/ou delegados, para em Assembléia Geral Extraordinária, a realizar-se no dia 04 (quatro) de dezembro de 2017 – segunda feira, em sua sede a Av. JK 110 Norte – Lote 11 – Palmas/TO, em primeira convocação às 09h30, com a presença da maioria absoluta dos delegados e as 10h30, em segunda e última convocação, com qualquer número de delegados presentes, para deliberarem sobre os assuntos conforme edital.
EDITAL DE CONVOCAÇÃO – ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA
O SESCOOP/TO torna pública a lista com o nome dos aprovados no processo seletivo para as turmas do curso de pós-graduação lato sensu MBA em Gestão Empresarial em Cooperativas.
As matrículas serão automaticamente realizadas junto a UFT a partir dos documentos entregues pelos candidatos. Conforme divulgado as aulas terão inicio nos próximos dias 24,25 e 26 de novembro nos Campus Palmas e Gurupi.
Confira a lista dos aprovados, cronogramas, locais e horários de realização através dos links abaixo:
Lista dos aprovados em PALMAS e o cronograma atualizado - 1ª chamada
Lista dos aprovados em GURUPI e o cronograma atualizado - 1ª chamada
Mais informações pelo e-mail
Objetivo Geral: Capacitar os cooperados para terem ferramentas que auxiliem a conquistar e fidelizar o cliente através da excelência no atendimento, integrando atitudes focadas no relacionamento e a busca de resultados.
Público Alvo: associados da cooperativa COOPERMOTOS
Dia/Hora: 09/11/2017 - 07h às 13h
Carga horária: 6 horas
Local: Araguaína - TO
INSCRIÇÕES GRATUITAS
Instrutor(a): Dorivan Rodrigo Marques
Conteúdo programático do curso:
- Desafios no atendimento e na gestão do relacionamento com o cliente;
- Tendências e paradigmas na construção de relações com clientes;
- Marketing no atendimento;
- Aprimorando a criação de valor nas relações cliente x fornecedor;
- Eficiência, efetivação e efetividade no relacionamento com o cliente;
- Comunicação e postura no atendimento com foco em resultados;
- Atitudes e comportamentos vinculados a excelência no atendimento;
- Estruturação de equipes de atendimento focadas na excelência ao cliente;
- Avaliando a qualidade no atendimento.
Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 15 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente.
Objetivo Geral: Capacitar os cooperados para terem ferramentas que auxiliem a conquistar e fidelizar o cliente através da excelência no atendimento, integrando atitudes focadas no relacionamento e a busca de resultados.
Público Alvo: associados da cooperativa COOPERMOTOS
Dia/Hora: 07/11/2017 - 07h às 13h
Carga horária: 6 horas
Local: Araguaína - TO
INSCRIÇÕES GRATUITAS
Instrutor(a): Dorivan Rodrigo Marques
Conteúdo programático do curso:
- Desafios no atendimento e na gestão do relacionamento com o cliente;
- Tendências e paradigmas na construção de relações com clientes;
- Marketing no atendimento;
- Aprimorando a criação de valor nas relações cliente x fornecedor;
- Eficiência, efetivação e efetividade no relacionamento com o cliente;
- Comunicação e postura no atendimento com foco em resultados;
- Atitudes e comportamentos vinculados a excelência no atendimento;
- Estruturação de equipes de atendimento focadas na excelência ao cliente;
- Avaliando a qualidade no atendimento.
Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 15 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente.
Objetivo Geral: Formar e capacitar profissionais que queiram exercer ou que exercem a atividade remunerada na condução de motocicletas em transporte de passageiros (mototaxi).
Público Alvo: associados da cooperativa COOPERMOTOS.
Dia/Hora: 08 e 09/11/2017 - 13h às 18h | 07h às 12h
Carga horária: 10 horas
Local: Araguaína - TO
INSCRIÇÕES GRATUITAS
Instrutor(a): Dorivan Rodrigo Marques
Conteúdo programático do curso:
- Ética e cidadania na atividade profissional;
- Noções básicas de Legislação;
- Gestão do risco sobre duas rodas;
- Estratégias para a prevenção de acidentes de trânsito;
- Segurança e saúde;
- Importância do uso dos equipamentos de segurança do motociclista, do passageiro e da motocicleta;
- Transporte de pessoas;
- Postura corporal sobre duas rodas.
- Pratica veicular Individual Especifica.
Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 15 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente.
Objetivo Geral: Formar e capacitar profissionais que queiram exercer ou que exercem a atividade remunerada na condução de motocicletas em transporte de passageiros (mototaxi).
Público Alvo: associados da cooperativa COOPERMOTOS.
Dia/Hora: 07/11/2017 - 07h às 18h
Carga horária: 10 horas
Local: Araguaína - TO
INSCRIÇÕES GRATUITAS
Instrutor(a): Dorivan Rodrigo Marques
Conteúdo programático do curso:
- Ética e cidadania na atividade profissional;
- Noções básicas de Legislação;
- Gestão do risco sobre duas rodas;
- Estratégias para a prevenção de acidentes de trânsito;
- Segurança e saúde;
- Importância do uso dos equipamentos de segurança do motociclista, do passageiro e da motocicleta;
- Transporte de pessoas;
- Postura corporal sobre duas rodas.
- Pratica veicular Individual Especifica.
Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 15 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente.
Objetivo Geral: Desenvolver a capacidade de oratória por meio de técnicas e ferramentas adequadas para transmitir credibilidade no momento de expressar ideias, possibilitando uma comunicação organizada, clara, natural e convincente durante suas apresentações.
Público Alvo: Associados da cooperativa CEPAR.
Dia/Hora: 01 de dezembro (18h30 às 22h30) e 02 de dezembro (08h às 12h) de 2017
Carga horária: 08 horas
Local: Arraias - TO
INSCRIÇÕES GRATUITAS
Instrutor(a): Iranilson Ferreira
Conteúdo Programático do curso:
- Características de uma boa apresentação;
- Timidez e medo de falar;
- Como lidar com o medo;
- Processo de comunicação;
- Aparência, postura, movimentação, expressões faciais, gestos;
- Articulação da fala, ritmo, entonação da voz, ênfase, ampliação do vocabulário, vícios de linguagem, gramática para comunicação oral, objetividade;
- Interpelação e argumentação;
- Etapas da apresentação, uso de recursos audiovisuais, formas de tornar o discurso mais atraente;
- Ações perante as diferentes reações da plateia, preparação para a fala de improviso.
Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 15 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente.
Material/Apostila utilizado: O material do curso estará disponível para download em breve nesta página.
Objetivo Geral: Dar ao participante a oportunidade de conhecer as técnicas corretas de coleta de amostras, de determinação de umidade utilizando-se equipamentos padrões e de identificação de defeitos e impurezas em amostras de grãos e treinar os profissionais que atuam na área de armazenamento a como armazenar bem os grãos de tal forma que as perdas quantitativas e qualitativas inerentes aos diversos processos de armazenagem sejam as mínimas possíveis, além de capacitar os operadores em manter sistemas de termometria e aeração em silos e armazéns de grãos.
Público Alvo: Empregados da cooperativa FRISIA e COAPA.
Dia/Hora: 29 e 30/11 (08h às 18h)
Carga horária: 16 horas
Local: Paraíso do Tocantins - TO
INSCRIÇÕES GRATUITAS
Instrutor(a): Patrick Johannes Scholten
Conteúdo Programático do curso:
- Fundamentos de Termodinâmica
- Fundamentos de Transferência de Calor
- Noções de Psicrometria do Ar
- Temperatura dos Grãos
- Umidade dos Grãos
- Armazenagem de Cereais
- Uso da Termometria
- Sistemas de Aeração
- Secagem a Temperatura Ambiente
- Manutenção Preventiva e Corretiva
- Automação e Controle Eletrônicos
Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 15 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente.
Material/Apostila utilizado: O material do curso estará disponível para download em breve nesta página.
Objetivo Geral: Dar ao participante a oportunidade de conhecer as técnicas corretas de coleta de amostras, de determinação de umidade utilizando-se equipamentos padrões e de identificação de defeitos e impurezas em amostras de grãos e treinar os profissionais que atuam na área de armazenamento a como armazenar bem os grãos de tal forma que as perdas quantitativas e qualitativas inerentes aos diversos processos de armazenagem sejam as mínimas possíveis, além de capacitar os operadores em manter sistemas de termometria e aeração em silos e armazéns de grãos.
Público Alvo: Empregados da cooperativa FRISIA e COAPA.
Dia/Hora: 27 e 28/11 (08h às 18h)
Carga horária: 16 horas
Local: Paraíso do Tocantins - TO
INSCRIÇÕES GRATUITAS
Instrutor(a): Patrick Johannes Scholten
Conteúdo Programático do curso:
- Legislação - lei 9972/2000 – leis de classificação de grãos;
- Padronização;
- Teoria de classificação;
- Práticas de classificação;
- Produtos: Sorgo, Feijão, Milho, Soja e Trigo;
- Prática de classificação de grãos (soja, milho, trigo e outros);
- Amostragem, determinação de umidade, impurezas e avariados.
Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 15 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente.
Material/Apostila utilizado: O material do curso estará disponível para download em breve nesta página.
Objetivo Geral: Propiciar ao participante de forma prática e objetiva, subsídios, conhecimentos e técnicas para negociação, administração e controle das operações de câmbio de importação, visando o seu controle e redução de custos.
Público Alvo: colaboradores da cooperativa COOPERFRIGU.
Dia/Hora: 21 e 22/11/2017 (18h30 às 22h30)
Carga horária: 08 horas
Local: Gurupi - TO
INSCRIÇÕES GRATUITAS
Instrutor(a): Bruno Gamper Vergamini
Formado em engenharia física, pós graduado em contabilidade, controladoria e finanças. 3 anos de experiência em instituições bancárias e tutor pela FGV nas disciplina MBA de Banking.
Conteúdo Programático do curso:
- Aspectos administrativos e controles no comércio exterior
- As diversas modalidades de pagamento na importação
- O mercado cambial brasileiro
- Contratação de câmbio de importação
- Liquidação de contratos de câmbio
- Condições gerais dos financiamentos à importação
- Comissão de agente e suas formas de pagamento
- Regularização de contratos
- Despesas bancárias locais e no exterior
Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 15 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente.
Material/Apostila utilizado: O material do curso estará disponível para download em breve nesta página.
Objetivo Geral: Orientar os professores quanto ao uso de equipamentos adequados a todas as tarefas, evitando riscos e doenças ocupacionais.
Público Alvo: Associados da cooperativa COED.
Dia/Hora: 24 de novembro (18h30 às 22h30) e 25 de novembro (08h às 12h) de 2017
Carga horária: 8 horas
Local: Pedro Afonso - TO
INSCRIÇÕES GRATUITAS
Instrutor(a): Fernando Afonso Nunes Filho
Conteúdo Programático do curso:
- Legislação;
- Riscos e doenças;
- Limpeza e Higiene;
- Alimentação;
- Vandalismo;
- Medidas de Prevenção.
Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 15 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente.
Material/Apostila utilizado: O material do curso estará disponível para download em breve nesta página.
Objetivo Geral: Possibilitar que o participante adquira conhecimentos básicos sobre contabilidade e seus principais usos, para que possa tomar decisões e realizar planejamentos de modo mais confiável e seguro.
Público Alvo: associados e empregados da cooperativa SICOOB CREDIPAR
Dia/Hora: 17/11 (18h30 às 22h30) e 18/11/2017 (08h às 12h)
Carga horária: 08 horas
Local: Paraíso do Tocantins - TO
INSCRIÇÕES GRATUITAS
Instrutor(a): Edi Carlos Borges
Bacharelado em Ciências Contáveis, MBA em Gestão Empresarial, MBA em andamento sobre Gestão de Cooperativas de Crédito. Experiência de 12 anos no mercado financeiro, com início de carreira na Nossa Caixa em Agência Bancária, passando por Unibanco, Itaú entre outros, com foco nas atividades relacionadas à crédito e cobrança, gestão de riscos, compliance e KYC. Experiências de 5 anos em ministrar treinamentos e projetos de consultoria em: Planejamento estratégico e Orçamentário, Matemática Financeira e Estatística, Ciclo de C´redito (Análise de Crédito e Cobrança) e Gestão do Conhecimento.
Conteúdo Programático do curso:
- Noções de Contabilidade;
- Patrimônio;
- Capital;
- Contas;
- Elenco de Contas;
- Escrituração;
- Livros Contábeis;
- Erros de Escrituração e sua Correção;
- Princípios Contábeis Geralmente Aceitos;
- Convenções Contábeis;
- Custos e Despesas;
- Receitas;
- Regimes de Contabilização;
- Balanço Patrimonial;
- Demonstrações Financeiras;
- Instruções para se fazer um Balanço Patrimonial;
- Exercício Social e Demonstrações Financeiras.
Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 15 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente.
Material/Apostila utilizado: O material do curso estará disponível para download em breve nesta página.
Objetivo Geral: Orientar, de forma prática e objetiva, os profissionais da área de Recursos Humanos em especial o Departamento Pessoal sobre a implantação do Sistema E-Social, Reforma Trabalhista e Lei da Terceirização.
Público Alvo: Profissionais da área de Recursos Humanos, Contabilistas, contadores, analistas e assistentes contábeis das cooperativas do Estado do Tocantins, estudantes e demais interessados no assunto.
Dia/Hora: 28 e 29/11/2017 - 14h às 18h (1º dia) e 08h às 18h (2º dia)
Carga horária: 12 horas
Local: Palmas - TO | Sede do Sistema OCB/TO
INSCRIÇÕES GRATUITAS
Instrutor(a): Filemon Oliveira
Contador, Especialista em Gestão Financeira, MBA Controladoria e Auditoria, Sócio Diretor na Oliveira & Contadores Associados e na Dhesco Consultoria e Treinamento, Professor de Pós-Graduação na PUC Minas e IPOG.
Conteúdo Programático do curso:
-
-
E-social passo a passo;
- Objetivos e regras gerais;
- Substituição das obrigações acessórias;
- Detalhamento dos principais itens;
- Reforma trabalhista: o que muda com a nova lei?
- Novos conceitos;
- Impactos na jornada de trabalho;
- Sócio não retirante da sociedade;
- Empregado não registrado;
- Principais formas de contratos de trabalho;
- Direitos essenciais;
- Acordado x Legislado;
- Audiência Trabalhista e Processo do Trabalho – Desenho do Judiciário;
- Remuneração;
- Lei de Terceirização;
- O que muda com a Lei 13.429;
- Contratação Direta x Contratação Indireta;
- Responsabilidades do contratante e do tomador de serviços;
- Exigências e os riscos para o empregador.
-
Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 15 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente.
Objetivo: Promover a integração da mulher no sistema cooperativista, além do aspecto motivacional para associadas, as esposas e filhas de associados e colaboradoras das cooperativas tocantinenses, resultando em um desempenho de liderança. Estimular a valorização das mesmas, para melhorar sua qualidade de vida, com trocas de conhecimentos e a consciência crítica do espaço da mulher na sociedade e como ela pode contribuir com suas experiências e valores dentro das cooperativas.
Público Alvo: cooperadas, dirigentes, empregadas e familiares de cooperados(as) das cooperativas do Tocantins
Dia/Hora: 01 e 02/12/2017 (19h às 21h no 1º dia e 08h30 às 12h no 2º)
Local: Palmas - TO - Auditório do Hotel Victória
INSCRIÇÕES GRATUITAS
Objetivo Geral: Apresentar noções básicas do cooperativismo, bem como do funcionamento das cooperativas, para os associados e empregados da cooperativa.
Público Alvo: Associados e empregados da cooperativa UNIMED Gurupi
Dia/Hora: 23 e 24/11/2017 (18h às 23h)
Carga horária: 10 horas
Local: Gurupi - TO
INSCRIÇÕES GRATUITAS
Instrutor(a): Jamilson Machado
Graduado em Programação Econômica, professor do Programa de Formação de Jovens Lideranças Cooperativistas, instrutor nas áreas de empreendedorismo, recursos humanos e cooperativismo.
Conteúdo Programático do curso:
-
- Importância da cooperação para fortalecimento do empreendimento coletivo;
- A cooperação num mundo de mudanças;
- Competitividade x cooperação;
- Valores Cooperativistas;
- Os Princípios Cooperativistas;
- Sociedades Cooperativas;
- Desafios para as Sociedades cooperativas, num mundo de mudanças;
- Importância das cooperativas no mercado brasileiro. Funcionamento das Sociedades Cooperativas;
- Estatuto Social, Regimento Interno ,Admissão de Cooperados, Quotas-partes, Assembléia Geral;
- Despesas e Resultados;
- Legislação;
- O papel do médico cooperado;
- O cooperado enquanto dono;
- Participação do cooperado;
- Processo decisório;
- Sustentabilidade do empreendimento cooperativo a partir do Quadro Social.
Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 15 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente. Acesse o menu cursos e eventos > emissão de certificados
Acontece no próximo dia 04 de dezembro, o XI Encontro Tocantinense de Cooperativismo, que será realizado no período da tarde, na sede do Sistema OCB/SESCOOP-TO, em Palmas.
Voltado para dirigentes e associados das cooperativas do Tocantins, o evento pretende discutir o cenário atual do cooperativismo, e a importância da integridade nas organizações.
O Encontro será dividido em dois momentos:
Inicialmente será realizado a Assembleia Geral Extraordinária da OCB/TO, cuja participação é imprescindível à todas as cooperativas do Estado, que terá como uma das pautas a aprovação do Orçamento para 2018.
O segundo momento contará com a palestra “Ética e Integridade nas organizações” ministrada por Éder Lucinda, economista, contador, pós-graduado em Gestão Pública, mestre em Desenvolvimento Regional e atuando no Núcleo de Ações de Prevenção da Corrupção da CGU/TO. E, logo em seguida, com a palestra “Novos mercados e novas competências sob o olhar cooperativo” ministrada pelo palestra Claudio Tomanini, professor de MBA da Fundação Getúlio Vargas, consultor de empresas e autor de livros como “Dominando Estratégias de Mercado”.
Na ocasião também será feito o lançamento do Código de Conduta Ética do Sistema OCB/TO.
A confirmação de inscrição deverá ser feita até o dia 24/11/2017 clicando aqui.
Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo e-mail
Objetivo Geral: Treinar e aperfeiçoar profissionais em boas práticas de bem estar animal
Público Alvo: associados da cooperativa VALLECOOP.
Dia/Hora: 10/11/2017 (08h às 18h)
Carga horária: 8 horas
Local: Aragominas - TO
INSCRIÇÕES GRATUITAS
Instrutor(a): Marcelo Geneiro
Conteúdo Programático do curso:
- Conceitos em bem-estar animal;
- Princípios em senciência e a ética nos cuidados com os animais;
- O bem-estar animal e a etologia;
- OIE e demandas do mercado internacional;
- Princípios éticos e qualidade na produção animal;
- Boas práticas de manejo na produção animal;
- Métodos de avaliação de bem-estar animal.
Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 15 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente.