Notícias

Curso Atendimento Humanizado para Cooperativas

Objetivo Geral: Desenvolver ações de capacitação comportamental com foco no atendimento humanizado aos clientes das cooperativas.

Público Alvo: Colaboradores, cooperados e integrantes dos núcleos da cooperativa COAPA.

Dia/Hora: 03/02/18 (8h às 18h)

Carga horária: 8 horas

Local: Pedro Afonso - TO

INSCRIÇÕES GRATUITAS

Instrutor(a): Everton Alves Pereira

Conteúdo Programático do curso:

  • Conceitos sobre humanização;
  • Mercado e competitividade;
  • Clientes e suas necessidades;
  • Humanização;
  • Habilidades de atender humanizado;
  • Liderança humanizada;
  • A humanização do profissional;
  • Cuidando do profissional;
  • Desenvolvimento e aprimoramento de competências para o atendimento humanizado.

Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 30 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente.

curso Formação Básica do Programa COOPERJOVEM

Objetivo Geral: Objetivo capacitar os participantes através da metodologia proposta pelo programa que propõe disseminar a cultura da cooperação, baseada nos princípios e valores do cooperativismo, por meio de atividades educativas.

Público Alvo: Cooperados da cooperativa COOPEFA.

Dia/Hora: 31/07, 01/08, 01 e 02/09/2017

Carga horária: 32 horas

Local: Formoso do Araguaia - TO

INSCRIÇÕES GRATUITAS

Instrutor(a):Jamilson Machado

Conteúdo Programático do curso:

    • Educação brasileira e Programa Cooperjovem
    • Construção coletiva de conhecimentos: metodologia de projetos
    • Programa Cooperjovem e cultura da cooperação
    • Cooperação e educação escolar
    • Prática pedagógica
    • Projeto Educacional Cooperativo – PEC
    • Aprendizagem cooperativa e plano de trabalho do PEC
    • Procedimentos do Projeto Educacional Cooperativo – PEC
    • Execução, monitoramento e avaliação do PEC
    • Sistematização de resultados do PEC e avaliação da formação

Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 15 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente.

Material/Apostila utilizado: O material do curso estará disponível para download em breve nesta página.

Curso Confecção e Design de Biojoias

Objetivo Geral: Oportunizar que a cooperativa adquira conhecimentos práticos sobre a confecção e o design de biojóias e acessórios a partir de sementes e frutos.

Público Alvo: associados das cooperativas XAMBIART.

Dia/Hora: 07,08,09,11 e 12/12/2017 (08h às 18h)

Carga horária: 40 horas

Local: Xambioá - TO

INSCRIÇÕES GRATUITAS

Instrutor(a): Patricia Moura

Conteúdo Programático do curso:

  • Matéria prima e mercadoria;
  • Materiais e ferramentas para a criação de anéis, brincos, pulseiras e colares;
  • Montagem das biojoias;
  • O processo criativo na produção;
  • Tipos de acabamento e finalização;
  • Definição de formas, texturas, estampas, cartela de cores;
  • Oficinas de ideias;
  • Noções de Custo;
  • Exposição e avaliação de resultados;
  • Produção de peças;
  • Escolha de materiais, tecidos e aviamentos, para a coleção;
  • Controle dos desperdícios;
  • Contextualização da moda;
  • Principais tendências do mercado e características culturais;
  • Conceito da arte e cultura;
  • Organização do processo produtivo;
  • Identificação das necessidades dos clientes;
  • A influência da cultura no comportamento do consumidor;
  • Empreendedorismo;
  • Canais de distribuição;
  • Higiene e segurança no trabalho;
  • Informações fiscais e tributárias;
  • Controle da qualidade;
  • Agregação de valor;
  • Divulgação dos produtos e a vendas pela internet;
  • Custos;
  • Dicas de negócios.

Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 15 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente.

Comunicado de recesso

Comunicado de recesso

COMUNICADO DE RECESSO

 

       O Sistema OCB/SESCOOP-TO informa que o período de férias coletivas da unidade será do dia 18 de dezembro de 2017 ao dia 10 de janeiro de 2018.

Retornaremos nossas atividades normalmente no dia 11 de janeiro de 2018, às 08h.

Atenciosamente,

Diretoria do Sistema OCB/SESCOOP-TO

Relatório Mensal da OCB - Novembro de 2017

Relatório Mensal da OCB - Novembro de 2017

Relatório Mensal da OCB - Novembro de 2017

Acesse o Relatório completo

Campanha Outubro Rosa e Novembro Azul chega ao fim

Campanha Outubro Rosa e Novembro Azul chega ao fim

Chega ao fim a Campanha Outubro Rosa e Novembro Azul promovida pelas cooperativas Tocantinenses em parceria com o SESCOOP/TO. Durante dois meses foram realizadas várias ações voltadas para a conscientização sobre o câncer de próstata e o câncer de mama, e a arrecadação de itens de higiene e itens alimentícios.

Foram arrecadados mais de 400 itens entre leite em pó, açúcar, hidratante e shampoos, que na última segunda-feira (04) foram entregues para a presidente da Liga Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer em Palmas,Xênia Amorim. A instituição atende pacientes semanalmente, dá suporte para os pacientes em tratamento na cidade e familiares dos mesmos.

Parte dos itens arrecadados serão encaminhados para outras instituições de apoio a comunidade.

Ao todo, cinco cooperativas aderiram a campanha: COAPA (Pedro Afonso), SICOOB Credipar (Paraíso do Tocantins), UNIMED Palmas (Palmas), COOPEFA (Formoso do Araguaia) e COED (Pedro Afonso). Além de terem incentivado a prevenção e a conscientização sobre o câncer entre os seus cooperados, colaboradores e comunidade, esta também foi uma forma de promoverem a prática de um dos princípios do cooperativismo – o interesse pela comunidade.

[gallery ids="7818,7819,7047"]

Mulheres cooperativistas se reúnem em encontro

Mulheres cooperativistas se reúnem em encontro

O SESCOOP/TO realizou nos dias 01 e 02 de dezembro a 9ª edição do Encontro de Mulheres Cooperativistas do Tocantins, no Hotel Victória, em Palmas. O evento contou com a presença de mulheres das cooperativas COAPA, SICOOB CREDIPAR, UNIMED PALMAS, COED e colaboradoras do Sistema OCB/SESCOOP-TO.

O objetivo do evento foi o de promover a integração de associadas, esposas e filhas de associados e colaboradoras das cooperativas tocantinenses, estimular a valorização das mesmas, promover as trocas de conhecimentos e despertar a consciência do importante papel que a mulher possui para as cooperativas.

O Encontro foi marcado pelo dinamismo e descontração do palestrante João Carlos, que falou sobre o fortalecimento da essência cooperativista, pela motivação da palestrante Helóisa Capelas - autora do livro "O Mapa da Felicidade", e, por fim, do momento de aprendizado apresentado por Andrea Noleto Stival, fundadora e coordenadora do Projeto COOPERAR: Cooperação Socioambiental da cooperativa COOPERFRIGU.

 

 

Tocantins participa de intercâmbio no Sistema OCESP e do CBTD 2017

Tocantins participa de intercâmbio no Sistema OCESP e do CBTD 2017

Entre os dias 21 e 24 de novembro, as cooperativas do Tocantins participaram de um intercâmbio no Sistema OCESP, em São Paulo, e do 32º Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento (CBTD), em Santos/SP.

Ao longo da visita a sede do Sistema OCESP (casa do Cooperativismo Paulista), os participantes tiveram a oportunidade de conhecer diversas ações voltadas para as áreas de formação profissional, promoção social e monitoramento promovidas no estado. Os principais programas apresentados foram o Programa dos ADHs, Aprendiz Cooperativo, Dia de Cooperar, Circuito Sescoop/SP de Cultura, COOPERJOVEM e a ferramenta GDH.

Segundo o analista de Cooperativismo e Monitoramento do SESCOOP/TO, Rogerio Lopes Silva, a visita proporcionou aos participantes um aprendizado muito grande. “Estamos levando uma visão do que é aplicado em São Paulo, em todas as áreas e processos, além de entender melhor os desafios enfrentados por aqui, o que auxiliará sem dúvidas no trabalho realizado em nosso Estado”, explica.

Já o CBTD 2017, promovido anualmente pela Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) para profissionais de RH e T&D, teve como objetivo debater alternativas e soluções para as necessidades de desenvolvimento profissional e melhoria dos resultados dos negócios.

Com o tema "Propósito: o ideal que move o mundo!", a edição recebeu aproximadamente 2500 pessoas e apresentou palestras, workshops, cases e debates com diferentes focos, entre eles: Trabalho em Equipe, Liderança, Coaching, Competências, Educação Corporativa, E-learning, Jogos, Vivências, entre outros. A variedade de assuntos garantiu que todos os participantes tirassem um enorme proveito dos conteúdos.

Ao todo, O SESCOOP/TO possibilitou a participação de 14 Agentes de Desenvolvimento Cooperativistas (ADCs) no intercâmbio e no Congresso, profissionais das cooperativas: Coapa, UNIMED Araguaina, UNIMED Palmas, UNIMED Gurupi, Cooperfrigu, SICOOB Credipar, Frisia, Coed, Coopefa, Cooproma e Vallecoop, além de 03 representantes do SESCOOP/TO e OCB/TO.

[gallery ids="7809,7812,7811,7810"]

Sistema OCB/TO promove XI Encontro Tocantinense de Cooperativismo

Sistema OCB/TO promove XI Encontro Tocantinense de Cooperativismo

O Sistema OCB/SESCOOP-TO promoveu no dia 04 de dezembro o XI Encontro Tocantinense de Cooperativismo que, em sua 11ª edição, reuniu dirigentes, associados e colaboradores de diversas cooperativas do Tocantins para debater temas relacionados ao cenário atual do cooperativismo  e a importância da integridade nas organizações.

 

Durante o evento foram ministradas a palestra “Ética e Integridade nas organizações”, proferida pelo convidado Éder Lucinda (atuante no Núcleo de Ações de Prevenção da Corrupção da CGU/TO) e, logo em seguida, a palestra “Novos mercados e novas competências sob o olhar cooperativo” ministrada pelo palestrante Claudio Tomanini - professor da FGV, autor de diversos livros e consultor de empresas.

Na ocasião também foi feito o lançamento do Código de Conduta Ética do Sistema OCB/SESCOOP-TO que, segundo a Superintendente, Sra. Maria José Andrade Leão de Oliveira, será um importante instrumento de governança pois compartilhará com os colaboradores a conduta esperada por todos os envolvidos com a instituição. Um dos objetivos do mesmo é incentivar que cada cooperativa também possua seu próprio código de conduta ética e o utilize para nortear suas estratégias e relacionamentos internos e externos.

 

 

Curso Motivação e Trabalho em Equipe

Objetivo Geral: Desenvolver a capacidade de criar um clima amistoso, produtivo e motivador no trabalho, desenvolvendo ferramentas para aumentar a eficácia do trabalho em equipe com a prática de gincana.

Público Alvo: Cooperados e empregados da COAPA.

Dia/Hora: 15/11/17 (8h às 18h)

Carga horária: 9 horas

Local: Pedro Afonso - TO

INSCRIÇÕES GRATUITAS

Instrutor(a):

Antonio Jorge Milhomens de Abreu

Licenciado em Normal Superior (2003), Licenciado em Letras (2007), Bacharel em Administração de Empresas (2008), Especialista em Gestão Pública (2006) com Metodologia em Docência do Ensino Superior, Especialista em Gestão Estratégica de Recursos Humanos (2010) com Metodologia em Docência do Ensino Superior, Especialista em Gestão em Saúde (2015) Especialista em Psicologia Organizacional (2016) Mestre em Administração de Empresas (2014) Doutorando em Gestão Organizacional (2017) e Coach pela Sociedade Latino Americano de Coaching (2015).

Conteúdo Programático do curso:

  • Introdução Motivacional.
  • Trabalho em equipe em formato de Gincana Cooperativista.
  • Valores Gerenciais/liderança e Pessoais.
  • Relacionamento Interpessoal.
  • Eficácia do Trabalho de Equipe.
  • Proposta de Ações

Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 30 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente.

Material/Apostila utilizado: O material do curso estará disponível para download em breve nesta página.

Curso Liderança para resultados

Objetivo Geral: Aprofundar os conhecimentos da liderança estratégica, ampliando o entendimento do papel do líder, os aspectos e as ações que podem potencializar a conquista de resultados positivos e a melhora do desempenho da equipe.

Público Alvo: associados e empregados da cooperativa SICOOB CREDIPAR

Dia/Hora: 08/12 (18h30 às 22h30) e 09/12/2017 (08h às 12h)

Carga horária: 08 horas

Local: Paraíso do Tocantins - TO

INSCRIÇÕES GRATUITAS

Instrutor(a): Aníbal Domingos Antônio Salgado

Pós Graduado em Gestão de Marketing e Negócios pela UFJF, Graduado em Estudos Sociais pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora. Professional Coach e Professional Leader Coach – Membro da SLAC – Sociedade Latino Americana de Coaching, Certificado pelo INSPER em Negociação Estratégica e Gestão de Conflitos (Educação Executiva). Possui certificação profissional ANBIMA série 20 para profissionais do mercado Financeiro.
Foi funcionário do Banco do Brasil por mais de 30 anos, nos últimos anos exerceu as funções de Gerente de Relacionamento, Analista da Superintendência Regional de Juiz de Fora e Gerente de Negócios. Na Universidade Corporativa do Banco do Brasil atuou como Educador, Trabalhou na seleção e formação de novos Educadores, em cursos de Ambientação para novos funcionários, Técnicas de Negociação e Vendas e Gestão de Carteiras de Clientes, onde ministrou mais de 1200 horas de treinamento. Desenvolveu e aplicou o curso de Negociação e Gestão de Conflitos para o BPC – Banco de Poupança e Crédito de Angola.

Conteúdo Programático do curso:

  • Conceitos de líder e principais habilidades;
  • Gestão de resultados na cooperativa;
  • Estabelecimento de metas;
  • O processo decisório do líder;
  • A delegação do líder;
  • O perfil do líder moderno;
  • A liderança como fator de sucesso na obtenção de resultados positivos;
  • Eficácia, eficiência e efetividade;
  • Automotivação e inteligência emocional.

Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 15 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente.

Material/Apostila utilizado: O material do curso estará disponível para download em breve nesta página.

Gincana da Cooperação

Gincana da Cooperação

Objetivo Geral: Desenvolver habilidades comportamentais e intelectuais durante as provas realizadas, com foco no trabalho em equipe, atendendo o sexto princípio cooperativista: a intercooperação.

Público Alvo: cooperados e empregados das cooperativas de Palmas.

Dia/Hora: 09/12/2017 (09h00 às 17h00)

Carga horária: 7 horas

Local: Palmas - TO | Clube da Caixa

As inscrições são gratuitas e limitadas.

Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão em até 30 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente. Acesse o menu cursos e eventos > emissão de certificados

Curso Excelência no Atendimento

Objetivo Geral: Capacitar os profissionais sobre a importância do atendimento ao cliente interno e externo, promovendo mudanças no comportamento da equipe.

Público Alvo: Empregados da cooperativa UNIMED Gurupi

Dia/Hora: 01 e 02/12/2017 (18h30 às 22h30 no 1º dia e 08h às 12h no 2º)

Carga horária: 8 horas

Local: Gurupi - TO

INSCRIÇÕES GRATUITAS

Instrutor(a): Ângela Maria Moura Rebouças

 Consultora de instituições públicas e privadas na área de gestão de pessoas com graduação em psicologia e especializada em Dinâmica de Grupo pela SOBRAP – Sociedade Brasileira de Psicoterapia, Dinâmica de Grupo e Psicodrama. Ministra palestras e seminários na área de desenvolvimento de liderança, Gestão de Pessoas e empreendedorismo em diversas instituições. Trabalha na concepção de programas customizados com grupos em empresas e instituições públicas. É sócia-proprietária da Rebouças Consultoria Empresarial, onde trabalha com serviços de consultoria empresarial, programas de desenvolvimento de pessoas, atendimento de self, professional, executive coach e programas de coaching para as instituições.

Conteúdo Programático do curso:

  • Motivar a equipe para a excelência no atendimento;
  • Satisfação do cliente como ferramenta de lucratividade;
  • Transformando clientes em multiplicadores;
  • Resgatando antigos valores de relacionamento.
  • Desafios no atendimento e na gestão do relacionamento com o cliente;
  • Tendências e paradigmas na construção de relações com clientes;
  • Marketing no atendimento;
  • Aprimorando a criação de valor nas relações cliente x fornecedor;
  • Eficiência, efetivação e efetividade no relacionamento com o cliente;
  • Comunicação e postura no atendimento com foco em resultados;
  • Atitudes e comportamentos vinculados a excelência no atendimento;
  • Estruturação de equipes de atendimento focadas na excelência ao cliente;
  • Avaliando a qualidade no atendimento.

Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 15 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente. Acesse o menu cursos e eventos > emissão de certificados

EDITAL DE CONVOCAÇÃO – ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

EDITAL DE CONVOCAÇÃO – ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

O Presidente do Sindicato e Organização das cooperativas no Estado do Tocantins – OCB/TO, no uso das atribuições que lhe conferem o estatuto social, convoca as 38 (trinta e oito) cooperativas registradas, através de seus representantes e/ou delegados, para em Assembléia Geral Extraordinária, a realizar-se no dia 04 (quatro) de dezembro de 2017 – segunda feira, em sua sede a Av. JK 110 Norte – Lote 11 – Palmas/TO, em primeira convocação às 09h30, com a presença da maioria absoluta dos delegados e as 10h30, em segunda e última convocação, com qualquer número de delegados presentes, para deliberarem sobre os assuntos conforme edital.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO – ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

 

SESCOOP/TO divulga aprovados no MBA em Gestão Empresarial em Cooperativas

SESCOOP/TO divulga aprovados no MBA em Gestão Empresarial em Cooperativas

O SESCOOP/TO torna pública a lista com o nome dos aprovados no processo seletivo para as turmas do curso de pós-graduação lato sensu MBA em Gestão Empresarial em Cooperativas.

As matrículas serão automaticamente realizadas junto a UFT a partir dos documentos entregues pelos candidatos. Conforme divulgado as aulas terão inicio nos próximos dias 24,25 e 26 de novembro nos Campus Palmas e Gurupi.

Confira a lista dos aprovados, cronogramas, locais e horários de realização através dos links abaixo:

Lista dos aprovados em PALMAS e o cronograma atualizado - 1ª chamada 

Lista dos aprovados em GURUPI e o cronograma atualizado - 1ª chamada

Mais informações pelo e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou pelo telefone (63) 3215-3291

Curso Excelência no Atendimento ao Cliente - turma 10

Objetivo Geral: Capacitar os cooperados para terem ferramentas que auxiliem a conquistar e fidelizar o cliente através da excelência no atendimento, integrando atitudes focadas no relacionamento e a busca de resultados.

Público Alvo: associados da cooperativa COOPERMOTOS

Dia/Hora: 09/11/2017 - 07h às 13h

Carga horária: 6 horas

Local: Araguaína - TO

INSCRIÇÕES GRATUITAS

Instrutor(a): Dorivan Rodrigo Marques

Conteúdo programático do curso:

  • Desafios no atendimento e na gestão do relacionamento com o cliente;
  • Tendências e paradigmas na construção de relações com clientes;
  • Marketing no atendimento;
  • Aprimorando a criação de valor nas relações cliente x fornecedor;
  • Eficiência, efetivação e efetividade no relacionamento com o cliente;
  • Comunicação e postura no atendimento com foco em resultados;
  • Atitudes e comportamentos vinculados a excelência no atendimento;
  • Estruturação de equipes de atendimento focadas na excelência ao cliente;
  • Avaliando a qualidade no atendimento.

Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 15 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente.

Curso Excelência no Atendimento ao Cliente - turma 9

Objetivo Geral: Capacitar os cooperados para terem ferramentas que auxiliem a conquistar e fidelizar o cliente através da excelência no atendimento, integrando atitudes focadas no relacionamento e a busca de resultados.

Público Alvo: associados da cooperativa COOPERMOTOS

Dia/Hora: 07/11/2017 - 07h às 13h

Carga horária: 6 horas

Local: Araguaína - TO

INSCRIÇÕES GRATUITAS

Instrutor(a): Dorivan Rodrigo Marques

Conteúdo programático do curso:

  • Desafios no atendimento e na gestão do relacionamento com o cliente;
  • Tendências e paradigmas na construção de relações com clientes;
  • Marketing no atendimento;
  • Aprimorando a criação de valor nas relações cliente x fornecedor;
  • Eficiência, efetivação e efetividade no relacionamento com o cliente;
  • Comunicação e postura no atendimento com foco em resultados;
  • Atitudes e comportamentos vinculados a excelência no atendimento;
  • Estruturação de equipes de atendimento focadas na excelência ao cliente;
  • Avaliando a qualidade no atendimento.

Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 15 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente.

Curso de Reciclagem para Mototaxistas - turma 10

Objetivo Geral: Formar e capacitar profissionais que queiram exercer ou que exercem a atividade remunerada na condução de motocicletas em transporte de passageiros (mototaxi).

Público Alvo: associados da cooperativa COOPERMOTOS.

Dia/Hora: 08 e 09/11/2017 -  13h às 18h | 07h às 12h

Carga horária: 10 horas

Local: Araguaína - TO

INSCRIÇÕES GRATUITAS

Instrutor(a): Dorivan Rodrigo Marques

Conteúdo programático do curso:

  • Ética e cidadania na atividade profissional;
  • Noções básicas de Legislação;
  • Gestão do risco sobre duas rodas;
  • Estratégias para a prevenção de acidentes de trânsito;
  • Segurança e saúde;
  • Importância do uso dos equipamentos de segurança do motociclista, do passageiro e da motocicleta;
  • Transporte de pessoas;
  • Postura corporal sobre duas rodas.
  • Pratica veicular Individual Especifica.

Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 15 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente.

Curso de Reciclagem para Mototaxistas - turma 9

Objetivo Geral: Formar e capacitar profissionais que queiram exercer ou que exercem a atividade remunerada na condução de motocicletas em transporte de passageiros (mototaxi).

Público Alvo: associados da cooperativa COOPERMOTOS.

Dia/Hora: 07/11/2017 -  07h às 18h

Carga horária: 10 horas

Local: Araguaína - TO

INSCRIÇÕES GRATUITAS

Instrutor(a): Dorivan Rodrigo Marques

Conteúdo programático do curso:

  • Ética e cidadania na atividade profissional;
  • Noções básicas de Legislação;
  • Gestão do risco sobre duas rodas;
  • Estratégias para a prevenção de acidentes de trânsito;
  • Segurança e saúde;
  • Importância do uso dos equipamentos de segurança do motociclista, do passageiro e da motocicleta;
  • Transporte de pessoas;
  • Postura corporal sobre duas rodas.
  • Pratica veicular Individual Especifica.

Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 15 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente.

Curso Como falar em público

Objetivo Geral: Desenvolver a capacidade de oratória por meio de técnicas e ferramentas adequadas para transmitir credibilidade no momento de expressar ideias, possibilitando uma comunicação organizada, clara, natural e convincente durante suas apresentações.

Público Alvo: Associados da cooperativa CEPAR.

Dia/Hora: 01 de dezembro (18h30 às 22h30) e 02 de dezembro (08h às 12h) de 2017

Carga horária: 08 horas

Local:  Arraias - TO

INSCRIÇÕES GRATUITAS

Instrutor(a): Iranilson Ferreira

Conteúdo Programático do curso:

  • Características de uma boa apresentação;
  • Timidez e medo de falar;
  • Como lidar com o medo;
  • Processo de comunicação;
  • Aparência, postura, movimentação, expressões faciais, gestos;
  • Articulação da fala, ritmo, entonação da voz, ênfase, ampliação do vocabulário, vícios de linguagem, gramática para comunicação oral, objetividade;
  • Interpelação e argumentação;
  • Etapas da apresentação, uso de recursos audiovisuais, formas de tornar o discurso mais atraente;
  • Ações perante as diferentes reações da plateia, preparação para a fala de improviso.

Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 15 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente.

Material/Apostila utilizado: O material do curso estará disponível para download em breve nesta página.