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Objetivo Geral: Orientar, de forma prática e objetiva, os profissionais da área de Recursos Humanos em especial o Departamento Pessoal sobre a implantação do Sistema E-Social, Reforma Trabalhista e Lei da Terceirização.
Público Alvo: Profissionais da área de Recursos Humanos, Contabilistas, contadores, analistas e assistentes contábeis das cooperativas de Gurupi e Formoso do Araguaia, estudantes e demais interessados no assunto.
Dia/Hora: 23/03 (18h30 às 22h30) e 24/03 (08h às 12h)
Carga horária: 8 horas
Local: Gurupi - TO | UNIMED Gurupi
INSCRIÇÕES GRATUITAS
Instrutor(a): Márcio Sousa Ribeiro
Conteúdo Programático do curso:
-
-
E-social passo a passo;
- Objetivos e regras gerais;
- Substituição das obrigações acessórias;
- Detalhamento dos principais itens;
- Reforma trabalhista: o que muda com a nova lei?
- Novos conceitos;
- Impactos na jornada de trabalho;
- Sócio não retirante da sociedade;
- Empregado não registrado;
- Principais formas de contratos de trabalho;
- Direitos essenciais;
- Acordado x Legislado;
- Audiência Trabalhista e Processo do Trabalho – Desenho do Judiciário;
- Remuneração;
- Lei de Terceirização;
- O que muda com a Lei 13.429;
- Contratação Direta x Contratação Indireta;
- Responsabilidades do contratante e do tomador de serviços;
- Exigências e os riscos para o empregador.
-
Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 30 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente.
Material: Apostila, Apresentação eSocial, Apresentação Reforma trabalhista, Apresentação Terceirização.
PROGRAMA COACHING PARA LÍDERES
O SESCOOP/TO abre as inscrições para o Programa Coaching para líderes nas cidades de Palmas e Araguaína. O objetivo do programa é aprimorar o processo de gestão das cooperativas através da evolução comportamental e qualificação dos dirigentes, conselheiros, executivos e gestores desenvolvendo atitudes e habilidades necessárias para o relacionamento interpessoal com o quadro social, equipe de colaboradores e público externo.
A metodologia do programa acontecerá por meio de sessões individuais e encontros em grupo, utilizando-se de ferramentas do coaching para promover um ambiente de reflexão, construção, evolução e transformação a partir do autoconhecimento.
Além disso, o Programa Coaching para Líderes proporcionará uma série de outros benefícios de acordo com as necessidades específicas de cada participante, tais como:
✓ Desenvolvimento do potencial individual;
✓ Clareza nos objetivos e ações em vista de melhores resultados para a cooperativa;
✓ Melhoria nos relacionamentos interpessoais e facilidade para o trabalho em equipe;
✓ Desenvolvimento das principais capacidades para liderar com eficiência;
✓ Desenvolvimento eficiente da equipe nas cooperativas;
✓ Melhoria na capacidade de tomada de decisões;
LOCAL:
Palmas - Auditório do SISTEMA OCB/TO | Avenida JK, Qd. 110 Norte, Lt 11 - Palmas/TO
Araguaína - A definir.
VAGAS: 15 vagas por cidade
CONDIÇÕES PARA PARTICIPAÇÃO:
Para se inscrever o candidato deve ser dirigente, conselheiro, diretor executivo ou gestor de cooperativa registrada e em situação de regularidade com o sistema OCB/SESCOOP-TO, e a cooperativa deve estar inscrita no PDGC – Programa Nacional de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas.
As solicitações de inscrição deverão ser encaminhadas para o SESCOOP/TO (
Download Solicitação de inscrição
CRONOGRAMA PREVISTO PARA A TURMA DE ARAGUAÍNA
Nº e tipo das sessões |
Data |
Hora |
Carga Horária do Participante |
1ª Encontro em grupo |
09/04/2018 |
18h30 às 21h30 |
3 horas |
1ª Sessão Individual presencial |
10 e 11/04/2018 |
Horário a ser agendado entre o participante e o Profissional. |
1 hora por participante. |
2ª Sessão Individual presencial |
23 e 24/04/2018 |
Horário a ser agendado entre o participante e o Profissional. |
1 hora por participante. |
2ª Encontro em grupo |
07/05/2018 |
18h30 às 21h30 |
3 horas |
3ª Sessão Individual presencial |
08 e 09/05/2018 |
Horário a ser agendado entre o participante e o Profissional. |
1 hora por participante. |
1ª Sessão Individual On-line |
29 a 30/05/2018 |
Horário a ser agendado entre o participante e o Profissional. |
1 hora por participante. |
2ª Sessão Individual On-line |
11 e 12/06/2018 |
Horário a ser agendado entre o participante e o Profissional. |
1 hora por participante. |
3ª Encontro em grupo |
25/06/2018 |
18h30 às 21h30 |
3 horas |
4ª Sessão Individual presencial |
26 e 27/06/2018 |
Horário a ser agendado entre o participante e o Profissional. |
1 hora por participante. |
Carga Horária Total |
15 horas |
CRONOGRAMA PREVISTO PARA A TURMA DE PALMAS
Nº e tipo das sessões |
Data |
Hora |
Carga Horária do Participante |
1ª Encontro em grupo |
02/04/2018 |
18h30 às 21h30 |
3 horas |
1ª Sessão Individual presencial |
03 e 05/04/2018 |
Horário a ser agendado entre o participante e o Profissional. |
1 hora por participante. |
2ª Sessão Individual presencial |
16 e 17/04/2018 |
Horário a ser agendado entre o participante e o Profissional. |
1 hora por participante. |
2ª Encontro em grupo |
02/05/2018 |
18h30 às 21h30 |
3 horas |
3ª Sessão Individual presencial |
03 e 04/05/2018 |
Horário a ser agendado entre o participante e o Profissional. |
1 hora por participante. |
1ª Sessão Individual On-line |
14 a 15/05/2018 |
Horário a ser agendado entre o participante e o Profissional. |
1 hora por participante. |
2ª Sessão Individual On-line |
04 e 05/06/2018 |
Horário a ser agendado entre o participante e o Profissional. |
1 hora por participante. |
3ª Encontro em grupo |
18/06/2018 |
18h30 às 21h30 |
3 horas |
4ª Sessão Individual presencial |
19 e 20/06/2018 |
Horário a ser agendado entre o participante e o Profissional. |
1 hora por participante. |
Carga Horária Total |
15 horas |
Objetivo Geral: Capacitar os participantes quanto às noções gerais de cooperativismo e lei 12.690/12
Público Alvo: Associados da cooperativa CEPAR.
Dia/Hora: 16 e 17/03/2018
Carga horária: 08 horas
Local: Arraias - TO
INSCRIÇÕES GRATUITAS
Instrutor(a): Diogo Couto
Conteúdo Programático do curso:
- Introdução ao cooperativismo
- História do cooperativismo
- Princípios cooperativistas
- Números do cooperativismo
- Tipos de movimentos cooperativos
- Lei 12690
Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 30 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente.
Desde que surgiu, o Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) vem contribuindo com um importante feedback sobre a maturidade da gestão empregada nas cooperativas que aderem a ele, ano após ano. Uma delas é a Unimed-BH, que levou dois troféus na última edição do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão, realizado no ano passado.
A cooperativa foi a campeã da categoria Rumo à Excelência e, também, grande destaque na categoria Melhoria Contínua – Rumo à Excelência. O prêmio é uma realização do Sistema OCB, ocorre de dois em dois anos e é baseado no resultado da participação das cooperativas no PDGC.
Para o presidente, Samuel Flam, o Prêmio Sescoop representa um suporte ao processo de melhoria da qualidade da gestão. “Ao avaliarmos cada item a ser verificado, temos uma nova oportunidade de organizar nossas práticas e evoluir, e contamos ainda com a visita dos avaliadores, que trazem um olhar externo à nossa forma de atuar. Esse caráter de continuidade nos dá a sensação de poder evoluir sempre mais”, enfatiza.
NÚMEROS
A Unimed-BH tem sua sede localizada em Belo Horizonte (MG) e foi fundada em 1971. Atualmente, sua área de atuação envolve toda a capital mineira e outros 33 municípios da Grande BH. Sua carteira de clientes possui mais de 1,2 milhão de CPFs, atendidos por mais de 5,6 mil cooperados. A cooperativa gera cerca de quatro mil empregos diretos e, em 2016, faturou cerca de R$ 4 bilhões.
No dia 27 de fevereiro deste ano, foi visitada por representantes do Ministério da Saúde, Agência Nacional de Saúde Suplementar, Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), sendo a primeira cooperativa do módulo prático do projeto Conhecer para Cooperar – Ramo Saúde, desenvolvimento pelo Sistema OCB, em parceria com a Faculdade Unimed.
ENTREVISTA
Samuel Flam é o nosso entrevistado desta semana. Confira!
Para a Unimed-BH, o que representa ser campeã do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão – Destaque melhoria Rumo à excelência?
Samuel Flam - O Prêmio Sescoop é o maior reconhecimento das cooperativas brasileiras. Por isso, é um orgulho para nós, da Unimed-BH, ser a única classificada na categoria máxima – Rumo à Excelência. É mérito de um trabalho conjunto e dos avanços obtidos na gestão da cooperativa nos últimos anos. Acreditamos que a prática da cooperação é a nossa principal força. Como cooperativa, adotamos um modelo participativo, tendo como premissas a qualidade do cuidado e a valorização do trabalho em prol do bem comum. Essa conquista aponta que estamos no caminho certo na busca pela melhoria contínua, que se reflete na satisfação dos nossos clientes e médicos cooperados.
A Unimed-BH é uma das cooperativas que participam do PDCG e do Prêmio, desde o surgimento dessa iniciativa. Qual a motivação?
Samuel Flam - Acreditamos que o modelo de excelência em gestão, proposto pela Fundação Nacional da Qualidade e aplicado no PDGC, é um excelente balizador para que as organizações consolidem e estruturem suas práticas de gestão. Ao participarmos, em cada ciclo, temos a oportunidade de refletir sobre oportunidades de melhoria e de inovação, desenvolvendo maior disciplina gerencial e alcançando melhores resultados.
Como o senhor avalia a condução deste prêmio, focado na maturidade da gestão das cooperativas brasileiras?
Samuel Flam - Vemos o Prêmio como um suporte ao processo de melhoria da qualidade de nossa gestão. Ao avaliarmos cada item a ser verificado, temos nova oportunidade de organizar nossas práticas e evoluir, e contamos ainda com a visita dos avaliadores, que trazem um olhar externo à nossa forma de atuar. Esse caráter de continuidade nos dá a sensação de poder evoluir sempre mais.
Qual a importância do PDGC para o desenvolvimento do cooperativismo brasileiro?
Samuel Flam - As cooperativas, em especial, contribuem de forma fundamental para a nossa economia e, pela sua importância, precisam evoluir continuamente a qualidade de sua gestão. Um programa de desenvolvimento como o PDGC é uma forma de estimular as cooperativas neste sentido.
Qual o seu recado para as cooperativas que ainda não fazem parte do PDGC?
Samuel Flam - Algumas cooperativas podem ficar receosas em relação a como serão avaliadas, qual será o resultado, se farão jus ao prêmio. O resultado final é importante, mas ainda mais significativo é o processo de melhoria contínua instituído pelo PDGC. Sugiro que não percam a oportunidade de participar no próximo ciclo.
Fonte: somoscooperativismo.coop.br
Em viagem técnica, liderados pelo presidente do Sistema OCESC, Luiz Vicente Suzin, gestores do SESCOOP/SC visitaram, nesta terça-feira 13, a Unidade Estadual da OCB/SESCOOP no Tocantins. Receberam a delegação de Santa Catarina o Presidente Ricardo Benedito Khouri, a Superintendente Maria Jose Andrade Leão de Oliveira e colaboradores das áreas finalística e meio.
O dia iniciou com uma apresentação institucional e, logo em seguida, foram feitas reuniões nas áreas técnicas. Cada área teve a oportunidade de demonstrar, na prática, a forma de trabalho da Unidade, tendo sido trocadas experiências quanto aos processos jurídicos, sobre as formas de contratação e realização de eventos, gestão documental e desenvolvimento de cooperativas.
O Presidente Suzin ressaltou a importância da visita para reavaliar os processos da Unidade catarinense e para promover a integração com as demais unidades estaduais. “A troca de experiências entre a diversas áreas se estendeu até a metade da tarde e foi muito produtiva”, finaliza.
Quando o assunto é aliar desenvolvimento no campo e sustentabilidade ambiental, um grande exemplo que o Brasil tem para mostrar é a Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa). Há quase 20 anos, ela contribui para a melhoria do processo produtivo nas lavouras da região de Pedro Afonso, importante polo produtor de grãos naquele estado. Além disso, a Coapa tem uma forte atuação no cuidado com as pessoas, apoiando projetos desenvolvidos por organizações da sociedade civil.
Entre as instituições assistidas de forma contínua está a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Pedro Afonso. Além de contribuir mensalmente para a realização das atividades, a cooperativa desenvolve campanhas, como o Dia de Cooperar – com a participação de dezenas de voluntários –, para viabilizar a manutenção, reforma e ampliação das instalações da entidade que, atualmente, atende cerca de 100 pessoas com necessidades especiais.
PENSANDO NO FUTURO
Outra iniciativa é realizada com o grupo Amigos do Meio Ambiente (AMA), criado em 2010 pelo professor e historiador Fabrício Rocha. No projeto, que atualmente atende 35 adolescentes com idades entre 14 e 16 anos, são realizadas atividades de educação ambiental, como a implantação de praças ecológicas, ações de incentivo a preservação ambiental e práticas esportivas.
“A cooperativa é uma parceira de todas as horas. Desde que o grupo foi criado sempre contamos com o apoio dos associados da Coapa, seja na doação de mudas, na mobilização social, entre outras atividades em prol do meio ambiente”, afirmou o professor Fabrício Rocha.
ESPORTE E EDUCAÇÃO
No esporte, além do apoio individual a atletas de diversas modalidades, a cooperativa é uma das patrocinadoras oficiais da Liga Esportiva de Pedro Afonso (Lepa). Conforme o diretor da instituição, Filho Tranqueira, poucas empresas têm o interesse em ações sociais como a cooperativa. “A Coapa tem esse olhar positivo para esse tipo de atividade que gera mudanças na comunidade. Não apenas em relação ao esporte, mas em diversas áreas que atende”, frisou.
Uma das parcerias de sucesso foi a realização da Taça Coapa. A competição foi realizada em 2017 e teve a participação de 11 equipes. “Foi algo que ficou marcado como um dos principais eventos do esporte municipal e também estadual”, destacou Filho Tranqueira.
Já na área educacional, a entidade cooperativista apoiou as quatro edições do Concurso de Redação, Educação e Jornalismo: Cristo Rei e Centro-Norte Notícias. Somente em 2017, o evento literário contou com a participação de 304 estudantes do 1º ao 3º ano do ensino médio do Colégio Cristo Rei, instituição de ensino de Pedro Afonso considerada uma das mais tradicionais do Tocantins.
TRANSFORMANDO REALIDADES
O engajamento da cooperativa em prol da melhoria social, da igualdade de direitos e do acesso a serviços rompe as esferas cooperativistas e une forças com as mais diversas entidades desde o executivo municipal até o Poder Judiciário. Desta forma, a Coapa disponibiliza seus profissionais para atuarem de forma efetiva nos conselhos municipais, estaduais e de cooperativismo, pois entende que a participação em deliberações em prol da sociedade é uma forma de contribuir com a aplicação correta das políticas públicas para a população de Pedro Afonso e região.
A agente de Desenvolvimento Humano Maria Silvana Ramos explicou que a Coapa decidiu que é muito mais produtivo e de maior alcance apoiar de forma contínua projetos sociais que contemplem ações voltadas ao bem comum do cidadão. “Os dirigentes da Coapa acreditam que ações bem estruturadas como o Dia de Cooperar e o patrocínio para projetos sociais obtém melhores resultados que a simples doação, pois o cooperativismo não é assistencialismo, uma vez que é voltado para o equilíbrio social e econômico”, destacou.
Dessa forma, a cooperativa une esforços para apoiar causas e projetos que mudam a realidade das pessoas envolvidas. “Todos os projetos que apoiamos são estudados com seriedade e aprovados pelos cooperados na Assembleia Geral”, concluiu.
Já o presidente da Coapa, Ricardo Khouri, enfatizou que a cooperativa tem como princípio de existência o interesse pela comunidade na qual ela está inserida. “O incentivo de ações que visam o desenvolvimento social garante que a sociedade deixe de ter ilhas de prosperidade isoladas para garantir uma oportunidade igualitária a todos os cidadãos”, comentou.
Para ele, as ações da cooperativa, em junção a projetos desenvolvidos pela comunidade, são bastante efetivas e garantem uma mudança na realidade dos municípios onde a Coapa atua. “Levamos diretamente, através destas ações, noções de cidadania aos moradores das cidades”, ressaltou Ricardo Khouri. (Ascom Coapa)
Relatório Mensal da OCB - fevereiro de 2018
Objetivo Geral: Capacitar os participantes na confecção de ovos de páscoa e bombons recheados para a obtenção de renda.
Público Alvo: Colaboradores, cooperados e integrantes dos núcleos da cooperativa COAPA.
Dia/Hora: 24/03/18 (8h às 18h)
Carga horária: 8 horas
Local: Pedro Afonso - TO
INSCRIÇÕES GRATUITAS
Instrutor(a):Sandra Maria de Carvalho Ferreira
Conteúdo Programático do curso:
- Ingredientes e materiais para fabricação;
- Higiene na manipulação de alimentos;
- Preparação do chocolate e fabricação das peças;
- Decoração e embalagens;
- Recheios especiais;
- Coberturas;
- Prazos de validade;
- Moldagem;
- Processo de vendas e mostruários.
Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 30 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente.
Objetivo Geral: Capacitar os profissionais de enfermagem nas técnicas seguras de cálculos, diluição e diluição de medicamentos.
Público Alvo: Empregados da cooperativa UNIMED PALMAS
Dia/Hora: 23/03/2018 (08h às 18h)
Carga horária: 8 horas
Local: Palmas - TO | Sede do Sistema OCB/SESCOOP-TO
INSCRIÇÕES GRATUITAS
Instrutor(a): Cássio Elandro Rossi
Conteúdo Programático do curso:
- Revisão das operações matemáticas básicas;
- Cálculo de transformação e diluição de soluções medicamentosas;
- Cálculo de gotejamento com ajuste de horário;
- Cálculo de dosagens pediátricas (diluição e rediluição).
Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 15 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente.
Objetivo Geral: Capacitar os profissionais de enfermagem nas técnicas seguras de cálculos, diluição e diluição de medicamentos.
Público Alvo: Empregados da cooperativa UNIMED PALMAS
Dia/Hora: 22/03/2018 (08h às 18h)
Carga horária: 8 horas
Local: Palmas - TO | Sede do Sistema OCB/SESCOOP-TO
INSCRIÇÕES GRATUITAS
Instrutor(a): Cássio Elandro Rossi
Conteúdo Programático do curso:
- Revisão das operações matemáticas básicas;
- Cálculo de transformação e diluição de soluções medicamentosas;
- Cálculo de gotejamento com ajuste de horário;
- Cálculo de dosagens pediátricas (diluição e rediluição).
Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 15 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente.
Objetivo Geral: Capacitar os profissionais para atuarem com qualidade em auditoria médica, dentro das normas legais e da ética vigente, contribuindo para a melhoria dos serviços prestados pelas cooperativas.
Público Alvo: Empregados da cooperativa UNIMED PALMAS
Dia/Hora: 16/03 (08h às 12h, 14h às 18h)
Carga horária: 8 horas
Local: Palmas - TO | Sede do Sistema OCB/SESCOOP-TO
INSCRIÇÕES GRATUITAS
Instrutor(a): Adriano Christian Martins
Conteúdo Programático do curso:
- Princípios de auditoria;
- Prática da Auditoria em saúde;
- Ferramentas avançadas de auditoria em saúde;
- Interfaces da auditoria em saúde.
Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 15 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente.
Objetivo Geral: Capacitar o participante na gestão de contas a pagar, contas a receber e tesouraria, explorando estratégias para melhorar os processos e a operação da cooperativa abordando sobre documentação, informatização do departamento financeiro, impostos e conciliação bancária.
Público Alvo: Empregados da cooperativa UNIMED ARAGUAINA.
Dia/Hora: 17/03 (08h às 18h)
Carga horária: 8 horas
Local: Araguaína - TO
INSCRIÇÕES GRATUITAS
Instrutor(a): Eendrik Lima Gomes
Graduado em Contabilidade, pós graduado em Gestão Educacional e mestre em Ciências Contábeis. Professor nas instituições de ensino CELUP/ULBRA e Faculdade Laboro.
Conteúdo Programático do curso:
- Capital de giro, ciclo operacional, e ciclo financeiro;
- Administração do caixa;
- Normas e procedimentos;
- Fluxo de processos;
- Contas a pagar;
- Risco de crédito;
- Contas a receber;
- Formas de recebimento;
- Gestão da tesouraria;
- Principais controles internos;
- Fluxo de caixa – diário e mensal;
- Fontes de crédito;
- Relatórios de desempenho.
Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 15 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente.
No artesanato ou no volante, elas assumem o controle. No campo ou na cidade, elas transformam o mundo a sua volta. Essas são as Mulheres de Fibra, personagens reais que mostram que, no cooperativismo, mais do que gênero, o que vale mesmo é a vontade de trabalhar e de construir um mundo melhor, com mais oportunidades para todos. E são as histórias inspiradoras de quem superou as diferenças de gênero que ilustram o terceiro episódio da websérie do movimento SomosCoop, com o título Mulheres de Fibra.
Determinadas, corajosas e preparadas para os desafios da vida, neste dia 8 de março, elas contam como imprimiram sua marca no mundo dos negócios e quais as suas estratégias para ajudar a fazer do Brasil, um país mais próspero e menos desigual.
O novo capítulo foi gravado na região Norte. Lá, entre barcos e caminhões, as mulheres de fibra mostram sua rotina e contam sua experiência como cooperadas e dirigentes de cooperativas dos ramos Agropecuário, Transporte, Produção e Trabalho. Ficou curioso? Clique aqui para assistir as histórias de Walderízia, Edimara, Núbia, Alcinéia, Terezinha, Daniela, Valdemarina e Eliana.
WEBSÉRIE
Inspirar e motivar a sociedade a conhecer o cooperativismo, o jeito mais humanizado de cuidar das pessoas e de gerar resultados financeiros, ao mesmo tempo. Este é o objetivo da websérie SomosCoop, um movimento iniciado pelo Sistema OCB e suas unidades estaduais, com a intenção de mobilizar os cooperados brasileiros em torno do orgulho de ser cooperativista, além de estimular a prática da cooperação.
A ideia da websérie é apresentar, em vídeos curtos para a internet, exemplos de histórias de vidas transformadas a partir do cooperativismo, ressaltando tanto os valores quanto os benefícios desse modelo de negócio, que já mostrou que cooperar vale a pena.
CONTINUA
A produção da websérie continua e a equipe já vai iniciar a gravação de mais um capítulo com histórias inspiradoras. A ideia é mostrar outros exemplos, de regiões, cooperativas e ramos diferentes pelo país. Todo esse material está nas páginas das mídias sociais do Sistema OCB e do Sistema OCB/TO, e no site do movimento, o www.somos.coop.br.
Objetivo Geral: Propiciar conhecimentos sobre gestão estratégica do conselho fiscal nas sociedades cooperativas, fornecendo subsídios para a tomada de decisão e para a segurança do quadro social da entidade.
Público Alvo: Associados da cooperativa COOPEFA.
Dia/Hora: 06/04 (18h30 às 22h30) e 07/04 (08h às 12h)
Carga horária: 8 horas
Local: Formoso do Araguaia - TO
INSCRIÇÕES GRATUITAS
Instrutor(a): Leoney Jose Soares Miranda
Conteúdo Programático do curso:
- Conceitos avançados de cooperação, cooperativismo e cooperativa;
- Estrutura e funcionamento da cooperativa;
- Ferramentas para a profissionalização da gestão da cooperativa;
- Aspectos legais de uma cooperativa e as relações com o conselho fiscal;
- Análise de estatutos sociais e importância do conselho fiscal;
- Atribuições e atuação do conselho fiscal;
- Organização e particularidades do conselho fiscal;
- Noções gerais de contabilidade, voltadas à atividade do conselho fiscal: balanço patrimonial, demonstração de sobras ou perdas, análise de demonstrações contábeis.
Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 15 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente.
Objetivo Geral: Propiciar conhecimentos sobre o Conselho Administrativo visando o alcance dos objetivos sociais e a segurança do quadro social da cooperativa.
Público Alvo: Associados da cooperativa COOPEFA.
Dia/Hora: 16/03 (18h30 às 22h30) e 17/03 (08h às 12h)
Carga horária: 8 horas
Local: Formoso do Araguaia - TO
INSCRIÇÕES GRATUITAS
Instrutor(a): Leoney Jose Soares Miranda
Conteúdo Programático do curso:
- Aspectos legais;
- Estatuto social como instrumento de gestão;
- Órgãos sociais;
- Autogestão;
- Atuação do conselho de administração;
- Conselheiros administrativos como líderes;
- Responsabilidades, atribuições e competências estratégicas do conselheiro administrativo;
- Processo de gestão em empreendimentos coletivos;
- Processo decisório na sociedade cooperativa;
- Organização do quadro social;
- Planejamento estratégico em cooperativas.
Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 15 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente.
Objetivo Geral: Aprofundar conhecimentos e desenvolver habilidades para planejar e operacionalizar a logística e os seus processos
Público Alvo: Empregados da cooperativa COOPERFRIGU.
Dia/Hora: 03/03
Carga horária: 6 horas
Local: Gurupi - TO
INSCRIÇÕES GRATUITAS
Instrutor(a): Welton do Nascimento
Conteúdo Programático do curso:
- Logística reversa;
- Logística interna e externa;
- Logística de suprimentos;
- Logística de produção e distribuição;
- Controle da produção;
- Administração de materiais;
- Organização da logística;
- “Supply chain management”;
- Canais de distribuição;
- Operadores logísticos;
- Compras;
- Armazenagem;
- Suprimentos.
Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 15 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente.
Objetivo Geral: Capacitar os participantes através da metodologia proposta pelo programa que propõe disseminar a cultura da cooperação, baseada nos princípios e valores do cooperativismo, por meio de atividades educativas.
Público Alvo: Associados da cooperativa COED.
Dia/Hora: 09 e 10/03 e 27 e 28/04 (7h às 12 h e 13h às 18h)
Carga horária: 40 horas
Local: Pedro Afonso - TO
INSCRIÇÕES GRATUITAS
Instrutor(a): Jamilson Machado
Conteúdo Programático do curso:
- Educação brasileira e Programa Cooperjovem
- Construção coletiva de conhecimentos: metodologi de projetos
- Programa Cooperjovem e cultura da cooperação
- Cooperação e educação escolar
- Prática pedagógica
- Projeto Educacional Cooperativo – PEC
- Aprendizagem cooperativa e plano de trabalho do PEC
- Procedimentos do Projeto Educacional Cooperativo – PEC
- Execução, monitoramento e avaliação do PEC
- Sistematização de resultados do PEC e avaliação da formação
Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 15 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente.
Objetivo Geral: Propiciar conhecimentos sobre o Conselho Administrativo visando o alcance dos objetivos sociais e a segurança do quadro social da cooperativa.
Público Alvo: Associados da cooperativa SICOOB CREDIPAR.
Dia/Hora: 09/03 (18h30 às 22h30) e 10/03 (08h às 12h)
Carga horária: 8 horas
Local: Paraíso do Tocantins - TO
INSCRIÇÕES GRATUITAS
Instrutor(a): Leoney Jose Soares Miranda
Conteúdo Programático do curso:
- Aspectos legais;
- Estatuto social como instrumento de gestão;
- Órgãos sociais;
- Autogestão;
- Atuação do conselho de administração;
- Conselheiros administrativos como líderes;
- Responsabilidades, atribuições e competências estratégicas do conselheiro administrativo;
- Processo de gestão em empreendimentos coletivos;
- Processo decisório na sociedade cooperativa;
- Organização do quadro social;
- Planejamento estratégico em cooperativas.
Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 15 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente.
Objetivo Geral: Propiciar conhecimentos sobre gestão estratégica do conselho fiscal nas sociedades cooperativas, fornecendo subsídios para a tomada de decisão e para a segurança do quadro social da entidade.
Público Alvo: Associados da cooperativa SICOOB CREDIPAR.
Dia/Hora: 02/03 (18h30 às 22h30) e 03/03 (08h às 12h)
Carga horária: 8 horas
Local: Paraíso do Tocantins - TO
INSCRIÇÕES GRATUITAS
Instrutor(a): Leoney Jose Soares Miranda
Conteúdo Programático do curso:
- Conceitos avançados de cooperação, cooperativismo e cooperativa;
- Estrutura e funcionamento da cooperativa;
- Ferramentas para a profissionalização da gestão da cooperativa;
- Aspectos legais de uma cooperativa e as relações com o conselho fiscal;
- Análise de estatutos sociais e importância do conselho fiscal;
- Atribuições e atuação do conselho fiscal;
- Organização e particularidades do conselho fiscal;
- Noções gerais de contabilidade, voltadas à atividade do conselho fiscal: balanço patrimonial, demonstração de sobras ou perdas, análise de demonstrações contábeis.
Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 15 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente.
Objetivo Geral: Promover a melhora da qualidade de vida no ambiente de trabalho por meio da reflexão e da busca de alternativas para lidar com as pressões comuns ao âmbito profissional.
Público Alvo: Colaboradores, cooperados e integrantes dos núcleos da cooperativa COAPA.
Dia/Hora: 02/03/18 (8h às 18h)
Carga horária: 8 horas
Local: Pedro Afonso - TO
INSCRIÇÕES GRATUITAS
Instrutor(a): Eduardo Corceli de Oliveira
Gestor e Instrutor de Educação Corporativa do Grupo Farol Pessoas e Negócios. Psicólogo (PUC/GO), MBA em Gestão Empresarial (FGV/PUC/GO) e Profissional Coach pela Academia Brasileira de Coaching (Abracoaching), licenciada pela BCI (Behavioral Coaching Courses);
Formação: Jogos de Empresa (MRG), Psicodrama Empresarial (WIN), Pesquisa de Mercado SBPM-SP) e Cooperativismo. Experiência com Docência: Cambury, Unifan e Faculdade Objetivo. Atua há 19 anos como consultor empresarial, palestrante, educador para vários segmentos do mercado corporativo, congressos (Brasil/Europa), seminários e workshops e para o Sistema S.
Conteúdo Programático do curso:
- Como manter a calma;
- Solução de problemas – alternativa mais comum;
- Desafios – como enfrentá-los com sucesso;
- Utilização do tempo – foco no alcance de objetivos;
- Controle do estresse;
- Exercício da reflexão – pensar antes de fazer;
- Qualidade de vida – mantendo as condições pessoais e profissionais.
Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 30 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente.