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Curso Manejo Racional de Bovinos

Objetivo Geral: Treinar e aperfeiçoar profissionais em boas práticas de manejo de bovinos de corte.

Público Alvo: associados da cooperativa VALLECOOP.

Dia/Hora: 11/11/2017 (07h às 20h)

Carga horária: 12 horas

Local: Araguaina - TO

INSCRIÇÕES GRATUITAS

Instrutor(a): Marcelo Geneiro

Conteúdo Programático do curso:

  • Orientação e capacitação teórica;
  • Essência do manejo racional;
  • Bem-estar animal;
  • Conforto animal;
  • Introdução a etologia (comportamento animal);
  • Capacitação profissional;
  • De vaqueiro a manejador;
  • Grupo x equipe;
  • Mudança de atitude (postura do manejador);
  • Planejamento das atividades;
  • Importância da comunicação;
  • As 5 liberdades;
  • Estrutura biológica dos bovinos;
  • Conhecendo o bovino;
  • Sentido dos bovinos (visão, audição, memoria);
  • Temperamento dos bovinos;
  • Definição e utilização da zona de fuga;
  • Ponto de balanço;
  • Interações positivas e suas consequências;
  • Situações de manejo que devemos evitar;
  • Boas práticas de manejo no curral;
  • Problemas nas instalações;
  • Acidentes e prejuízos;
  • O uso da bandeirola;
  • Desembarque;
  • Resultados de manejos errôneos (lesões em carcaças);
  • Apresentação do curral ante estresse;
  • Apartação de acordo com a visão do animal;
  • Casos de sucesso em manejo racional;
  • Perdas e prejuízos no manejo tradicional;
  • Sentimento animal;
  • Induzindo a mudança de atitude (quebra de paradigmas);
  • Postura do profissional dentro do curral.

Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 15 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente.

Cooperativas tocantinenses participam do maior evento de gestão empresarial da América Latina

Cooperativas tocantinenses participam do maior evento de gestão empresarial da América Latina

O maior evento de gestão empresarial da América Latina, o HSM Expo Management, promovido de 6 a 8 de novembro, contou com a participação de 9 dirigentes de cooperativas do Tocantins e da superintendente do Sistema OCB/SESCOOP-TO. Em sua 17ª edição foram reunidos cerca 5 mil participantes em São Paulo (SP).

O objetivo do encontro foi o de oportunizar momentos de protagonismo para o desenvolvimento da liderança por meio de conteúdos e experiências voltadas para o aprimoramento e a atualização dos conhecimentos em temas essenciais para os negócios.

Com o tema: conhecimento em ebulição (#ofuturoferve) a programação contemplou arenas com palestras sobre liderança, transformação digital, gestão e inovação. Durante três dias passaram pelo palco digital os mais renomados palestrantes do mundo empresarial, entre eles o atleta Michael Phelps e seu treinador Bob Bowman, que falaram sobre a importância da busca pela excelência.

Para o diretor operacional do SICOOB Credipar, Silvan Celestino, a edição destacou o grande desafio para as cooperativas em acompanhar às mudanças de gestão exigidas pelo mercado, em especial às evoluções tecnológicas. “Neste quesito o SICOOB Credipar busca manter-se sempre atualizado em relação as novas tendências através do desenvolvimento de novos aplicativos e a implantação de projetos voltados para a TI, tudo isso para proporcionar a melhoria de nossos processos internos e a relação com nossos associados” conclui.

Já o vice-presidente da COOPERFRIGU, Aelton Camargo, agradeceu a parceria do Sistema OCB/SESCOOP-TO em proporcionar aprendizado e experiências enriquecedoras para as cooperativas do estado “Após o HSM iremos voltar para a cooperativa com as nossas bagagens cheias de novas ideias”.

Na comitiva tocantinense estiveram representantes das cooperativas COOPERFRIGU, COAPA, SICREDI MS/TO, SICOOB Credipar, UNIMED Araguaína e UNIMED Gurupi e também do Sistema OCB/SESCOOP – TO.

 

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Mini curso Lidando com Estresse

Objetivo Geral: Objetivo promover a melhora da qualidade de vida no ambiente de trabalho por meio da reflexão e da busca de alternativas para lidar com estresse e pressões comuns ao âmbito profissional.

Público Alvo: colaboradores da cooperativa COOPERFRIGU.

Dia/Hora: 10/11/2017 (17h30 às 21h30)

Carga horária: 04 horas

Local: Gurupi - TO

INSCRIÇÕES GRATUITAS

Instrutor(a): Antonio Jorge Milhomens de Abreu

Licenciado em Normal Superior (2003), Licenciado em Letras (2007), Bacharel em Administração de Empresas (2008), Especialista em Gestão Pública (2006) com Metodologia em Docência do Ensino Superior, Especialista em Gestão Estratégica de Recursos Humanos (2010) com Metodologia em Docência do Ensino Superior, Especialista em Gestão em Saúde (2015) Especialista em Psicologia Organizacional (2016) Mestre em Administração de Empresas (2014) Doutorando em Gestão Organizacional (2017) e Coach pela Sociedade Latino Americano de Coaching (2015).

Conteúdo Programático do curso:

  • Solução de problemas – alternativa mais comum;
  • Desafios – como enfrentá-los com sucesso;
  • Utilização do tempo – foco no alcance de objetivos;
  • Controle do estresse;
  • Exercício da reflexão – pensar antes de fazer;
  • Qualidade de vida – mantendo as condições pessoais e profissionais.

Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 15 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente.

Material/Apostila utilizado: O material do curso estará disponível para download em breve nesta página.

XI Encontro Tocantinense de Cooperativismo

XI Encontro Tocantinense de Cooperativismo

Curso de Preparo e Administração de Medicamentos

Objetivo Geral: Capacitar e qualificar os profissionais no preparo de medicamentos de forma segura.

Público Alvo: empregados da cooperativa UNIMED Gurupi

Dia/Hora: 08 e 09/11/2017 (14h às 18h)

Carga horária: 8 horas

Local: Gurupi - TO

INSCRIÇÕES GRATUITAS

Instrutor(a): Arnoldo Oliveira Leão

Conteúdo Programático do curso:

  • Farmacologia básica
  • Legislação relacionada à administração de medicamentos;
  • Biossegurança para o manuseio de material perfuro cortante;
  • Anatomia e a aplicação de injetáveis: sistema tegumentar, sistema muscular e sistema vascular;
  • Regras gerais para o preparo das medicações;
  • Armazenamento de agulhas e seringas;
  • Lavagem das mãos;
  • Técnicas de aplicação: Intradérmica, endovenosa, subcutânea e intramuscular (Ventro glúteo, vasto lateral, dorso glúteo e deltóide;
  • Técnicas em " Z "
  • Complicações importantes na aplicação de injetáveis (Infecção; bacteremia; Flebite; HIV - noções básicas; hepatite B - noções básicas).

Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 15 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente. Acesse o menu cursos e eventos > emissão de certificados

Curso de Preparo e Administração de Medicamentos

Objetivo Geral: Capacitar e qualificar os profissionais no preparo de medicamentos de forma segura.

Público Alvo: empregados da cooperativa UNIMED Gurupi

Dia/Hora: 08 e 09/11/2017 (08h às 12h)

Carga horária: 8 horas

Local: Gurupi - TO

INSCRIÇÕES GRATUITAS

Instrutor(a): Arnoldo Oliveira Leão

Conteúdo Programático do curso:

  • Farmacologia básica
  • Legislação relacionada à administração de medicamentos;
  • Biossegurança para o manuseio de material perfuro cortante;
  • Anatomia e a aplicação de injetáveis: sistema tegumentar, sistema muscular e sistema vascular;
  • Regras gerais para o preparo das medicações;
  • Armazenamento de agulhas e seringas;
  • Lavagem das mãos;
  • Técnicas de aplicação: Intradérmica, endovenosa, subcutânea e intramuscular (Ventro glúteo, vasto lateral, dorso glúteo e deltóide;
  • Técnicas em " Z "
  • Complicações importantes na aplicação de injetáveis (Infecção; bacteremia; Flebite; HIV - noções básicas; hepatite B - noções básicas).

Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 15 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente. Acesse o menu cursos e eventos > emissão de certificados

Curso Melhoria da Qualidade na Produção de Leite

Objetivo Geral: Treinar e aperfeiçoar participantes para a melhoraria da qualidade na produção de leite.

Público Alvo: associados da cooperativa VALLECOOP.

Dia/Hora: 04/11/2017 (08h às 18h)

Carga horária: 08 horas

Local: Aragominas - TO

INSCRIÇÕES GRATUITAS

Instrutor(a): Marcelo Geneiro

Conteúdo Programático do curso:

  • Medidas de higiene na ordenha
  • Controle da mastite
  • Formas de refrigeração do leite
  • Transporte do leite
  • Análise do leite
  • Análises realizadas pela RBQL
  • Limites de contaminação bacteriana
  • Limites da contagem de células somáticas
  • Análise da composição do leite
  • Alimentação correta das vacas
  • Evitando contaminação por medicamentos veterinários
  • Cadastro na indústria de laticínios
  • Controle de qualidade feito pela indústria
  • Práticas de manejo para obtenção do leite

Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 15 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente.

Curso de Reciclagem para Mototaxistas - turma 8

Objetivo Geral: Formar e capacitar profissionais que queiram exercer ou que exercem a atividade remunerada na condução de motocicletas em transporte de passageiros (mototaxi).

Público Alvo: associados da cooperativa COOPERMOTOS.

Dia/Hora: 21 e 22/10/2017 -  13h às 18h | 07h às 12h

Carga horária: 10 horas

Local: Araguaína - TO

INSCRIÇÕES GRATUITAS

Instrutor(a): Dorivan Rodrigo Marques

Conteúdo programático do curso:

  • Ética e cidadania na atividade profissional;
  • Noções básicas de Legislação;
  • Gestão do risco sobre duas rodas;
  • Estratégias para a prevenção de acidentes de trânsito;
  • Segurança e saúde;
  • Importância do uso dos equipamentos de segurança do motociclista, do passageiro e da motocicleta;
  • Transporte de pessoas;
  • Postura corporal sobre duas rodas.
  • Pratica veicular Individual Especifica.

Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 15 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente.

Curso Preparatório CPA 20

Objetivo Geral: Qualificar os participantes para obter a certificação ANBIMA CPA 20.

Público Alvo: Cooperados e colaboradores das cooperativas de crédito.

Datas/Horas:

1º Módulo: 10/11  (18h30 às 22h30) e 11/11 (08h às 18h)

2º Módulo: 24/11  (18h30 às 22h30) e 25/11 (08h às 18h)

Carga horária: 24 horas

Local: Palmas - TO | Auditório do SISTEMA OCB/TO

INSCRIÇÕES GRATUITAS

Instrutor: 

ALFREDO LUIS COLI JR.

Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Catarina e especialização em Contabilidade, Controladoria e Finanças pela Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (2012-2013). Certificação ANBIMA CPA 10 e 20. Experiências profissionais em instituições financeiras como Banco Itaú e Bradesco.

Conteúdo programático do curso:

  • Princípios básicos de economia, finanças e estatísticas;
  • Instrumentos de Renda Variável;
  • Renda Fixa e Derivativos; 
  • Fundos de Investimento; 
  • Previdência Complementar Aberta: PGBL e VGBL;
  • Mensuração, Gestão de Performance e Riscos.
  • Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 15 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente.

Material/Apostila utilizado: O material do curso estará disponível para download em breve nesta página.

Curso Cultura Organizacional

Objetivo Geral: Mostrar a importância de desenvolver uma cultura organizacional, ou seja, uma cultura baseada nos valores, na missão, e na visão que essa empresa tem de si e da sua colaboração em relação ao ambiente que se encontra.

Público Alvo: Empregados e associados das cooperativas de Palmas e comunidade em geral.

Dia/Hora: 06 e 07/11/2017 (18h30 às 22h30)

Carga horária: 8 horas

Local: Palmas - TO

INSCRIÇÕES GRATUITAS

Instrutor(a): Eduardo Corceli

Gestor e Instrutor de Educação Corporativa do Grupo Farol Pessoas e Negócios. Psicólogo (PUC/GO), MBA em Gestão Empresarial (FGV/PUC/GO) e Profissional Coach pela Academia Brasileira de Coaching (Abracoaching), licenciada pela BCI (Behavioral Coaching Courses); Formação: Jogos de Empresa (MRG), Psicodrama Empresarial (WIN), Pesquisa de Mercado SBPM-SP) e Cooperativismo. Experiência com Docência: Cambury, Unifan e Faculdade Objetivo. Atua há 19 anos como consultor empresarial, palestrante, educador para vários segmentos do mercado corporativo, congressos (Brasil/Europa), seminários e workshops e para o Sistema S.

Conteúdo Programático do curso:

  • Definições da cultura organizacional
  • Processo de desenvolvimento da cultura organizacional
  • Como os funcionários aprendem a cultura?
  • Clima organizacional
  • Estratégias de gerenciamento da cultura
  • A cultura organizacional e as mudanças organizacionais
  • Impacto da cultura nos resultados

Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 15 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente.

Material/Apostila utilizado: O material do curso estará disponível para download em breve nesta página.

Campanha Outubro Rosa & Novembro Azul

Campanha Outubro Rosa & Novembro Azul

Nos meses de outubro e novembro relembramos a importância da conscientização sobre o câncer de próstata e o câncer de mama com a Campanha Outubro Rosa e Novembro Azul. Neste ano as cooperativas tocantinenses, em parceria com o SESCOOP/TO, estão arrecadando doações de alimentos e itens de higiene pessoal que serão entregues em novembro para uma instituição de prevenção e combate ao prevenção do câncer de Palmas.

Funcionará da seguinte forma: O interessado deverá procurar o ADC (agente de desenvolvimento cooperativista) em sua cooperativa, e realizar a entrega de 2 (dois) itens da lista abaixo e em troca, além de ajudar a fazer o bem, também ganhará uma camiseta personalizada da campanha.

Confira a lista de itens que estão sendo arrecadados:

  • Leite em pó
  • Açúcar
  • Óleo
  • Hidratante de pele
  • Desodorante
  • Shampoo
  • Condicionador

Ao todo, cinco cooperativas aderiram a campanha: COAPA (Pedro Afonso), SICOOB Credipar (Paraíso do Tocantins), UNIMED Palmas (Palmas), COOPEFA (Formoso do Araguaia) e COED (Pedro Afonso). Além de promoverem a prevenção e a conscientização sobre o câncer, esta também é uma forma de cumprirem com um dos princípios do cooperativismo - o interesse pela comunidade (7º princípio).

Palestra de Conscientização

Em Pedro Afonso, a Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (COAPA), a Cooperativa de Educadores de Pedro Afonso (Coed) e o SICREDI realizaram no último dia 18/10 uma palestra para falar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e câncer do colo útero, doenças que matam milhares de pessoas todos os anos. Cerca de 70 mulheres fizeram doações e vestiram a camisa da campanha “Outubro Rosa” durante evento.

Na oportunidade, mulheres de diversas idades puderam tirar dúvidas sobre os cuidados e prevenção das doenças com o ginecologista e obstetra Giuliano Rezende Silva e a enfermeira Mírian Fabiana, ambos profissionais da Rede Municipal de Saúde de Pedro Afonso.

O presidente da COAPA e do Sistema OCB/Sescoop-TO, Ricardo Khouri, parabenizou a participação das mulheres e destacou o protagonismo delas em falar dos cuidados com a saúde. “As mulheres são mais abertas a esse diálogo e isso faz com que as informações sobre a doença e seus tratamentos sejam disseminados com mais facilidade”, disse.

Curso Técnicas de Vendas

Objetivo Geral: Aplicar as melhores soluções para os desafios do ambiente de vendas, sob a perspectiva de aspectos pessoais e profissionais.

Público Alvo: associados e empregados da cooperativa SICOOB CREDIPAR

Dia/Hora: 27/10 (18h30 às 22h30) e 28/10/2017 (08h às 12h)

Carga horária: 08 horas

Local: Paraíso do Tocantins - TO

INSCRIÇÕES GRATUITAS

Instrutor(a): Antonio Jorge Milhomens de Abreu

Licenciado em Normal Superior (2003), Licenciado em Letras (2007), Bacharel em Administração de Empresas (2008), Especialista em Gestão Pública (2006) com Metodologia em Docência do Ensino Superior, Especialista em Gestão Estratégica de Recursos Humanos (2010) com Metodologia em Docência do Ensino Superior, Especialista em Gestão em Saúde (2015) Especialista em Psicologia Organizacional (2016) Mestre em Administração de Empresas (2014) Doutorando em Gestão Organizacional (2017) e Coach pela Sociedade Latino Americano de Coaching (2015).

Conteúdo Programático do curso:

  • Tipos de vendas;
  • Conhecimento dos produtos e serviços;
  • Conhecimento sobre os clientes;
  • Os desafios do ambiente de vendas;
  • Características e comportamento do vendedor campeão;
  • Etapas da negociação;
  • Prospecção de clientes potenciais e como atingi-los;
  • Como lidar com objeções – Métodos e técnicas;
  • Administrando vendas;
  • Pós-vendas.

Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 15 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente.

Material/Apostila utilizado: O material do curso estará disponível para download em breve nesta página.

GESCOOP: Programa de Formação em Gestão Cooperativa

GESCOOP: Programa de Formação em Gestão Cooperativa

GESCOOP: PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM GESTÃO COOPERATIVA

LOCAL: Auditório do SISTEMA OCB/TO | Avenida JK, Qd. 110 Norte, Lt 11 - Palmas/TO

DURAÇÃO: 10 meses

VAGAS: 30

INÍCIO: 10 de novembro de 2017

A formação de turma está sujeita ao número mínimo de 25 alunos qualificados na inscrição. A agenda definitiva será apresentada, com antecedência mínima de 5 (cinco) dias.

METODOLOGIA DE REALIZAÇÃO: Realização de módulos que serão ministrados aos finais de semana, uma vez por mês (sexta-feira, 19h às 22h30; sábados, 8h às 12h e 13h às 17h30).

CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO:

  • Ser colaborador, cooperado ou dirigente de cooperativa registrada e em situação de regularidade com o sistema OCB/SESCOOP-TO;
  • Cooperativas inscritas no PDGC – Programa Nacional de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas – Ciclo 2017/2018;

PRAZO: A inscrição para o GESCOOP deverá ser feita até o dia 03/11/2017

INVESTIMENTO: As inscrições para o GESCOOP são gratuitas.

CERTIFICADO: Somente serão certificados, os participantes que obtiverem no mínimo 75% (setenta e cinco por cento) de participação durante todo o programa e atingirem nota maior ou igual a 60% (sessenta por cento) na avaliação ao final.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

  • O participante deverá assinar um Termo de Adesão e Compromisso, junto ao SESCOOP/TO, responsabilizando-se por sua participação integral durante o curso. Este termo deverá ser assinado também pelo representante legal da cooperativa.
  • Quando for o caso, as despesas com alimentação, transporte e hospedagem do participante serão contrapartida da Cooperativa beneficiaria.

QUADRO DE DISCIPLINAS: O cronograma e as disciplinas poderão ser alterados de acordo com a necessidade da turma.

QUADRO DE DISCIPLINAS

Módulos

Data prevista

Horas

1

Educação Cooperativa

10 e 11/11/17

12

2

Introdução à Governança Corporativa

08 e 09/12/17

12

3

Aspectos Legais e Tributários das Sociedades Cooperativas

02 e 03/02/18

12

4

Inovação, Sustentabilidade e Responsabilidade Social em Cooperativas

02 e 03/03/18

12

5

Planejamento e Gestão de Marketing

06 e 07/04/18

12

6

Gestão da Qualidade e Processos

04 e 05/05/18

12

7

Desenvolvimento de Equipes

01 e 02/06/18

12

8

Gestão Financeira de Cooperativas

06 e 07/07/18

12

9

Controles Internos e Gestão de riscos

03 e 04/08/18

12

10

Gestão e Planejamento estratégico

14 e 15/09/18

12

Carga horária total 120 horas

SESCOOP/TO oferece MBA em Gestão Empresarial em Cooperativas

SESCOOP/TO oferece MBA em Gestão Empresarial em Cooperativas

O SESCOOP/TO em parceira com a UFT/FAPTO abre as inscrições para o “MBA em Gestão Empresarial em Cooperativas” nas cidades de Palmas e Gurupi. O objetivo geral do MBA é ampliar os conhecimentos dos participantes nas modernas técnicas de gestão empresarial com foco nas cooperativas, contribuindo para um melhor desempenho pessoal, organizacional e econômico do participante.

O período de inscrição será do dia 23/10 a 03/11/2017, através do preenchimento de formulário próprio e envio de todos os documentos. O início do MBA está previsto para o dia 24 de novembro de 2017, com duração de 18 meses. Os módulos serão ministrados aos finais de semana, uma vez por mês (Sextas-feiras, 18h30 - 22h30; Sábados, 08h às 19h; Domingos - 08h às 14h).

A formação de turma está sujeita ao número mínimo de 25 alunos qualificados na inscrição.

Serão concedidas bolsas no valor de 80% (R$422,40) da mensalidade, ficando o restante 20 % (R$105,60) sob responsabilidade do aluno e/ou cooperativa de origem ao longo dos 18 (dezoito) meses. Será cobrado pela FAPTO o valor de R$30,00 a título de inscrição e seleção, que deverá ser depositado no Banco do Brasil, Agência: 36158-3, Conta Corrente: 200.491-7 (FAPTO). O investimento total para cada cooperativa, por aluno, será de R$ 1.900,80 (um mil e novecentos reais e oitenta centavos) + inscrição.

Serão adotados os seguintes critérios de avaliação:

  • Graduação completa (comprovada através de diploma registrado) em qualquer curso superior reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação e MEC.
  • Ser colaborador, cooperado ou dirigente de cooperativa registrada e em situação de regularidade com o sistema OCB/SESCOOP-TO;
  • Cooperativas inscritas no PDGC – Programa Nacional de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas – ciclo 2017/2018; 

Será divulgado até o dia 06/11/2017 as datas para seleção, divulgação do resultado e matrícula dos participantes.

DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS PARA MATRÍCULA: Junto com a ficha de inscrição deverão ser entregues na Sede da OCB/SESCOOP-TO os documentos relacionados a baixo lacrados dentro de envelope devidamente identificado.

  • Ficha de Inscrição (Anexo);
  • Cópia autenticada, frente e verso, do diploma (*) em qualquer curso superior reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação e MEC. Será aceita, também, cópia autenticada da declaração de conclusão de curso;
  • Cópia autenticada do RG e CPF;
  • Cópia do comprovante de endereço atualizado;
  • Cópia do Título Eleitoral;
  • Comprovante de quitação com a Justiça Eleitoral - comprovante emitido eletronicamente pelo Tribunal Regional Eleitoral (TER) com comprovante de votação ou justificativa;
  • Cópia da Certidão de casamento (em caso de alteração do sobrenome do aluno (a);
  • Comprovante da taxa de inscrição de R$30,00 que deve ser depositada no Banco do Brasil, Agência: 36158-3, Conta Corrente: 200.491-7;
  • Currículo atualizado;
  • 01 (uma) foto recente tamanho ¾;
  • Comprovante de vínculo com a cooperativa (cópia da CTPS, quando empregado, ou ficha de associado quando cooperado).

* Os diplomas dos Cursos de Graduação obtidos no estrangeiro deverão ser apresentados com autenticação consular brasileira, devidamente revalidados por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação.

Obs.: A documentação também poderá ser enviada por correios para o endereço da Sede da OCB/SESCOOP-TO localizada na Avenida JK, Quadra 110 Norte, Lote 11 – CEP: 77006-130, Palmas – TO.

A cooperativa, depois do aluno inscrito, deverá assinar um Termo de Adesão e Compromisso, junto ao SESCOOP/TO, responsabilizando-se pelo ressarcimento do valor integral do curso, do(s) aluno(s) matriculado(s), quando houver desistência e reprovação, no decorrer do curso. Somente, com a assinatura do instrumento, pelas partes, será considerada efetivada a matrícula.

Anexo - Modelo de Inscrição Palmas

Anexo - Modelo de Inscrição Gurupi

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Curso Gerenciamento de Risco e Segurança do Paciente

Objetivo Geral: Capacitar e qualificar os profissionais para o desempenho de suas atividades com foco na gestão de riscos e no cuidado com os pacientes, com vistas à minimização de danos e ao fortalecimento da cultura de segurança no ambiente da cooperativa.

Público Alvo: empregados da cooperativa UNIMED Gurupi

Dia/Hora: 25 e 26/10/2017 (14h às 18h)

Carga horária: 8 horas

Local: Gurupi - TO

INSCRIÇÕES GRATUITAS

Instrutor(a): Arnoldo Oliveira Leão

Conteúdo Programático do curso:

  • Conceitos básicos de segurança na área da saúde;
  • Principais sistemas e processos de gestão de segurança em saúde;
  • Conceitos de gestão de risco do paciente, colaborador e ambiente;
  • Sistemas de gestão de risco na saúde em seus aspectos mais atuais;
  • Gerenciamento e a vigilância de risco.

Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 15 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente. Acesse o menu cursos e eventos > emissão de certificados

 

Curso Gerenciamento de Risco e Segurança do Paciente

Objetivo Geral: Capacitar e qualificar os profissionais para o desempenho de suas atividades com foco na gestão de riscos e no cuidado com os pacientes, com vistas à minimização de danos e ao fortalecimento da cultura de segurança no ambiente da cooperativa.

Público Alvo: empregados da cooperativa UNIMED Gurupi

Dia/Hora: 25 e 26/10/2017 (08h às 12h)

Carga horária: 8 horas

Local: Gurupi - TO

INSCRIÇÕES GRATUITAS

Instrutor(a): Arnoldo Oliveira Leão

Conteúdo Programático do curso:

  • Conceitos básicos de segurança na área da saúde;
  • Principais sistemas e processos de gestão de segurança em saúde;
  • Conceitos de gestão de risco do paciente, colaborador e ambiente;
  • Sistemas de gestão de risco na saúde em seus aspectos mais atuais;
  • Gerenciamento e a vigilância de risco.

Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 15 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente. Acesse o menu cursos e eventos > emissão de certificados

 

Cooperfrigu realiza 13º Programa Socioambiental COOPERAR

Cooperfrigu realiza 13º Programa Socioambiental COOPERAR

A Cooperativa dos Produtores de Carne e Derivados de Gurupi (COOPERFRIGU), com o apoio do SESCOOP/TO, está promovendo a 13ª edição do Projeto Socioambiental COOPERAR entre os dias 16 e 23 de outubro, em Gurupi/TO. O programa tem por objetivo promover a integração social e ambiental junto aos cooperados, colaboradores e familiares, e este espera atender mais de 2 mil pessoas.

A programação do evento conta com ações de diversas naturezas, como palestras, campanhas de doação, teatro, circo mágico, música, gincanas, entre outros. As palestras abordaram temas relacionados a conscientização ambiental, prevenção contra o câncer, consumo da água e hábitos saudáveis.

No 4ª dia do evento (19/10) o engenheiro ambiental da Secretaria Municipal de Produção, Cooperativismo e Meio Ambiente, Diego Raoni da Silva Rocha, ministrou a Palestra "Consumo Consciente da Água" e na oportunidade destacou que “a água é o bem mais precioso que nós temos, devemos cuida-la com muito carinho. Água é vida e nós devemos nos conscientizar para os problemas que nós mesmos estamos causando ao meio ambiente, à sociedade”.

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SESCOOP/TO realiza treinamento sobre cooperativismo para aprendizes

SESCOOP/TO realiza treinamento sobre cooperativismo para aprendizes

Os jovens que integram a turma do Aprendiz Cooperativo participaram nos dias 17 e 19/10/2017, do curso de cooperativismo ministrado pelo SESCOOP/TO na sede do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).

Esta capacitação faz parte do programa realizado juntamente com a parceria do CIEE, para atender as cooperativas de Palmas. O Analista de Cooperativismo e Monitoramento do SESCOOP/TO, Diogo Couto, conduziu o curso e contou que “ o  programa abre caminhos no mercado de trabalho e ainda prepara os jovens  para atuar no cooperativismo".

Atualmente, o SESCOOP/TO garante a formação de cerca de 13 aprendizes que atuam na cooperativa UNIMED Palmas, e a intenção é ampliar este número em 2018, assim como atrair mais cooperativas.

 
O Programa Aprendiz Cooperativo, desenvolvido conforme a Lei da Aprendizagem (Lei 10.097/00), consiste na formação prática e teórica de jovens com o objetivo de promover a inserção dos mesmos no mercado de trabalho formal e capacitá-los quanto aos princípios, valores e história do cooperativismo.
 
Desde o ano 2000, toda empresa brasileira com pelo menos sete empregados é obrigada, por lei, a contratar jovens aprendizes. As vagas devem corresponder a um percentual que varia de 5% a 15% do número total de profissionais da empresa. Por também serem empresas, as cooperativas precisam se adequar à esta lei, abrindo postos de trabalho para jovens entre 14 e 24 anos. E uma boa maneira de fazer isso é aderindo ao programa Aprendiz Cooperativo.
 
As cooperativas interessadas em saber mais sobre o programa e formas de adesão podem entrar em contato com o SESCOOP/TO através do telefone 63 3215-3291.
 

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Cooperados da COOPEFA visitam o Rio Grande do Sul e conhecem práticas de gestão e governança

Cooperados da COOPEFA visitam o Rio Grande do Sul e conhecem práticas de gestão e governança

Com o apoio do SESCOOP/TO, os cooperados da Cooperativa de Educadores de Formoso do Araguaia (COOPEFA) participaram do dia 09 ao dia 11 de outubro de 2017 de uma viagem de imersão no Rio Grande do Sul com o objetivo de conhecer o cooperativismo gaúcho e as boas práticas das cooperativas educacionais do estado.

Ao todo, 15 cooperados e um analista do SESCOOP/TO, participaram da imersão nas cidades de Porto Alegre e Nova Petrópolis, onde puderam enriquecer seus conhecimentos com práticas educacionais e ampliar o leque de possibilidades para a atuação da COOPEFA.

Em Porto Alegre, a programação contou a palestra "Diretrizes e Estratégias na Formação Profissional" ministrada pelo diretor da Faculdade e Tecnologia do Cooperativismo (ESCOOP), Derli Schmidt, e outra palestra com o presidente do Sistema OCERGS-SESCOOP/RS, Vergilio Frederico Perius, sobre "A Expressão do Cooperativismo Gaúcho". Além disso, os participantes conheceram a Cooperativa de Trabalho Educacional (COOPEEB) e a Cooperativa dos Profissionais em Educação do Estado do Rio Grande do Sul (COEDUCARS).

Em Nova Petrópolis, o grupo conheceu a Cooperativa Escolar Bom Pastor (COOEBOMPA) e o case da SICREDI Pioneira, primeira cooperativa de crédito da América Latina fundada em 1902.

Segundo o Analista de Cooperativismo e Monitoramento do SESCOOP/TO que acompanhou o grupo, Magnun Vinicius, esta imersão possibilitou experiências muito proveitosas para a equipe e “foi fundamental para compreender os processos das cooperativas do RS, que são exemplos de organização, gestão, governança e prática do cooperativismo” concluiu.

 

[caption id="attachment_6648" align="aligncenter" width="1280"] Cooperados da COOPEFA em viagem de imersão para Rio Grande do Sul (Foto: SESCOOP/TO)[/caption] [caption id="attachment_6647" align="aligncenter" width="1040"] Cooperados da COOPEFA em viagem de imersão para Rio Grande do Sul (Foto: SESCOOP/TO)[/caption] [caption id="attachment_6646" align="aligncenter" width="1280"] Cooperados da COOPEFA em viagem de imersão para Rio Grande do Sul (Foto: SESCOOP/TO)[/caption] [caption id="attachment_6645" align="aligncenter" width="1040"] Cooperados da COOPEFA em viagem de imersão para Rio Grande do Sul (Foto: SESCOOP/TO)[/caption]

Curso Transporte de Carga Viva

Objetivo Geral: Treinar e aperfeiçoar profissionais em boas práticas para o transporte de carga viva.

Público Alvo: associados e empregados da cooperativa COOPERFRIGU.

Dia/Hora: 23,24 e 25/10/2017 (17h às 21h)

Carga horária: 12 horas

Local: Gurupi - TO

INSCRIÇÕES GRATUITAS

Instrutor(a): Marcelo Geneiro

Conteúdo Programático do curso:

  • Cuidados Físicos e mentais com os animais;
  • Órgãos reguladores e regras para o transporte;
  • O meio de transporte e a disposição de espaço para o animal;
  • Condições do veículo, pavimentação e uso de serragem;
  • Inspeção e tratamento dos animais;
  • Alimentação durante o trajeto;
  • Métodos e técnicas de amarras;
  • Precauções para embarque e desembarque;
  • Tempo de embarque e posição dos animais;
  • Comportamento do animal em bruscas mudanças de ambientes, estresse.

Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 15 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente.