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Curso Enfermagem em Nutrição Enteral e Parenteral

Objetivo Geral: Objetivo de oferecer ao profissional de saúde conhecimentos sobre terapia nutricional, tipos de formulações, nutrição enteral e parenteral.

Público Alvo: Empregados da cooperativa UNIMED PALMAS

Dia/Hora: 28/04/2018 (08h às 18h)

Carga horária: 8 horas

Local: Palmas - TO | Sede do Sistema OCB/SESCOOP-TO

INSCRIÇÕES GRATUITAS

Instrutor(a): Nathália Cristina Romanato

Conteúdo Programático do curso:

  • Histórico do Suporte Nutricional Enteral e Parenteral;
  • Equipe Multidisciplinar ou Multiprofissional de Terapia Nutricional (EMTN);
  • Membros da EMTN e Suas Atribuições;
  • Fisiologia da Digestão Visão Geral dos Processos Digestivo e Absortivo;
  • Digestão e Absorção dos Nutrientes;
  • Desnutrição Hospitalar;
  • Avaliação Nutricional;
  • Cálculo das Necessidades Energéticas;
  • Suporte Nutricional Enteral;
  • Indicações e Contraindicações da Nutrição Enteral;
  • Principais Formulações e Módulos Disponíveis no Mercado Brasileiro;
  • Preparo e Manipulação das Formulações;
  • Vias de Acesso ao Trato Gastrointestinal;
  • Métodos de Administração da Nutrição Enteral;
  • Cuidados na Administração da Nutrição Enteral;
  • Nutrição Parenteral;
  • Indicações e Contraindicações da Nutrição Parenteral;
  • Componentes e Administração da NPT;
  • Complicações da NPT;
  • Interações Fármaco-Nutrientes;
  • Terapia Nutricional em Condições Clínicas Especiais.

Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 30 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente.

Programa Executive Coaching para Lideranças

Objetivo Geral: Aprimorar o processo de gestão das cooperativas através da evolução comportamental e qualificação dos dirigentes, conselheiros, executivos e gestores desenvolvendo atitudes e habilidades necessárias para o relacionamento interpessoal com o quadro social, equipe de colaboradores e público externo.

A metodologia do programa acontecerá por meio de sessões individuais e encontros em grupo, utilizando-se de ferramentas do coachingpara promover um ambiente de reflexão, construção, evolução e transformação a partir do autoconhecimento.

Além disso, o Programa Coaching para Líderes proporcionará uma série de outros benefícios de acordo com as necessidades específicas de cada participante, tais como:

      Desenvolvimento do potencial individual;

      Clareza nos objetivos e ações em vista de melhores resultados para a cooperativa;

      Melhoria nos relacionamentos interpessoais e facilidade para o trabalho em equipe;

      Desenvolvimento das principais capacidades para liderar com eficiência;

      Desenvolvimento eficiente da equipe nas cooperativas;

      Melhoria na capacidade de tomada de decisões.

Público Alvo: Empregados e associados das cooperativas de Palmas.

Dia/Hora: Abril a junho de 2018

Carga horária: 15 horas

Local: Palmas - TO

INSCRIÇÕES GRATUITAS

Instrutor(a): Ângela Rebouças

  • CRONOGRAMA PREVISTO PARA A TURMA DE PALMAS

    Nº e tipo das sessões

    Data

    Hora

    Carga Horária do Participante

    1ª Encontro em grupo

    02/04/2018

    18h30 às 21h30

    3 horas

    1ª Sessão Individual presencial

    03 e 05/04/2018

    Horário a ser agendado entre o participante e o Profissional.

    1 hora por participante.

    2ª Sessão Individual presencial

    16 e 17/04/2018

    Horário a ser agendado entre o participante e o Profissional.

    1 hora por participante.

    2ª Encontro em grupo

    02/05/2018

    18h30 às 21h30

    3 horas

    3ª Sessão Individual presencial

    03 e 04/05/2018

    Horário a ser agendado entre o participante e o Profissional.

    1 hora por participante.

    1ª Sessão Individual On-line

    14 a 15/05/2018

    Horário a ser agendado entre o participante e o Profissional.

    1 hora por participante.

    2ª Sessão Individual On-line

    04 e 05/06/2018

    Horário a ser agendado entre o participante e o Profissional.

    1 hora por participante.

    3ª Encontro em grupo

    18/06/2018

    18h30 às 21h30

    3 horas

    4ª Sessão Individual presencial

     19 e 20/06/2018

    Horário a ser agendado entre o participante e o Profissional.

    1 hora por participante.

    Carga Horária Total

    15 horas

     

Curso Punção Central de Inserção de Cateter

Objetivo Geral: Capacitar e certificar profissionais na área de saúde para a realização de inserção e utilização correta do PICC em sua prática diária com pacientes adulto, pediátricos ou neonatais.

Público Alvo: Empregados da cooperativa UNIMED Gurupi

Dia/Hora: 27 e 28/04/2018 (08h às 18h)

Carga horária: 16 horas

Local: Gurupi - TO

INSCRIÇÕES GRATUITAS

Instrutor(a): Josielson Costa da Silva

Conteúdo Programático do curso:

  • Contexto mundial de infecção relacionada ao cateter venoso central, busca ativa e análise epidemiológica;
  • Infecção de corrente sanguínea relacionada ao cateter venoso central;
  • Sistema fechado na linha venosa e a prática baseada em evidências;
  • Desobstrução com antiagregante plaquetário;
  • Novas recomendações para curativos e coberturas em cateter venoso central;
  • Punção Venosa Periférica: Legislação, Conceitos
  • Punção Venosa Periférica: Autonomia dos Vasos e dispositivos de punção;
  • Punção Venosa Periférica: Cuidados antes, durante e depois;
  • Riscos e benefícios na utilização de ultrassom para inserção de PICC;
  • Conceitos em ultrassom e avaliação da imagem;
  • Prática de avaliação da imagem de ultrassom;
  • Avaliação radiológica para localização de PICC;
  • Técnica de Seldinger para inserção de PICC;
  • Tecnologias de apoio ao PICC.

Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 30 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente. Acesse o menu cursos e eventos > emissão de certificados

Curso de Proteção contra incêndios

Objetivo Geral: Propiciar informações sobre os princípios básicos de prevenção e combate à incêndios visando atitude adequada, rápida, segura e isenta de pânico em situações de emergência.

Público Alvo: Colaboradores, cooperados e integrantes dos núcleos da cooperativa COAPA.

Dia/Hora: 20/04/2018 (8h às 18h)

Carga horária: 8 horas

Local: Pedro Afonso - TO

INSCRIÇÕES GRATUITAS

Instrutor(a): Fernando Afonso Nunes Filho

Conteúdo Programático do curso:

  • Leis e normas de segurança;
  • NBR-14276;
  • Saídas de emergência;
  • Portas e condições de passagem;
  • Escadas e elevadores;
  • Combate ao fogo;
  • Exercício de alerta;
  • Classes de fogo;
  • Extinção por meio de água;
  • Extintores;
  • Sistemas de alarme;
  • Abandono de área;
  • Pessoas com mobilidade reduzida;
  • Riscos específicos da planta.

Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 30 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente.

II Fórum das Cooperativas Educacionais do Tocantins

II Fórum das Cooperativas Educacionais do Tocantins

Lançamento Estadual do Dia de Cooperar acontecerá no dia 27/04

Lançamento Estadual do Dia de Cooperar acontecerá no dia 27/04

O Sistema OCB/SESCOOP-TO promoverá no dia 27 de abril o Lançamento da Campanha do Dia de Cooperar 2018 no Tocantins, que este ano tem como tema: “Atitudes simples movem o mundo”. São esperados para o evento dirigentes, cooperados e colaboradores das cooperativas de todo o estado e representantes de instituições parceiras.

 O evento contará com a participação do Sescoop Nacional, convidado para falar sobre os principais resultados de 2017 e o novo formato da campanha para 2018. Após esta apresentação, será ministrado a palestra com tema “A importância da responsabilidade social para as cooperativas e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)” e, logo em seguida, acontecerá a oficina de elaboração de projetos sociais com foco nos ODS.

O lançamento da Campanha ocorrerá em Palmas na sede do Sistema OCB/TO, situada na Avenida JK, Qd. 110 Norte, Lote 11, das 08h às 17h30. A confirmação de participação poderá ser feita, até o dia 20/4, clicando aqui.

Lembrando que, neste ano, a celebração nacional do Dia C está marcada para o dia 30 de junho. Acesse o portal da campanha e saiba mais: http://diac.somoscooperativismo.coop.br

Permanecemos à disposição para esclarecimentos através do e-mail: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. e tel. 63 3215 3291. #Vemcooperar

 

 

 

Lançamento Estadual do Dia de Cooperar 2018

Lançamento Estadual do Dia de Cooperar 2018

Relatório Mensal da OCB - Março de 2018

Relatório Mensal da OCB - Março de 2018

Relatório Mensal da OCB - Março de 2018

Acesse o Relatório completo

Curso Excelência no Atendimento ao Cliente - 11/03

Objetivo Geral: Capacitar os cooperados para terem ferramentas que auxiliem a conquistar e fidelizar o cliente através da excelência no atendimento, integrando atitudes focadas no relacionamento e a busca de resultados.

Público Alvo: associados da cooperativa COOPERMOTOS

Dia/Hora: 11/03/2018 - 17h15 às 23h15

Carga horária: 6 horas

Local: Araguaína - TO

INSCRIÇÕES GRATUITAS

Instrutor(a): Dorivan Rodrigo Marques

Conteúdo programático do curso:

  • Desafios no atendimento e na gestão do relacionamento com o cliente;
  • Tendências e paradigmas na construção de relações com clientes;
  • Marketing no atendimento;
  • Aprimorando a criação de valor nas relações cliente x fornecedor;
  • Eficiência, efetivação e efetividade no relacionamento com o cliente;
  • Comunicação e postura no atendimento com foco em resultados;
  • Atitudes e comportamentos vinculados a excelência no atendimento;
  • Estruturação de equipes de atendimento focadas na excelência ao cliente;
  • Avaliando a qualidade no atendimento.

Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 15 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente.

Curso de Reciclagem para Mototaxistas - 10 e 11/03

Objetivo Geral: Formar e capacitar profissionais que queiram exercer ou que exercem a atividade remunerada na condução de motocicletas em transporte de passageiros (mototaxi).

Público Alvo: associados da cooperativa COOPERMOTOS.

Dia/Hora: 10/03/2018 -  07h às 12h; 11/03/2018 -  12h às 17h

Carga horária: 10 horas

Local: Araguaína - TO

INSCRIÇÕES GRATUITAS

Instrutor(a): Dorivan Rodrigo Marques

Conteúdo programático do curso:

  • Ética e cidadania na atividade profissional;
  • Noções básicas de Legislação;
  • Gestão do risco sobre duas rodas;
  • Estratégias para a prevenção de acidentes de trânsito;
  • Segurança e saúde;
  • Importância do uso dos equipamentos de segurança do motociclista, do passageiro e da motocicleta;
  • Transporte de pessoas;
  • Postura corporal sobre duas rodas.
  • Pratica veicular Individual Especifica.

Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 15 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente.

Curso Excelência no Atendimento ao Cliente - 10/03

Objetivo Geral: Capacitar os cooperados para terem ferramentas que auxiliem a conquistar e fidelizar o cliente através da excelência no atendimento, integrando atitudes focadas no relacionamento e a busca de resultados.

Público Alvo: associados da cooperativa COOPERMOTOS

Dia/Hora: 10/03/2018 - 17h15 às 23h15

Carga horária: 6 horas

Local: Araguaína - TO

INSCRIÇÕES GRATUITAS

Instrutor(a): Dorivan Rodrigo Marques

Conteúdo programático do curso:

  • Desafios no atendimento e na gestão do relacionamento com o cliente;
  • Tendências e paradigmas na construção de relações com clientes;
  • Marketing no atendimento;
  • Aprimorando a criação de valor nas relações cliente x fornecedor;
  • Eficiência, efetivação e efetividade no relacionamento com o cliente;
  • Comunicação e postura no atendimento com foco em resultados;
  • Atitudes e comportamentos vinculados a excelência no atendimento;
  • Estruturação de equipes de atendimento focadas na excelência ao cliente;
  • Avaliando a qualidade no atendimento.

Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 15 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente.

Curso Formação de preços de produtos e serviços

Objetivo Geral: Ampliar o entendimento sobre os conceitos estratégicos competitivos de gestão de uma cooperativa com base na formação adequada de preços, considerando os diversos aspectos de sua composição.

Público Alvo: Colaboradores, cooperados e integrantes dos núcleos da cooperativa COAPA.

Dia/Hora: 14/04/2018 (8h às 18h)

Carga horária: 8 horas

Local: Pedro Afonso - TO

INSCRIÇÕES GRATUITAS

Instrutor(a): Reginaldo Pontes Félix.

Conteúdo Programático do curso:

  • Como formar o preço de venda: compras e estoques, custos e preços, marketing e vendas, finanças, recursos humanos;
  • Implantação e manutenção de controles internos;
  • Relatórios gerenciais para controle das operações;
  • Custos x despesas;
  • Margem de lucro;
  • Valores agregados;
  • Tributação e sua incidência;
  • Método absorção;
  • Custeio variável direto;
  • Despesas financeiras / descontos;
  • Custo da mercadoria;
  • Preço de venda – fator mark-up;
  • Mix – formação de preços de vários itens;
  • Segregando itens pela técnica ABC;
  • Ponto de equilíbrio;
  • Estratégia na formação de preços;
  • Tipos de preço.

Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 30 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente.

Curso Técnicas de Negociação

Objetivo Geral: Aprofundar os conhecimentos e habilidades sobre técnicas de negociação, considerando as etapas e o processo de negociação na elaboração de uma estratégia eficiente.

Público Alvo: Empregados da cooperativa SICOOB CREDIPAR.

Dia/Hora: 13/04 (18h30 às 22h30) e 14/04 (08h às 12h)

Carga horária: 8 horas

Local: Paraíso do Tocantins - TO

INSCRIÇÕES GRATUITAS

Instrutor(a): André Raposo

Conteúdo Programático do curso:

  • Importância e etapas da negociação;
  • Os cinco resultados da negociação;
  • A arte de negociar;
  • Assertividade;
  • Concessões;
  • Comportamento e estilo de negociação;
  • Ganha – ganha;
  • Estratégias e táticas para uma negociação bem-sucedida;
  • Postura do negociador.

Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 15 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente.

Workshop Excelência de Gestão PDGCOOP

Workshop Excelência de Gestão PDGCOOP

Curso de Oratória

Objetivo Geral: Desenvolver a capacidade de oratória por meio de técnicas e ferramentas adequadas para

Público Alvo: Empregados da cooperativa COOPERFRIGU.

Dia/Hora: 04/04/2018

Carga horária: 6 horas

Local: Gurupi - TO

INSCRIÇÕES GRATUITAS

Instrutor(a): Jair Stival

Conteúdo Programático do curso:

  • Características de uma boa apresentação;
  • Timidez e medo de falar;
  • Como lidar com o medo;
  • Processo de comunicação;
  • Aparência, postura, movimentação, expressões faciais, gestos;
  • Articulação da fala, ritmo, entonação da voz, ênfase, ampliação do vocabulário, vícios de linguagem,
  • gramática para comunicação oral, objetividade;
  • Interpelação e argumentação;
  • Etapas da apresentação, uso de recursos audiovisuais, formas de tornar o discurso mais atraente;
  • Ações perante as diferentes reações da plateia, preparação para a fala de improviso.

Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 30 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente.

Sistema OCB/SESCOOP-TO adere ao programa nacional PDGS

Sistema OCB/SESCOOP-TO adere ao programa nacional PDGS

Na última segunda-feira (26), foi realizada reunião de lançamento do Programa PDGS no Sistema OCB/SESCOOP-TO. A reunião de lançamento contou com a participação de colaboradores do Sistema  OCB/SESCOOP-TO, especialistas da FNQ e colaboradores do Sistema OCB Nacional.

O Programa é uma iniciativa da Unidade Nacional, e conta com a adesão de diversas Unidades Estaduais. Tendo como objetivo promover a excelência na gestão do Sistema OCB, o PDGS tem como referência o Modelo de Excelência da Gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

O PDGS está sendo realizado desde 2016 e já participaram do Programa, ainda em 2016, as Unidades Nacional, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, e, em 2017, Espírito Santo, Pará e Rio de Janeiro. Para o ano de 2018, além do Sistema OCB/SESCOOP-TO, estão implementando o programa as Unidades: Bahia, Distrito Federal, Pernambuco e Rondônia.

 

SESCOOP/TO e Prefeitura de Palmas firmam parceria para o Dia de Cooperar 2018.

SESCOOP/TO e Prefeitura de Palmas firmam parceria para o Dia de Cooperar 2018.

Técnicos do Sistema OCB/SESCOOP-TO se reuniram nesta sexta-feira (23), com a diretoria da Fundação Municipal de Esportes e Lazer da Prefeitura de Palmas, para discutirem a parceria entre o município e o SESCOOP/TO durante a celebração do Dia de Cooperar 2018, que acontecerá este ano no dia 30 de junho, no Parque Cesamar, em Palmas.

O Dia de Cooperar é o movimento que expressa a força do cooperativismo em prol de transformações sociais. Está organizado no formato de iniciativas voluntárias de responsabilidade social, executadas pelas cooperativas brasileiras, com o apoio das unidades estaduais do SESCOOP.

As inciativas estão fundamentadas no 7º princípio do cooperativismo, que estabelece que as cooperativas trabalham para o desenvolvimento sustentado das suas comunidades por meio de políticas aprovadas pelos seus cooperados. Portanto, toda cooperativa deve orientar sua atuação com vistas à sustentabilidade local.

Desde que surgiu, o Dia C tem ganhado força com a adesão cada vez maior de cooperativas e de voluntários. Para se ter uma ideia, em 2009, quando surgiu, o DIA C contou com a participação de 139 cooperativas. Oito anos depois, 1.563 cooperativas abraçaram a ideia, beneficiando mais de dois milhões de pessoas, por meio do trabalho de quase 121 mil voluntários. O Dia C já é um grande movimento nacional de estímulo às iniciativas voluntárias diferenciadas, contínuas e transformadoras, realizadas por cooperativas, com o irrestrito apoio do SESCOOP e de suas unidades estaduais, fazendo parte da agenda estratégica do cooperativismo brasileiro.

COMO OCORRE?

No âmbito do Dia de Cooperar – Dia C, as iniciativas realizadas durante o ano podem ser dispostas de três formas, não excludentes.

São elas:

Iniciativas contínuas: aquelas realizadas em longo prazo, com periodicidade definida, por meio de ações estruturadas e que visam atingir um objetivo. São caracterizadas por projetos ou programas.

Iniciativas pontuais: são ações realizadas de forma ocasional, no curto prazo, sem periodicidade definida. Geralmente são caracterizadas como doação (alimentos, roupas, medicamentos, etc.), visitas instituições filantrópicas, palestras, ou mesmo aquelas que ocorrem apenas no primeiro sábado de julho, data em que se celebra o Dia Internacional do Cooperativismo.

Celebração: é o que ocorre, normalmente, junto com o Dia Internacional do Cooperativismo, onde, em todo o Brasil, cooperativas e Unidades Estaduais realizam diversas ações sociais em um grande movimento de solidariedade cooperativista.

Confira mais informações sobre a campanha e as ações desenvolvidas nos anos anteriores através do site: http://diac.somoscooperativismo.coop.br/

Agrishow 2018 contará com apoio do Sistema OCB/TO

Agrishow 2018 contará com apoio do Sistema OCB/TO

A maior feira de tecnologia agrícola da América Latina recebe em nível nacional, o apoio institucional do Sistema OCB/TO em sua divulgação. O evento proporcionará uma oportunidade ímpar para realização de negócios e estabelecimento de novas parcerias e relacionamentos

Os lançamentos e soluções para todas as atividades que englobam o agronegócio estarão em exibição na 25ª edição da Agrishow – Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, a ser promovida entre os dias 30 de abril e 4 de maio, em Ribeirão Preto, interior de São Paulo.

Considerada a mais completa feira de agronegócio da América Latina, a Agrishow 2018 reunirá mais de 800 marcas do Brasil e do exterior, e contará com a participação de diversas cooperativas.

Para esta edição, são esperados mais de 150 mil visitantes das cinco regiões brasileiras e do exterior, um público altamente qualificado, formado por pequenos, médios e grandes produtores rurais, empresários e profissionais do setor, pesquisadores, acadêmicos, consultores e representantes de instituições governamentais e setoriais, e imprensa. “Em todas as edições, os visitantes estavam ávidos em conhecer soluções que pudessem atender as demandas e o dia a dia do campo, desde inovações que trouxessem produtividade e eficiência até tecnologias para sustentabilidade, integração e otimização de recursos, sempre resultando em rentabilidade e competitividade para o produtor”, afirma José Danghesi, diretor da Agrishow 2018.

O evento é uma iniciativa das principais entidades do agronegócio no país: Abag – Associação Brasileira do Agronegócio, Abimaq – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, Anda – Associação Nacional para Difusão de Adubos, Faesp – Federação da Agricultura e da Pecuária do Estado de São Paulo e SRB – Sociedade Rural Brasileira, e é organizado pela Informa Exhibitions. Além de, neste ano, ter o apoio do Sistema OCB/SESCOOP-TO.

Confira maiores informações sobre a feira clicando aqui.

 

 

Coapa é a primeira cooperativa da região norte a implantar programa de acompanhamento econômico

Coapa é a primeira cooperativa da região norte a implantar programa de acompanhamento econômico

Nos dias 19 e 20 de março, a Coapa – Cooperativa Agropecuária do Tocantins recebeu uma capacitação sobre a metodologia e funcionamento do Programa de Acompanhamento Econômico e Financeiro das Cooperativas (GDA).

A cooperativa de Pedro Afonso é a primeira do Tocantins e da região Norte do Brasil a implantar o programa, que já funciona em 1.400 cooperativas brasileiras.

O treinamento foi ministrado pelas analistas de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas do Sistema OCB-Sescoop Nacional, Simone Montandon e Neiva Brick, e teve a participação de colaboradores da Coapa e do Sistema OCB-Sescoop/TO.

O programa disponibilizado gratuitamente viabiliza um monitoramento sistemático dos principais indicadores de desempenho econômico-financeiro do segmento, permitindo que as informações da cooperativa sejam transformadas em dados gerenciais, dando mais transparência para a gestão e um melhor acompanhamento através dos relatórios gerados pelo sistema.

Durante o treinamento, os participantes iniciaram o preenchimento do GDA com informações referentes a cooperativa e levaram para os seus setores algumas tarefas.

Durante o período de implementação do GDA, o Sistema OCB-Sescoop Nacional e o Sistema OCB-Sescoop/TO vão acompanhar os relatórios gerados pelo sistema e prestar todo o apoio para que a cooperativa utilize eficientemente o programa.

A analista Simone Montandon explicou que após a inserção dos dados no programa (informações contábeis e de recursos humanos), será feita a coleta de informações. Em seguida, o sistema calcula os indicadores, é feita uma análise dos números da cooperativa e depois sugeridas propostas a serem implantadas na Coapa. Ela também enfatizou que a adoção do Programa de Acompanhamento Econômico e Financeiro das Cooperativas tem possibilitado às cooperativas mais facilidade na tomada de decisões estratégicas, transparência na prestação de contas da gestão e apoio para realização de auditorias internas.

“O programa tem todas as condições para dar certo e o Sistema OCB está pronto para apoiar a Coapa, uma cooperativa referência no Estado do Tocantins, no que for possível. Essa é uma ferramenta que a cooperativa poderá usar no dia a dia, esperamos que explorem ao máximo”, afirmou Neiva Birck, que também elogiou a receptividade e o interesse dos diretores e colaboradores da Coapa pelo programa de gestão.

Para o presidente da Coapa, Ricardo Khouri, que acompanhou o treinamento, a importância do GDA está intimamente relacionada a melhoria da performance da eficácia dos dados contábeis das cooperativas. “Passaremos a ter em mãos indicadores que podem refletir diretamente numa tomada de decisão com mais efetividade. O programa vai permitir uma análise gerencial mais abrangente e contribuir para a melhoria no processo de gestão da Coapa”, avaliou. (Ascom Coapa)

Faturamento da Coapa chega a 116 milhões em 2017

Faturamento da Coapa chega a 116 milhões em 2017

Dados apresentados durante Assembleia Geral mostram bons resultados da cooperativa, com sede em Pedro Afonso

Associados e colaboradores participaram na noite da sexta-feira, 16 de março, da 19ª Assembleia Geral Ordinária da Coapa (Cooperativa Agroindustrial do Tocantins), que atua em 12 municípios tocantinenses. O encontro ocorreu no auditório da cooperativa, em Pedro Afonso, quando foram apresentados os resultados econômicos e o balanço das atividades desenvolvidas no ano de 2017.

Aprovação das contas

Na abertura, o presidente Ricardo Khouri explanou sobre as informações da Pré-Assembleia, realizada na última terça-feira, 13, onde foram detalhados todas as movimentações financeiras e ações executadas pela cooperativa. Logo depois, o contador João Lopes apresentou a prestação de contas do exercício de 2017.

Em seguida o coordenador Juliano Sandri apresentou parecer favorável do Conselho Fiscal recomendando a aprovação das contas, sendo aceita unanimemente pelos cooperados presentes.

Entre os números de destaque, que compõem o Relatório de Gestão e Demonstrações Contábeis 2017, está o faturamento da cooperativa, formada atualmente por 281 cooperados, que juntos atingiram a marca dos R$ 116 milhões. Resultado, 38% maior do que no exercício de 2016, que contabilizou R$ 83 milhões. A cooperativa ainda fechou o ano passado com R$ 894.431,55 de sobras líquidas, valor que por decisão dos cooperados, será destinado a um fundo de contingência para investimentos futuros.  

Eleição do Conselho Fiscal

Ainda durante a reunião, em cumprimento às normas estatutárias, foram eleitos os membros do Conselho Fiscal para o mandato de um ano. Os titulares são os cooperados Juliano Sandri, Leandro Peres e Laércio Diana; e os suplentes Elizandro Sinigaglia, Benjamin Hikokuro e Márcio Donizete.

Plano de Atividades 2018

Ainda durante a 19ª Assembleia Geral Ordinária, o presidente Ricardo Khouri anunciou o Plano de Atividades da Coapa para 2018, com destaque para a comemoração dos 20 anos fundação da Coapa (junho); monitoramento e gestão do mapeamento de processos,  orçamento empresarial e mapa estratégico; capacitação nas estratégias do “PDGCoop – Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas”, através do SESCOOP/TO; capacitação do Projeto GDA – Programa de Desenvolvimento Econômico-Financeiro, através do SESCOOP Nacional; apoio às ações dos Núcleos Jovem e Feminino; reformulação das ações de diversificação agropecuária, através do Projeto Reniva em parceria com Embrapa; manutenção das alianças estratégicas com parceiros do negócio como OCB-SESCOOP/TO, Seagro, MAPA, Embrapa, Adapec, projeto Amigos do Meio Ambiente, Ruraltins, IFTO, IESC e Prefeitura de Pedro Afonso; realização de intercâmbios para troca de experiências através de missões nacionais e internacionais, para promover melhorias na estrutura de governança da cooperativa; e a implantação de plataforma de Gestão Estratégica de dados e informações comerciais, através de leitura por satélite das áreas cultivadas com cultura foco nos municípios da região de atuação da Coapa.

Bons resultados

O presidente Ricardo Khouri ressaltou que no ano em que completa 20 anos de fundação, a Coapa já é uma entidade sólida, respeitada no mercado e socialmente ativa. “Muito além dos números, a Coapa hoje, junto com todos os seus cooperados, tem mudado a realidade de Pedro Afonso e região. Esses resultados representam não apenas o desempenho da cooperativa em 2017, mas seu impacto social. Somos, aos 20 anos, uma cooperativa sólida e que investe no desenvolvimento da região, pois assim nós conseguimos crescer juntos com a sociedade”, destacou, lembrando ainda o trabalho desenvolvido pelos colaboradores da Coapa.

O vice-presidente da cooperativa, Alberto Mazzola, lembrou que 2017 foi um ano de excelentes resultados, não apenas pela questão de produção e de ganhos financeiros, mas também em relação aos investimentos realizados pela cooperativa. “Investimos em tecnologia e em suporte técnico, isso nos garantiu bons resultados, após um cenário crítico no mercado e na produção. Hoje colhemos os frutos de uma cooperativa que, ao longo da sua história, vem se moldando e se destacando pela inovação, o que nos deixa otimistas com as perspectivas para o futuro”, comemorou.

Um dos fundadores da Coapa, o produtor rural Márcio Donizete enfatizou que os bons resultados da cooperativa, ao longo dos anos, mostra que, num futuro próximo, todos os cooperados vão usufruir, também, dos lucros.

Já Manoel Elias Lopes afirmou que a transparência da cooperativa é um dos motivos para que ela se destaque nos cenários regional e nacional. “A Coapa já é uma referência para todo o país. Hoje, ao acompanhar essa assembleia, vejo que esse destaque também está na relação de transparência que a cooperativa mantém com seus cooperados e colaboradores, isso é muito bom”, afirmou o cooperado.

Fonte: Ascom Coapa