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Curso Excelência no Atendimento ao Cliente - 10/03

Objetivo Geral: Capacitar os cooperados para terem ferramentas que auxiliem a conquistar e fidelizar o cliente através da excelência no atendimento, integrando atitudes focadas no relacionamento e a busca de resultados.

Público Alvo: associados da cooperativa COOPERMOTOS

Dia/Hora: 10/03/2018 - 17h15 às 23h15

Carga horária: 6 horas

Local: Araguaína - TO

INSCRIÇÕES GRATUITAS

Instrutor(a): Dorivan Rodrigo Marques

Conteúdo programático do curso:

  • Desafios no atendimento e na gestão do relacionamento com o cliente;
  • Tendências e paradigmas na construção de relações com clientes;
  • Marketing no atendimento;
  • Aprimorando a criação de valor nas relações cliente x fornecedor;
  • Eficiência, efetivação e efetividade no relacionamento com o cliente;
  • Comunicação e postura no atendimento com foco em resultados;
  • Atitudes e comportamentos vinculados a excelência no atendimento;
  • Estruturação de equipes de atendimento focadas na excelência ao cliente;
  • Avaliando a qualidade no atendimento.

Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 15 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente.

Curso Formação de preços de produtos e serviços

Objetivo Geral: Ampliar o entendimento sobre os conceitos estratégicos competitivos de gestão de uma cooperativa com base na formação adequada de preços, considerando os diversos aspectos de sua composição.

Público Alvo: Colaboradores, cooperados e integrantes dos núcleos da cooperativa COAPA.

Dia/Hora: 14/04/2018 (8h às 18h)

Carga horária: 8 horas

Local: Pedro Afonso - TO

INSCRIÇÕES GRATUITAS

Instrutor(a): Reginaldo Pontes Félix.

Conteúdo Programático do curso:

  • Como formar o preço de venda: compras e estoques, custos e preços, marketing e vendas, finanças, recursos humanos;
  • Implantação e manutenção de controles internos;
  • Relatórios gerenciais para controle das operações;
  • Custos x despesas;
  • Margem de lucro;
  • Valores agregados;
  • Tributação e sua incidência;
  • Método absorção;
  • Custeio variável direto;
  • Despesas financeiras / descontos;
  • Custo da mercadoria;
  • Preço de venda – fator mark-up;
  • Mix – formação de preços de vários itens;
  • Segregando itens pela técnica ABC;
  • Ponto de equilíbrio;
  • Estratégia na formação de preços;
  • Tipos de preço.

Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 30 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente.

Curso Técnicas de Negociação

Objetivo Geral: Aprofundar os conhecimentos e habilidades sobre técnicas de negociação, considerando as etapas e o processo de negociação na elaboração de uma estratégia eficiente.

Público Alvo: Empregados da cooperativa SICOOB CREDIPAR.

Dia/Hora: 13/04 (18h30 às 22h30) e 14/04 (08h às 12h)

Carga horária: 8 horas

Local: Paraíso do Tocantins - TO

INSCRIÇÕES GRATUITAS

Instrutor(a): André Raposo

Conteúdo Programático do curso:

  • Importância e etapas da negociação;
  • Os cinco resultados da negociação;
  • A arte de negociar;
  • Assertividade;
  • Concessões;
  • Comportamento e estilo de negociação;
  • Ganha – ganha;
  • Estratégias e táticas para uma negociação bem-sucedida;
  • Postura do negociador.

Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 15 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente.

Workshop Excelência de Gestão PDGCOOP

Workshop Excelência de Gestão PDGCOOP

Curso de Oratória

Objetivo Geral: Desenvolver a capacidade de oratória por meio de técnicas e ferramentas adequadas para

Público Alvo: Empregados da cooperativa COOPERFRIGU.

Dia/Hora: 04/04/2018

Carga horária: 6 horas

Local: Gurupi - TO

INSCRIÇÕES GRATUITAS

Instrutor(a): Jair Stival

Conteúdo Programático do curso:

  • Características de uma boa apresentação;
  • Timidez e medo de falar;
  • Como lidar com o medo;
  • Processo de comunicação;
  • Aparência, postura, movimentação, expressões faciais, gestos;
  • Articulação da fala, ritmo, entonação da voz, ênfase, ampliação do vocabulário, vícios de linguagem,
  • gramática para comunicação oral, objetividade;
  • Interpelação e argumentação;
  • Etapas da apresentação, uso de recursos audiovisuais, formas de tornar o discurso mais atraente;
  • Ações perante as diferentes reações da plateia, preparação para a fala de improviso.

Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 30 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente.

Sistema OCB/SESCOOP-TO adere ao programa nacional PDGS

Sistema OCB/SESCOOP-TO adere ao programa nacional PDGS

Na última segunda-feira (26), foi realizada reunião de lançamento do Programa PDGS no Sistema OCB/SESCOOP-TO. A reunião de lançamento contou com a participação de colaboradores do Sistema  OCB/SESCOOP-TO, especialistas da FNQ e colaboradores do Sistema OCB Nacional.

O Programa é uma iniciativa da Unidade Nacional, e conta com a adesão de diversas Unidades Estaduais. Tendo como objetivo promover a excelência na gestão do Sistema OCB, o PDGS tem como referência o Modelo de Excelência da Gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

O PDGS está sendo realizado desde 2016 e já participaram do Programa, ainda em 2016, as Unidades Nacional, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, e, em 2017, Espírito Santo, Pará e Rio de Janeiro. Para o ano de 2018, além do Sistema OCB/SESCOOP-TO, estão implementando o programa as Unidades: Bahia, Distrito Federal, Pernambuco e Rondônia.

 

SESCOOP/TO e Prefeitura de Palmas firmam parceria para o Dia de Cooperar 2018.

SESCOOP/TO e Prefeitura de Palmas firmam parceria para o Dia de Cooperar 2018.

Técnicos do Sistema OCB/SESCOOP-TO se reuniram nesta sexta-feira (23), com a diretoria da Fundação Municipal de Esportes e Lazer da Prefeitura de Palmas, para discutirem a parceria entre o município e o SESCOOP/TO durante a celebração do Dia de Cooperar 2018, que acontecerá este ano no dia 30 de junho, no Parque Cesamar, em Palmas.

O Dia de Cooperar é o movimento que expressa a força do cooperativismo em prol de transformações sociais. Está organizado no formato de iniciativas voluntárias de responsabilidade social, executadas pelas cooperativas brasileiras, com o apoio das unidades estaduais do SESCOOP.

As inciativas estão fundamentadas no 7º princípio do cooperativismo, que estabelece que as cooperativas trabalham para o desenvolvimento sustentado das suas comunidades por meio de políticas aprovadas pelos seus cooperados. Portanto, toda cooperativa deve orientar sua atuação com vistas à sustentabilidade local.

Desde que surgiu, o Dia C tem ganhado força com a adesão cada vez maior de cooperativas e de voluntários. Para se ter uma ideia, em 2009, quando surgiu, o DIA C contou com a participação de 139 cooperativas. Oito anos depois, 1.563 cooperativas abraçaram a ideia, beneficiando mais de dois milhões de pessoas, por meio do trabalho de quase 121 mil voluntários. O Dia C já é um grande movimento nacional de estímulo às iniciativas voluntárias diferenciadas, contínuas e transformadoras, realizadas por cooperativas, com o irrestrito apoio do SESCOOP e de suas unidades estaduais, fazendo parte da agenda estratégica do cooperativismo brasileiro.

COMO OCORRE?

No âmbito do Dia de Cooperar – Dia C, as iniciativas realizadas durante o ano podem ser dispostas de três formas, não excludentes.

São elas:

Iniciativas contínuas: aquelas realizadas em longo prazo, com periodicidade definida, por meio de ações estruturadas e que visam atingir um objetivo. São caracterizadas por projetos ou programas.

Iniciativas pontuais: são ações realizadas de forma ocasional, no curto prazo, sem periodicidade definida. Geralmente são caracterizadas como doação (alimentos, roupas, medicamentos, etc.), visitas instituições filantrópicas, palestras, ou mesmo aquelas que ocorrem apenas no primeiro sábado de julho, data em que se celebra o Dia Internacional do Cooperativismo.

Celebração: é o que ocorre, normalmente, junto com o Dia Internacional do Cooperativismo, onde, em todo o Brasil, cooperativas e Unidades Estaduais realizam diversas ações sociais em um grande movimento de solidariedade cooperativista.

Confira mais informações sobre a campanha e as ações desenvolvidas nos anos anteriores através do site: http://diac.somoscooperativismo.coop.br/

Agrishow 2018 contará com apoio do Sistema OCB/TO

Agrishow 2018 contará com apoio do Sistema OCB/TO

A maior feira de tecnologia agrícola da América Latina recebe em nível nacional, o apoio institucional do Sistema OCB/TO em sua divulgação. O evento proporcionará uma oportunidade ímpar para realização de negócios e estabelecimento de novas parcerias e relacionamentos

Os lançamentos e soluções para todas as atividades que englobam o agronegócio estarão em exibição na 25ª edição da Agrishow – Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, a ser promovida entre os dias 30 de abril e 4 de maio, em Ribeirão Preto, interior de São Paulo.

Considerada a mais completa feira de agronegócio da América Latina, a Agrishow 2018 reunirá mais de 800 marcas do Brasil e do exterior, e contará com a participação de diversas cooperativas.

Para esta edição, são esperados mais de 150 mil visitantes das cinco regiões brasileiras e do exterior, um público altamente qualificado, formado por pequenos, médios e grandes produtores rurais, empresários e profissionais do setor, pesquisadores, acadêmicos, consultores e representantes de instituições governamentais e setoriais, e imprensa. “Em todas as edições, os visitantes estavam ávidos em conhecer soluções que pudessem atender as demandas e o dia a dia do campo, desde inovações que trouxessem produtividade e eficiência até tecnologias para sustentabilidade, integração e otimização de recursos, sempre resultando em rentabilidade e competitividade para o produtor”, afirma José Danghesi, diretor da Agrishow 2018.

O evento é uma iniciativa das principais entidades do agronegócio no país: Abag – Associação Brasileira do Agronegócio, Abimaq – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, Anda – Associação Nacional para Difusão de Adubos, Faesp – Federação da Agricultura e da Pecuária do Estado de São Paulo e SRB – Sociedade Rural Brasileira, e é organizado pela Informa Exhibitions. Além de, neste ano, ter o apoio do Sistema OCB/SESCOOP-TO.

Confira maiores informações sobre a feira clicando aqui.

 

 

Coapa é a primeira cooperativa da região norte a implantar programa de acompanhamento econômico

Coapa é a primeira cooperativa da região norte a implantar programa de acompanhamento econômico

Nos dias 19 e 20 de março, a Coapa – Cooperativa Agropecuária do Tocantins recebeu uma capacitação sobre a metodologia e funcionamento do Programa de Acompanhamento Econômico e Financeiro das Cooperativas (GDA).

A cooperativa de Pedro Afonso é a primeira do Tocantins e da região Norte do Brasil a implantar o programa, que já funciona em 1.400 cooperativas brasileiras.

O treinamento foi ministrado pelas analistas de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas do Sistema OCB-Sescoop Nacional, Simone Montandon e Neiva Brick, e teve a participação de colaboradores da Coapa e do Sistema OCB-Sescoop/TO.

O programa disponibilizado gratuitamente viabiliza um monitoramento sistemático dos principais indicadores de desempenho econômico-financeiro do segmento, permitindo que as informações da cooperativa sejam transformadas em dados gerenciais, dando mais transparência para a gestão e um melhor acompanhamento através dos relatórios gerados pelo sistema.

Durante o treinamento, os participantes iniciaram o preenchimento do GDA com informações referentes a cooperativa e levaram para os seus setores algumas tarefas.

Durante o período de implementação do GDA, o Sistema OCB-Sescoop Nacional e o Sistema OCB-Sescoop/TO vão acompanhar os relatórios gerados pelo sistema e prestar todo o apoio para que a cooperativa utilize eficientemente o programa.

A analista Simone Montandon explicou que após a inserção dos dados no programa (informações contábeis e de recursos humanos), será feita a coleta de informações. Em seguida, o sistema calcula os indicadores, é feita uma análise dos números da cooperativa e depois sugeridas propostas a serem implantadas na Coapa. Ela também enfatizou que a adoção do Programa de Acompanhamento Econômico e Financeiro das Cooperativas tem possibilitado às cooperativas mais facilidade na tomada de decisões estratégicas, transparência na prestação de contas da gestão e apoio para realização de auditorias internas.

“O programa tem todas as condições para dar certo e o Sistema OCB está pronto para apoiar a Coapa, uma cooperativa referência no Estado do Tocantins, no que for possível. Essa é uma ferramenta que a cooperativa poderá usar no dia a dia, esperamos que explorem ao máximo”, afirmou Neiva Birck, que também elogiou a receptividade e o interesse dos diretores e colaboradores da Coapa pelo programa de gestão.

Para o presidente da Coapa, Ricardo Khouri, que acompanhou o treinamento, a importância do GDA está intimamente relacionada a melhoria da performance da eficácia dos dados contábeis das cooperativas. “Passaremos a ter em mãos indicadores que podem refletir diretamente numa tomada de decisão com mais efetividade. O programa vai permitir uma análise gerencial mais abrangente e contribuir para a melhoria no processo de gestão da Coapa”, avaliou. (Ascom Coapa)

Faturamento da Coapa chega a 116 milhões em 2017

Faturamento da Coapa chega a 116 milhões em 2017

Dados apresentados durante Assembleia Geral mostram bons resultados da cooperativa, com sede em Pedro Afonso

Associados e colaboradores participaram na noite da sexta-feira, 16 de março, da 19ª Assembleia Geral Ordinária da Coapa (Cooperativa Agroindustrial do Tocantins), que atua em 12 municípios tocantinenses. O encontro ocorreu no auditório da cooperativa, em Pedro Afonso, quando foram apresentados os resultados econômicos e o balanço das atividades desenvolvidas no ano de 2017.

Aprovação das contas

Na abertura, o presidente Ricardo Khouri explanou sobre as informações da Pré-Assembleia, realizada na última terça-feira, 13, onde foram detalhados todas as movimentações financeiras e ações executadas pela cooperativa. Logo depois, o contador João Lopes apresentou a prestação de contas do exercício de 2017.

Em seguida o coordenador Juliano Sandri apresentou parecer favorável do Conselho Fiscal recomendando a aprovação das contas, sendo aceita unanimemente pelos cooperados presentes.

Entre os números de destaque, que compõem o Relatório de Gestão e Demonstrações Contábeis 2017, está o faturamento da cooperativa, formada atualmente por 281 cooperados, que juntos atingiram a marca dos R$ 116 milhões. Resultado, 38% maior do que no exercício de 2016, que contabilizou R$ 83 milhões. A cooperativa ainda fechou o ano passado com R$ 894.431,55 de sobras líquidas, valor que por decisão dos cooperados, será destinado a um fundo de contingência para investimentos futuros.  

Eleição do Conselho Fiscal

Ainda durante a reunião, em cumprimento às normas estatutárias, foram eleitos os membros do Conselho Fiscal para o mandato de um ano. Os titulares são os cooperados Juliano Sandri, Leandro Peres e Laércio Diana; e os suplentes Elizandro Sinigaglia, Benjamin Hikokuro e Márcio Donizete.

Plano de Atividades 2018

Ainda durante a 19ª Assembleia Geral Ordinária, o presidente Ricardo Khouri anunciou o Plano de Atividades da Coapa para 2018, com destaque para a comemoração dos 20 anos fundação da Coapa (junho); monitoramento e gestão do mapeamento de processos,  orçamento empresarial e mapa estratégico; capacitação nas estratégias do “PDGCoop – Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas”, através do SESCOOP/TO; capacitação do Projeto GDA – Programa de Desenvolvimento Econômico-Financeiro, através do SESCOOP Nacional; apoio às ações dos Núcleos Jovem e Feminino; reformulação das ações de diversificação agropecuária, através do Projeto Reniva em parceria com Embrapa; manutenção das alianças estratégicas com parceiros do negócio como OCB-SESCOOP/TO, Seagro, MAPA, Embrapa, Adapec, projeto Amigos do Meio Ambiente, Ruraltins, IFTO, IESC e Prefeitura de Pedro Afonso; realização de intercâmbios para troca de experiências através de missões nacionais e internacionais, para promover melhorias na estrutura de governança da cooperativa; e a implantação de plataforma de Gestão Estratégica de dados e informações comerciais, através de leitura por satélite das áreas cultivadas com cultura foco nos municípios da região de atuação da Coapa.

Bons resultados

O presidente Ricardo Khouri ressaltou que no ano em que completa 20 anos de fundação, a Coapa já é uma entidade sólida, respeitada no mercado e socialmente ativa. “Muito além dos números, a Coapa hoje, junto com todos os seus cooperados, tem mudado a realidade de Pedro Afonso e região. Esses resultados representam não apenas o desempenho da cooperativa em 2017, mas seu impacto social. Somos, aos 20 anos, uma cooperativa sólida e que investe no desenvolvimento da região, pois assim nós conseguimos crescer juntos com a sociedade”, destacou, lembrando ainda o trabalho desenvolvido pelos colaboradores da Coapa.

O vice-presidente da cooperativa, Alberto Mazzola, lembrou que 2017 foi um ano de excelentes resultados, não apenas pela questão de produção e de ganhos financeiros, mas também em relação aos investimentos realizados pela cooperativa. “Investimos em tecnologia e em suporte técnico, isso nos garantiu bons resultados, após um cenário crítico no mercado e na produção. Hoje colhemos os frutos de uma cooperativa que, ao longo da sua história, vem se moldando e se destacando pela inovação, o que nos deixa otimistas com as perspectivas para o futuro”, comemorou.

Um dos fundadores da Coapa, o produtor rural Márcio Donizete enfatizou que os bons resultados da cooperativa, ao longo dos anos, mostra que, num futuro próximo, todos os cooperados vão usufruir, também, dos lucros.

Já Manoel Elias Lopes afirmou que a transparência da cooperativa é um dos motivos para que ela se destaque nos cenários regional e nacional. “A Coapa já é uma referência para todo o país. Hoje, ao acompanhar essa assembleia, vejo que esse destaque também está na relação de transparência que a cooperativa mantém com seus cooperados e colaboradores, isso é muito bom”, afirmou o cooperado.

Fonte: Ascom Coapa

Fórum Cooperativista dos Profissionais de Recursos Humanos do Sul do Tocantins

Fórum Cooperativista dos Profissionais de Recursos Humanos do Sul do Tocantins


Objetivo Geral: Orientar, de forma prática e objetiva, os profissionais da área de Recursos Humanos em especial o Departamento Pessoal sobre a implantação do Sistema E-Social, Reforma Trabalhista e Lei da Terceirização.

Público Alvo: Profissionais da área de Recursos Humanos, Contabilistas, contadores, analistas e assistentes contábeis das cooperativas de Gurupi e Formoso do Araguaia, estudantes e demais interessados no assunto.

Dia/Hora: 23/03 (18h30 às 22h30) e 24/03 (08h às 12h)

Carga horária: 8 horas

Local: Gurupi - TO | UNIMED Gurupi

INSCRIÇÕES GRATUITAS

Instrutor(a): Márcio Sousa Ribeiro

Conteúdo Programático do curso:

    • E-social passo a passo;
    • Objetivos e regras gerais;
    • Substituição das obrigações acessórias;
    • Detalhamento dos principais itens;
    • Reforma trabalhista: o que muda com a nova lei?
    • Novos conceitos;
    • Impactos na jornada de trabalho;
    • Sócio não retirante da sociedade;
    • Empregado não registrado;
    • Principais formas de contratos de trabalho;
    • Direitos essenciais;
    • Acordado x Legislado;
    • Audiência Trabalhista e Processo do Trabalho – Desenho do Judiciário;
    • Remuneração;
    • Lei de Terceirização;
    • O que muda com a Lei 13.429;
    • Contratação Direta x Contratação Indireta;
    • Responsabilidades do contratante e do tomador de serviços;
    • Exigências e os riscos para o empregador.

Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 30 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente.

Material: Apostila, Apresentação eSocial, Apresentação Reforma trabalhista, Apresentação Terceirização.

SESCOOP/TO realizará Programa Coaching para Líderes

SESCOOP/TO realizará Programa Coaching para Líderes

PROGRAMA COACHING PARA LÍDERES

O SESCOOP/TO abre as inscrições para o Programa Coaching para líderes nas cidades de Palmas e Araguaína. O objetivo do programa é aprimorar o processo de gestão das cooperativas através da evolução comportamental e qualificação dos dirigentes, conselheiros, executivos e gestores desenvolvendo atitudes e habilidades necessárias para o relacionamento interpessoal com o quadro social, equipe de colaboradores e público externo.

A metodologia do programa acontecerá por meio de sessões individuais e encontros em grupo, utilizando-se de ferramentas do coaching para promover um ambiente de reflexão, construção, evolução e transformação a partir do autoconhecimento.

Além disso, o Programa Coaching para Líderes proporcionará uma série de outros benefícios de acordo com as necessidades específicas de cada participante, tais como:

      Desenvolvimento do potencial individual;

      Clareza nos objetivos e ações em vista de melhores resultados para a cooperativa;

      Melhoria nos relacionamentos interpessoais e facilidade para o trabalho em equipe;

      Desenvolvimento das principais capacidades para liderar com eficiência;

      Desenvolvimento eficiente da equipe nas cooperativas;

      Melhoria na capacidade de tomada de decisões;

LOCAL:

Palmas - Auditório do SISTEMA OCB/TO | Avenida JK, Qd. 110 Norte, Lt 11 - Palmas/TO

Araguaína - A definir.

VAGAS: 15 vagas por cidade

CONDIÇÕES PARA PARTICIPAÇÃO:

Para se inscrever o candidato deve ser dirigente, conselheiro, diretor executivo ou gestor de cooperativa registrada e em situação de regularidade com o sistema OCB/SESCOOP-TO, e a cooperativa deve estar inscrita no PDGC – Programa Nacional de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas.

As solicitações de inscrição deverão ser encaminhadas para o SESCOOP/TO (Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.) por meio do agente de desenvolvimento da cooperativa interessada, até o dia 23/03/2018.

Download Solicitação de inscrição

CRONOGRAMA PREVISTO PARA A TURMA DE ARAGUAÍNA

Nº e tipo das sessões

Data

Hora

Carga Horária do Participante

1ª Encontro em grupo

09/04/2018

18h30 às 21h30

3 horas

1ª Sessão Individual presencial

10 e 11/04/2018

Horário a ser agendado entre o participante e o Profissional.

1 hora por participante.

2ª Sessão Individual presencial

23 e 24/04/2018

Horário a ser agendado entre o participante e o Profissional.

1 hora por participante.

2ª Encontro em grupo

07/05/2018

18h30 às 21h30

3 horas

3ª Sessão Individual presencial

08 e 09/05/2018

Horário a ser agendado entre o participante e o Profissional.

1 hora por participante.

1ª Sessão Individual On-line

29 a 30/05/2018

Horário a ser agendado entre o participante e o Profissional.

1 hora por participante.

2ª Sessão Individual On-line

11 e 12/06/2018

Horário a ser agendado entre o participante e o Profissional.

1 hora por participante.

3ª Encontro em grupo

25/06/2018

18h30 às 21h30

3 horas

4ª Sessão Individual presencial

26 e 27/06/2018

Horário a ser agendado entre o participante e o Profissional.

1 hora por participante.

Carga Horária Total

15 horas

 

CRONOGRAMA PREVISTO PARA A TURMA DE PALMAS

Nº e tipo das sessões

Data

Hora

Carga Horária do Participante

1ª Encontro em grupo

02/04/2018

18h30 às 21h30

3 horas

1ª Sessão Individual presencial

03 e 05/04/2018

Horário a ser agendado entre o participante e o Profissional.

1 hora por participante.

2ª Sessão Individual presencial

16 e 17/04/2018

Horário a ser agendado entre o participante e o Profissional.

1 hora por participante.

2ª Encontro em grupo

02/05/2018

18h30 às 21h30

3 horas

3ª Sessão Individual presencial

03 e 04/05/2018

Horário a ser agendado entre o participante e o Profissional.

1 hora por participante.

1ª Sessão Individual On-line

14 a 15/05/2018

Horário a ser agendado entre o participante e o Profissional.

1 hora por participante.

2ª Sessão Individual On-line

04 e 05/06/2018

Horário a ser agendado entre o participante e o Profissional.

1 hora por participante.

3ª Encontro em grupo

18/06/2018

18h30 às 21h30

3 horas

4ª Sessão Individual presencial

 19 e 20/06/2018

Horário a ser agendado entre o participante e o Profissional.

1 hora por participante.

Carga Horária Total

15 horas

 

Curso Cooperativismo e a legislação 12.690

Objetivo Geral: Capacitar os participantes quanto às noções gerais de cooperativismo e lei 12.690/12

Público Alvo: Associados da cooperativa CEPAR.

Dia/Hora: 16 e 17/03/2018

Carga horária: 08 horas

Local:  Arraias - TO

INSCRIÇÕES GRATUITAS

Instrutor(a): Diogo Couto

Conteúdo Programático do curso:

  • Introdução ao cooperativismo
  • História do cooperativismo
  • Princípios cooperativistas
  • Números do cooperativismo
  • Tipos de movimentos cooperativos
  • Lei 12690

Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 30 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente.

Cooperativas evoluem com o Prêmio SESCOOP Excelência em Gestão

Desde que surgiu, o Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) vem contribuindo com um importante feedback sobre a maturidade da gestão empregada nas cooperativas que aderem a ele, ano após ano. Uma delas é a Unimed-BH, que levou dois troféus na última edição do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão, realizado no ano passado.

A cooperativa foi a campeã da categoria Rumo à Excelência e, também, grande destaque na categoria Melhoria Contínua – Rumo à Excelência. O prêmio é uma realização do Sistema OCB, ocorre de dois em dois anos e é baseado no resultado da participação das cooperativas no PDGC.

Para o presidente, Samuel Flam, o Prêmio Sescoop representa um suporte ao processo de melhoria da qualidade da gestão. “Ao avaliarmos cada item a ser verificado, temos uma nova oportunidade de organizar nossas práticas e evoluir, e contamos ainda com a visita dos avaliadores, que trazem um olhar externo à nossa forma de atuar. Esse caráter de continuidade nos dá a sensação de poder evoluir sempre mais”, enfatiza.

NÚMEROS

A Unimed-BH tem sua sede localizada em Belo Horizonte (MG) e foi fundada em 1971. Atualmente, sua área de atuação envolve toda a capital mineira e outros 33 municípios da Grande BH. Sua carteira de clientes possui mais de 1,2 milhão de CPFs, atendidos por mais de 5,6 mil cooperados. A cooperativa gera cerca de quatro mil empregos diretos e, em 2016, faturou cerca de R$ 4 bilhões.

No dia 27 de fevereiro deste ano, foi visitada por representantes do Ministério da Saúde, Agência Nacional de Saúde Suplementar, Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), sendo a primeira cooperativa do módulo prático do projeto Conhecer para Cooperar – Ramo Saúde, desenvolvimento pelo Sistema OCB, em parceria com a Faculdade Unimed.

ENTREVISTA

Samuel Flam é o nosso entrevistado desta semana. Confira!

Para a Unimed-BH, o que representa ser campeã do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão – Destaque melhoria Rumo à excelência?

Samuel Flam - O Prêmio Sescoop é o maior reconhecimento das cooperativas brasileiras. Por isso, é um orgulho para nós, da Unimed-BH, ser a única classificada na categoria máxima – Rumo à Excelência. É mérito de um trabalho conjunto e dos avanços obtidos na gestão da cooperativa nos últimos anos. Acreditamos que a prática da cooperação é a nossa principal força. Como cooperativa, adotamos um modelo participativo, tendo como premissas a qualidade do cuidado e a valorização do trabalho em prol do bem comum. Essa conquista aponta que estamos no caminho certo na busca pela melhoria contínua, que se reflete na satisfação dos nossos clientes e médicos cooperados. 

A Unimed-BH é uma das cooperativas que participam do PDCG e do Prêmio, desde o surgimento dessa iniciativa. Qual a motivação?

Samuel Flam - Acreditamos que o modelo de excelência em gestão, proposto pela Fundação Nacional da Qualidade e aplicado no PDGC, é um excelente balizador para que as organizações consolidem e estruturem suas práticas de gestão. Ao participarmos, em cada ciclo, temos a oportunidade de refletir sobre oportunidades de melhoria e de inovação, desenvolvendo maior disciplina gerencial e alcançando melhores resultados. 

Como o senhor avalia a condução deste prêmio, focado na maturidade da gestão das cooperativas brasileiras?

Samuel Flam - Vemos o Prêmio como um suporte ao processo de melhoria da qualidade de nossa gestão. Ao avaliarmos cada item a ser verificado, temos nova oportunidade de organizar nossas práticas e evoluir, e contamos ainda com a visita dos avaliadores, que trazem um olhar externo à nossa forma de atuar. Esse caráter de continuidade nos dá a sensação de poder evoluir sempre mais.

Qual a importância do PDGC para o desenvolvimento do cooperativismo brasileiro?

Samuel Flam - As cooperativas, em especial, contribuem de forma fundamental para a nossa economia e, pela sua importância, precisam evoluir continuamente a qualidade de sua gestão. Um programa de desenvolvimento como o PDGC é uma forma de estimular as cooperativas neste sentido.

Qual o seu recado para as cooperativas que ainda não fazem parte do PDGC?

Samuel Flam - Algumas cooperativas podem ficar receosas em relação a como serão avaliadas, qual será o resultado, se farão jus ao prêmio. O resultado final é importante, mas ainda mais significativo é o processo de melhoria contínua instituído pelo PDGC. Sugiro que não percam a oportunidade de participar no próximo ciclo.

Fonte: somoscooperativismo.coop.br

Equipe do Sistema OCESC/SESCOOP-SC visita o cooperativismo Tocantinense

Equipe do Sistema OCESC/SESCOOP-SC visita o cooperativismo Tocantinense

Em viagem técnica, liderados pelo presidente do Sistema OCESC, Luiz Vicente Suzin, gestores do SESCOOP/SC visitaram, nesta terça-feira 13, a Unidade Estadual da OCB/SESCOOP no Tocantins.  Receberam a delegação de Santa Catarina o Presidente Ricardo Benedito Khouri, a Superintendente Maria Jose Andrade Leão de Oliveira e colaboradores das áreas finalística e meio.

O dia iniciou com uma apresentação institucional e, logo em seguida, foram feitas reuniões nas áreas técnicas. Cada área teve a oportunidade de demonstrar, na prática, a forma de trabalho da Unidade, tendo sido trocadas experiências quanto aos processos jurídicos, sobre as formas de contratação e realização de eventos, gestão documental e desenvolvimento de cooperativas. 

O Presidente Suzin ressaltou a importância da visita para reavaliar os processos da Unidade catarinense e para promover a integração com as demais unidades estaduais. “A troca de experiências entre a diversas áreas se estendeu até a metade da tarde e foi muito produtiva”, finaliza.

Cooperativa do Tocantins é exemplo de responsabilidade socioambiental

Quando o assunto é aliar desenvolvimento no campo e sustentabilidade ambiental, um grande exemplo que o Brasil tem para mostrar é a Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa). Há quase 20 anos, ela contribui para a melhoria do processo produtivo nas lavouras da região de Pedro Afonso, importante polo produtor de grãos naquele estado. Além disso, a Coapa tem uma forte atuação no cuidado com as pessoas, apoiando projetos desenvolvidos por organizações da sociedade civil.

Entre as instituições assistidas de forma contínua está a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Pedro Afonso. Além de contribuir mensalmente para a realização das atividades, a cooperativa desenvolve campanhas, como o Dia de Cooperar – com a participação de dezenas de voluntários –, para viabilizar a manutenção, reforma e ampliação das instalações da entidade que, atualmente, atende cerca de 100 pessoas com necessidades especiais. 

PENSANDO NO FUTURO

Outra iniciativa é realizada com o grupo Amigos do Meio Ambiente (AMA), criado em 2010 pelo professor e historiador Fabrício Rocha. No projeto, que atualmente atende 35 adolescentes com idades entre 14 e 16 anos, são realizadas atividades de educação ambiental, como a implantação de praças ecológicas, ações de incentivo a preservação ambiental e práticas esportivas.

“A cooperativa é uma parceira de todas as horas. Desde que o grupo foi criado sempre contamos com o apoio dos associados da Coapa, seja na doação de mudas, na mobilização social, entre outras atividades em prol do meio ambiente”, afirmou o professor Fabrício Rocha.

 

ESPORTE E EDUCAÇÃO

No esporte, além do apoio individual a atletas de diversas modalidades, a cooperativa é uma das patrocinadoras oficiais da Liga Esportiva de Pedro Afonso (Lepa). Conforme o diretor da instituição, Filho Tranqueira, poucas empresas têm o interesse em ações sociais como a cooperativa.  “A Coapa tem esse olhar positivo para esse tipo de atividade que gera mudanças na comunidade. Não apenas em relação ao esporte, mas em diversas áreas que atende”, frisou.

Uma das parcerias de sucesso foi a realização da Taça Coapa. A competição foi realizada em 2017 e teve a participação de 11 equipes. “Foi algo que ficou marcado como um dos principais eventos do esporte municipal e também estadual”, destacou Filho Tranqueira.

Já na área educacional, a entidade cooperativista apoiou as quatro edições do Concurso de Redação, Educação e Jornalismo: Cristo Rei e Centro-Norte Notícias. Somente em 2017, o evento literário contou com a participação de 304 estudantes do 1º ao 3º ano do ensino médio do Colégio Cristo Rei, instituição de ensino de Pedro Afonso considerada uma das mais tradicionais do Tocantins. 

TRANSFORMANDO REALIDADES

O engajamento da cooperativa em prol da melhoria social, da igualdade de direitos e do acesso a serviços rompe as esferas cooperativistas e une forças com as mais diversas entidades desde o executivo municipal até o Poder Judiciário. Desta forma, a Coapa disponibiliza seus profissionais para atuarem de forma efetiva nos conselhos municipais, estaduais e de cooperativismo, pois entende que a participação em deliberações em prol da sociedade é uma forma de contribuir com a aplicação correta das políticas públicas para a população de Pedro Afonso e região.

A agente de Desenvolvimento Humano Maria Silvana Ramos explicou que a Coapa decidiu que é muito mais produtivo e de maior alcance apoiar de forma contínua projetos sociais que contemplem ações voltadas ao bem comum do cidadão.  “Os dirigentes da Coapa acreditam que ações bem estruturadas como o Dia de Cooperar e o patrocínio para projetos sociais obtém melhores resultados que a simples doação, pois o cooperativismo não é assistencialismo, uma vez que é voltado para o equilíbrio social e econômico”, destacou.

Dessa forma, a cooperativa une esforços para apoiar causas e projetos que mudam a realidade das pessoas envolvidas. “Todos os projetos que apoiamos são estudados com seriedade e aprovados pelos cooperados na Assembleia Geral”, concluiu.

Já o presidente da Coapa, Ricardo Khouri, enfatizou que a cooperativa tem como princípio de existência o interesse pela comunidade na qual ela está inserida. “O incentivo de ações que visam o desenvolvimento social garante que a sociedade deixe de ter ilhas de prosperidade isoladas para garantir uma oportunidade igualitária a todos os cidadãos”, comentou.

Para ele, as ações da cooperativa, em junção a projetos desenvolvidos pela comunidade, são bastante efetivas e garantem uma mudança na realidade dos municípios onde a Coapa atua. “Levamos diretamente, através destas ações, noções de cidadania aos moradores das cidades”, ressaltou Ricardo Khouri. (Ascom Coapa)

Relatório Mensal da OCB - Fevereiro de 2018

Relatório Mensal da OCB - Fevereiro de 2018

Relatório Mensal da OCB - fevereiro de 2018

Acesse o Relatório completo

Curso Gera renda Ovos de Pascoa e bombons recheados

Objetivo Geral: Capacitar os participantes na confecção de ovos de páscoa e bombons recheados para a obtenção de renda.

Público Alvo: Colaboradores, cooperados e integrantes dos núcleos da cooperativa COAPA.

Dia/Hora: 24/03/18 (8h às 18h)

Carga horária: 8 horas

Local: Pedro Afonso - TO

INSCRIÇÕES GRATUITAS

Instrutor(a):Sandra Maria de Carvalho Ferreira

Conteúdo Programático do curso:

  • Ingredientes e materiais para fabricação;
  • Higiene na manipulação de alimentos;
  • Preparação do chocolate e fabricação das peças;
  • Decoração e embalagens;
  • Recheios especiais;
  • Coberturas;
  • Prazos de validade;
  • Moldagem;
  • Processo de vendas e mostruários.

Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 30 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente.

Curso Cálculo de diluição de medicamentos

Objetivo Geral: Capacitar os profissionais de enfermagem nas técnicas seguras de cálculos, diluição e diluição de medicamentos.

Público Alvo: Empregados da cooperativa UNIMED PALMAS

Dia/Hora: 23/03/2018 (08h às 18h)

Carga horária: 8 horas

Local: Palmas - TO | Sede do Sistema OCB/SESCOOP-TO

INSCRIÇÕES GRATUITAS

Instrutor(a): Cássio Elandro Rossi

Conteúdo Programático do curso:

  • Revisão das operações matemáticas básicas;
  • Cálculo de transformação e diluição de soluções medicamentosas;
  • Cálculo de gotejamento com ajuste de horário;
  • Cálculo de dosagens pediátricas (diluição e rediluição).

Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 15 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente.

Curso Cálculo de diluição de medicamentos

Objetivo Geral: Capacitar os profissionais de enfermagem nas técnicas seguras de cálculos, diluição e diluição de medicamentos.

Público Alvo: Empregados da cooperativa UNIMED PALMAS

Dia/Hora: 22/03/2018 (08h às 18h)

Carga horária: 8 horas

Local: Palmas - TO | Sede do Sistema OCB/SESCOOP-TO

INSCRIÇÕES GRATUITAS

Instrutor(a): Cássio Elandro Rossi

Conteúdo Programático do curso:

  • Revisão das operações matemáticas básicas;
  • Cálculo de transformação e diluição de soluções medicamentosas;
  • Cálculo de gotejamento com ajuste de horário;
  • Cálculo de dosagens pediátricas (diluição e rediluição).

Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 15 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente.