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Durante reunião na manhã da última sexta-feira, 21 de agosto, na sede da Coapa, dirigentes e colaboradores discutiram a continuidade do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC). A cooperativa de Pedro Afonso (TO) aderiu ao programa em 2013.
O encontro serviu para dar mais informações aos conselheiros sobre o programa, avaliar atividades desenvolvidas e mostrar a importâncias de utilizar o PDGC na tomada de decisões estratégicas.
Na ocasião, a superintendente da OCB-Sescoop/TO, Maria José de Andrade Leão, destacou a importância da ferramenta em todos os processos das cooperativas. "O PDGC é uma ferramenta que pode contribuir na solução de problemas, na avaliação de indicadores, e principalmente na governança e gestão de uma sociedade cooperativa", explicou.
Conforme o presidente da Coapa, Ricardo Khouri, a intenção agora é retomar as ações necessárias para o desenvolvimento do PDGC na Coapa. "Será fundamental a participação de todo os conselheiros, para avaliarmos nossos avanços e pontos a serem melhorados", ressaltou.
Participantes
Além do presidente Ricardo Khouri e da superintendente Maria José, participaram da reunião o vice-presidente da Coapa, Moacir Catabriga; o diretor-secretário Luiz Gilberto Ramos; os conselheiros Evanis Roberto Lopes, Alberto Mazzola e José Francisco Amaral; e os colaboradores da Coapa José Rander Lopes (superintendente), Elizângela Nunes (recursos humanos), Maria Silvana Ramos (organização do quadro social) e João Lopes (jurídico)
Melhoria na gestão
A metodologia do PDGC é baseada no Modelo de Excelência em Gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). Dentre os seus objetivos, o programa busca ampliar a competitividade do segmento cooperativista no mercado e melhorar as práticas de gestão.
A iniciativa integra o conjunto de ações da área de monitoramento do Sescoop, que possui metodologia específica voltada ao acompanhamento da gestão das cooperativas. O PDGC contribui para que a cooperativa possa ter um retrato da situação da gestão em diversos aspectos, incluindo clientes, colaboradores, fornecedores, processos, resultados, dentre outro
O encontro serviu para dar mais informações aos conselheiros sobre o programa, avaliar atividades desenvolvidas e mostrar a importâncias de utilizar o PDGC na tomada de decisões estratégicas.
Na ocasião, a superintendente da OCB-Sescoop/TO, Maria José de Andrade Leão, destacou a importância da ferramenta em todos os processos das cooperativas. "O PDGC é uma ferramenta que pode contribuir na solução de problemas, na avaliação de indicadores, e principalmente na governança e gestão de uma sociedade cooperativa", explicou.
Conforme o presidente da Coapa, Ricardo Khouri, a intenção agora é retomar as ações necessárias para o desenvolvimento do PDGC na Coapa. "Será fundamental a participação de todo os conselheiros, para avaliarmos nossos avanços e pontos a serem melhorados", ressaltou.
Participantes
Além do presidente Ricardo Khouri e da superintendente Maria José, participaram da reunião o vice-presidente da Coapa, Moacir Catabriga; o diretor-secretário Luiz Gilberto Ramos; os conselheiros Evanis Roberto Lopes, Alberto Mazzola e José Francisco Amaral; e os colaboradores da Coapa José Rander Lopes (superintendente), Elizângela Nunes (recursos humanos), Maria Silvana Ramos (organização do quadro social) e João Lopes (jurídico)
Melhoria na gestão
A metodologia do PDGC é baseada no Modelo de Excelência em Gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). Dentre os seus objetivos, o programa busca ampliar a competitividade do segmento cooperativista no mercado e melhorar as práticas de gestão.
A iniciativa integra o conjunto de ações da área de monitoramento do Sescoop, que possui metodologia específica voltada ao acompanhamento da gestão das cooperativas. O PDGC contribui para que a cooperativa possa ter um retrato da situação da gestão em diversos aspectos, incluindo clientes, colaboradores, fornecedores, processos, resultados, dentre outro
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Cooperativa SICOOB CREDIPAR mobiliza comunidade escolar para ação do Dia de Cooperar que acontecerá no próximo sábado, 15.08.
A ação acontecerá a partir das 9h, na Escola Municipal Professora Adélia Aguiar, e terá oficinas de artes, atividades lúdicas, e mais atividades voltadas para o publico infantil.
O Dia C
O Dia de Cooperar (Dia C) é uma iniciativa de voluntariado, que vem realizando suas atividades com muita propriedade desde 2009, contando com a participação das cooperativas, e consiste na promoção e estímulo à realização de ações voluntárias diversificadas e simultâneas nos estados onde a Campanha se realiza.


A ação acontecerá a partir das 9h, na Escola Municipal Professora Adélia Aguiar, e terá oficinas de artes, atividades lúdicas, e mais atividades voltadas para o publico infantil.
O Dia C
O Dia de Cooperar (Dia C) é uma iniciativa de voluntariado, que vem realizando suas atividades com muita propriedade desde 2009, contando com a participação das cooperativas, e consiste na promoção e estímulo à realização de ações voluntárias diversificadas e simultâneas nos estados onde a Campanha se realiza.



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As cooperativas tocantinenses continuam a realizar ações de voluntariado que fazem parte do movimento realizado em todo o pais como o Dia de Cooperar.
A cooperativa SICOOB Credipar, realizará no município de Miranorte nesta sexta-feira (7), palestras sobre Educação Financeira. O público alvo são mulheres da melhor idade, e o evento acontecerá em um ginásio de esporte da cidade. A programação está prevista para ter início às 7h30 com um café da manhã e também terá atividades físicas para estas mulheres. O objetivo desta ação é contribuir com informações de economia, educação financeira do lar para que estas mulheres possam praticar e compartilhar estas dicas com seus familiares.
A cooperativa SICOOB Credipar, realizará no município de Miranorte nesta sexta-feira (7), palestras sobre Educação Financeira. O público alvo são mulheres da melhor idade, e o evento acontecerá em um ginásio de esporte da cidade. A programação está prevista para ter início às 7h30 com um café da manhã e também terá atividades físicas para estas mulheres. O objetivo desta ação é contribuir com informações de economia, educação financeira do lar para que estas mulheres possam praticar e compartilhar estas dicas com seus familiares.
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Brasília (5/8) - O presidente do Banco Central do Brasil, ministro Alexandre Tombini, anunciou hoje que as cooperativas de crédito serão categorizadas em três tipos: plenas, clássicas e de capital e empréstimo. O anúncio foi feito hoje durante o seminário Novo Ciclo do Cooperativismo de Crédito no Brasil, realizado na sede do BCB, do qual participaram o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, o embaixador da ONU para o cooperativismo mundial, Roberto Rodrigues, parlamentares, e lideranças do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC).
A categorização, aprovada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), passará a valer a partir de amanhã, quando a Resolução n° 4434/15, que trata da constituição, autorização para funcionamento e funcionamento em si, bem como das alterações estatutárias, será publicada no Diário Oficial da União.
De acordo com o Banco Central, com a mudança, as cooperativas serão enquadradas nas categorias plena (que podem praticar todas as operações), clássicas (que não podem ter moeda estrangeira, operar com variação cambial e nem com derivativos - instrumentos do mercado futuro - entre outros) e as de capital e empréstimo (que não poderão captar recursos ou depósitos, sendo seu "funding" apenas o capital próprio integralizado pelos associados).
O Banco Central informou que, considerando a nova segmentação, foram definidos novos valores de capital inicial e de patrimônio líquido. Porta-vozes do BCB disseram ainda que a estrutura de governança exigida e o regime de apuração do capital requerido também serão diferenciados de acordo com a classificação da cooperativa de crédito.
PRAZO
O Banco informou ainda que indicará, no prazo de 90 dias, a categorização prévia de cada cooperativa de crédito singular em funcionamento. O enquadramento será realizado com base nas informações de balancetes já apresentados ao banco. Quando a cooperativa receber a indicação de sua categoria terá, também, um prazo de 90 dias para concordar ou solicitar a revisão da classificação.
RISCO
Considerando a nova segmentação, foram definidos novos valores de capital inicial e de patrimônio líquido. A estrutura de governança exigida e o regime de apuração do capital requerido também serão diferenciados de acordo com a classificação da cooperativa de crédito, que terá três anos para se adaptar. Segundo o presidente do BC, Alexandre Tombini, a mudança foi bem recebida pelo setor, porque a segmentação será adequada ao perfil de risco das cooperativas.
"Essa é, além de uma providência de racionalização muito aguardada, um marco notável na história das cooperativas de crédito no Brasil", disse Tombini, durante o seminário Novo Ciclo do Cooperativismo de Crédito no Brasil. Para ele, o cooperativismo, em especial as cooperativas de crédito, é um setor de grande importância para a economia brasileira.
"As cooperativas fazem parte de uma agenda positiva não só do Banco Central, mas dos ministérios do Planejamento e da Fazenda, por diversos fatores, dentre eles, o papel fundamental no processo de bancarização da população de regiões onde não há outra instituição financeira a não ser cooperativas e, ainda, no que diz respeito à educação financeira, considerando que seus clientes são, ao mesmo tempo, sócios, que devem tomar decisões importantes e, por isso, precisam conhecer o sistema", comenta.
ACOMPANHAMENTO
A chefe do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro do BC, Silvia Marques de Brito e Silva, disse que a nova classificação vai permitir melhor acompanhamento e controle das cooperativas. Além disso, ela citou que, anteriormente, as mesmas exigências eram feitas a cooperativas com características diferentes. "Teremos um acompanhamento mais adequado, mais sistemático, porque vai levar em conta o risco", disse.
Fonte: Brasil Cooperativo
A categorização, aprovada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), passará a valer a partir de amanhã, quando a Resolução n° 4434/15, que trata da constituição, autorização para funcionamento e funcionamento em si, bem como das alterações estatutárias, será publicada no Diário Oficial da União.
De acordo com o Banco Central, com a mudança, as cooperativas serão enquadradas nas categorias plena (que podem praticar todas as operações), clássicas (que não podem ter moeda estrangeira, operar com variação cambial e nem com derivativos - instrumentos do mercado futuro - entre outros) e as de capital e empréstimo (que não poderão captar recursos ou depósitos, sendo seu "funding" apenas o capital próprio integralizado pelos associados).
O Banco Central informou que, considerando a nova segmentação, foram definidos novos valores de capital inicial e de patrimônio líquido. Porta-vozes do BCB disseram ainda que a estrutura de governança exigida e o regime de apuração do capital requerido também serão diferenciados de acordo com a classificação da cooperativa de crédito.
PRAZO
O Banco informou ainda que indicará, no prazo de 90 dias, a categorização prévia de cada cooperativa de crédito singular em funcionamento. O enquadramento será realizado com base nas informações de balancetes já apresentados ao banco. Quando a cooperativa receber a indicação de sua categoria terá, também, um prazo de 90 dias para concordar ou solicitar a revisão da classificação.
RISCO
Considerando a nova segmentação, foram definidos novos valores de capital inicial e de patrimônio líquido. A estrutura de governança exigida e o regime de apuração do capital requerido também serão diferenciados de acordo com a classificação da cooperativa de crédito, que terá três anos para se adaptar. Segundo o presidente do BC, Alexandre Tombini, a mudança foi bem recebida pelo setor, porque a segmentação será adequada ao perfil de risco das cooperativas.
"Essa é, além de uma providência de racionalização muito aguardada, um marco notável na história das cooperativas de crédito no Brasil", disse Tombini, durante o seminário Novo Ciclo do Cooperativismo de Crédito no Brasil. Para ele, o cooperativismo, em especial as cooperativas de crédito, é um setor de grande importância para a economia brasileira.
"As cooperativas fazem parte de uma agenda positiva não só do Banco Central, mas dos ministérios do Planejamento e da Fazenda, por diversos fatores, dentre eles, o papel fundamental no processo de bancarização da população de regiões onde não há outra instituição financeira a não ser cooperativas e, ainda, no que diz respeito à educação financeira, considerando que seus clientes são, ao mesmo tempo, sócios, que devem tomar decisões importantes e, por isso, precisam conhecer o sistema", comenta.
ACOMPANHAMENTO
A chefe do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro do BC, Silvia Marques de Brito e Silva, disse que a nova classificação vai permitir melhor acompanhamento e controle das cooperativas. Além disso, ela citou que, anteriormente, as mesmas exigências eram feitas a cooperativas com características diferentes. "Teremos um acompanhamento mais adequado, mais sistemático, porque vai levar em conta o risco", disse.
Fonte: Brasil Cooperativo
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Brasília (31/7) - O Diário Oficial da União publicou hoje a Lei no 13.154/15, que versa sobre o registro, licenciamento e emplacamento de máquinas agrícolas. O texto sancionado é proveniente da Medida Provisória 673/2015, que contou com a atuação do Sistema OCB e das frentes parlamentares do Cooperativismo (Frencoop) e da Agropecuária (FPA).
A nova lei estabelece que as máquinas agrícolas, caso transitem em via pública, ficam sujeitas ao registro único, sem ônus, em cadastro específico do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), dispensados o licenciamento e o emplacamento. O registro é exigível a máquinas produzidos a partir de 1° de janeiro de 2016.
A norma jurídica também autoriza os tratoristas a trabalhar por doze horas seguidas, conforme trata o art. 235-C do Decreto-Lei n° 5.452, de 1° de maio de 1942: "Art. 235-C. A jornada diária de trabalho do motorista profissional será de 8 (oito) horas, admitindo-se a sua prorrogação por até 2 (duas) horas extraordinárias ou, mediante previsão em convenção ou acordo coletivo, por até 4 (quatro) horas extraordinárias".
Por fim, o texto autoriza a prorrogação do prazo de renegociação das dívidas, vencidas e vincendas, para produtores, associações e cooperativas requererem a negociação das operações com Cédula de Produto Rural (CPR), da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Dessa forma os pedidos de negociação da CPR junto à Conab ficam adiados de 31 de março de 2015 para 31 de dezembro de 2015.
AVALIAçãO - Para o deputado federal Alceu Moreira, um dos principais articuladores do Congresso Nacional junto ao Poder Executivo, a sansão da lei é uma vitória. "Estamos muito contentes, pois esta lei coroa todo o trabalho do setor produtivo, das cooperativas, das frentes parlamentares em prol da solução da questão. Não foi um trabalho fácil, nem rápido, mas estamos todos de parabéns. O Brasil ganha, mais uma vez, pois veículo agrícola é o instrumento de trabalho da família rural", avalia Alceu Moreira.
VETO PRESIDENCIAL - A presidente Dilma Rousseff vetou o artigo que trata da dispensa recolhimento do Seguro Obrigatório (DPVAT) por máquinas agrícolas. Segundo a justificativa, o pagamento do DPVAT é uma medida fundamental para garantir reparos e indenizações de forma rápida a pessoas vítimas do trânsito.
Fonte: Brasil Cooperativo
A nova lei estabelece que as máquinas agrícolas, caso transitem em via pública, ficam sujeitas ao registro único, sem ônus, em cadastro específico do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), dispensados o licenciamento e o emplacamento. O registro é exigível a máquinas produzidos a partir de 1° de janeiro de 2016.
A norma jurídica também autoriza os tratoristas a trabalhar por doze horas seguidas, conforme trata o art. 235-C do Decreto-Lei n° 5.452, de 1° de maio de 1942: "Art. 235-C. A jornada diária de trabalho do motorista profissional será de 8 (oito) horas, admitindo-se a sua prorrogação por até 2 (duas) horas extraordinárias ou, mediante previsão em convenção ou acordo coletivo, por até 4 (quatro) horas extraordinárias".
Por fim, o texto autoriza a prorrogação do prazo de renegociação das dívidas, vencidas e vincendas, para produtores, associações e cooperativas requererem a negociação das operações com Cédula de Produto Rural (CPR), da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Dessa forma os pedidos de negociação da CPR junto à Conab ficam adiados de 31 de março de 2015 para 31 de dezembro de 2015.
AVALIAçãO - Para o deputado federal Alceu Moreira, um dos principais articuladores do Congresso Nacional junto ao Poder Executivo, a sansão da lei é uma vitória. "Estamos muito contentes, pois esta lei coroa todo o trabalho do setor produtivo, das cooperativas, das frentes parlamentares em prol da solução da questão. Não foi um trabalho fácil, nem rápido, mas estamos todos de parabéns. O Brasil ganha, mais uma vez, pois veículo agrícola é o instrumento de trabalho da família rural", avalia Alceu Moreira.
VETO PRESIDENCIAL - A presidente Dilma Rousseff vetou o artigo que trata da dispensa recolhimento do Seguro Obrigatório (DPVAT) por máquinas agrícolas. Segundo a justificativa, o pagamento do DPVAT é uma medida fundamental para garantir reparos e indenizações de forma rápida a pessoas vítimas do trânsito.
Fonte: Brasil Cooperativo
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Em reconhecimento à sua contribuição ao desenvolvimento econômico e social de Pedro Afonso e região, a Coapa - Coopeerativa Agroindustrial do Tocantins foi homenageada em sessão solene realizada na manhã desta terça-feira, 30, na Câmara Municipal de Pedro Afonso. A instituição completou 17 de fundação no sábado, 27 de junho.
Na ocasião, foi entregue uma moção de aplausos proposta, no início da segunda quinzena deste mês, pela vereadora Lili Benício, e aprovada por unanimidade dos vereadores da Casa de Leis.
Lili Benício destacou que a moção de aplausos é justa e reconhece o trabalho de homens e mulheres pioneiros que ao longo de 17 anos contribuem para o desenvolvimento socioeconômico de Pedro Afonso e região. "Muitos vieram de longe e adotaram Pedro Afonso como sua terra. Aqui fincaram raízes, constituíram famílias e ajudam nosso município a crescer. Hoje a Coapa é conhecida nacionalmente e leva o nome de Pedro Afonso para outros estados do Brasil", disse a vereadora. Ela ainda enfatizou o trabalho social desenvolvido pela cooperativa em projetos importantes, entre eles, a construção de praças ecológicas em vários municípios e a campanha em prol da APAE de Pedro Afonso.
Para o vereador Salim Bucar, a população de Pedro Afonso deve agradecer muito à Coapa. "Cada cooperado merece esse reconhecimento", comentou.
"Os produtores foram guerreiros, acreditaram nas potencialidades de Pedro Afonso, geraram empregos e ainda contribuíram na qualificação da mão de obra de muitos jovens", lembrou o vereador Coelho.
O presidente da Coapa, Ricardo Khouri, fez questão de agradecer a homenagem da Câmara de Pedro Afonso e enfatizou que desde a sua criação em 1998, a cooperativa sempre fez contribuiu com a cidade, através da geração de emprego e renda, e ainda nas questões sociais.
O grupo da Coapa que participou do evento solene ainda contou com a participação do vice-presidente, Moacir Catabriga; do 1° secretário Luiz Gilberto Ramos; dos conselheiros José Francisco Amaral, Evanis Roberto Lopes, Alberto Mazzola e Walter de Souza Oliveira; do superintendente José Rander Lopes, além de cooperados e colaboradores da cooperativa.
Na ocasião, foi entregue uma moção de aplausos proposta, no início da segunda quinzena deste mês, pela vereadora Lili Benício, e aprovada por unanimidade dos vereadores da Casa de Leis.
Lili Benício destacou que a moção de aplausos é justa e reconhece o trabalho de homens e mulheres pioneiros que ao longo de 17 anos contribuem para o desenvolvimento socioeconômico de Pedro Afonso e região. "Muitos vieram de longe e adotaram Pedro Afonso como sua terra. Aqui fincaram raízes, constituíram famílias e ajudam nosso município a crescer. Hoje a Coapa é conhecida nacionalmente e leva o nome de Pedro Afonso para outros estados do Brasil", disse a vereadora. Ela ainda enfatizou o trabalho social desenvolvido pela cooperativa em projetos importantes, entre eles, a construção de praças ecológicas em vários municípios e a campanha em prol da APAE de Pedro Afonso.
Para o vereador Salim Bucar, a população de Pedro Afonso deve agradecer muito à Coapa. "Cada cooperado merece esse reconhecimento", comentou.
"Os produtores foram guerreiros, acreditaram nas potencialidades de Pedro Afonso, geraram empregos e ainda contribuíram na qualificação da mão de obra de muitos jovens", lembrou o vereador Coelho.
O presidente da Coapa, Ricardo Khouri, fez questão de agradecer a homenagem da Câmara de Pedro Afonso e enfatizou que desde a sua criação em 1998, a cooperativa sempre fez contribuiu com a cidade, através da geração de emprego e renda, e ainda nas questões sociais.
O grupo da Coapa que participou do evento solene ainda contou com a participação do vice-presidente, Moacir Catabriga; do 1° secretário Luiz Gilberto Ramos; dos conselheiros José Francisco Amaral, Evanis Roberto Lopes, Alberto Mazzola e Walter de Souza Oliveira; do superintendente José Rander Lopes, além de cooperados e colaboradores da cooperativa.
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A Unimed Araguaína e as cooperativas Sicoob UniCentrobrasileira, Sicoob Credipar, Cmear, Vallecoop, Cooperlota e Coopermoto se uniram e anteciparam as celebrações deste ano do Dia C - Dia de Cooperar, a grande mobilização social do cooperativismo brasileiro que acontecerá no dia 4 de julho. Colocando em prática dois princípios básicos do cooperativismo - a intercooperação e o interesse pela comunidade-, no dia 20 de junho, as cooperativas araguainenses realizaram uma série de atividades que beneficiaram cerca de 700 crianças, adolescentes, adultos e idosos.
O Dia C em Araguaína aconteceu na Escola Municipal Tereza Hilário Ribeiro e a programação incluiu ações na área da saúde, como a aferição de pressão arterial e teste de glicemia; atividades esportivas, aulas de caratê; palestras sobre a prevenção do uso de drogas e cuidados no trânsito. Teve ainda muita diversão e a distribuição de picolés, algodão doce, pipoca, refrigerante e lanches.
O público também pôde participar de aulas de pintura, dança e penteados, oferecidas por colaboradores voluntários das cooperativas. O presidente da Unimed Araguaína, Luiz Carlos de Oliveira; a gerente administrativa Valdirene Vieira; a superintendente do Sistema OCB/Sescoop-TO, Maria José Andrade Leão de Oliveira; e a diretora da escola, Maria Aparecida, acompanharam todo o trabalho.
Esse é o terceiro ano consecutivo que a Unimed Araguaína participa do Dia C. A data foi antecipada porque o público-alvo das cooperativas de Araguaína era formado, principalmente, por estudantes e professores, que já estarão em período de férias na próxima semana. Em todo o País, o Dia C-2015 vai envolver cerca de 900 cooperativas de 26 Estados. O objetivo é estimular a integração das ações voluntárias do setor cooperativista.
O Dia C em Araguaína aconteceu na Escola Municipal Tereza Hilário Ribeiro e a programação incluiu ações na área da saúde, como a aferição de pressão arterial e teste de glicemia; atividades esportivas, aulas de caratê; palestras sobre a prevenção do uso de drogas e cuidados no trânsito. Teve ainda muita diversão e a distribuição de picolés, algodão doce, pipoca, refrigerante e lanches.
O público também pôde participar de aulas de pintura, dança e penteados, oferecidas por colaboradores voluntários das cooperativas. O presidente da Unimed Araguaína, Luiz Carlos de Oliveira; a gerente administrativa Valdirene Vieira; a superintendente do Sistema OCB/Sescoop-TO, Maria José Andrade Leão de Oliveira; e a diretora da escola, Maria Aparecida, acompanharam todo o trabalho.
Esse é o terceiro ano consecutivo que a Unimed Araguaína participa do Dia C. A data foi antecipada porque o público-alvo das cooperativas de Araguaína era formado, principalmente, por estudantes e professores, que já estarão em período de férias na próxima semana. Em todo o País, o Dia C-2015 vai envolver cerca de 900 cooperativas de 26 Estados. O objetivo é estimular a integração das ações voluntárias do setor cooperativista.

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Uma ação que desperta a consciência de ajudar ao próximo. Assim é o Dia de Cooperar, mais conhecido como Dia C. Com atividades de voluntariado, o evento é realizado por cooperativas de todo Brasil. Em Pedro Afonso (TO), a edição de 2015 começou nesta terça-feira, 23 de junho, com duas atividades: a "Manhã Feliz na APAE" e o plantio de mudas na Praça Ecológica Campus IFTO.
O trabalho foi realizado pela Coed (Cooperativa de Educadores de Pedro Afonso), Coapa (Cooperativa Agroindustrial do Tocantins) e Sicredi.
Na APAE, além de alunos e educadores também foram atendidos 54 alunos da 5ª série da Escola Municipal Jandevam. Na programação pinturas faciais, pescaria, apresentações culturais e lanche.
O momento festivo também foi uma oportunidade para contribuir na construção do espaço multifuncional da APAE com dinheiro ou materiais de construção para o telhado.
Visivelmente emocionada, Aldenora Pires de Campos, presidente da instituição que atualmente atende 153 alunos, agradeceu o apoio dos voluntários e demais pessoas da comunidade. "O Dia C é amor, é doar. Todos que participam sabem que quando fazemos o bem, todos ganham", afirmou. A educadora disse ainda que são necessários R$ 43 mil para a conclusão do espaço multiuso e de quatro salas para atividades diversas.
"Todos os voluntários e doadores que ajudam na campanha do Dia C têm a mesma importância aos olhos do nosso pai celestial, disse Ricardo Khouri, presidente da Coapa e do Sistema OCB/Sescoop-TO.
Consciência ambiental
Ainda na manhã desta terça-feira, alunos e professores da Coed realizaram o plantio de mudas na Praça Ecológica Campus IFTO que está sendo construída no trevo de entrada de Pedro Afonso e será inaugurada no próximo dia 4 de julho, quando é comemorado o Dia C em todo país.
O trabalho de cultivo de árvores e flores foi coordenado pelo professor Fabricio Rocha, presidente do grupo Amigos do Meio Ambiente. O educador destacou que a participação das crianças na edificação do novo espaço público, antes usado como depósito de lixo, contribui na formação de nova geração preocupada com a preservação ambiental.
Liliana Cristofari da Silva, gestora da Coed, avaliou positivamente a participação de professores e alunos no Dia C. "Esse tipo de iniciativa ajuda a formar crianças com consciência de fazer o bem, ajudar ao próximo e buscar o melhor para a coletividade", resumiu a pedagoga, aproveitando para anunciar que em agosto, a escola mantida pela Coed, vai ganhar um jardim ecológico construído por alunos e professores em parceria com o grupo Amigos do Meio Ambiente.
Participação
Prestigiaram as primeiras atividades do Dia C em Pedro Afonso a superintendente da OCB/Sescoop-TO, Maria José Leão, a agente de Desenvolvimento Humano da Coapa, Maria Silvana Ramos, além de autoridades civis e militares de Pedro Afonso.
Dia C
O Dia de Cooperar (Dia C) é uma iniciativa de voluntariado, que vem realizando suas atividades com muita propriedade desde 2009, contando com a participação das cooperativas, e consiste na promoção e estímulo à realização de ações voluntárias diversificadas e simultâneas nos estados onde a Campanha se realiza. As ações são definidas e executadas pelas próprias cooperativas e contam com o apoio do Sistema OCB no estado, na capacitação, divulgação e valorização das práticas, por meio de orientações contidas em cartilhas, manuais e outros documentos produzidos e distribuídos aos participantes, reforçados por uma ampla campanha de comunicação, com planos de mídia, recursos de informática e peças publicitárias.


O trabalho foi realizado pela Coed (Cooperativa de Educadores de Pedro Afonso), Coapa (Cooperativa Agroindustrial do Tocantins) e Sicredi.
Na APAE, além de alunos e educadores também foram atendidos 54 alunos da 5ª série da Escola Municipal Jandevam. Na programação pinturas faciais, pescaria, apresentações culturais e lanche.
O momento festivo também foi uma oportunidade para contribuir na construção do espaço multifuncional da APAE com dinheiro ou materiais de construção para o telhado.
Visivelmente emocionada, Aldenora Pires de Campos, presidente da instituição que atualmente atende 153 alunos, agradeceu o apoio dos voluntários e demais pessoas da comunidade. "O Dia C é amor, é doar. Todos que participam sabem que quando fazemos o bem, todos ganham", afirmou. A educadora disse ainda que são necessários R$ 43 mil para a conclusão do espaço multiuso e de quatro salas para atividades diversas.
"Todos os voluntários e doadores que ajudam na campanha do Dia C têm a mesma importância aos olhos do nosso pai celestial, disse Ricardo Khouri, presidente da Coapa e do Sistema OCB/Sescoop-TO.
Consciência ambiental
Ainda na manhã desta terça-feira, alunos e professores da Coed realizaram o plantio de mudas na Praça Ecológica Campus IFTO que está sendo construída no trevo de entrada de Pedro Afonso e será inaugurada no próximo dia 4 de julho, quando é comemorado o Dia C em todo país.
O trabalho de cultivo de árvores e flores foi coordenado pelo professor Fabricio Rocha, presidente do grupo Amigos do Meio Ambiente. O educador destacou que a participação das crianças na edificação do novo espaço público, antes usado como depósito de lixo, contribui na formação de nova geração preocupada com a preservação ambiental.
Liliana Cristofari da Silva, gestora da Coed, avaliou positivamente a participação de professores e alunos no Dia C. "Esse tipo de iniciativa ajuda a formar crianças com consciência de fazer o bem, ajudar ao próximo e buscar o melhor para a coletividade", resumiu a pedagoga, aproveitando para anunciar que em agosto, a escola mantida pela Coed, vai ganhar um jardim ecológico construído por alunos e professores em parceria com o grupo Amigos do Meio Ambiente.
Participação
Prestigiaram as primeiras atividades do Dia C em Pedro Afonso a superintendente da OCB/Sescoop-TO, Maria José Leão, a agente de Desenvolvimento Humano da Coapa, Maria Silvana Ramos, além de autoridades civis e militares de Pedro Afonso.
Dia C
O Dia de Cooperar (Dia C) é uma iniciativa de voluntariado, que vem realizando suas atividades com muita propriedade desde 2009, contando com a participação das cooperativas, e consiste na promoção e estímulo à realização de ações voluntárias diversificadas e simultâneas nos estados onde a Campanha se realiza. As ações são definidas e executadas pelas próprias cooperativas e contam com o apoio do Sistema OCB no estado, na capacitação, divulgação e valorização das práticas, por meio de orientações contidas em cartilhas, manuais e outros documentos produzidos e distribuídos aos participantes, reforçados por uma ampla campanha de comunicação, com planos de mídia, recursos de informática e peças publicitárias.




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O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Tocantins - SESCOOP/TO, CNPJ 07.330.977/0001-16, com sede à Avenida JK, Quadra 110 Norte, Lote 11, CEP: 77.006-130, Palmas/TO, por intermédio do Pregoeiro e Comissão Permanente de Licitação, designados pela Portaria SESCOOP/TO no 01/2014 de 13 de janeiro de 2014, nos termos do Regulamento de Licitações e Contratos do Sescoop, aprovado pela Resolução No. 850, de 28 de fevereiro de 2012, disponíveis no site www.ocbto.coop.br torna público a realização de LICITAçãO, na modalidade de Pregão na forma Presencial, do tipo Menor Preço por taxa, regida por este edital e seus anexos, em sessão pública, às 09h do dia 01 de julho de 2015.
EDITAL DO PREGãO PRESENCIAL N° 04/2015
RETIFICAçãO 01 AO EDITAL DO PREGãO PRESENCIAL N° 04/2015
QUESTIONAMENTO 01 AO EDITAL DO PREGãO PRESENCIAL N° 04/2015
ATA DO PREGãO PRESENCIAL N° 04/2015
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No último dia 11, cooperados e colaboradores do SICOOB CREDIPAR e comunidade de Divinópolis justaram forças em ação voluntária, para beneficiar alunos de Escola Municipal Jose Ribamar Barbosa, com a instalação de ar condicionado.
Foi organizada uma festa junina que aconteceu no setor Sol Nascente, em frente à Escola.
Segundo o gerente do PA SICOOB, Raimundo Nonato; vários cooperados se juntaram e além de ajudar com os brindes e ajuda em dinheiro, eles ainda arremataram frangos que passaram de R$100,00 cada.
Cerca de 400 pessoas estiveram presente do local e deixaram suas contribuições de alguma forma.
Foi organizada uma festa junina que aconteceu no setor Sol Nascente, em frente à Escola.
Segundo o gerente do PA SICOOB, Raimundo Nonato; vários cooperados se juntaram e além de ajudar com os brindes e ajuda em dinheiro, eles ainda arremataram frangos que passaram de R$100,00 cada.
Cerca de 400 pessoas estiveram presente do local e deixaram suas contribuições de alguma forma.
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No 8° Dia do Leite, produtores do leite de Araguaina participam de palestra com o tema "Cooperativismo para sua vida e seu negócio", com o sr. Pedro Rodrigues Silveira - analista técnico da OCB Nacional.
O objetivo é sensibilizar os produtores sobre a importância do cooperativismo no desenvolvimento do setor leiteiro na região.
Representando o Sistema OCB/SESCOOP-TO, esteve presente o sr. Gilberto Moraes, conselheiro da OCB/TO.
A palestra acontece neste momento no Sindicato Rural de Araguaina/TO, e teve inicio às 10h dessa manhã de sexta-feira (12).
O objetivo é sensibilizar os produtores sobre a importância do cooperativismo no desenvolvimento do setor leiteiro na região.
Representando o Sistema OCB/SESCOOP-TO, esteve presente o sr. Gilberto Moraes, conselheiro da OCB/TO.
A palestra acontece neste momento no Sindicato Rural de Araguaina/TO, e teve inicio às 10h dessa manhã de sexta-feira (12).
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O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Tocantins convoca o 2° (segundo) colocado, aprovado no Processo Seletivo n° 01/2015.
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Convocação n° 02/2015 Processo Seletivo 01/2015
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Convocação n° 02/2015 Processo Seletivo 01/2015
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Com foco no aprimoramento da gestão de cooperativas por meio da evolução comportamental e qualificação dos dirigentes, gerentes, conselheiros fiscais, cooperados e colaboradores, foi realizado no sábado, 29 de junho, o primeiro módulo do Programa de Formação de Dirigentes e Gestores de Cooperativas (Formacoop).
Todos os módulos serão ministrados no auditório da Coapa, em Pedro Afonso (TO).
Participaram 40 alunos membros da Coapa, Coed e do Sicredi.
A capacitação é oferecida pelo Sescoop/TO.
Com carga horária total de 48 horas, o curso é dividido em seis módulos e pretende, também, fazer com que os participantes compreendam melhor as suas funções e, assim, entendam a importância do seu papel dentro da cooperativa. Será emitida certificação para os alunos que concluírem o curso.
O primeiro módulo teve o tema "Fundamentos Básicos do Cooperativismo" e foi ministrado pelo consultor Leoney Miranda.
Colaboradora da Coapa há dois anos, Adriele Rodrigues avaliou positivamente o início do curso e gostou das orientações transmitidas pelo instrutor. "Chamou atenção os exemplos práticos que o professor passou e que podem ser aplicados no nosso ambiente de trabalho. Destaque para a necessidade de sermos parceiros de nossos colegas e trabalharmos em equipe", relatou a assistente de recursos humanos.
O próximo módulo será realizado no próximo dia 20 de junho
Cronograma do curso:
Módulo 1 - 30/05 - Fundamentos Básicos do Cooperativismo
Módulo 2 - 20/06 - Relação Interpessoal e Trabalho em Equipe
Módulo 3 - 22/08 - ética, Etiqueta e Marketing Profissional
Módulo 4 - 19/09 - Mediação e Gestão de Conflitos
Módulo 5 - 17/10 - Comunicação Organizacional
Módulo 6 - 21/11 - Administração do Tempo
Todos os módulos serão ministrados no auditório da Coapa, em Pedro Afonso (TO).
Participaram 40 alunos membros da Coapa, Coed e do Sicredi.
A capacitação é oferecida pelo Sescoop/TO.
Com carga horária total de 48 horas, o curso é dividido em seis módulos e pretende, também, fazer com que os participantes compreendam melhor as suas funções e, assim, entendam a importância do seu papel dentro da cooperativa. Será emitida certificação para os alunos que concluírem o curso.
O primeiro módulo teve o tema "Fundamentos Básicos do Cooperativismo" e foi ministrado pelo consultor Leoney Miranda.
Colaboradora da Coapa há dois anos, Adriele Rodrigues avaliou positivamente o início do curso e gostou das orientações transmitidas pelo instrutor. "Chamou atenção os exemplos práticos que o professor passou e que podem ser aplicados no nosso ambiente de trabalho. Destaque para a necessidade de sermos parceiros de nossos colegas e trabalharmos em equipe", relatou a assistente de recursos humanos.
O próximo módulo será realizado no próximo dia 20 de junho
Cronograma do curso:
Módulo 1 - 30/05 - Fundamentos Básicos do Cooperativismo
Módulo 2 - 20/06 - Relação Interpessoal e Trabalho em Equipe
Módulo 3 - 22/08 - ética, Etiqueta e Marketing Profissional
Módulo 4 - 19/09 - Mediação e Gestão de Conflitos
Módulo 5 - 17/10 - Comunicação Organizacional
Módulo 6 - 21/11 - Administração do Tempo
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Cargo/Função: Analista de Operações: O SESCOOP/TO torna público, a realização de Processo Seletivo, para selecionar candidato(s), sendo uma vaga de imediato para o cargo/função Analista de operações e demais para Cadastro de Reserva para os cargos/funções: Analista de Operações e Analista Contador - nível superior, salário R$ 2.192,96. Benefícios concedidos: Vale transporte, plano de saúde co-participativo, auxílio alimentação de R$720,00/mês e seguro de vida em grupo.
As inscrições poderão ser feitas SOMENTE pela internet no período das 8h00 do dia 30/04/15 às 23h59 do dia 10/05/2015
EDITAL DE ABERTURA

Formulário de Inscrição
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Resultado 1ª Etapa
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CARTãO RESPOSTA: Cargo/Função: Analista de Operações
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CARTãO RESPOSTA: Cargo/Função: Analista Contador
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RESULTADO 2ª ETAPA - Avaliação de Conhecimentos
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RESULTADO FINAL
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Convocação n° 01/2015 do Processo Seletivo 02/2015
As inscrições poderão ser feitas SOMENTE pela internet no período das 8h00 do dia 30/04/15 às 23h59 do dia 10/05/2015
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EDITAL DE ABERTURA

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RESULTADO FINAL
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Convocação n° 01/2015 do Processo Seletivo 02/2015
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As estratégias e técnicas de Negociação vêm auxiliando milhares de executivos e organizações na busca de mais eficiência na hora da tomada da decisão em algum tema onde as opiniões são contrárias e contraditórias. Por isso mesmo é importante que ao negociar devêssemos tomar cuidado com erros que às vezes acontecem por pura falta de atenção ou excesso de confiança, prejudicando o resultado final. Focado nesta necessidade, e, dando sequência ao Projeto de Gestão Empresarial das Cooperativas Tocantinenses (Gescoop), fomos convidados para coordenar o décimo e último módulo desta iniciativa de desenvolvimento. Estiveram presente ao seminário de dois dias, dirigentes, cooperados e colaboradores das cooperativas do estado de Tocantins, mais precisamente, de Palmas e Araguaína, onde foram sediadas as aulas.
O estado de Tocantins tem uma vocação muito forte para a pecuária, mas, nos últimos anos cresce o desenvolvimento da agricultura, principalmente, soja e seringueira. Desta forma as necessidades de lançar mão de uma metodologia mais estruturada para encaminhar a decisão nos negócios foi muito bem aceita pois existiam muitas dúvidas sobre este tema, em especial, focado em duas dificuldades: não planejar adequada e previamente os passos a serem dados em qualquer negociação, bem como, ter uma crença de que a improvisação e o jogo de cintura natural do brasileiro resolvem todos os problemas.
Nas expectativas e necessidades dos participantes identificadas no início dos trabalhos percebemos que a atenção precisaria focar muito nos procedimentos eficazes da negociação; dos erros a evitar; da necessidade de explicitar bem claro qual o objetivo da negociação; que o processo é um relacionamento, e, como tal, deve ser uma relação duradoura, mutuamente vantajosa para as partes; de muita confiança; e, que devemos ter o controle das emoções e dos sentimentos em todos os momentos. Falamos do tripé básico: poder, informação e tempo. Explicamos detalhadamente os dois tipos de negociação que são usados, como também, as três fases básicas (programação prévia; negociação propriamente dita que vai da abertura ao fechamento do acordo; e, controle e avaliação). E, para encerramento discorremos sobre as principais técnicas e táticas que os negociadores usam para desestabilizar seus adversários. Durante os dois dias busquei deixar bem claro a prática da negociação mostrando aos participantes as principais ferramentas que eles podem colocar em uso imediatamente.
Se juntarmos aprimoramentos incrementais na estratégia e no modelo do negócio, na tecnologia de processos, e, principalmente, no tomada de decisão, o desfecho de cada negociação acontecerá no modelo ganha-ganha, e, as oportunidades futuras de novos embates será saudável.
Matéria publicada em: http://ecastroconsulting.blogspot.com.br
O estado de Tocantins tem uma vocação muito forte para a pecuária, mas, nos últimos anos cresce o desenvolvimento da agricultura, principalmente, soja e seringueira. Desta forma as necessidades de lançar mão de uma metodologia mais estruturada para encaminhar a decisão nos negócios foi muito bem aceita pois existiam muitas dúvidas sobre este tema, em especial, focado em duas dificuldades: não planejar adequada e previamente os passos a serem dados em qualquer negociação, bem como, ter uma crença de que a improvisação e o jogo de cintura natural do brasileiro resolvem todos os problemas.
Nas expectativas e necessidades dos participantes identificadas no início dos trabalhos percebemos que a atenção precisaria focar muito nos procedimentos eficazes da negociação; dos erros a evitar; da necessidade de explicitar bem claro qual o objetivo da negociação; que o processo é um relacionamento, e, como tal, deve ser uma relação duradoura, mutuamente vantajosa para as partes; de muita confiança; e, que devemos ter o controle das emoções e dos sentimentos em todos os momentos. Falamos do tripé básico: poder, informação e tempo. Explicamos detalhadamente os dois tipos de negociação que são usados, como também, as três fases básicas (programação prévia; negociação propriamente dita que vai da abertura ao fechamento do acordo; e, controle e avaliação). E, para encerramento discorremos sobre as principais técnicas e táticas que os negociadores usam para desestabilizar seus adversários. Durante os dois dias busquei deixar bem claro a prática da negociação mostrando aos participantes as principais ferramentas que eles podem colocar em uso imediatamente.
Se juntarmos aprimoramentos incrementais na estratégia e no modelo do negócio, na tecnologia de processos, e, principalmente, no tomada de decisão, o desfecho de cada negociação acontecerá no modelo ganha-ganha, e, as oportunidades futuras de novos embates será saudável.
Matéria publicada em: http://ecastroconsulting.blogspot.com.br
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A Coapa - Cooperativa Agroindustrial do Tocantins chega ao final de mais uma safra de soja com resultados positivos. Na Safra 2015/2015, seu armazém em Pedro Afonso recebeu 81.587.150 toneladas, sendo que 70% foram entregues por produtores cooperados. O número alcançado é bem superior à meta prevista: 70 mil toneladas.
A recepção começou no último dia 19 de janeiro e terminou nesta semana. O volume foi transportado por 2.871caminhões.
Os grãos foram entregues por 107 produtores, cooperados e não associados, de 13 municípios - Bom Jesus do Tocantins, Centenário, Fortaleza do Tabocão, Guaraí, Itacajá, Miracema do Tocantins, Miranorte, Pedro Afonso, Recursolândia, Rio dos Bois, Rio Sono, Santa Maria do Tocantins e Tupirama.
Em março foram recebidas 48.728,730 toneladas da oleaginosa, maior volume já recepcionado em um único mês desde a criação da Coapa, conforme informou o supervisor administrativo operacional, Michel Douglas Ramos da Silva.
Maioria da produção já comercializada
Segundo o gerente comercial da Coapa, Nelzivan Carvalho Neves, 75% da soja produzida na Safra 2014/2015 já foi vendida, a maior parte para atender o mercado asiático. "O clima favorável e a excelente produtividade devem possibilitar boa lucratividade aos sojicultores", explicou o gerente, lembrando que em média a saca de 60 quilos foi comercializada pelo valor de R$ 57,10.
Investimentos e fidelização
O superintende da cooperativa, José Rander Lopes, destacou que o planejamento e o investimento de R$ 1,5 milhão em melhorias no armazém agilizaram os processos operacionais, desde a recepção até a expedição dos grãos. Ainda destacou que nesta safra aumentou consideravelmente a concentração dos negócios dos associados com a cooperativa, por ela conseguir melhores preços para fechar negócios com as traidings que atuam na exportação de grãos.
"Também dobramos o volume de insumos comercializados com cooperados o que mostra o comprometimento do associado com sua cooperativa. Também passamos a contar com sete novos cooperados em nosso quadro social vindos do Paraná e que se instalaram em Santa Maria e Centenário. Isso mostra a credibilidade da Coapa", ressaltou José Rander, chamando atenção ainda para o fato de não ter ocorrido nenhum acidente durante o recebimento dos grãos.
O presidente da Coapa, Ricardo Khouri, também comemora os resultados da Safra 2014/2015. "Apesar de ter havido problemas na estrutura de alguns silos, a Coapa agiu rápido, investiu e não foi comprometido o recebimento da safra. A perspectiva para a próxima safra é de um armazém mais estruturado devido aos investimentos na reforma e adequações", afirmou. .
Khouri também lembrou que o produtor está otimista com o plantio da Safrinha de Milho e Sorgo. "O agricultor tem várias opções de variedades de milho e sorgo, e as condições climáticas são favoráveis. Com isso, a expectativa é que a produtividade supere o ano anterior, e os lucros também aumentem", explicou o dirigente cooperativista.
Safrinha
A meta do armazém da Coapa para a Safrinha 2015 é recepcionar 10 mil toneladas de milho e 4 mil toneladas de sorgo
A recepção começou no último dia 19 de janeiro e terminou nesta semana. O volume foi transportado por 2.871caminhões.
Os grãos foram entregues por 107 produtores, cooperados e não associados, de 13 municípios - Bom Jesus do Tocantins, Centenário, Fortaleza do Tabocão, Guaraí, Itacajá, Miracema do Tocantins, Miranorte, Pedro Afonso, Recursolândia, Rio dos Bois, Rio Sono, Santa Maria do Tocantins e Tupirama.
Em março foram recebidas 48.728,730 toneladas da oleaginosa, maior volume já recepcionado em um único mês desde a criação da Coapa, conforme informou o supervisor administrativo operacional, Michel Douglas Ramos da Silva.
Maioria da produção já comercializada
Segundo o gerente comercial da Coapa, Nelzivan Carvalho Neves, 75% da soja produzida na Safra 2014/2015 já foi vendida, a maior parte para atender o mercado asiático. "O clima favorável e a excelente produtividade devem possibilitar boa lucratividade aos sojicultores", explicou o gerente, lembrando que em média a saca de 60 quilos foi comercializada pelo valor de R$ 57,10.
Investimentos e fidelização
O superintende da cooperativa, José Rander Lopes, destacou que o planejamento e o investimento de R$ 1,5 milhão em melhorias no armazém agilizaram os processos operacionais, desde a recepção até a expedição dos grãos. Ainda destacou que nesta safra aumentou consideravelmente a concentração dos negócios dos associados com a cooperativa, por ela conseguir melhores preços para fechar negócios com as traidings que atuam na exportação de grãos.
"Também dobramos o volume de insumos comercializados com cooperados o que mostra o comprometimento do associado com sua cooperativa. Também passamos a contar com sete novos cooperados em nosso quadro social vindos do Paraná e que se instalaram em Santa Maria e Centenário. Isso mostra a credibilidade da Coapa", ressaltou José Rander, chamando atenção ainda para o fato de não ter ocorrido nenhum acidente durante o recebimento dos grãos.
O presidente da Coapa, Ricardo Khouri, também comemora os resultados da Safra 2014/2015. "Apesar de ter havido problemas na estrutura de alguns silos, a Coapa agiu rápido, investiu e não foi comprometido o recebimento da safra. A perspectiva para a próxima safra é de um armazém mais estruturado devido aos investimentos na reforma e adequações", afirmou. .
Khouri também lembrou que o produtor está otimista com o plantio da Safrinha de Milho e Sorgo. "O agricultor tem várias opções de variedades de milho e sorgo, e as condições climáticas são favoráveis. Com isso, a expectativa é que a produtividade supere o ano anterior, e os lucros também aumentem", explicou o dirigente cooperativista.
Safrinha
A meta do armazém da Coapa para a Safrinha 2015 é recepcionar 10 mil toneladas de milho e 4 mil toneladas de sorgo
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Clique aqui para ler na íntegra essa e outras matérias sobre o Dia de Cooperar 2015.
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Os médicos cooperados da Unimed Araguaína já estão recebendo os novos jalecos que a cooperativa mandou confeccionar. Os jalecos estão sendo entregues na Casa do Cooperado. O diretor de Mercado e médico cooperado, Renato Borges Azevedo, já recebeu seu jaleco personalizado, que foi entregue pela gerente Administrativa, Valdirene Carvalho Santos.
Além dos jalecos, a Unimed Araguaína também oferece aos cooperados blocos de receituários e de atestados médicos. Os interessados devem procurar a Casa do Cooperado, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, na sede da Unimed Araguaína. As solicitações também podem ser feitas pelo telefone (63) 3411-8613 ou pelo e-mailEste endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .
Além dos jalecos, a Unimed Araguaína também oferece aos cooperados blocos de receituários e de atestados médicos. Os interessados devem procurar a Casa do Cooperado, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, na sede da Unimed Araguaína. As solicitações também podem ser feitas pelo telefone (63) 3411-8613 ou pelo e-mail
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O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Tocantins - SESCOOP/TO, CNPJ 07.330.977/0001-16, com sede à Avenida JK, Quadra 110 Norte, Lote 11, CEP: 77.006-130, Palmas/TO, por intermédio do Pregoeiro e Comissão Permanente de Licitação, designados pela Portaria SESCOOP/TO no 01/2014 de 13 de janeiro de 2014, nos termos do Regulamento de Licitações e Contratos do Sescoop, aprovado pela Resolução No. 850, de 28 de fevereiro de 2012, disponíveis no site www.ocbto.coop.br torna público a realização de LICITAçãO, na modalidade de Pregão para Registro de Preço na forma Presencial, do tipo Menor Preço por lote, regida por este edital e seus anexos, em sessão pública, às 15h do dia 23 de abril de 2015.
Segue Edital anexo.
EDITAL PREGãO PRESENCIAL PARA REGISTRO DE PREçO N°03/2015
Segue Edital anexo.
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O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Tocantins - SESCOOP/TO, CNPJ 07.330.977/0001-16, com sede à Avenida JK, Quadra 110 Norte, Lote 11, CEP: 77.006-130, Palmas/TO, por intermédio do Pregoeiro e Comissão Permanente de Licitação, designados pela Portaria SESCOOP/TO no 01/2014 de 13 de janeiro de 2014, nos termos do Regulamento de Licitações e Contratos do Sescoop, aprovado pela Resolução No. 850, de 28 de fevereiro de 2012, disponíveis no site www.ocbto.coop.br torna público a realização de LICITAçãO, na modalidade de Pregão para Registro de Preço na forma Presencial, do tipo Menor Preço por lote, regida por este edital e seus anexos, em sessão pública, às 15h do dia 24 de abril de 2015.
Segue Edital anexo.
EDITAL PREGãO PRESENCIAL PARA REGISTRO DE PREçO N°02/2015
ATA DO PREçãO PRESENCIAL PARA REGISTRO DE PREçO N° 02/2015
Segue Edital anexo.
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