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Membros do Fórum Permanente criado pelas Organizações das Cooperativas Brasileiras dos Estados da região Centro-Oeste estão em Goiânia. A finalidade da visita técnica é conhecer as ações e programas das unidades estaduais, para captar as melhores experiências e até o final deste ano, desenvolver um projeto comum entre todas as unidades do Centro-Oeste, Distrito Federal e Tocantins. Estão em Goiânia, a superintendente do Sistema OCB/SESCOOP-GO e anfitriã Valéria Mendes, o superintendente do Sistema OCB/MT, Adair Mazzotti e a superintendente do Sistema OCB/TO, Maria José Andrade de Leão Oliveira.
O Fórum Permanente foi criado no mês de agosto em reunião ocorrida em Brasília, desde então já houve um encontro no Mato Grosso e este em Goiás é o segundo. O próximo será nos dias 26 e 27 de outubro em Mato Grosso do Sul. A meta dos superintendentes e técnicos é o compartilhamento de programas e soluções que facilitem o alinhamento do planejamento operacional vinculado com os objetivos estratégicos previstos pela OCB Nacional. De acordo com a superintendente do Sistema OCB/SESCOOP-GO, Valéria Mendes, a expectativa é de que ao final das reuniões seja formatado um sexto modelo de programa, que agregue contribuições de cada unidade e que contenha soluções comuns que possam ser utilizado por todos, respeitando as características de cada Estado.
A superintendente do Sistema OCB/TO, Maria José Andrade de Leão Oliveira, explica que esta é a melhor iniciativa já feita, "pois dá oportunidade de todos verem na prática o que as unidades estaduais estão fazendo e como melhorar nossos processos". Segundo ela, que trabalha no Sistema do Estado mais jovem do Brasil, é possível aproveitar muito desses encontros e mudar bastante a maneira de fazer as coisas tanto nas áreas meio e fim.
O superintendente do Sistema OCB/MT, Adair Mazzotti, diz que está anotando e avaliando as boas práticas de Goiás. O Sistema OCB/SESCOOP-MT foi o primeiro a ser visitado pela equipe de superintendentes e gerentes. Lá eles conheceram parte do sistema de informação (SI) que já está em fase de implementação e vai começar a ser operado em 2016. O SI é uma plataforma de gestão de planejamento integrado que vai concentrar todas as etapas de um processo, desde a concepção até a finalização. De acordo com Mazzotti, depois de pronto o software será partilhado com as outras unidades do Centro-Oeste, o que potencializará o uso do recurso.
Fonte: Goias Cooperativo
O Fórum Permanente foi criado no mês de agosto em reunião ocorrida em Brasília, desde então já houve um encontro no Mato Grosso e este em Goiás é o segundo. O próximo será nos dias 26 e 27 de outubro em Mato Grosso do Sul. A meta dos superintendentes e técnicos é o compartilhamento de programas e soluções que facilitem o alinhamento do planejamento operacional vinculado com os objetivos estratégicos previstos pela OCB Nacional. De acordo com a superintendente do Sistema OCB/SESCOOP-GO, Valéria Mendes, a expectativa é de que ao final das reuniões seja formatado um sexto modelo de programa, que agregue contribuições de cada unidade e que contenha soluções comuns que possam ser utilizado por todos, respeitando as características de cada Estado.
A superintendente do Sistema OCB/TO, Maria José Andrade de Leão Oliveira, explica que esta é a melhor iniciativa já feita, "pois dá oportunidade de todos verem na prática o que as unidades estaduais estão fazendo e como melhorar nossos processos". Segundo ela, que trabalha no Sistema do Estado mais jovem do Brasil, é possível aproveitar muito desses encontros e mudar bastante a maneira de fazer as coisas tanto nas áreas meio e fim.
O superintendente do Sistema OCB/MT, Adair Mazzotti, diz que está anotando e avaliando as boas práticas de Goiás. O Sistema OCB/SESCOOP-MT foi o primeiro a ser visitado pela equipe de superintendentes e gerentes. Lá eles conheceram parte do sistema de informação (SI) que já está em fase de implementação e vai começar a ser operado em 2016. O SI é uma plataforma de gestão de planejamento integrado que vai concentrar todas as etapas de um processo, desde a concepção até a finalização. De acordo com Mazzotti, depois de pronto o software será partilhado com as outras unidades do Centro-Oeste, o que potencializará o uso do recurso.
Fonte: Goias Cooperativo
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Brasília (13/10) - O Sicoob UniCentro Brasileira, cooperativa de crédito goiana, comemora logo mais, às 19h30, a marca histórica de R$ 1 bilhão em ativos, o que a coloca como maior instituição financeira de Goiás. A cerimônia contará com a presença de associados, lideranças empresariais e autoridades políticas como o governador do estado goiano, Marconi Perillo. Os presidentes do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, e do Sistema OCB/GO, Joaquim Guilherme, também confirmaram suas presenças no evento.
O Sicoob UniCentro Brasileira é uma cooperativa de crédito fundada há 23 anos, então ligada apenas à área de saúde e com a marca Unicred. Atualmente, a cooperativa integra ao sistema Sicoob e conta com 14 agências e mais de 250 colaboradores. Mais de 13 mil associados integram ao Sicoob UniCentro Brasileira nos estados de Goiás, Tocantins e no Distrito Federal, e, no ano passado, dividiram mais de R$ 45 milhões de sobras.
O objetivo da cooperativa é administrar os recursos financeiros dos associados, proporcionando maior rentabilidade. A instituição expandiu seus investimentos nos últimos anos em pessoal, reformas e ampliações das agências e da sede - que foi ampliada em 150%, além de investir em tecnologia para beneficiar o associado.
Entre as vantagens do sistema cooperativo, como destaca o presidente da cooperativa, Clidenor Gomes Filho, estão o atendimento personalizado; a divisão das sobras (resultados) com todos associados; cada um tem direito a um voto, decidindo o rumo da instituição; as taxas, tarifas e juros adequados ao perfil e menores que no mercado; os produtos desenvolvidos para atender à necessidade dos associados, com mais de 30 linhas de crédito; a atenção com o futuro do associado, entre outras.
Fonte: http://www.ocb.org.br
O Sicoob UniCentro Brasileira é uma cooperativa de crédito fundada há 23 anos, então ligada apenas à área de saúde e com a marca Unicred. Atualmente, a cooperativa integra ao sistema Sicoob e conta com 14 agências e mais de 250 colaboradores. Mais de 13 mil associados integram ao Sicoob UniCentro Brasileira nos estados de Goiás, Tocantins e no Distrito Federal, e, no ano passado, dividiram mais de R$ 45 milhões de sobras.
O objetivo da cooperativa é administrar os recursos financeiros dos associados, proporcionando maior rentabilidade. A instituição expandiu seus investimentos nos últimos anos em pessoal, reformas e ampliações das agências e da sede - que foi ampliada em 150%, além de investir em tecnologia para beneficiar o associado.
Entre as vantagens do sistema cooperativo, como destaca o presidente da cooperativa, Clidenor Gomes Filho, estão o atendimento personalizado; a divisão das sobras (resultados) com todos associados; cada um tem direito a um voto, decidindo o rumo da instituição; as taxas, tarifas e juros adequados ao perfil e menores que no mercado; os produtos desenvolvidos para atender à necessidade dos associados, com mais de 30 linhas de crédito; a atenção com o futuro do associado, entre outras.
Fonte: http://www.ocb.org.br
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Em tempos de instabilidade econômica, planejar as ações é ainda mais imprescindível para qualquer empresa. Pensando nisto, a Coapa (Cooperativa Agroindustrial do Tocantins), com sede em Pedro Afonso (TO), desenvolve o programa de gestão financeira por indicadores.
A meta é revisar os processos das áreas comercial, financeira, armazém e da loja agroveterinária. Para isso, estão sendo executadas medidas que propiciarão maior integração entre todas as unidades da cooperativa.
Com apoio do Sescoop/TO, o trabalho é acompanhado pelo consultor Francisco Damasceno e foi iniciado no início deste mês. Participaram diretores, gerentes e colaboradores.
A primeira etapa contou com mapeamento dos processos, entrevistas com gerentes de unidades e elaboração do fluxograma de cada setor para apontar seus indicadores.
Ainda neste mês e na primeira quinzena de novembro serão realizados novos encontros com o consultor Francisco Damasceno.
Conforme o superintendente da Coapa, José Rander Lopes, que também coordena o programa, todas as medidas serão implantadas até o final deste ano e já fazem parte do trabalho de revisão do planejamento estratégico da cooperativa para 2016. "Vamos identificar e corrigir eventuais falhas. Queremos que todas as unidades trabalhem ainda mais integradas. Com isso, pretendemos reduzir gastos desnecessários e aumentar os resultados da Coapa", explicou José Rander.
A meta é revisar os processos das áreas comercial, financeira, armazém e da loja agroveterinária. Para isso, estão sendo executadas medidas que propiciarão maior integração entre todas as unidades da cooperativa.
Com apoio do Sescoop/TO, o trabalho é acompanhado pelo consultor Francisco Damasceno e foi iniciado no início deste mês. Participaram diretores, gerentes e colaboradores.
A primeira etapa contou com mapeamento dos processos, entrevistas com gerentes de unidades e elaboração do fluxograma de cada setor para apontar seus indicadores.
Ainda neste mês e na primeira quinzena de novembro serão realizados novos encontros com o consultor Francisco Damasceno.
Conforme o superintendente da Coapa, José Rander Lopes, que também coordena o programa, todas as medidas serão implantadas até o final deste ano e já fazem parte do trabalho de revisão do planejamento estratégico da cooperativa para 2016. "Vamos identificar e corrigir eventuais falhas. Queremos que todas as unidades trabalhem ainda mais integradas. Com isso, pretendemos reduzir gastos desnecessários e aumentar os resultados da Coapa", explicou José Rander.
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Quinta-feira, 8 de outubro de 2015 é mais um dia importante na história da Coapa (Cooperativa Agroindustrial do Tocantins). Nesta data foi iniciado o trabalho de implantação da Comissão Juvenil da Coapa, formado por filhos e filhas de cooperados.
Para marcar esse importante momento foi realizada, no auditório da cooperativa em Pedro Afonso, um encontro de sensibilização mediado pelo especialista em cooperativismo, Ney Guimarães, responsável pela formação e criação de 20 turmas de jovens em cooperativas de todo o Brasil.
Com intensa participação de 15 jovens foi definido que em 2016, em datas a serem agendadas, será realizado um projeto-piloto no Tocantins que visa a formação de jovens cooperativistas. A ação conta com apoio do Sescoop/TO (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo) e pretende atender, inicialmente, 30 jovens.
Dividido em seis módulos, o programa busca elevar o interesse do jovem pelo cooperativismo aliando capacitação e informação, com foco, também, na sucessão familiar e continuidade das atividades agropecuárias. A iniciativa ainda busca inserir as novas gerações no dia a dia da cooperativa, para que no futuro o jovem possa se associar e até mesmo se tornar dirigente.
Investindo no futuro
O estudante Eduardo Vieira dos Santos, de 19 anos, vive com a família no distrito de Anajanópolis (Porto Real), na zona rural de Pedro Afonso, onde trabalham com a produção de grãos. Ele participou do encontro e ao final afirmou que pretende integrar a Comissão Juvenil da Coapa. "Gostei muito do que ouvi, quero conhecer mais a cooperativa e fazer parte do grupo de jovens que pode fazer muito pelo futuro da cooperativa", comentou Eduardo.
Com a experiência de trabalhar com a formação de grupos jovens há 12 anos, o professor Ney Guimarães avaliou positivamente o encontro. "Saio feliz, percebi que a moçada entendeu o recado, os olhos estavam brilhando. Vamos ter uma boa turma para ano que vem começar o projeto-piloto no Tocantins, com a Coapa saindo na frente para que outras cooperativas sigam o modelo e invistam na formação da juventude", analisou, complementando: "Quando formamos nossos jovens, estamos trabalhando a sucessão e a perpetuidade da cooperativa. Esse tipo de formação é um investimento que vamos colher os frutos no futuro".
Ney Guimarães ainda destacou que a participação dos jovens nas atividades cooperativistas traz uma nova percepção, pois eles passam a entender o que é uma cooperativa na sua essência, que ela não é apenas balcão de compra e venda. "Uma cooperativa também tem quem olhar para as pessoas. Quando o jovem assimila isso, ele passa a respeitar a cooperativa, a se associar, a se envolver. Com esse envolvimento teremos bons candidatos e candidatas a assumir os Conselhos de Administração e Fiscal e, porque não, no futuro, a presidência da Coapa", disse o especialista.
O presidente da Coapa, Ricardo Khouri, acredita que o trabalho com os jovens contribuíra para solidificar a relação cooperativa/cooperado e suas respectivas famílias, além de difundir de forma sustentável a doutrina cooperativista e sua perpetuação.
Responsável pelo projeto de criação da Comissão Juvenil na Coapa, a assessora de desenvolvimento humano Maria Silvana Ramos comemorou a adesão dos jovens e acredita no surgimento de uma nova geração de cooperativistas.
Além do presidente Ricardo Khouri, também prestigiaram o encontro o vice-presidente Moacir Catabriga; os conselheiros José Edgar de Castro Andrade e Evanis Roberto Lopes, e o analista do Sescoop/TO, Diogo Couto.
Para marcar esse importante momento foi realizada, no auditório da cooperativa em Pedro Afonso, um encontro de sensibilização mediado pelo especialista em cooperativismo, Ney Guimarães, responsável pela formação e criação de 20 turmas de jovens em cooperativas de todo o Brasil.
Com intensa participação de 15 jovens foi definido que em 2016, em datas a serem agendadas, será realizado um projeto-piloto no Tocantins que visa a formação de jovens cooperativistas. A ação conta com apoio do Sescoop/TO (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo) e pretende atender, inicialmente, 30 jovens.
Dividido em seis módulos, o programa busca elevar o interesse do jovem pelo cooperativismo aliando capacitação e informação, com foco, também, na sucessão familiar e continuidade das atividades agropecuárias. A iniciativa ainda busca inserir as novas gerações no dia a dia da cooperativa, para que no futuro o jovem possa se associar e até mesmo se tornar dirigente.
Investindo no futuro
O estudante Eduardo Vieira dos Santos, de 19 anos, vive com a família no distrito de Anajanópolis (Porto Real), na zona rural de Pedro Afonso, onde trabalham com a produção de grãos. Ele participou do encontro e ao final afirmou que pretende integrar a Comissão Juvenil da Coapa. "Gostei muito do que ouvi, quero conhecer mais a cooperativa e fazer parte do grupo de jovens que pode fazer muito pelo futuro da cooperativa", comentou Eduardo.
Com a experiência de trabalhar com a formação de grupos jovens há 12 anos, o professor Ney Guimarães avaliou positivamente o encontro. "Saio feliz, percebi que a moçada entendeu o recado, os olhos estavam brilhando. Vamos ter uma boa turma para ano que vem começar o projeto-piloto no Tocantins, com a Coapa saindo na frente para que outras cooperativas sigam o modelo e invistam na formação da juventude", analisou, complementando: "Quando formamos nossos jovens, estamos trabalhando a sucessão e a perpetuidade da cooperativa. Esse tipo de formação é um investimento que vamos colher os frutos no futuro".
Ney Guimarães ainda destacou que a participação dos jovens nas atividades cooperativistas traz uma nova percepção, pois eles passam a entender o que é uma cooperativa na sua essência, que ela não é apenas balcão de compra e venda. "Uma cooperativa também tem quem olhar para as pessoas. Quando o jovem assimila isso, ele passa a respeitar a cooperativa, a se associar, a se envolver. Com esse envolvimento teremos bons candidatos e candidatas a assumir os Conselhos de Administração e Fiscal e, porque não, no futuro, a presidência da Coapa", disse o especialista.
O presidente da Coapa, Ricardo Khouri, acredita que o trabalho com os jovens contribuíra para solidificar a relação cooperativa/cooperado e suas respectivas famílias, além de difundir de forma sustentável a doutrina cooperativista e sua perpetuação.
Responsável pelo projeto de criação da Comissão Juvenil na Coapa, a assessora de desenvolvimento humano Maria Silvana Ramos comemorou a adesão dos jovens e acredita no surgimento de uma nova geração de cooperativistas.
Além do presidente Ricardo Khouri, também prestigiaram o encontro o vice-presidente Moacir Catabriga; os conselheiros José Edgar de Castro Andrade e Evanis Roberto Lopes, e o analista do Sescoop/TO, Diogo Couto.
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Cuiabá (MT), 06 de outubro de 2015 - Mato Grosso foi o primeiro Estado a realizar o encontro das Unidades Estaduais do Sistema OCB que compõem a região Centro Oeste e o Tocantins, e que fazem parte o Fórum Permanente do CO/TO, criado no dia 19 de agosto de 2015, com o propósito de compartilhar as ações técnicas e boas práticas desenvolvidas por cada Unidade. O encontro foi realizado nos dias 05 e 06 de outubro, na sede do Sistema OCB/MT, com representantes das Organizações de Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal e Tocantins.
O superintendente do Sistema OCB/MT, Adair Mazzotti, a gerentes de Desenvolvimento, Sirley Jesus Ferreira e o de Operações, Edson Dahmer, disponibilizaram aos representantes das demais organizações, as práticas de gestão das áreas ‘meio’ e ‘fim’ no que tange o modelo de governança, sistema integrado de gestão, cadastro e registros, sistema de cobrança, áreas estratégicas, orçamento, receitas, contratação, monitoramento, programas, licitações, PCCS, comunicação e outros setores de interesse dos participantes.
"Essa primeira visita técnica dos profissionais das áreas ‘meio’ e ‘fim’ esta permitindo a troca de experiência. A proposta é de que vejam as boas práticas, a forma como são geridos os processos e se compartilhe essas experiências. O encontro foi muito produtivo e o compartilhamento de programas irá contribuir com a melhoria dos serviços que nós oferecemos às nossas cooperativas", ponderou Adair Mazzotti.
O Sistema OCB/GO, participou do Fórum com três representantes: as Gerentes de Operações, Sebastiana Rodrigues de Carvalho e Robercy Alves Oliveira e o Coordenador de Monitoramento, Jubrair Gomes Caiado Júnior. O Coordenador Jubrair Júnior avaliou como muito positiva a iniciativa da criação do Fórum ponderando que "podemos conhecer as potencialidades de cada Estado e as oportunidades de melhorias que poderemos implantar em nossos Estados, sempre objetivando a melhor prestação de serviços às cooperativas". Para ele, entre as ações desenvolvidas pelo Sistema de Mato Grosso, chamou a atenção o programa Supravizio "que você reduz papeis , otimiza tempo e analisa até mesmo o desempenho dos funcionários. Já estávamos pensando em implantar um sistema desse porte em Goiás e esse é um bom exemplo. Este é o primeiro encontro, mas já vimos o quanto importante é essa troca de experiência".
Mato Grosso do Sul, contou com a participação do Gerente de Operações, Ivanildo de Jesus Silva, o Gerente de Desenvolvimento Juarez Pereira e o Analista Financeiro, Rogério Alexandre J. N. Piva . O Gerente Juarez Teixeira, também ponderou como muito importante a criação do Fórum "para podermos alinhar ações em conjunto com todos Estados do Centro Oeste e Tocantins, principalmente pelas características das cooperativas da nossa região. Hoje os trabalhos são feitos isoladamente, e nós podemos, perfeitamente trabalhar em conjunto e com isso economizar recursos e ter resultados muito melhores". Quanto a visita técnica à Unidade de Mato Grosso disse que "vimos muito profissionalismo e que o cooperativismo realmente tá se mostrando como uma força e com grande potencial, e tenho certeza, que através dessa parceria, vamos conseguir vislumbrar mais possibilidades e maiores avanços para o cooperativismo da nossa região".
O Sistema OCB/DF foi representando pelo Gerente de Operações, Paulo Cesar Barbosa, a Gerente Adm/Financeiro, Sônia Rodrigues de Miranda Silva e a Gerente de Desenvolvimento, Carla de Castro Gomes Madeira. Para o Gerente Paulo Cesar Barbosa, o primeiro encontro superou as expectativas. "Essa é uma ação muito importantes, onde conseguimos visualizar as boas práticas das outras unidades e tirar bons exemplos para poder aplicar nos demais Estados também. Isso vai significar o alinhamento e uma força maior junto a Unidade Nacional. Com esse alinhamento a região vai falar a mesma língua e juntos lutar pelos nossos pleitos". Quanto a visita á Unidade de Mato grosso, Barbosa disse que "a disponibilidade dos sistemas de Mato Grosso para nós é muito importante, pois o custo de se implantar esse processo é elevado e nosso orçamento do DF é curto. Já vamos sair daqui com os fluxos do processo que está implantado em Mato Grosso de uma forma muito positiva. Vai ser muito válido para nós e com isso quem ganha é o sistema cooperativista e os cooperados".
Do Sistema OCB/TO participaram do evento a Superintendente, Maria José Andrade Leão de Oliveira, a Gerente de Operações, Selma dos Reis Silva e a Analista Operacional, Sanaira Fernandes C. Faquini . A superintendente Maria José de Oliveira, foi enfática em avaliar como superimportante a criação do Fórum e que "infelizmente começamos tarde". Ela ponderou que "estamos vendo que a maioria das dificuldades que um Estado tem o outro já está avançado. Não precisamos inventar a roda, talvez precise azeitar para adaptar à nossa realidade. Eu penso que o Tocantins será o Estado que mais vai ganhar com esse Fórum, tanto que não vamos esperar 2016 para implantar algumas coisas que vimos em Mato Grosso. Vamos sair daqui e adotar as boas práticas que conhecemos, principalmente porque já foram disponibilizados todos os processos, modelos e ações. Para nós está sendo riquíssimos e percebemos que Mato Grosso é um Sistema que esta lá na frente, principalmente na parte de gestão de processo, pois todas as áreas se conversam, conseguindo ver todo fluxo. Não é atoa que Mato Grosso tem a referência que tem".
Serão realizados mais quatro encontros até o final do ano de 2015: dias 19 e 20 de outubro em Goiás; 26 e 27 de outubro em Mato Grosso do Sul; 23 e 24 de novembro no Distrito Federal; e 30 de novembro e 1° de dezembro em Tocantins. Uma avaliação final está prevista para o inicio do próximo ano onde serão deliberadas algumas providencias de integração e adotar ações que possam contribuir com o desenvolvimento das cinco Unidades. A Fecoop CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Distrito Federal e dos Estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins - custeou a participação de três representantes de cada Unidade.

O superintendente do Sistema OCB/MT, Adair Mazzotti, a gerentes de Desenvolvimento, Sirley Jesus Ferreira e o de Operações, Edson Dahmer, disponibilizaram aos representantes das demais organizações, as práticas de gestão das áreas ‘meio’ e ‘fim’ no que tange o modelo de governança, sistema integrado de gestão, cadastro e registros, sistema de cobrança, áreas estratégicas, orçamento, receitas, contratação, monitoramento, programas, licitações, PCCS, comunicação e outros setores de interesse dos participantes.
"Essa primeira visita técnica dos profissionais das áreas ‘meio’ e ‘fim’ esta permitindo a troca de experiência. A proposta é de que vejam as boas práticas, a forma como são geridos os processos e se compartilhe essas experiências. O encontro foi muito produtivo e o compartilhamento de programas irá contribuir com a melhoria dos serviços que nós oferecemos às nossas cooperativas", ponderou Adair Mazzotti.
O Sistema OCB/GO, participou do Fórum com três representantes: as Gerentes de Operações, Sebastiana Rodrigues de Carvalho e Robercy Alves Oliveira e o Coordenador de Monitoramento, Jubrair Gomes Caiado Júnior. O Coordenador Jubrair Júnior avaliou como muito positiva a iniciativa da criação do Fórum ponderando que "podemos conhecer as potencialidades de cada Estado e as oportunidades de melhorias que poderemos implantar em nossos Estados, sempre objetivando a melhor prestação de serviços às cooperativas". Para ele, entre as ações desenvolvidas pelo Sistema de Mato Grosso, chamou a atenção o programa Supravizio "que você reduz papeis , otimiza tempo e analisa até mesmo o desempenho dos funcionários. Já estávamos pensando em implantar um sistema desse porte em Goiás e esse é um bom exemplo. Este é o primeiro encontro, mas já vimos o quanto importante é essa troca de experiência".
Mato Grosso do Sul, contou com a participação do Gerente de Operações, Ivanildo de Jesus Silva, o Gerente de Desenvolvimento Juarez Pereira e o Analista Financeiro, Rogério Alexandre J. N. Piva . O Gerente Juarez Teixeira, também ponderou como muito importante a criação do Fórum "para podermos alinhar ações em conjunto com todos Estados do Centro Oeste e Tocantins, principalmente pelas características das cooperativas da nossa região. Hoje os trabalhos são feitos isoladamente, e nós podemos, perfeitamente trabalhar em conjunto e com isso economizar recursos e ter resultados muito melhores". Quanto a visita técnica à Unidade de Mato Grosso disse que "vimos muito profissionalismo e que o cooperativismo realmente tá se mostrando como uma força e com grande potencial, e tenho certeza, que através dessa parceria, vamos conseguir vislumbrar mais possibilidades e maiores avanços para o cooperativismo da nossa região".
O Sistema OCB/DF foi representando pelo Gerente de Operações, Paulo Cesar Barbosa, a Gerente Adm/Financeiro, Sônia Rodrigues de Miranda Silva e a Gerente de Desenvolvimento, Carla de Castro Gomes Madeira. Para o Gerente Paulo Cesar Barbosa, o primeiro encontro superou as expectativas. "Essa é uma ação muito importantes, onde conseguimos visualizar as boas práticas das outras unidades e tirar bons exemplos para poder aplicar nos demais Estados também. Isso vai significar o alinhamento e uma força maior junto a Unidade Nacional. Com esse alinhamento a região vai falar a mesma língua e juntos lutar pelos nossos pleitos". Quanto a visita á Unidade de Mato grosso, Barbosa disse que "a disponibilidade dos sistemas de Mato Grosso para nós é muito importante, pois o custo de se implantar esse processo é elevado e nosso orçamento do DF é curto. Já vamos sair daqui com os fluxos do processo que está implantado em Mato Grosso de uma forma muito positiva. Vai ser muito válido para nós e com isso quem ganha é o sistema cooperativista e os cooperados".
Do Sistema OCB/TO participaram do evento a Superintendente, Maria José Andrade Leão de Oliveira, a Gerente de Operações, Selma dos Reis Silva e a Analista Operacional, Sanaira Fernandes C. Faquini . A superintendente Maria José de Oliveira, foi enfática em avaliar como superimportante a criação do Fórum e que "infelizmente começamos tarde". Ela ponderou que "estamos vendo que a maioria das dificuldades que um Estado tem o outro já está avançado. Não precisamos inventar a roda, talvez precise azeitar para adaptar à nossa realidade. Eu penso que o Tocantins será o Estado que mais vai ganhar com esse Fórum, tanto que não vamos esperar 2016 para implantar algumas coisas que vimos em Mato Grosso. Vamos sair daqui e adotar as boas práticas que conhecemos, principalmente porque já foram disponibilizados todos os processos, modelos e ações. Para nós está sendo riquíssimos e percebemos que Mato Grosso é um Sistema que esta lá na frente, principalmente na parte de gestão de processo, pois todas as áreas se conversam, conseguindo ver todo fluxo. Não é atoa que Mato Grosso tem a referência que tem".
Serão realizados mais quatro encontros até o final do ano de 2015: dias 19 e 20 de outubro em Goiás; 26 e 27 de outubro em Mato Grosso do Sul; 23 e 24 de novembro no Distrito Federal; e 30 de novembro e 1° de dezembro em Tocantins. Uma avaliação final está prevista para o inicio do próximo ano onde serão deliberadas algumas providencias de integração e adotar ações que possam contribuir com o desenvolvimento das cinco Unidades. A Fecoop CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Distrito Federal e dos Estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins - custeou a participação de três representantes de cada Unidade.

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A Coapa (Cooperativa Agroindustrial do Tocantins), com apoio do Sescoop/TO (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Tocantins), continua investindo na capacitação dos seus cooperados, colaboradores e parceiros comerciais.
Nesta segunda-feira, 28 de setembro, no auditório da Coapa, em Pedro Afonso (TO), foi realizado o curso Introdução ao Mercado da Soja, com a participação de 22 pessoas. O treinamento foi ministrado pelo consultor e professor Rodrigo Alexandre Gomes de Oliveira.
O intuito foi ensinar os participantes a montar estratégias de proteção do risco de preços, que na prática é analisar o mercado futuro e perceber janelas produtivas de comercialização da soja, garantindo ao produtor uma lucratividade mínima da sua produção, eliminando riscos de queda de preços, além de aproveitar as altas que ocorrerem.
Além da parte conceitual do mercado futuro de soja, foram ministrados exercícios práticos onde os participantes montaram operações para garantir preços mínimos de comercialização da safra futura.
O professor Rodrigo Oliveira lembrou que os alunos do curso estão preparados para atuarem em um mercado econômico turbulento como o vivenciado pelo país atualmente. "Uma das tarefas é como tomar melhores decisões em tempos de crises. Do jeito que está agora o mercado, quem tem uma volatilidade muito grande no câmbio e uma queda no preço internacional da soja, o produtor saberá tomar atitudes adequadas para proteger o seu preço e a lucratividade futura", explicou o consultor.
Nesta segunda-feira, 28 de setembro, no auditório da Coapa, em Pedro Afonso (TO), foi realizado o curso Introdução ao Mercado da Soja, com a participação de 22 pessoas. O treinamento foi ministrado pelo consultor e professor Rodrigo Alexandre Gomes de Oliveira.
O intuito foi ensinar os participantes a montar estratégias de proteção do risco de preços, que na prática é analisar o mercado futuro e perceber janelas produtivas de comercialização da soja, garantindo ao produtor uma lucratividade mínima da sua produção, eliminando riscos de queda de preços, além de aproveitar as altas que ocorrerem.
Além da parte conceitual do mercado futuro de soja, foram ministrados exercícios práticos onde os participantes montaram operações para garantir preços mínimos de comercialização da safra futura.
O professor Rodrigo Oliveira lembrou que os alunos do curso estão preparados para atuarem em um mercado econômico turbulento como o vivenciado pelo país atualmente. "Uma das tarefas é como tomar melhores decisões em tempos de crises. Do jeito que está agora o mercado, quem tem uma volatilidade muito grande no câmbio e uma queda no preço internacional da soja, o produtor saberá tomar atitudes adequadas para proteger o seu preço e a lucratividade futura", explicou o consultor.
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A Unimed Araguaína conquistou a classificação máxima no ranking do Intercâmbio Eletrônico do Sistema Unimed. Na avaliação referente a julho, recém-divulgada pela Unimed do Brasil, a Unimed Araguaína desponta como a única singular do Tocantins classificada no nível "A", o mais alto do ranking e que abriga as Unimeds que se destacam pela excelência nos processos de intercâmbio eletrônico.
Prevista na versão 2014 do Manual do Intercâmbio do Sistema Unimed, que foi criado em 2011 e atualizado no ano passado, essa classificação visa padronizar as ações e estimular as singulares e federações na promoção da qualidade do serviço prestado no intercâmbio eletrônico. O novo ranqueamento da classificação da avaliação da qualidade do intercâmbio eletrônico vai do nível "A", que é o maior conceito do ranking, ao nível "F", sendo que as Unimeds classificadas neste menor nível deverão gerar suas faturas de cobrança com o percentual de 4% da taxa de custeio administrativo no intercâmbio nacional, índice inferior ao adotado pelas cooperativas melhor classificadas.
As Unimeds são classificadas com base nos seguintes grupos de indicadores: Gestão da Marca, Performance eletrônica de atendimento, Performance da operação de contestação e Obrigatoriedades institucionais. Na avaliação divulgada, do total de 100% da pontuação dos indicadores considerados, a Unimed Araguaína alcançou 91,87%. No grupo Performance da operação de contestação, a cooperativa alcançou 100%. Em Performance eletrônica de atendimento, 74,98% e em Gestão da Marca, 99,33%.
A Unimed Cerrado (Federação das Unimeds dos Estados de Goiás e Tocantins e do Distrito federal) parabenizou os gestores e colaboradores da Unimed Araguaína pela conquista. A classificação no ranking foi recebida na Unimed Araguaína como um grande estímulo para a continuidade e o aperfeiçoamento constante do trabalho da cooperativa.
Prevista na versão 2014 do Manual do Intercâmbio do Sistema Unimed, que foi criado em 2011 e atualizado no ano passado, essa classificação visa padronizar as ações e estimular as singulares e federações na promoção da qualidade do serviço prestado no intercâmbio eletrônico. O novo ranqueamento da classificação da avaliação da qualidade do intercâmbio eletrônico vai do nível "A", que é o maior conceito do ranking, ao nível "F", sendo que as Unimeds classificadas neste menor nível deverão gerar suas faturas de cobrança com o percentual de 4% da taxa de custeio administrativo no intercâmbio nacional, índice inferior ao adotado pelas cooperativas melhor classificadas.
As Unimeds são classificadas com base nos seguintes grupos de indicadores: Gestão da Marca, Performance eletrônica de atendimento, Performance da operação de contestação e Obrigatoriedades institucionais. Na avaliação divulgada, do total de 100% da pontuação dos indicadores considerados, a Unimed Araguaína alcançou 91,87%. No grupo Performance da operação de contestação, a cooperativa alcançou 100%. Em Performance eletrônica de atendimento, 74,98% e em Gestão da Marca, 99,33%.
A Unimed Cerrado (Federação das Unimeds dos Estados de Goiás e Tocantins e do Distrito federal) parabenizou os gestores e colaboradores da Unimed Araguaína pela conquista. A classificação no ranking foi recebida na Unimed Araguaína como um grande estímulo para a continuidade e o aperfeiçoamento constante do trabalho da cooperativa.
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Conhecido ao redor do mundo, o Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito (DICC) é a data mais importante do calendário cooperativista financeiro. Celebrado anualmente, sempre na 3ª quinta-feira do mês de outubro, em 2015 sua edição será realizada no dia 15.
Um dia reservado não só para relembrar o passado, mas também para reforçar valores e recordar conquistas que, através do trabalho, da solidariedade e da intercooperação, fizeram com que o cooperativismo financeiro se tornasse parte da vida e do dia a dia de milhares de pessoas no mundo inteiro.
O tema de 2015 já foi escolhido, "Pessoas ajudando Pessoas", e a partir dele, a Confebras e o Sistema OCB convidam todas as cooperativas de crédito do Brasil a comemorarem conosco esse dia tão importante do calendário cooperativista.
Participe dessa data, convide o máximo de pessoas ligadas ao cooperativismo de crédito que você conhece e una-se a nós nessa comemoração tão especial.
Acesse:
http://confebras.coop.br/dicc/
Um dia reservado não só para relembrar o passado, mas também para reforçar valores e recordar conquistas que, através do trabalho, da solidariedade e da intercooperação, fizeram com que o cooperativismo financeiro se tornasse parte da vida e do dia a dia de milhares de pessoas no mundo inteiro.
O tema de 2015 já foi escolhido, "Pessoas ajudando Pessoas", e a partir dele, a Confebras e o Sistema OCB convidam todas as cooperativas de crédito do Brasil a comemorarem conosco esse dia tão importante do calendário cooperativista.
Participe dessa data, convide o máximo de pessoas ligadas ao cooperativismo de crédito que você conhece e una-se a nós nessa comemoração tão especial.
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http://confebras.coop.br/dicc/
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Em 1988, a Assembleia Nacional Constituinte criou o Estado do Tocantins que foi instalado em 01 de janeiro de 1989. A região então denominada Norte Goiano, era praticamente esquecida pelo Governo do Estado de Goiás, motivo pelo qual tudo tinha de ser feito: sua capital; infraestrutura, principalmente estradas e energia elétrica, e muito especialmente ampliar a produção, para que pudéssemos arrecadar e consolidar como Estado autônomo economicamente.
Para que isto acontecesse o Governo do Estado arregaçou as mangas e foi atrás de apoio institucional e econômico, tanto no próprio país como no exterior.
O Estado contava com menos de 1.000 km de estradas pavimentadas para um território de 277.721 km². Os esforços resultaram na captação recursos advindos entre outros agentes, especialmente do Japan Bank for International Cooperation - JBIC, o que possibilitou nestes 26 anos elevarmos nossa malha viária estadual para mais de 7.000 km, e ligar mais de 90% de nossos municípios por estradas asfaltadas.
O acesso a Energia Elétrica disponível para o Estado naquele ano de 1989, era deficiente na extensão e de baixa qualidade. No meio rural praticamente não existia acesso a energia elétrica. Com a construção da Usina Hidroelétrica Luiz Eduardo Magalhães, e o aporte de recursos do JBIC, este quadro mudou radicalmente, com a construção de mais de 37.000 km de redes urbana e rural. Hoje a energia elétrica chega aos 139 municípios/cidades do Estado, e mais de 70% de nossas 72.000 propriedades rurais contam com este importantíssimo benefício.
Na área de produção, especialmente a rural, tem um capítulo a parte pois em 1991, produzíamos em pouco mais 200.000 hectares de nosso território, com predominância no cultivo de arroz de sequeiro com baixa produtividade e os maiores volumes de arroz eram colhidos no iniciante Projeto Formoso implantado nas várzeas do Araguaia. A soja ocupava apenas 4.500 hectares. Estes números levaram as autoridades do Estado a procurar com urgência incentivar a produção, o que só começou a surtir efeito a partir de 1997, com a implantação do Programa de Desenvolvimento do Cerrado Brasileiro - PRODECER III, com recursos do programa de Cooperação Japão x Brasil, através da Agência de Cooperação Internacional do Japão - JICA, que no Tocantins teve o aval do Governo do Estado.
Esta iniciativa foi de fundamental importância para alavancarmos a nossa produção nos inserindo na mais nova fronteira agrícola brasileira, a região do MATOPIBA, como Estado de maior potencial de produção do pais, que no ano agrícola de 2014/2015, produziu em 1.250.000 hectares um total de 4.231.000 toneladas de grãos. Este crescimento deveu-se principalmente a soja, que foi plantada em 846.000 hectares (crescimento de 779 % ao ano) e o milho em 218.000 hectares.
Pelos fatos e números citados, nos tocantinenses podemos dizer, muito obrigado ao povo, governo e instituições japonesas, pelo apoio e incentivos técnicos e financeiros, sem os quais com certeza teríamos levado muito mais tempo para consolidar nosso querido Tocantins.
Ruiter Pádua
Produtor Rural
Ex Secretário Estadual de Agricultura
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Fonte: http://www.norteagropecuario.com.br
Para que isto acontecesse o Governo do Estado arregaçou as mangas e foi atrás de apoio institucional e econômico, tanto no próprio país como no exterior.
O Estado contava com menos de 1.000 km de estradas pavimentadas para um território de 277.721 km². Os esforços resultaram na captação recursos advindos entre outros agentes, especialmente do Japan Bank for International Cooperation - JBIC, o que possibilitou nestes 26 anos elevarmos nossa malha viária estadual para mais de 7.000 km, e ligar mais de 90% de nossos municípios por estradas asfaltadas.
O acesso a Energia Elétrica disponível para o Estado naquele ano de 1989, era deficiente na extensão e de baixa qualidade. No meio rural praticamente não existia acesso a energia elétrica. Com a construção da Usina Hidroelétrica Luiz Eduardo Magalhães, e o aporte de recursos do JBIC, este quadro mudou radicalmente, com a construção de mais de 37.000 km de redes urbana e rural. Hoje a energia elétrica chega aos 139 municípios/cidades do Estado, e mais de 70% de nossas 72.000 propriedades rurais contam com este importantíssimo benefício.
Na área de produção, especialmente a rural, tem um capítulo a parte pois em 1991, produzíamos em pouco mais 200.000 hectares de nosso território, com predominância no cultivo de arroz de sequeiro com baixa produtividade e os maiores volumes de arroz eram colhidos no iniciante Projeto Formoso implantado nas várzeas do Araguaia. A soja ocupava apenas 4.500 hectares. Estes números levaram as autoridades do Estado a procurar com urgência incentivar a produção, o que só começou a surtir efeito a partir de 1997, com a implantação do Programa de Desenvolvimento do Cerrado Brasileiro - PRODECER III, com recursos do programa de Cooperação Japão x Brasil, através da Agência de Cooperação Internacional do Japão - JICA, que no Tocantins teve o aval do Governo do Estado.
Esta iniciativa foi de fundamental importância para alavancarmos a nossa produção nos inserindo na mais nova fronteira agrícola brasileira, a região do MATOPIBA, como Estado de maior potencial de produção do pais, que no ano agrícola de 2014/2015, produziu em 1.250.000 hectares um total de 4.231.000 toneladas de grãos. Este crescimento deveu-se principalmente a soja, que foi plantada em 846.000 hectares (crescimento de 779 % ao ano) e o milho em 218.000 hectares.
Pelos fatos e números citados, nos tocantinenses podemos dizer, muito obrigado ao povo, governo e instituições japonesas, pelo apoio e incentivos técnicos e financeiros, sem os quais com certeza teríamos levado muito mais tempo para consolidar nosso querido Tocantins.
Ruiter Pádua
Produtor Rural
Ex Secretário Estadual de Agricultura
Fonte: http://www.norteagropecuario.com.br
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Com objetivo de efetivar políticas públicas para o setor produtivo de grãos, o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), Sistema das Organizações das Cooperativas do Brasil (OCB/Sescoop - TO), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e parceiros realizam, nos dias 25, 26 e 28, o Circuito Tecnológico da Cadeia Produtiva de Grãos, nos municípios de Gurupi, Porto Nacional e Mateiros, respectivamente.
Nesta terça-feira, 25, o evento será realizado no Campus da Universidade Federal do Tocantins de Gurupi (UFT), das 8 às 18h. Voltado para o setor agrícola, serão discutidos temas como sistema cooperativista, potencial da produção da soja, infraestrutura, cultivo, sanidade, zoneamento de risco climático, armazenamento, comercialização, uso da aviação na produção, pragas e doenças, dentre outros.
De acordo com o engenheiro agrônomo da Diretoria de Políticas para Agricultura e Agronegócio da Seagro, Anderson Pereira, o evento levará informações para produtores e técnicos em temas que se referem à produção e comercialização de grãos do Estado, além de levantar demandas da classe produtora. "Nossa expectativa é que possamos apresentar palestras que possam auxiliar a agricultor, e também ouvir as demandas da classe produtora a fim de efetivar políticas públicas para o setor", completa o engenheiro.
Produção de grãos
De acordo com o 11° levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Estado do Tocantins desponta como maior produtor de grãos da região Norte do país, com área de 1,2 milhões de hectares, um incremento de 17% na área plantada em relação à safra 2013/ 2014. O Estado deve produzir 4,2 milhões de toneladas nesta safra 2014/2015, o equivalente a 25% a mais que na safra anterior.
A região de Gurupi (que incluí os municípios de Aliança, Peixe, Figueiropolis, Formoso do Araguaia, Lagoa da Confusão, Dueré, Pium e Sucupira) contribui com 25,6% da produção de grãos do Estado, com mais de 1,0 milhão de toneladas e área plantada de 331,9 mil hectares. A soja é a principal cultura. A região também se destaca na produção de arroz e milho.
Programação
8h às 8h30 - Inscrição e Abertura
8h30 às 8h50 - Cooperativismo
8h50 às 9h30 - Zoneamento de Risco Climático
9h30 às 10h - Atuação da Granol no Tocantins
10h15 - 11h15 - Pragas e doenças da cultura da soja no Tocantins
11h15 - às 12h - Debate
13h30 às 14h - Cultivo da Safrinha no Tocantins
14h45 às 15h30 - Agricultura de Precisão
15h30 às 15h45 - Intervalo
15h45 às 16h15 - Uso da Aviação na Produção de Grãos
16h15 às 17h - Perspectivas para recuperação da malha viária e projetos implantados na região
17h às 17h30 - Armazenagens e Instrumento de comercialização de grãos no governo federal
17h30 às 18h - Debate
Nesta terça-feira, 25, o evento será realizado no Campus da Universidade Federal do Tocantins de Gurupi (UFT), das 8 às 18h. Voltado para o setor agrícola, serão discutidos temas como sistema cooperativista, potencial da produção da soja, infraestrutura, cultivo, sanidade, zoneamento de risco climático, armazenamento, comercialização, uso da aviação na produção, pragas e doenças, dentre outros.
De acordo com o engenheiro agrônomo da Diretoria de Políticas para Agricultura e Agronegócio da Seagro, Anderson Pereira, o evento levará informações para produtores e técnicos em temas que se referem à produção e comercialização de grãos do Estado, além de levantar demandas da classe produtora. "Nossa expectativa é que possamos apresentar palestras que possam auxiliar a agricultor, e também ouvir as demandas da classe produtora a fim de efetivar políticas públicas para o setor", completa o engenheiro.
Produção de grãos
De acordo com o 11° levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Estado do Tocantins desponta como maior produtor de grãos da região Norte do país, com área de 1,2 milhões de hectares, um incremento de 17% na área plantada em relação à safra 2013/ 2014. O Estado deve produzir 4,2 milhões de toneladas nesta safra 2014/2015, o equivalente a 25% a mais que na safra anterior.
A região de Gurupi (que incluí os municípios de Aliança, Peixe, Figueiropolis, Formoso do Araguaia, Lagoa da Confusão, Dueré, Pium e Sucupira) contribui com 25,6% da produção de grãos do Estado, com mais de 1,0 milhão de toneladas e área plantada de 331,9 mil hectares. A soja é a principal cultura. A região também se destaca na produção de arroz e milho.
Programação
8h às 8h30 - Inscrição e Abertura
8h30 às 8h50 - Cooperativismo
8h50 às 9h30 - Zoneamento de Risco Climático
9h30 às 10h - Atuação da Granol no Tocantins
10h15 - 11h15 - Pragas e doenças da cultura da soja no Tocantins
11h15 - às 12h - Debate
13h30 às 14h - Cultivo da Safrinha no Tocantins
14h45 às 15h30 - Agricultura de Precisão
15h30 às 15h45 - Intervalo
15h45 às 16h15 - Uso da Aviação na Produção de Grãos
16h15 às 17h - Perspectivas para recuperação da malha viária e projetos implantados na região
17h às 17h30 - Armazenagens e Instrumento de comercialização de grãos no governo federal
17h30 às 18h - Debate
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Durante reunião na manhã da última sexta-feira, 21 de agosto, na sede da Coapa, dirigentes e colaboradores discutiram a continuidade do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC). A cooperativa de Pedro Afonso (TO) aderiu ao programa em 2013.
O encontro serviu para dar mais informações aos conselheiros sobre o programa, avaliar atividades desenvolvidas e mostrar a importâncias de utilizar o PDGC na tomada de decisões estratégicas.
Na ocasião, a superintendente da OCB-Sescoop/TO, Maria José de Andrade Leão, destacou a importância da ferramenta em todos os processos das cooperativas. "O PDGC é uma ferramenta que pode contribuir na solução de problemas, na avaliação de indicadores, e principalmente na governança e gestão de uma sociedade cooperativa", explicou.
Conforme o presidente da Coapa, Ricardo Khouri, a intenção agora é retomar as ações necessárias para o desenvolvimento do PDGC na Coapa. "Será fundamental a participação de todo os conselheiros, para avaliarmos nossos avanços e pontos a serem melhorados", ressaltou.
Participantes
Além do presidente Ricardo Khouri e da superintendente Maria José, participaram da reunião o vice-presidente da Coapa, Moacir Catabriga; o diretor-secretário Luiz Gilberto Ramos; os conselheiros Evanis Roberto Lopes, Alberto Mazzola e José Francisco Amaral; e os colaboradores da Coapa José Rander Lopes (superintendente), Elizângela Nunes (recursos humanos), Maria Silvana Ramos (organização do quadro social) e João Lopes (jurídico)
Melhoria na gestão
A metodologia do PDGC é baseada no Modelo de Excelência em Gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). Dentre os seus objetivos, o programa busca ampliar a competitividade do segmento cooperativista no mercado e melhorar as práticas de gestão.
A iniciativa integra o conjunto de ações da área de monitoramento do Sescoop, que possui metodologia específica voltada ao acompanhamento da gestão das cooperativas. O PDGC contribui para que a cooperativa possa ter um retrato da situação da gestão em diversos aspectos, incluindo clientes, colaboradores, fornecedores, processos, resultados, dentre outro
O encontro serviu para dar mais informações aos conselheiros sobre o programa, avaliar atividades desenvolvidas e mostrar a importâncias de utilizar o PDGC na tomada de decisões estratégicas.
Na ocasião, a superintendente da OCB-Sescoop/TO, Maria José de Andrade Leão, destacou a importância da ferramenta em todos os processos das cooperativas. "O PDGC é uma ferramenta que pode contribuir na solução de problemas, na avaliação de indicadores, e principalmente na governança e gestão de uma sociedade cooperativa", explicou.
Conforme o presidente da Coapa, Ricardo Khouri, a intenção agora é retomar as ações necessárias para o desenvolvimento do PDGC na Coapa. "Será fundamental a participação de todo os conselheiros, para avaliarmos nossos avanços e pontos a serem melhorados", ressaltou.
Participantes
Além do presidente Ricardo Khouri e da superintendente Maria José, participaram da reunião o vice-presidente da Coapa, Moacir Catabriga; o diretor-secretário Luiz Gilberto Ramos; os conselheiros Evanis Roberto Lopes, Alberto Mazzola e José Francisco Amaral; e os colaboradores da Coapa José Rander Lopes (superintendente), Elizângela Nunes (recursos humanos), Maria Silvana Ramos (organização do quadro social) e João Lopes (jurídico)
Melhoria na gestão
A metodologia do PDGC é baseada no Modelo de Excelência em Gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). Dentre os seus objetivos, o programa busca ampliar a competitividade do segmento cooperativista no mercado e melhorar as práticas de gestão.
A iniciativa integra o conjunto de ações da área de monitoramento do Sescoop, que possui metodologia específica voltada ao acompanhamento da gestão das cooperativas. O PDGC contribui para que a cooperativa possa ter um retrato da situação da gestão em diversos aspectos, incluindo clientes, colaboradores, fornecedores, processos, resultados, dentre outro
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Cooperativa SICOOB CREDIPAR mobiliza comunidade escolar para ação do Dia de Cooperar que acontecerá no próximo sábado, 15.08.
A ação acontecerá a partir das 9h, na Escola Municipal Professora Adélia Aguiar, e terá oficinas de artes, atividades lúdicas, e mais atividades voltadas para o publico infantil.
O Dia C
O Dia de Cooperar (Dia C) é uma iniciativa de voluntariado, que vem realizando suas atividades com muita propriedade desde 2009, contando com a participação das cooperativas, e consiste na promoção e estímulo à realização de ações voluntárias diversificadas e simultâneas nos estados onde a Campanha se realiza.


A ação acontecerá a partir das 9h, na Escola Municipal Professora Adélia Aguiar, e terá oficinas de artes, atividades lúdicas, e mais atividades voltadas para o publico infantil.
O Dia C
O Dia de Cooperar (Dia C) é uma iniciativa de voluntariado, que vem realizando suas atividades com muita propriedade desde 2009, contando com a participação das cooperativas, e consiste na promoção e estímulo à realização de ações voluntárias diversificadas e simultâneas nos estados onde a Campanha se realiza.



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As cooperativas tocantinenses continuam a realizar ações de voluntariado que fazem parte do movimento realizado em todo o pais como o Dia de Cooperar.
A cooperativa SICOOB Credipar, realizará no município de Miranorte nesta sexta-feira (7), palestras sobre Educação Financeira. O público alvo são mulheres da melhor idade, e o evento acontecerá em um ginásio de esporte da cidade. A programação está prevista para ter início às 7h30 com um café da manhã e também terá atividades físicas para estas mulheres. O objetivo desta ação é contribuir com informações de economia, educação financeira do lar para que estas mulheres possam praticar e compartilhar estas dicas com seus familiares.
A cooperativa SICOOB Credipar, realizará no município de Miranorte nesta sexta-feira (7), palestras sobre Educação Financeira. O público alvo são mulheres da melhor idade, e o evento acontecerá em um ginásio de esporte da cidade. A programação está prevista para ter início às 7h30 com um café da manhã e também terá atividades físicas para estas mulheres. O objetivo desta ação é contribuir com informações de economia, educação financeira do lar para que estas mulheres possam praticar e compartilhar estas dicas com seus familiares.
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Brasília (5/8) - O presidente do Banco Central do Brasil, ministro Alexandre Tombini, anunciou hoje que as cooperativas de crédito serão categorizadas em três tipos: plenas, clássicas e de capital e empréstimo. O anúncio foi feito hoje durante o seminário Novo Ciclo do Cooperativismo de Crédito no Brasil, realizado na sede do BCB, do qual participaram o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, o embaixador da ONU para o cooperativismo mundial, Roberto Rodrigues, parlamentares, e lideranças do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC).
A categorização, aprovada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), passará a valer a partir de amanhã, quando a Resolução n° 4434/15, que trata da constituição, autorização para funcionamento e funcionamento em si, bem como das alterações estatutárias, será publicada no Diário Oficial da União.
De acordo com o Banco Central, com a mudança, as cooperativas serão enquadradas nas categorias plena (que podem praticar todas as operações), clássicas (que não podem ter moeda estrangeira, operar com variação cambial e nem com derivativos - instrumentos do mercado futuro - entre outros) e as de capital e empréstimo (que não poderão captar recursos ou depósitos, sendo seu "funding" apenas o capital próprio integralizado pelos associados).
O Banco Central informou que, considerando a nova segmentação, foram definidos novos valores de capital inicial e de patrimônio líquido. Porta-vozes do BCB disseram ainda que a estrutura de governança exigida e o regime de apuração do capital requerido também serão diferenciados de acordo com a classificação da cooperativa de crédito.
PRAZO
O Banco informou ainda que indicará, no prazo de 90 dias, a categorização prévia de cada cooperativa de crédito singular em funcionamento. O enquadramento será realizado com base nas informações de balancetes já apresentados ao banco. Quando a cooperativa receber a indicação de sua categoria terá, também, um prazo de 90 dias para concordar ou solicitar a revisão da classificação.
RISCO
Considerando a nova segmentação, foram definidos novos valores de capital inicial e de patrimônio líquido. A estrutura de governança exigida e o regime de apuração do capital requerido também serão diferenciados de acordo com a classificação da cooperativa de crédito, que terá três anos para se adaptar. Segundo o presidente do BC, Alexandre Tombini, a mudança foi bem recebida pelo setor, porque a segmentação será adequada ao perfil de risco das cooperativas.
"Essa é, além de uma providência de racionalização muito aguardada, um marco notável na história das cooperativas de crédito no Brasil", disse Tombini, durante o seminário Novo Ciclo do Cooperativismo de Crédito no Brasil. Para ele, o cooperativismo, em especial as cooperativas de crédito, é um setor de grande importância para a economia brasileira.
"As cooperativas fazem parte de uma agenda positiva não só do Banco Central, mas dos ministérios do Planejamento e da Fazenda, por diversos fatores, dentre eles, o papel fundamental no processo de bancarização da população de regiões onde não há outra instituição financeira a não ser cooperativas e, ainda, no que diz respeito à educação financeira, considerando que seus clientes são, ao mesmo tempo, sócios, que devem tomar decisões importantes e, por isso, precisam conhecer o sistema", comenta.
ACOMPANHAMENTO
A chefe do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro do BC, Silvia Marques de Brito e Silva, disse que a nova classificação vai permitir melhor acompanhamento e controle das cooperativas. Além disso, ela citou que, anteriormente, as mesmas exigências eram feitas a cooperativas com características diferentes. "Teremos um acompanhamento mais adequado, mais sistemático, porque vai levar em conta o risco", disse.
Fonte: Brasil Cooperativo
A categorização, aprovada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), passará a valer a partir de amanhã, quando a Resolução n° 4434/15, que trata da constituição, autorização para funcionamento e funcionamento em si, bem como das alterações estatutárias, será publicada no Diário Oficial da União.
De acordo com o Banco Central, com a mudança, as cooperativas serão enquadradas nas categorias plena (que podem praticar todas as operações), clássicas (que não podem ter moeda estrangeira, operar com variação cambial e nem com derivativos - instrumentos do mercado futuro - entre outros) e as de capital e empréstimo (que não poderão captar recursos ou depósitos, sendo seu "funding" apenas o capital próprio integralizado pelos associados).
O Banco Central informou que, considerando a nova segmentação, foram definidos novos valores de capital inicial e de patrimônio líquido. Porta-vozes do BCB disseram ainda que a estrutura de governança exigida e o regime de apuração do capital requerido também serão diferenciados de acordo com a classificação da cooperativa de crédito.
PRAZO
O Banco informou ainda que indicará, no prazo de 90 dias, a categorização prévia de cada cooperativa de crédito singular em funcionamento. O enquadramento será realizado com base nas informações de balancetes já apresentados ao banco. Quando a cooperativa receber a indicação de sua categoria terá, também, um prazo de 90 dias para concordar ou solicitar a revisão da classificação.
RISCO
Considerando a nova segmentação, foram definidos novos valores de capital inicial e de patrimônio líquido. A estrutura de governança exigida e o regime de apuração do capital requerido também serão diferenciados de acordo com a classificação da cooperativa de crédito, que terá três anos para se adaptar. Segundo o presidente do BC, Alexandre Tombini, a mudança foi bem recebida pelo setor, porque a segmentação será adequada ao perfil de risco das cooperativas.
"Essa é, além de uma providência de racionalização muito aguardada, um marco notável na história das cooperativas de crédito no Brasil", disse Tombini, durante o seminário Novo Ciclo do Cooperativismo de Crédito no Brasil. Para ele, o cooperativismo, em especial as cooperativas de crédito, é um setor de grande importância para a economia brasileira.
"As cooperativas fazem parte de uma agenda positiva não só do Banco Central, mas dos ministérios do Planejamento e da Fazenda, por diversos fatores, dentre eles, o papel fundamental no processo de bancarização da população de regiões onde não há outra instituição financeira a não ser cooperativas e, ainda, no que diz respeito à educação financeira, considerando que seus clientes são, ao mesmo tempo, sócios, que devem tomar decisões importantes e, por isso, precisam conhecer o sistema", comenta.
ACOMPANHAMENTO
A chefe do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro do BC, Silvia Marques de Brito e Silva, disse que a nova classificação vai permitir melhor acompanhamento e controle das cooperativas. Além disso, ela citou que, anteriormente, as mesmas exigências eram feitas a cooperativas com características diferentes. "Teremos um acompanhamento mais adequado, mais sistemático, porque vai levar em conta o risco", disse.
Fonte: Brasil Cooperativo
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Brasília (31/7) - O Diário Oficial da União publicou hoje a Lei no 13.154/15, que versa sobre o registro, licenciamento e emplacamento de máquinas agrícolas. O texto sancionado é proveniente da Medida Provisória 673/2015, que contou com a atuação do Sistema OCB e das frentes parlamentares do Cooperativismo (Frencoop) e da Agropecuária (FPA).
A nova lei estabelece que as máquinas agrícolas, caso transitem em via pública, ficam sujeitas ao registro único, sem ônus, em cadastro específico do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), dispensados o licenciamento e o emplacamento. O registro é exigível a máquinas produzidos a partir de 1° de janeiro de 2016.
A norma jurídica também autoriza os tratoristas a trabalhar por doze horas seguidas, conforme trata o art. 235-C do Decreto-Lei n° 5.452, de 1° de maio de 1942: "Art. 235-C. A jornada diária de trabalho do motorista profissional será de 8 (oito) horas, admitindo-se a sua prorrogação por até 2 (duas) horas extraordinárias ou, mediante previsão em convenção ou acordo coletivo, por até 4 (quatro) horas extraordinárias".
Por fim, o texto autoriza a prorrogação do prazo de renegociação das dívidas, vencidas e vincendas, para produtores, associações e cooperativas requererem a negociação das operações com Cédula de Produto Rural (CPR), da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Dessa forma os pedidos de negociação da CPR junto à Conab ficam adiados de 31 de março de 2015 para 31 de dezembro de 2015.
AVALIAçãO - Para o deputado federal Alceu Moreira, um dos principais articuladores do Congresso Nacional junto ao Poder Executivo, a sansão da lei é uma vitória. "Estamos muito contentes, pois esta lei coroa todo o trabalho do setor produtivo, das cooperativas, das frentes parlamentares em prol da solução da questão. Não foi um trabalho fácil, nem rápido, mas estamos todos de parabéns. O Brasil ganha, mais uma vez, pois veículo agrícola é o instrumento de trabalho da família rural", avalia Alceu Moreira.
VETO PRESIDENCIAL - A presidente Dilma Rousseff vetou o artigo que trata da dispensa recolhimento do Seguro Obrigatório (DPVAT) por máquinas agrícolas. Segundo a justificativa, o pagamento do DPVAT é uma medida fundamental para garantir reparos e indenizações de forma rápida a pessoas vítimas do trânsito.
Fonte: Brasil Cooperativo
A nova lei estabelece que as máquinas agrícolas, caso transitem em via pública, ficam sujeitas ao registro único, sem ônus, em cadastro específico do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), dispensados o licenciamento e o emplacamento. O registro é exigível a máquinas produzidos a partir de 1° de janeiro de 2016.
A norma jurídica também autoriza os tratoristas a trabalhar por doze horas seguidas, conforme trata o art. 235-C do Decreto-Lei n° 5.452, de 1° de maio de 1942: "Art. 235-C. A jornada diária de trabalho do motorista profissional será de 8 (oito) horas, admitindo-se a sua prorrogação por até 2 (duas) horas extraordinárias ou, mediante previsão em convenção ou acordo coletivo, por até 4 (quatro) horas extraordinárias".
Por fim, o texto autoriza a prorrogação do prazo de renegociação das dívidas, vencidas e vincendas, para produtores, associações e cooperativas requererem a negociação das operações com Cédula de Produto Rural (CPR), da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Dessa forma os pedidos de negociação da CPR junto à Conab ficam adiados de 31 de março de 2015 para 31 de dezembro de 2015.
AVALIAçãO - Para o deputado federal Alceu Moreira, um dos principais articuladores do Congresso Nacional junto ao Poder Executivo, a sansão da lei é uma vitória. "Estamos muito contentes, pois esta lei coroa todo o trabalho do setor produtivo, das cooperativas, das frentes parlamentares em prol da solução da questão. Não foi um trabalho fácil, nem rápido, mas estamos todos de parabéns. O Brasil ganha, mais uma vez, pois veículo agrícola é o instrumento de trabalho da família rural", avalia Alceu Moreira.
VETO PRESIDENCIAL - A presidente Dilma Rousseff vetou o artigo que trata da dispensa recolhimento do Seguro Obrigatório (DPVAT) por máquinas agrícolas. Segundo a justificativa, o pagamento do DPVAT é uma medida fundamental para garantir reparos e indenizações de forma rápida a pessoas vítimas do trânsito.
Fonte: Brasil Cooperativo
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Em reconhecimento à sua contribuição ao desenvolvimento econômico e social de Pedro Afonso e região, a Coapa - Coopeerativa Agroindustrial do Tocantins foi homenageada em sessão solene realizada na manhã desta terça-feira, 30, na Câmara Municipal de Pedro Afonso. A instituição completou 17 de fundação no sábado, 27 de junho.
Na ocasião, foi entregue uma moção de aplausos proposta, no início da segunda quinzena deste mês, pela vereadora Lili Benício, e aprovada por unanimidade dos vereadores da Casa de Leis.
Lili Benício destacou que a moção de aplausos é justa e reconhece o trabalho de homens e mulheres pioneiros que ao longo de 17 anos contribuem para o desenvolvimento socioeconômico de Pedro Afonso e região. "Muitos vieram de longe e adotaram Pedro Afonso como sua terra. Aqui fincaram raízes, constituíram famílias e ajudam nosso município a crescer. Hoje a Coapa é conhecida nacionalmente e leva o nome de Pedro Afonso para outros estados do Brasil", disse a vereadora. Ela ainda enfatizou o trabalho social desenvolvido pela cooperativa em projetos importantes, entre eles, a construção de praças ecológicas em vários municípios e a campanha em prol da APAE de Pedro Afonso.
Para o vereador Salim Bucar, a população de Pedro Afonso deve agradecer muito à Coapa. "Cada cooperado merece esse reconhecimento", comentou.
"Os produtores foram guerreiros, acreditaram nas potencialidades de Pedro Afonso, geraram empregos e ainda contribuíram na qualificação da mão de obra de muitos jovens", lembrou o vereador Coelho.
O presidente da Coapa, Ricardo Khouri, fez questão de agradecer a homenagem da Câmara de Pedro Afonso e enfatizou que desde a sua criação em 1998, a cooperativa sempre fez contribuiu com a cidade, através da geração de emprego e renda, e ainda nas questões sociais.
O grupo da Coapa que participou do evento solene ainda contou com a participação do vice-presidente, Moacir Catabriga; do 1° secretário Luiz Gilberto Ramos; dos conselheiros José Francisco Amaral, Evanis Roberto Lopes, Alberto Mazzola e Walter de Souza Oliveira; do superintendente José Rander Lopes, além de cooperados e colaboradores da cooperativa.
Na ocasião, foi entregue uma moção de aplausos proposta, no início da segunda quinzena deste mês, pela vereadora Lili Benício, e aprovada por unanimidade dos vereadores da Casa de Leis.
Lili Benício destacou que a moção de aplausos é justa e reconhece o trabalho de homens e mulheres pioneiros que ao longo de 17 anos contribuem para o desenvolvimento socioeconômico de Pedro Afonso e região. "Muitos vieram de longe e adotaram Pedro Afonso como sua terra. Aqui fincaram raízes, constituíram famílias e ajudam nosso município a crescer. Hoje a Coapa é conhecida nacionalmente e leva o nome de Pedro Afonso para outros estados do Brasil", disse a vereadora. Ela ainda enfatizou o trabalho social desenvolvido pela cooperativa em projetos importantes, entre eles, a construção de praças ecológicas em vários municípios e a campanha em prol da APAE de Pedro Afonso.
Para o vereador Salim Bucar, a população de Pedro Afonso deve agradecer muito à Coapa. "Cada cooperado merece esse reconhecimento", comentou.
"Os produtores foram guerreiros, acreditaram nas potencialidades de Pedro Afonso, geraram empregos e ainda contribuíram na qualificação da mão de obra de muitos jovens", lembrou o vereador Coelho.
O presidente da Coapa, Ricardo Khouri, fez questão de agradecer a homenagem da Câmara de Pedro Afonso e enfatizou que desde a sua criação em 1998, a cooperativa sempre fez contribuiu com a cidade, através da geração de emprego e renda, e ainda nas questões sociais.
O grupo da Coapa que participou do evento solene ainda contou com a participação do vice-presidente, Moacir Catabriga; do 1° secretário Luiz Gilberto Ramos; dos conselheiros José Francisco Amaral, Evanis Roberto Lopes, Alberto Mazzola e Walter de Souza Oliveira; do superintendente José Rander Lopes, além de cooperados e colaboradores da cooperativa.
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A Unimed Araguaína e as cooperativas Sicoob UniCentrobrasileira, Sicoob Credipar, Cmear, Vallecoop, Cooperlota e Coopermoto se uniram e anteciparam as celebrações deste ano do Dia C - Dia de Cooperar, a grande mobilização social do cooperativismo brasileiro que acontecerá no dia 4 de julho. Colocando em prática dois princípios básicos do cooperativismo - a intercooperação e o interesse pela comunidade-, no dia 20 de junho, as cooperativas araguainenses realizaram uma série de atividades que beneficiaram cerca de 700 crianças, adolescentes, adultos e idosos.
O Dia C em Araguaína aconteceu na Escola Municipal Tereza Hilário Ribeiro e a programação incluiu ações na área da saúde, como a aferição de pressão arterial e teste de glicemia; atividades esportivas, aulas de caratê; palestras sobre a prevenção do uso de drogas e cuidados no trânsito. Teve ainda muita diversão e a distribuição de picolés, algodão doce, pipoca, refrigerante e lanches.
O público também pôde participar de aulas de pintura, dança e penteados, oferecidas por colaboradores voluntários das cooperativas. O presidente da Unimed Araguaína, Luiz Carlos de Oliveira; a gerente administrativa Valdirene Vieira; a superintendente do Sistema OCB/Sescoop-TO, Maria José Andrade Leão de Oliveira; e a diretora da escola, Maria Aparecida, acompanharam todo o trabalho.
Esse é o terceiro ano consecutivo que a Unimed Araguaína participa do Dia C. A data foi antecipada porque o público-alvo das cooperativas de Araguaína era formado, principalmente, por estudantes e professores, que já estarão em período de férias na próxima semana. Em todo o País, o Dia C-2015 vai envolver cerca de 900 cooperativas de 26 Estados. O objetivo é estimular a integração das ações voluntárias do setor cooperativista.
O Dia C em Araguaína aconteceu na Escola Municipal Tereza Hilário Ribeiro e a programação incluiu ações na área da saúde, como a aferição de pressão arterial e teste de glicemia; atividades esportivas, aulas de caratê; palestras sobre a prevenção do uso de drogas e cuidados no trânsito. Teve ainda muita diversão e a distribuição de picolés, algodão doce, pipoca, refrigerante e lanches.
O público também pôde participar de aulas de pintura, dança e penteados, oferecidas por colaboradores voluntários das cooperativas. O presidente da Unimed Araguaína, Luiz Carlos de Oliveira; a gerente administrativa Valdirene Vieira; a superintendente do Sistema OCB/Sescoop-TO, Maria José Andrade Leão de Oliveira; e a diretora da escola, Maria Aparecida, acompanharam todo o trabalho.
Esse é o terceiro ano consecutivo que a Unimed Araguaína participa do Dia C. A data foi antecipada porque o público-alvo das cooperativas de Araguaína era formado, principalmente, por estudantes e professores, que já estarão em período de férias na próxima semana. Em todo o País, o Dia C-2015 vai envolver cerca de 900 cooperativas de 26 Estados. O objetivo é estimular a integração das ações voluntárias do setor cooperativista.

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Uma ação que desperta a consciência de ajudar ao próximo. Assim é o Dia de Cooperar, mais conhecido como Dia C. Com atividades de voluntariado, o evento é realizado por cooperativas de todo Brasil. Em Pedro Afonso (TO), a edição de 2015 começou nesta terça-feira, 23 de junho, com duas atividades: a "Manhã Feliz na APAE" e o plantio de mudas na Praça Ecológica Campus IFTO.
O trabalho foi realizado pela Coed (Cooperativa de Educadores de Pedro Afonso), Coapa (Cooperativa Agroindustrial do Tocantins) e Sicredi.
Na APAE, além de alunos e educadores também foram atendidos 54 alunos da 5ª série da Escola Municipal Jandevam. Na programação pinturas faciais, pescaria, apresentações culturais e lanche.
O momento festivo também foi uma oportunidade para contribuir na construção do espaço multifuncional da APAE com dinheiro ou materiais de construção para o telhado.
Visivelmente emocionada, Aldenora Pires de Campos, presidente da instituição que atualmente atende 153 alunos, agradeceu o apoio dos voluntários e demais pessoas da comunidade. "O Dia C é amor, é doar. Todos que participam sabem que quando fazemos o bem, todos ganham", afirmou. A educadora disse ainda que são necessários R$ 43 mil para a conclusão do espaço multiuso e de quatro salas para atividades diversas.
"Todos os voluntários e doadores que ajudam na campanha do Dia C têm a mesma importância aos olhos do nosso pai celestial, disse Ricardo Khouri, presidente da Coapa e do Sistema OCB/Sescoop-TO.
Consciência ambiental
Ainda na manhã desta terça-feira, alunos e professores da Coed realizaram o plantio de mudas na Praça Ecológica Campus IFTO que está sendo construída no trevo de entrada de Pedro Afonso e será inaugurada no próximo dia 4 de julho, quando é comemorado o Dia C em todo país.
O trabalho de cultivo de árvores e flores foi coordenado pelo professor Fabricio Rocha, presidente do grupo Amigos do Meio Ambiente. O educador destacou que a participação das crianças na edificação do novo espaço público, antes usado como depósito de lixo, contribui na formação de nova geração preocupada com a preservação ambiental.
Liliana Cristofari da Silva, gestora da Coed, avaliou positivamente a participação de professores e alunos no Dia C. "Esse tipo de iniciativa ajuda a formar crianças com consciência de fazer o bem, ajudar ao próximo e buscar o melhor para a coletividade", resumiu a pedagoga, aproveitando para anunciar que em agosto, a escola mantida pela Coed, vai ganhar um jardim ecológico construído por alunos e professores em parceria com o grupo Amigos do Meio Ambiente.
Participação
Prestigiaram as primeiras atividades do Dia C em Pedro Afonso a superintendente da OCB/Sescoop-TO, Maria José Leão, a agente de Desenvolvimento Humano da Coapa, Maria Silvana Ramos, além de autoridades civis e militares de Pedro Afonso.
Dia C
O Dia de Cooperar (Dia C) é uma iniciativa de voluntariado, que vem realizando suas atividades com muita propriedade desde 2009, contando com a participação das cooperativas, e consiste na promoção e estímulo à realização de ações voluntárias diversificadas e simultâneas nos estados onde a Campanha se realiza. As ações são definidas e executadas pelas próprias cooperativas e contam com o apoio do Sistema OCB no estado, na capacitação, divulgação e valorização das práticas, por meio de orientações contidas em cartilhas, manuais e outros documentos produzidos e distribuídos aos participantes, reforçados por uma ampla campanha de comunicação, com planos de mídia, recursos de informática e peças publicitárias.


O trabalho foi realizado pela Coed (Cooperativa de Educadores de Pedro Afonso), Coapa (Cooperativa Agroindustrial do Tocantins) e Sicredi.
Na APAE, além de alunos e educadores também foram atendidos 54 alunos da 5ª série da Escola Municipal Jandevam. Na programação pinturas faciais, pescaria, apresentações culturais e lanche.
O momento festivo também foi uma oportunidade para contribuir na construção do espaço multifuncional da APAE com dinheiro ou materiais de construção para o telhado.
Visivelmente emocionada, Aldenora Pires de Campos, presidente da instituição que atualmente atende 153 alunos, agradeceu o apoio dos voluntários e demais pessoas da comunidade. "O Dia C é amor, é doar. Todos que participam sabem que quando fazemos o bem, todos ganham", afirmou. A educadora disse ainda que são necessários R$ 43 mil para a conclusão do espaço multiuso e de quatro salas para atividades diversas.
"Todos os voluntários e doadores que ajudam na campanha do Dia C têm a mesma importância aos olhos do nosso pai celestial, disse Ricardo Khouri, presidente da Coapa e do Sistema OCB/Sescoop-TO.
Consciência ambiental
Ainda na manhã desta terça-feira, alunos e professores da Coed realizaram o plantio de mudas na Praça Ecológica Campus IFTO que está sendo construída no trevo de entrada de Pedro Afonso e será inaugurada no próximo dia 4 de julho, quando é comemorado o Dia C em todo país.
O trabalho de cultivo de árvores e flores foi coordenado pelo professor Fabricio Rocha, presidente do grupo Amigos do Meio Ambiente. O educador destacou que a participação das crianças na edificação do novo espaço público, antes usado como depósito de lixo, contribui na formação de nova geração preocupada com a preservação ambiental.
Liliana Cristofari da Silva, gestora da Coed, avaliou positivamente a participação de professores e alunos no Dia C. "Esse tipo de iniciativa ajuda a formar crianças com consciência de fazer o bem, ajudar ao próximo e buscar o melhor para a coletividade", resumiu a pedagoga, aproveitando para anunciar que em agosto, a escola mantida pela Coed, vai ganhar um jardim ecológico construído por alunos e professores em parceria com o grupo Amigos do Meio Ambiente.
Participação
Prestigiaram as primeiras atividades do Dia C em Pedro Afonso a superintendente da OCB/Sescoop-TO, Maria José Leão, a agente de Desenvolvimento Humano da Coapa, Maria Silvana Ramos, além de autoridades civis e militares de Pedro Afonso.
Dia C
O Dia de Cooperar (Dia C) é uma iniciativa de voluntariado, que vem realizando suas atividades com muita propriedade desde 2009, contando com a participação das cooperativas, e consiste na promoção e estímulo à realização de ações voluntárias diversificadas e simultâneas nos estados onde a Campanha se realiza. As ações são definidas e executadas pelas próprias cooperativas e contam com o apoio do Sistema OCB no estado, na capacitação, divulgação e valorização das práticas, por meio de orientações contidas em cartilhas, manuais e outros documentos produzidos e distribuídos aos participantes, reforçados por uma ampla campanha de comunicação, com planos de mídia, recursos de informática e peças publicitárias.




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O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Tocantins - SESCOOP/TO, CNPJ 07.330.977/0001-16, com sede à Avenida JK, Quadra 110 Norte, Lote 11, CEP: 77.006-130, Palmas/TO, por intermédio do Pregoeiro e Comissão Permanente de Licitação, designados pela Portaria SESCOOP/TO no 01/2014 de 13 de janeiro de 2014, nos termos do Regulamento de Licitações e Contratos do Sescoop, aprovado pela Resolução No. 850, de 28 de fevereiro de 2012, disponíveis no site www.ocbto.coop.br torna público a realização de LICITAçãO, na modalidade de Pregão na forma Presencial, do tipo Menor Preço por taxa, regida por este edital e seus anexos, em sessão pública, às 09h do dia 01 de julho de 2015.
EDITAL DO PREGãO PRESENCIAL N° 04/2015
RETIFICAçãO 01 AO EDITAL DO PREGãO PRESENCIAL N° 04/2015
QUESTIONAMENTO 01 AO EDITAL DO PREGãO PRESENCIAL N° 04/2015
ATA DO PREGãO PRESENCIAL N° 04/2015
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