Reunião discute importância do programa de gestão adotado pela Coapa

Durante reunião na manhã da última sexta-feira, 21 de agosto, na sede da Coapa, dirigentes e colaboradores discutiram a continuidade do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC). A cooperativa de Pedro Afonso (TO) aderiu ao programa em 2013.

O encontro serviu para dar mais informações aos conselheiros sobre o programa, avaliar atividades desenvolvidas e mostrar a importâncias de utilizar o PDGC na tomada de decisões estratégicas.

Na ocasião, a superintendente da OCB-Sescoop/TO, Maria José de Andrade Leão, destacou a importância da ferramenta em todos os processos das cooperativas. "O PDGC é uma ferramenta que pode contribuir na solução de problemas, na avaliação de indicadores, e principalmente na governança e gestão de uma sociedade cooperativa", explicou.

Conforme o presidente da Coapa, Ricardo Khouri, a intenção agora é retomar as ações necessárias para o desenvolvimento do PDGC na Coapa. "Será fundamental a participação de todo os conselheiros, para avaliarmos nossos avanços e pontos a serem melhorados", ressaltou.

Participantes

Além do presidente Ricardo Khouri e da superintendente Maria José, participaram da reunião o vice-presidente da Coapa, Moacir Catabriga; o diretor-secretário Luiz Gilberto Ramos; os conselheiros Evanis Roberto Lopes, Alberto Mazzola e José Francisco Amaral; e os colaboradores da Coapa José Rander Lopes (superintendente), Elizângela Nunes (recursos humanos), Maria Silvana Ramos (organização do quadro social) e João Lopes (jurídico)

Melhoria na gestão

A metodologia do PDGC é baseada no Modelo de Excelência em Gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). Dentre os seus objetivos, o programa busca ampliar a competitividade do segmento cooperativista no mercado e melhorar as práticas de gestão.

A iniciativa integra o conjunto de ações da área de monitoramento do Sescoop, que possui metodologia específica voltada ao acompanhamento da gestão das cooperativas. O PDGC contribui para que a cooperativa possa ter um retrato da situação da gestão em diversos aspectos, incluindo clientes, colaboradores, fornecedores, processos, resultados, dentre outro