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Na noite do sábado, 21 de novembro, foi formada a primeira turma do Programa de Formação de Dirigentes e Gestores de Cooperativas (Formacoop) de Pedro Afonso. A capacitação foi disponibilizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Tocantins-Sescoop/TO, sem custos para os participantes.
O curso começou em maio, tendo um módulo por mês com duração de oito horas. Ao todo, participaram 39 pessoas, sendo 20 da Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa) e os demais da Cooperativa de Educadores de Pedro Afonso (Coed) e do Sicredi, que conheceram e discutiram temas como Fundamentos Básicos do Cooperativismo, Relação Interpessoal e Trabalho em Equipe, ética, Etiqueta e Marketing Profissional, Comunicação Organizacional, Mediação e Gestão de Conflitos e Administração do Tempo.
Conhecimento aplicado
Marcivânia de Castro Ribeiro, que trabalha como caixa na loja agroveterinária da Coapa, foi uma das participantes e já utiliza os conhecimentos adquiridos não apenas no ambiente de trabalho, mas também em casa. "Todos os módulos foram muito benéficos para que pudesse melhorar a maneira de trabalhar, gostei de participar do curso e vou tentar colocar em prática tudo que aprendi", comentou Marcivânia.
Outro participante é o assistente administrativo operacional da Coapa, Wanderson Ferreira da Cruz. "O curso tem contribuído no diálogo com meus colegas de trabalho, e na minha organização; como respeitar o espaço de cada um, e também aprendi a cobrar e ser cobrado", disse sobre o curso.
Crescimento profissional
A responsável pelo Setor de Recursos Humanos da Coapa, Elizângela Nunes, destacou a importância do curso para os profissionais que trabalham na cooperativa. "é muito importante a participação no Formacoop porque contribui imensamente para a melhoria do desempenho nas ações do dia a dia, aumenta a valorização, bem como proporciona o crescimento e o desenvolvimento profissional dos colaboradores e da cooperativa", afirmou. "O colaborador que busca o conhecimento, a qualificação e procura manter-se atualizado, tem mais possibilidade de crescer profissionalmente e torna-se mais produtivo", finalizou.
O presidente da Coapa, Ricardo Khouri, que também preside o Sistema OCB-Sescoop/TO, parabenizou os participantes do curso e reafirmou o compromisso de apoiar as cooperativas que solicitarem capacitações profissionais para seus cooperados e colaboradores.
O curso começou em maio, tendo um módulo por mês com duração de oito horas. Ao todo, participaram 39 pessoas, sendo 20 da Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa) e os demais da Cooperativa de Educadores de Pedro Afonso (Coed) e do Sicredi, que conheceram e discutiram temas como Fundamentos Básicos do Cooperativismo, Relação Interpessoal e Trabalho em Equipe, ética, Etiqueta e Marketing Profissional, Comunicação Organizacional, Mediação e Gestão de Conflitos e Administração do Tempo.
Conhecimento aplicado
Marcivânia de Castro Ribeiro, que trabalha como caixa na loja agroveterinária da Coapa, foi uma das participantes e já utiliza os conhecimentos adquiridos não apenas no ambiente de trabalho, mas também em casa. "Todos os módulos foram muito benéficos para que pudesse melhorar a maneira de trabalhar, gostei de participar do curso e vou tentar colocar em prática tudo que aprendi", comentou Marcivânia.
Outro participante é o assistente administrativo operacional da Coapa, Wanderson Ferreira da Cruz. "O curso tem contribuído no diálogo com meus colegas de trabalho, e na minha organização; como respeitar o espaço de cada um, e também aprendi a cobrar e ser cobrado", disse sobre o curso.
Crescimento profissional
A responsável pelo Setor de Recursos Humanos da Coapa, Elizângela Nunes, destacou a importância do curso para os profissionais que trabalham na cooperativa. "é muito importante a participação no Formacoop porque contribui imensamente para a melhoria do desempenho nas ações do dia a dia, aumenta a valorização, bem como proporciona o crescimento e o desenvolvimento profissional dos colaboradores e da cooperativa", afirmou. "O colaborador que busca o conhecimento, a qualificação e procura manter-se atualizado, tem mais possibilidade de crescer profissionalmente e torna-se mais produtivo", finalizou.
O presidente da Coapa, Ricardo Khouri, que também preside o Sistema OCB-Sescoop/TO, parabenizou os participantes do curso e reafirmou o compromisso de apoiar as cooperativas que solicitarem capacitações profissionais para seus cooperados e colaboradores.
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Pelo quinto ano seguido, colaboradores de todas as unidades (Administração, Agroveterinária, Armazém e Comercial) participaram da V Gincana da Coapa-Cooperativa Agroindustrial do Tocantins.
A programação realizada na sede da AABB, em Pedro Afonso (TO), na tarde do sábado, 14 de novembro, contou com jogos cooperativos e provas físicas.
O evento teve o apoio do Sescoop-TO, que disponibilizou o agente de desenvolvimento humano Franscisco da Chagas, responsável por ajudar a coordenar as atividades.
A novidade deste ano foi que as quatro equipes contaram com colaboradores de diferentes setores. A intenção foi reforçar a integração e incentivar a colaboração entre os colaboradores, como explicou a agente de desenvolvimento humano da Coapa, Maria Silvana Ramos.
Ao final todos foram considerados vencedores, receberam troféus e brindes, e ainda participaram de um churrasco marcado pelo clima de alegria e interação entre colegas.
O auxiliar administrativo Wesley Araújo, trabalha no armazém da Coapa há 9 meses e estreou na gincana. Segundo ele, o evento foi uma oportunidade para ter mais contato com os demais colegas fora do ambiente de trabalho. "A Coapa está de parabéns por essa iniciativa. Esse tipo de atividade contribui para melhorar o desempenho profissional e aliviar o stress", disse Wesley Araújo.
O presidente da cooperativa, Ricardo Khouri, participou da abertura da gincana e reafirmou que o colaborador mais motivado atende melhor os cooperados, contribuindo para o crescimento da Coapa.
A programação realizada na sede da AABB, em Pedro Afonso (TO), na tarde do sábado, 14 de novembro, contou com jogos cooperativos e provas físicas.
O evento teve o apoio do Sescoop-TO, que disponibilizou o agente de desenvolvimento humano Franscisco da Chagas, responsável por ajudar a coordenar as atividades.
A novidade deste ano foi que as quatro equipes contaram com colaboradores de diferentes setores. A intenção foi reforçar a integração e incentivar a colaboração entre os colaboradores, como explicou a agente de desenvolvimento humano da Coapa, Maria Silvana Ramos.
Ao final todos foram considerados vencedores, receberam troféus e brindes, e ainda participaram de um churrasco marcado pelo clima de alegria e interação entre colegas.
O auxiliar administrativo Wesley Araújo, trabalha no armazém da Coapa há 9 meses e estreou na gincana. Segundo ele, o evento foi uma oportunidade para ter mais contato com os demais colegas fora do ambiente de trabalho. "A Coapa está de parabéns por essa iniciativa. Esse tipo de atividade contribui para melhorar o desempenho profissional e aliviar o stress", disse Wesley Araújo.
O presidente da cooperativa, Ricardo Khouri, participou da abertura da gincana e reafirmou que o colaborador mais motivado atende melhor os cooperados, contribuindo para o crescimento da Coapa.
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Segue link de acesso ao Relatório Mensal da OCB referente ao mês de Outubro 2015.
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Relatório Outubro/2015
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Relatório Outubro/2015
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Diversão e muitos sorrisos foram vistos durante a Festa de Confraternização dos Colaboradores e Parceiros da Cooperativa dos Produtores de Carnes e Derivados de Gurupi (Cooperfrigu), que aconteceu neste sábado (07/11) dentro da programação da 11ª edição do COOPERAR. A atração principal do evento, o humorista Paulo Vieira, deu um show à parte e arrancou gargalhadas do público presente.
As ações de sábado começaram com a Minimaratona COOPERAR/SESI, realizada em parceria com Federação das Indústrias do Tocantins (FIETO), por meio do SESI. A corrida contou com participação dos colaboradores da Cooperfrigu, que depois de percorrer cinco quilômetros foram premiados. Renato Rodrigues foi o campeão no masculino, com 14 minutos e 23 segundos; e no feminino a campeã foi Darcilene Ribeiro, que correu o percurso em 21 minutos e 02 segundos. Além de ganharem troféu e bicicleta eles receberam ainda R$ 300,00 como premiação.
Depois da corrida vieram as atrações da Festa com muita música, que ficou por conta da Fanfarra da Escola Estadual Dr. Joaquim Pereira da Costa e da Banda de Música da Polícia Militar. As crianças se divertiram nos brinquedos infláveis e muitas guloseimas.
Entre os parceiros o Serviço Social da Indústria (SESI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) levaram ações nas áreas de educação, saúde e lazer. O resultado dessa parceria foram 672 atendimentos oferecidos durante a Festa.
No palco, montado em parceria com o sistema Fecomercio, por meio do Serviço Social do Comércio (SESC), o humorista Paulo Vieira abrilhantou ainda mais a festa de confraternização do 11° COOPERAR. A apresentação foi fruto da parceria com a OCB/SESCOOP.
"Comemoramos estes 11 anos do COOPERAR com muita festa e incentivando ainda mais nossos colaboradores e diretores a adotarem um estilo de vida mais saudável, o que traz benefícios para todos não só no trabalho, mas principalmente em casa, com a família. E sempre é bom festejar estas conquistas com os amigos e parceiros e por isso esta festa é tão bonita porque tem a colaboração e empenho de todos", afirmou Oswaldo Stival Junior, presidente da Cooperfrigu.
Programação - As ações do programa socioambiental seguem até o dia 11 de novembro e dentro da programação estão previstas palestras sobre saúde pública e nutrição saudável; além de atividades culturais, artísticas e esportivas.
Parceiros COOPERAR:
Sistema FIETO, OCB/SESCOOP, SESI, SENAI, SESC, Programa Mesa Brasil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Agab, Creche Maria Madalena, Apae, Prefeitura de Gurupi, Secretaria Municipal de Saúde, Câmara de Vereadores, UFT, IFTO, UnirG, Sicoob/Credipar, SPI - Sistema de Produção Integrada, SIF- Serviço de Inspeção Federal, Coopersul, Capela Santa Luzia, SAMU, Assembleia de Deus Ministério de Madureira Setor Leste, Saborelle, KS Transporte, Sindicarnes/TO, Loja Maçônica Amor e Justiça n° 2, Gurupi Esporte Clube, Naturatins, Ibama, OAB, Maanaim, Governo do Estado do Tocantins.
As ações de sábado começaram com a Minimaratona COOPERAR/SESI, realizada em parceria com Federação das Indústrias do Tocantins (FIETO), por meio do SESI. A corrida contou com participação dos colaboradores da Cooperfrigu, que depois de percorrer cinco quilômetros foram premiados. Renato Rodrigues foi o campeão no masculino, com 14 minutos e 23 segundos; e no feminino a campeã foi Darcilene Ribeiro, que correu o percurso em 21 minutos e 02 segundos. Além de ganharem troféu e bicicleta eles receberam ainda R$ 300,00 como premiação.
Depois da corrida vieram as atrações da Festa com muita música, que ficou por conta da Fanfarra da Escola Estadual Dr. Joaquim Pereira da Costa e da Banda de Música da Polícia Militar. As crianças se divertiram nos brinquedos infláveis e muitas guloseimas.
Entre os parceiros o Serviço Social da Indústria (SESI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) levaram ações nas áreas de educação, saúde e lazer. O resultado dessa parceria foram 672 atendimentos oferecidos durante a Festa.
No palco, montado em parceria com o sistema Fecomercio, por meio do Serviço Social do Comércio (SESC), o humorista Paulo Vieira abrilhantou ainda mais a festa de confraternização do 11° COOPERAR. A apresentação foi fruto da parceria com a OCB/SESCOOP.
"Comemoramos estes 11 anos do COOPERAR com muita festa e incentivando ainda mais nossos colaboradores e diretores a adotarem um estilo de vida mais saudável, o que traz benefícios para todos não só no trabalho, mas principalmente em casa, com a família. E sempre é bom festejar estas conquistas com os amigos e parceiros e por isso esta festa é tão bonita porque tem a colaboração e empenho de todos", afirmou Oswaldo Stival Junior, presidente da Cooperfrigu.
Programação - As ações do programa socioambiental seguem até o dia 11 de novembro e dentro da programação estão previstas palestras sobre saúde pública e nutrição saudável; além de atividades culturais, artísticas e esportivas.
Parceiros COOPERAR:
Sistema FIETO, OCB/SESCOOP, SESI, SENAI, SESC, Programa Mesa Brasil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Agab, Creche Maria Madalena, Apae, Prefeitura de Gurupi, Secretaria Municipal de Saúde, Câmara de Vereadores, UFT, IFTO, UnirG, Sicoob/Credipar, SPI - Sistema de Produção Integrada, SIF- Serviço de Inspeção Federal, Coopersul, Capela Santa Luzia, SAMU, Assembleia de Deus Ministério de Madureira Setor Leste, Saborelle, KS Transporte, Sindicarnes/TO, Loja Maçônica Amor e Justiça n° 2, Gurupi Esporte Clube, Naturatins, Ibama, OAB, Maanaim, Governo do Estado do Tocantins.
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Segue anexo:
EDITAL DE CONVOCAçãO - ASSEMBLéIA GERAL EXTRAORDINáRIA.
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EDITAL DE CONVOCAçãO - ASSEMBLéIA GERAL EXTRAORDINáRIA.
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Brasília (29/10) - Na noite desta quarta-feira (28/10), o plenário da Câmara dos Deputados aprovou, com pequenas alterações, a Medida Provisória (MPV) 684/2015, que estabelece o novo regime jurídico das parcerias voluntárias entre a Administração Pública e entidades sem finalidade lucrativa, contemplando os interesses do cooperativismo. O texto aprovado provém do relatório do deputado Eduardo Barbosa (MG). Para acessa-lo, clique aqui.
De acordo com a MPV 684/2015, as organizações da sociedade civil terão de participar de processo seletivo (chamamento público) e cumprir uma série de exigências para fechar parcerias com os governos. Entre os requisitos estão, por exemplo, a comprovada experiência no serviço a ser prestado, ter "ficha limpa" e, pelo menos, três anos de existência.
Especificamente às cooperativas, o texto aprovado contém dispositivo que permite a continuidade de celebração de instrumentos que substituirão os atuais convênios e contratos de repasse, desde que estas estejam capacitadas para execução de atividades ou de projetos de interesse público e cunho social. A perspectiva é que fique a critério do gestor público avaliar se as ações atendem aos requisitos do interesse público e cunho social nestas parcerias.
Além disso, as cooperativas deverão atender às exigências previstas na legislação específica, como a necessidade de constituição de conselho fiscal capaz de opinar sobre os relatórios de desempenho financeiro e contábil e sobre as operações patrimoniais realizadas, além da escrituração de acordo com os princípios fundamentais de contabilidade e com as Normas Brasileiras de Contabilidade.
TRAMITAçãO: A MPV 684/2015 segue agora para a análise do plenário do Senado Federal e, caso aprovada, para a sanção presidencial. O Sistema OCB trabalhará junto ao Poder Executivo para manter no texto da lei os dispositivos que tratam sobre as parcerias das cooperativas com o poder público.
De acordo com a MPV 684/2015, as organizações da sociedade civil terão de participar de processo seletivo (chamamento público) e cumprir uma série de exigências para fechar parcerias com os governos. Entre os requisitos estão, por exemplo, a comprovada experiência no serviço a ser prestado, ter "ficha limpa" e, pelo menos, três anos de existência.
Especificamente às cooperativas, o texto aprovado contém dispositivo que permite a continuidade de celebração de instrumentos que substituirão os atuais convênios e contratos de repasse, desde que estas estejam capacitadas para execução de atividades ou de projetos de interesse público e cunho social. A perspectiva é que fique a critério do gestor público avaliar se as ações atendem aos requisitos do interesse público e cunho social nestas parcerias.
Além disso, as cooperativas deverão atender às exigências previstas na legislação específica, como a necessidade de constituição de conselho fiscal capaz de opinar sobre os relatórios de desempenho financeiro e contábil e sobre as operações patrimoniais realizadas, além da escrituração de acordo com os princípios fundamentais de contabilidade e com as Normas Brasileiras de Contabilidade.
TRAMITAçãO: A MPV 684/2015 segue agora para a análise do plenário do Senado Federal e, caso aprovada, para a sanção presidencial. O Sistema OCB trabalhará junto ao Poder Executivo para manter no texto da lei os dispositivos que tratam sobre as parcerias das cooperativas com o poder público.
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Já está funcionando ao lado da loja agroveterinária da Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa), em Pedro Afonso, o laboratório de classificação de produtos vegetais.
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) aprovou nesta semana a emissão de certificados de grãos para a estrutura da central de classificação de grãos. O posto deve atender 17 municípios da região.
A certificação foi viabilizada após a cooperação técnica entre a Coapa, Secretaria do Desenvolvimento Agricultura e Pecuária (Seagro) e o Mapa.
O presidente da Copa, Ricardo Khouri, destaca a importância dessa certificação para o comércio de grãos da região. "Esse laboratório vai dar confiabilidade e uma credibilidade nas negociações comerciais entre o meio produtor, cooperados ou não da Coapa, e a parte compradora, com a classificação oficial", afirmou. "Essa classificação é aquela que vale em conflitos, em caso de discordância, vai ser um ponto de balizamento da qualidade de grãos da região e pode agregar ao valor final do produto", completou.
Já o superintendente da cooperativa, José Rander Lopes, assegurou que todos os envolvidos na cadeia produtiva de grãos - produtores, traiding e armazéns gerais - terão o suporte necessário no posto de classificação, e agora também poderão ter acesso rápido a laudos de contra amostras de lotes de grãos, antes era feitos em outros municípios, e que demoravam a chegar aos interessados.
A região de Pedro Afonso é uma das maiores produtoras de grãos do Tocantins e abrange os municípios de Tupirama, Bom Jesus do Tocantins, Santa Maria do Tocantins, Recursolândia, Centenário, Rio Sono, Itacajá, Guaraí e Fortaleza do Tabocão. A região cultivou na safra 2014/2015, uma área de 89 mil hectares, colhendo 285 mil toneladas de grãos.
Classificação
A classificação de grãos é uma exigência da legislação brasileira que regulamenta a atividade por meio de instruções normativas do Mapa, para que a industrialização e comercialização de produtos vegetais e seus derivados sejam realizados com qualidade e segurança alimentar dentro dos padrões oficiais.
é uma atividade auxiliar ao processo de comercialização dos produtos de origem vegetal, seus subprodutos e resíduos de valor econômico, que tem por finalidade determinar a sua qualidade com base em padrões químicos e físicos. Atualmente, Palmas, Paraíso e Gurupi possuem esse laboratório. (Com informações da Seagro)
Endereço
O laboratório de classificação de grãos fica na Avenida Mestre Bento, 2380, Zetor Zacarias Campelo, no mesmo prédio da loja agroveterinária da Cooapa, em Pedro Afonso.
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) aprovou nesta semana a emissão de certificados de grãos para a estrutura da central de classificação de grãos. O posto deve atender 17 municípios da região.
A certificação foi viabilizada após a cooperação técnica entre a Coapa, Secretaria do Desenvolvimento Agricultura e Pecuária (Seagro) e o Mapa.
O presidente da Copa, Ricardo Khouri, destaca a importância dessa certificação para o comércio de grãos da região. "Esse laboratório vai dar confiabilidade e uma credibilidade nas negociações comerciais entre o meio produtor, cooperados ou não da Coapa, e a parte compradora, com a classificação oficial", afirmou. "Essa classificação é aquela que vale em conflitos, em caso de discordância, vai ser um ponto de balizamento da qualidade de grãos da região e pode agregar ao valor final do produto", completou.
Já o superintendente da cooperativa, José Rander Lopes, assegurou que todos os envolvidos na cadeia produtiva de grãos - produtores, traiding e armazéns gerais - terão o suporte necessário no posto de classificação, e agora também poderão ter acesso rápido a laudos de contra amostras de lotes de grãos, antes era feitos em outros municípios, e que demoravam a chegar aos interessados.
A região de Pedro Afonso é uma das maiores produtoras de grãos do Tocantins e abrange os municípios de Tupirama, Bom Jesus do Tocantins, Santa Maria do Tocantins, Recursolândia, Centenário, Rio Sono, Itacajá, Guaraí e Fortaleza do Tabocão. A região cultivou na safra 2014/2015, uma área de 89 mil hectares, colhendo 285 mil toneladas de grãos.
Classificação
A classificação de grãos é uma exigência da legislação brasileira que regulamenta a atividade por meio de instruções normativas do Mapa, para que a industrialização e comercialização de produtos vegetais e seus derivados sejam realizados com qualidade e segurança alimentar dentro dos padrões oficiais.
é uma atividade auxiliar ao processo de comercialização dos produtos de origem vegetal, seus subprodutos e resíduos de valor econômico, que tem por finalidade determinar a sua qualidade com base em padrões químicos e físicos. Atualmente, Palmas, Paraíso e Gurupi possuem esse laboratório. (Com informações da Seagro)
Endereço
O laboratório de classificação de grãos fica na Avenida Mestre Bento, 2380, Zetor Zacarias Campelo, no mesmo prédio da loja agroveterinária da Cooapa, em Pedro Afonso.
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Membros do Fórum Permanente criado pelas Organizações das Cooperativas Brasileiras dos Estados da região Centro-Oeste e Tocantins estão nesta segunda-feira (26) e terça-feira (27), em Campo Grande (MS), na terceira reunião de gestores e analistas das unidades estaduais da região. A finalidade da visita técnica é conhecer as ações e programas das unidades estaduais, para captar as melhores experiências e até o final deste ano, desenvolver um projeto comum entre todas as unidades do Centro-Oeste, Distrito Federal e Tocantins.
De Goiânia foram para o Mato Grosso do Sul, o analista técnico de Cooperativismo da OCB-GO, Advaldo Alves; coordenador de Monitoramento e Desenvolvimento do SESCOOP/GO, Jubrair Gomes Junior; e a Gerente do SESCOOP/GO, Robercy Alves. Do Sistema OCB/SESCOOP-TO, participou a superintendente Maria José Andrade de Leão Oliveira e equipe; a gerente de operações do SESCOOP/MT, Sirley Ferreira e outros membros do Sistema OCB/SESCOOP-MT. Participaram também quatro componentes do Sistema OCDF.
O Fórum Permanente foi criado no mês de agosto em reunião ocorrida em Campo Grande (MS). Desde então já houve um encontro no Mato Grosso, na semana passada ocorreu outro em Goiás, e, agora as equipes estão no Mato Grosso do Sul. A meta do Fórum é o compartilhamento de programas e soluções que facilitem o alinhamento do planejamento operacional vinculado com os objetivos estratégicos previstos pela OCB Nacional.
Na programação feita pelo MS, os membros das equipes dos demais Estados, tiveram uma apresentação da unidade estadual realizada pela superintendente Dalva Garcia Caramalac. No período da tarde, eles conheceram o prédio do Sistema OCB/SESCOOP-MS e a estrutura do SESCOOP/MS. Está prevista para terça-feira, uma visita ao setor de comunicação e aos departamentos da OCB-MS.
De Goiânia foram para o Mato Grosso do Sul, o analista técnico de Cooperativismo da OCB-GO, Advaldo Alves; coordenador de Monitoramento e Desenvolvimento do SESCOOP/GO, Jubrair Gomes Junior; e a Gerente do SESCOOP/GO, Robercy Alves. Do Sistema OCB/SESCOOP-TO, participou a superintendente Maria José Andrade de Leão Oliveira e equipe; a gerente de operações do SESCOOP/MT, Sirley Ferreira e outros membros do Sistema OCB/SESCOOP-MT. Participaram também quatro componentes do Sistema OCDF.
O Fórum Permanente foi criado no mês de agosto em reunião ocorrida em Campo Grande (MS). Desde então já houve um encontro no Mato Grosso, na semana passada ocorreu outro em Goiás, e, agora as equipes estão no Mato Grosso do Sul. A meta do Fórum é o compartilhamento de programas e soluções que facilitem o alinhamento do planejamento operacional vinculado com os objetivos estratégicos previstos pela OCB Nacional.
Na programação feita pelo MS, os membros das equipes dos demais Estados, tiveram uma apresentação da unidade estadual realizada pela superintendente Dalva Garcia Caramalac. No período da tarde, eles conheceram o prédio do Sistema OCB/SESCOOP-MS e a estrutura do SESCOOP/MS. Está prevista para terça-feira, uma visita ao setor de comunicação e aos departamentos da OCB-MS.
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Brasília (23/10) - Que o programa intitulado Dia C (Dia de Cooperar) ganhou o Brasil de maneira extremamente satisfatória, não se tem dúvidas. E foi justamente pensando na melhoria contínua dos processos que envolvem essa ferramenta de transformação social que comunicadores e promotores sociais do Sistema OCB estiveram reunidos, nesta quinta e sexta-feira, para a apresentação dos resultados de 2015 e proposição de metas e melhorias para a próxima edição, em 2016.
Resultados esses que demonstram uma curva intensa de crescimento, tanto na quantidade como na qualidade das ações desenvolvidas. é o que comenta a gerente de Desenvolvimento Social de Cooperativas, Maria Eugênia Ruiz Borba: "Esse foi o segundo ano que realizamos o Dia C, nacionalmente. E de 2014 para cá, o interesse das cooperativas em aderir ao programa vem aumentando dia após dia. De aproximadamente 980 mil beneficiados passamos para a marca de 2,4 milhões - até o momento", ressalta a gestora, enfatizando que o Dia C se trata de um programa com ações continuadas e que os números oficiais somente serão contabilizados ao final do exercício, em dezembro.
Para a gerente de Comunicação do Sistema OCB, Daniela Lemke, o Dia C é, além de tudo, uma ferramenta estratégica de divulgação do cooperativismo brasileiro. Uma oportunidade de ressaltar os benefícios desse movimento agregador: "Durante as ações do Dia C, podemos destacar os números que tornam o Sistema Cooperativista Brasileiro representativo no país. A ideia é mostrar a força social e econômica das cooperativas brasileiras neste momento em que a mídia espontaneamente se volta para o setor", resume a gestora.
Além de projetar as ações para 2016, os participantes do Encontro Nacional de Avaliação do Dia C 2015 tiveram a oportunidade de apresentar suas sugestões específicas de melhorias; aquilo que é sentido diretamente na base, junto às cooperativas, com o objetivo de aprimorar o processo e seus resultados. "Nós precisamos dessa interlocução, desse trabalho integrado, para proporcionar aos nossos cooperados ferramentas cada vez atuais, mais funcionais. O empenho de vocês aqui, se debruçando sobre cada detalhe para o crescimento do projeto reflete a vontade do Sistema OCB em ser cada vez melhor para o nosso público principal - as cooperativas - e, como nos é natural, para a sociedade", frisou o superintendente, Renato Nobile, no encerramento das atividades. (OCB Nacional)
Resultados esses que demonstram uma curva intensa de crescimento, tanto na quantidade como na qualidade das ações desenvolvidas. é o que comenta a gerente de Desenvolvimento Social de Cooperativas, Maria Eugênia Ruiz Borba: "Esse foi o segundo ano que realizamos o Dia C, nacionalmente. E de 2014 para cá, o interesse das cooperativas em aderir ao programa vem aumentando dia após dia. De aproximadamente 980 mil beneficiados passamos para a marca de 2,4 milhões - até o momento", ressalta a gestora, enfatizando que o Dia C se trata de um programa com ações continuadas e que os números oficiais somente serão contabilizados ao final do exercício, em dezembro.
Para a gerente de Comunicação do Sistema OCB, Daniela Lemke, o Dia C é, além de tudo, uma ferramenta estratégica de divulgação do cooperativismo brasileiro. Uma oportunidade de ressaltar os benefícios desse movimento agregador: "Durante as ações do Dia C, podemos destacar os números que tornam o Sistema Cooperativista Brasileiro representativo no país. A ideia é mostrar a força social e econômica das cooperativas brasileiras neste momento em que a mídia espontaneamente se volta para o setor", resume a gestora.
Além de projetar as ações para 2016, os participantes do Encontro Nacional de Avaliação do Dia C 2015 tiveram a oportunidade de apresentar suas sugestões específicas de melhorias; aquilo que é sentido diretamente na base, junto às cooperativas, com o objetivo de aprimorar o processo e seus resultados. "Nós precisamos dessa interlocução, desse trabalho integrado, para proporcionar aos nossos cooperados ferramentas cada vez atuais, mais funcionais. O empenho de vocês aqui, se debruçando sobre cada detalhe para o crescimento do projeto reflete a vontade do Sistema OCB em ser cada vez melhor para o nosso público principal - as cooperativas - e, como nos é natural, para a sociedade", frisou o superintendente, Renato Nobile, no encerramento das atividades. (OCB Nacional)
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Membros do Fórum Permanente criado pelas Organizações das Cooperativas Brasileiras dos Estados da região Centro-Oeste estão em Goiânia. A finalidade da visita técnica é conhecer as ações e programas das unidades estaduais, para captar as melhores experiências e até o final deste ano, desenvolver um projeto comum entre todas as unidades do Centro-Oeste, Distrito Federal e Tocantins. Estão em Goiânia, a superintendente do Sistema OCB/SESCOOP-GO e anfitriã Valéria Mendes, o superintendente do Sistema OCB/MT, Adair Mazzotti e a superintendente do Sistema OCB/TO, Maria José Andrade de Leão Oliveira.
O Fórum Permanente foi criado no mês de agosto em reunião ocorrida em Brasília, desde então já houve um encontro no Mato Grosso e este em Goiás é o segundo. O próximo será nos dias 26 e 27 de outubro em Mato Grosso do Sul. A meta dos superintendentes e técnicos é o compartilhamento de programas e soluções que facilitem o alinhamento do planejamento operacional vinculado com os objetivos estratégicos previstos pela OCB Nacional. De acordo com a superintendente do Sistema OCB/SESCOOP-GO, Valéria Mendes, a expectativa é de que ao final das reuniões seja formatado um sexto modelo de programa, que agregue contribuições de cada unidade e que contenha soluções comuns que possam ser utilizado por todos, respeitando as características de cada Estado.
A superintendente do Sistema OCB/TO, Maria José Andrade de Leão Oliveira, explica que esta é a melhor iniciativa já feita, "pois dá oportunidade de todos verem na prática o que as unidades estaduais estão fazendo e como melhorar nossos processos". Segundo ela, que trabalha no Sistema do Estado mais jovem do Brasil, é possível aproveitar muito desses encontros e mudar bastante a maneira de fazer as coisas tanto nas áreas meio e fim.
O superintendente do Sistema OCB/MT, Adair Mazzotti, diz que está anotando e avaliando as boas práticas de Goiás. O Sistema OCB/SESCOOP-MT foi o primeiro a ser visitado pela equipe de superintendentes e gerentes. Lá eles conheceram parte do sistema de informação (SI) que já está em fase de implementação e vai começar a ser operado em 2016. O SI é uma plataforma de gestão de planejamento integrado que vai concentrar todas as etapas de um processo, desde a concepção até a finalização. De acordo com Mazzotti, depois de pronto o software será partilhado com as outras unidades do Centro-Oeste, o que potencializará o uso do recurso.
Fonte: Goias Cooperativo
O Fórum Permanente foi criado no mês de agosto em reunião ocorrida em Brasília, desde então já houve um encontro no Mato Grosso e este em Goiás é o segundo. O próximo será nos dias 26 e 27 de outubro em Mato Grosso do Sul. A meta dos superintendentes e técnicos é o compartilhamento de programas e soluções que facilitem o alinhamento do planejamento operacional vinculado com os objetivos estratégicos previstos pela OCB Nacional. De acordo com a superintendente do Sistema OCB/SESCOOP-GO, Valéria Mendes, a expectativa é de que ao final das reuniões seja formatado um sexto modelo de programa, que agregue contribuições de cada unidade e que contenha soluções comuns que possam ser utilizado por todos, respeitando as características de cada Estado.
A superintendente do Sistema OCB/TO, Maria José Andrade de Leão Oliveira, explica que esta é a melhor iniciativa já feita, "pois dá oportunidade de todos verem na prática o que as unidades estaduais estão fazendo e como melhorar nossos processos". Segundo ela, que trabalha no Sistema do Estado mais jovem do Brasil, é possível aproveitar muito desses encontros e mudar bastante a maneira de fazer as coisas tanto nas áreas meio e fim.
O superintendente do Sistema OCB/MT, Adair Mazzotti, diz que está anotando e avaliando as boas práticas de Goiás. O Sistema OCB/SESCOOP-MT foi o primeiro a ser visitado pela equipe de superintendentes e gerentes. Lá eles conheceram parte do sistema de informação (SI) que já está em fase de implementação e vai começar a ser operado em 2016. O SI é uma plataforma de gestão de planejamento integrado que vai concentrar todas as etapas de um processo, desde a concepção até a finalização. De acordo com Mazzotti, depois de pronto o software será partilhado com as outras unidades do Centro-Oeste, o que potencializará o uso do recurso.
Fonte: Goias Cooperativo
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Brasília (13/10) - O Sicoob UniCentro Brasileira, cooperativa de crédito goiana, comemora logo mais, às 19h30, a marca histórica de R$ 1 bilhão em ativos, o que a coloca como maior instituição financeira de Goiás. A cerimônia contará com a presença de associados, lideranças empresariais e autoridades políticas como o governador do estado goiano, Marconi Perillo. Os presidentes do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, e do Sistema OCB/GO, Joaquim Guilherme, também confirmaram suas presenças no evento.
O Sicoob UniCentro Brasileira é uma cooperativa de crédito fundada há 23 anos, então ligada apenas à área de saúde e com a marca Unicred. Atualmente, a cooperativa integra ao sistema Sicoob e conta com 14 agências e mais de 250 colaboradores. Mais de 13 mil associados integram ao Sicoob UniCentro Brasileira nos estados de Goiás, Tocantins e no Distrito Federal, e, no ano passado, dividiram mais de R$ 45 milhões de sobras.
O objetivo da cooperativa é administrar os recursos financeiros dos associados, proporcionando maior rentabilidade. A instituição expandiu seus investimentos nos últimos anos em pessoal, reformas e ampliações das agências e da sede - que foi ampliada em 150%, além de investir em tecnologia para beneficiar o associado.
Entre as vantagens do sistema cooperativo, como destaca o presidente da cooperativa, Clidenor Gomes Filho, estão o atendimento personalizado; a divisão das sobras (resultados) com todos associados; cada um tem direito a um voto, decidindo o rumo da instituição; as taxas, tarifas e juros adequados ao perfil e menores que no mercado; os produtos desenvolvidos para atender à necessidade dos associados, com mais de 30 linhas de crédito; a atenção com o futuro do associado, entre outras.
Fonte: http://www.ocb.org.br
O Sicoob UniCentro Brasileira é uma cooperativa de crédito fundada há 23 anos, então ligada apenas à área de saúde e com a marca Unicred. Atualmente, a cooperativa integra ao sistema Sicoob e conta com 14 agências e mais de 250 colaboradores. Mais de 13 mil associados integram ao Sicoob UniCentro Brasileira nos estados de Goiás, Tocantins e no Distrito Federal, e, no ano passado, dividiram mais de R$ 45 milhões de sobras.
O objetivo da cooperativa é administrar os recursos financeiros dos associados, proporcionando maior rentabilidade. A instituição expandiu seus investimentos nos últimos anos em pessoal, reformas e ampliações das agências e da sede - que foi ampliada em 150%, além de investir em tecnologia para beneficiar o associado.
Entre as vantagens do sistema cooperativo, como destaca o presidente da cooperativa, Clidenor Gomes Filho, estão o atendimento personalizado; a divisão das sobras (resultados) com todos associados; cada um tem direito a um voto, decidindo o rumo da instituição; as taxas, tarifas e juros adequados ao perfil e menores que no mercado; os produtos desenvolvidos para atender à necessidade dos associados, com mais de 30 linhas de crédito; a atenção com o futuro do associado, entre outras.
Fonte: http://www.ocb.org.br
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Em tempos de instabilidade econômica, planejar as ações é ainda mais imprescindível para qualquer empresa. Pensando nisto, a Coapa (Cooperativa Agroindustrial do Tocantins), com sede em Pedro Afonso (TO), desenvolve o programa de gestão financeira por indicadores.
A meta é revisar os processos das áreas comercial, financeira, armazém e da loja agroveterinária. Para isso, estão sendo executadas medidas que propiciarão maior integração entre todas as unidades da cooperativa.
Com apoio do Sescoop/TO, o trabalho é acompanhado pelo consultor Francisco Damasceno e foi iniciado no início deste mês. Participaram diretores, gerentes e colaboradores.
A primeira etapa contou com mapeamento dos processos, entrevistas com gerentes de unidades e elaboração do fluxograma de cada setor para apontar seus indicadores.
Ainda neste mês e na primeira quinzena de novembro serão realizados novos encontros com o consultor Francisco Damasceno.
Conforme o superintendente da Coapa, José Rander Lopes, que também coordena o programa, todas as medidas serão implantadas até o final deste ano e já fazem parte do trabalho de revisão do planejamento estratégico da cooperativa para 2016. "Vamos identificar e corrigir eventuais falhas. Queremos que todas as unidades trabalhem ainda mais integradas. Com isso, pretendemos reduzir gastos desnecessários e aumentar os resultados da Coapa", explicou José Rander.
A meta é revisar os processos das áreas comercial, financeira, armazém e da loja agroveterinária. Para isso, estão sendo executadas medidas que propiciarão maior integração entre todas as unidades da cooperativa.
Com apoio do Sescoop/TO, o trabalho é acompanhado pelo consultor Francisco Damasceno e foi iniciado no início deste mês. Participaram diretores, gerentes e colaboradores.
A primeira etapa contou com mapeamento dos processos, entrevistas com gerentes de unidades e elaboração do fluxograma de cada setor para apontar seus indicadores.
Ainda neste mês e na primeira quinzena de novembro serão realizados novos encontros com o consultor Francisco Damasceno.
Conforme o superintendente da Coapa, José Rander Lopes, que também coordena o programa, todas as medidas serão implantadas até o final deste ano e já fazem parte do trabalho de revisão do planejamento estratégico da cooperativa para 2016. "Vamos identificar e corrigir eventuais falhas. Queremos que todas as unidades trabalhem ainda mais integradas. Com isso, pretendemos reduzir gastos desnecessários e aumentar os resultados da Coapa", explicou José Rander.
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Quinta-feira, 8 de outubro de 2015 é mais um dia importante na história da Coapa (Cooperativa Agroindustrial do Tocantins). Nesta data foi iniciado o trabalho de implantação da Comissão Juvenil da Coapa, formado por filhos e filhas de cooperados.
Para marcar esse importante momento foi realizada, no auditório da cooperativa em Pedro Afonso, um encontro de sensibilização mediado pelo especialista em cooperativismo, Ney Guimarães, responsável pela formação e criação de 20 turmas de jovens em cooperativas de todo o Brasil.
Com intensa participação de 15 jovens foi definido que em 2016, em datas a serem agendadas, será realizado um projeto-piloto no Tocantins que visa a formação de jovens cooperativistas. A ação conta com apoio do Sescoop/TO (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo) e pretende atender, inicialmente, 30 jovens.
Dividido em seis módulos, o programa busca elevar o interesse do jovem pelo cooperativismo aliando capacitação e informação, com foco, também, na sucessão familiar e continuidade das atividades agropecuárias. A iniciativa ainda busca inserir as novas gerações no dia a dia da cooperativa, para que no futuro o jovem possa se associar e até mesmo se tornar dirigente.
Investindo no futuro
O estudante Eduardo Vieira dos Santos, de 19 anos, vive com a família no distrito de Anajanópolis (Porto Real), na zona rural de Pedro Afonso, onde trabalham com a produção de grãos. Ele participou do encontro e ao final afirmou que pretende integrar a Comissão Juvenil da Coapa. "Gostei muito do que ouvi, quero conhecer mais a cooperativa e fazer parte do grupo de jovens que pode fazer muito pelo futuro da cooperativa", comentou Eduardo.
Com a experiência de trabalhar com a formação de grupos jovens há 12 anos, o professor Ney Guimarães avaliou positivamente o encontro. "Saio feliz, percebi que a moçada entendeu o recado, os olhos estavam brilhando. Vamos ter uma boa turma para ano que vem começar o projeto-piloto no Tocantins, com a Coapa saindo na frente para que outras cooperativas sigam o modelo e invistam na formação da juventude", analisou, complementando: "Quando formamos nossos jovens, estamos trabalhando a sucessão e a perpetuidade da cooperativa. Esse tipo de formação é um investimento que vamos colher os frutos no futuro".
Ney Guimarães ainda destacou que a participação dos jovens nas atividades cooperativistas traz uma nova percepção, pois eles passam a entender o que é uma cooperativa na sua essência, que ela não é apenas balcão de compra e venda. "Uma cooperativa também tem quem olhar para as pessoas. Quando o jovem assimila isso, ele passa a respeitar a cooperativa, a se associar, a se envolver. Com esse envolvimento teremos bons candidatos e candidatas a assumir os Conselhos de Administração e Fiscal e, porque não, no futuro, a presidência da Coapa", disse o especialista.
O presidente da Coapa, Ricardo Khouri, acredita que o trabalho com os jovens contribuíra para solidificar a relação cooperativa/cooperado e suas respectivas famílias, além de difundir de forma sustentável a doutrina cooperativista e sua perpetuação.
Responsável pelo projeto de criação da Comissão Juvenil na Coapa, a assessora de desenvolvimento humano Maria Silvana Ramos comemorou a adesão dos jovens e acredita no surgimento de uma nova geração de cooperativistas.
Além do presidente Ricardo Khouri, também prestigiaram o encontro o vice-presidente Moacir Catabriga; os conselheiros José Edgar de Castro Andrade e Evanis Roberto Lopes, e o analista do Sescoop/TO, Diogo Couto.
Para marcar esse importante momento foi realizada, no auditório da cooperativa em Pedro Afonso, um encontro de sensibilização mediado pelo especialista em cooperativismo, Ney Guimarães, responsável pela formação e criação de 20 turmas de jovens em cooperativas de todo o Brasil.
Com intensa participação de 15 jovens foi definido que em 2016, em datas a serem agendadas, será realizado um projeto-piloto no Tocantins que visa a formação de jovens cooperativistas. A ação conta com apoio do Sescoop/TO (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo) e pretende atender, inicialmente, 30 jovens.
Dividido em seis módulos, o programa busca elevar o interesse do jovem pelo cooperativismo aliando capacitação e informação, com foco, também, na sucessão familiar e continuidade das atividades agropecuárias. A iniciativa ainda busca inserir as novas gerações no dia a dia da cooperativa, para que no futuro o jovem possa se associar e até mesmo se tornar dirigente.
Investindo no futuro
O estudante Eduardo Vieira dos Santos, de 19 anos, vive com a família no distrito de Anajanópolis (Porto Real), na zona rural de Pedro Afonso, onde trabalham com a produção de grãos. Ele participou do encontro e ao final afirmou que pretende integrar a Comissão Juvenil da Coapa. "Gostei muito do que ouvi, quero conhecer mais a cooperativa e fazer parte do grupo de jovens que pode fazer muito pelo futuro da cooperativa", comentou Eduardo.
Com a experiência de trabalhar com a formação de grupos jovens há 12 anos, o professor Ney Guimarães avaliou positivamente o encontro. "Saio feliz, percebi que a moçada entendeu o recado, os olhos estavam brilhando. Vamos ter uma boa turma para ano que vem começar o projeto-piloto no Tocantins, com a Coapa saindo na frente para que outras cooperativas sigam o modelo e invistam na formação da juventude", analisou, complementando: "Quando formamos nossos jovens, estamos trabalhando a sucessão e a perpetuidade da cooperativa. Esse tipo de formação é um investimento que vamos colher os frutos no futuro".
Ney Guimarães ainda destacou que a participação dos jovens nas atividades cooperativistas traz uma nova percepção, pois eles passam a entender o que é uma cooperativa na sua essência, que ela não é apenas balcão de compra e venda. "Uma cooperativa também tem quem olhar para as pessoas. Quando o jovem assimila isso, ele passa a respeitar a cooperativa, a se associar, a se envolver. Com esse envolvimento teremos bons candidatos e candidatas a assumir os Conselhos de Administração e Fiscal e, porque não, no futuro, a presidência da Coapa", disse o especialista.
O presidente da Coapa, Ricardo Khouri, acredita que o trabalho com os jovens contribuíra para solidificar a relação cooperativa/cooperado e suas respectivas famílias, além de difundir de forma sustentável a doutrina cooperativista e sua perpetuação.
Responsável pelo projeto de criação da Comissão Juvenil na Coapa, a assessora de desenvolvimento humano Maria Silvana Ramos comemorou a adesão dos jovens e acredita no surgimento de uma nova geração de cooperativistas.
Além do presidente Ricardo Khouri, também prestigiaram o encontro o vice-presidente Moacir Catabriga; os conselheiros José Edgar de Castro Andrade e Evanis Roberto Lopes, e o analista do Sescoop/TO, Diogo Couto.
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Cuiabá (MT), 06 de outubro de 2015 - Mato Grosso foi o primeiro Estado a realizar o encontro das Unidades Estaduais do Sistema OCB que compõem a região Centro Oeste e o Tocantins, e que fazem parte o Fórum Permanente do CO/TO, criado no dia 19 de agosto de 2015, com o propósito de compartilhar as ações técnicas e boas práticas desenvolvidas por cada Unidade. O encontro foi realizado nos dias 05 e 06 de outubro, na sede do Sistema OCB/MT, com representantes das Organizações de Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal e Tocantins.
O superintendente do Sistema OCB/MT, Adair Mazzotti, a gerentes de Desenvolvimento, Sirley Jesus Ferreira e o de Operações, Edson Dahmer, disponibilizaram aos representantes das demais organizações, as práticas de gestão das áreas ‘meio’ e ‘fim’ no que tange o modelo de governança, sistema integrado de gestão, cadastro e registros, sistema de cobrança, áreas estratégicas, orçamento, receitas, contratação, monitoramento, programas, licitações, PCCS, comunicação e outros setores de interesse dos participantes.
"Essa primeira visita técnica dos profissionais das áreas ‘meio’ e ‘fim’ esta permitindo a troca de experiência. A proposta é de que vejam as boas práticas, a forma como são geridos os processos e se compartilhe essas experiências. O encontro foi muito produtivo e o compartilhamento de programas irá contribuir com a melhoria dos serviços que nós oferecemos às nossas cooperativas", ponderou Adair Mazzotti.
O Sistema OCB/GO, participou do Fórum com três representantes: as Gerentes de Operações, Sebastiana Rodrigues de Carvalho e Robercy Alves Oliveira e o Coordenador de Monitoramento, Jubrair Gomes Caiado Júnior. O Coordenador Jubrair Júnior avaliou como muito positiva a iniciativa da criação do Fórum ponderando que "podemos conhecer as potencialidades de cada Estado e as oportunidades de melhorias que poderemos implantar em nossos Estados, sempre objetivando a melhor prestação de serviços às cooperativas". Para ele, entre as ações desenvolvidas pelo Sistema de Mato Grosso, chamou a atenção o programa Supravizio "que você reduz papeis , otimiza tempo e analisa até mesmo o desempenho dos funcionários. Já estávamos pensando em implantar um sistema desse porte em Goiás e esse é um bom exemplo. Este é o primeiro encontro, mas já vimos o quanto importante é essa troca de experiência".
Mato Grosso do Sul, contou com a participação do Gerente de Operações, Ivanildo de Jesus Silva, o Gerente de Desenvolvimento Juarez Pereira e o Analista Financeiro, Rogério Alexandre J. N. Piva . O Gerente Juarez Teixeira, também ponderou como muito importante a criação do Fórum "para podermos alinhar ações em conjunto com todos Estados do Centro Oeste e Tocantins, principalmente pelas características das cooperativas da nossa região. Hoje os trabalhos são feitos isoladamente, e nós podemos, perfeitamente trabalhar em conjunto e com isso economizar recursos e ter resultados muito melhores". Quanto a visita técnica à Unidade de Mato Grosso disse que "vimos muito profissionalismo e que o cooperativismo realmente tá se mostrando como uma força e com grande potencial, e tenho certeza, que através dessa parceria, vamos conseguir vislumbrar mais possibilidades e maiores avanços para o cooperativismo da nossa região".
O Sistema OCB/DF foi representando pelo Gerente de Operações, Paulo Cesar Barbosa, a Gerente Adm/Financeiro, Sônia Rodrigues de Miranda Silva e a Gerente de Desenvolvimento, Carla de Castro Gomes Madeira. Para o Gerente Paulo Cesar Barbosa, o primeiro encontro superou as expectativas. "Essa é uma ação muito importantes, onde conseguimos visualizar as boas práticas das outras unidades e tirar bons exemplos para poder aplicar nos demais Estados também. Isso vai significar o alinhamento e uma força maior junto a Unidade Nacional. Com esse alinhamento a região vai falar a mesma língua e juntos lutar pelos nossos pleitos". Quanto a visita á Unidade de Mato grosso, Barbosa disse que "a disponibilidade dos sistemas de Mato Grosso para nós é muito importante, pois o custo de se implantar esse processo é elevado e nosso orçamento do DF é curto. Já vamos sair daqui com os fluxos do processo que está implantado em Mato Grosso de uma forma muito positiva. Vai ser muito válido para nós e com isso quem ganha é o sistema cooperativista e os cooperados".
Do Sistema OCB/TO participaram do evento a Superintendente, Maria José Andrade Leão de Oliveira, a Gerente de Operações, Selma dos Reis Silva e a Analista Operacional, Sanaira Fernandes C. Faquini . A superintendente Maria José de Oliveira, foi enfática em avaliar como superimportante a criação do Fórum e que "infelizmente começamos tarde". Ela ponderou que "estamos vendo que a maioria das dificuldades que um Estado tem o outro já está avançado. Não precisamos inventar a roda, talvez precise azeitar para adaptar à nossa realidade. Eu penso que o Tocantins será o Estado que mais vai ganhar com esse Fórum, tanto que não vamos esperar 2016 para implantar algumas coisas que vimos em Mato Grosso. Vamos sair daqui e adotar as boas práticas que conhecemos, principalmente porque já foram disponibilizados todos os processos, modelos e ações. Para nós está sendo riquíssimos e percebemos que Mato Grosso é um Sistema que esta lá na frente, principalmente na parte de gestão de processo, pois todas as áreas se conversam, conseguindo ver todo fluxo. Não é atoa que Mato Grosso tem a referência que tem".
Serão realizados mais quatro encontros até o final do ano de 2015: dias 19 e 20 de outubro em Goiás; 26 e 27 de outubro em Mato Grosso do Sul; 23 e 24 de novembro no Distrito Federal; e 30 de novembro e 1° de dezembro em Tocantins. Uma avaliação final está prevista para o inicio do próximo ano onde serão deliberadas algumas providencias de integração e adotar ações que possam contribuir com o desenvolvimento das cinco Unidades. A Fecoop CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Distrito Federal e dos Estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins - custeou a participação de três representantes de cada Unidade.

O superintendente do Sistema OCB/MT, Adair Mazzotti, a gerentes de Desenvolvimento, Sirley Jesus Ferreira e o de Operações, Edson Dahmer, disponibilizaram aos representantes das demais organizações, as práticas de gestão das áreas ‘meio’ e ‘fim’ no que tange o modelo de governança, sistema integrado de gestão, cadastro e registros, sistema de cobrança, áreas estratégicas, orçamento, receitas, contratação, monitoramento, programas, licitações, PCCS, comunicação e outros setores de interesse dos participantes.
"Essa primeira visita técnica dos profissionais das áreas ‘meio’ e ‘fim’ esta permitindo a troca de experiência. A proposta é de que vejam as boas práticas, a forma como são geridos os processos e se compartilhe essas experiências. O encontro foi muito produtivo e o compartilhamento de programas irá contribuir com a melhoria dos serviços que nós oferecemos às nossas cooperativas", ponderou Adair Mazzotti.
O Sistema OCB/GO, participou do Fórum com três representantes: as Gerentes de Operações, Sebastiana Rodrigues de Carvalho e Robercy Alves Oliveira e o Coordenador de Monitoramento, Jubrair Gomes Caiado Júnior. O Coordenador Jubrair Júnior avaliou como muito positiva a iniciativa da criação do Fórum ponderando que "podemos conhecer as potencialidades de cada Estado e as oportunidades de melhorias que poderemos implantar em nossos Estados, sempre objetivando a melhor prestação de serviços às cooperativas". Para ele, entre as ações desenvolvidas pelo Sistema de Mato Grosso, chamou a atenção o programa Supravizio "que você reduz papeis , otimiza tempo e analisa até mesmo o desempenho dos funcionários. Já estávamos pensando em implantar um sistema desse porte em Goiás e esse é um bom exemplo. Este é o primeiro encontro, mas já vimos o quanto importante é essa troca de experiência".
Mato Grosso do Sul, contou com a participação do Gerente de Operações, Ivanildo de Jesus Silva, o Gerente de Desenvolvimento Juarez Pereira e o Analista Financeiro, Rogério Alexandre J. N. Piva . O Gerente Juarez Teixeira, também ponderou como muito importante a criação do Fórum "para podermos alinhar ações em conjunto com todos Estados do Centro Oeste e Tocantins, principalmente pelas características das cooperativas da nossa região. Hoje os trabalhos são feitos isoladamente, e nós podemos, perfeitamente trabalhar em conjunto e com isso economizar recursos e ter resultados muito melhores". Quanto a visita técnica à Unidade de Mato Grosso disse que "vimos muito profissionalismo e que o cooperativismo realmente tá se mostrando como uma força e com grande potencial, e tenho certeza, que através dessa parceria, vamos conseguir vislumbrar mais possibilidades e maiores avanços para o cooperativismo da nossa região".
O Sistema OCB/DF foi representando pelo Gerente de Operações, Paulo Cesar Barbosa, a Gerente Adm/Financeiro, Sônia Rodrigues de Miranda Silva e a Gerente de Desenvolvimento, Carla de Castro Gomes Madeira. Para o Gerente Paulo Cesar Barbosa, o primeiro encontro superou as expectativas. "Essa é uma ação muito importantes, onde conseguimos visualizar as boas práticas das outras unidades e tirar bons exemplos para poder aplicar nos demais Estados também. Isso vai significar o alinhamento e uma força maior junto a Unidade Nacional. Com esse alinhamento a região vai falar a mesma língua e juntos lutar pelos nossos pleitos". Quanto a visita á Unidade de Mato grosso, Barbosa disse que "a disponibilidade dos sistemas de Mato Grosso para nós é muito importante, pois o custo de se implantar esse processo é elevado e nosso orçamento do DF é curto. Já vamos sair daqui com os fluxos do processo que está implantado em Mato Grosso de uma forma muito positiva. Vai ser muito válido para nós e com isso quem ganha é o sistema cooperativista e os cooperados".
Do Sistema OCB/TO participaram do evento a Superintendente, Maria José Andrade Leão de Oliveira, a Gerente de Operações, Selma dos Reis Silva e a Analista Operacional, Sanaira Fernandes C. Faquini . A superintendente Maria José de Oliveira, foi enfática em avaliar como superimportante a criação do Fórum e que "infelizmente começamos tarde". Ela ponderou que "estamos vendo que a maioria das dificuldades que um Estado tem o outro já está avançado. Não precisamos inventar a roda, talvez precise azeitar para adaptar à nossa realidade. Eu penso que o Tocantins será o Estado que mais vai ganhar com esse Fórum, tanto que não vamos esperar 2016 para implantar algumas coisas que vimos em Mato Grosso. Vamos sair daqui e adotar as boas práticas que conhecemos, principalmente porque já foram disponibilizados todos os processos, modelos e ações. Para nós está sendo riquíssimos e percebemos que Mato Grosso é um Sistema que esta lá na frente, principalmente na parte de gestão de processo, pois todas as áreas se conversam, conseguindo ver todo fluxo. Não é atoa que Mato Grosso tem a referência que tem".
Serão realizados mais quatro encontros até o final do ano de 2015: dias 19 e 20 de outubro em Goiás; 26 e 27 de outubro em Mato Grosso do Sul; 23 e 24 de novembro no Distrito Federal; e 30 de novembro e 1° de dezembro em Tocantins. Uma avaliação final está prevista para o inicio do próximo ano onde serão deliberadas algumas providencias de integração e adotar ações que possam contribuir com o desenvolvimento das cinco Unidades. A Fecoop CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Distrito Federal e dos Estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins - custeou a participação de três representantes de cada Unidade.

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A Coapa (Cooperativa Agroindustrial do Tocantins), com apoio do Sescoop/TO (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Tocantins), continua investindo na capacitação dos seus cooperados, colaboradores e parceiros comerciais.
Nesta segunda-feira, 28 de setembro, no auditório da Coapa, em Pedro Afonso (TO), foi realizado o curso Introdução ao Mercado da Soja, com a participação de 22 pessoas. O treinamento foi ministrado pelo consultor e professor Rodrigo Alexandre Gomes de Oliveira.
O intuito foi ensinar os participantes a montar estratégias de proteção do risco de preços, que na prática é analisar o mercado futuro e perceber janelas produtivas de comercialização da soja, garantindo ao produtor uma lucratividade mínima da sua produção, eliminando riscos de queda de preços, além de aproveitar as altas que ocorrerem.
Além da parte conceitual do mercado futuro de soja, foram ministrados exercícios práticos onde os participantes montaram operações para garantir preços mínimos de comercialização da safra futura.
O professor Rodrigo Oliveira lembrou que os alunos do curso estão preparados para atuarem em um mercado econômico turbulento como o vivenciado pelo país atualmente. "Uma das tarefas é como tomar melhores decisões em tempos de crises. Do jeito que está agora o mercado, quem tem uma volatilidade muito grande no câmbio e uma queda no preço internacional da soja, o produtor saberá tomar atitudes adequadas para proteger o seu preço e a lucratividade futura", explicou o consultor.
Nesta segunda-feira, 28 de setembro, no auditório da Coapa, em Pedro Afonso (TO), foi realizado o curso Introdução ao Mercado da Soja, com a participação de 22 pessoas. O treinamento foi ministrado pelo consultor e professor Rodrigo Alexandre Gomes de Oliveira.
O intuito foi ensinar os participantes a montar estratégias de proteção do risco de preços, que na prática é analisar o mercado futuro e perceber janelas produtivas de comercialização da soja, garantindo ao produtor uma lucratividade mínima da sua produção, eliminando riscos de queda de preços, além de aproveitar as altas que ocorrerem.
Além da parte conceitual do mercado futuro de soja, foram ministrados exercícios práticos onde os participantes montaram operações para garantir preços mínimos de comercialização da safra futura.
O professor Rodrigo Oliveira lembrou que os alunos do curso estão preparados para atuarem em um mercado econômico turbulento como o vivenciado pelo país atualmente. "Uma das tarefas é como tomar melhores decisões em tempos de crises. Do jeito que está agora o mercado, quem tem uma volatilidade muito grande no câmbio e uma queda no preço internacional da soja, o produtor saberá tomar atitudes adequadas para proteger o seu preço e a lucratividade futura", explicou o consultor.
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A Unimed Araguaína conquistou a classificação máxima no ranking do Intercâmbio Eletrônico do Sistema Unimed. Na avaliação referente a julho, recém-divulgada pela Unimed do Brasil, a Unimed Araguaína desponta como a única singular do Tocantins classificada no nível "A", o mais alto do ranking e que abriga as Unimeds que se destacam pela excelência nos processos de intercâmbio eletrônico.
Prevista na versão 2014 do Manual do Intercâmbio do Sistema Unimed, que foi criado em 2011 e atualizado no ano passado, essa classificação visa padronizar as ações e estimular as singulares e federações na promoção da qualidade do serviço prestado no intercâmbio eletrônico. O novo ranqueamento da classificação da avaliação da qualidade do intercâmbio eletrônico vai do nível "A", que é o maior conceito do ranking, ao nível "F", sendo que as Unimeds classificadas neste menor nível deverão gerar suas faturas de cobrança com o percentual de 4% da taxa de custeio administrativo no intercâmbio nacional, índice inferior ao adotado pelas cooperativas melhor classificadas.
As Unimeds são classificadas com base nos seguintes grupos de indicadores: Gestão da Marca, Performance eletrônica de atendimento, Performance da operação de contestação e Obrigatoriedades institucionais. Na avaliação divulgada, do total de 100% da pontuação dos indicadores considerados, a Unimed Araguaína alcançou 91,87%. No grupo Performance da operação de contestação, a cooperativa alcançou 100%. Em Performance eletrônica de atendimento, 74,98% e em Gestão da Marca, 99,33%.
A Unimed Cerrado (Federação das Unimeds dos Estados de Goiás e Tocantins e do Distrito federal) parabenizou os gestores e colaboradores da Unimed Araguaína pela conquista. A classificação no ranking foi recebida na Unimed Araguaína como um grande estímulo para a continuidade e o aperfeiçoamento constante do trabalho da cooperativa.
Prevista na versão 2014 do Manual do Intercâmbio do Sistema Unimed, que foi criado em 2011 e atualizado no ano passado, essa classificação visa padronizar as ações e estimular as singulares e federações na promoção da qualidade do serviço prestado no intercâmbio eletrônico. O novo ranqueamento da classificação da avaliação da qualidade do intercâmbio eletrônico vai do nível "A", que é o maior conceito do ranking, ao nível "F", sendo que as Unimeds classificadas neste menor nível deverão gerar suas faturas de cobrança com o percentual de 4% da taxa de custeio administrativo no intercâmbio nacional, índice inferior ao adotado pelas cooperativas melhor classificadas.
As Unimeds são classificadas com base nos seguintes grupos de indicadores: Gestão da Marca, Performance eletrônica de atendimento, Performance da operação de contestação e Obrigatoriedades institucionais. Na avaliação divulgada, do total de 100% da pontuação dos indicadores considerados, a Unimed Araguaína alcançou 91,87%. No grupo Performance da operação de contestação, a cooperativa alcançou 100%. Em Performance eletrônica de atendimento, 74,98% e em Gestão da Marca, 99,33%.
A Unimed Cerrado (Federação das Unimeds dos Estados de Goiás e Tocantins e do Distrito federal) parabenizou os gestores e colaboradores da Unimed Araguaína pela conquista. A classificação no ranking foi recebida na Unimed Araguaína como um grande estímulo para a continuidade e o aperfeiçoamento constante do trabalho da cooperativa.
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Conhecido ao redor do mundo, o Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito (DICC) é a data mais importante do calendário cooperativista financeiro. Celebrado anualmente, sempre na 3ª quinta-feira do mês de outubro, em 2015 sua edição será realizada no dia 15.
Um dia reservado não só para relembrar o passado, mas também para reforçar valores e recordar conquistas que, através do trabalho, da solidariedade e da intercooperação, fizeram com que o cooperativismo financeiro se tornasse parte da vida e do dia a dia de milhares de pessoas no mundo inteiro.
O tema de 2015 já foi escolhido, "Pessoas ajudando Pessoas", e a partir dele, a Confebras e o Sistema OCB convidam todas as cooperativas de crédito do Brasil a comemorarem conosco esse dia tão importante do calendário cooperativista.
Participe dessa data, convide o máximo de pessoas ligadas ao cooperativismo de crédito que você conhece e una-se a nós nessa comemoração tão especial.
Acesse:
http://confebras.coop.br/dicc/
Um dia reservado não só para relembrar o passado, mas também para reforçar valores e recordar conquistas que, através do trabalho, da solidariedade e da intercooperação, fizeram com que o cooperativismo financeiro se tornasse parte da vida e do dia a dia de milhares de pessoas no mundo inteiro.
O tema de 2015 já foi escolhido, "Pessoas ajudando Pessoas", e a partir dele, a Confebras e o Sistema OCB convidam todas as cooperativas de crédito do Brasil a comemorarem conosco esse dia tão importante do calendário cooperativista.
Participe dessa data, convide o máximo de pessoas ligadas ao cooperativismo de crédito que você conhece e una-se a nós nessa comemoração tão especial.
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http://confebras.coop.br/dicc/
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Em 1988, a Assembleia Nacional Constituinte criou o Estado do Tocantins que foi instalado em 01 de janeiro de 1989. A região então denominada Norte Goiano, era praticamente esquecida pelo Governo do Estado de Goiás, motivo pelo qual tudo tinha de ser feito: sua capital; infraestrutura, principalmente estradas e energia elétrica, e muito especialmente ampliar a produção, para que pudéssemos arrecadar e consolidar como Estado autônomo economicamente.
Para que isto acontecesse o Governo do Estado arregaçou as mangas e foi atrás de apoio institucional e econômico, tanto no próprio país como no exterior.
O Estado contava com menos de 1.000 km de estradas pavimentadas para um território de 277.721 km². Os esforços resultaram na captação recursos advindos entre outros agentes, especialmente do Japan Bank for International Cooperation - JBIC, o que possibilitou nestes 26 anos elevarmos nossa malha viária estadual para mais de 7.000 km, e ligar mais de 90% de nossos municípios por estradas asfaltadas.
O acesso a Energia Elétrica disponível para o Estado naquele ano de 1989, era deficiente na extensão e de baixa qualidade. No meio rural praticamente não existia acesso a energia elétrica. Com a construção da Usina Hidroelétrica Luiz Eduardo Magalhães, e o aporte de recursos do JBIC, este quadro mudou radicalmente, com a construção de mais de 37.000 km de redes urbana e rural. Hoje a energia elétrica chega aos 139 municípios/cidades do Estado, e mais de 70% de nossas 72.000 propriedades rurais contam com este importantíssimo benefício.
Na área de produção, especialmente a rural, tem um capítulo a parte pois em 1991, produzíamos em pouco mais 200.000 hectares de nosso território, com predominância no cultivo de arroz de sequeiro com baixa produtividade e os maiores volumes de arroz eram colhidos no iniciante Projeto Formoso implantado nas várzeas do Araguaia. A soja ocupava apenas 4.500 hectares. Estes números levaram as autoridades do Estado a procurar com urgência incentivar a produção, o que só começou a surtir efeito a partir de 1997, com a implantação do Programa de Desenvolvimento do Cerrado Brasileiro - PRODECER III, com recursos do programa de Cooperação Japão x Brasil, através da Agência de Cooperação Internacional do Japão - JICA, que no Tocantins teve o aval do Governo do Estado.
Esta iniciativa foi de fundamental importância para alavancarmos a nossa produção nos inserindo na mais nova fronteira agrícola brasileira, a região do MATOPIBA, como Estado de maior potencial de produção do pais, que no ano agrícola de 2014/2015, produziu em 1.250.000 hectares um total de 4.231.000 toneladas de grãos. Este crescimento deveu-se principalmente a soja, que foi plantada em 846.000 hectares (crescimento de 779 % ao ano) e o milho em 218.000 hectares.
Pelos fatos e números citados, nos tocantinenses podemos dizer, muito obrigado ao povo, governo e instituições japonesas, pelo apoio e incentivos técnicos e financeiros, sem os quais com certeza teríamos levado muito mais tempo para consolidar nosso querido Tocantins.
Ruiter Pádua
Produtor Rural
Ex Secretário Estadual de Agricultura
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Fonte: http://www.norteagropecuario.com.br
Para que isto acontecesse o Governo do Estado arregaçou as mangas e foi atrás de apoio institucional e econômico, tanto no próprio país como no exterior.
O Estado contava com menos de 1.000 km de estradas pavimentadas para um território de 277.721 km². Os esforços resultaram na captação recursos advindos entre outros agentes, especialmente do Japan Bank for International Cooperation - JBIC, o que possibilitou nestes 26 anos elevarmos nossa malha viária estadual para mais de 7.000 km, e ligar mais de 90% de nossos municípios por estradas asfaltadas.
O acesso a Energia Elétrica disponível para o Estado naquele ano de 1989, era deficiente na extensão e de baixa qualidade. No meio rural praticamente não existia acesso a energia elétrica. Com a construção da Usina Hidroelétrica Luiz Eduardo Magalhães, e o aporte de recursos do JBIC, este quadro mudou radicalmente, com a construção de mais de 37.000 km de redes urbana e rural. Hoje a energia elétrica chega aos 139 municípios/cidades do Estado, e mais de 70% de nossas 72.000 propriedades rurais contam com este importantíssimo benefício.
Na área de produção, especialmente a rural, tem um capítulo a parte pois em 1991, produzíamos em pouco mais 200.000 hectares de nosso território, com predominância no cultivo de arroz de sequeiro com baixa produtividade e os maiores volumes de arroz eram colhidos no iniciante Projeto Formoso implantado nas várzeas do Araguaia. A soja ocupava apenas 4.500 hectares. Estes números levaram as autoridades do Estado a procurar com urgência incentivar a produção, o que só começou a surtir efeito a partir de 1997, com a implantação do Programa de Desenvolvimento do Cerrado Brasileiro - PRODECER III, com recursos do programa de Cooperação Japão x Brasil, através da Agência de Cooperação Internacional do Japão - JICA, que no Tocantins teve o aval do Governo do Estado.
Esta iniciativa foi de fundamental importância para alavancarmos a nossa produção nos inserindo na mais nova fronteira agrícola brasileira, a região do MATOPIBA, como Estado de maior potencial de produção do pais, que no ano agrícola de 2014/2015, produziu em 1.250.000 hectares um total de 4.231.000 toneladas de grãos. Este crescimento deveu-se principalmente a soja, que foi plantada em 846.000 hectares (crescimento de 779 % ao ano) e o milho em 218.000 hectares.
Pelos fatos e números citados, nos tocantinenses podemos dizer, muito obrigado ao povo, governo e instituições japonesas, pelo apoio e incentivos técnicos e financeiros, sem os quais com certeza teríamos levado muito mais tempo para consolidar nosso querido Tocantins.
Ruiter Pádua
Produtor Rural
Ex Secretário Estadual de Agricultura
Fonte: http://www.norteagropecuario.com.br
Notícias
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Com objetivo de efetivar políticas públicas para o setor produtivo de grãos, o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), Sistema das Organizações das Cooperativas do Brasil (OCB/Sescoop - TO), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e parceiros realizam, nos dias 25, 26 e 28, o Circuito Tecnológico da Cadeia Produtiva de Grãos, nos municípios de Gurupi, Porto Nacional e Mateiros, respectivamente.
Nesta terça-feira, 25, o evento será realizado no Campus da Universidade Federal do Tocantins de Gurupi (UFT), das 8 às 18h. Voltado para o setor agrícola, serão discutidos temas como sistema cooperativista, potencial da produção da soja, infraestrutura, cultivo, sanidade, zoneamento de risco climático, armazenamento, comercialização, uso da aviação na produção, pragas e doenças, dentre outros.
De acordo com o engenheiro agrônomo da Diretoria de Políticas para Agricultura e Agronegócio da Seagro, Anderson Pereira, o evento levará informações para produtores e técnicos em temas que se referem à produção e comercialização de grãos do Estado, além de levantar demandas da classe produtora. "Nossa expectativa é que possamos apresentar palestras que possam auxiliar a agricultor, e também ouvir as demandas da classe produtora a fim de efetivar políticas públicas para o setor", completa o engenheiro.
Produção de grãos
De acordo com o 11° levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Estado do Tocantins desponta como maior produtor de grãos da região Norte do país, com área de 1,2 milhões de hectares, um incremento de 17% na área plantada em relação à safra 2013/ 2014. O Estado deve produzir 4,2 milhões de toneladas nesta safra 2014/2015, o equivalente a 25% a mais que na safra anterior.
A região de Gurupi (que incluí os municípios de Aliança, Peixe, Figueiropolis, Formoso do Araguaia, Lagoa da Confusão, Dueré, Pium e Sucupira) contribui com 25,6% da produção de grãos do Estado, com mais de 1,0 milhão de toneladas e área plantada de 331,9 mil hectares. A soja é a principal cultura. A região também se destaca na produção de arroz e milho.
Programação
8h às 8h30 - Inscrição e Abertura
8h30 às 8h50 - Cooperativismo
8h50 às 9h30 - Zoneamento de Risco Climático
9h30 às 10h - Atuação da Granol no Tocantins
10h15 - 11h15 - Pragas e doenças da cultura da soja no Tocantins
11h15 - às 12h - Debate
13h30 às 14h - Cultivo da Safrinha no Tocantins
14h45 às 15h30 - Agricultura de Precisão
15h30 às 15h45 - Intervalo
15h45 às 16h15 - Uso da Aviação na Produção de Grãos
16h15 às 17h - Perspectivas para recuperação da malha viária e projetos implantados na região
17h às 17h30 - Armazenagens e Instrumento de comercialização de grãos no governo federal
17h30 às 18h - Debate
Nesta terça-feira, 25, o evento será realizado no Campus da Universidade Federal do Tocantins de Gurupi (UFT), das 8 às 18h. Voltado para o setor agrícola, serão discutidos temas como sistema cooperativista, potencial da produção da soja, infraestrutura, cultivo, sanidade, zoneamento de risco climático, armazenamento, comercialização, uso da aviação na produção, pragas e doenças, dentre outros.
De acordo com o engenheiro agrônomo da Diretoria de Políticas para Agricultura e Agronegócio da Seagro, Anderson Pereira, o evento levará informações para produtores e técnicos em temas que se referem à produção e comercialização de grãos do Estado, além de levantar demandas da classe produtora. "Nossa expectativa é que possamos apresentar palestras que possam auxiliar a agricultor, e também ouvir as demandas da classe produtora a fim de efetivar políticas públicas para o setor", completa o engenheiro.
Produção de grãos
De acordo com o 11° levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Estado do Tocantins desponta como maior produtor de grãos da região Norte do país, com área de 1,2 milhões de hectares, um incremento de 17% na área plantada em relação à safra 2013/ 2014. O Estado deve produzir 4,2 milhões de toneladas nesta safra 2014/2015, o equivalente a 25% a mais que na safra anterior.
A região de Gurupi (que incluí os municípios de Aliança, Peixe, Figueiropolis, Formoso do Araguaia, Lagoa da Confusão, Dueré, Pium e Sucupira) contribui com 25,6% da produção de grãos do Estado, com mais de 1,0 milhão de toneladas e área plantada de 331,9 mil hectares. A soja é a principal cultura. A região também se destaca na produção de arroz e milho.
Programação
8h às 8h30 - Inscrição e Abertura
8h30 às 8h50 - Cooperativismo
8h50 às 9h30 - Zoneamento de Risco Climático
9h30 às 10h - Atuação da Granol no Tocantins
10h15 - 11h15 - Pragas e doenças da cultura da soja no Tocantins
11h15 - às 12h - Debate
13h30 às 14h - Cultivo da Safrinha no Tocantins
14h45 às 15h30 - Agricultura de Precisão
15h30 às 15h45 - Intervalo
15h45 às 16h15 - Uso da Aviação na Produção de Grãos
16h15 às 17h - Perspectivas para recuperação da malha viária e projetos implantados na região
17h às 17h30 - Armazenagens e Instrumento de comercialização de grãos no governo federal
17h30 às 18h - Debate