Notícias

PREGÃO PRESENCIAL Nº 03/2016

O SESCOOP/TO, com sede na Av. JK, 110 Norte, Lote 11 - Palmas/TO, torna público que realizará a licitação na modalidade Pregão Presencial para registro de preço, do tipo Menor Preço por lote, no dia 22/03/2016, às 15h, cujo objeto é a Contratação de empresa para fornecimento de camisetas, para atender as necessidades do SESCOOP/TO no ano de 2016, referente ao Processo Administrativo n° 033/2016.
EDITAL DO PREGãO PRESENCIA,L N° 03/2016

ATA DE LICITAçãO PREGãO PRESENCIAL N° 03/2016

Sescoop/TO realiza Leilão de Veículo

O SESCOOP/TO, de conformidade com a o Regulamento de Licitações e Contratos do SESCOOP, aprovado pela Resolução N° 850, de 28 de fevereiro de 2012 e decreto 21.981 de 19 de outubro de 1932., autorizou às alienações, torna público a todos os interessados que serão alienados através de Leilão Público no dia 21 de março de 2016, às 10h, no Auditório da "CAIAPó LEILõES", situado QUADRA 110 SUL, AVENIDA NS 10, PLANO DIRETOR SUL Palmas-TO, o seguinte veículo:
- VW/VOYAGE 1.6 FLEX ANO/MOD.: 2012/12, LICENçA MWK COR PRATA
Informações serão prestadas em horário comercial, através dos fones: (62) 9676-6785 (63) 3215-2176 9989-1767, pelo e-mail: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo., ou mesmo pelo Site: www.caiapoleiloes.com.br
EXTRATO DO EDITAL DO LEILãO 001/2016
SESCOOP, 07 de março de 2016.

Sescoop/TO realiza processo seletivo para cargos de nível superior e médio

O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Tocantins - Sescoop/TO, abriu inscrições para o Processo Seletivo 02/2016, destinado a selecionar candidatos para os cargos de nível superior e médio, cujo edital está disponível no link http://www.smartgroupbrasil.com.br.

As inscrições estão abertas até o dia 20 de março e devem ser feitas, exclusivamente, pelo link http://www.smartgroupbrasil.com.br/inscricao/

A empresa responsável pela realização do Processo Seletivo é a Smart Group. A mesma coloca-se a disposição para fornecer mais informações e esclarecer dúvidas através do e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..

Convite Abertura Oficial da Colheita de Grãos no Estado do Tocantins

A Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária tem a honra de convidá-lo(a) a participar da Abertura Oficial da Colheita de Grãos no Estado do Tocantins - Safra 2015/2016, no dia 09 de março de 2016, às 14h00, na Fazenda Nossa Senhora do Carmo (Grupo irmãos Rossato), Km 22 da TO - 050, no sentido Palmas/Porto Nacional -TO.

​Em anexo, convite e programação do evento.​

Calendário de Pré-Assembleias 2016 - SICOOB CREDIPAR

A Diretoria Executiva do Sicoob Credipar, com fulcro no art. 72 do estatuto Social, informa:

Comunicado


PREGÃO PRESENCIAL Nº 02/2016

O SESCOOP/TO, com sede na Av. JK, 110 Norte, Lote 11 - Palmas/TO, torna público que realizará a licitação na modalidade Pregão Presencial, do tipo Menor Preço sob o critério do maior percentual de desconto por Item, no dia 29/02/2015, às 15h, cujo objeto é a Contratação de empresa especializada na prestação de serviços de consulta, reserva, marcação, remarcação, emissão, endosso, entrega de bilhetes de passagens aéreas, contratação de seguro de viagens quando for o caso, contratação de intérprete, reservas em hotéis e locação de veículos, no âmbito nacional e internacional, para atender as necessidades do SESCOOP/TO, referente ao Processo Administrativo n° 016/2016.

EDITAL DO PREGãO PRESENCIAL N° 02/2016
1ª RETIFICAçãO AO EDITAL DO PREGãO PRESENCIAL N° 02/2016
ATA DA LICITAçãO PREGãO PRESENCIAL N° 002/2016

PREGÃO PRESENCIAL Nº 01/2016

O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Tocantins - SESCOOP/TO, CNPJ 07.330.977/0001-16, com sede à Avenida JK, Quadra 110 Norte, Lote 11, CEP: 77.006-130, Palmas/TO, por intermédio do Pregoeiro e Comissão Permanente de Licitação, designados pela Portaria SESCOOP/TO no 06/2015 de 29 de junho de 2015, nos termos do Regulamento de Licitações e Contratos do Sescoop, aprovado pela Resolução No. 850, de 28 de fevereiro de 2012, disponíveis no site www.ocbto.coop.br torna público a realização de LICITAçãO, na modalidade de Pregão na forma Presencial, do tipo Menor Preço por taxa, regida por este edital e seus anexos, em sessão pública, às 15h do dia 05/02/2016.

EDITAL DO PREGãO PRESENCIAL N° 01/2016
1ª RETIFICAçãO AO PREGãO PRESENCIAL N° 001/2016
PEDIDO DE ESCLARECIMENTO AO PREGãO PRESENCIAL N° 001/2016

ATA DA LICITAçãO PREGãO PRESENCIAL N° 001/2016

Aviso de recesso - Equipe OCB/SESCOOP-TO

Informamos que estaremos de recesso no período de 21/12/2015 a 08/01/2016.
Voltaremos às nossas atividades no dia 11 de janeiro de 2016.

Desejamos a todos um Natal de amor e as bênçãos de Jesus em todas as famílias e que 2016 seja um ano próspero para todas as Cooperativas.

Saudações cooperativistas

Equipe OCB/SESCOOP-TO




Governo Federal abre inscrições para o Ater Mais Gestão

Brasília (11/12) - A fim de promover o fortalecimento de organizações econômicas da agricultura familiar, o Programa Nacional de Fomento e Fortalecimento do Cooperativismo e Associativismo Solidário da Agricultura Familiar e Reforma Agrária (Cooperaf) abre edital para a seleção de mil empreendimentos interessados em ter atendimento pelo Programa Ater Mais Gestão, de 2016 a 2018.

Podem participar do edital, cooperativas e associações portadoras de Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP Jurídica). Os interessados precisam preencher o formulário e enviar até dia 20 de janeiro de 2016 pelo correio ou pelo e-mail: editalmaisgestãEste endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.. Vale ressaltar que os empreendimentos habilitados nesse edital terão prioridade nos futuros editais de atendimento de ATER.

O programa Ater Mais Gestão leva Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), gratuita, específica à gestão de cooperativas e associações da agricultura familiar, com o objetivo de promover qualificação, organização social e inserção nos mercados institucionais e privados.

Segundo o coordenador-geral de Cooperativismo e Organização Econômica do MDA, Jurandi Gugel, o objetivo do edital é localizar os empreendimentos interessados nos serviços do programa e identificá-los. "Desde 2012, o Mais Gestão já atendeu a 471 cooperativas, beneficiando cem mil famílias. A previsão é para atender mil organizações, em 2016, aumentar para 1,5 mil em 2017, e chegar a duas mil, em 2018. Portanto, precisamos localizar e quantificar os interessados".

Entre os serviços ofertados aos empreendimentos estão: ferramentas de gestão, diagnóstico e plano de qualificação do empreendimento; orientação nas áreas contábil, financeira, comercial, organizacional, ambiental, marketing, agroindustrial; elaboração de projetos e prospecção de fontes de financiamentos/crédito; promoção comercial; ações de pesquisa e inovação nas áreas de gestão; articulação com outras organizações da agricultura familiar e representantes de governos, para participação em programas de compras institucionais de alimentos, mercados privados e diferenciados; metodologias de trabalho; e profissionais para apoio na execução de ações de aprimoramento nas unidades atendidas.

Os empreendimentos selecionados terão oferta imediata de serviços de formação em cooperativismo e capacitação técnica nas áreas de planejamento, gestão, organização social e comercialização.

INFORMAçõES - Para obter mais informações envie e-mails para Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou pelos telefones (61) 2020-0949 e 2020-0513.

Fonte: Informativo OCB Nacional

Porto Nacional inaugura unidade de atendimento do Sicredi nesta segunda, dia 30.

O Sicredi é um sistema de cooperativas de crédito com mais de 2,5 milhões de associados. Com 1.249 pontos de atendimento em 10 Estados brasileiros, a instituição financeira cooperativa inaugura nesta segunda-feira, dia 30 de novembro, a partir das 08 horas, a sua unidade de atendimento em Porto Nacional, na Praça do Centenário, 616 - Porto Nacional-TO. Este é o 5° ponto de atendimento da região e o primeiro no município. Em 206 cidades brasileiras, o Sicredi é a única instituição financeira cooperativa existente.

As cooperativas de crédito são instrumentos para a organização econômica da sociedade. Elas incentivam o empreendedorismo, criam oportunidades de negócio, asseguram a manutenção de empregos nas comunidades e promovem o crescimento das pessoas e das regiões onde estão presentes. Desde a Constituição de 1988, as cooperativas de crédito são reconhecidas como integrantes do Sistema Financeiro Nacional. São regulamentadas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e supervisionadas pelo Banco Central do Brasil (BACEN).

Entre as condições básicas para associar-se a uma cooperativa do Sicredi estão utilizar os produtos e serviços oferecidos pela cooperativa, integralizar quotas-partes, mediante depósito em dinheiro, ser domiciliado ou estabelecido na área de atuação da cooperativa. Numa cooperativa de crédito o controle é democrático, os associados votam e decidem sobre os rumos do negócio. Uma pessoa é igual a um voto e todos têm os mesmos direitos e obrigações.

Segundo o presidente da Cooperativa Sicredi União MS/TO, Celso Ramos Regis, por meio de um relacionamento próximo e consultivo, a instituição financeira cooperativa identifica as necessidades de produtos e serviços financeiros dos associados. "Oferecemos, mais do que produtos e serviços, soluções financeiras que cooperam com o crescimento dos associados. Além disso, os resultados da cooperativa de crédito são revertidos para a região, contribuindo para o desenvolvimento econômico", acrescenta Regis.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa com mais de 2,5 milhões de associados e 1.249 pontos de atendimento, em 10 Estados* do País. Organizado em um sistema com padrão operacional único conta com 101 cooperativas de crédito filiadas, distribuídas em quatro Centrais Regionais - acionistas da Sicredi Participações S.A. - uma Confederação, uma Fundação e um Banco Cooperativo que controla uma Corretora de Seguros, uma Administradora de Cartões e uma Administradora de Consórcios. Mais informações no site sicredi.com.br.

* Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Pará, Rondônia e Goiás.

Ascom/Sicredi

Sistema Cooperativista do CO e TO encerra ciclo de vistas técnicas

Técnicos das Organizações das Cooperativas Brasileiras que compõem as regiões Centro-Oeste e Tocantins realizaram nos dias 30 de novembro e primeiro de dezembro, a ultima visita técnica do projeto do Fórum Permanente criado pelas Unidades Estaduais de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal e Tocantins. O quinto encontro aconteceu em Palmas, capital de Tocantins, e contou com a participação de dois superintendentes, gerentes e analistas das áreas operacional e finalística e também com as presenças dos presidentes das Organizações de Tocantins e de Mato Grosso do Sul.

O presidente da OCB/TO, Ricardo Khouri, foi enfático ao defender o formato do Fórum criado pelas Unidades do Centro Oeste e Tocantins e disse que "quando se busca um resultado de excelência, a melhor forma é a troca de experiência e esse Fórum segue esse principio". O anfitrião disse que "precisamos nivelar procedimentos, respeitando as individualidades e especificidades de cada Estado, pois vimos que os processos são semelhantes e se tivermos isso padronizado vamos diminuir custo e aumentar a eficácia".

O presidente da Unidade de Mato Grosso do Sul, Celso Ramos Régis, disse que a parceria entre as cinco Unidades têm sido a prova de que essa forma de transferência de experiência de uma unidade para outra, com visitas in loco, já tem resultado positivo. "Estamos ensinando muita coisa e aprendendo outras tanto, isso é o mais rico e o que trás as melhores alternativas de cada estado. Já ficou constatado que os problemas são comuns, respeitando a cultura de cada organização, mas as soluções que encontramos em cada um dos estados envolvidos nesse projeto irão proporcionar um prestação de serviço melhor às nossas cooperativas", disse Régis.

Maria José Andrade Leão de Oliveira, superintendente da Unidade de Tocantins, avalia que esse é o ultimo ciclo de muitos outros que virão, "e já constatamos de que todos os Estados vão mudar alguma prática, por mais simples que seja, pois todos demonstraram que têm coisas à ensinar e a aprender. No nosso caso aqui em Tocantins nós vamos mudar vários processos, vamos melhorar alguns e adotar outros. Ao final, esse projeto vai ter uns três anos de duração até chegarmos ao nível que imaginamos , com os resultados esperados, porque dependemos de algumas conformidades com a Unidade Nacional".

A superintendente de Tocantins explica que "agora precisamos alinhar o que vimos, apresentar aos dirigentes o que precisa mudar e dar sugestões de como mudar, a deliberação de adotar ou não será dos dirigentes. Porém, acredito que a partir do momento que apoiaram esse projeto todos estão abertos a fazer mudanças para melhorarmos nossos processos".

O superintendente do OCDF, Remy Gorga, observou que "o nivelamento de informação sobre todos os procedimento que nós utilizamos e a unificação desses procedimentos, certamente irá melhor o rendimento das Unidades Estaduais e atender, de forma mais eficaz, aos nossos objetivos estratégicos. Está sendo muito importante esses encontros e é um projeto inédito no Brasil. Agora, fechando essa primeira etapa do ciclo de encontros e vamos partir para uma etapa final, onde será compilado um documento com as principais práticas que podemos uniformizar e aplicar em todos os estados que compõem a Fecoop CO/TO".

O Gerente de Operações do Sistema OCB/MT, Edson Dahmer, disse que "ao analisar os modelos dos cinco estados participantes começamos a ter parâmetros comparativos sólidos. O ponto de grande relevância que encontramos aqui é de conseguirmos comparar essas práticas e, com base nessas práticas, estruturar novos projetos, novas metodologias de trabalho, que vão agregar em casos pontuais, reais, e de forma rápida, o que vai nos permitir ter um retorno muito em curto prazo".

Robercy Alves de Oliveira, Gerente de Operações da Unidade de Goiás, ponderou que "essa é uma experiência única, onde vimos que todos os Estados fazem as mesmas coisa, mas de forma diferente, e esse conhecimento pode contribuir muito com a melhoria de nossos processos". A Gerente disse que "agora chegou a hora de condessarmos tudo, de todos os Estados, avaliarmos as ferramentas de cada Unidade que podem dar condições de simplificarmos aquilo que já fazemos, e promover melhores resultados e qualidade. Acredito que esse projeto teve seu formato acertado".

Ivanildo de Jesus Silva, Gerente de Operações do Sistema de Mato Grosso do Sul, disse que "tivemos muitas surpresas nesses encontros realizados". Ele concluiu que "nós de Mato Grosso do Sul pensámos que não precisávamos mudar nada do que fazíamos, mas andando por esses Estados descobrimos que temos muito por mudar. Encontramos em Brasília, por exemplo, uma grande harmonia da equipe, e em Mato Grosso, a tecnologia, que nós já copiamos e estamos mudando nossos processos". Ele ainda disse que "a avaliação final é de que os cinco estados ganharam muito, vamos aprimorar nossos processos, mudar o jeito de gestão de nossas unidades. Está sendo desafiador".

Próximos Passos - Será preenchido um relatório final com os apontamentos das áreas operacional e finalística verificadas em cada Unidade Estadual das regiões do Centro-Oeste e Tocantins. Serão levados em consideração diversos pontos: relatório geral de comparativos CO/TO; relação de boas práticas; propostas de criação/implantação compartilhada; estudo para criação/desenvolvimento de boas práticas.

Fórum Permanente do Centro-Oeste e Tocantins
A proposta do Fórum Permanente do CO/TO foi firmada pelos superintendentes e gerentes de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal e Tocantins, com o objetivo de compartilhar os programas e soluções que facilitem o alinhamento do planejamento operacional vinculado com os objetivos estratégicos previstos pelo Sistema OCB Nacional.

O projeto é custeado pela Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Distrito Federal e dos Estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins - FECOOP CENTRO-OESTE E TOCANTINS.

Foram realizadas visitas técnicas de intercambio e alinhamento dos gerentes das Unidades do Centro-Oeste em todas as Unidades, com a participação do corpo técnico das superintendências, das gerencias, além das áreas de T.I. e comunicação.

FORMACOOP capacita 39 integrantes de cooperativas de Pedro Afonso

Na noite do sábado, 21 de novembro, foi formada a primeira turma do Programa de Formação de Dirigentes e Gestores de Cooperativas (Formacoop) de Pedro Afonso. A capacitação foi disponibilizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Tocantins-Sescoop/TO, sem custos para os participantes.

O curso começou em maio, tendo um módulo por mês com duração de oito horas. Ao todo, participaram 39 pessoas, sendo 20 da Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa) e os demais da Cooperativa de Educadores de Pedro Afonso (Coed) e do Sicredi, que conheceram e discutiram temas como Fundamentos Básicos do Cooperativismo, Relação Interpessoal e Trabalho em Equipe, ética, Etiqueta e Marketing Profissional, Comunicação Organizacional, Mediação e Gestão de Conflitos e Administração do Tempo.

Conhecimento aplicado

Marcivânia de Castro Ribeiro, que trabalha como caixa na loja agroveterinária da Coapa, foi uma das participantes e já utiliza os conhecimentos adquiridos não apenas no ambiente de trabalho, mas também em casa. "Todos os módulos foram muito benéficos para que pudesse melhorar a maneira de trabalhar, gostei de participar do curso e vou tentar colocar em prática tudo que aprendi", comentou Marcivânia.

Outro participante é o assistente administrativo operacional da Coapa, Wanderson Ferreira da Cruz. "O curso tem contribuído no diálogo com meus colegas de trabalho, e na minha organização; como respeitar o espaço de cada um, e também aprendi a cobrar e ser cobrado", disse sobre o curso.

Crescimento profissional

A responsável pelo Setor de Recursos Humanos da Coapa, Elizângela Nunes, destacou a importância do curso para os profissionais que trabalham na cooperativa. "é muito importante a participação no Formacoop porque contribui imensamente para a melhoria do desempenho nas ações do dia a dia, aumenta a valorização, bem como proporciona o crescimento e o desenvolvimento profissional dos colaboradores e da cooperativa", afirmou. "O colaborador que busca o conhecimento, a qualificação e procura manter-se atualizado, tem mais possibilidade de crescer profissionalmente e torna-se mais produtivo", finalizou.

O presidente da Coapa, Ricardo Khouri, que também preside o Sistema OCB-Sescoop/TO, parabenizou os participantes do curso e reafirmou o compromisso de apoiar as cooperativas que solicitarem capacitações profissionais para seus cooperados e colaboradores.

Gincana motiva e integra colaboradores da Coapa

Pelo quinto ano seguido, colaboradores de todas as unidades (Administração, Agroveterinária, Armazém e Comercial) participaram da V Gincana da Coapa-Cooperativa Agroindustrial do Tocantins.

A programação realizada na sede da AABB, em Pedro Afonso (TO), na tarde do sábado, 14 de novembro, contou com jogos cooperativos e provas físicas.

O evento teve o apoio do Sescoop-TO, que disponibilizou o agente de desenvolvimento humano Franscisco da Chagas, responsável por ajudar a coordenar as atividades.

A novidade deste ano foi que as quatro equipes contaram com colaboradores de diferentes setores. A intenção foi reforçar a integração e incentivar a colaboração entre os colaboradores, como explicou a agente de desenvolvimento humano da Coapa, Maria Silvana Ramos.

Ao final todos foram considerados vencedores, receberam troféus e brindes, e ainda participaram de um churrasco marcado pelo clima de alegria e interação entre colegas.

O auxiliar administrativo Wesley Araújo, trabalha no armazém da Coapa há 9 meses e estreou na gincana. Segundo ele, o evento foi uma oportunidade para ter mais contato com os demais colegas fora do ambiente de trabalho. "A Coapa está de parabéns por essa iniciativa. Esse tipo de atividade contribui para melhorar o desempenho profissional e aliviar o stress", disse Wesley Araújo.

O presidente da cooperativa, Ricardo Khouri, participou da abertura da gincana e reafirmou que o colaborador mais motivado atende melhor os cooperados, contribuindo para o crescimento da Coapa.

Relatório Mensal do Sistema OCB - Outubro2015

Segue link de acesso ao Relatório Mensal da OCB referente ao mês de Outubro 2015.


Relatório Outubro/2015

Minimaratona e festa comemoram 11 anos do COOPERAR

Diversão e muitos sorrisos foram vistos durante a Festa de Confraternização dos Colaboradores e Parceiros da Cooperativa dos Produtores de Carnes e Derivados de Gurupi (Cooperfrigu), que aconteceu neste sábado (07/11) dentro da programação da 11ª edição do COOPERAR. A atração principal do evento, o humorista Paulo Vieira, deu um show à parte e arrancou gargalhadas do público presente.

As ações de sábado começaram com a Minimaratona COOPERAR/SESI, realizada em parceria com Federação das Indústrias do Tocantins (FIETO), por meio do SESI. A corrida contou com participação dos colaboradores da Cooperfrigu, que depois de percorrer cinco quilômetros foram premiados. Renato Rodrigues foi o campeão no masculino, com 14 minutos e 23 segundos; e no feminino a campeã foi Darcilene Ribeiro, que correu o percurso em 21 minutos e 02 segundos. Além de ganharem troféu e bicicleta eles receberam ainda R$ 300,00 como premiação.

Depois da corrida vieram as atrações da Festa com muita música, que ficou por conta da Fanfarra da Escola Estadual Dr. Joaquim Pereira da Costa e da Banda de Música da Polícia Militar. As crianças se divertiram nos brinquedos infláveis e muitas guloseimas.

Entre os parceiros o Serviço Social da Indústria (SESI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) levaram ações nas áreas de educação, saúde e lazer. O resultado dessa parceria foram 672 atendimentos oferecidos durante a Festa.

No palco, montado em parceria com o sistema Fecomercio, por meio do Serviço Social do Comércio (SESC), o humorista Paulo Vieira abrilhantou ainda mais a festa de confraternização do 11° COOPERAR. A apresentação foi fruto da parceria com a OCB/SESCOOP.

"Comemoramos estes 11 anos do COOPERAR com muita festa e incentivando ainda mais nossos colaboradores e diretores a adotarem um estilo de vida mais saudável, o que traz benefícios para todos não só no trabalho, mas principalmente em casa, com a família. E sempre é bom festejar estas conquistas com os amigos e parceiros e por isso esta festa é tão bonita porque tem a colaboração e empenho de todos", afirmou Oswaldo Stival Junior, presidente da Cooperfrigu.

Programação - As ações do programa socioambiental seguem até o dia 11 de novembro e dentro da programação estão previstas palestras sobre saúde pública e nutrição saudável; além de atividades culturais, artísticas e esportivas.

Parceiros COOPERAR:
Sistema FIETO, OCB/SESCOOP, SESI, SENAI, SESC, Programa Mesa Brasil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Agab, Creche Maria Madalena, Apae, Prefeitura de Gurupi, Secretaria Municipal de Saúde, Câmara de Vereadores, UFT, IFTO, UnirG, Sicoob/Credipar, SPI - Sistema de Produção Integrada, SIF- Serviço de Inspeção Federal, Coopersul, Capela Santa Luzia, SAMU, Assembleia de Deus Ministério de Madureira Setor Leste, Saborelle, KS Transporte, Sindicarnes/TO, Loja Maçônica Amor e Justiça n° 2, Gurupi Esporte Clube, Naturatins, Ibama, OAB, Maanaim, Governo do Estado do Tocantins.

Câmara aprova MP sobre parcerias entre cooperativas e poder público

Brasília (29/10) - Na noite desta quarta-feira (28/10), o plenário da Câmara dos Deputados aprovou, com pequenas alterações, a Medida Provisória (MPV) 684/2015, que estabelece o novo regime jurídico das parcerias voluntárias entre a Administração Pública e entidades sem finalidade lucrativa, contemplando os interesses do cooperativismo. O texto aprovado provém do relatório do deputado Eduardo Barbosa (MG). Para acessa-lo, clique aqui.

De acordo com a MPV 684/2015, as organizações da sociedade civil terão de participar de processo seletivo (chamamento público) e cumprir uma série de exigências para fechar parcerias com os governos. Entre os requisitos estão, por exemplo, a comprovada experiência no serviço a ser prestado, ter "ficha limpa" e, pelo menos, três anos de existência.

Especificamente às cooperativas, o texto aprovado contém dispositivo que permite a continuidade de celebração de instrumentos que substituirão os atuais convênios e contratos de repasse, desde que estas estejam capacitadas para execução de atividades ou de projetos de interesse público e cunho social. A perspectiva é que fique a critério do gestor público avaliar se as ações atendem aos requisitos do interesse público e cunho social nestas parcerias.

Além disso, as cooperativas deverão atender às exigências previstas na legislação específica, como a necessidade de constituição de conselho fiscal capaz de opinar sobre os relatórios de desempenho financeiro e contábil e sobre as operações patrimoniais realizadas, além da escrituração de acordo com os princípios fundamentais de contabilidade e com as Normas Brasileiras de Contabilidade.

TRAMITAçãO: A MPV 684/2015 segue agora para a análise do plenário do Senado Federal e, caso aprovada, para a sanção presidencial. O Sistema OCB trabalhará junto ao Poder Executivo para manter no texto da lei os dispositivos que tratam sobre as parcerias das cooperativas com o poder público.

Pedro Afonso recebe laboratório de classificação de grãos que atenderá 17 municípios

Já está funcionando ao lado da loja agroveterinária da Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa), em Pedro Afonso, o laboratório de classificação de produtos vegetais.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) aprovou nesta semana a emissão de certificados de grãos para a estrutura da central de classificação de grãos. O posto deve atender 17 municípios da região.

A certificação foi viabilizada após a cooperação técnica entre a Coapa, Secretaria do Desenvolvimento Agricultura e Pecuária (Seagro) e o Mapa.

O presidente da Copa, Ricardo Khouri, destaca a importância dessa certificação para o comércio de grãos da região. "Esse laboratório vai dar confiabilidade e uma credibilidade nas negociações comerciais entre o meio produtor, cooperados ou não da Coapa, e a parte compradora, com a classificação oficial", afirmou. "Essa classificação é aquela que vale em conflitos, em caso de discordância, vai ser um ponto de balizamento da qualidade de grãos da região e pode agregar ao valor final do produto", completou.

Já o superintendente da cooperativa, José Rander Lopes, assegurou que todos os envolvidos na cadeia produtiva de grãos - produtores, traiding e armazéns gerais - terão o suporte necessário no posto de classificação, e agora também poderão ter acesso rápido a laudos de contra amostras de lotes de grãos, antes era feitos em outros municípios, e que demoravam a chegar aos interessados.

A região de Pedro Afonso é uma das maiores produtoras de grãos do Tocantins e abrange os municípios de Tupirama, Bom Jesus do Tocantins, Santa Maria do Tocantins, Recursolândia, Centenário, Rio Sono, Itacajá, Guaraí e Fortaleza do Tabocão. A região cultivou na safra 2014/2015, uma área de 89 mil hectares, colhendo 285 mil toneladas de grãos.

Classificação

A classificação de grãos é uma exigência da legislação brasileira que regulamenta a atividade por meio de instruções normativas do Mapa, para que a industrialização e comercialização de produtos vegetais e seus derivados sejam realizados com qualidade e segurança alimentar dentro dos padrões oficiais.

é uma atividade auxiliar ao processo de comercialização dos produtos de origem vegetal, seus subprodutos e resíduos de valor econômico, que tem por finalidade determinar a sua qualidade com base em padrões químicos e físicos. Atualmente, Palmas, Paraíso e Gurupi possuem esse laboratório. (Com informações da Seagro)

Endereço

O laboratório de classificação de grãos fica na Avenida Mestre Bento, 2380, Zetor Zacarias Campelo, no mesmo prédio da loja agroveterinária da Cooapa, em Pedro Afonso.

Mato Grosso do Sul recebe equipes do Centro-Oeste para Fórum Permanente

Membros do Fórum Permanente criado pelas Organizações das Cooperativas Brasileiras dos Estados da região Centro-Oeste e Tocantins estão nesta segunda-feira (26) e terça-feira (27), em Campo Grande (MS), na terceira reunião de gestores e analistas das unidades estaduais da região. A finalidade da visita técnica é conhecer as ações e programas das unidades estaduais, para captar as melhores experiências e até o final deste ano, desenvolver um projeto comum entre todas as unidades do Centro-Oeste, Distrito Federal e Tocantins.

De Goiânia foram para o Mato Grosso do Sul, o analista técnico de Cooperativismo da OCB-GO, Advaldo Alves; coordenador de Monitoramento e Desenvolvimento do SESCOOP/GO, Jubrair Gomes Junior; e a Gerente do SESCOOP/GO, Robercy Alves. Do Sistema OCB/SESCOOP-TO, participou a superintendente Maria José Andrade de Leão Oliveira e equipe; a gerente de operações do SESCOOP/MT, Sirley Ferreira e outros membros do Sistema OCB/SESCOOP-MT. Participaram também quatro componentes do Sistema OCDF.

O Fórum Permanente foi criado no mês de agosto em reunião ocorrida em Campo Grande (MS). Desde então já houve um encontro no Mato Grosso, na semana passada ocorreu outro em Goiás, e, agora as equipes estão no Mato Grosso do Sul. A meta do Fórum é o compartilhamento de programas e soluções que facilitem o alinhamento do planejamento operacional vinculado com os objetivos estratégicos previstos pela OCB Nacional.

Na programação feita pelo MS, os membros das equipes dos demais Estados, tiveram uma apresentação da unidade estadual realizada pela superintendente Dalva Garcia Caramalac. No período da tarde, eles conheceram o prédio do Sistema OCB/SESCOOP-MS e a estrutura do SESCOOP/MS. Está prevista para terça-feira, uma visita ao setor de comunicação e aos departamentos da OCB-MS.

Unidades estaduais avaliam Dia C 2015 e preparam a edição 2016

Brasília (23/10) - Que o programa intitulado Dia C (Dia de Cooperar) ganhou o Brasil de maneira extremamente satisfatória, não se tem dúvidas. E foi justamente pensando na melhoria contínua dos processos que envolvem essa ferramenta de transformação social que comunicadores e promotores sociais do Sistema OCB estiveram reunidos, nesta quinta e sexta-feira, para a apresentação dos resultados de 2015 e proposição de metas e melhorias para a próxima edição, em 2016.

Resultados esses que demonstram uma curva intensa de crescimento, tanto na quantidade como na qualidade das ações desenvolvidas. é o que comenta a gerente de Desenvolvimento Social de Cooperativas, Maria Eugênia Ruiz Borba: "Esse foi o segundo ano que realizamos o Dia C, nacionalmente. E de 2014 para cá, o interesse das cooperativas em aderir ao programa vem aumentando dia após dia. De aproximadamente 980 mil beneficiados passamos para a marca de 2,4 milhões - até o momento", ressalta a gestora, enfatizando que o Dia C se trata de um programa com ações continuadas e que os números oficiais somente serão contabilizados ao final do exercício, em dezembro.

Para a gerente de Comunicação do Sistema OCB, Daniela Lemke, o Dia C é, além de tudo, uma ferramenta estratégica de divulgação do cooperativismo brasileiro. Uma oportunidade de ressaltar os benefícios desse movimento agregador: "Durante as ações do Dia C, podemos destacar os números que tornam o Sistema Cooperativista Brasileiro representativo no país. A ideia é mostrar a força social e econômica das cooperativas brasileiras neste momento em que a mídia espontaneamente se volta para o setor", resume a gestora.

Além de projetar as ações para 2016, os participantes do Encontro Nacional de Avaliação do Dia C 2015 tiveram a oportunidade de apresentar suas sugestões específicas de melhorias; aquilo que é sentido diretamente na base, junto às cooperativas, com o objetivo de aprimorar o processo e seus resultados. "Nós precisamos dessa interlocução, desse trabalho integrado, para proporcionar aos nossos cooperados ferramentas cada vez atuais, mais funcionais. O empenho de vocês aqui, se debruçando sobre cada detalhe para o crescimento do projeto reflete a vontade do Sistema OCB em ser cada vez melhor para o nosso público principal - as cooperativas - e, como nos é natural, para a sociedade", frisou o superintendente, Renato Nobile, no encerramento das atividades.
(OCB Nacional)