Notícias
Notícias
0 minutes read
O presidente da Coapa (Cooperativa Agroindustrial do Tocantins), Ricardo Khouri, que também preside o Sistema OCB/TO, participou na manhã desse sábado, 9, do lançamento da Agrotins Brasil 2016. Ele estava acompanhado da superintendente do Sistema OCB/TO, Maria José Andrade Leão, do conselheiro da Coapa Evanis Roberto Lopes, além de técnicos da cooperativa.
O lançamento da feita foi feito pelo governador do Estado, Marcelo Miranda, no Centro Agrotecnológico de Palmas. Participaram cerca de 300 pessoas.
A 16ª edição da Agrotins tem como tema "A Tecnologia a Favor do Homem e da Natureza", e acontece de 3 a 7 de maio.
Ricardo Khouri afirmou que a Agrotins já se consolidou como uma das maiores vitrines do agronegócio do país e destacou a participação dos agropecuaristas na feira. "A participação na Agrotins para o produtor rural é a principal ferramenta de difusão de tecnologia, além da oportunidade de realização de negócios e modernização tecnológica. Apesar do resultado da afra colhida em 2016 apresentar uma quebra que chega a níveis de 40%, os empresários rurais, independentemente do seu porte econômico, não podem e nem devem ficar em estado de abatimento, é hora de planejar e dar a volta por cima", disse Khouri.
O dirigente ainda lembrou que o Sistema OCB/TO terá um stand na feira, que dará suporte às suas 45 cooperativas associadas.
A feira de tecnologia agropecuária é considerada a maior da Região Amazônica e a 8ª do Brasil.
Segundo os organizadores, a previsão é receber 100 mil visitantes e ter a participação de 550 empresas.
O lançamento da feita foi feito pelo governador do Estado, Marcelo Miranda, no Centro Agrotecnológico de Palmas. Participaram cerca de 300 pessoas.
A 16ª edição da Agrotins tem como tema "A Tecnologia a Favor do Homem e da Natureza", e acontece de 3 a 7 de maio.
Ricardo Khouri afirmou que a Agrotins já se consolidou como uma das maiores vitrines do agronegócio do país e destacou a participação dos agropecuaristas na feira. "A participação na Agrotins para o produtor rural é a principal ferramenta de difusão de tecnologia, além da oportunidade de realização de negócios e modernização tecnológica. Apesar do resultado da afra colhida em 2016 apresentar uma quebra que chega a níveis de 40%, os empresários rurais, independentemente do seu porte econômico, não podem e nem devem ficar em estado de abatimento, é hora de planejar e dar a volta por cima", disse Khouri.
O dirigente ainda lembrou que o Sistema OCB/TO terá um stand na feira, que dará suporte às suas 45 cooperativas associadas.
A feira de tecnologia agropecuária é considerada a maior da Região Amazônica e a 8ª do Brasil.
Segundo os organizadores, a previsão é receber 100 mil visitantes e ter a participação de 550 empresas.
Notícias
0 minutes read
As cooperativas do Tocantins já estão se mobilizando para participar do Dia de Cooperar 2016, programa de voluntariado desenvolvido por cooperativas em todo Brasil. A cooperativa, individualmente ou em parceria com outra(s) cooperativa(s), deverá preencher, obrigatoriamente, a inscrição online no site diac.brasilcooperativo.coop.br, até o dia 25 de maio de 2016.
Na tarde dessa sexta-feira, 8 de abril, na sede Sistema OCB/TO (Organização das Cooperativas no Estado do Tocantins), em Palmas, ocorreu o lançamento da campanha Dia de Cooperar 2016 (Dia C). Além de parceiros como o Sebrae, participaram representantes de varias cooperativas tocantinenses, que conheceram detalhes sobre a campanha deste ano.
Na ocasião, o presidente do Sistema OCB/TO, Ricardo Khouri, destacou que o princípio cooperativista que fala do interesse pela comunidade se perpetua com a realização do Dia C. Para ele, o programa leva carinho para pessoas que muitas vezes não tem nenhum tipo de atenção, como crianças carentes, idosos e pessoas excepcionais. Khouri ainda fez um chamamento às cooperativas tocantinenses: "Esperamos a participação do maior número possível de cooperativas do Tocantins. O Dia C traz um retorno social muito gratificante, pois contribuímos com a comunidade ao nosso redor", enfatizou.
A analista de Promoção Social do Sescoop, Patrícia Resende, representou o Sistema OCB no evento e elogiou a participação de Tocantins no programa desde 2013, quando foi lançado o projeto-piloto para todo o país. Ela ressaltou o envolvimento das cooperativas tocantinenses para o êxito das ações desenvolvidas desde então. ‘‘O Tocantins é um caso de sucesso, os projetos desenvolvidos aqui são exemplos para o Brasil. As cooperativas são os protagonistas do Dia C, impulsionadas pelo Sistema OCB/TO’’, afirmou a analista.
Já a superintendente do Sistema OCB-Sescoop/TO, Maria José Andrade Leão, acredita no comprometimento e engajamento de todas as cooperativas, com participação efetiva dos colaboradores, cooperados e dirigentes no Dia C. Para ela, o envolvimento das cooperativas e voluntários tem ajudado a mudar a realidade de muitas cidades.
Desde 2013, a Coapa (Cooperativa Agroindustrial do Tocantins), a Coed (Cooperativa de Educadores de Pedro Afonso) e o Sicredi desenvolvem ações do Dia C em Pedro Afonso e cidades vizinhas. Em três anos já ajudaram a construir praças ecológicas, realizaram o plantio de mudas, distribuíram brinquedos para crianças e apoiaram na construção do galpão multiuso da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais).
Conforme a agente de Desenvolvimento Humano da Coapa, Silvana Ramos, na edição de 2016 a ideia é atender o Setor Antônio Joaquim Pires Martins Filho - mais conhecido como Portelinha. Com apoio de vários voluntários das cooperativas e instituições parceiras serão realizadas ações ambientais e recreativas.
‘‘As cooperativas de Pedro Afonso estão mobilizadas com o intuito de atender o maior número possível de pessoas. Para nós é muito importante ver o sorriso nos rostos dos beneficiados", afirmou Silvana Ramos.
NúMEROS
Em 2015, o Dia C beneficiou mais de 2,5 milhões de pessoas em todo país. Já no Tocantins, as ações desenvolvidas por 17 cooperativas, envolveram 1.654 voluntários e beneficiaram 6.676 pessoas em 15 municípios. Entre as atividades executadas estão atendimentos a comunidades carentes, doação de roupas e alimentos, construção de praças ecológicas, atendimentos médicos, recreação para crianças, palestras para mulheres e idosos e o apoio às APAEs.
Confira todas as informações na página do Dia C: diac.brasilcooperativo.coop.br
ASSEMBLEIA GERAL
Ainda na sexta-feira, 8, foi realizada a Assembleia Geral Ordinária da OCB/TO para apresentar a prestação de contas e ações de gestão e responsabilidade social do sistema cooperativista tocantinense realizadas em 2015, e o plano de ações para 2016. As contas foram aprovadas sem ressalvas.
O evento ainda contou com lançamento do 4° Ciclo do PDGC (Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas) e com a palestra do superintendente da FNQ (Fundação Nacional da Qualidade), Jairo Martins, que abordou o tema "Tendências e perspectivas da gestão no novo cenário". O especialista explanou sobre os rumos da economia e como as organizações devem se comportar.
Na tarde dessa sexta-feira, 8 de abril, na sede Sistema OCB/TO (Organização das Cooperativas no Estado do Tocantins), em Palmas, ocorreu o lançamento da campanha Dia de Cooperar 2016 (Dia C). Além de parceiros como o Sebrae, participaram representantes de varias cooperativas tocantinenses, que conheceram detalhes sobre a campanha deste ano.
Na ocasião, o presidente do Sistema OCB/TO, Ricardo Khouri, destacou que o princípio cooperativista que fala do interesse pela comunidade se perpetua com a realização do Dia C. Para ele, o programa leva carinho para pessoas que muitas vezes não tem nenhum tipo de atenção, como crianças carentes, idosos e pessoas excepcionais. Khouri ainda fez um chamamento às cooperativas tocantinenses: "Esperamos a participação do maior número possível de cooperativas do Tocantins. O Dia C traz um retorno social muito gratificante, pois contribuímos com a comunidade ao nosso redor", enfatizou.
A analista de Promoção Social do Sescoop, Patrícia Resende, representou o Sistema OCB no evento e elogiou a participação de Tocantins no programa desde 2013, quando foi lançado o projeto-piloto para todo o país. Ela ressaltou o envolvimento das cooperativas tocantinenses para o êxito das ações desenvolvidas desde então. ‘‘O Tocantins é um caso de sucesso, os projetos desenvolvidos aqui são exemplos para o Brasil. As cooperativas são os protagonistas do Dia C, impulsionadas pelo Sistema OCB/TO’’, afirmou a analista.
Já a superintendente do Sistema OCB-Sescoop/TO, Maria José Andrade Leão, acredita no comprometimento e engajamento de todas as cooperativas, com participação efetiva dos colaboradores, cooperados e dirigentes no Dia C. Para ela, o envolvimento das cooperativas e voluntários tem ajudado a mudar a realidade de muitas cidades.
Desde 2013, a Coapa (Cooperativa Agroindustrial do Tocantins), a Coed (Cooperativa de Educadores de Pedro Afonso) e o Sicredi desenvolvem ações do Dia C em Pedro Afonso e cidades vizinhas. Em três anos já ajudaram a construir praças ecológicas, realizaram o plantio de mudas, distribuíram brinquedos para crianças e apoiaram na construção do galpão multiuso da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais).
Conforme a agente de Desenvolvimento Humano da Coapa, Silvana Ramos, na edição de 2016 a ideia é atender o Setor Antônio Joaquim Pires Martins Filho - mais conhecido como Portelinha. Com apoio de vários voluntários das cooperativas e instituições parceiras serão realizadas ações ambientais e recreativas.
‘‘As cooperativas de Pedro Afonso estão mobilizadas com o intuito de atender o maior número possível de pessoas. Para nós é muito importante ver o sorriso nos rostos dos beneficiados", afirmou Silvana Ramos.
NúMEROS
Em 2015, o Dia C beneficiou mais de 2,5 milhões de pessoas em todo país. Já no Tocantins, as ações desenvolvidas por 17 cooperativas, envolveram 1.654 voluntários e beneficiaram 6.676 pessoas em 15 municípios. Entre as atividades executadas estão atendimentos a comunidades carentes, doação de roupas e alimentos, construção de praças ecológicas, atendimentos médicos, recreação para crianças, palestras para mulheres e idosos e o apoio às APAEs.
Confira todas as informações na página do Dia C: diac.brasilcooperativo.coop.br
ASSEMBLEIA GERAL
Ainda na sexta-feira, 8, foi realizada a Assembleia Geral Ordinária da OCB/TO para apresentar a prestação de contas e ações de gestão e responsabilidade social do sistema cooperativista tocantinense realizadas em 2015, e o plano de ações para 2016. As contas foram aprovadas sem ressalvas.
O evento ainda contou com lançamento do 4° Ciclo do PDGC (Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas) e com a palestra do superintendente da FNQ (Fundação Nacional da Qualidade), Jairo Martins, que abordou o tema "Tendências e perspectivas da gestão no novo cenário". O especialista explanou sobre os rumos da economia e como as organizações devem se comportar.
Notícias
0 minutes read
O SESCOOP/TO, com sede na Av. JK, 110 Norte, Lote 11 - Palmas/TO, torna público que realizará a licitação na modalidade Pregão Presencial, do tipo Menor Preço por ítem, no dia 20/04/2016, às 15h, cujo objeto é a é a Contratação de empresa para fornecimento de veículo ano 2016, para atender as necessidades do SESCOOP/TO, referente ao Processo Administrativo n° 055/2016.
EDITAL DO PREGãO PRESENCIA,L N° 004/2016
ATA DO PREGãO PRESENCIAL N° 004/2016
.jpg)
.jpg)
Notícias
0 minutes read
O Sistema OCB/TO (Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado do Tocantins) realiza nesta sexta-feira, 8 de abril, a partir das 9 horas, em sua sede em Palmas, Assembleia Geral Ordinária para apresentar as ações de gestão e responsabilidade social do sistema cooperativista tocantinense.
São esperados presidentes, gerentes e cooperados de 45 cooperativas tocantinenses associadas ao Sistema OCB/TO.
A programação ainda contará com o lançamento do 4° Ciclo do PDGC (Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas) e com a palestra do superintendente da FNQ (Fundação Nacional da Qualidade), Jairo Martins, que abordará o tema "Tendências e perspectivas da gestão no novo cenário".
O palestrante é engenheiro eletrônico formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) com especialização em Marketing e Propaganda pela Faculdade de Administração e Economia de Curitiba (PR), além de MBA em gestão de negócios pela Duke University, na Carolina do Norte (EUA). Martins trabalhou por mais de 20 anos como executivo da área de telecomunicações na Siemens do Brasil e da Alemanha.
Em 2008 passou a se dedicar integralmente ao estudo e pesquisa sobre bebidas brasileiras e sua produção. é autor do livro "Cachaça, o mais brasileiro dos prazeres" (Editora Anhembi Morumbi) e foi professor de processos industriais da cachaça no curso de Tecnologia de Bebidas da Universidade Anhembi Morumbi e de Sistema Integrado de Gestão na Business School São Paulo - BSP. é também professor visitante da Münchener Volkshochschule, em Munique, na Alemanha.
Sobre a FNQ
Criada em 1991, a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) é uma instituição sem fins lucrativos cujo objetivo é disseminar amplamente os Fundamentos da Excelência em Gestão para organizações de todos os setores e portes.
Dia C
Também na sexta-feira, a partir das 14h30, na sede do Sistema OCB/TO, acontece o lançamento do Dia de Cooperar 2016, um grande projeto de voluntariado desenvolvido por cooperativas em todo Brasil.
Programação
9h00 - Assembleia Geral Ordinária da OCB/TO
10h30 - Lançamento do 4° Ciclo do PDGC e palestra: "Tendências e perspectivas da gestão no novo cenário" - Dr. Jairo Martins.
14h30 - Lançamento do Dia C 2016
17h30 - Encerramento
São esperados presidentes, gerentes e cooperados de 45 cooperativas tocantinenses associadas ao Sistema OCB/TO.
A programação ainda contará com o lançamento do 4° Ciclo do PDGC (Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas) e com a palestra do superintendente da FNQ (Fundação Nacional da Qualidade), Jairo Martins, que abordará o tema "Tendências e perspectivas da gestão no novo cenário".
O palestrante é engenheiro eletrônico formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) com especialização em Marketing e Propaganda pela Faculdade de Administração e Economia de Curitiba (PR), além de MBA em gestão de negócios pela Duke University, na Carolina do Norte (EUA). Martins trabalhou por mais de 20 anos como executivo da área de telecomunicações na Siemens do Brasil e da Alemanha.
Em 2008 passou a se dedicar integralmente ao estudo e pesquisa sobre bebidas brasileiras e sua produção. é autor do livro "Cachaça, o mais brasileiro dos prazeres" (Editora Anhembi Morumbi) e foi professor de processos industriais da cachaça no curso de Tecnologia de Bebidas da Universidade Anhembi Morumbi e de Sistema Integrado de Gestão na Business School São Paulo - BSP. é também professor visitante da Münchener Volkshochschule, em Munique, na Alemanha.
Sobre a FNQ
Criada em 1991, a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) é uma instituição sem fins lucrativos cujo objetivo é disseminar amplamente os Fundamentos da Excelência em Gestão para organizações de todos os setores e portes.
Dia C
Também na sexta-feira, a partir das 14h30, na sede do Sistema OCB/TO, acontece o lançamento do Dia de Cooperar 2016, um grande projeto de voluntariado desenvolvido por cooperativas em todo Brasil.
Programação
9h00 - Assembleia Geral Ordinária da OCB/TO
10h30 - Lançamento do 4° Ciclo do PDGC e palestra: "Tendências e perspectivas da gestão no novo cenário" - Dr. Jairo Martins.
14h30 - Lançamento do Dia C 2016
17h30 - Encerramento
Notícias
0 minutes read
O Sistema OCB/TO (Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado do Tocantins) realiza o lançamento da campanha Dia de Cooperar 2016 (Dia C), nesta sexta-feira, dia 8 de abril, na sua sede em Palmas. São esperados representantes de 45 cooperativas tocantinenses, que vão conhecer as ações que "constroem e transformam vidas" por meio do trabalho voluntário das cooperativas brasileiras.
Em 2015, o projeto beneficiou mais de 2,5 milhões de pessoas em todo país. Já no Tocantins, as ações desenvolvidas por 17 cooperativas, envolveram 1.654 voluntários e beneficiaram 6.676 pessoas em 15 municípios. Entre as atividades executadas estão atendimentos a comunidades carentes, doação de roupas e alimentos, construção de praça ecológica, atendimentos médicos, recreação para crianças, palestras para mulheres e idosos e o apoio às APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais).
O presidente do Sistema OCB/TO, Ricardo Khouri, destaca que as ações dos voluntários podem transformar vidas. "A importância do Dia C está diretamente ligada ao principio cooperativista que deixa claro o interesse das cooperativas pela comunidade em que estão inseridas, promovendo o bem estar coletivo. Tenho certeza que teremos o apoio expressivo das cooperativas e voluntários para que este número aumente e assim mais pessoas sejam beneficiadas com essa grande corrente do bem", afirma Ricardo Khouri.
No encontro, os participantes serão informados das novidades deste ano e vão poder assistir a apresentações sobre a campanha e como o trabalho voluntário tem sido realizado desde que o projeto começou em 2009. A data oficial para realização do evento é o dia 2 de julho, mas antes e depois deste dia serão realizadas várias ações.
Confira todas as informações na página do Dia C:
diac.brasilcooperativo.coop.br
Em 2015, o projeto beneficiou mais de 2,5 milhões de pessoas em todo país. Já no Tocantins, as ações desenvolvidas por 17 cooperativas, envolveram 1.654 voluntários e beneficiaram 6.676 pessoas em 15 municípios. Entre as atividades executadas estão atendimentos a comunidades carentes, doação de roupas e alimentos, construção de praça ecológica, atendimentos médicos, recreação para crianças, palestras para mulheres e idosos e o apoio às APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais).
O presidente do Sistema OCB/TO, Ricardo Khouri, destaca que as ações dos voluntários podem transformar vidas. "A importância do Dia C está diretamente ligada ao principio cooperativista que deixa claro o interesse das cooperativas pela comunidade em que estão inseridas, promovendo o bem estar coletivo. Tenho certeza que teremos o apoio expressivo das cooperativas e voluntários para que este número aumente e assim mais pessoas sejam beneficiadas com essa grande corrente do bem", afirma Ricardo Khouri.
No encontro, os participantes serão informados das novidades deste ano e vão poder assistir a apresentações sobre a campanha e como o trabalho voluntário tem sido realizado desde que o projeto começou em 2009. A data oficial para realização do evento é o dia 2 de julho, mas antes e depois deste dia serão realizadas várias ações.
Confira todas as informações na página do Dia C:
diac.brasilcooperativo.coop.br
Notícias
0 minutes read
O SESCOOP/TO, com sede na Av. JK, 110 Norte, Lote 11 - Palmas/TO, torna público que realizará a licitação na modalidade Pregão Presencial para registro de preço, do tipo Menor Preço por lote, no dia 22/03/2016, às 15h, cujo objeto é a Contratação de empresa para fornecimento de camisetas, para atender as necessidades do SESCOOP/TO no ano de 2016, referente ao Processo Administrativo n° 033/2016.
EDITAL DO PREGãO PRESENCIA,L N° 03/2016
ATA DE LICITAçãO PREGãO PRESENCIAL N° 03/2016
.jpg)
.jpg)
Notícias
0 minutes read
O SESCOOP/TO, de conformidade com a o Regulamento de Licitações e Contratos do SESCOOP, aprovado pela Resolução N° 850, de 28 de fevereiro de 2012 e decreto 21.981 de 19 de outubro de 1932., autorizou às alienações, torna público a todos os interessados que serão alienados através de Leilão Público no dia 21 de março de 2016, às 10h, no Auditório da "CAIAPó LEILõES", situado QUADRA 110 SUL, AVENIDA NS 10, PLANO DIRETOR SUL Palmas-TO, o seguinte veículo:
- VW/VOYAGE 1.6 FLEX ANO/MOD.: 2012/12, LICENçA MWK COR PRATA
Informações serão prestadas em horário comercial, através dos fones: (62) 9676-6785 (63) 3215-2176 9989-1767, pelo e-mail:Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. , ou mesmo pelo Site: www.caiapoleiloes.com.br
EXTRATO DO EDITAL DO LEILãO 001/2016
SESCOOP, 07 de março de 2016.
- VW/VOYAGE 1.6 FLEX ANO/MOD.: 2012/12, LICENçA MWK COR PRATA
Informações serão prestadas em horário comercial, através dos fones: (62) 9676-6785 (63) 3215-2176 9989-1767, pelo e-mail:
.jpg)
SESCOOP, 07 de março de 2016.
Notícias
0 minutes read
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Tocantins - Sescoop/TO, abriu inscrições para o Processo Seletivo 02/2016, destinado a selecionar candidatos para os cargos de nível superior e médio, cujo edital está disponível no link http://www.smartgroupbrasil.com.br.
As inscrições estão abertas até o dia 20 de março e devem ser feitas, exclusivamente, pelo link http://www.smartgroupbrasil.com.br/inscricao/
A empresa responsável pela realização do Processo Seletivo é a Smart Group. A mesma coloca-se a disposição para fornecer mais informações e esclarecer dúvidas através do e-mailEste endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .
As inscrições estão abertas até o dia 20 de março e devem ser feitas, exclusivamente, pelo link http://www.smartgroupbrasil.com.br/inscricao/
A empresa responsável pela realização do Processo Seletivo é a Smart Group. A mesma coloca-se a disposição para fornecer mais informações e esclarecer dúvidas através do e-mail
Notícias
0 minutes read
A Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária tem a honra de convidá-lo(a) a participar da Abertura Oficial da Colheita de Grãos no Estado do Tocantins - Safra 2015/2016, no dia 09 de março de 2016, às 14h00, na Fazenda Nossa Senhora do Carmo (Grupo irmãos Rossato), Km 22 da TO - 050, no sentido Palmas/Porto Nacional -TO.
Em anexo, convite e programação do evento.
Em anexo, convite e programação do evento.
.jpg)
Notícias
0 minutes read
A Diretoria Executiva do Sicoob Credipar, com fulcro no art. 72 do estatuto Social, informa:
Comunicado
.jpg)
Notícias
0 minutes read
O SESCOOP/TO, com sede na Av. JK, 110 Norte, Lote 11 - Palmas/TO, torna público que realizará a licitação na modalidade Pregão Presencial, do tipo Menor Preço sob o critério do maior percentual de desconto por Item, no dia 29/02/2015, às 15h, cujo objeto é a Contratação de empresa especializada na prestação de serviços de consulta, reserva, marcação, remarcação, emissão, endosso, entrega de bilhetes de passagens aéreas, contratação de seguro de viagens quando for o caso, contratação de intérprete, reservas em hotéis e locação de veículos, no âmbito nacional e internacional, para atender as necessidades do SESCOOP/TO, referente ao Processo Administrativo n° 016/2016.
EDITAL DO PREGãO PRESENCIAL N° 02/2016
1ª RETIFICAçãO AO EDITAL DO PREGãO PRESENCIAL N° 02/2016
ATA DA LICITAçãO PREGãO PRESENCIAL N° 002/2016
.jpg)

.jpg)
Notícias
0 minutes read
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Tocantins - SESCOOP/TO, CNPJ 07.330.977/0001-16, com sede à Avenida JK, Quadra 110 Norte, Lote 11, CEP: 77.006-130, Palmas/TO, por intermédio do Pregoeiro e Comissão Permanente de Licitação, designados pela Portaria SESCOOP/TO no 06/2015 de 29 de junho de 2015, nos termos do Regulamento de Licitações e Contratos do Sescoop, aprovado pela Resolução No. 850, de 28 de fevereiro de 2012, disponíveis no site www.ocbto.coop.br torna público a realização de LICITAçãO, na modalidade de Pregão na forma Presencial, do tipo Menor Preço por taxa, regida por este edital e seus anexos, em sessão pública, às 15h do dia 05/02/2016.
EDITAL DO PREGãO PRESENCIAL N° 01/2016
1ª RETIFICAçãO AO PREGãO PRESENCIAL N° 001/2016
PEDIDO DE ESCLARECIMENTO AO PREGãO PRESENCIAL N° 001/2016
ATA DA LICITAçãO PREGãO PRESENCIAL N° 001/2016
.jpg)

.jpg)
.jpg)
Notícias
0 minutes read
Informamos que estaremos de recesso no período de 21/12/2015 a 08/01/2016.
Voltaremos às nossas atividades no dia 11 de janeiro de 2016.
Desejamos a todos um Natal de amor e as bênçãos de Jesus em todas as famílias e que 2016 seja um ano próspero para todas as Cooperativas.
Saudações cooperativistas
Equipe OCB/SESCOOP-TO
Voltaremos às nossas atividades no dia 11 de janeiro de 2016.
Desejamos a todos um Natal de amor e as bênçãos de Jesus em todas as famílias e que 2016 seja um ano próspero para todas as Cooperativas.
Saudações cooperativistas
Equipe OCB/SESCOOP-TO
Notícias
0 minutes read
Brasília (11/12) - A fim de promover o fortalecimento de organizações econômicas da agricultura familiar, o Programa Nacional de Fomento e Fortalecimento do Cooperativismo e Associativismo Solidário da Agricultura Familiar e Reforma Agrária (Cooperaf) abre edital para a seleção de mil empreendimentos interessados em ter atendimento pelo Programa Ater Mais Gestão, de 2016 a 2018.
Podem participar do edital, cooperativas e associações portadoras de Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP Jurídica). Os interessados precisam preencher o formulário e enviar até dia 20 de janeiro de 2016 pelo correio ou pelo e-mail: editalmaisgestãEste endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. . Vale ressaltar que os empreendimentos habilitados nesse edital terão prioridade nos futuros editais de atendimento de ATER.
O programa Ater Mais Gestão leva Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), gratuita, específica à gestão de cooperativas e associações da agricultura familiar, com o objetivo de promover qualificação, organização social e inserção nos mercados institucionais e privados.
Segundo o coordenador-geral de Cooperativismo e Organização Econômica do MDA, Jurandi Gugel, o objetivo do edital é localizar os empreendimentos interessados nos serviços do programa e identificá-los. "Desde 2012, o Mais Gestão já atendeu a 471 cooperativas, beneficiando cem mil famílias. A previsão é para atender mil organizações, em 2016, aumentar para 1,5 mil em 2017, e chegar a duas mil, em 2018. Portanto, precisamos localizar e quantificar os interessados".
Entre os serviços ofertados aos empreendimentos estão: ferramentas de gestão, diagnóstico e plano de qualificação do empreendimento; orientação nas áreas contábil, financeira, comercial, organizacional, ambiental, marketing, agroindustrial; elaboração de projetos e prospecção de fontes de financiamentos/crédito; promoção comercial; ações de pesquisa e inovação nas áreas de gestão; articulação com outras organizações da agricultura familiar e representantes de governos, para participação em programas de compras institucionais de alimentos, mercados privados e diferenciados; metodologias de trabalho; e profissionais para apoio na execução de ações de aprimoramento nas unidades atendidas.
Os empreendimentos selecionados terão oferta imediata de serviços de formação em cooperativismo e capacitação técnica nas áreas de planejamento, gestão, organização social e comercialização.
INFORMAçõES - Para obter mais informações envie e-mails paraEste endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou pelos telefones (61) 2020-0949 e 2020-0513.
Fonte: Informativo OCB Nacional
Podem participar do edital, cooperativas e associações portadoras de Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP Jurídica). Os interessados precisam preencher o formulário e enviar até dia 20 de janeiro de 2016 pelo correio ou pelo e-mail: editalmaisgestã
O programa Ater Mais Gestão leva Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), gratuita, específica à gestão de cooperativas e associações da agricultura familiar, com o objetivo de promover qualificação, organização social e inserção nos mercados institucionais e privados.
Segundo o coordenador-geral de Cooperativismo e Organização Econômica do MDA, Jurandi Gugel, o objetivo do edital é localizar os empreendimentos interessados nos serviços do programa e identificá-los. "Desde 2012, o Mais Gestão já atendeu a 471 cooperativas, beneficiando cem mil famílias. A previsão é para atender mil organizações, em 2016, aumentar para 1,5 mil em 2017, e chegar a duas mil, em 2018. Portanto, precisamos localizar e quantificar os interessados".
Entre os serviços ofertados aos empreendimentos estão: ferramentas de gestão, diagnóstico e plano de qualificação do empreendimento; orientação nas áreas contábil, financeira, comercial, organizacional, ambiental, marketing, agroindustrial; elaboração de projetos e prospecção de fontes de financiamentos/crédito; promoção comercial; ações de pesquisa e inovação nas áreas de gestão; articulação com outras organizações da agricultura familiar e representantes de governos, para participação em programas de compras institucionais de alimentos, mercados privados e diferenciados; metodologias de trabalho; e profissionais para apoio na execução de ações de aprimoramento nas unidades atendidas.
Os empreendimentos selecionados terão oferta imediata de serviços de formação em cooperativismo e capacitação técnica nas áreas de planejamento, gestão, organização social e comercialização.
INFORMAçõES - Para obter mais informações envie e-mails para
Fonte: Informativo OCB Nacional
Notícias
0 minutes read
O Sicredi é um sistema de cooperativas de crédito com mais de 2,5 milhões de associados. Com 1.249 pontos de atendimento em 10 Estados brasileiros, a instituição financeira cooperativa inaugura nesta segunda-feira, dia 30 de novembro, a partir das 08 horas, a sua unidade de atendimento em Porto Nacional, na Praça do Centenário, 616 - Porto Nacional-TO. Este é o 5° ponto de atendimento da região e o primeiro no município. Em 206 cidades brasileiras, o Sicredi é a única instituição financeira cooperativa existente.
As cooperativas de crédito são instrumentos para a organização econômica da sociedade. Elas incentivam o empreendedorismo, criam oportunidades de negócio, asseguram a manutenção de empregos nas comunidades e promovem o crescimento das pessoas e das regiões onde estão presentes. Desde a Constituição de 1988, as cooperativas de crédito são reconhecidas como integrantes do Sistema Financeiro Nacional. São regulamentadas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e supervisionadas pelo Banco Central do Brasil (BACEN).
Entre as condições básicas para associar-se a uma cooperativa do Sicredi estão utilizar os produtos e serviços oferecidos pela cooperativa, integralizar quotas-partes, mediante depósito em dinheiro, ser domiciliado ou estabelecido na área de atuação da cooperativa. Numa cooperativa de crédito o controle é democrático, os associados votam e decidem sobre os rumos do negócio. Uma pessoa é igual a um voto e todos têm os mesmos direitos e obrigações.
Segundo o presidente da Cooperativa Sicredi União MS/TO, Celso Ramos Regis, por meio de um relacionamento próximo e consultivo, a instituição financeira cooperativa identifica as necessidades de produtos e serviços financeiros dos associados. "Oferecemos, mais do que produtos e serviços, soluções financeiras que cooperam com o crescimento dos associados. Além disso, os resultados da cooperativa de crédito são revertidos para a região, contribuindo para o desenvolvimento econômico", acrescenta Regis.
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa com mais de 2,5 milhões de associados e 1.249 pontos de atendimento, em 10 Estados* do País. Organizado em um sistema com padrão operacional único conta com 101 cooperativas de crédito filiadas, distribuídas em quatro Centrais Regionais - acionistas da Sicredi Participações S.A. - uma Confederação, uma Fundação e um Banco Cooperativo que controla uma Corretora de Seguros, uma Administradora de Cartões e uma Administradora de Consórcios. Mais informações no site sicredi.com.br.
* Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Pará, Rondônia e Goiás.
Ascom/Sicredi
As cooperativas de crédito são instrumentos para a organização econômica da sociedade. Elas incentivam o empreendedorismo, criam oportunidades de negócio, asseguram a manutenção de empregos nas comunidades e promovem o crescimento das pessoas e das regiões onde estão presentes. Desde a Constituição de 1988, as cooperativas de crédito são reconhecidas como integrantes do Sistema Financeiro Nacional. São regulamentadas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e supervisionadas pelo Banco Central do Brasil (BACEN).
Entre as condições básicas para associar-se a uma cooperativa do Sicredi estão utilizar os produtos e serviços oferecidos pela cooperativa, integralizar quotas-partes, mediante depósito em dinheiro, ser domiciliado ou estabelecido na área de atuação da cooperativa. Numa cooperativa de crédito o controle é democrático, os associados votam e decidem sobre os rumos do negócio. Uma pessoa é igual a um voto e todos têm os mesmos direitos e obrigações.
Segundo o presidente da Cooperativa Sicredi União MS/TO, Celso Ramos Regis, por meio de um relacionamento próximo e consultivo, a instituição financeira cooperativa identifica as necessidades de produtos e serviços financeiros dos associados. "Oferecemos, mais do que produtos e serviços, soluções financeiras que cooperam com o crescimento dos associados. Além disso, os resultados da cooperativa de crédito são revertidos para a região, contribuindo para o desenvolvimento econômico", acrescenta Regis.
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa com mais de 2,5 milhões de associados e 1.249 pontos de atendimento, em 10 Estados* do País. Organizado em um sistema com padrão operacional único conta com 101 cooperativas de crédito filiadas, distribuídas em quatro Centrais Regionais - acionistas da Sicredi Participações S.A. - uma Confederação, uma Fundação e um Banco Cooperativo que controla uma Corretora de Seguros, uma Administradora de Cartões e uma Administradora de Consórcios. Mais informações no site sicredi.com.br.
* Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Pará, Rondônia e Goiás.
Ascom/Sicredi
Notícias
0 minutes read
Técnicos das Organizações das Cooperativas Brasileiras que compõem as regiões Centro-Oeste e Tocantins realizaram nos dias 30 de novembro e primeiro de dezembro, a ultima visita técnica do projeto do Fórum Permanente criado pelas Unidades Estaduais de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal e Tocantins. O quinto encontro aconteceu em Palmas, capital de Tocantins, e contou com a participação de dois superintendentes, gerentes e analistas das áreas operacional e finalística e também com as presenças dos presidentes das Organizações de Tocantins e de Mato Grosso do Sul.
O presidente da OCB/TO, Ricardo Khouri, foi enfático ao defender o formato do Fórum criado pelas Unidades do Centro Oeste e Tocantins e disse que "quando se busca um resultado de excelência, a melhor forma é a troca de experiência e esse Fórum segue esse principio". O anfitrião disse que "precisamos nivelar procedimentos, respeitando as individualidades e especificidades de cada Estado, pois vimos que os processos são semelhantes e se tivermos isso padronizado vamos diminuir custo e aumentar a eficácia".
O presidente da Unidade de Mato Grosso do Sul, Celso Ramos Régis, disse que a parceria entre as cinco Unidades têm sido a prova de que essa forma de transferência de experiência de uma unidade para outra, com visitas in loco, já tem resultado positivo. "Estamos ensinando muita coisa e aprendendo outras tanto, isso é o mais rico e o que trás as melhores alternativas de cada estado. Já ficou constatado que os problemas são comuns, respeitando a cultura de cada organização, mas as soluções que encontramos em cada um dos estados envolvidos nesse projeto irão proporcionar um prestação de serviço melhor às nossas cooperativas", disse Régis.
Maria José Andrade Leão de Oliveira, superintendente da Unidade de Tocantins, avalia que esse é o ultimo ciclo de muitos outros que virão, "e já constatamos de que todos os Estados vão mudar alguma prática, por mais simples que seja, pois todos demonstraram que têm coisas à ensinar e a aprender. No nosso caso aqui em Tocantins nós vamos mudar vários processos, vamos melhorar alguns e adotar outros. Ao final, esse projeto vai ter uns três anos de duração até chegarmos ao nível que imaginamos , com os resultados esperados, porque dependemos de algumas conformidades com a Unidade Nacional".
A superintendente de Tocantins explica que "agora precisamos alinhar o que vimos, apresentar aos dirigentes o que precisa mudar e dar sugestões de como mudar, a deliberação de adotar ou não será dos dirigentes. Porém, acredito que a partir do momento que apoiaram esse projeto todos estão abertos a fazer mudanças para melhorarmos nossos processos".
O superintendente do OCDF, Remy Gorga, observou que "o nivelamento de informação sobre todos os procedimento que nós utilizamos e a unificação desses procedimentos, certamente irá melhor o rendimento das Unidades Estaduais e atender, de forma mais eficaz, aos nossos objetivos estratégicos. Está sendo muito importante esses encontros e é um projeto inédito no Brasil. Agora, fechando essa primeira etapa do ciclo de encontros e vamos partir para uma etapa final, onde será compilado um documento com as principais práticas que podemos uniformizar e aplicar em todos os estados que compõem a Fecoop CO/TO".
O Gerente de Operações do Sistema OCB/MT, Edson Dahmer, disse que "ao analisar os modelos dos cinco estados participantes começamos a ter parâmetros comparativos sólidos. O ponto de grande relevância que encontramos aqui é de conseguirmos comparar essas práticas e, com base nessas práticas, estruturar novos projetos, novas metodologias de trabalho, que vão agregar em casos pontuais, reais, e de forma rápida, o que vai nos permitir ter um retorno muito em curto prazo".
Robercy Alves de Oliveira, Gerente de Operações da Unidade de Goiás, ponderou que "essa é uma experiência única, onde vimos que todos os Estados fazem as mesmas coisa, mas de forma diferente, e esse conhecimento pode contribuir muito com a melhoria de nossos processos". A Gerente disse que "agora chegou a hora de condessarmos tudo, de todos os Estados, avaliarmos as ferramentas de cada Unidade que podem dar condições de simplificarmos aquilo que já fazemos, e promover melhores resultados e qualidade. Acredito que esse projeto teve seu formato acertado".
Ivanildo de Jesus Silva, Gerente de Operações do Sistema de Mato Grosso do Sul, disse que "tivemos muitas surpresas nesses encontros realizados". Ele concluiu que "nós de Mato Grosso do Sul pensámos que não precisávamos mudar nada do que fazíamos, mas andando por esses Estados descobrimos que temos muito por mudar. Encontramos em Brasília, por exemplo, uma grande harmonia da equipe, e em Mato Grosso, a tecnologia, que nós já copiamos e estamos mudando nossos processos". Ele ainda disse que "a avaliação final é de que os cinco estados ganharam muito, vamos aprimorar nossos processos, mudar o jeito de gestão de nossas unidades. Está sendo desafiador".
Próximos Passos - Será preenchido um relatório final com os apontamentos das áreas operacional e finalística verificadas em cada Unidade Estadual das regiões do Centro-Oeste e Tocantins. Serão levados em consideração diversos pontos: relatório geral de comparativos CO/TO; relação de boas práticas; propostas de criação/implantação compartilhada; estudo para criação/desenvolvimento de boas práticas.
Fórum Permanente do Centro-Oeste e Tocantins
A proposta do Fórum Permanente do CO/TO foi firmada pelos superintendentes e gerentes de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal e Tocantins, com o objetivo de compartilhar os programas e soluções que facilitem o alinhamento do planejamento operacional vinculado com os objetivos estratégicos previstos pelo Sistema OCB Nacional.
O projeto é custeado pela Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Distrito Federal e dos Estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins - FECOOP CENTRO-OESTE E TOCANTINS.
Foram realizadas visitas técnicas de intercambio e alinhamento dos gerentes das Unidades do Centro-Oeste em todas as Unidades, com a participação do corpo técnico das superintendências, das gerencias, além das áreas de T.I. e comunicação.
O presidente da OCB/TO, Ricardo Khouri, foi enfático ao defender o formato do Fórum criado pelas Unidades do Centro Oeste e Tocantins e disse que "quando se busca um resultado de excelência, a melhor forma é a troca de experiência e esse Fórum segue esse principio". O anfitrião disse que "precisamos nivelar procedimentos, respeitando as individualidades e especificidades de cada Estado, pois vimos que os processos são semelhantes e se tivermos isso padronizado vamos diminuir custo e aumentar a eficácia".
O presidente da Unidade de Mato Grosso do Sul, Celso Ramos Régis, disse que a parceria entre as cinco Unidades têm sido a prova de que essa forma de transferência de experiência de uma unidade para outra, com visitas in loco, já tem resultado positivo. "Estamos ensinando muita coisa e aprendendo outras tanto, isso é o mais rico e o que trás as melhores alternativas de cada estado. Já ficou constatado que os problemas são comuns, respeitando a cultura de cada organização, mas as soluções que encontramos em cada um dos estados envolvidos nesse projeto irão proporcionar um prestação de serviço melhor às nossas cooperativas", disse Régis.
Maria José Andrade Leão de Oliveira, superintendente da Unidade de Tocantins, avalia que esse é o ultimo ciclo de muitos outros que virão, "e já constatamos de que todos os Estados vão mudar alguma prática, por mais simples que seja, pois todos demonstraram que têm coisas à ensinar e a aprender. No nosso caso aqui em Tocantins nós vamos mudar vários processos, vamos melhorar alguns e adotar outros. Ao final, esse projeto vai ter uns três anos de duração até chegarmos ao nível que imaginamos , com os resultados esperados, porque dependemos de algumas conformidades com a Unidade Nacional".
A superintendente de Tocantins explica que "agora precisamos alinhar o que vimos, apresentar aos dirigentes o que precisa mudar e dar sugestões de como mudar, a deliberação de adotar ou não será dos dirigentes. Porém, acredito que a partir do momento que apoiaram esse projeto todos estão abertos a fazer mudanças para melhorarmos nossos processos".
O superintendente do OCDF, Remy Gorga, observou que "o nivelamento de informação sobre todos os procedimento que nós utilizamos e a unificação desses procedimentos, certamente irá melhor o rendimento das Unidades Estaduais e atender, de forma mais eficaz, aos nossos objetivos estratégicos. Está sendo muito importante esses encontros e é um projeto inédito no Brasil. Agora, fechando essa primeira etapa do ciclo de encontros e vamos partir para uma etapa final, onde será compilado um documento com as principais práticas que podemos uniformizar e aplicar em todos os estados que compõem a Fecoop CO/TO".
O Gerente de Operações do Sistema OCB/MT, Edson Dahmer, disse que "ao analisar os modelos dos cinco estados participantes começamos a ter parâmetros comparativos sólidos. O ponto de grande relevância que encontramos aqui é de conseguirmos comparar essas práticas e, com base nessas práticas, estruturar novos projetos, novas metodologias de trabalho, que vão agregar em casos pontuais, reais, e de forma rápida, o que vai nos permitir ter um retorno muito em curto prazo".
Robercy Alves de Oliveira, Gerente de Operações da Unidade de Goiás, ponderou que "essa é uma experiência única, onde vimos que todos os Estados fazem as mesmas coisa, mas de forma diferente, e esse conhecimento pode contribuir muito com a melhoria de nossos processos". A Gerente disse que "agora chegou a hora de condessarmos tudo, de todos os Estados, avaliarmos as ferramentas de cada Unidade que podem dar condições de simplificarmos aquilo que já fazemos, e promover melhores resultados e qualidade. Acredito que esse projeto teve seu formato acertado".
Ivanildo de Jesus Silva, Gerente de Operações do Sistema de Mato Grosso do Sul, disse que "tivemos muitas surpresas nesses encontros realizados". Ele concluiu que "nós de Mato Grosso do Sul pensámos que não precisávamos mudar nada do que fazíamos, mas andando por esses Estados descobrimos que temos muito por mudar. Encontramos em Brasília, por exemplo, uma grande harmonia da equipe, e em Mato Grosso, a tecnologia, que nós já copiamos e estamos mudando nossos processos". Ele ainda disse que "a avaliação final é de que os cinco estados ganharam muito, vamos aprimorar nossos processos, mudar o jeito de gestão de nossas unidades. Está sendo desafiador".
Próximos Passos - Será preenchido um relatório final com os apontamentos das áreas operacional e finalística verificadas em cada Unidade Estadual das regiões do Centro-Oeste e Tocantins. Serão levados em consideração diversos pontos: relatório geral de comparativos CO/TO; relação de boas práticas; propostas de criação/implantação compartilhada; estudo para criação/desenvolvimento de boas práticas.
Fórum Permanente do Centro-Oeste e Tocantins
A proposta do Fórum Permanente do CO/TO foi firmada pelos superintendentes e gerentes de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal e Tocantins, com o objetivo de compartilhar os programas e soluções que facilitem o alinhamento do planejamento operacional vinculado com os objetivos estratégicos previstos pelo Sistema OCB Nacional.
O projeto é custeado pela Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Distrito Federal e dos Estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins - FECOOP CENTRO-OESTE E TOCANTINS.
Foram realizadas visitas técnicas de intercambio e alinhamento dos gerentes das Unidades do Centro-Oeste em todas as Unidades, com a participação do corpo técnico das superintendências, das gerencias, além das áreas de T.I. e comunicação.
Notícias
0 minutes read
Na noite do sábado, 21 de novembro, foi formada a primeira turma do Programa de Formação de Dirigentes e Gestores de Cooperativas (Formacoop) de Pedro Afonso. A capacitação foi disponibilizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Tocantins-Sescoop/TO, sem custos para os participantes.
O curso começou em maio, tendo um módulo por mês com duração de oito horas. Ao todo, participaram 39 pessoas, sendo 20 da Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa) e os demais da Cooperativa de Educadores de Pedro Afonso (Coed) e do Sicredi, que conheceram e discutiram temas como Fundamentos Básicos do Cooperativismo, Relação Interpessoal e Trabalho em Equipe, ética, Etiqueta e Marketing Profissional, Comunicação Organizacional, Mediação e Gestão de Conflitos e Administração do Tempo.
Conhecimento aplicado
Marcivânia de Castro Ribeiro, que trabalha como caixa na loja agroveterinária da Coapa, foi uma das participantes e já utiliza os conhecimentos adquiridos não apenas no ambiente de trabalho, mas também em casa. "Todos os módulos foram muito benéficos para que pudesse melhorar a maneira de trabalhar, gostei de participar do curso e vou tentar colocar em prática tudo que aprendi", comentou Marcivânia.
Outro participante é o assistente administrativo operacional da Coapa, Wanderson Ferreira da Cruz. "O curso tem contribuído no diálogo com meus colegas de trabalho, e na minha organização; como respeitar o espaço de cada um, e também aprendi a cobrar e ser cobrado", disse sobre o curso.
Crescimento profissional
A responsável pelo Setor de Recursos Humanos da Coapa, Elizângela Nunes, destacou a importância do curso para os profissionais que trabalham na cooperativa. "é muito importante a participação no Formacoop porque contribui imensamente para a melhoria do desempenho nas ações do dia a dia, aumenta a valorização, bem como proporciona o crescimento e o desenvolvimento profissional dos colaboradores e da cooperativa", afirmou. "O colaborador que busca o conhecimento, a qualificação e procura manter-se atualizado, tem mais possibilidade de crescer profissionalmente e torna-se mais produtivo", finalizou.
O presidente da Coapa, Ricardo Khouri, que também preside o Sistema OCB-Sescoop/TO, parabenizou os participantes do curso e reafirmou o compromisso de apoiar as cooperativas que solicitarem capacitações profissionais para seus cooperados e colaboradores.
O curso começou em maio, tendo um módulo por mês com duração de oito horas. Ao todo, participaram 39 pessoas, sendo 20 da Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa) e os demais da Cooperativa de Educadores de Pedro Afonso (Coed) e do Sicredi, que conheceram e discutiram temas como Fundamentos Básicos do Cooperativismo, Relação Interpessoal e Trabalho em Equipe, ética, Etiqueta e Marketing Profissional, Comunicação Organizacional, Mediação e Gestão de Conflitos e Administração do Tempo.
Conhecimento aplicado
Marcivânia de Castro Ribeiro, que trabalha como caixa na loja agroveterinária da Coapa, foi uma das participantes e já utiliza os conhecimentos adquiridos não apenas no ambiente de trabalho, mas também em casa. "Todos os módulos foram muito benéficos para que pudesse melhorar a maneira de trabalhar, gostei de participar do curso e vou tentar colocar em prática tudo que aprendi", comentou Marcivânia.
Outro participante é o assistente administrativo operacional da Coapa, Wanderson Ferreira da Cruz. "O curso tem contribuído no diálogo com meus colegas de trabalho, e na minha organização; como respeitar o espaço de cada um, e também aprendi a cobrar e ser cobrado", disse sobre o curso.
Crescimento profissional
A responsável pelo Setor de Recursos Humanos da Coapa, Elizângela Nunes, destacou a importância do curso para os profissionais que trabalham na cooperativa. "é muito importante a participação no Formacoop porque contribui imensamente para a melhoria do desempenho nas ações do dia a dia, aumenta a valorização, bem como proporciona o crescimento e o desenvolvimento profissional dos colaboradores e da cooperativa", afirmou. "O colaborador que busca o conhecimento, a qualificação e procura manter-se atualizado, tem mais possibilidade de crescer profissionalmente e torna-se mais produtivo", finalizou.
O presidente da Coapa, Ricardo Khouri, que também preside o Sistema OCB-Sescoop/TO, parabenizou os participantes do curso e reafirmou o compromisso de apoiar as cooperativas que solicitarem capacitações profissionais para seus cooperados e colaboradores.
Notícias
0 minutes read
Pelo quinto ano seguido, colaboradores de todas as unidades (Administração, Agroveterinária, Armazém e Comercial) participaram da V Gincana da Coapa-Cooperativa Agroindustrial do Tocantins.
A programação realizada na sede da AABB, em Pedro Afonso (TO), na tarde do sábado, 14 de novembro, contou com jogos cooperativos e provas físicas.
O evento teve o apoio do Sescoop-TO, que disponibilizou o agente de desenvolvimento humano Franscisco da Chagas, responsável por ajudar a coordenar as atividades.
A novidade deste ano foi que as quatro equipes contaram com colaboradores de diferentes setores. A intenção foi reforçar a integração e incentivar a colaboração entre os colaboradores, como explicou a agente de desenvolvimento humano da Coapa, Maria Silvana Ramos.
Ao final todos foram considerados vencedores, receberam troféus e brindes, e ainda participaram de um churrasco marcado pelo clima de alegria e interação entre colegas.
O auxiliar administrativo Wesley Araújo, trabalha no armazém da Coapa há 9 meses e estreou na gincana. Segundo ele, o evento foi uma oportunidade para ter mais contato com os demais colegas fora do ambiente de trabalho. "A Coapa está de parabéns por essa iniciativa. Esse tipo de atividade contribui para melhorar o desempenho profissional e aliviar o stress", disse Wesley Araújo.
O presidente da cooperativa, Ricardo Khouri, participou da abertura da gincana e reafirmou que o colaborador mais motivado atende melhor os cooperados, contribuindo para o crescimento da Coapa.
A programação realizada na sede da AABB, em Pedro Afonso (TO), na tarde do sábado, 14 de novembro, contou com jogos cooperativos e provas físicas.
O evento teve o apoio do Sescoop-TO, que disponibilizou o agente de desenvolvimento humano Franscisco da Chagas, responsável por ajudar a coordenar as atividades.
A novidade deste ano foi que as quatro equipes contaram com colaboradores de diferentes setores. A intenção foi reforçar a integração e incentivar a colaboração entre os colaboradores, como explicou a agente de desenvolvimento humano da Coapa, Maria Silvana Ramos.
Ao final todos foram considerados vencedores, receberam troféus e brindes, e ainda participaram de um churrasco marcado pelo clima de alegria e interação entre colegas.
O auxiliar administrativo Wesley Araújo, trabalha no armazém da Coapa há 9 meses e estreou na gincana. Segundo ele, o evento foi uma oportunidade para ter mais contato com os demais colegas fora do ambiente de trabalho. "A Coapa está de parabéns por essa iniciativa. Esse tipo de atividade contribui para melhorar o desempenho profissional e aliviar o stress", disse Wesley Araújo.
O presidente da cooperativa, Ricardo Khouri, participou da abertura da gincana e reafirmou que o colaborador mais motivado atende melhor os cooperados, contribuindo para o crescimento da Coapa.
Notícias
0 minutes read
Segue link de acesso ao Relatório Mensal da OCB referente ao mês de Outubro 2015.
.jpg)
Relatório Outubro/2015
.jpg)
Relatório Outubro/2015
Notícias
0 minutes read
Diversão e muitos sorrisos foram vistos durante a Festa de Confraternização dos Colaboradores e Parceiros da Cooperativa dos Produtores de Carnes e Derivados de Gurupi (Cooperfrigu), que aconteceu neste sábado (07/11) dentro da programação da 11ª edição do COOPERAR. A atração principal do evento, o humorista Paulo Vieira, deu um show à parte e arrancou gargalhadas do público presente.
As ações de sábado começaram com a Minimaratona COOPERAR/SESI, realizada em parceria com Federação das Indústrias do Tocantins (FIETO), por meio do SESI. A corrida contou com participação dos colaboradores da Cooperfrigu, que depois de percorrer cinco quilômetros foram premiados. Renato Rodrigues foi o campeão no masculino, com 14 minutos e 23 segundos; e no feminino a campeã foi Darcilene Ribeiro, que correu o percurso em 21 minutos e 02 segundos. Além de ganharem troféu e bicicleta eles receberam ainda R$ 300,00 como premiação.
Depois da corrida vieram as atrações da Festa com muita música, que ficou por conta da Fanfarra da Escola Estadual Dr. Joaquim Pereira da Costa e da Banda de Música da Polícia Militar. As crianças se divertiram nos brinquedos infláveis e muitas guloseimas.
Entre os parceiros o Serviço Social da Indústria (SESI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) levaram ações nas áreas de educação, saúde e lazer. O resultado dessa parceria foram 672 atendimentos oferecidos durante a Festa.
No palco, montado em parceria com o sistema Fecomercio, por meio do Serviço Social do Comércio (SESC), o humorista Paulo Vieira abrilhantou ainda mais a festa de confraternização do 11° COOPERAR. A apresentação foi fruto da parceria com a OCB/SESCOOP.
"Comemoramos estes 11 anos do COOPERAR com muita festa e incentivando ainda mais nossos colaboradores e diretores a adotarem um estilo de vida mais saudável, o que traz benefícios para todos não só no trabalho, mas principalmente em casa, com a família. E sempre é bom festejar estas conquistas com os amigos e parceiros e por isso esta festa é tão bonita porque tem a colaboração e empenho de todos", afirmou Oswaldo Stival Junior, presidente da Cooperfrigu.
Programação - As ações do programa socioambiental seguem até o dia 11 de novembro e dentro da programação estão previstas palestras sobre saúde pública e nutrição saudável; além de atividades culturais, artísticas e esportivas.
Parceiros COOPERAR:
Sistema FIETO, OCB/SESCOOP, SESI, SENAI, SESC, Programa Mesa Brasil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Agab, Creche Maria Madalena, Apae, Prefeitura de Gurupi, Secretaria Municipal de Saúde, Câmara de Vereadores, UFT, IFTO, UnirG, Sicoob/Credipar, SPI - Sistema de Produção Integrada, SIF- Serviço de Inspeção Federal, Coopersul, Capela Santa Luzia, SAMU, Assembleia de Deus Ministério de Madureira Setor Leste, Saborelle, KS Transporte, Sindicarnes/TO, Loja Maçônica Amor e Justiça n° 2, Gurupi Esporte Clube, Naturatins, Ibama, OAB, Maanaim, Governo do Estado do Tocantins.
As ações de sábado começaram com a Minimaratona COOPERAR/SESI, realizada em parceria com Federação das Indústrias do Tocantins (FIETO), por meio do SESI. A corrida contou com participação dos colaboradores da Cooperfrigu, que depois de percorrer cinco quilômetros foram premiados. Renato Rodrigues foi o campeão no masculino, com 14 minutos e 23 segundos; e no feminino a campeã foi Darcilene Ribeiro, que correu o percurso em 21 minutos e 02 segundos. Além de ganharem troféu e bicicleta eles receberam ainda R$ 300,00 como premiação.
Depois da corrida vieram as atrações da Festa com muita música, que ficou por conta da Fanfarra da Escola Estadual Dr. Joaquim Pereira da Costa e da Banda de Música da Polícia Militar. As crianças se divertiram nos brinquedos infláveis e muitas guloseimas.
Entre os parceiros o Serviço Social da Indústria (SESI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) levaram ações nas áreas de educação, saúde e lazer. O resultado dessa parceria foram 672 atendimentos oferecidos durante a Festa.
No palco, montado em parceria com o sistema Fecomercio, por meio do Serviço Social do Comércio (SESC), o humorista Paulo Vieira abrilhantou ainda mais a festa de confraternização do 11° COOPERAR. A apresentação foi fruto da parceria com a OCB/SESCOOP.
"Comemoramos estes 11 anos do COOPERAR com muita festa e incentivando ainda mais nossos colaboradores e diretores a adotarem um estilo de vida mais saudável, o que traz benefícios para todos não só no trabalho, mas principalmente em casa, com a família. E sempre é bom festejar estas conquistas com os amigos e parceiros e por isso esta festa é tão bonita porque tem a colaboração e empenho de todos", afirmou Oswaldo Stival Junior, presidente da Cooperfrigu.
Programação - As ações do programa socioambiental seguem até o dia 11 de novembro e dentro da programação estão previstas palestras sobre saúde pública e nutrição saudável; além de atividades culturais, artísticas e esportivas.
Parceiros COOPERAR:
Sistema FIETO, OCB/SESCOOP, SESI, SENAI, SESC, Programa Mesa Brasil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Agab, Creche Maria Madalena, Apae, Prefeitura de Gurupi, Secretaria Municipal de Saúde, Câmara de Vereadores, UFT, IFTO, UnirG, Sicoob/Credipar, SPI - Sistema de Produção Integrada, SIF- Serviço de Inspeção Federal, Coopersul, Capela Santa Luzia, SAMU, Assembleia de Deus Ministério de Madureira Setor Leste, Saborelle, KS Transporte, Sindicarnes/TO, Loja Maçônica Amor e Justiça n° 2, Gurupi Esporte Clube, Naturatins, Ibama, OAB, Maanaim, Governo do Estado do Tocantins.