Dia de Cooperar acontecerá no Tocantins pelo 4º ano seguido

As cooperativas do Tocantins já estão se mobilizando para participar do Dia de Cooperar 2016, programa de voluntariado desenvolvido por cooperativas em todo Brasil. A cooperativa, individualmente ou em parceria com outra(s) cooperativa(s), deverá preencher, obrigatoriamente, a inscrição online no site diac.brasilcooperativo.coop.br, até o dia 25 de maio de 2016.

Na tarde dessa sexta-feira, 8 de abril, na sede Sistema OCB/TO (Organização das Cooperativas no Estado do Tocantins), em Palmas, ocorreu o lançamento da campanha Dia de Cooperar 2016 (Dia C). Além de parceiros como o Sebrae, participaram representantes de varias cooperativas tocantinenses, que conheceram detalhes sobre a campanha deste ano.

Na ocasião, o presidente do Sistema OCB/TO, Ricardo Khouri, destacou que o princípio cooperativista que fala do interesse pela comunidade se perpetua com a realização do Dia C. Para ele, o programa leva carinho para pessoas que muitas vezes não tem nenhum tipo de atenção, como crianças carentes, idosos e pessoas excepcionais. Khouri ainda fez um chamamento às cooperativas tocantinenses: "Esperamos a participação do maior número possível de cooperativas do Tocantins. O Dia C traz um retorno social muito gratificante, pois contribuímos com a comunidade ao nosso redor", enfatizou.

A analista de Promoção Social do Sescoop, Patrícia Resende, representou o Sistema OCB no evento e elogiou a participação de Tocantins no programa desde 2013, quando foi lançado o projeto-piloto para todo o país. Ela ressaltou o envolvimento das cooperativas tocantinenses para o êxito das ações desenvolvidas desde então. ‘‘O Tocantins é um caso de sucesso, os projetos desenvolvidos aqui são exemplos para o Brasil. As cooperativas são os protagonistas do Dia C, impulsionadas pelo Sistema OCB/TO’’, afirmou a analista.

Já a superintendente do Sistema OCB-Sescoop/TO, Maria José Andrade Leão, acredita no comprometimento e engajamento de todas as cooperativas, com participação efetiva dos colaboradores, cooperados e dirigentes no Dia C. Para ela, o envolvimento das cooperativas e voluntários tem ajudado a mudar a realidade de muitas cidades.

Desde 2013, a Coapa (Cooperativa Agroindustrial do Tocantins), a Coed (Cooperativa de Educadores de Pedro Afonso) e o Sicredi desenvolvem ações do Dia C em Pedro Afonso e cidades vizinhas. Em três anos já ajudaram a construir praças ecológicas, realizaram o plantio de mudas, distribuíram brinquedos para crianças e apoiaram na construção do galpão multiuso da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais).

Conforme a agente de Desenvolvimento Humano da Coapa, Silvana Ramos, na edição de 2016 a ideia é atender o Setor Antônio Joaquim Pires Martins Filho - mais conhecido como Portelinha. Com apoio de vários voluntários das cooperativas e instituições parceiras serão realizadas ações ambientais e recreativas.

‘‘As cooperativas de Pedro Afonso estão mobilizadas com o intuito de atender o maior número possível de pessoas. Para nós é muito importante ver o sorriso nos rostos dos beneficiados", afirmou Silvana Ramos.

NúMEROS

Em 2015, o Dia C beneficiou mais de 2,5 milhões de pessoas em todo país. Já no Tocantins, as ações desenvolvidas por 17 cooperativas, envolveram 1.654 voluntários e beneficiaram 6.676 pessoas em 15 municípios. Entre as atividades executadas estão atendimentos a comunidades carentes, doação de roupas e alimentos, construção de praças ecológicas, atendimentos médicos, recreação para crianças, palestras para mulheres e idosos e o apoio às APAEs.

Confira todas as informações na página do Dia C: diac.brasilcooperativo.coop.br

ASSEMBLEIA GERAL
Ainda na sexta-feira, 8, foi realizada a Assembleia Geral Ordinária da OCB/TO para apresentar a prestação de contas e ações de gestão e responsabilidade social do sistema cooperativista tocantinense realizadas em 2015, e o plano de ações para 2016. As contas foram aprovadas sem ressalvas.

O evento ainda contou com lançamento do 4° Ciclo do PDGC (Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas) e com a palestra do superintendente da FNQ (Fundação Nacional da Qualidade), Jairo Martins, que abordou o tema "Tendências e perspectivas da gestão no novo cenário". O especialista explanou sobre os rumos da economia e como as organizações devem se comportar.