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Dezoitos colaboradores do armazém da Coapa participaram de 6 a 10 de outubro, do curso NR 33 - Espaço Confinado. A capacitação com carga horária de 40 horas contou com aulas teóricas e práticas, foi ministrada pelo instrutor Abinael Costa e aconteceu nas dependências da unidade de grãos, em Pedro Afonso.
O NR 33 tem como objetivo estabelecer os requisitos mínimos para identificação de espaços confinados e o reconhecimento, avaliação, monitoramento e controle dos riscos existentes, de forma a garantir permanentemente a segurança e saúde dos trabalhadores que interagem direta ou indiretamente nestes espaços.
O encarregado administrativo operacional do armazém da Coapa, Michel Douglas, comentou que o curso será muito útil e serviu para conscientizar os colaboradores da necessidade de atentar para as normas de segurança durante o trabalho, sobretudo como utilizar corretamente os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).
"Com nossos colaboradores bem informados sobre os procedimentos de segurança, certamente o risco de acidentes diminui", avaliou Michel.
O NR 33 tem como objetivo estabelecer os requisitos mínimos para identificação de espaços confinados e o reconhecimento, avaliação, monitoramento e controle dos riscos existentes, de forma a garantir permanentemente a segurança e saúde dos trabalhadores que interagem direta ou indiretamente nestes espaços.
O encarregado administrativo operacional do armazém da Coapa, Michel Douglas, comentou que o curso será muito útil e serviu para conscientizar os colaboradores da necessidade de atentar para as normas de segurança durante o trabalho, sobretudo como utilizar corretamente os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).
"Com nossos colaboradores bem informados sobre os procedimentos de segurança, certamente o risco de acidentes diminui", avaliou Michel.
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Acesse as propostas do Sistema OCB à Presidência da República, 2015 - 2018 e veja de que forma o cooperativismo pode ser reconhecido como uma importante ferramenta para o desenvolvimento do Brasil.
Clique e Acesse: http://bit.ly/1qySmq8
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Com o objetivo de traçar políticas públicas de abastecimento e de recursos públicos para o setor agrícola, técnicos da Conab - Companhia Nacional de Abastecimento estiveram em Pedro Afonso, nessa terça-feira, 7 de outubro.
A equipe do órgão federal foi recepcionada na sede da Coapa, pelo superintendente José Rander Lopes e técnicos da cooperativa. O prefeito do município, Jairo Mariano, também participou da reunião.
Os integrantes da Conab, acompanhados de um técnico da Coapa, também visitaram a propriedade do produtor José Tarcizio Borges e a Fazenda Brejinho. Ambas representam o perfil dos agricultores empresariais do município.
O objetivo principal da visita técnica foi coletar dados sobre custos de produção (que vão desde a compra de máquinas até as despesas com armazenagem) de grãos como soja, milho e sorgo. As informações vão subsidiar futuros investimentos do Governo Federal em Pedro Afonso e região, como por exemplo, a melhoria da infraestrutura necessária para o escoamento da produção e a disponibilização de linhas de crédito para custeio das safras.
Conforme José Rander Lopes, a Coapa foi escolhida pela Conab como centro referência para o levantamento, por sua experiência no ramo agropecuário, e conforme explicou, a visita também pode resultar na certificação do armazém da cooperativa, procedimento necessário para comercialização de grãos com a Conab.
Ainda neste ano, a Conab deve divulgar em seu site (www.conab.gov.br) os resultados referentes ao custo de produção de grãos na região de Pedro Afonso. Os participantes da reunião terão acesso aos dados antes da publicação.
A presença do prefeito Jairo Mariano teve a intenção de fortalecer os laços do Município, com a Coapa e o Ministério da Agricultura, órgão ao qual a Conab é subordinada, buscando fomentar a realização de parcerias para o desenvolvimento de projetos agrícolas em Pedro Afonso.
Equipe
Os técnicos da Conab que estiveram em Pedro Afonso são Asdrúbal de Carvalho Jacobina, Poliana Tatiana da Silva Gratão e Jorge Antonio de Freitas Carvalho.
(Ascom Coapa)
A equipe do órgão federal foi recepcionada na sede da Coapa, pelo superintendente José Rander Lopes e técnicos da cooperativa. O prefeito do município, Jairo Mariano, também participou da reunião.
Os integrantes da Conab, acompanhados de um técnico da Coapa, também visitaram a propriedade do produtor José Tarcizio Borges e a Fazenda Brejinho. Ambas representam o perfil dos agricultores empresariais do município.
O objetivo principal da visita técnica foi coletar dados sobre custos de produção (que vão desde a compra de máquinas até as despesas com armazenagem) de grãos como soja, milho e sorgo. As informações vão subsidiar futuros investimentos do Governo Federal em Pedro Afonso e região, como por exemplo, a melhoria da infraestrutura necessária para o escoamento da produção e a disponibilização de linhas de crédito para custeio das safras.
Conforme José Rander Lopes, a Coapa foi escolhida pela Conab como centro referência para o levantamento, por sua experiência no ramo agropecuário, e conforme explicou, a visita também pode resultar na certificação do armazém da cooperativa, procedimento necessário para comercialização de grãos com a Conab.
Ainda neste ano, a Conab deve divulgar em seu site (www.conab.gov.br) os resultados referentes ao custo de produção de grãos na região de Pedro Afonso. Os participantes da reunião terão acesso aos dados antes da publicação.
A presença do prefeito Jairo Mariano teve a intenção de fortalecer os laços do Município, com a Coapa e o Ministério da Agricultura, órgão ao qual a Conab é subordinada, buscando fomentar a realização de parcerias para o desenvolvimento de projetos agrícolas em Pedro Afonso.
Equipe
Os técnicos da Conab que estiveram em Pedro Afonso são Asdrúbal de Carvalho Jacobina, Poliana Tatiana da Silva Gratão e Jorge Antonio de Freitas Carvalho.
(Ascom Coapa)
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A Prefeitura de Araguaína homologou a licitação que tem por objetivo a contratação de uma empresa especializada para implantação do sistema de transporte público complementar, que contará com nove linhas urbanas e duas rurais, cuja tarifa não excederá R$ 2,35 por trecho. O presidente da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (AMTT), Gustavo Fidalgo, disse ao CT que a implantação desse serviço beneficiará a população araguainense, além de aumentar a fiscalização para combater a ação dos motoristas clandestinos. "O transporte público complementar, como o próprio nome diz, complementará o transporte público convencional já existente", explica.
De acordo com edital, frota inicial será de 45 veículos
Segundo o edital de licitação, a frota inicial será de 45 veículos, que devem contar com a modalidade de bilhetagem eletrônica, sistema integrado GPS e sistema de monitoramento por câmeras. As rotas serão executadas sob o planejamento, direção, coordenação, controle e fiscalização da Agência Municipal de Transporte e Trânsito.
De acordo com o presidente da AMTT, o serviço de transporte complementar foi objeto de estudo da gestão municipal durante 12 meses, momento em que se apurou a necessidade da reestruturação do transporte coletivo do município. "O que veio de encontro com a expectativa e anseio de nossa comunidade", afirmou.
Segundo ele, um estudo realizado pela Federação Nacional dos Permissionários (Fenetral) foi apresentado para à população durante audiência pública, o que resultou na criação da modalidade de transporte público coletivo complementar.
A partir disso, o município abriu o processo de licitação para contratar a empresa vencedora do certame, a Cooperativa dos Transportadores Autônomos de Passageiros. Com isso, após a assinatura do Termo de Permissão, que deve acontecer nessa semana, a empresa vencedora do processo tem o prazo de até 90 dias para operacionalizar o serviço e colocar os micro-ônibus em circulação.
Conforme a prefeitura, o prazo de vigência do contrato de permissão será de sete anos, podendo ser prorrogável por igual período com base no interesse público.
Linhas
1- Faculdades ao Setor Monte Sinai
2- Residencial Costa Esmeralda ao Setor Patrocínio
3- Setor Xixebal ao Maracanã
4- Vila Couto à Vila Vitória
5- Jardim dos Ipês ao Bairro JK
6- Percorrerá vários pontos no Centro da cidade
7- Hospitais à Vila Azul
8- Jardim Belo à Rodoviária
9- Povoado Novo Horizonte até o Detran
Fonte: http://www.clebertoledo.com.br
De acordo com edital, frota inicial será de 45 veículos
Segundo o edital de licitação, a frota inicial será de 45 veículos, que devem contar com a modalidade de bilhetagem eletrônica, sistema integrado GPS e sistema de monitoramento por câmeras. As rotas serão executadas sob o planejamento, direção, coordenação, controle e fiscalização da Agência Municipal de Transporte e Trânsito.
De acordo com o presidente da AMTT, o serviço de transporte complementar foi objeto de estudo da gestão municipal durante 12 meses, momento em que se apurou a necessidade da reestruturação do transporte coletivo do município. "O que veio de encontro com a expectativa e anseio de nossa comunidade", afirmou.
Segundo ele, um estudo realizado pela Federação Nacional dos Permissionários (Fenetral) foi apresentado para à população durante audiência pública, o que resultou na criação da modalidade de transporte público coletivo complementar.
A partir disso, o município abriu o processo de licitação para contratar a empresa vencedora do certame, a Cooperativa dos Transportadores Autônomos de Passageiros. Com isso, após a assinatura do Termo de Permissão, que deve acontecer nessa semana, a empresa vencedora do processo tem o prazo de até 90 dias para operacionalizar o serviço e colocar os micro-ônibus em circulação.
Conforme a prefeitura, o prazo de vigência do contrato de permissão será de sete anos, podendo ser prorrogável por igual período com base no interesse público.
Linhas
1- Faculdades ao Setor Monte Sinai
2- Residencial Costa Esmeralda ao Setor Patrocínio
3- Setor Xixebal ao Maracanã
4- Vila Couto à Vila Vitória
5- Jardim dos Ipês ao Bairro JK
6- Percorrerá vários pontos no Centro da cidade
7- Hospitais à Vila Azul
8- Jardim Belo à Rodoviária
9- Povoado Novo Horizonte até o Detran
Fonte: http://www.clebertoledo.com.br
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Começa a funcionar ainda em 2014, em Pedro Afonso, um laboratório de Classificação de Grãos, credenciado junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Quando estiver em operação a unidade vai atender produtores rurais de 17 municípios. Serão classificados grãos como soja, milho, sorgo, entre outros produtos.
Esse será o quarto do Tocantins, os outros ficam em Palmas, Paraíso do Tocantins e Gurupi.
A implantação do laboratório é fruto de uma parceria entre a Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa) e a Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro). O Termo de Acordo de Cooperação Técnica foi assinado na manhã desta quarta-feira, 1° de outubro, na sede da cooperativa pedroafonsina, e também prevê o desenvolvimento de ações para fomentar a produção integrada de frutas na região.
Assinaram o documento o presidente e o vice da Coapa, Ricardo Khouri e Moacir Catabriga, e o secretário da Agricultura e Pecuária, Ruiter Padua. O prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano, e o representante da Superintendência Federal da Agricultura, Mauro Medeiros de Moura, assinaram como testemunhas.
O evento também foi prestigiado pelo superintendente da Coapa, José Rander Lopes, cooperados, técnicos da cooperativa e representantes de empresas que atuam no mercado de compra e venda de grãos.
Atribuições
Pelo acordo cabe a Coapa disponibilizar o local apropriado com salas para recepção, classificação e arquivo de amostras e produtos, e também arcar com os custos de manutenção e operacionais. Já a Seagro, deve adquirir os equipamentos e materiais necessários para a realização dos trabalhos como: máquina testadora de arroz, determinador de umidade, balança de precisão, paquímetro, entre outros equipamentos. Além disso, será dado todo o suporte técnico, supervisão e fiscalização com intenção de garantir a qualidade dos resultados dos trabalhos.
O laboratório funcionará no mesmo prédio onde está localizada a loja agroveterinária da Coapa. Conforme o diretor de Fomento Agropecuário da Seagro, José Américo, no prazo de 20 dias o laboratório será instalado para em seguida ser certificado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, quando é feita a aferição dos equipamentos usados nas análises dos grãos.
Conquista e segurança para o produtor
O presidente da Coapa, Ricardo Khouri, afirma que a implantação do laboratório é mais uma conquista para os produtores da região. "A classificação oficial dá segurança ao produtor, garante o controle da qualidade e valoriza os grãos produzidos na região de Pedro Afonso. Além de agregar valor ao produto, também vai atender as exigências do mercado", comentou Khouri.
Já o secretário Ruiter Padua acredita que a parceria vai garantir que os grãos produzidos em Pedro Afonso e região vão estar dentro dos padrões exigidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Valorização do produto
A classificação é uma atividade auxiliar ao processo de comercialização dos produtos de origem vegetal, seus subprodutos e resíduos de valor econômico, que tem por finalidade determinar a sua qualidade com base em padrões químicos e físicos estabelecidos pelo Ministério da Agricultura.
Com informações da ascom da Coapa
Esse será o quarto do Tocantins, os outros ficam em Palmas, Paraíso do Tocantins e Gurupi.
A implantação do laboratório é fruto de uma parceria entre a Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa) e a Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro). O Termo de Acordo de Cooperação Técnica foi assinado na manhã desta quarta-feira, 1° de outubro, na sede da cooperativa pedroafonsina, e também prevê o desenvolvimento de ações para fomentar a produção integrada de frutas na região.
Assinaram o documento o presidente e o vice da Coapa, Ricardo Khouri e Moacir Catabriga, e o secretário da Agricultura e Pecuária, Ruiter Padua. O prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano, e o representante da Superintendência Federal da Agricultura, Mauro Medeiros de Moura, assinaram como testemunhas.
O evento também foi prestigiado pelo superintendente da Coapa, José Rander Lopes, cooperados, técnicos da cooperativa e representantes de empresas que atuam no mercado de compra e venda de grãos.
Atribuições
Pelo acordo cabe a Coapa disponibilizar o local apropriado com salas para recepção, classificação e arquivo de amostras e produtos, e também arcar com os custos de manutenção e operacionais. Já a Seagro, deve adquirir os equipamentos e materiais necessários para a realização dos trabalhos como: máquina testadora de arroz, determinador de umidade, balança de precisão, paquímetro, entre outros equipamentos. Além disso, será dado todo o suporte técnico, supervisão e fiscalização com intenção de garantir a qualidade dos resultados dos trabalhos.
O laboratório funcionará no mesmo prédio onde está localizada a loja agroveterinária da Coapa. Conforme o diretor de Fomento Agropecuário da Seagro, José Américo, no prazo de 20 dias o laboratório será instalado para em seguida ser certificado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, quando é feita a aferição dos equipamentos usados nas análises dos grãos.
Conquista e segurança para o produtor
O presidente da Coapa, Ricardo Khouri, afirma que a implantação do laboratório é mais uma conquista para os produtores da região. "A classificação oficial dá segurança ao produtor, garante o controle da qualidade e valoriza os grãos produzidos na região de Pedro Afonso. Além de agregar valor ao produto, também vai atender as exigências do mercado", comentou Khouri.
Já o secretário Ruiter Padua acredita que a parceria vai garantir que os grãos produzidos em Pedro Afonso e região vão estar dentro dos padrões exigidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Valorização do produto
A classificação é uma atividade auxiliar ao processo de comercialização dos produtos de origem vegetal, seus subprodutos e resíduos de valor econômico, que tem por finalidade determinar a sua qualidade com base em padrões químicos e físicos estabelecidos pelo Ministério da Agricultura.
Com informações da ascom da Coapa
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"Em 2025, o cooperativismo será reconhecido pela sociedade por sua competitividade, integridade e capacidade de promover a felicidade dos cooperados". Essa é a visão de futuro que o cooperativismo brasileiro perseguirá, com o apoio de todo Sistema. E para que essa seja a imagem do cooperativismo daqui a 11 anos, as diretorias da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e da Confederação Nacional das Cooperativas (CNCoop) e o Conselho Nacional do Sescoop aprovaram o Plano Estratégico Sistêmico.
Desafios - Além da visão de futuro, o documento apresenta, também, os desafios a serem enfrentados pelas três casas do Sistema OCB, bem como sua missão, valores, objetivos estratégicos finalísticos e de gestão, além de diretrizes, no caso da CNCoop. A intenção do Sistema OCB é utilizar esse plano para construir estratégias de ação para suas três casas, com foco em projetos estruturadores.
Ação inovadora - "Esse trabalho, iniciado no ano passado, foi concluído graças às nossas unidades estaduais. Elas acreditaram na ideia e atuaram muito para concluir esse documento. é uma ação inovadora, quase histórica - eu diria, pois é a primeira vez que temos um planejamento que contempla as particularidades regionais brasileiras, visando ao desenvolvimento das nossas cooperativas - pequenas, médias ou grandes - independentemente do ramo", declara o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.
Missão - "A missão do Sistema OCB é representar, defender e desenvolver o cooperativismo brasileiro para torna-lo mais competitivo, respeitado e admirado pelo papel que desempenha na sociedade."
Organização das Cooperativas Brasileiras - OCB
Missão: "Promover um ambiente favorável para o desenvolvimento das cooperativas brasileiras, por meio da representação político-institucional."
Objetivos finalísticos: Apoiar as cooperativas na sua inserção em mercados; Contribuir para o aperfeiçoamento do marco regulatório do cooperativismo e induzir a implementação de políticas públicas; fortalecer a representação política e institucional do cooperativismo; fortalecer a imagem do Sistema OCB e divulgar os benefícios do cooperativismo; fomentar, produzir e disseminar conhecimentos para o cooperativismo brasileiro.
Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo - SESCOOP
Missão: "Promover a cultura cooperativista e o aperfeiçoamento da gestão para o desenvolvimento das cooperativas brasileiras."
Objetivos finalísticos: Promover a cultura da cooperação e disseminar a doutrina, os valores e princípios do cooperativismo; Promover a profissionalização da gestão cooperativista; Ampliar o acesso das cooperativas às soluções de formação e qualificação profissional; promover a profissionalização da governança cooperativista; monitorar desempenhos e resultados com foco na sustentabilidade das cooperativas; apoiar iniciativas voltadas para a saúde e segurança no trabalho e de qualidade de vida; apoiar práticas de responsabilidade socioambiental.
Objetivos da gestão (OCB e Sescoop): Aprimorar a gestão estratégica e padronizar processos; aprimorar e intensificar o relacionamento com as cooperativas; garantir comunicação frequente e ágil com os seus públicos; aperfeiçoar o controle, ampliar e diversificar as fontes de recursos; desenvolver continuamente as competências dos colaboradores.
Confederação Nacional das Cooperativas - CNCoop
Missão: "Defender o cooperativismo e os interesses da categoria econômica das cooperativas brasileiras."
Diretrizes: Estruturar o Sistema Sindical Cooperativista; consolidar a legitimidade Sindical Cooperativista; atuar na defesa dos interesses do cooperativismo.
Metodologia de elaboração do plano - A elaboração do Plano Sistêmico foi feita em seis etapas, envolvendo presidentes, superintendentes e técnicos das unidades estaduais e nacional. Foram realizadas pesquisas e entrevistas presenciais e via web para a identificação de tendências e incertezas. Estudos e oficinas foram promovidos com o objetivo de apresentar os resultados das pesquisas, elaborar os cenários do cooperativismo até 2025, identificar oportunidades e ameaças para o Sistema OCB e definir a visão de futuro e os desafios estratégicos do cooperativismo, suportados por videoconferências regionais em todas as etapas da construção. (Informe OCB)
Desafios - Além da visão de futuro, o documento apresenta, também, os desafios a serem enfrentados pelas três casas do Sistema OCB, bem como sua missão, valores, objetivos estratégicos finalísticos e de gestão, além de diretrizes, no caso da CNCoop. A intenção do Sistema OCB é utilizar esse plano para construir estratégias de ação para suas três casas, com foco em projetos estruturadores.
Ação inovadora - "Esse trabalho, iniciado no ano passado, foi concluído graças às nossas unidades estaduais. Elas acreditaram na ideia e atuaram muito para concluir esse documento. é uma ação inovadora, quase histórica - eu diria, pois é a primeira vez que temos um planejamento que contempla as particularidades regionais brasileiras, visando ao desenvolvimento das nossas cooperativas - pequenas, médias ou grandes - independentemente do ramo", declara o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.
Missão - "A missão do Sistema OCB é representar, defender e desenvolver o cooperativismo brasileiro para torna-lo mais competitivo, respeitado e admirado pelo papel que desempenha na sociedade."
Organização das Cooperativas Brasileiras - OCB
Missão: "Promover um ambiente favorável para o desenvolvimento das cooperativas brasileiras, por meio da representação político-institucional."
Objetivos finalísticos: Apoiar as cooperativas na sua inserção em mercados; Contribuir para o aperfeiçoamento do marco regulatório do cooperativismo e induzir a implementação de políticas públicas; fortalecer a representação política e institucional do cooperativismo; fortalecer a imagem do Sistema OCB e divulgar os benefícios do cooperativismo; fomentar, produzir e disseminar conhecimentos para o cooperativismo brasileiro.
Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo - SESCOOP
Missão: "Promover a cultura cooperativista e o aperfeiçoamento da gestão para o desenvolvimento das cooperativas brasileiras."
Objetivos finalísticos: Promover a cultura da cooperação e disseminar a doutrina, os valores e princípios do cooperativismo; Promover a profissionalização da gestão cooperativista; Ampliar o acesso das cooperativas às soluções de formação e qualificação profissional; promover a profissionalização da governança cooperativista; monitorar desempenhos e resultados com foco na sustentabilidade das cooperativas; apoiar iniciativas voltadas para a saúde e segurança no trabalho e de qualidade de vida; apoiar práticas de responsabilidade socioambiental.
Objetivos da gestão (OCB e Sescoop): Aprimorar a gestão estratégica e padronizar processos; aprimorar e intensificar o relacionamento com as cooperativas; garantir comunicação frequente e ágil com os seus públicos; aperfeiçoar o controle, ampliar e diversificar as fontes de recursos; desenvolver continuamente as competências dos colaboradores.
Confederação Nacional das Cooperativas - CNCoop
Missão: "Defender o cooperativismo e os interesses da categoria econômica das cooperativas brasileiras."
Diretrizes: Estruturar o Sistema Sindical Cooperativista; consolidar a legitimidade Sindical Cooperativista; atuar na defesa dos interesses do cooperativismo.
Metodologia de elaboração do plano - A elaboração do Plano Sistêmico foi feita em seis etapas, envolvendo presidentes, superintendentes e técnicos das unidades estaduais e nacional. Foram realizadas pesquisas e entrevistas presenciais e via web para a identificação de tendências e incertezas. Estudos e oficinas foram promovidos com o objetivo de apresentar os resultados das pesquisas, elaborar os cenários do cooperativismo até 2025, identificar oportunidades e ameaças para o Sistema OCB e definir a visão de futuro e os desafios estratégicos do cooperativismo, suportados por videoconferências regionais em todas as etapas da construção. (Informe OCB)
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Representantes do Sistema OCB participam amanhã do III Seminário da Pequena Mineração do Estado do Tocantins, a ser realizado na cidade de Cristalândia, localizada a cerca de 150 km da capital, Palmas. O evento é realizado pela Organização das Cooperativas Brasileiras no estado nortista, em parceira com as cooperativas do ramo Mineral.
O objetivo, segundo a superintendente do Sistema OCB/TO, Maria José Andrade Leão de Oliveira, é apresentar à população garimpeira a potencialidade mineral do estado, por meio do desenvolvimento sustentável. A analista técnica e econômica, Flavia Andrade Zerbinato, ministrará a palestra "Cenário das cooperativas de mineração no Brasil e melhorias alcançadas".
Fonte: OCB Nacional
O objetivo, segundo a superintendente do Sistema OCB/TO, Maria José Andrade Leão de Oliveira, é apresentar à população garimpeira a potencialidade mineral do estado, por meio do desenvolvimento sustentável. A analista técnica e econômica, Flavia Andrade Zerbinato, ministrará a palestra "Cenário das cooperativas de mineração no Brasil e melhorias alcançadas".
Fonte: OCB Nacional
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Nesse fim de semana, o MBA de Gestão Empreendedora, Sustentabilidade e Inovação de Cooperativas (GESIC) terá como professor o superintendente da Organização das Cooperativas do Paraná (OCEPAR), Jose Roberto Ricken.
Neste módulo o superintendente que abordará o tema do livro de sua autoria: "O Dilema da Integração nas Organizações Cooperativas", além de discutir os desafios e oportunidades do cooperativismo no Brasil e no mundo e compartilhar a experiência exitosa do cooperativismo do Paraná.
O MBA GESIC é uma parceria da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e SESCOOP/TO. A turma tem 26 alunos, representantes de 8 cooperativas, além de participantes do Sebrae e Secretaria de Agricultura. O MBA teve início em agosto/13, e encerramento previsto para dez/2014.
O objetivo desse MBA é formar gestores capazes de empreender e inovar, atuando dentro de uma perspectiva de desenvolvimento sustentável em cooperativas.
Neste módulo o superintendente que abordará o tema do livro de sua autoria: "O Dilema da Integração nas Organizações Cooperativas", além de discutir os desafios e oportunidades do cooperativismo no Brasil e no mundo e compartilhar a experiência exitosa do cooperativismo do Paraná.
O MBA GESIC é uma parceria da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e SESCOOP/TO. A turma tem 26 alunos, representantes de 8 cooperativas, além de participantes do Sebrae e Secretaria de Agricultura. O MBA teve início em agosto/13, e encerramento previsto para dez/2014.
O objetivo desse MBA é formar gestores capazes de empreender e inovar, atuando dentro de uma perspectiva de desenvolvimento sustentável em cooperativas.
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Um grupo de 24 mulheres de Pedro Afonso, entre elas dez colaboradoras e integrantes do Núcleo Feminino da Coapa, e 14 da Coed - Cooperativa de Educadores de Pedro Afonso, participou do IV Encontro das Mulheres, nos dias 19 e 20 de setembro.
A iniciativa foi do Sistema OCB/Sescoop-TO e o local escolhido foi o Hotel Lagoa da Ilha, no município de Lagoa da Confusão.
Conforme os organizadores, a intenção foi incentivar a participação da mulher nas cooperativas e oportunizar o debate sobre questões de gênero. Participaram cerca de 60 mulheres de cooperativas de Pedro Afonso, Paraíso do Tocantins, Palmas e Miracema do Tocantins. A programação contou com noite cultural, dinâmicas, jogos cooperativos e oficinas coordenadas pelo mediador Rafael Pressoto.
A colaboradora da Coapa Sirlene Bezerra participou pela primeira vez do encontro e gostou da experiência. "Foi um momento de troca de experiências e de diversão", comentou.
Lucinalva Carvalho, também da Coapa, só deixou de ir a um encontro, pois estava de licença-maternidade. Neste ano participou do evento pela terceira vez e elogiou as atividades lúdicas. Para ela, "foi um momento para desestressar e sair da rotina", além de ficar mais próxima da ações cooperativistas.
Já a agente de agente de Desenvolvimento da Coapa, Maria Silvana Ramos, considera importante esse tipo de encontro para que as mulheres também visualizem e avaliem sua participação no "mundo cooperativo".
Texto: Ascom Coapa
A iniciativa foi do Sistema OCB/Sescoop-TO e o local escolhido foi o Hotel Lagoa da Ilha, no município de Lagoa da Confusão.
Conforme os organizadores, a intenção foi incentivar a participação da mulher nas cooperativas e oportunizar o debate sobre questões de gênero. Participaram cerca de 60 mulheres de cooperativas de Pedro Afonso, Paraíso do Tocantins, Palmas e Miracema do Tocantins. A programação contou com noite cultural, dinâmicas, jogos cooperativos e oficinas coordenadas pelo mediador Rafael Pressoto.
A colaboradora da Coapa Sirlene Bezerra participou pela primeira vez do encontro e gostou da experiência. "Foi um momento de troca de experiências e de diversão", comentou.
Lucinalva Carvalho, também da Coapa, só deixou de ir a um encontro, pois estava de licença-maternidade. Neste ano participou do evento pela terceira vez e elogiou as atividades lúdicas. Para ela, "foi um momento para desestressar e sair da rotina", além de ficar mais próxima da ações cooperativistas.
Já a agente de agente de Desenvolvimento da Coapa, Maria Silvana Ramos, considera importante esse tipo de encontro para que as mulheres também visualizem e avaliem sua participação no "mundo cooperativo".
Texto: Ascom Coapa
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O Sistema OCB divulgou hoje a programação preliminar do III Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo (EBPC), a ser realizado entre os dias 20 e 22 de outubro, na Universidade Federal do Tocantins, na capital, Palmas. Alguns ajustes ainda devem ser feitos, mas no geral, a grade de atividades do encontro já está fechada.
De acordo com a organização, mais de 200 pessoas, entre autores, professores da rede, palestrantes, convidados e participantes em geral já confirmaram sua presença. O tema da terceira edição é "Cooperativismo como Modelo de Negócios: as cooperativas conquistam desenvolvimento sustentável para todos".
A abertura do evento será realizada no dia 20/10, a partir das 19h, e contará com a presença do presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, do reitor da Universidade Federal do Tocantins, Márcio da Silveira, e do coordenador científico do III EBPC, Airton Cardoso Cançado.
OBJETIVO - O Sistema OCB visa a aproximar a área acadêmica da real necessidade das cooperativas, propondo debates fundamentados em pontos definidos pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI) como essenciais ao desenvolvimento do setor e à sua consolidação nos próximos 10 anos, na chamada "Década do Cooperativismo".
MAGNA - O diretor do Instituto de Pesquisa e Educação para Cooperativas da Universidade de Sherbrooke, localizada na cidade de Quebec, no Canadá, Claude-Andre Guillotte fará a palestra magna com o tema central "Cooperativismo como Modelo de Negócios: as cooperativas conquistam desenvolvimento sustentável para todos".
MESAS REDONDAS - Além de diversas outras atividades, o encontro contará, ainda, com duas mesas redondas. A primeira delas - Quadro Legal versus Capital (alocação de capital IFRS) - terá como coordenador o professor da Universidade de São Paulo (USP), Davi de Moura Costa.
Participação, Identidade e Sustentabilidade serão os temas da segunda mesa redonda, cuja coordenação ficará a cargo do professor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Airton Cardoso Cançado.
Fonte: Ascom (SistemaOCB)
Confira a programação prévia
De acordo com a organização, mais de 200 pessoas, entre autores, professores da rede, palestrantes, convidados e participantes em geral já confirmaram sua presença. O tema da terceira edição é "Cooperativismo como Modelo de Negócios: as cooperativas conquistam desenvolvimento sustentável para todos".
A abertura do evento será realizada no dia 20/10, a partir das 19h, e contará com a presença do presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, do reitor da Universidade Federal do Tocantins, Márcio da Silveira, e do coordenador científico do III EBPC, Airton Cardoso Cançado.
OBJETIVO - O Sistema OCB visa a aproximar a área acadêmica da real necessidade das cooperativas, propondo debates fundamentados em pontos definidos pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI) como essenciais ao desenvolvimento do setor e à sua consolidação nos próximos 10 anos, na chamada "Década do Cooperativismo".
MAGNA - O diretor do Instituto de Pesquisa e Educação para Cooperativas da Universidade de Sherbrooke, localizada na cidade de Quebec, no Canadá, Claude-Andre Guillotte fará a palestra magna com o tema central "Cooperativismo como Modelo de Negócios: as cooperativas conquistam desenvolvimento sustentável para todos".
MESAS REDONDAS - Além de diversas outras atividades, o encontro contará, ainda, com duas mesas redondas. A primeira delas - Quadro Legal versus Capital (alocação de capital IFRS) - terá como coordenador o professor da Universidade de São Paulo (USP), Davi de Moura Costa.
Participação, Identidade e Sustentabilidade serão os temas da segunda mesa redonda, cuja coordenação ficará a cargo do professor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Airton Cardoso Cançado.
Fonte: Ascom (SistemaOCB)
Confira a programação prévia
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Singulares, Centrais, Federações e Confederações que queiram se inscrever no Prêmio Cooperativa do Ano 2014 têm até o dia 25 de setembro para preencher os formulários e garantir a sua participação. De acordo com a gerente geral da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Tânia Zanella, a premiação é uma forma de reconhecer as excelentes práticas das cooperativas e estimular a troca de experiência entre elas, com o objetivo de desenvolver o setor. Confira a entrevista!
As inscrições da 9ª edição do Prêmio Cooperativa do Ano foram prorrogadas pelo Sistema OCB. Por quê?
Tânia Zanella - O Sistema OCB divulgou na sexta-feira a prorrogação do prazo para as inscrições do prêmio. Isso quer dizer que as cooperativas que ainda não se inscreveram têm ainda nove dias para garantir sua participação. Isso quer dizer que os formulários devem ser preenchidos até às 18h do dia 25/9.
A ampliação do prazo ocorreu em função da grande procura por parte das cooperativas. Outro desdobramento da ampliação do prazo das inscrições é a possibilidade das cooperativas inscreverem os projetos realizados durante a campanha permanente de voluntariado do Dia de Cooperar (Dia C). Como neste ano tivemos a participação de mais de mil cooperativas, queremos possibilitar a inscrição dos projetos realizados em 25 estados e no Distrito Federal.
Qual o objetivo do Prêmio?
Tânia Zanella - O objetivo é destacar projetos que tenham proporcionado benefícios aos cooperados e à comunidade. Com isso, mais do que competir, acreditamos que o prêmio seja uma forma de reconhecer as excelentes práticas das cooperativas e de estimular a troca de experiência entre elas, visando ao desenvolvimento do setor.
Quem pode participar?
Tânia Zanella - é importante ressaltar que a expectativa do Sistema OCB é de que todas as cooperativas registradas e regulares participem da premiação. Portanto, têm direito a se inscrever as cooperativas tanto de 1° quanto de 2° e 3° graus - singulares, centrais e federações e confederações. Todas as informações sobre as condições de participação estão no hotsite do prêmio.
Quantos projetos as cooperativas podem inscrever?
Tânia Zanella - De acordo com o regulamento, cada cooperativa, independentemente do ramo ou do porte, pode inscrever até um projeto por categoria. Como são sete categorias, as interessadas têm o limite de sete iniciativas para inscrever. As categorias são as seguintes: Desenvolvimento Sustentável, Cooperativa Cidadã, Comunicação e Difusão do Cooperativismo, Fidelização, Benefícios, Atendimento e Inovação e Tecnologia.
Existe alguma inovação na edição 2014 do prêmio cooperativa do ano?
Tânia Zanella - Sim. Há uma vantagem prevista do no regulamento: as cooperativas inscritas em algum programa de gestão do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) terão uma bonificação extra e já sairão 10 pontos na frente. Os programas são: Programa de Acompanhamento da Gestão Cooperativista (PAGC), Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) e Programa de Desenvolvimento Econômico-Financeiro (GDA).
Números da última edição
A última edição do Prêmio Cooperativa do Ano foi realizada em 2012 e contou com 212 projetos de 138 cooperativas de 20 estados brasileiros. No total, 21 trabalhos foram vencedores.
Para mais informações acesse:
www.cooperativadoano.coop.br.
Fonte: Ascom (SistemaOCB)
As inscrições da 9ª edição do Prêmio Cooperativa do Ano foram prorrogadas pelo Sistema OCB. Por quê?
Tânia Zanella - O Sistema OCB divulgou na sexta-feira a prorrogação do prazo para as inscrições do prêmio. Isso quer dizer que as cooperativas que ainda não se inscreveram têm ainda nove dias para garantir sua participação. Isso quer dizer que os formulários devem ser preenchidos até às 18h do dia 25/9.
A ampliação do prazo ocorreu em função da grande procura por parte das cooperativas. Outro desdobramento da ampliação do prazo das inscrições é a possibilidade das cooperativas inscreverem os projetos realizados durante a campanha permanente de voluntariado do Dia de Cooperar (Dia C). Como neste ano tivemos a participação de mais de mil cooperativas, queremos possibilitar a inscrição dos projetos realizados em 25 estados e no Distrito Federal.
Qual o objetivo do Prêmio?
Tânia Zanella - O objetivo é destacar projetos que tenham proporcionado benefícios aos cooperados e à comunidade. Com isso, mais do que competir, acreditamos que o prêmio seja uma forma de reconhecer as excelentes práticas das cooperativas e de estimular a troca de experiência entre elas, visando ao desenvolvimento do setor.
Quem pode participar?
Tânia Zanella - é importante ressaltar que a expectativa do Sistema OCB é de que todas as cooperativas registradas e regulares participem da premiação. Portanto, têm direito a se inscrever as cooperativas tanto de 1° quanto de 2° e 3° graus - singulares, centrais e federações e confederações. Todas as informações sobre as condições de participação estão no hotsite do prêmio.
Quantos projetos as cooperativas podem inscrever?
Tânia Zanella - De acordo com o regulamento, cada cooperativa, independentemente do ramo ou do porte, pode inscrever até um projeto por categoria. Como são sete categorias, as interessadas têm o limite de sete iniciativas para inscrever. As categorias são as seguintes: Desenvolvimento Sustentável, Cooperativa Cidadã, Comunicação e Difusão do Cooperativismo, Fidelização, Benefícios, Atendimento e Inovação e Tecnologia.
Existe alguma inovação na edição 2014 do prêmio cooperativa do ano?
Tânia Zanella - Sim. Há uma vantagem prevista do no regulamento: as cooperativas inscritas em algum programa de gestão do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) terão uma bonificação extra e já sairão 10 pontos na frente. Os programas são: Programa de Acompanhamento da Gestão Cooperativista (PAGC), Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) e Programa de Desenvolvimento Econômico-Financeiro (GDA).
Números da última edição
A última edição do Prêmio Cooperativa do Ano foi realizada em 2012 e contou com 212 projetos de 138 cooperativas de 20 estados brasileiros. No total, 21 trabalhos foram vencedores.
Para mais informações acesse:
www.cooperativadoano.coop.br.
Fonte: Ascom (SistemaOCB)
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Além de colocar no ar, na última semana, reportagem sobre o potencial econômico de Pedro Afonso, o Especial MATOPIBA produzido pela equipe do programa Caminhos da Produção, do Canal do Boi, também exibiu matéria que aborda o pioneirismo do produtor rural João Damasceno de Sá, proprietário da Fazenda Brejinho. Ele nasceu em 15 de julho de 1920 em Carolina (MA), e faleceu no dia 21 de julho de 1991, em Pedro Afonso.
Graças ao trabalho do agropecuarista e de sua família, atualmente a propriedade rural pedroafonsina é considerada modelo e desenvolve a integração lavoura-pecuária em uma área 1400 hectares, onde são cultivados soja, milho, sorgo, seringueira e capim, além de criado gado no sistema de confinamento para venda.
Na reportagem foram entrevistados os agropecuaristas João Damasceno de Sá Filho e José Edgar de Castro Andrade, respectivamente filho e genro de João Damasceno de Sá, que juntamente com outros familiares administram a Fazenda Brejinho.
O especial conta a trajetória do pioneiro que chegou a Pedro Afonso em 1945 e com personalidade visionária foi o primeiro a trazer um trator e um boi de raça para o município, além de incentivar a mecanização para a produção em grande escala de grão. "Foi uma luta danada, não tinha máquina para colher e nem secador para secar o arroz", lembrou José Edgar, ressaltando ainda quem em 1991 a Fazenda Brejinho começou a plantar soja, quando a cultura era praticamente desconhecida na região.
Bola da vez
Ainda na reportagem foi ouvido o produtor rural de Pedro Afonso e atual presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (FAET), Edmar Corrêa Oliveira. Ele enfatizou que o Tocantins é a "bola da vez" e oferece excelentes condições para quem pretende investir no agronegócio.
Fonte: Fred Alves (Ascom Coapa)
Graças ao trabalho do agropecuarista e de sua família, atualmente a propriedade rural pedroafonsina é considerada modelo e desenvolve a integração lavoura-pecuária em uma área 1400 hectares, onde são cultivados soja, milho, sorgo, seringueira e capim, além de criado gado no sistema de confinamento para venda.
Na reportagem foram entrevistados os agropecuaristas João Damasceno de Sá Filho e José Edgar de Castro Andrade, respectivamente filho e genro de João Damasceno de Sá, que juntamente com outros familiares administram a Fazenda Brejinho.
O especial conta a trajetória do pioneiro que chegou a Pedro Afonso em 1945 e com personalidade visionária foi o primeiro a trazer um trator e um boi de raça para o município, além de incentivar a mecanização para a produção em grande escala de grão. "Foi uma luta danada, não tinha máquina para colher e nem secador para secar o arroz", lembrou José Edgar, ressaltando ainda quem em 1991 a Fazenda Brejinho começou a plantar soja, quando a cultura era praticamente desconhecida na região.
Bola da vez
Ainda na reportagem foi ouvido o produtor rural de Pedro Afonso e atual presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (FAET), Edmar Corrêa Oliveira. Ele enfatizou que o Tocantins é a "bola da vez" e oferece excelentes condições para quem pretende investir no agronegócio.
Fonte: Fred Alves (Ascom Coapa)
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Nos próximos dias 19 e 20, sexta e sábado, o Sistema OCB/Sescoop-TO realizará, em Lagoa da Confusão, o IV Encontro das Mulheres. O encontro, que acontece no Hotel Lagoa da Ilha, tem o objetivo de estimular a participação da mulher nas cooperativas e oportunizar o debate sobre questões de gênero. O evento é destinado principalmente às integrantes dos núcleos femininos das cooperativas de Pedro Afonso e Paraíso.
A programação tem início às 12 h, com o acolhimento das participantes e almoço. A metodologia adotada para o encontro inclui dinâmicas e jogos cooperativos. No sábado, serão realizadas várias oficinas, das 8 horas às 12 horas, sob a coordenação do mediador Rafael Pressoto.
Para a superintendente da OCB/Sescoop-TO, Maria José Andrade, o encontro é uma iniciativa importante para fortalecer a participação da mulher nos negócios e ações das cooperativas. "Nosso objetivo com o encontro é possibilitar momentos e troca de experiências entre essas mulheres que hoje são peças importantes nas cooperativas. Precisamos prepara-las para num futuro próximo, fazerem parte também da gestão das cooperativas", esclareceu a superintendente.
Para a superintendente da OCB/Sescoop-TO, Maria José Andrade, o encontro é uma iniciativa importante para fortalecer a participação da mulher nos negócios e ações das cooperativas. "Nosso objetivo com o encontro é possibilitar momentos e troca de experiências entre essas mulheres que hoje são peças importantes nas cooperativas. Precisamos prepara-las para num futuro próximo, fazerem parte também da gestão das cooperativas", esclareceu a superintendente.
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Foi veiculado no último dia 11 de setembro e também está disponível no site www.sba1.com o terceiro programa do Especial MATOPIBA produzido pela equipe do programa Caminhos da Produção, do Canal do Boi.
A reportagem destaca a contribuição do agronegócio para Pedro Afonso e o papel do Prodecer III - Programa de Cooperação Nipo-Brasileira para o Desenvolvimento dos Cerrados e da Coapa para o desenvolvimento econômico da região.
Entre os entrevistados está o presidente da Coapa, Ricardo Khouri, que abordou a história da cooperativa e a evolução da agropecuária na região.
Na época, os jornalistas também visitaram o Parque de Exposições João Damasceno de Sá, onde acontecia a XXVII Exposição Agropecuária de Pedro Afonso, para destacar como o setor agropecuário movimenta a comercialização de máquinas e outros produtos.
O repórter Carlos Dog e o cinegrafista Wendel Paz, do Canal do Boi, estiveram em Pedro Afonso, em julho 17 de julho, produzindo matérias jornalísticas para a série especial de 12 programas sobre o chamado MATOPIBA, que engloba os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, e é considerado a nova fronteira agrícola brasileira.
Os programas começaram a ser exibidos no último mês de agosto.
Fonte: Fred Alves (Ascom Coapa)
A reportagem destaca a contribuição do agronegócio para Pedro Afonso e o papel do Prodecer III - Programa de Cooperação Nipo-Brasileira para o Desenvolvimento dos Cerrados e da Coapa para o desenvolvimento econômico da região.
Entre os entrevistados está o presidente da Coapa, Ricardo Khouri, que abordou a história da cooperativa e a evolução da agropecuária na região.
Na época, os jornalistas também visitaram o Parque de Exposições João Damasceno de Sá, onde acontecia a XXVII Exposição Agropecuária de Pedro Afonso, para destacar como o setor agropecuário movimenta a comercialização de máquinas e outros produtos.
O repórter Carlos Dog e o cinegrafista Wendel Paz, do Canal do Boi, estiveram em Pedro Afonso, em julho 17 de julho, produzindo matérias jornalísticas para a série especial de 12 programas sobre o chamado MATOPIBA, que engloba os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, e é considerado a nova fronteira agrícola brasileira.
Os programas começaram a ser exibidos no último mês de agosto.
Fonte: Fred Alves (Ascom Coapa)
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Começou na manhã dessa sexta, o Encontro de Contadores das Sociedades Cooperativas, realizado pelo Sistema OCB/TO, e destinado a contabilistas, contadores, analistas e assistentes contábeis das cooperativas do Tocantins e também para estudantes de contabilidade interessados sobre o tema. O encontro pretende atualizar os profissionais sobre a obrigatoriedade de adequação às normas internacionais da contabilidade associadas ao cooperativismo. Além disso, no encontro também será abordada a Escrituração Pública Digital (SPED), que são as informações repassadas para a Receita Federal.
De acordo com o contador e advogado, ministrante do encontro, Gilmar Wisnievski, a não entrega, entrega errada, ou inconsistência nas entregas de documentação, podem resultar em uma multa muito alta para o cliente. "O contador pode responder até criminalmente, ele é praticamente um sócio dos seus clientes, e se não estiver atualizado, não buscar conhecimento e causar prejuízo, vai ser penalizado, com as novas disposições do código civil", alertou o contador.
Para a superintendente da OCB/Sescoop-TO, Maria José Oliveira, o curso foi pensado para que as cooperativas fiquem atentas, porque agora a contabilidade tem que adotar normas internacionais. "A importância desse encontro é o nivelamento do trabalho de contabilidade nas cooperativas, a atualização e capacitação dos profissionais que atuam nessa área, que é muito dinâmica, cheia de normas e regras. Na cooperativa até os termos utilizados são diferentes, por causa da composição das operações, e o contador precisa estar atento, porque senão ele incorre a cooperativa em algum erro tributário fiscal e depois pode surgir multa ou negativação das cooperativas lá na frente", informou a superintendente.
De acordo com o contador e advogado, ministrante do encontro, Gilmar Wisnievski, a não entrega, entrega errada, ou inconsistência nas entregas de documentação, podem resultar em uma multa muito alta para o cliente. "O contador pode responder até criminalmente, ele é praticamente um sócio dos seus clientes, e se não estiver atualizado, não buscar conhecimento e causar prejuízo, vai ser penalizado, com as novas disposições do código civil", alertou o contador.
Para a superintendente da OCB/Sescoop-TO, Maria José Oliveira, o curso foi pensado para que as cooperativas fiquem atentas, porque agora a contabilidade tem que adotar normas internacionais. "A importância desse encontro é o nivelamento do trabalho de contabilidade nas cooperativas, a atualização e capacitação dos profissionais que atuam nessa área, que é muito dinâmica, cheia de normas e regras. Na cooperativa até os termos utilizados são diferentes, por causa da composição das operações, e o contador precisa estar atento, porque senão ele incorre a cooperativa em algum erro tributário fiscal e depois pode surgir multa ou negativação das cooperativas lá na frente", informou a superintendente.
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De olho na Safra de Grãos 2014/2015, a Coapa e Cargill realizaram encontro com produtores da região de Pedro Afonso na noite da quinta-feira, 11 de setembro, na sede da cooperativa.
Profissionais dos departamentos Comercial e Técnico da Coapa também participaram.
Técnicos da Cargill abordaram as perspectivas para o mercado futuro de grãos, apresentado as principais modalidades de comercialização de soja. Ainda foi exposto que o mercado atual esta muito volátil e algumas ferramentas de gerenciamento podem auxiliar o produtor no momento de definir o preço da soja.
Profissionais dos departamentos Comercial e Técnico da Coapa também participaram.
Técnicos da Cargill abordaram as perspectivas para o mercado futuro de grãos, apresentado as principais modalidades de comercialização de soja. Ainda foi exposto que o mercado atual esta muito volátil e algumas ferramentas de gerenciamento podem auxiliar o produtor no momento de definir o preço da soja.
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Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 2,6 milhões de associados, participa da 10ª edição do Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito (Concred), de 10 a 12 de setembro, em Manaus (AM). O Sicredi é patrocinador do evento e expositor na feira cooperativista com estande institucional que destacará os diferenciais do seu modelo de governança, reconhecido internacionalmente. "Queremos demonstrar como o nosso modelo de negócio, sólido e sustentável, pode contribuir para o crescimento do cooperativismo no Brasil", afirma o presidente da SicrediPar e do Conselho do Fundo Garantidor das Cooperativas de Crédito (FGCoop), Manfred Dasenbrock, um dos palestrantes do encontro. O presidente participará dos painéis "Integração do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo: O Melhor Caminho" e "FGCCoop, Sua Composição, Gestão e Estágio Atual".
Abertura - O presidente da Sicredi União MS, diretor da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e presidente da Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebras), Celso Ramos Régis, fará a abertura do Concred, na quarta-feira (10/09). Também participa da programação do evento o painelista Blair D’Avilla, consultor jurídico do Banco Cooperativo Sicredi, com o eixo temático Meios de Pagamentos. Além do presidente da Sicredi Pioneira RS, Márcio Port, que será mediador da palestra "Perspectivas Econômicas Frente ao Novo Governo - com Mara Luquet", e lançará o livro "Cooperativismo Financeiro: Percurso Histórico, Perspectivas e Desafios".
Concred Verde - No primeiro dia da programação, o congresso promove a terceira edição do prêmio Concred Verde - Práticas de Sustentabilidade: Um Jeito Cooperativo de Mudar o Mundo. O Sicredi participa com três cases "A Sustentabilidade Semeada Pelos Públicos de Relacionamento do Sicredi", trabalho para engajar os públicos de relacionamento do Sicredi na construção da matriz de materialidade, "árvore Sicredi", a estratégia verde adotada no Centro Administrativo Sicredi, em Porto Alegre, e o case "Sicredi Fruto - Educação Financeira e Cooperação em Cena", que apresenta as peças teatrais desenvolvidas como ferramenta de sensibilização para o valor da cooperação, educação financeira e o consumo consciente.
Sobre o Sicredi - O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa com mais de 2,6 milhões de associados e 1.283 pontos de atendimento, em 11 Estados* do País. Organizado em um sistema com padrão operacional único conta com 100 cooperativas de crédito filiadas, distribuídas em quatro Centrais Regionais - acionistas da Sicredi Participações S.A. - uma Confederação, uma Fundação e um Banco Cooperativo que controla uma Corretora de Seguros, uma Administradora de Cartões e uma Administradora de Consórcios. Mais informações no site sicredi.com.br. (Imprensa Sicredi)
* Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Pará, Rondônia e Goiás.
Abertura - O presidente da Sicredi União MS, diretor da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e presidente da Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebras), Celso Ramos Régis, fará a abertura do Concred, na quarta-feira (10/09). Também participa da programação do evento o painelista Blair D’Avilla, consultor jurídico do Banco Cooperativo Sicredi, com o eixo temático Meios de Pagamentos. Além do presidente da Sicredi Pioneira RS, Márcio Port, que será mediador da palestra "Perspectivas Econômicas Frente ao Novo Governo - com Mara Luquet", e lançará o livro "Cooperativismo Financeiro: Percurso Histórico, Perspectivas e Desafios".
Concred Verde - No primeiro dia da programação, o congresso promove a terceira edição do prêmio Concred Verde - Práticas de Sustentabilidade: Um Jeito Cooperativo de Mudar o Mundo. O Sicredi participa com três cases "A Sustentabilidade Semeada Pelos Públicos de Relacionamento do Sicredi", trabalho para engajar os públicos de relacionamento do Sicredi na construção da matriz de materialidade, "árvore Sicredi", a estratégia verde adotada no Centro Administrativo Sicredi, em Porto Alegre, e o case "Sicredi Fruto - Educação Financeira e Cooperação em Cena", que apresenta as peças teatrais desenvolvidas como ferramenta de sensibilização para o valor da cooperação, educação financeira e o consumo consciente.
Sobre o Sicredi - O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa com mais de 2,6 milhões de associados e 1.283 pontos de atendimento, em 11 Estados* do País. Organizado em um sistema com padrão operacional único conta com 100 cooperativas de crédito filiadas, distribuídas em quatro Centrais Regionais - acionistas da Sicredi Participações S.A. - uma Confederação, uma Fundação e um Banco Cooperativo que controla uma Corretora de Seguros, uma Administradora de Cartões e uma Administradora de Consórcios. Mais informações no site sicredi.com.br. (Imprensa Sicredi)
* Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Pará, Rondônia e Goiás.
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Durante toda a manhã desse sábado, estiveram no setor Aliança em Formoso do Araguaia, a equipe de colaboradores da Cooperativa de Educadores de Formoso do Araguaia (COOPEFA), juntamente com outros voluntários do Dia de Cooperar, desenvolvendo atividades de educação e cultura, que incluíram desde ginástica laboral, show artístico, campeonatos de ciclismo, atletismo e palestra sobre segurança no trânsito, como também, corte de cabelo, maquiagem, doações de roupas e calçados e distribuição de kit escolar. Ao todo, 202 voluntários dedicaram seu tempo para ajudar mais de mil pessoas beneficiadas.
Foram arrecadados e doados cerca de 5 mil peças de roupas, 500 cobertores, 450 lençóis e 250 kits de higiene bucal, doados pela Associação Brasileira de Odontologia Seção Tocantins. Num espaço reservado para assistência social, houve também aferição de pressão arterial, teste glicêmico, cálculo de massa corpórea e aplicação de flúor nos dentes da população do bairro.
"O voluntariado hoje desperta nas pessoas o espírito colaborador, toda a escola e os comerciantes da cidade se envolveram. Para a equipe COOPEFA foi muito satisfatório poder participar do Dia de Cooperar. Tudo o que nós conseguimos fazer aqui hoje, foi graças às doações e colaboração de todos", declarou a diretora presidente da COOPEFA, Maria Madalena Costa Sousa, que a coordenou as ações.
O Dia de Cooperar ou "Dia C" é uma data em que voluntários se aliam à cooperativas e desenvolvem atividades diversas com públicos variados, por cidades de todo o país. O projeto é uma iniciativa do Sistema OCB - Organização das Cooperativas do Brasil e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo e visa estimular ações de voluntariado e solidariedade.
Foram arrecadados e doados cerca de 5 mil peças de roupas, 500 cobertores, 450 lençóis e 250 kits de higiene bucal, doados pela Associação Brasileira de Odontologia Seção Tocantins. Num espaço reservado para assistência social, houve também aferição de pressão arterial, teste glicêmico, cálculo de massa corpórea e aplicação de flúor nos dentes da população do bairro.
"O voluntariado hoje desperta nas pessoas o espírito colaborador, toda a escola e os comerciantes da cidade se envolveram. Para a equipe COOPEFA foi muito satisfatório poder participar do Dia de Cooperar. Tudo o que nós conseguimos fazer aqui hoje, foi graças às doações e colaboração de todos", declarou a diretora presidente da COOPEFA, Maria Madalena Costa Sousa, que a coordenou as ações.
O Dia de Cooperar ou "Dia C" é uma data em que voluntários se aliam à cooperativas e desenvolvem atividades diversas com públicos variados, por cidades de todo o país. O projeto é uma iniciativa do Sistema OCB - Organização das Cooperativas do Brasil e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo e visa estimular ações de voluntariado e solidariedade.
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O Jardim Taquari, em Palmas, recebeu, logo cedo, as ações do Dia de Cooperar, o Dia C, que envolveram cerca de 400 voluntários e atenderam a mais de três mil crianças em oficinas de tranças, de caixas e laços de presente, de dobradura, maquiagem, pintura de rosto, pipa, música e canto, além de contar com apresentação de dança, jogos e brincadeiras, aferição de pressão, pula-pula, aula de grafite e salas com desenho e leitura. Todas as atividades foram realizadas pelo Sistema OCB/Sescoop-TO, Sicoob Credipar, Unimed Palmas, Sicredi, Unicred, Coopanest e Coopsget.
Para o presidente do Sistema OCB/Sescoop-TO, Ricardo Khouri, o Dia C é a tradução do princípio cooperativista de interesse pela comunidade. "As cooperativas têm uma função social e, mais do que isso, uma vocação comunitária natural. O Dia C, que acontece simultaneamente em todo o país, colocou o Tocantins num lugar de destaque, já que nossos números de voluntariado são muito expressivos e isso nos deixa muito feliz", enfatizou.
O diretor administrativo e técnico da Unimed Palmas, Nemésio Tomasella, lembrou o crescimento do Dia C no Tocantins. "Estamos juntando o voluntariado à intercooperação, envolvendo cooperativas e colaboradores neste dia. No ano passado, em todo o país, oito estados participaram. Este ano, todos os estados estão tomando parte", disse.
Para o administrador da Coopanest-TO, Janilton Gomes Leite, "é muito importante contribuirmos para ajudar as crianças; para que este seja um dia especial". O gestor de negócios da Unicred Palmas, Alessandro de Sousa Macedo, ressaltou a importância da união das cooperativas. "Esperamos que este movimento cresça a cada ano e, com isso, que divulguemos mais o trabalho das cooperativas".
O vice-presidente do Sicred, Admivair Borges, também avaliou positivamente o Dia C-2014. "é uma alegria muito grande participar desse dia de voluntariado; nós ganhamos muito e é interessante poder retribuir à comunidade pelos resultados de nosso empreendimento", afirmou.
O presidente do Sicoob Credipar, Gilberto Morais, ressaltou que, "de nossas dez agências no estado, sete estão participando do evento. A intercooperação é o que nos possibilita realizar um evento tão grandioso".
Já a diretora da Escola Estadual Maria dos Reis Alves Barros, Rosa Maria Maciel da Silva, falou sobre a integração que o Dia C proporcionou à comunidade. "Nossos 156 funcionários se envolveram na preparação e nas atividades. O ponto mais positivo é que as crianças adoraram tudo", contou. Um dos voluntários, Jonas Rossi, precisou lembrar como se faz uma pipa em poucos minutos. "O professor de pipas não pode vir. Então, precisei buscar na memória de infância como se faz pipa. Deu tudo certo e achei muito gratificante. O sorriso das crianças compensa tudo", disse.
Zaine Bezerra da Silva era uma das alunas mais animadas no evento. "Achei tudo muito bom, principalmente a oficina de dobraduras", festejou.
O Dia C foi realizado em 16 cidades do Tocantins, reuniu mais de 1200 voluntários e beneficiou mais de 5 mil pessoas. As ações aconteceram em Palmas, Porto Nacional, Araguaína, Paraíso, Guaraí, Pedro Afonso, Arraias, Barrolândia, Pium, Dois Irmãos, Divinópolis, Cristalândia, Miranorte, Gurupi, Dianópolis e Formoso do Araguaia.
Para o presidente do Sistema OCB/Sescoop-TO, Ricardo Khouri, o Dia C é a tradução do princípio cooperativista de interesse pela comunidade. "As cooperativas têm uma função social e, mais do que isso, uma vocação comunitária natural. O Dia C, que acontece simultaneamente em todo o país, colocou o Tocantins num lugar de destaque, já que nossos números de voluntariado são muito expressivos e isso nos deixa muito feliz", enfatizou.
O diretor administrativo e técnico da Unimed Palmas, Nemésio Tomasella, lembrou o crescimento do Dia C no Tocantins. "Estamos juntando o voluntariado à intercooperação, envolvendo cooperativas e colaboradores neste dia. No ano passado, em todo o país, oito estados participaram. Este ano, todos os estados estão tomando parte", disse.
Para o administrador da Coopanest-TO, Janilton Gomes Leite, "é muito importante contribuirmos para ajudar as crianças; para que este seja um dia especial". O gestor de negócios da Unicred Palmas, Alessandro de Sousa Macedo, ressaltou a importância da união das cooperativas. "Esperamos que este movimento cresça a cada ano e, com isso, que divulguemos mais o trabalho das cooperativas".
O vice-presidente do Sicred, Admivair Borges, também avaliou positivamente o Dia C-2014. "é uma alegria muito grande participar desse dia de voluntariado; nós ganhamos muito e é interessante poder retribuir à comunidade pelos resultados de nosso empreendimento", afirmou.
O presidente do Sicoob Credipar, Gilberto Morais, ressaltou que, "de nossas dez agências no estado, sete estão participando do evento. A intercooperação é o que nos possibilita realizar um evento tão grandioso".
Já a diretora da Escola Estadual Maria dos Reis Alves Barros, Rosa Maria Maciel da Silva, falou sobre a integração que o Dia C proporcionou à comunidade. "Nossos 156 funcionários se envolveram na preparação e nas atividades. O ponto mais positivo é que as crianças adoraram tudo", contou. Um dos voluntários, Jonas Rossi, precisou lembrar como se faz uma pipa em poucos minutos. "O professor de pipas não pode vir. Então, precisei buscar na memória de infância como se faz pipa. Deu tudo certo e achei muito gratificante. O sorriso das crianças compensa tudo", disse.
Zaine Bezerra da Silva era uma das alunas mais animadas no evento. "Achei tudo muito bom, principalmente a oficina de dobraduras", festejou.
O Dia C foi realizado em 16 cidades do Tocantins, reuniu mais de 1200 voluntários e beneficiou mais de 5 mil pessoas. As ações aconteceram em Palmas, Porto Nacional, Araguaína, Paraíso, Guaraí, Pedro Afonso, Arraias, Barrolândia, Pium, Dois Irmãos, Divinópolis, Cristalândia, Miranorte, Gurupi, Dianópolis e Formoso do Araguaia.
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Em Porto Nacional, colaboradores e integrantes da Cooperativa Tocantinense dos Trabalhadores da Saúde do Tocantins (Cooperttras), em parceria com a Prefeitura da cidade e acadêmicos do Itpac, realizaram na manhã deste sábado, 6, o Dia C, Dia de Cooperar, no Asilo João XXIII. Cerca de 30 idosos foram beneficiados com um café da manhã diferente e reforçado, com a ajuda de todos os voluntários.
Para o presidente da Cooperttras, Valdomiro Naimayer, a ação teve o objetivo de fazer a sociedade voltar os olhos para os idosos. "Foi muito gratificante levar alegria para os idosos. Com essa visita, já fizemos o compromisso da doação de material de fisioterapia para eles e tivemos ótimas parcerias com as universidades e também com a Secretaria de Saúde", confirmou Valdomiro. O Secretário Municipal de Saúde, Anderson Oliveira, também esteve no evento.
O Dia C foi realizado em 16 cidades do Tocantins, reuniu mais de 1200 voluntários e beneficiou mais de 5 mil pessoas. As ações aconteceram em Palmas, Porto Nacional, Araguaína, Paraíso, Guaraí, Pedro Afonso, Arraias, Barrolândia, Pium, Dois Irmãos, Divinópolis, Cristalândia, Miranorte, Gurupi, Dianópolis e Formoso do Araguaia.
Para o presidente da Cooperttras, Valdomiro Naimayer, a ação teve o objetivo de fazer a sociedade voltar os olhos para os idosos. "Foi muito gratificante levar alegria para os idosos. Com essa visita, já fizemos o compromisso da doação de material de fisioterapia para eles e tivemos ótimas parcerias com as universidades e também com a Secretaria de Saúde", confirmou Valdomiro. O Secretário Municipal de Saúde, Anderson Oliveira, também esteve no evento.
O Dia C foi realizado em 16 cidades do Tocantins, reuniu mais de 1200 voluntários e beneficiou mais de 5 mil pessoas. As ações aconteceram em Palmas, Porto Nacional, Araguaína, Paraíso, Guaraí, Pedro Afonso, Arraias, Barrolândia, Pium, Dois Irmãos, Divinópolis, Cristalândia, Miranorte, Gurupi, Dianópolis e Formoso do Araguaia.