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O repórter Rodrigo Vargas e o fotógrafo Ernesto, integrantes do projeto Caminhos da Safra, iniciativa da Revista Globo Rural, visitaram Pedro Afonso nesta semana. Eles viajam em um caminha bitrem.
Na tarde da segunda-feira, 28 de abril, os jornalistas entrevistaram o presidente da Coapa - Cooperativa Agroindustrial do Tocantins, Ricardo Khouri, no armazém da cooperativa que na atual safra recepcionou 80 mil toneladas de soja, a maior quantidade já registrada em seus quase 16 anos de história.
Na entrevista, Khouri deu detalhes sobre os problemas de logística para escoamento da produção de grãos, produtividade, clima e a respeito do potencial econômico da região.
Já na manhã desta sexta-feira, 29 de abril, a equipe da Revista Globo Rural esteve na Fazenda Brejinho, onde foi entrevistado o engenheiro agrônomo, João Damasceno de Sá Filho, um dos donos da propriedade.
Segundo Rodrigo Vargas, a reportagem produzida em Pedro Afonso será publicada na edição da Revista Globo Rural do próximo mês de junho. Além disso, é possível acompanhar a produção das matérias no site http://revistagloborural.globo.com/Colunas/caminhos-da-safra/
A equipe seguiu viagem até o Porto de Itaqui (MA).
Pelas estradas
Pelo terceiro ano seguido, o projeto Caminhos da Safra, da Revista Globo Rural, percorre os principais caminhos do interior do Brasil, refazendo o trajeto dos caminhoneiros que atuam no escoamento da safra de grãos e outras culturas, a bordo de um caminhão Scania. Eles mostram as dificuldades dos produtores, experiências do homem do campo, entre outros assuntos.
Na tarde da segunda-feira, 28 de abril, os jornalistas entrevistaram o presidente da Coapa - Cooperativa Agroindustrial do Tocantins, Ricardo Khouri, no armazém da cooperativa que na atual safra recepcionou 80 mil toneladas de soja, a maior quantidade já registrada em seus quase 16 anos de história.
Na entrevista, Khouri deu detalhes sobre os problemas de logística para escoamento da produção de grãos, produtividade, clima e a respeito do potencial econômico da região.
Já na manhã desta sexta-feira, 29 de abril, a equipe da Revista Globo Rural esteve na Fazenda Brejinho, onde foi entrevistado o engenheiro agrônomo, João Damasceno de Sá Filho, um dos donos da propriedade.
Segundo Rodrigo Vargas, a reportagem produzida em Pedro Afonso será publicada na edição da Revista Globo Rural do próximo mês de junho. Além disso, é possível acompanhar a produção das matérias no site http://revistagloborural.globo.com/Colunas/caminhos-da-safra/
A equipe seguiu viagem até o Porto de Itaqui (MA).
Pelas estradas
Pelo terceiro ano seguido, o projeto Caminhos da Safra, da Revista Globo Rural, percorre os principais caminhos do interior do Brasil, refazendo o trajeto dos caminhoneiros que atuam no escoamento da safra de grãos e outras culturas, a bordo de um caminhão Scania. Eles mostram as dificuldades dos produtores, experiências do homem do campo, entre outros assuntos.
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No último sábado 26 de abril, dezenas de pessoas participaram da caminhada contra a hipertensão arterial promovida pela Unimed Palmas em parceria com o SESCOOP/TO, Durante a ação foram entregues aos participantes kits de frutas e água, e os participantes puderam aferir a pressão arterial e receber orientações nutricionais.
Fonte: Assessoria de Comunicaçao Unimed Palmas
Fonte: Assessoria de Comunicaçao Unimed Palmas
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Brasília (28/04) - O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou uma RESOLUçãO que estabelece diretrizes para o estabelecimento e a implementação da Política de Responsabilidade Socioambiental (PRSA) pelas instituições financeiras.
O lançamento do normativo ocorreu nesta sexta-feira, em Brasília, e contou com as presenças do presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, e do diretor do Sistema, para o ramo Crédito, Celso Regis Ramos, presidente da unidade estadual do Mato Grosso do Sul.
Para o Banco Central, a elaboração de uma PRSA parte do princípio de que as instituições financeiras devem demonstrar como consideram os riscos socioambientais no processo de gerenciamento das diversas modalidades de risco a que estão expostas.
"Com o desenvolvimento dessa política é possível reconhecer as práticas sustentáveis e, desta maneira, fornecer insumos para ampliar sua adoção. Não podemos esquecer que as cooperativas, especialmente as dos ramos Agro, Infra, Mineral, Trabalho, Turismo e Lazer possuem uma relação direta com o meio ambiente. Adicionalmente, um dos princípios do cooperativismo é o interesse pela comunidade, que envolve o cuidado com a preservação dos recursos naturais. Por isso, fomentar responsabilidade socioambiental dos ativos é fundamental para o fortalecimento do cooperativismo", enfatiza o presidente Márcio Lopes de Freitas.
POLíTICA - A norma é o resultado de uma ampla discussão com a sociedade, iniciada em 2011, a qual resultou na realização de audiência pública cujo edital foi divulgado durante a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20).
A resolução estabelece que a política deve conter as diretrizes que balizam as ações de natureza socioambiental nos negócios e na relação da instituição com suas partes interessadas. Para tanto, a norma baseia-se em dois princípios: 1) proporcionalidade: a política deve ser compatível com a natureza da instituição e com a complexidade de suas atividades e de seus serviços e produtos financeiros; 2) relevância: a política deve considerar o grau de exposição ao risco socioambiental das atividades e das operações da instituição.
Com base nos princípios acima, permite-se que tais políticas sejam aplicadas de forma equilibrada e diferenciada entre as diversas instituições e segmentos do Sistema Financeiro Nacional, levando-se em conta os diferentes perfis de negócios, estimulando-se a redução de riscos ao sistema financeiro, sem que sejam gerados custos adicionais ao tomador de crédito final.
Além disso, a política deve tratar da governança da PRSA, inclusive para fins do gerenciamento do risco socioambiental.
Para permitir que as instituições possam adequar seus sistemas e processos às novas disposições, foi estabelecido período de adaptação para que seja aprovada a PRSA, e iniciada a execução do respectivo plano de ação, conforme o seguinte cronograma:
I - até 28 de fevereiro de 2015, por parte das instituições obrigadas a implementar o Processo Interno de Avaliação da Adequação de Capital (Icaap), conforme regulamentação em vigor; e
II - até 31 de julho de 2015, pelas demais instituições.
Clique para VER o vídeo da cerimônia de anúncio da Política de Responsabilidade Socioambiental no Sistema Financeiro Nacional e para LER o discurso do Ministro Alexandre Tombini, Presidente do Banco Central. (Com informações do Banco Central do Brasil)
O lançamento do normativo ocorreu nesta sexta-feira, em Brasília, e contou com as presenças do presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, e do diretor do Sistema, para o ramo Crédito, Celso Regis Ramos, presidente da unidade estadual do Mato Grosso do Sul.
Para o Banco Central, a elaboração de uma PRSA parte do princípio de que as instituições financeiras devem demonstrar como consideram os riscos socioambientais no processo de gerenciamento das diversas modalidades de risco a que estão expostas.
"Com o desenvolvimento dessa política é possível reconhecer as práticas sustentáveis e, desta maneira, fornecer insumos para ampliar sua adoção. Não podemos esquecer que as cooperativas, especialmente as dos ramos Agro, Infra, Mineral, Trabalho, Turismo e Lazer possuem uma relação direta com o meio ambiente. Adicionalmente, um dos princípios do cooperativismo é o interesse pela comunidade, que envolve o cuidado com a preservação dos recursos naturais. Por isso, fomentar responsabilidade socioambiental dos ativos é fundamental para o fortalecimento do cooperativismo", enfatiza o presidente Márcio Lopes de Freitas.
POLíTICA - A norma é o resultado de uma ampla discussão com a sociedade, iniciada em 2011, a qual resultou na realização de audiência pública cujo edital foi divulgado durante a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20).
A resolução estabelece que a política deve conter as diretrizes que balizam as ações de natureza socioambiental nos negócios e na relação da instituição com suas partes interessadas. Para tanto, a norma baseia-se em dois princípios: 1) proporcionalidade: a política deve ser compatível com a natureza da instituição e com a complexidade de suas atividades e de seus serviços e produtos financeiros; 2) relevância: a política deve considerar o grau de exposição ao risco socioambiental das atividades e das operações da instituição.
Com base nos princípios acima, permite-se que tais políticas sejam aplicadas de forma equilibrada e diferenciada entre as diversas instituições e segmentos do Sistema Financeiro Nacional, levando-se em conta os diferentes perfis de negócios, estimulando-se a redução de riscos ao sistema financeiro, sem que sejam gerados custos adicionais ao tomador de crédito final.
Além disso, a política deve tratar da governança da PRSA, inclusive para fins do gerenciamento do risco socioambiental.
Para permitir que as instituições possam adequar seus sistemas e processos às novas disposições, foi estabelecido período de adaptação para que seja aprovada a PRSA, e iniciada a execução do respectivo plano de ação, conforme o seguinte cronograma:
I - até 28 de fevereiro de 2015, por parte das instituições obrigadas a implementar o Processo Interno de Avaliação da Adequação de Capital (Icaap), conforme regulamentação em vigor; e
II - até 31 de julho de 2015, pelas demais instituições.
Clique para VER o vídeo da cerimônia de anúncio da Política de Responsabilidade Socioambiental no Sistema Financeiro Nacional e para LER o discurso do Ministro Alexandre Tombini, Presidente do Banco Central. (Com informações do Banco Central do Brasil)
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Dando sequência a execução do Convênio OCB/TO x MAPA - Desenvolvimento do Setor Agropecuário do Tocantins (setor lácteo), aconteceu no período de 22 a 25/04, a visita técnica de 33 cooperados e produtores de leite do Tocantins à Cooperativa Agropecuária dos Produtores de Orizona (Coapro), Goiás. No dia 23/04, o grupo a teve a oportunidade de conhecer as instalações da cooperativa tendo sido recebidos pelo vice presidente, Marcelo Fernandes e o gerente da fábrica de ração Claudio Rosa, que fizeram uma apresentação sobre a história da cooperativa, as dificuldades enfrentadas e as conquistas adquiridas ao longo dos anos. Logo depois os produtores puderam tirar suas dúvidas e conhecer sobre cada atividade que a cooperativa opera, tais como: recepção de leite, fabrica de sal mineral, patrulha na estrada e armazenamento de grãos, uma loja de produtos agropecuários e uma unidade de beneficiamento de mel. No dia 24/04, o grupo visitou a propriedade do Sr. Claudio Rosa e a do Sr. Maurílio Pereira (Diretor Secretário da Coapro), ambas fornecem leite para a Coapro e são tidas como modelos de propriedades, já que são propriedades pequenas que conseguem produzir bem (Mais de mil litros de leite/dia) pelo fato de aproveitarem de modo eficiente toda área disponível e por em prática um tripé essencial para a produção de leite que é a nutrição, sanidade e genética. Para o cooperado da Coopernorte, de Paraíso do Tocantins, Sr. Sebastião Venâncio - está viagem foi excelente e com 100% de aproveitamento, uma vez que ele pôde tirar suas dúvidas e conhecer um modelo de produção que não está tão distante de sua realidade, o mesmo pretende adotar algumas práticas observadas para sua propriedade. Para o presidente da Coopag, de Guaraí, sr. Sidônio Terra, a visita, como as demais ações desse Convênio irá trazer muitos benefícios para os produtores de leite do nosso Estado. Para a representante da OCB/TO, analista Gianna Machado, que acompanhou o grupo, a visita proporcionou tanto para ela como para o grupo, conhecimento e estímulo para trabalhar os ideias almejados.
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AVISO DE LICITAçãO
Pregão Presencial n° 004/2014
Processo Administrativo n° 044/2014
O SESCOOP/TO, com sede na Av. JK, 110 Norte, Lote 11 - Palmas/TO, torna público que realizará a licitação na modalidade acima, no dia 08/05/2014, às 15h00mim, cujo objeto a aquisição de um veículo zero km, 2014/2014, novo e de primeiro uso, para atender às necessidades de diversas áreas do SESCOOP/TO.
Segue Edital Completo
Edital Pregão 004.2014 - Aquisição de Veículo
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Um grupo de 13 integrantes do núcleo feminino da cooperativa Sicoob Credipar participaram ontem (24/04) da 10ª turma do projeto Portas Abertas. O projeto é uma realização do Sistema OCB e já levou à Capital Federal mais de 200 cooperativistas - entre os meses de outubro (2013) e fevereiro deste ano. A programação é elaborada de acordo com o perfil da turma e teve início com uma apresentação sobre as entidades que compõe o Sistema OCB e suas ações.
Durante a abertura, da qual participaram os presidentes Ricardo Khouri (Sistema OCB/TO), Marcos Diaz (Sistema OCB/RJ) e João Nicédio Alves Nogueira (Sistema OCB/CE e diretor da OCB), o superintendente Renato Nobile, ressaltou que "a intenção do Sistema OCB é trazer a base cada vez mais para perto. Queremos mostrar que enquanto vocês estão em suas cooperativas desenvolvendo atividades do cotidiano, estamos aqui em Brasília trabalhando em prol do desenvolvimento de todo o setor cooperativista", concluiu agradecendo aos participantes pelo comprometimento, dedicação e empenho em fortalecer, ainda mais, o movimento.
As mulheres integrantes do núcleo feminino do Sicoob Credipar, visitaram o Congresso Nacional e passaram a tarde conhecendo o funcionamento de um dos mais importantes parceiros do Sistema OCB e do cooperativismo de crédito: o Banco Central do Brasil. Ao chegarem na instituição, elas foram recebidas pelo Diretor de Relacionamento Institucional e Cidadania, Luiz Edson Feltrim.
Hoje as mulheres participam do Programa de Visita ao Centro Corporativo Sicoob (Provi) a programação prevê a apresentação institucional do Sicoob Confederação, Conglomerado Bancoob e Fundo Garantidor do Sicoob (FGS), além das visitas às instalações.

Fonte: com colaboraçao www.brasilcooperativo.coop.br
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Importantes matérias para as cooperativas educacionais estão tramitando no Congresso Nacional. é o caso do PLS n° 250/2009, que inclui os estudantes que tenham cursado o ensino médio completo em cooperativas educacionais no rol de beneficiários de bolsas de estudos distribuídas no âmbito do Programa Universidade para Todos (Prouni).
A proposta, aprovada pela Comissão de Educação do Senado Federal, ainda aguarda deliberação do plenário da Casa. Isso porque, o governo federal ainda necessita compreender melhor as especificidades do ramo Educacional para apoiar a aprovação da matéria.
As escolas mantidas por cooperativas educacionais desempenham papel ímpar na prestação de serviços dessa natureza. Grande parte delas foca sua atuação em áreas onde o Poder Público é ausente ou tem presença meramente formal, falhando no atendimento às necessidades de aprendizagem da população.
Para o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, a contribuição das cooperativas educacionais à sociedade vai muito além das questões educativas. "Elas possuem um importante papel para o desenvolvimento das comunidades onde estão inseridas: são agentes de desenvolvimento socioeconômico, além de contribuir para a elevação dos indicadores da educação brasileira", ressalta Márcio.
DIAGNóSTICO - Entretanto, segundo o presidente Márcio Freitas, é perceptível a falta de estímulos legais à atuação das cooperativas do ramo Educacional. E é justamente para propiciar uma defesa sólida e apropriada dos interesses desse segmento, junto aos poderes Legislativo e Executivo, que o Sistema OCB está realizando a 2ª etapa do Diagnóstico do Ramo Educacional.
O objetivo é traçar um panorama sobre o setor, não somente com números que embasem o fomento de políticas públicas específicas às cooperativas, com uma melhor compreensão sobre os seus principais desafios e oportunidades.
PRAZO - Até o dia 9 de maio, as cooperativas devem responder ao questionário enviado pelas Unidades Estaduais. Para acessar a pesquisa, clique aqui.
A proposta, aprovada pela Comissão de Educação do Senado Federal, ainda aguarda deliberação do plenário da Casa. Isso porque, o governo federal ainda necessita compreender melhor as especificidades do ramo Educacional para apoiar a aprovação da matéria.
As escolas mantidas por cooperativas educacionais desempenham papel ímpar na prestação de serviços dessa natureza. Grande parte delas foca sua atuação em áreas onde o Poder Público é ausente ou tem presença meramente formal, falhando no atendimento às necessidades de aprendizagem da população.
Para o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, a contribuição das cooperativas educacionais à sociedade vai muito além das questões educativas. "Elas possuem um importante papel para o desenvolvimento das comunidades onde estão inseridas: são agentes de desenvolvimento socioeconômico, além de contribuir para a elevação dos indicadores da educação brasileira", ressalta Márcio.
DIAGNóSTICO - Entretanto, segundo o presidente Márcio Freitas, é perceptível a falta de estímulos legais à atuação das cooperativas do ramo Educacional. E é justamente para propiciar uma defesa sólida e apropriada dos interesses desse segmento, junto aos poderes Legislativo e Executivo, que o Sistema OCB está realizando a 2ª etapa do Diagnóstico do Ramo Educacional.
O objetivo é traçar um panorama sobre o setor, não somente com números que embasem o fomento de políticas públicas específicas às cooperativas, com uma melhor compreensão sobre os seus principais desafios e oportunidades.
PRAZO - Até o dia 9 de maio, as cooperativas devem responder ao questionário enviado pelas Unidades Estaduais. Para acessar a pesquisa, clique aqui.
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Segue em ritmo intenso a construção das Praças Ecológicas de Rio Sono e Santa Maria do Tocantins. O trabalho começou simultaneamente em março deste ano. A iniciativa e do grupo Amigos do Meio Ambiente (AMA), com apoio das prefeituras dos municípios e parceria da Coapa - Cooperativas Agroindustrial do Tocantins, que cede as mudas para arborização dos futuros espaços públicos.
A cooperativa já entregou quase 150 mudas de espécies como palmeira ipê, jatobá, palmeiras, caju, ninho e manga e oiti.
A Praça Ecológica de Rio Sono tem previsão de ser inaugurada no aniversário da cidade, dia 10 de maio. Já a de Santa Maria deve ser entregue também na festa de aniversário do município, dia 10 de junho. As informações foram repassadas pelo fundador e presidente do grupo Amigos do Meio Ambiente (AMA), professor Fabricio Rocha, que também coordena as construções. Já a Praça de Pedro Afonso, embora iniciada em setembro de 2010, aguarda data ainda indefinida para o término do aterro e do esgoto para finalizar a segunda parte da obra e, assim, ser definitivamente inaugurada.
"Graças ao empenho dos prefeitos, dos nossos colaboradores e do importante apoio da Coapa é que o projeto pode se materializar", explica o professor Fabricio Rocha.
Para o presidente da Coapa, Ricardo Khouri, a parceria com o grupo Amigos do Meio Ambiente mostra a responsabilidade socioambiental da cooperativa. "Sempre apoiaremos iniciativas que tragam benefícios para as comunidades dos municípios onde a Coapa atua. O AMA é um grande parceiro e vamos continuar realizando importantes ações em conjunto", disse Khouri.
Parceria forte
A parceria da Coapa com o grupo Amigos do Meio Ambiente teve início em setembro de 2013, no Dia C, quando a cooperativa 64 cedeu mudas de árvores de espécies nativas e seus colaboradores, juntamente com as crianças do projeto, as plantaram em áreas dos municípios de Tupirama, Bom Jesus do Tocantins e Pedro Afonso.
A cooperativa também auxiliará na instalação e vai dar suporte técnico para implantação de um viveiro de mudas, ainda neste ano, na Praça Ecológica de Pedro Afonso. A intenção é produzir mudas para recuperar áreas degradadas e ajudar na arborização dos municípios da região.
Além do apoio para implantação do viveiro, a agente de desenvolvimento humano da Coapa, Maria Silvana Ramos, com longa experiência na criação de associações de produtores e comunitárias, se comprometeu a ajudar na formalização do grupo Amigos do Meio Ambiente. De posse de uma identidade jurídica, o projeto poderá realizar convênios com entidades públicas e privadas e receber recursos financeiros para custear seus gastos.
A cooperativa já entregou quase 150 mudas de espécies como palmeira ipê, jatobá, palmeiras, caju, ninho e manga e oiti.
A Praça Ecológica de Rio Sono tem previsão de ser inaugurada no aniversário da cidade, dia 10 de maio. Já a de Santa Maria deve ser entregue também na festa de aniversário do município, dia 10 de junho. As informações foram repassadas pelo fundador e presidente do grupo Amigos do Meio Ambiente (AMA), professor Fabricio Rocha, que também coordena as construções. Já a Praça de Pedro Afonso, embora iniciada em setembro de 2010, aguarda data ainda indefinida para o término do aterro e do esgoto para finalizar a segunda parte da obra e, assim, ser definitivamente inaugurada.
"Graças ao empenho dos prefeitos, dos nossos colaboradores e do importante apoio da Coapa é que o projeto pode se materializar", explica o professor Fabricio Rocha.
Para o presidente da Coapa, Ricardo Khouri, a parceria com o grupo Amigos do Meio Ambiente mostra a responsabilidade socioambiental da cooperativa. "Sempre apoiaremos iniciativas que tragam benefícios para as comunidades dos municípios onde a Coapa atua. O AMA é um grande parceiro e vamos continuar realizando importantes ações em conjunto", disse Khouri.
Parceria forte
A parceria da Coapa com o grupo Amigos do Meio Ambiente teve início em setembro de 2013, no Dia C, quando a cooperativa 64 cedeu mudas de árvores de espécies nativas e seus colaboradores, juntamente com as crianças do projeto, as plantaram em áreas dos municípios de Tupirama, Bom Jesus do Tocantins e Pedro Afonso.
A cooperativa também auxiliará na instalação e vai dar suporte técnico para implantação de um viveiro de mudas, ainda neste ano, na Praça Ecológica de Pedro Afonso. A intenção é produzir mudas para recuperar áreas degradadas e ajudar na arborização dos municípios da região.
Além do apoio para implantação do viveiro, a agente de desenvolvimento humano da Coapa, Maria Silvana Ramos, com longa experiência na criação de associações de produtores e comunitárias, se comprometeu a ajudar na formalização do grupo Amigos do Meio Ambiente. De posse de uma identidade jurídica, o projeto poderá realizar convênios com entidades públicas e privadas e receber recursos financeiros para custear seus gastos.
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Brasília (17/04) - "O BNDES é um importante veículo de desenvolvimento das cooperativas brasileiras". Com essa frase, o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, deu início, ontem, à reunião entre os representantes do cooperativismo e o diretor do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Guilherme Lacerda. O objetivo da reunião foi apresentar ao banco os pleitos do sistema OCB, relativos a quatro ramos: Agropecuário, Crédito, Saúde e Transporte.
"O apoio que temos recebido da diretoria e equipe técnica do BNDES contribui para o fortalecimento do cooperativismo. E é assim, com parceiros estratégicos que construímos um futuro mais sólido", reconhece Márcio Freitas.
O encontro aconteceu na sede do banco, em Brasília, e contou com a presença do presidente do Sistema OCB/ES, Estherio Colnago, com seu superintendente, Carlos André de Oliveira. Representando a unidade nacional do Sistema OCB, estiveram o superintendente, Renato Nobile, a gente geral Tânia Zanella, a gerente de Relações Institucionais, Fabíola Nader, e a gerente técnica, Clara Maffia.
Para o presidente do Sistema OCB/ES, Estherio Colnago, foi visível o interesse da equipe do BNDES nos números que representam o setor. "Ficamos todos bastante impressionados com a vontade de compreender mais sobre o cooperativismo. Eles se prepararam para a reunião e demonstraram muito interesse em estabelecer novas parcerias", analisa o Colnago.
RESULTADOS - A reunião tratou de diversos assuntos e já apresenta alguns resultados relevantes. No ramo crédito, por exemplo, o BNDES informou que atenderá o pleito para a prorrogação do Programa de Capitalização de Cooperativas de Crédito (Procapcred). Afirmaram ainda, que a carta circular já está sendo preparada, com novo prazo de 31/12.
TRANSPORTE - Em relação à dificuldade enfrentada pelos associados de cooperativas de transporte em acessar o Procaminhoneiro, o BNDES avaliará a possibilidade de alterar o normativo interno para incluir a categoria CTC nos critérios estabelecidos.
O diretor Guilherme Lacerda reforçou a preocupação do Banco com a questão de renovação de frota, tanto para transporte de cargas como de passageiro, e solicitou que seja realizada uma reunião com a área responsável, para que a proposta de criação do Programa de Capitalização das Cooperativas de Transportes seja apresentada pelo Sistema OCB de maneira detalhada.
SAúDE - Ao final do encontro o Banco também sinalizou a possibilidade de criação do Programa de Capitalização das Cooperativas de Saúde, cujas tratativas internas para a normatização da linha de crédito já se encontram em estado avançado.
"O apoio que temos recebido da diretoria e equipe técnica do BNDES contribui para o fortalecimento do cooperativismo. E é assim, com parceiros estratégicos que construímos um futuro mais sólido", reconhece Márcio Freitas.
O encontro aconteceu na sede do banco, em Brasília, e contou com a presença do presidente do Sistema OCB/ES, Estherio Colnago, com seu superintendente, Carlos André de Oliveira. Representando a unidade nacional do Sistema OCB, estiveram o superintendente, Renato Nobile, a gente geral Tânia Zanella, a gerente de Relações Institucionais, Fabíola Nader, e a gerente técnica, Clara Maffia.
Para o presidente do Sistema OCB/ES, Estherio Colnago, foi visível o interesse da equipe do BNDES nos números que representam o setor. "Ficamos todos bastante impressionados com a vontade de compreender mais sobre o cooperativismo. Eles se prepararam para a reunião e demonstraram muito interesse em estabelecer novas parcerias", analisa o Colnago.
RESULTADOS - A reunião tratou de diversos assuntos e já apresenta alguns resultados relevantes. No ramo crédito, por exemplo, o BNDES informou que atenderá o pleito para a prorrogação do Programa de Capitalização de Cooperativas de Crédito (Procapcred). Afirmaram ainda, que a carta circular já está sendo preparada, com novo prazo de 31/12.
TRANSPORTE - Em relação à dificuldade enfrentada pelos associados de cooperativas de transporte em acessar o Procaminhoneiro, o BNDES avaliará a possibilidade de alterar o normativo interno para incluir a categoria CTC nos critérios estabelecidos.
O diretor Guilherme Lacerda reforçou a preocupação do Banco com a questão de renovação de frota, tanto para transporte de cargas como de passageiro, e solicitou que seja realizada uma reunião com a área responsável, para que a proposta de criação do Programa de Capitalização das Cooperativas de Transportes seja apresentada pelo Sistema OCB de maneira detalhada.
SAúDE - Ao final do encontro o Banco também sinalizou a possibilidade de criação do Programa de Capitalização das Cooperativas de Saúde, cujas tratativas internas para a normatização da linha de crédito já se encontram em estado avançado.
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Brasília (17/04) - Com o intuito de criar uma identidade de peso e que chamará a atenção da sociedade para a comemoração do Dia Internacional do Cooperativismo 2014, o Sistema OCB desenvolveu a logomarca do evento e, ainda, artes de camisetas, bonés, bottons, cartazes, adesivos e squeezes como sugestão de peças de divulgação da data.
O desenvolvimento das artes, pela equipe da Gerência de Comunicação do Sistema OCB, levou em consideração o slogan da edição 2014 do Dia Internacional, definido pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI): "Cooperativas conquistam desenvolvimento sustentável para todos".
Neste ano, a data será celebrada no dia 5 de julho. Para acessar as artes, basta que as unidades estaduais ou cooperativas façam o download dos materiais, clicando nas pastas abaixo:
Pasta 1
Pasta 2
AçõES - A unidade nacional do Sistema OCB orienta as cooperativas e unidades estaduais para que informem à Gerência de Comunicação (nacional) sobre as ações a serem realizadas. A ideia é promover uma divulgação maciça nos principais veículos de informação do país.
A Gerência de Comunicação está a postos a fim de dirimir as dúvidas que por ventura possam surgir. Neste caso, o interessado pode entrar em contato, por meio do telefone 61.3217-1526.
O desenvolvimento das artes, pela equipe da Gerência de Comunicação do Sistema OCB, levou em consideração o slogan da edição 2014 do Dia Internacional, definido pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI): "Cooperativas conquistam desenvolvimento sustentável para todos".
Neste ano, a data será celebrada no dia 5 de julho. Para acessar as artes, basta que as unidades estaduais ou cooperativas façam o download dos materiais, clicando nas pastas abaixo:
Pasta 1
Pasta 2
AçõES - A unidade nacional do Sistema OCB orienta as cooperativas e unidades estaduais para que informem à Gerência de Comunicação (nacional) sobre as ações a serem realizadas. A ideia é promover uma divulgação maciça nos principais veículos de informação do país.
A Gerência de Comunicação está a postos a fim de dirimir as dúvidas que por ventura possam surgir. Neste caso, o interessado pode entrar em contato, por meio do telefone 61.3217-1526.
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Domingo, 20 de abril de 2014, foi um dia histórico para a Coapa - Cooperativa Agroindustrial do Tocantins. Nessa data seu armazém, em Pedro Afonso, registrou o recebimento de 80 mil toneladas de soja, o maior volume já recepcionado em seus 15 anos de fundação. Desse total, 22.349,138 toneladas já foram expedidas, em sua maioria para a China e países da Europa.
A meta estipulada para a Safra 2013/2014 era receber 70 mil toneladas da oleaginosa.
A recepção dos grãos iniciou no final do último mês de janeiro e deve seguir até o término deste mês. A produção foi entregue por 83 produtores cooperados e não cooperados, além de tradings (empresas que trabalham com exportação), e é oriunda de fazendas de 15 municípios da região de Pedro Afonso.
Nesta segunda-feira, 21 de abril, o gerente do armazém, Odílio Bezerra, reuniu os colaboradores da unidade para agradecer o empenho durante a safra. "Esse recorde vem premiar o esforço de cada colaborador que não mediu esforços para obtermos esse recorde histórico. Vale destacar, também, o trabalho da diretoria que realizou investimentos em melhorias no armazém e imprimiu uma nova filosofia de trabalho", disse Bezerra.
Satisfeito com o resultado alcançado, o presidente da Coapa, Ricardo Khouri, lembrou que se não houvesse gargalos na logística de escoamento, o armazém poderia receber uma quantidade ainda maior de grãos. "O campo para crescimento na captação de grãos é muito grande, mas infelizmente ainda existem gargalos na logística do corredor centro-norte. Esperamos que essa realidade mude e possamos bater novos recordes de recebimento de soja e outros grãos", avalia Khouri.
Já o superintendente da Coapa, José Rander Lopes, reafirma que o resultado positivo é fruto do novo modelo de gestão adotado e dos investimentos feitos pela cooperativa no intuito de tornar mais eficientes os processos de operacionalização do armazém, com foco em atendem melhor seus clientes.
Na cooperativa desde 2004, Ednaldo Coelho Bezerra é o colaborador mais antigo da unidade e disse estar orgulhoso de fazer parte desta conquista. "Vivi muitos momentos importantes aqui, mas esse é especial. Fico feliz de fazer parte desta equipe e contribuir com essa vitória", testemunha.
Safra de recordes
No atual ano agrícola a unidade também registrou outros dois recordes. O de maior quantidade de soja recebida em um mês: 46.283,793 em março. E ainda a maior recepção de grãos em um único dia - 2.762,250 toneladas - registrado em 14 de março.
Trabalho não para
Odílio Bezerra explica que agora a equipe trabalha no escoamento da oleaginosa e para alcançar outro objetivo proposto para 2014: recepcionar 10 mil toneladas de milho e 5.500 de sorgo da Safrinha. A maioria dos produtores iniciou o plantio em fevereiro e a previsão é que a colheita ocorra até o final do próximo mês de julho.
A meta estipulada para a Safra 2013/2014 era receber 70 mil toneladas da oleaginosa.
A recepção dos grãos iniciou no final do último mês de janeiro e deve seguir até o término deste mês. A produção foi entregue por 83 produtores cooperados e não cooperados, além de tradings (empresas que trabalham com exportação), e é oriunda de fazendas de 15 municípios da região de Pedro Afonso.
Nesta segunda-feira, 21 de abril, o gerente do armazém, Odílio Bezerra, reuniu os colaboradores da unidade para agradecer o empenho durante a safra. "Esse recorde vem premiar o esforço de cada colaborador que não mediu esforços para obtermos esse recorde histórico. Vale destacar, também, o trabalho da diretoria que realizou investimentos em melhorias no armazém e imprimiu uma nova filosofia de trabalho", disse Bezerra.
Satisfeito com o resultado alcançado, o presidente da Coapa, Ricardo Khouri, lembrou que se não houvesse gargalos na logística de escoamento, o armazém poderia receber uma quantidade ainda maior de grãos. "O campo para crescimento na captação de grãos é muito grande, mas infelizmente ainda existem gargalos na logística do corredor centro-norte. Esperamos que essa realidade mude e possamos bater novos recordes de recebimento de soja e outros grãos", avalia Khouri.
Já o superintendente da Coapa, José Rander Lopes, reafirma que o resultado positivo é fruto do novo modelo de gestão adotado e dos investimentos feitos pela cooperativa no intuito de tornar mais eficientes os processos de operacionalização do armazém, com foco em atendem melhor seus clientes.
Na cooperativa desde 2004, Ednaldo Coelho Bezerra é o colaborador mais antigo da unidade e disse estar orgulhoso de fazer parte desta conquista. "Vivi muitos momentos importantes aqui, mas esse é especial. Fico feliz de fazer parte desta equipe e contribuir com essa vitória", testemunha.
Safra de recordes
No atual ano agrícola a unidade também registrou outros dois recordes. O de maior quantidade de soja recebida em um mês: 46.283,793 em março. E ainda a maior recepção de grãos em um único dia - 2.762,250 toneladas - registrado em 14 de março.
Trabalho não para
Odílio Bezerra explica que agora a equipe trabalha no escoamento da oleaginosa e para alcançar outro objetivo proposto para 2014: recepcionar 10 mil toneladas de milho e 5.500 de sorgo da Safrinha. A maioria dos produtores iniciou o plantio em fevereiro e a previsão é que a colheita ocorra até o final do próximo mês de julho.
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A Rede Brasileira de Pesquisadores em Cooperativismo (RBPC) e o Sistema OCB abrem amanhã o período de inscrição dos trabalhos que poderão ser apresentados no III Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo (EBPC), a ser realizado entre os dias 20 e 22 de outubro, na Universidade Federal do Tocantins, em Palmas. O tema da terceira edição é "Cooperativismo como Modelo de Negócios: as cooperativas conquistam desenvolvimento sustentável para todos".
O Sistema OCB visa a aproximar a área acadêmica da real necessidade das cooperativas, propondo debates fundamentados em pontos definidos pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI) como essenciais ao desenvolvimento do setor e à sua consolidação nos próximos 10 anos, na chamada "Década do Cooperativismo".
Além da apresentação dos trabalhos haverá palestras e mesas-redondas, que representam grande oportunidade de "networking" social e profissional em questões estratégicas à competitividade e à permanência das cooperativas no mercado global.
Será aceita a inscrição de trabalhos nas modalidades: artigo, artigo de iniciação científica e/ou trabalho de conclusão de curso e relato de práticas. Os interessados podem CLICAR AQUI para obter todas as informações sobre como se inscrever.
Fonte: www.brasilcooperativo.coop.br
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Um grupo de gestores da Unimed Araguaína/TO juntamente com a superintendente do Sistema OCB/TO Maria José Oliveira estiveram no estado do Espírito Santo visitando as cooperativas Unimed Vitoria e Unimed Sul Capixaba, a finalidade da visita foi proporcionar aos participantes, conhecimento sobre estruturas de governança e novos modelos de gestão.
No dia 14 de abril, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer sobre as modalidades de planos oferecidos pela Unimed Vitória, com destaque o Personal, visitaram o Hospital (CIAS), os mesmos foram recebidos pelo diretor de Recursos próprios o Dr. Mario Tironi Jr e superintendentes e gerentes de áreas.
Na manha da última terça-feira (15/04) o grupo conheceu o modelo de gestão da Unimed Sul Capixaba, bem como seus programas de atenção a saúde, recursos próprios e departamento comercial.
Na visão do Dr. Luis Carlos de Oliveira, presidente da Unimed Araguaína, foi uma excelente oportunidade, onde foi possível ter uma visão do todo, principalmente pela receptividade, disponibilidade e conhecimento de todos os profissionais que nos receberam. E acrescenta que considera estar no caminho certo e que as boas práticas apresentadas aqui com certeza servirá de subsídios para melhorar a gestão e processos da Unimed Araguaína/TO.

UNIMED VITóRIA

UNIMED SUL CAPIXABA

UNIMED SUL CAPIXABA
No dia 14 de abril, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer sobre as modalidades de planos oferecidos pela Unimed Vitória, com destaque o Personal, visitaram o Hospital (CIAS), os mesmos foram recebidos pelo diretor de Recursos próprios o Dr. Mario Tironi Jr e superintendentes e gerentes de áreas.
Na manha da última terça-feira (15/04) o grupo conheceu o modelo de gestão da Unimed Sul Capixaba, bem como seus programas de atenção a saúde, recursos próprios e departamento comercial.
Na visão do Dr. Luis Carlos de Oliveira, presidente da Unimed Araguaína, foi uma excelente oportunidade, onde foi possível ter uma visão do todo, principalmente pela receptividade, disponibilidade e conhecimento de todos os profissionais que nos receberam. E acrescenta que considera estar no caminho certo e que as boas práticas apresentadas aqui com certeza servirá de subsídios para melhorar a gestão e processos da Unimed Araguaína/TO.

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Brasília (14/04) - Cooperativas e empresas brasileiras ganharam novo fôlego para se adequar ao eSocial, um software por meio do qual os empresários e cooperados terão de informar seus dados contábeis, administrativos e financeiros a Receita Federal. O objetivo é, além de desburocratizar, simplificar a remessa das informações da folha de pagamento consolidando a garantia dos direitos dos trabalhadores.
"O benefício do eSocial para os trabalhadores e cooperados será, sem dúvida, a melhoria da qualidade das informações prestadas ao governo, pelas empresas. Uma vez que todas as informações estão disponíveis e acessíveis num único lugar não será mais necessário que o trabalhador recorra a diversos órgãos para acessar seus direitos", avalia o superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile.
DIVULGAçãO - O governo decidiu ampliar o prazo de ajuste da ferramenta com o objetivo de que todas as suas diretrizes fossem ampla e profundamente conhecidas pelos mais diversos níveis políticos e de gestão. Anteriormente a previsão era de que o eSocial entrasse em funcionamento em janeiro deste ano.
URGêNCIA - "Mesmo contando com uma nova dilatação no prazo para entrega, ainda não oficializado, as cooperativas devem começar a trabalhar no eSocial imediatamente, pois esta nova obrigação trará profunda mudança nos processos de geração de informações fiscais e sociais", alerta o superintendente.
Segundo ele, serão dezenas de eventos relativos a cada funcionário, que incluem registros de férias, folha de pagamento, alterações de função e salário, horário, pagamento de obrigações, entre outros.
O QUE MUDA - A Guia de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (GFIP), DIRF, RAIS, CAGED e outras obrigações acessórias, além da entrada do módulo da reclamatória trabalhista a partir da competência janeiro de 2015.
CALENDáRIO - Embora não tenham sido publicadas no Diário Oficial da União, as empresas devem se adequar e preparar para se fazer a transmissão dos dados de acordo com o programa abaixo:
As cooperativas e empresas de grande porte, com receita anual superior a R$ 78 milhões, a partir de outubro deste ano, deverão aderir à nova obrigação, promovendo o cadastramento inicial (tabelas e trabalhadores). Já a substituição completa de documentos como a GFIP e a GPS está prevista para janeiro de 2015.
Em se tratando de empresas e cooperativas de pequeno e médio porte (lucro presumido, Simples Nacional, entidades imunes ou isentas, MEI - Microempreendedor Individual, produtores rurais e outros equiparados a empresas, como os autônomos) o prazo é ainda maior: janeiro/2015.
No caso dos segurados especiais (trabalhadores rurais que produzem em regime de economia familiar, sem utilização de mão de obra assalariada permanente), a previsão é de que o eSocal seja implementado em setembro deste ano, após uma série de capacitações que será organizada pelos representantes da categoria.
DIGITAL - Para as empresas em geral, a escrituração do eSocial será feita por meio de arquivos digitais, que deverão ser transmitidos ao ambiente nacional utilizando a tecnologia de webservice.
INTEGRAçãO - As empresas deverão transmitir suas informações por meio de arquivos gerados em seus sistemas de informática (ERP), utilizando leiautes padronizados. Haverá integração direta entre o sistema informatizado do empregador e o ambiente nacional do eSocial para transmissão dos arquivos, sem necessidade de preenchimento de telas na Internet ou de programas geradores de escrituração ou declaração. Estas informações alimentarão as bases dos diversos sistemas governamentais que executam as políticas trabalhistas, previdenciárias e tributárias decorrentes dos vínculos de emprego.
AMBIENTE DE TESTE - De acordo com o gerente Financeiro do Sescoop, Carlos Roberto Baena, já foi feita a primeira homologação do ambiente de teste onde foram identificadas algumas inconsistências as quais foram corrigidas pelo Serpro. "A previsão é de que no próximo mês de maio esteja disponível em um ambiente de testes, onde as empresas com webservice específico poderão acessar", informa Baena.
Fonte: www.brasilcooperativo.coop.br
"O benefício do eSocial para os trabalhadores e cooperados será, sem dúvida, a melhoria da qualidade das informações prestadas ao governo, pelas empresas. Uma vez que todas as informações estão disponíveis e acessíveis num único lugar não será mais necessário que o trabalhador recorra a diversos órgãos para acessar seus direitos", avalia o superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile.
DIVULGAçãO - O governo decidiu ampliar o prazo de ajuste da ferramenta com o objetivo de que todas as suas diretrizes fossem ampla e profundamente conhecidas pelos mais diversos níveis políticos e de gestão. Anteriormente a previsão era de que o eSocial entrasse em funcionamento em janeiro deste ano.
URGêNCIA - "Mesmo contando com uma nova dilatação no prazo para entrega, ainda não oficializado, as cooperativas devem começar a trabalhar no eSocial imediatamente, pois esta nova obrigação trará profunda mudança nos processos de geração de informações fiscais e sociais", alerta o superintendente.
Segundo ele, serão dezenas de eventos relativos a cada funcionário, que incluem registros de férias, folha de pagamento, alterações de função e salário, horário, pagamento de obrigações, entre outros.
O QUE MUDA - A Guia de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (GFIP), DIRF, RAIS, CAGED e outras obrigações acessórias, além da entrada do módulo da reclamatória trabalhista a partir da competência janeiro de 2015.
CALENDáRIO - Embora não tenham sido publicadas no Diário Oficial da União, as empresas devem se adequar e preparar para se fazer a transmissão dos dados de acordo com o programa abaixo:
As cooperativas e empresas de grande porte, com receita anual superior a R$ 78 milhões, a partir de outubro deste ano, deverão aderir à nova obrigação, promovendo o cadastramento inicial (tabelas e trabalhadores). Já a substituição completa de documentos como a GFIP e a GPS está prevista para janeiro de 2015.
Em se tratando de empresas e cooperativas de pequeno e médio porte (lucro presumido, Simples Nacional, entidades imunes ou isentas, MEI - Microempreendedor Individual, produtores rurais e outros equiparados a empresas, como os autônomos) o prazo é ainda maior: janeiro/2015.
No caso dos segurados especiais (trabalhadores rurais que produzem em regime de economia familiar, sem utilização de mão de obra assalariada permanente), a previsão é de que o eSocal seja implementado em setembro deste ano, após uma série de capacitações que será organizada pelos representantes da categoria.
DIGITAL - Para as empresas em geral, a escrituração do eSocial será feita por meio de arquivos digitais, que deverão ser transmitidos ao ambiente nacional utilizando a tecnologia de webservice.
INTEGRAçãO - As empresas deverão transmitir suas informações por meio de arquivos gerados em seus sistemas de informática (ERP), utilizando leiautes padronizados. Haverá integração direta entre o sistema informatizado do empregador e o ambiente nacional do eSocial para transmissão dos arquivos, sem necessidade de preenchimento de telas na Internet ou de programas geradores de escrituração ou declaração. Estas informações alimentarão as bases dos diversos sistemas governamentais que executam as políticas trabalhistas, previdenciárias e tributárias decorrentes dos vínculos de emprego.
AMBIENTE DE TESTE - De acordo com o gerente Financeiro do Sescoop, Carlos Roberto Baena, já foi feita a primeira homologação do ambiente de teste onde foram identificadas algumas inconsistências as quais foram corrigidas pelo Serpro. "A previsão é de que no próximo mês de maio esteja disponível em um ambiente de testes, onde as empresas com webservice específico poderão acessar", informa Baena.
Fonte: www.brasilcooperativo.coop.br
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Brasília (14/04) - A conquista mais recente das cooperativas do ramo Crédito - o Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop) - começou a sua operacionalização como agente de proteção às operações realizadas junto aos sistemas financeiros cooperativistas.
O FGCoop é uma associação civil sem fins lucrativos, com personalidade jurídica própria, de direito privado, de abrangência nacional, tendo como associadas todas as cooperativas singulares de crédito e os dois bancos cooperativos a saber: Bancoob e Bansicredi. Além disso, também constituem o FGCoop, as instituições que compõem o Sistema Nacional de Crédito Cooperativo. O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, afirma que a criação do FGCoop (resolução n° 4284/13), pelo Conselho Monetário Nacional, representa um marco normativo importantíssimo para que o cooperativismo de crédito firme-se como um dos grandes players da indústria financeira.
"A partir de agora, temos um fundo único para o cooperativismo de crédito, que funcionará como um seguro para os cooperados de todo o Brasil. Com o FGCoop, cada brasileiro associado a uma cooperativa de crédito saberá que seus investimentos estarão protegidos, até o limite de R$ 250 mil, garantia similar à que é oferecida pelas instituições bancarias", comemora Márcio Freitas.
OBJETIVOS - O FGCoop tem por objeto prestar garantia de créditos contra as instituições associadas nas situações de decretação da intervenção ou da liquidação extrajudicial e também, no futuro, poderá contratar operações de assistência e de suporte financeiro, incluindo operações de liquidez com as instituições associadas, diretamente ou por intermédio de central ou confederação.
CONTRIBUIçãO - A contribuição mensal ordinária das instituições associadas está prevista pela Circular n° 3.700, de 6 de março deste ano, do Banco Central do Brasil. Ela prevê que o percentual de repasse é de 0,0125%, até o dia 25 de cada mês, sobre os saldos das contas objeto de garantia (basicamente depósitos a vista e a prazo e depósitos de poupança, no caso dos bancos cooperativos). O recolhimento mínimo mensal não deverá ser inferior a R$ 100,00.
FUNCIONAMENTO - O FGCoop terá contas no Bancoob e Bansicredi, que receberão as contribuições. As centrais ou confederações deverão fazer o recolhimento em nome de suas filiadas. Já as cooperativas independentes farão o recolhimento em uma das duas contas, que serão informadas pelo FGCoop. Vale ressaltar que as cooperativas que não captam depósitos, as chamadas "capital-empréstimo", contribuirão com o valor mínimo.
LOCALIZAçãO - A estrutura funcional e administrativa do FGCooP está localizada na Quadra 6, do Setor de Autarquias Sul, em Brasília. Para o esclarecimento de dúvidas ou prestação de informações complementares, o interessado pode enviar email paraEste endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou ligar para o número (61) 2196-2819.
Fonte: www.brasilcooperativo.coop.br
O FGCoop é uma associação civil sem fins lucrativos, com personalidade jurídica própria, de direito privado, de abrangência nacional, tendo como associadas todas as cooperativas singulares de crédito e os dois bancos cooperativos a saber: Bancoob e Bansicredi. Além disso, também constituem o FGCoop, as instituições que compõem o Sistema Nacional de Crédito Cooperativo. O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, afirma que a criação do FGCoop (resolução n° 4284/13), pelo Conselho Monetário Nacional, representa um marco normativo importantíssimo para que o cooperativismo de crédito firme-se como um dos grandes players da indústria financeira.
"A partir de agora, temos um fundo único para o cooperativismo de crédito, que funcionará como um seguro para os cooperados de todo o Brasil. Com o FGCoop, cada brasileiro associado a uma cooperativa de crédito saberá que seus investimentos estarão protegidos, até o limite de R$ 250 mil, garantia similar à que é oferecida pelas instituições bancarias", comemora Márcio Freitas.
OBJETIVOS - O FGCoop tem por objeto prestar garantia de créditos contra as instituições associadas nas situações de decretação da intervenção ou da liquidação extrajudicial e também, no futuro, poderá contratar operações de assistência e de suporte financeiro, incluindo operações de liquidez com as instituições associadas, diretamente ou por intermédio de central ou confederação.
CONTRIBUIçãO - A contribuição mensal ordinária das instituições associadas está prevista pela Circular n° 3.700, de 6 de março deste ano, do Banco Central do Brasil. Ela prevê que o percentual de repasse é de 0,0125%, até o dia 25 de cada mês, sobre os saldos das contas objeto de garantia (basicamente depósitos a vista e a prazo e depósitos de poupança, no caso dos bancos cooperativos). O recolhimento mínimo mensal não deverá ser inferior a R$ 100,00.
FUNCIONAMENTO - O FGCoop terá contas no Bancoob e Bansicredi, que receberão as contribuições. As centrais ou confederações deverão fazer o recolhimento em nome de suas filiadas. Já as cooperativas independentes farão o recolhimento em uma das duas contas, que serão informadas pelo FGCoop. Vale ressaltar que as cooperativas que não captam depósitos, as chamadas "capital-empréstimo", contribuirão com o valor mínimo.
LOCALIZAçãO - A estrutura funcional e administrativa do FGCooP está localizada na Quadra 6, do Setor de Autarquias Sul, em Brasília. Para o esclarecimento de dúvidas ou prestação de informações complementares, o interessado pode enviar email para
Fonte: www.brasilcooperativo.coop.br
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Parceira do grupo Amigos do Meio Ambiente (AMA), a Coapa pretende ampliar o apoio ofertado ao projeto que desenvolve ações de reciclagem e educação com crianças e adolescentes de Pedro Afonso e mais quatro municípios, desde 2014,
Na manhã desta quinta-feira, 10 de abril, na sede da cooperativa, o fundador do AMA, professor Fabricio Rocha, foi recebido pelo superintendente José Rander Lopes e a agente de desenvolvimento humano Maria Silvana Ramos.
Na ocasião, ficou acertado que a Coapa auxiliará na instalação e vai dar suporte técnico para implantação de um viveiro de mudas, ainda neste ano, na Praça Ecológica, implantada pelo AMA em Pedro Afonso. A intenção é produzir mudas para recuperar áreas degradadas e ajudar na arborização dos municípios da região.
"Um dos princípios do cooperativismo é o Interesse pela Comunidade e esse apoio ao grupo Amigos do Meio Ambiente é uma ação concreta. Esperamos contribuir para formar jovens com uma nova mentalidade ", avalia José Rander.
Satisfeito com a parceria, o ambientalista Fabricio Rocha afirma que a implantação do viveiro de mudas será uma atitude pioneira. "Será um local para realizarmos nossas atividades de educação ambiental. A Coapa é uma grande parceira, ficamos felizes com esse apoio que é fundamental", diz Rocha.
Além do apoio para implantação do viveiro, a agente de desenvolvimento humano Maria Silvana Ramos, com longa experiência na criação de associações de produtores e comunitárias, se comprometeu a ajudar na formalização do grupo Amigos do Meio Ambiente. De posse de uma identidade jurídica, o projeto poderá realizar convênios com entidades públicas e privadas e receber recursos financeiros para custear seus gastos.
Parceria duradoura
A parceria da Coapa com o grupo Amigos do Meio Ambiente (AMA) teve início em setembro de 2014 no Dia C, quando a cooperativa 64 cedeu mudas de árvores de espécies nativas e seus colaboradores juntamente com as crianças do projeto as plantaram em áreas dos municípios de Tupirama, Bom Jesus do Tocantins e Pedro Afonso.
Na manhã desta quinta-feira, 10 de abril, na sede da cooperativa, o fundador do AMA, professor Fabricio Rocha, foi recebido pelo superintendente José Rander Lopes e a agente de desenvolvimento humano Maria Silvana Ramos.
Na ocasião, ficou acertado que a Coapa auxiliará na instalação e vai dar suporte técnico para implantação de um viveiro de mudas, ainda neste ano, na Praça Ecológica, implantada pelo AMA em Pedro Afonso. A intenção é produzir mudas para recuperar áreas degradadas e ajudar na arborização dos municípios da região.
"Um dos princípios do cooperativismo é o Interesse pela Comunidade e esse apoio ao grupo Amigos do Meio Ambiente é uma ação concreta. Esperamos contribuir para formar jovens com uma nova mentalidade ", avalia José Rander.
Satisfeito com a parceria, o ambientalista Fabricio Rocha afirma que a implantação do viveiro de mudas será uma atitude pioneira. "Será um local para realizarmos nossas atividades de educação ambiental. A Coapa é uma grande parceira, ficamos felizes com esse apoio que é fundamental", diz Rocha.
Além do apoio para implantação do viveiro, a agente de desenvolvimento humano Maria Silvana Ramos, com longa experiência na criação de associações de produtores e comunitárias, se comprometeu a ajudar na formalização do grupo Amigos do Meio Ambiente. De posse de uma identidade jurídica, o projeto poderá realizar convênios com entidades públicas e privadas e receber recursos financeiros para custear seus gastos.
Parceria duradoura
A parceria da Coapa com o grupo Amigos do Meio Ambiente (AMA) teve início em setembro de 2014 no Dia C, quando a cooperativa 64 cedeu mudas de árvores de espécies nativas e seus colaboradores juntamente com as crianças do projeto as plantaram em áreas dos municípios de Tupirama, Bom Jesus do Tocantins e Pedro Afonso.
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Aconteceu na manhã desta segunda-feira, dia 07, a primeira reunião ordinária do Conselho Estadual de Cooperativas do Tocantins (Cecoop/TO) em 2014. O encontro ocorreu na sede do Sistema OCB/SESCOOP-TO, em Palmas, e contou com a presença de membros do conselho, e da gerente de Relações Institucionais da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), Fabíola da Silva Nade Motta.
O secretário executivo da Agricultura e Pecuária, Ruiter Padua, presidente do Cecoop/TO, esteve presente à reunião e reforçou a importância de fomentar a cultura do cooperativismo no Tocantins. "Por ser um estado jovem, o Tocantins não tem muitas experiências com o cooperativismo, o que faz com que, por vezes, seja difícil conseguir a adesão da comunidade, mas temos que fortalecer este setor", frisou.
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A gerente de Relações Institucionais da OCB, Fabíola da Silva Nade Motta, orientou os membros para que cada órgão componente do Cecoop levante suas demandas e coloque as ações em prática em prol do bem comum. "O objetivo do conselho é justamente canalizar os esforços em benefício do cooperativismo no Estado. é preciso que o governo entenda que este não é um órgão à parte, mas deve trabalhar em parceria com a gestão, propondo ações em prol do associativismo", disse.
Já ficaram agendadas as próximas reuniões do Cecoop, previstas para os dias 11 de junho, 13 de agosto, 15 de outubro e 03 de dezembro, sempre às 10 horas, no auditório da Seagro.
Agrotins
Durante o encontro, a secretária executiva do Cecoob/TO, Angelina Stefanello, aproveitou a oportunidade para convidar os membros do conselho e as instituições por eles representadas para participar da 14ª Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins - Agrotins 2014. O evento, considerado o maior da região Amazônica ocorrerá entre os dias 6 e 10 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas. Com o slogan "Agrotins: a Força do Conhecimento", o foco central da Feira será a agricultura familiar com várias atividades voltadas para o setor.
Fonte: http://seagro.to.gov.br (com adaptações)
O secretário executivo da Agricultura e Pecuária, Ruiter Padua, presidente do Cecoop/TO, esteve presente à reunião e reforçou a importância de fomentar a cultura do cooperativismo no Tocantins. "Por ser um estado jovem, o Tocantins não tem muitas experiências com o cooperativismo, o que faz com que, por vezes, seja difícil conseguir a adesão da comunidade, mas temos que fortalecer este setor", frisou.
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A gerente de Relações Institucionais da OCB, Fabíola da Silva Nade Motta, orientou os membros para que cada órgão componente do Cecoop levante suas demandas e coloque as ações em prática em prol do bem comum. "O objetivo do conselho é justamente canalizar os esforços em benefício do cooperativismo no Estado. é preciso que o governo entenda que este não é um órgão à parte, mas deve trabalhar em parceria com a gestão, propondo ações em prol do associativismo", disse.
Já ficaram agendadas as próximas reuniões do Cecoop, previstas para os dias 11 de junho, 13 de agosto, 15 de outubro e 03 de dezembro, sempre às 10 horas, no auditório da Seagro.
Agrotins
Durante o encontro, a secretária executiva do Cecoob/TO, Angelina Stefanello, aproveitou a oportunidade para convidar os membros do conselho e as instituições por eles representadas para participar da 14ª Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins - Agrotins 2014. O evento, considerado o maior da região Amazônica ocorrerá entre os dias 6 e 10 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas. Com o slogan "Agrotins: a Força do Conhecimento", o foco central da Feira será a agricultura familiar com várias atividades voltadas para o setor.
Fonte: http://seagro.to.gov.br (com adaptações)
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A Coapa - Cooperativa Agroindustrial do Tocantins conquistou mais um recorde importante na Safra de Soja 2013/2014. Em março, o armazém em Pedro Afonso recepcionou 46.283,793 toneladas de soja, uma média diária de 1.493 toneladas.
O montante foi transportado por 1.626 caminhões de diferentes portes. Diariamente foram descarregados 52 caminhões.
O recorde anterior era de 44 mil toneladas, registrado em março de 2010.
O gerente do armazém, Odílio Bezerra, explica que o volume recebido no mês de março superou em mais de 30% a expectativa da diretoria da cooperativa, que era recepcionar 35 mil toneladas.
Odílio destaca ainda, que o recorde é fruto da filosofia de trabalho adotada e dos investimentos na manutenção do armazém e na capacitação dos profissionais da unidade de grãos. "Esse resultado mostra o empenho de cada funcionário do armazém, além de ter sido possível graças ao respaldo dado pela diretoria e sócios da cooperativa", conclui o gerente.
Para o presidente da Coapa Ricardo Khouri, a nova conquista mostra o bom momento da cooperativa e serve como incentivo para o caminho que ela trilha após a adoção de uma série de mudanças em seus processos operacionais.
Novo recorde
Este foi o segundo recorde conquistado na Safra de Soja 203/2014. No último dia 14 de março, o armazém da Coapa recepcionou 2.762,250 toneladas de soja, a maior quantidade já recebida em sua história. No total foram descarregados 92 caminhões.
Até o final de março, já havia dado entrado na unidade um total de 60.561,983 toneladas da oleaginosa. A meta para a Safra 2013/2014 é que 70 mil toneladas de soja, 10 mil de milho e 5.500 de sorgo sejam beneficiadas no armazém, considerado um dos maiores do Tocantins.
Recepção de grãos
A recepção dos grãos da Safra 2013/2014 iniciou no final do último mês de janeiro e deve seguir até abril. Quarenta pessoas fazem o armazém funcionar.
Os grãos são provenientes de fazendas de 15 municípios da região de Pedro Afonso e em sua maioria são destinados à exportação para a China e países da Europa.
O montante foi transportado por 1.626 caminhões de diferentes portes. Diariamente foram descarregados 52 caminhões.
O recorde anterior era de 44 mil toneladas, registrado em março de 2010.
O gerente do armazém, Odílio Bezerra, explica que o volume recebido no mês de março superou em mais de 30% a expectativa da diretoria da cooperativa, que era recepcionar 35 mil toneladas.
Odílio destaca ainda, que o recorde é fruto da filosofia de trabalho adotada e dos investimentos na manutenção do armazém e na capacitação dos profissionais da unidade de grãos. "Esse resultado mostra o empenho de cada funcionário do armazém, além de ter sido possível graças ao respaldo dado pela diretoria e sócios da cooperativa", conclui o gerente.
Para o presidente da Coapa Ricardo Khouri, a nova conquista mostra o bom momento da cooperativa e serve como incentivo para o caminho que ela trilha após a adoção de uma série de mudanças em seus processos operacionais.
Novo recorde
Este foi o segundo recorde conquistado na Safra de Soja 203/2014. No último dia 14 de março, o armazém da Coapa recepcionou 2.762,250 toneladas de soja, a maior quantidade já recebida em sua história. No total foram descarregados 92 caminhões.
Até o final de março, já havia dado entrado na unidade um total de 60.561,983 toneladas da oleaginosa. A meta para a Safra 2013/2014 é que 70 mil toneladas de soja, 10 mil de milho e 5.500 de sorgo sejam beneficiadas no armazém, considerado um dos maiores do Tocantins.
Recepção de grãos
A recepção dos grãos da Safra 2013/2014 iniciou no final do último mês de janeiro e deve seguir até abril. Quarenta pessoas fazem o armazém funcionar.
Os grãos são provenientes de fazendas de 15 municípios da região de Pedro Afonso e em sua maioria são destinados à exportação para a China e países da Europa.
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Brasília (31/03) - O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, participa logo mais à noite, da cerimônia de posse dos novos membros dos conselhos de Administração e Fiscal do Sicoob Confederação. O evento ocorre a partir das 19h30 no Centro Corporativo Sicoob (CCS), em Brasília. Os conselheiros foram eleitos durante Assembleia Geral Ordinária, composta pelos representantes das 15 Centrais integrantes do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob).
A solenidade terá a presença de representantes do setor financeiro cooperativo e autoridades, entre eles o presidente do Banco Central do Brasil, Alexandre Tombini, o diretor de Relacionamento Institucional e Cidadania do Banco Central do Brasil, Luiz Edson Feltrim, o diretor executivo do Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop), Lúcio Cesar de Faria, o Deputado Federal, Arnaldo Jardim (PPS/SP), entre outros.
Conselho de Administração (2014 a 2017)
Henrique Castilhano Vilares (Presidente - Sicoob SP)
Francisco Greselle (conselheiro vogal - Sicoob Central SC)
Jadir Giroto (conselheiro vogal - Sicoob Central MT/MS)
José Alves de Sena (conselheiro vogal - Sicoob Planalto Central)
Manoel Messias da Silva (conselheiro vogal - Sicoob Central Cecresp)
Membros do Conselho Fiscal (2014 a 2015)
José Evaldo Campos (Sicoob Central Nordeste)
Carlos Edilson Santana dos Santos (Sicoob Central Amazônia)
Marino Delgado (Sicoob Central Paraná)
Fonte: http://www.ocb.org.br
A solenidade terá a presença de representantes do setor financeiro cooperativo e autoridades, entre eles o presidente do Banco Central do Brasil, Alexandre Tombini, o diretor de Relacionamento Institucional e Cidadania do Banco Central do Brasil, Luiz Edson Feltrim, o diretor executivo do Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop), Lúcio Cesar de Faria, o Deputado Federal, Arnaldo Jardim (PPS/SP), entre outros.
Conselho de Administração (2014 a 2017)
Henrique Castilhano Vilares (Presidente - Sicoob SP)
Francisco Greselle (conselheiro vogal - Sicoob Central SC)
Jadir Giroto (conselheiro vogal - Sicoob Central MT/MS)
José Alves de Sena (conselheiro vogal - Sicoob Planalto Central)
Manoel Messias da Silva (conselheiro vogal - Sicoob Central Cecresp)
Membros do Conselho Fiscal (2014 a 2015)
José Evaldo Campos (Sicoob Central Nordeste)
Carlos Edilson Santana dos Santos (Sicoob Central Amazônia)
Marino Delgado (Sicoob Central Paraná)
Fonte: http://www.ocb.org.br
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Após ser lançado em 2013 como projeto-piloto em oito estados entre eles o Tocantins, onde a campanha conseguiu envolver 808 voluntários e beneficiar 3.500 pessoas, em 2014, o Dia C ganha nacionalização e chega a 21 estados. O projeto foi lançado nesta quarta (26), em Brasília.
Para o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, não teria outra forma de iniciar sua fala, senão com um agradecimento ao cooperativismo mineiro. "Ele não só gerou a ideia de realizar um dia de cooperar, como fez exemplarmente a gestão dessa iniciativa. Já tivemos a oportunidade de trabalhar essa ação em oitos estados, em 2013, realizando um projeto-piloto do Dia C, com um alcance maravilho. E tenho certeza que, neste ano, vamos repetir esse sucesso, ampliando a 21 estados".
TRANSFORMAçãO SOCIAL - "Temos que fazer do Dia C a nossa vitrine, mostrar a nossa cara, os diferenciais do nosso movimento cooperativista, que vão realmente além da eficiência econômica, mas que trazem na sua raiz uma capacidade ímpar de promover transformações sociais. Está no nosso DNA. As cooperativas são sociedade de gente, que geram confiança, bem-estar, qualidade de vida, felicidade para as pessoas. Esta é a nossa proposta: levar esse espírito à sociedade brasileira a partir da prática do voluntariado".
O Dia C 2014 será realizado em 6 de setembro. Nesse dia, as cooperativas participantes, individualmente ou em grupo, desenvolverão em suas localidades um elenco de realizações sociais, na forma de projetos, atividades e iniciativas locais que, priorizando o trabalho voluntário, demonstrarão a capacidade e o empenho do setor cooperativista para atuar socialmente.
Notícias e atualizações sobre o que as cooperativas estão preparando, em todo o Brasil, para participar desta grande campanha de voluntariado, podem ser acompanhadas pelo Blog criado especificamente para o evento. Acesse diac.brasilcooperativo.coop.br e fique por dentro.
(Com informações OCB Nacional)
Para o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, não teria outra forma de iniciar sua fala, senão com um agradecimento ao cooperativismo mineiro. "Ele não só gerou a ideia de realizar um dia de cooperar, como fez exemplarmente a gestão dessa iniciativa. Já tivemos a oportunidade de trabalhar essa ação em oitos estados, em 2013, realizando um projeto-piloto do Dia C, com um alcance maravilho. E tenho certeza que, neste ano, vamos repetir esse sucesso, ampliando a 21 estados".
TRANSFORMAçãO SOCIAL - "Temos que fazer do Dia C a nossa vitrine, mostrar a nossa cara, os diferenciais do nosso movimento cooperativista, que vão realmente além da eficiência econômica, mas que trazem na sua raiz uma capacidade ímpar de promover transformações sociais. Está no nosso DNA. As cooperativas são sociedade de gente, que geram confiança, bem-estar, qualidade de vida, felicidade para as pessoas. Esta é a nossa proposta: levar esse espírito à sociedade brasileira a partir da prática do voluntariado".
O Dia C 2014 será realizado em 6 de setembro. Nesse dia, as cooperativas participantes, individualmente ou em grupo, desenvolverão em suas localidades um elenco de realizações sociais, na forma de projetos, atividades e iniciativas locais que, priorizando o trabalho voluntário, demonstrarão a capacidade e o empenho do setor cooperativista para atuar socialmente.
Notícias e atualizações sobre o que as cooperativas estão preparando, em todo o Brasil, para participar desta grande campanha de voluntariado, podem ser acompanhadas pelo Blog criado especificamente para o evento. Acesse diac.brasilcooperativo.coop.br e fique por dentro.
(Com informações OCB Nacional)