Notícias
Notícias
0 minutes read
Com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre a realidade das cooperativas no Tocantins, estudantes do Curso Tecnólogo em Cooperativismo da Universidade Federal do Tocantins, Campus Araguaína, visitaram nos dias 26 e 27 de fevereiro o Sistema OCB/SESCOOP-TO. Eles também conheceram o trabalho realizado em algumas cooperativas no Estado, como a Sicredi União Cerrado, COOPSGET, Unimed Palmas, Coopernorte e Sicoob Credipar
Os 23 alunos foram recebido pela superintendente do Sistema OCB, Maria José Andrade Leão de Oliveira, que disse ser uma honra receber estudantes estamos sempre solícitos a receber pessoas é um prazer trazer os estudantes para conhecer o Sistema OCB/TO e a realidade de nossas cooperativas.
Os 23 alunos foram recebido pela superintendente do Sistema OCB, Maria José Andrade Leão de Oliveira, que disse ser uma honra receber estudantes estamos sempre solícitos a receber pessoas é um prazer trazer os estudantes para conhecer o Sistema OCB/TO e a realidade de nossas cooperativas.
Notícias
0 minutes read
Presidente da OCB Márcio Lopes esclarece as noticias distorcidas publicadas por entidades da economia solidária, abaixo segue na integra da carta enviada a todas unidades do Sistema OCB
Prezados Presidentes e Superintendentes,
Diante de notícias distorcidas publicadas por entidades da economia solidária - Unicafes e Unisol - em seus endereços eletrônicos no dia 21/02/2014, nós - do Sistema OCB - elaboramos este comunicado no sentido de esclarecer e reforçar alguns pontos sobre entendimento do registro das sociedades cooperativas à Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).
Ao fazerem menção ao Parecer 13/2014 da Assessoria Jurídica da Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SMPE) sobre o tema, Unicafes e Unisol afirmam ser ilegal a obrigatoriedade do registro à OCB.
Ao contrário do que foi divulgado por tais entidades, o referido parecer não retira tal obrigação por parte das organizações cooperativas. Na verdade, classifica o registro de cooperativas à OCB como exigência abrigada pela Constituição Federal. Nesse sentido, reafirma, no seu entender, a constitucionalidade e legalidade do ato. Abaixo, segue trecho extraído do documento:
"Em que pese o louvor dos defensores da liberdade associativa das cooperativas - entendendo que a regra do art. 107 da Lei n° 5.764/71 não teria sido recepcionada pela nova Ordem Constitucional -, há clara autorização, por parte do Constituinte, para que a lei ordinária relativize - desde que obedecendo aos princípios insculpidos na Constituição - a liberdade de criação de cooperativas. Dentre as limitações à criação de tais entes está o registro em entidade representativa".
Sendo assim, não há, ao longo das razões citadas no parecer, qualquer afirmação no sentido de que o registro de cooperativas à OCB seja ato "ilegal" ou "arbitrário". Pelo contrário: o posicionamento vislumbra legalidade do registro, embora entenda que não cabe às Juntas Comerciais fiscalizar a ocorrência de tal ato no momento de sua constituição.
Para conhecimento, encaminhamos em anexo a íntegra do Parecer 13/2014 da SMPE.
Atenciosamente,
Márcio Lopes de Freitas
Presidente do Sistema OCB
Prezados Presidentes e Superintendentes,
Diante de notícias distorcidas publicadas por entidades da economia solidária - Unicafes e Unisol - em seus endereços eletrônicos no dia 21/02/2014, nós - do Sistema OCB - elaboramos este comunicado no sentido de esclarecer e reforçar alguns pontos sobre entendimento do registro das sociedades cooperativas à Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).
Ao fazerem menção ao Parecer 13/2014 da Assessoria Jurídica da Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SMPE) sobre o tema, Unicafes e Unisol afirmam ser ilegal a obrigatoriedade do registro à OCB.
Ao contrário do que foi divulgado por tais entidades, o referido parecer não retira tal obrigação por parte das organizações cooperativas. Na verdade, classifica o registro de cooperativas à OCB como exigência abrigada pela Constituição Federal. Nesse sentido, reafirma, no seu entender, a constitucionalidade e legalidade do ato. Abaixo, segue trecho extraído do documento:
"Em que pese o louvor dos defensores da liberdade associativa das cooperativas - entendendo que a regra do art. 107 da Lei n° 5.764/71 não teria sido recepcionada pela nova Ordem Constitucional -, há clara autorização, por parte do Constituinte, para que a lei ordinária relativize - desde que obedecendo aos princípios insculpidos na Constituição - a liberdade de criação de cooperativas. Dentre as limitações à criação de tais entes está o registro em entidade representativa".
Sendo assim, não há, ao longo das razões citadas no parecer, qualquer afirmação no sentido de que o registro de cooperativas à OCB seja ato "ilegal" ou "arbitrário". Pelo contrário: o posicionamento vislumbra legalidade do registro, embora entenda que não cabe às Juntas Comerciais fiscalizar a ocorrência de tal ato no momento de sua constituição.
Para conhecimento, encaminhamos em anexo a íntegra do Parecer 13/2014 da SMPE.

Atenciosamente,
Márcio Lopes de Freitas
Presidente do Sistema OCB
Notícias
0 minutes read
A Coapa - Cooperativa Agroindustrial do Tocantins integra o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) de Pedro Afonso, e tem como representantes a gerente administrativo Maria Silvana Ramos (titular) e o colaborador da Unidade Agroveterinária, Antonio Amâncio.
A primeira reunião do CMDRS de 2014 aconteceu na tarde da segunda-feira, 24 de fevereiro, na Câmara Municipal de Pedro Afonso, e contou a presença de 15 pessoas, entre representantes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Secretaria Municipal da Saúde, Naturatins, Sindicato Rural de Pedro Afonso, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Associação Boa Esperança, Associação Pau Ferrado e do Poder Legislativo Municipal.
O objetivo foi fortalecer o grupo e promover a funcionalidade efetiva do Conselho, que em março deste ano vai estruturar uma nova composição. Atualmente o colegiado é coordenado pela secretária municipal do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Econômico, Rosângela Oliveira.
Na ocasião, os membros do Conselho receberam orientações da consultora Antônia Lima, do Território de Cidadania, entidade que busca o desenvolvimento regional.
Para a gerente da Coapa, existe uma grande vontade dos envolvidos em tornar o Conselho atuante para promover benefícios para a comunidade, em especial, as pessoas dedicadas a agricultura familiar. "Acho que agora os integrantes estão comprometidos", disse a gerente.
A gerente da Coapa sugeriu que para o próximo encontro, cada membro do grupo, leve o suplente para que o Conselho fique completo.
A próxima reunião do CMDRS está marcada para o dia 11 de março, às 14 horas, na Câmara Municipal de Pedro Afonso.
A primeira reunião do CMDRS de 2014 aconteceu na tarde da segunda-feira, 24 de fevereiro, na Câmara Municipal de Pedro Afonso, e contou a presença de 15 pessoas, entre representantes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Secretaria Municipal da Saúde, Naturatins, Sindicato Rural de Pedro Afonso, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Associação Boa Esperança, Associação Pau Ferrado e do Poder Legislativo Municipal.
O objetivo foi fortalecer o grupo e promover a funcionalidade efetiva do Conselho, que em março deste ano vai estruturar uma nova composição. Atualmente o colegiado é coordenado pela secretária municipal do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Econômico, Rosângela Oliveira.
Na ocasião, os membros do Conselho receberam orientações da consultora Antônia Lima, do Território de Cidadania, entidade que busca o desenvolvimento regional.
Para a gerente da Coapa, existe uma grande vontade dos envolvidos em tornar o Conselho atuante para promover benefícios para a comunidade, em especial, as pessoas dedicadas a agricultura familiar. "Acho que agora os integrantes estão comprometidos", disse a gerente.
A gerente da Coapa sugeriu que para o próximo encontro, cada membro do grupo, leve o suplente para que o Conselho fique completo.
A próxima reunião do CMDRS está marcada para o dia 11 de março, às 14 horas, na Câmara Municipal de Pedro Afonso.
Notícias
0 minutes read
Após passar por uma manutenção completa e receber melhorias em todas as suas instalações, o armazém da Coapa, em Pedro Afonso, segue recebendo os grãos da Safra 2013/20104.
Até segunda-feira, 24 de fevereiro, a unidade havia recebido 8.192 toneladas de soja. Essa quantidade representa pouco mais de 10% da meta estabelecida para a safra atual, que é de 80 mil toneladas.
Depois de uma trégua nas fortes chuvas que caíram na região nos últimos dias o movimento na unidade armazenadora começou a aumentar e deve se intensificar a partir de 1° de março, quando o atendimento passa a ser realizado nos três turnos, diariamente. Quarenta pessoas fazem o armazém funcionar.
Conforme o gerente operacional da Coapa, Odílio Bezerra, a unidade tem capacidade de recepcionar 2 mil toneladas da oleaginosa por dia, quantidade suficiente para carregar 90 caminhões com 20 toneladas cada um.
A recepção iniciou no final do último mês de janeiro e deve seguir até o próximo mês de abril. Os grãos são provenientes de fazendas de 15 municípios da região de Pedro Afonso e em sua maioria são destinados à exportação para a China e países da Europa.
Até segunda-feira, 24 de fevereiro, a unidade havia recebido 8.192 toneladas de soja. Essa quantidade representa pouco mais de 10% da meta estabelecida para a safra atual, que é de 80 mil toneladas.
Depois de uma trégua nas fortes chuvas que caíram na região nos últimos dias o movimento na unidade armazenadora começou a aumentar e deve se intensificar a partir de 1° de março, quando o atendimento passa a ser realizado nos três turnos, diariamente. Quarenta pessoas fazem o armazém funcionar.
Conforme o gerente operacional da Coapa, Odílio Bezerra, a unidade tem capacidade de recepcionar 2 mil toneladas da oleaginosa por dia, quantidade suficiente para carregar 90 caminhões com 20 toneladas cada um.
A recepção iniciou no final do último mês de janeiro e deve seguir até o próximo mês de abril. Os grãos são provenientes de fazendas de 15 municípios da região de Pedro Afonso e em sua maioria são destinados à exportação para a China e países da Europa.
Notícias
0 minutes read
Está disponível para download o PROGRAMA DIF ELETRôNICO VERSãO 2014, para apresentação das informações do Ano-Base 2008 em diante, finalidades de Informação Anual, Suspensão e Baixa Voluntária, atualizado em 01.01.2014.
Maiores informações no anexo a seguir.
.jpg)
Informativo DIF 2014
Maiores informações no anexo a seguir.
.jpg)
Informativo DIF 2014
Notícias
0 minutes read
Estão obrigados a apresentar a Dirf 2014: as pessoas jurídicas e físicas que no ano-calendário de 2013 pagaram ou creditaram rendimentos sobre os quais tenha incidido retenção do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (IRRF), entidades imunes ou isentas, as pessoas jurídicas de direito público e os fundos públicos de que trata o art. 71 da Lei n° 4.320/1964.
Segue anexo com maiores informações.
.jpg)
Informativo DIRF 2014
Segue anexo com maiores informações.
.jpg)
Informativo DIRF 2014
Notícias
0 minutes read
Na noite da última sexta-feira (21), a Unimed Palmas inaugurou seu hospital próprio. O coquetel de lançamento do hospital contou com a presença de médicos e representantes das clínicas cooperadas, colaboradores e toda a atual diretoria.
Em discurso, o superintendente da Unimed Palmas, Eugênio Pacceli, relatou um pouco do processo de trabalho da atual gestão para que a Unimed Palmas melhorasse o atendimento e implantasse serviços próprios, como o SEME e o Hospital. "Inicia-se uma nova fase para a Unimed Palmas, a pedra bruta foi arrancada do chão, com muito esforço, e agora, vem a fase da lapidação e do polimento, momento em que mostraremos, sem dúvida alguma, à sociedade tocantinense o diamante em que se tornou a nossa Unimed Palmas", afirmou o superintendente.
Para o Presidente da Unimed Palmas, Antônio Fagundes, a noite foi de agradecimento a todos que passaram pela construção do projeto. "O Hospital se concretiza no momento em que a cooperativa precisa de atendimento hospitalar, e nós não tivemos medo em nenhum momento. Tivemos que realizar grandes planos, projetos e captação de dinheiro, mas sempre movidos pela esperança e por uma administração transparente e comprometida", discursou o presidente.
O Hospital Unimed Palmas, localizado na Quadra 401 Sul, conta com estrutura completa de partos, cirurgias, internação e demais procedimentos de Pronto-Socorro. Durante o lançamento, o Hospital recebeu uma placa de homenagem com o nome dos 300 médicos cooperados que realizam atendimento pela Unimed Palmas. "Quem conta com esses nomes, possui um grande time", afirmou o Presidente da Unimed Palmas, Antônio Fagundes.
Fonte: http://t1noticias.com.br
Em discurso, o superintendente da Unimed Palmas, Eugênio Pacceli, relatou um pouco do processo de trabalho da atual gestão para que a Unimed Palmas melhorasse o atendimento e implantasse serviços próprios, como o SEME e o Hospital. "Inicia-se uma nova fase para a Unimed Palmas, a pedra bruta foi arrancada do chão, com muito esforço, e agora, vem a fase da lapidação e do polimento, momento em que mostraremos, sem dúvida alguma, à sociedade tocantinense o diamante em que se tornou a nossa Unimed Palmas", afirmou o superintendente.
Para o Presidente da Unimed Palmas, Antônio Fagundes, a noite foi de agradecimento a todos que passaram pela construção do projeto. "O Hospital se concretiza no momento em que a cooperativa precisa de atendimento hospitalar, e nós não tivemos medo em nenhum momento. Tivemos que realizar grandes planos, projetos e captação de dinheiro, mas sempre movidos pela esperança e por uma administração transparente e comprometida", discursou o presidente.
O Hospital Unimed Palmas, localizado na Quadra 401 Sul, conta com estrutura completa de partos, cirurgias, internação e demais procedimentos de Pronto-Socorro. Durante o lançamento, o Hospital recebeu uma placa de homenagem com o nome dos 300 médicos cooperados que realizam atendimento pela Unimed Palmas. "Quem conta com esses nomes, possui um grande time", afirmou o Presidente da Unimed Palmas, Antônio Fagundes.
Fonte: http://t1noticias.com.br
Notícias
0 minutes read
Histórias de cooperação - 366 cooperativas brasileiras que constroem um mundo melhor" é o título do livro produzido pelo Sistema OCB, com o conteúdo divulgado em 2012, especialmente para celebrar o Ano Internacional do Cooperativismo. "2012 foi, sem dúvida, um marco para todos os cooperativistas, independente de sua origem. Para nós, brasileiros, fica, também, a sensação do dever cumprido - de reafirmarmos o nosso amor pelo cooperativismo, sensibilizando governo e sociedade sobre o importante papel desempenhado pelas cooperativas", afirma o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, na apresentação da obra.
Exemplos - O livro foi publicado com o objetivo de mostrar um retrato e a força do cooperativismo que, no Brasil, reúne mais de 11 milhões de associados, mais de 320 mil empregados e cerca de 44 milhões de brasileiros envolvidos com o setor. Para tanto, é contada a trajetória de 366 cooperativas que superaram diversos obstáculos e alcançaram sucesso. Entre elas, estão 33 do Paraná: Agrária, Batavo, Camisc, Capal, Castrolanda, Central Sicredi PR/SP, Cocamar, Cocari, Coodetec, Bom Jesus, C.Vale, Integrada, Frimesa, Cooptur, Lar, Sicoob Arenito, Sicoob Cascavel, Sicoob Central Paraná, Sicoob Integrado, Sicoob Metropolitano, Sicoob Noroeste, Sicoob Norte do Paraná, Sicoob Oeste, Sicoob Sudoeste, Sicoob Sul, Sicoob Cataratas do Iguaçu, Sicredi Nossa Terra, Sicoob Cresud, Sicredi Paranapanema, Sicredi Planalto das Araucárias, Sicredi União, Sicredi Vale do Piquiri e Uniodonto Curitiba.
Todo o Brasil - A obra traz exemplos dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal, contemplando os 13 ramos do cooperativismo: agropecuário, consumo, crédito, educacional, especial, habitacional, infraestrutura, mineral, produção, saúde, trabalho, transporte e turismo e lazer. As experiências bem-sucedidas foram dividas em seis grandes temas: Economia sustentável; Educação, formação e informação, Excelência em gestão; Inovação e resultados; Interesse pela comunidade e Responsabilidade socioambiental.
Fonte: http://www.paranacooperativo.coop.br
Exemplos - O livro foi publicado com o objetivo de mostrar um retrato e a força do cooperativismo que, no Brasil, reúne mais de 11 milhões de associados, mais de 320 mil empregados e cerca de 44 milhões de brasileiros envolvidos com o setor. Para tanto, é contada a trajetória de 366 cooperativas que superaram diversos obstáculos e alcançaram sucesso. Entre elas, estão 33 do Paraná: Agrária, Batavo, Camisc, Capal, Castrolanda, Central Sicredi PR/SP, Cocamar, Cocari, Coodetec, Bom Jesus, C.Vale, Integrada, Frimesa, Cooptur, Lar, Sicoob Arenito, Sicoob Cascavel, Sicoob Central Paraná, Sicoob Integrado, Sicoob Metropolitano, Sicoob Noroeste, Sicoob Norte do Paraná, Sicoob Oeste, Sicoob Sudoeste, Sicoob Sul, Sicoob Cataratas do Iguaçu, Sicredi Nossa Terra, Sicoob Cresud, Sicredi Paranapanema, Sicredi Planalto das Araucárias, Sicredi União, Sicredi Vale do Piquiri e Uniodonto Curitiba.
Todo o Brasil - A obra traz exemplos dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal, contemplando os 13 ramos do cooperativismo: agropecuário, consumo, crédito, educacional, especial, habitacional, infraestrutura, mineral, produção, saúde, trabalho, transporte e turismo e lazer. As experiências bem-sucedidas foram dividas em seis grandes temas: Economia sustentável; Educação, formação e informação, Excelência em gestão; Inovação e resultados; Interesse pela comunidade e Responsabilidade socioambiental.
Fonte: http://www.paranacooperativo.coop.br
Notícias
0 minutes read
O Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) encerrou 2013 com mais de 25 milhões de transações realizadas por meio do mobile banking, um crescimento de 595,57% comparado ao ano anterior. A tendência de alta continua. Só em janeiro deste ano, foram realizadas quatro milhões de transações neste canal, um salto de 254% comparado ao mesmo mês do ano passado.
Plataforma móvel- A Plataforma Móvel do Sicoob pode ser utilizada tanto em celulares quanto em tablets. Atualmente os associados, pessoas físicas e jurídicas, acessam o aplicativo "Sicoob" nos dispositivos dos cinco principais fabricantes mundiais: Apple (iOS), Google (Android), RIM (Blackberry), Microsoft (Windows Phone) e Firefox OS (Mozilla). Até dezembro, os associados já tinham realizado mais de 135 mil downloads do aplicativo, nas lojas virtuais dos fabricantes de dispositivos móveis.
Serviços - Com estes dispositivos, e acesso à internet, o associado realiza, entre outros, pagamentos, transferências, TEDs, DOCs, aplicações financeiras, consultas de saldos e extratos. Também podem verificar informações dos cartões, checar a previdência, realizar a cópia de imagem dos cheques e até mesmo simular ou contratar empréstimos.
Comodidade e praticidade- De acordo com o diretor de Tecnologia da Informação do Sicoob Confederação, Ricardo Antônio Batista, o canal mobile deve se transformar, nos próximos anos, em um dos principais meios de relacionamento do associado com as cooperativas de crédito no Sicoob. "A grande comodidade e praticidade oferecida pela ferramenta mobile possibilita economia de tempo, já que a realização de transações podem ser feitas aonde o associado esteja, em qualquer hora do dia".
Sobre o Sicoob- O Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) possui mais de 2,5 milhões de associados em todo o país e está presente em 23 estados brasileiros e no Distrito Federal. é composto por mais de 500 cooperativas singulares, 15 cooperativas centrais e a Confederação Nacional das Cooperativas do Sicoob (Sicoob Confederação) que tem a finalidade de defender os interesses das cooperativas representadas, ofertar serviços, promover a padronização, supervisão e integração operacional, financeira, normativa e tecnológica. Integram, ainda, o Sistema, o Banco Cooperativo do Brasil S.A. (Bancoob) especializado no atendimento às cooperativas de crédito e cujo controle acionário pertence às cooperativas do Sicoob; a Bancoob DTVM, distribuidora de títulos e valores; o Sicoob Previ, fundação que oferece plano de previdência complementar; a Cabal Brasil, bandeira e processadora de cartões e a Ponta Administradora de Consórcios. Conta ainda com o Fundo Garantidor do Sicoob (FGS), que confere credibilidade ao Sistema e garante a proteção dos recursos dos seus associados. A rede Sicoob é a sexta maior entre as instituições financeiras que atuam no país, com mais de 2 mil pontos de atendimento. As cooperativas inseridas no Sistema oferecem um amplo portfólio de produtos e serviços para seus associados e possibilitam acesso a recursos para empréstimos em geral e investimentos, tanto para pessoas físicas como jurídicas, com juros mais acessíveis. (Imprensa Sicoob)
Plataforma móvel- A Plataforma Móvel do Sicoob pode ser utilizada tanto em celulares quanto em tablets. Atualmente os associados, pessoas físicas e jurídicas, acessam o aplicativo "Sicoob" nos dispositivos dos cinco principais fabricantes mundiais: Apple (iOS), Google (Android), RIM (Blackberry), Microsoft (Windows Phone) e Firefox OS (Mozilla). Até dezembro, os associados já tinham realizado mais de 135 mil downloads do aplicativo, nas lojas virtuais dos fabricantes de dispositivos móveis.
Serviços - Com estes dispositivos, e acesso à internet, o associado realiza, entre outros, pagamentos, transferências, TEDs, DOCs, aplicações financeiras, consultas de saldos e extratos. Também podem verificar informações dos cartões, checar a previdência, realizar a cópia de imagem dos cheques e até mesmo simular ou contratar empréstimos.
Comodidade e praticidade- De acordo com o diretor de Tecnologia da Informação do Sicoob Confederação, Ricardo Antônio Batista, o canal mobile deve se transformar, nos próximos anos, em um dos principais meios de relacionamento do associado com as cooperativas de crédito no Sicoob. "A grande comodidade e praticidade oferecida pela ferramenta mobile possibilita economia de tempo, já que a realização de transações podem ser feitas aonde o associado esteja, em qualquer hora do dia".
Sobre o Sicoob- O Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) possui mais de 2,5 milhões de associados em todo o país e está presente em 23 estados brasileiros e no Distrito Federal. é composto por mais de 500 cooperativas singulares, 15 cooperativas centrais e a Confederação Nacional das Cooperativas do Sicoob (Sicoob Confederação) que tem a finalidade de defender os interesses das cooperativas representadas, ofertar serviços, promover a padronização, supervisão e integração operacional, financeira, normativa e tecnológica. Integram, ainda, o Sistema, o Banco Cooperativo do Brasil S.A. (Bancoob) especializado no atendimento às cooperativas de crédito e cujo controle acionário pertence às cooperativas do Sicoob; a Bancoob DTVM, distribuidora de títulos e valores; o Sicoob Previ, fundação que oferece plano de previdência complementar; a Cabal Brasil, bandeira e processadora de cartões e a Ponta Administradora de Consórcios. Conta ainda com o Fundo Garantidor do Sicoob (FGS), que confere credibilidade ao Sistema e garante a proteção dos recursos dos seus associados. A rede Sicoob é a sexta maior entre as instituições financeiras que atuam no país, com mais de 2 mil pontos de atendimento. As cooperativas inseridas no Sistema oferecem um amplo portfólio de produtos e serviços para seus associados e possibilitam acesso a recursos para empréstimos em geral e investimentos, tanto para pessoas físicas como jurídicas, com juros mais acessíveis. (Imprensa Sicoob)
Notícias
0 minutes read
O Sicredi acaba de lançar um novo aplicativo para o Facebook, que integra a plataforma digital da Sicredi Touch, a conta jovem do Sicredi. Com o Your Touch, o usuário classifica o seu nível de cooperação em diversas áreas da vida. O internauta que curtir o app vai responder a um quiz que avalia suas atitudes do dia a dia na vida financeira, sustentabilidade, internet, vizinhança, cidadania e no trânsito. A partir das respostas, o Your Touch gera um badge (um ícone ou distintivo digital) para o usuário de acordo com o nível de cooperação. Os badges usarão o avatar do internauta e serão apresentados com nomes criativos e textos divertidos. No momento seguinte, o usuário é convidado a compartilhar o resultado com os amigos.
Plataforma digital- O aplicativo, desenvolvido pela DZ Estúdio, integra a plataforma digital Sicredi Touch, desenvolvida para ampliar o relacionamento com o segmento jovem por meio de conteúdo relevante como os vídeos da série "Cooperação sem Complicação". Na segunda quinzena de março e na primeira de abril, serão lançados os vídeos sobre Trânsito e Internet. O vídeo sobre Trânsito traz dicas úteis de cooperação para que o momento de locomover-se seja mais tranquilo e a vida das pessoas mais colaborativa. O Internet apresenta sugestões para compartilhar conhecimento e utilizar a rede a favor de um mundo digital melhor. Já estão disponíveis os vídeos sobre Vida Financeira e Sustentabilidade.
Acesso - As reflexões e sugestões práticas para uma vida mais cooperativa estão na Sicredi Touch (www.sicreditouch.com.br/play) - seção Touch Play.
Sobre o Sicredi - O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa com mais de 2,5 milhões de associados e 1.258 pontos de atendimento, em 10 Estados* do País. Organizado em um sistema com padrão operacional único conta com 100 cooperativas de crédito filiadas, distribuídas em quatro Centrais Regionais - acionistas da Sicredi Participações S.A. - uma Confederação, uma Fundação e um Banco Cooperativo que controla uma Corretora de Seguros, uma Administradora de Cartões e uma Administradora de Consórcios. Mais informações no site sicredi.com.br. (Imprensa Sicredi)
* Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Pará, Rondônia e Goiás.
Plataforma digital- O aplicativo, desenvolvido pela DZ Estúdio, integra a plataforma digital Sicredi Touch, desenvolvida para ampliar o relacionamento com o segmento jovem por meio de conteúdo relevante como os vídeos da série "Cooperação sem Complicação". Na segunda quinzena de março e na primeira de abril, serão lançados os vídeos sobre Trânsito e Internet. O vídeo sobre Trânsito traz dicas úteis de cooperação para que o momento de locomover-se seja mais tranquilo e a vida das pessoas mais colaborativa. O Internet apresenta sugestões para compartilhar conhecimento e utilizar a rede a favor de um mundo digital melhor. Já estão disponíveis os vídeos sobre Vida Financeira e Sustentabilidade.
Acesso - As reflexões e sugestões práticas para uma vida mais cooperativa estão na Sicredi Touch (www.sicreditouch.com.br/play) - seção Touch Play.
Sobre o Sicredi - O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa com mais de 2,5 milhões de associados e 1.258 pontos de atendimento, em 10 Estados* do País. Organizado em um sistema com padrão operacional único conta com 100 cooperativas de crédito filiadas, distribuídas em quatro Centrais Regionais - acionistas da Sicredi Participações S.A. - uma Confederação, uma Fundação e um Banco Cooperativo que controla uma Corretora de Seguros, uma Administradora de Cartões e uma Administradora de Consórcios. Mais informações no site sicredi.com.br. (Imprensa Sicredi)
* Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Pará, Rondônia e Goiás.
Notícias
0 minutes read
A oportunidade de ter uma renda extra foi dada a 20 mulheres ligadas ao Núcleo Feminino da Coapa. Elas participaram no sábado, 15 de fevereiro, do curso "Fabricação de Bombons e Ovos de Páscoa". As atividades foram desenvolvidas na sede da cooperativa, em Pedro Afonso.
Tanto o curso de qualificação quanto o material usado foram disponibilizados gratuitamente pelo Sescoop/TO em parceria com a Coapa. A voluntária Cleidimara Sinigaglia foi a instrutora da capacitação.
O curso abordou desde a composição do chocolate, suas qualidades e propriedades, até as formas de produção e transformação em bombos e ovos de Páscoa. Foram usados 22 quilos de chocolate e produzido quase 40 doces. Os recheios a base de acerola, cupuaçu, manga e castanhas, foram produzidos pelas participantes com o intuito de divulgar frutas típicas da região.
Em março, as mulheres deverão produzir quantidade suficiente de chocolates para vender antes da Páscoa, em local e data a serem divulgados. Elas já contarão com 20 quilos de chocolate que não foram usados no curso de fevereiro, para ajudar na fabricação.
Ao final do dia o sentimento das participantes era de satisfação e apontaram a atividade como o melhor curso já oferecido pelo Núcleo Feminino, sobretudo por gerar renda rápida.
"A qualidade do produto final foi muito boa e elogiada por pessoas que experimentaram", relata Maria Silvana Ramos, responsável pela Organização do Quadro Social (OQS) da Coapa.
"Quero produzir bombons para vender e ter uma nova renda", diz a cooperada Benilde de Oliveira Sales, uma das mais participativas do curso.
Para a coordenadora do Núcleo Feminino da Coapa, Aline Cristina, a realização da capacitação oferece mais uma oportunidade de qualificação às mulheres cooperativistas, além de fortalecer o trabalho do grupo.
Para 2014 já estão programados mais quatro cursos de qualificação e geração de renda através do programa Gera Renda, desenvolvido pelo Sescoop/TO. O próximo - Secretária do Lar - será realizado em abril.
O que é Núcleo Feminino?
E um órgão formado por cooperadas, esposas e filhas de cooperados, além de colaboradoras da Coapa e de outras cooperativas. Trata-se de um órgão consultivo e auxiliar que consiste em um espaço destinado às mulheres suas opiniões. é também um espaço de formação técnica, humana, empreendedora e cooperativista.
O objetivo do Núcleo Feminino na Coapa é contribuir com a sociedade e no desenvolvimento do cooperativismo, sendo palco de ações desenvolvidas pelas mulheres integrantes da família Coapa em prol da comunidade onde está inserida.
Conta atualmente com 30 integrantes e faz parte do Projeto Organização do Quadro Social (OQS).
Tanto o curso de qualificação quanto o material usado foram disponibilizados gratuitamente pelo Sescoop/TO em parceria com a Coapa. A voluntária Cleidimara Sinigaglia foi a instrutora da capacitação.
O curso abordou desde a composição do chocolate, suas qualidades e propriedades, até as formas de produção e transformação em bombos e ovos de Páscoa. Foram usados 22 quilos de chocolate e produzido quase 40 doces. Os recheios a base de acerola, cupuaçu, manga e castanhas, foram produzidos pelas participantes com o intuito de divulgar frutas típicas da região.
Em março, as mulheres deverão produzir quantidade suficiente de chocolates para vender antes da Páscoa, em local e data a serem divulgados. Elas já contarão com 20 quilos de chocolate que não foram usados no curso de fevereiro, para ajudar na fabricação.
Ao final do dia o sentimento das participantes era de satisfação e apontaram a atividade como o melhor curso já oferecido pelo Núcleo Feminino, sobretudo por gerar renda rápida.
"A qualidade do produto final foi muito boa e elogiada por pessoas que experimentaram", relata Maria Silvana Ramos, responsável pela Organização do Quadro Social (OQS) da Coapa.
"Quero produzir bombons para vender e ter uma nova renda", diz a cooperada Benilde de Oliveira Sales, uma das mais participativas do curso.
Para a coordenadora do Núcleo Feminino da Coapa, Aline Cristina, a realização da capacitação oferece mais uma oportunidade de qualificação às mulheres cooperativistas, além de fortalecer o trabalho do grupo.
Para 2014 já estão programados mais quatro cursos de qualificação e geração de renda através do programa Gera Renda, desenvolvido pelo Sescoop/TO. O próximo - Secretária do Lar - será realizado em abril.
O que é Núcleo Feminino?
E um órgão formado por cooperadas, esposas e filhas de cooperados, além de colaboradoras da Coapa e de outras cooperativas. Trata-se de um órgão consultivo e auxiliar que consiste em um espaço destinado às mulheres suas opiniões. é também um espaço de formação técnica, humana, empreendedora e cooperativista.
O objetivo do Núcleo Feminino na Coapa é contribuir com a sociedade e no desenvolvimento do cooperativismo, sendo palco de ações desenvolvidas pelas mulheres integrantes da família Coapa em prol da comunidade onde está inserida.
Conta atualmente com 30 integrantes e faz parte do Projeto Organização do Quadro Social (OQS).
Notícias
0 minutes read
O conselho Diretor da OCB/TO em sua primeira reunião do ano realizada na última sexta-feira, 14-02, aprovou o registro de duas novas cooperativas. As cooperativas contempladas com o registro foram:
Cooperttras- Cooperativa de Trabalho Tocantinense dos Trabalhadores de Saúde do Estado do Tocantins.
Coopertins - Cooperativa dos Produtores Rurais do Tocantins
Cooperttras- Cooperativa de Trabalho Tocantinense dos Trabalhadores de Saúde do Estado do Tocantins.
Coopertins - Cooperativa dos Produtores Rurais do Tocantins
Notícias
0 minutes read
Na manhã da última terça-feira, dia 11, A Unimed Palmas recebeu na Concessionária Autovia de Palmas, o seu primeiro veículo, modelo Fiat Pálio 2014/2014, veículo este que irá dar apoio à Sede da Cooperativa nos deslocamentos de colaboradores, sempre à trabalho, inclusive aos técnicos da área de informática no suporte a toda a rede credenciada.
De acordo com o Presidente da Unimed Palmas, Dr. Antônio Fagundes, além de auxiliar na logística administrativa entre a Sede e o Hospital da Unimed, este veículo também ficará à disposição do hospital para propiciar aos pacientes um atendimento diferenciado, pois para aqueles pacientes que chegarem no Pronto Socorro e necessitarem ser encaminhados a um especialista da nossa rede de médicos cooperados, este veículo levará o paciente e seu acompanhante para esta consulta.
"Este é o padrão de qualidade que queremos imprimir ao nosso Hospital e a toda a nossa rede credenciada, queremos que além de bem acolhido, nossos pacientes tenham um atendimento pleno das suas necessidades de saúde" , disse o Presidente da Unimed Palmas.
Foto: Ascom Unimed PalmasFonte: Ascom Unimed Palmas
De acordo com o Presidente da Unimed Palmas, Dr. Antônio Fagundes, além de auxiliar na logística administrativa entre a Sede e o Hospital da Unimed, este veículo também ficará à disposição do hospital para propiciar aos pacientes um atendimento diferenciado, pois para aqueles pacientes que chegarem no Pronto Socorro e necessitarem ser encaminhados a um especialista da nossa rede de médicos cooperados, este veículo levará o paciente e seu acompanhante para esta consulta.
"Este é o padrão de qualidade que queremos imprimir ao nosso Hospital e a toda a nossa rede credenciada, queremos que além de bem acolhido, nossos pacientes tenham um atendimento pleno das suas necessidades de saúde" , disse o Presidente da Unimed Palmas.
Foto: Ascom Unimed PalmasFonte: Ascom Unimed Palmas
Notícias
0 minutes read
Brasília (10/02) - Com o intuito de aumentar a capacidade estática no País, o governo federal lançou linhas de crédito especiais para produtores e cooperativas construírem novos armazéns. E já no primeiro ano da iniciativa os números apontam o interesse do setor cooperativista pelos financiamentos.
No segundo semestre de 2013, os contratos somam R$ 2,33 bilhões somente para a agricultura empresarial. O resultado representa 46,6% dos R$ 5 bilhões destinados a esse tipo de financiamento. A avaliação das operações de crédito agrícola é realizada mensalmente pelo Grupo de Acompanhamento do Crédito Rural, coordenado pela Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Do total contratado, R$ 1,72 bilhão são oriundos do Programa para Construção e Ampliação de Armazéns (PCA), enquanto R$ 611 milhões estão comprometidos pelo Programa de Sustentação de Investimento (PSI-BK) voltado aos cerealistas.
PRONAF - Além desses recursos, outros R$ 500 milhões foram reservados ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). (Com informações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento)
No segundo semestre de 2013, os contratos somam R$ 2,33 bilhões somente para a agricultura empresarial. O resultado representa 46,6% dos R$ 5 bilhões destinados a esse tipo de financiamento. A avaliação das operações de crédito agrícola é realizada mensalmente pelo Grupo de Acompanhamento do Crédito Rural, coordenado pela Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Do total contratado, R$ 1,72 bilhão são oriundos do Programa para Construção e Ampliação de Armazéns (PCA), enquanto R$ 611 milhões estão comprometidos pelo Programa de Sustentação de Investimento (PSI-BK) voltado aos cerealistas.
PRONAF - Além desses recursos, outros R$ 500 milhões foram reservados ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). (Com informações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento)
Notícias
0 minutes read
Brasília (10/02) - Uma atuação mais eficaz junto aos órgãos federais. é com essa intenção que o Conselho Consultivo do ramo Educacional do Sistema OCB realiza mais um encontro em Brasília. A reunião será amanhã, na Casa do Cooperativismo, com início às 10h. Na pauta, dois assuntos ganham destaque: a apresentação do resultado da primeira etapa do diagnóstico do ramo e a definição das estratégias do setor.
O diagnóstico é uma ferramenta desenvolvida pelo Sistema OCB para levantar informações, demandas e necessidades das cooperativas do ramo Educacional de todo o País.
A primeira etapa foi realizada entre os meses de agosto e setembro do ano passado. No primeiro momento, representantes das cooperativas foram entrevistados com a finalidade de perceber o perfil da cooperativa e o que ela sabe sobre as ações políticas e institucionais, realizadas pelo Sistema OCB.
EM BREVE - Na segunda etapa, prevista para começar nas próximas semanas, as cooperativas responderão a questionários que levantarão os desafios encontrados na hora de tomar financiamentos e, também, em relação a questões tributárias.
NúMEROS - Atualmente, 299 cooperativas educacionais estão vinculadas ao Sistema. A distribuição por região é a seguinte:
Região Sudeste: 123
Região Nordeste: 85
Região Sul: 45
Região Centro-Oeste: 28
Norte: 18
O diagnóstico é uma ferramenta desenvolvida pelo Sistema OCB para levantar informações, demandas e necessidades das cooperativas do ramo Educacional de todo o País.
A primeira etapa foi realizada entre os meses de agosto e setembro do ano passado. No primeiro momento, representantes das cooperativas foram entrevistados com a finalidade de perceber o perfil da cooperativa e o que ela sabe sobre as ações políticas e institucionais, realizadas pelo Sistema OCB.
EM BREVE - Na segunda etapa, prevista para começar nas próximas semanas, as cooperativas responderão a questionários que levantarão os desafios encontrados na hora de tomar financiamentos e, também, em relação a questões tributárias.
NúMEROS - Atualmente, 299 cooperativas educacionais estão vinculadas ao Sistema. A distribuição por região é a seguinte:
Região Sudeste: 123
Região Nordeste: 85
Região Sul: 45
Região Centro-Oeste: 28
Norte: 18
Notícias
0 minutes read
Brasília (4/2) - Foram dois dias de reuniões intensas, uma em seguida da outra. Ao final, o resultado: metas estabelecidas, prioridades definidas e um calendário bastante extenso para o ramo crédito em 2014. Na segunda-feira pela manhã, quem deu início às atividades foi o Grupo Técnico do Conselho Consultivo de Crédito da OCB (Ceco). Na ocasião, os membros deram andamento às discussões sobre assuntos prioritários para o segmento, como o projeto que debaterá a supervisão em cooperativas de crédito.
Este foi um tema que dominou boa parte da agenda. Reunidos com representantes do Banco Central do Brasil, os membros do GT se debruçaram sobre uma proposta de agenda para conseguirem finalizar o trabalho. "A expectativa é que até o próximo Fórum sobre Inclusão Financeira, do BC, tenhamos todas as definições", afirmou o conselheiro Manfred Dasenbrock. O Fórum está marcado para acontecer na cidade de Florianópolis, em novembro deste ano.
O Plano de Ação do Ceco para 2014 também foi item de pauta. Os membros do GT fizeram um balanço dos resultados obtidos em 2013 e revisaram as ações prioritárias para 2014. A ideia é levar a proposta aprovada pela coordenação para a próxima reunião plenária do Conselho, marcada para 7 de maio, na sede da OCB.
Fonte: www.brasilcooperativo.coop.br
Este foi um tema que dominou boa parte da agenda. Reunidos com representantes do Banco Central do Brasil, os membros do GT se debruçaram sobre uma proposta de agenda para conseguirem finalizar o trabalho. "A expectativa é que até o próximo Fórum sobre Inclusão Financeira, do BC, tenhamos todas as definições", afirmou o conselheiro Manfred Dasenbrock. O Fórum está marcado para acontecer na cidade de Florianópolis, em novembro deste ano.
O Plano de Ação do Ceco para 2014 também foi item de pauta. Os membros do GT fizeram um balanço dos resultados obtidos em 2013 e revisaram as ações prioritárias para 2014. A ideia é levar a proposta aprovada pela coordenação para a próxima reunião plenária do Conselho, marcada para 7 de maio, na sede da OCB.
Fonte: www.brasilcooperativo.coop.br
Notícias
0 minutes read
Ao mesmo tempo em que passa por manutenção geral e recebe novos investimentos em melhorias, no valor de aproximadamente R$ 500 mil, o armazém de grãos da Coapa, em Pedro Afonso, começa a receber soja da Safra 2013/2014.
A recepção iniciou no final do último mês de janeiro. Até o final da tarde da terça-feira, 4 de fevereiro, a unidade tinha recepcionado 617.249 toneladas da oleaginosa.
Os grãos são provenientes de áreas dos produtores pedroafonsinons Luciano Calegaro e João Damasceno de Sá Filho, de Luiz Rossato, de Santa Maria do Tocantins, e de Claudemir Antonio Scaramal, do município de Miranorte.
Na safra anterior, o armazém da Coapa recebeu 71.500 toneladas de soja.
O gerente comercial da cooperativa, Nelzivan Carvalho Neves, afirma que a meta para esse ano agrícola é bater o recorde e armazenar até 80 mil toneladas.
"Tudo vai depender da logística de escoamento de grãos de trem até os portos e nos portos brasileiros que enviam a soja para o exterior. O armazém está preparado para alcançar a marca de 80 mil toneladas", avalia Nelzivan.
A recepção iniciou no final do último mês de janeiro. Até o final da tarde da terça-feira, 4 de fevereiro, a unidade tinha recepcionado 617.249 toneladas da oleaginosa.
Os grãos são provenientes de áreas dos produtores pedroafonsinons Luciano Calegaro e João Damasceno de Sá Filho, de Luiz Rossato, de Santa Maria do Tocantins, e de Claudemir Antonio Scaramal, do município de Miranorte.
Na safra anterior, o armazém da Coapa recebeu 71.500 toneladas de soja.
O gerente comercial da cooperativa, Nelzivan Carvalho Neves, afirma que a meta para esse ano agrícola é bater o recorde e armazenar até 80 mil toneladas.
"Tudo vai depender da logística de escoamento de grãos de trem até os portos e nos portos brasileiros que enviam a soja para o exterior. O armazém está preparado para alcançar a marca de 80 mil toneladas", avalia Nelzivan.
Notícias
0 minutes read
Debater detalhes do funcionamento a 14ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária (Agrotins) foi o assunto da reunião que ocorreu na tarde desta segunda-feira, dia 03, no auditório da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro). O encontrou contou com a participação do secretário executivo da Agricultura e Pecuária, Ruiter Padua, além de diretores e coordenadores das pastas e de outros parceiros, como a Superintendência Federal da Agricultura (SFA), Fundação Universidade do Tocantins (UFT), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Instituto de Desenvolvimento rural do Tocantins (Ruraltins), Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins (Adapec), Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário no Tocantins (DFDA), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Faculdade Católica (FACTO), Sindicato e Organização das Cooperativas do Tocantins (OCB/TO), Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Tocantins (SESCOOP/TO) entre outros.
O secretário da Agricultura e Pecuária, Júnior Marzola, destacou que neste ano a agricultura familiar será o foco principal não só da Agrotins, como também da própria Seagro. "A agricultura familiar precisa ser tratada de uma forma muito carinhosa. Não é assistencialismo. Os produtores trabalham com uma logística diferenciada, mas na hora de vender os produtos, precisam competir com o mesmo preço de empresas grandes que têm custo de produção reduzido", explicou. O diretor de Fomento à Agricultura Familiar, Marcelo Gualberto, reforçou a importância do evento em discutir o fortalecimento do setor. Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a agricultura familiar é responsável por 70% da produção de alimentos do Brasil.
Durante a reunião, o secretário executivo da Seagro, Ruiter Padua pontuou algumas das novidades para este ano. A área institucional irá permanecer, enquanto a área de máquinas vai sofrer um aumento para atender aos pedidos das empresas parceiras. No total, a Agrotins estará com 12 mil m2 a mais de extensão em relação à edição anterior.
Ainda segundo Padua, a maioria das licitações para o evento já foi realizada. Além disso, na reunião foram formados os grupos de trabalho da organização da Agrotins e debatidas as estratégias para a oferta de palestras e capacitações. Na ocasião, também foi apresentado o "Sentimentos da Terra", um caminhão-museu que revela a trajetória de movimentos ligados à luta agrária. O caminhão estará presente no evento e é um projeto do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
A expectativa de participação do público no evento deste ano é que supere os anos anteriores. Segundo o secretário executivo da Seagro, Ruiter Padua, um dos principais fatores que podem influenciar é o asfaltamento do acesso à Agrotins. "O asfalto era uma demanda importante, e que agora traz mais comodidade aos visitantes" frisou. De acordo com a diretora de Sustentabilidade do Agronegócio, Angelina Souto, as caravanas já estão em formação para trazer cerca de 1600 produtores do interior do Estado para o evento. A Agrotins 2014 acontecerá de 6 a 10 de maio no Centro Agrotecnológico de Palmas, localizado na TO-050, saída para Porto Nacional.
Andressa Figueiredo/Daniel Santos - Ascom/Seagro
Revisão: Tatielle Mello
- See more at: http://seagro.to.gov.br/noticia/2014/2/3/seagro-e-parceiros-debatem-atividades-da-agrotins-2014/#sthash.gDkJYwfF.dpuf
O secretário da Agricultura e Pecuária, Júnior Marzola, destacou que neste ano a agricultura familiar será o foco principal não só da Agrotins, como também da própria Seagro. "A agricultura familiar precisa ser tratada de uma forma muito carinhosa. Não é assistencialismo. Os produtores trabalham com uma logística diferenciada, mas na hora de vender os produtos, precisam competir com o mesmo preço de empresas grandes que têm custo de produção reduzido", explicou. O diretor de Fomento à Agricultura Familiar, Marcelo Gualberto, reforçou a importância do evento em discutir o fortalecimento do setor. Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a agricultura familiar é responsável por 70% da produção de alimentos do Brasil.
Durante a reunião, o secretário executivo da Seagro, Ruiter Padua pontuou algumas das novidades para este ano. A área institucional irá permanecer, enquanto a área de máquinas vai sofrer um aumento para atender aos pedidos das empresas parceiras. No total, a Agrotins estará com 12 mil m2 a mais de extensão em relação à edição anterior.
Ainda segundo Padua, a maioria das licitações para o evento já foi realizada. Além disso, na reunião foram formados os grupos de trabalho da organização da Agrotins e debatidas as estratégias para a oferta de palestras e capacitações. Na ocasião, também foi apresentado o "Sentimentos da Terra", um caminhão-museu que revela a trajetória de movimentos ligados à luta agrária. O caminhão estará presente no evento e é um projeto do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
A expectativa de participação do público no evento deste ano é que supere os anos anteriores. Segundo o secretário executivo da Seagro, Ruiter Padua, um dos principais fatores que podem influenciar é o asfaltamento do acesso à Agrotins. "O asfalto era uma demanda importante, e que agora traz mais comodidade aos visitantes" frisou. De acordo com a diretora de Sustentabilidade do Agronegócio, Angelina Souto, as caravanas já estão em formação para trazer cerca de 1600 produtores do interior do Estado para o evento. A Agrotins 2014 acontecerá de 6 a 10 de maio no Centro Agrotecnológico de Palmas, localizado na TO-050, saída para Porto Nacional.
Andressa Figueiredo/Daniel Santos - Ascom/Seagro
Revisão: Tatielle Mello
- See more at: http://seagro.to.gov.br/noticia/2014/2/3/seagro-e-parceiros-debatem-atividades-da-agrotins-2014/#sthash.gDkJYwfF.dpuf
Notícias
0 minutes read
O SESCOOP/TO, com sede na Av. JK, 110 Norte, Lote 11 - Palmas/TO, torna público que realizará a licitação na modalidade Pregão Presencial, do tipo MENOR TAXA DE ADMINISTRAçãO, no dia 10/02/2014, às 15h00mim, cujo objeto é a Contratação de empresa especializada para fornecimento de cartões magnéticos para abastecimento de combustíveis (gasolina, etanol e óleo diesel), de forma contínua e ininterrupta na capital e interior do estado do Tocantins, bem como em municípios interestaduais circunvizinhos ao Tocantins, relativo ao processo administrativo n° 015/2014, a qual será processada e julgada conforme dispõe o edital abaixo.
.jpg)
Edital Pregão Presencial N°. 001/2014
.jpg)
Edital Pregão Presencial N°. 001/2014
Notícias
0 minutes read
O Sicoob Credipar, a Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) iniciaram parceria para atender os produtores de seringueira, oferecendo uma nova possibilidade de obter recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). A parceria consiste em oferecer ao produtor assistência técnica, realização de seminário sobre o assunto e repasse dos recursos para os projetos do Pronaf. Os associados do Sicoob Credipar, também serão beneficiados com o projeto. O diretor presidente Gilberto Moraes visitou o Sicoob Goiás Central e explicou que a cooperativa vai entrar com recursos para os associados financiarem o cultivo da seringueira. "Somente duas instituições financeiras disponibilizarão recursos para o projeto e o Sicoob é uma delas", afirmou Moraes. A Seagro e o Sebrae dispõem de R$1,2 milhão para a assistência técnica aos produtores durante três anos.
Fonte: Sicoob Goiás Central - Foto: Painel Florestal
Fonte: Sicoob Goiás Central - Foto: Painel Florestal