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Objetivo Geral: capacitar profissionais para compreender a importância do correto gerenciamento do tempo para a produção de melhores resultados, identificar seus ladrões de tempo, conhecer ferramentas que auxiliam na gestão do tempo e no gerenciamento das interrupções e das prioridades.
Público Alvo: cooperados e colaboradores das cooperativas de Gurupi.
Dia/Hora: 27 e 28/06 | 19h às 23h.
Carga horária: 08 horas
Local: Gurupi - TO
INSCRIÇÕES GRATUITAS
Instrutor(a): Márcia Rizzi
Formada em Direito, pós graduada em Administração pela FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado) e MBA em Recursos Humanos pela USP (Universidade de São Paulo). É coach formada pelo ICI (Integrated Coaching Institute), com especialização pelo IDPH (Instituto do Desenvolvimento do Potencial Humano). Márcia Rizzi é coach, palestrante e facilitadora em treinamentos organizacionais. É autora de 26 manuais para treinamento organizacional, utilizados também por vários outros profissionais da área de desenvolvimento do potencial humano.
Conteúdo programático do curso:
PRODUTIVIDADE PESSOAL E PROFISSIONAL
• A importância do equilíbrio - Vida pessoal e profissional
• Kronos e Kairós, os Deuses do Tempo, na gestão do tempo
• Técnica e comportamento na gestão do nosso tempo
• Mapeando seu tempo – Diagnóstico do que você faz com seu tempo hoje
• A era dos excessos
• Gestão das prioridades e Gestão de interrupções
O DESPERDÍCIO DO TEMPO NO DIA A DIA
• Os Ladrões do Tempo e os desperdiçadores do tempo ligados à cultura organizacional
• Ansiedade e distração = perda de tempo
• Procrastinação
• Dizer não com naturalidade e critério
• Autoconhecimento: Como você funciona conforme o ritmo biológico.
FERRAMENTAS PARA A ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO
• Estabelecimento de prioridades
• Planejamento
• Delegação
• Ferramenta e métodos
Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 15 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente. Acesse o menu cursos e eventos > emissão de certificados
Material/Apostila utilizado: O material do curso estará disponível para download em breve nesta página.
Objetivo Geral: capacitar profissionais para compreender a importância do correto gerenciamento do tempo para a produção de melhores resultados, identificar seus ladrões de tempo, conhecer ferramentas que auxiliam na gestão do tempo e no gerenciamento das interrupções e das prioridades.
Público Alvo: cooperados e colaboradores das cooperativas de Palmas e Equipe do Sistema OCB/SESCOOP-TO.
Dia/Hora: 26/06 | 08h às 18h.
Carga horária: 08 horas
Local: Palmas - TO
INSCRIÇÕES GRATUITAS
Instrutor(a): Márcia Rizzi
Formada em Direito, pós graduada em Administração pela FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado) e MBA em Recursos Humanos pela USP (Universidade de São Paulo). É coach formada pelo ICI (Integrated Coaching Institute), com especialização pelo IDPH (Instituto do Desenvolvimento do Potencial Humano). Márcia Rizzi é coach, palestrante e facilitadora em treinamentos organizacionais. É autora de 26 manuais para treinamento organizacional, utilizados também por vários outros profissionais da área de desenvolvimento do potencial humano.
Conteúdo programático do curso:
PRODUTIVIDADE PESSOAL E PROFISSIONAL
• A importância do equilíbrio - Vida pessoal e profissional
• Kronos e Kairós, os Deuses do Tempo, na gestão do tempo
• Técnica e comportamento na gestão do nosso tempo
• Mapeando seu tempo – Diagnóstico do que você faz com seu tempo hoje
• A era dos excessos
• Gestão das prioridades e Gestão de interrupções
O DESPERDÍCIO DO TEMPO NO DIA A DIA
• Os Ladrões do Tempo e os desperdiçadores do tempo ligados à cultura organizacional
• Ansiedade e distração = perda de tempo
• Procrastinação
• Dizer não com naturalidade e critério
• Autoconhecimento: Como você funciona conforme o ritmo biológico.
FERRAMENTAS PARA A ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO
• Estabelecimento de prioridades
• Planejamento
• Delegação
• Ferramenta e métodos
Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 15 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente. Acesse o menu cursos e eventos > emissão de certificados
Material/Apostila utilizado: O material do curso estará disponível para download em breve nesta página.
O Presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas no Estado do Tocantins - OCB/TO, no uso das atribuições que lhe confere o Estatuto Social e em conformidade ao que determina o artigo 612 da CLT, convoca todas as Sociedades Cooperativas estabelecidas no Estado do Tocantins, para se reunirem em Assembleia Geral Extraordinária, a ser realizada no dia 03 de julho de 2017, na sede da OCB/TO, na Av. JK, Quadra 110 Norte - Lote 11 - Palmas/TO, às 9h (nove) horas em primeira convocação, com a maioria dos representantes das cooperativas e, em segunda e última convocação, às 10h (dez) horas, com qualquer número de representantes, para deliberarem sobre a seguinte ORDEM DO DIA:
I - Autorização para o Conselho de Administração da OCB/TO, através de seu Presidente ou pessoa delegada por ele, negociar e firmar convenção coletiva de trabalho e Termo Aditivo com a Federação Nacional dos Trabalhadores Celetistas no Brasil - FENATRACOOP;
II - Autorização para a o Conselho de Administração da OCB/TO, através de seu Presidente ou pessoa delegada por ele, em caso de infrutíferas as negociações, representar as cooperativas em eventual dissídio coletivo junto à Justiça do Trabalho e/ou convocação para mesa redonda junto a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego - SRTE/TO.
Para efeito de quórum de instalação, o número de cooperativas registradas nesta data é 38.
Palmas - TO, 14 de Junho de 2017
Ricardo Benedito Khouri
Presidente
Anexos:
Permanecemos a disposição para esclarecimentos através do e-mail
Objetivo Geral: Capacitar os colaboradores às novidades de produtos e serviços ofertados pelas cooperativas de credito
Público Alvo: empregados da cooperativa SICOOB CREDIPAR.
Dia/Hora: 23 (18h às 22h) e 24 de junho de 2017 (08h às 18h)
Carga horária: 12 horas
Local: Paraíso do Tocantins - TO
INSCRIÇÕES GRATUITAS
Instrutor(a): Alberto Paz
Atua à 36 anos na área Administrativa e Financeira em empresas e cooperativas de médio e grande porte, nacionais e multinacionais, fornecendo Consultoria e Assessoria Organizacional. Também atua também nas áreas fiscal, jurídica, tributária, recuperação de tributos.
Conteúdo Programático do curso:
Formas de pagamento
Função do caixa
Registro
Rotinas da operação de caixa
Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 15 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente. Acesse o menu cursos e eventos > emissão de certificados
Material/Apostila utilizado: O material do curso estará disponível para download em breve nesta página.
Objetivo Geral: Capacitar os profissionais para o exercício profissional da Auditoria medica de Intercambio em Saúde apresentando as boas práticas, as técnicas e a fundamentação ética e legal para atuação dentro do contexto atual da área.
Público Alvo: empregados da cooperativa UNIMED ARAGUAÍNA
Dia/Hora: 24/06/2017 - 08h às 18h
Carga horária: 8 horas
Local: Araguaína - TO
INSCRIÇÕES GRATUITAS
Instrutor(a): Robson Wener Schneiker Nabarro
Graduado em Administração e com MBA Executivo em Saúde - Fundação Getúlio Vargas. Pós-graduação em Finanças, Auditoria e Controladoria. Gestão de Tecnologia da Informação - Centro Universitário de Rio Preto. Professor na Faculdade de Medicina de São Jose do Rio Preto (Faceres) nas áreas de Gestão em Saúde, Normas ANS, Regulação de sinistros e auditoria no curso de Pós Graduação em Auditoria em Saúde. Experiência em regulação de sinistros há mais de 10 anos no ramo da Saúde, atuando em Operadoras de Saúde, Seguradoras e Prestadores de serviços como Hospitais, Clinicas e Laboratórios, dentre as atividades em destaque cito o planejamento estratégico para otimizar recursos e alcançar o maior nível de produtividade com qualidade.
Conteúdo programático do curso:
Princípios de Auditoria em Saúde
Gerenciamento de conflitos e técnicas de negociação;
Legislação em saúde;
Ética em auditoria em saúde;
Modalidades de auditoria em saúde I;
Prática da Auditoria em Saúde
Normatizações para auditoria em saúde;
Intercambio
Noções de perícia para o auditor em saúde;
Auditoria na Unimed
Ferramentas Avançadas de Auditoria em Saúde
Auditoria de qualidade e resultados;
Gestão de tecnologias em saúde.
Interfaces da Auditoria em Saúde
Sinistralidade e Gestão de Custos Assistenciais;
Sistemas de Certificação da Qualidade em Saúde;
Aspectos Jurídicos Aplicados a Auditoria em Saúde.
Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 15 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente.
Material/Apostila utilizado: O material do curso estará disponível para download em breve nesta página.
Objetivo Geral: Capacitar os colaboradores e jovens filhos de cooperados para que sejam capazes de elaborar material e documentos de controle e acompanhamento financeiro e orçamentário tanto de seus setores quanto de suas propriedades, e de forma a poderem viabilizar treinamentos recebidos que demandam conhecimento de planilhas e apresentações.
Público Alvo: cooperados, núcleos e colaboradores da cooperativa COAPA.
Dia/Hora: 16 (18h30 às 22h30) e 17 de junho de 2017 (13h às 22h30)
Carga horária: 12 horas
Local: Pedro Afonso - TO
INSCRIÇÕES GRATUITAS
Instrutor(a): Sílvio Luiz Miranda
Atua há mais de 30 anos nos departamentos de Tecnologia da Informação em empresas e instituições, além de prestar consultoria de treinamento a empresas e particulares.
Já passou nas áreas de T.I. de consultorias como KPMG, PWC e instituições como o Itaú/Unibanco. Em todas elas, além do trabalho ligado à Tecnologia da Informação, ministrou e organizou treinamentos em aplicativos específicos, em pacote MS OFFICE, para sistemas Windows e Apple.
Conteúdo Programático do curso:
EXCEL AVANÇADO
• Fórmulas avançadas e funções;
• Trabalhando com listas de dados;
• Exportação e importação de dados;
• Análise, cenários e consolidação de dados;
• Introdução a macros e a programação VBA no Excel;
• VBA – o modelo de objetos do Excel;
• Formulários personalizados;
• Aplicativos e Introdução ao Dashboard.
POWER POINT COMPLETO
• Criação de apresentações e slides;
• Trabalhando com figuras geométricas;
• Ferramentas de precisão;
• Trabalhando com clip-arts, aplicativos Microsoft e modelo;
• Configurando a apresentação e impressão de slides.
Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 15 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente.
Material/Apostila utilizado: O material do curso estará disponível para download em breve nesta página.
Objetivo Geral: Desenvolver a consciência cooperativista dos participantes, contribuindo para o fortalecimento da sociedade cooperativista.
Público Alvo: empregados da cooperativa SICOOB CREDIPAR.
Dia/Hora: 09/06/2017 (19h às 23h)
Carga horária: 4 horas
Local: Paraíso do Tocantins - TO
INSCRIÇÕES GRATUITAS
Conteúdo Programático do curso:
Cooperação
Cooperativismo: histórico e doutrina cooperativista
Os Princípios Cooperativistas
As cooperativas X Associações X Empresas
Constituição e desenvolvimento de cooperativas
Funcionamento e estrutura organizacional das cooperativas
Os órgãos sociais nas cooperativas (Assembleias Gerais, Conselho Administrativo/Diretoria e Conselho Fiscal)
O papel do cooperado: direitos e deveres
A representação das cooperativas
Legislação Cooperativista
Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 15 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente. Acesse o menu cursos e eventos > emissão de certificados
Objetivo Geral: Desenvolver a consciência cooperativista dos participantes, contribuindo para o fortalecimento da sociedade cooperativista.
Público Alvo: empregados da cooperativa UNIMED PALMAS.
Dia/Hora: 13/06/2017 (18h30 às 22h30)
Carga horária: 4 horas
Local: Palmas - TO
INSCRIÇÕES GRATUITAS
Conteúdo Programático do curso:
Cooperação
Cooperativismo: histórico e doutrina cooperativista
Os Princípios Cooperativistas
As cooperativas X Associações X Empresas
Constituição e desenvolvimento de cooperativas
Funcionamento e estrutura organizacional das cooperativas
Os órgãos sociais nas cooperativas (Assembleias Gerais, Conselho Administrativo/Diretoria e Conselho Fiscal)
O papel do cooperado: direitos e deveres
A representação das cooperativas
Legislação Cooperativista
Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 15 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente. Acesse o menu cursos e eventos > emissão de certificados
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RECEITA (Repasse via Unidade Nacional)
Setembro | Outubro | Novembro | Dezembro |
DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
1º TRIMESTRE | 2º TRIMESTRE | 3º TRIMESTRE | 4º TRIMESTRE |
ESTRUTURA DO CORPO DIRETIVO
3º TRIMESTRE | 4º TRIMESTRE |
ESTRUTURA REMUNERATÓRIA E PESSOAL
4º TRIMESTRE |
EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
3º TRIMESTRE | 4º TRIMESTRE |
Em parceria com o Sistema OCB/TO, Unimed Palmas realiza II Semana de Enfermagem. O evento foi uma iniciativa em comemoração ao Dia do Enfermeiro, celebrado no dia 12 de maio e ao Dia do Técnico de Enfermagem, dia 20 de maio.
O evento, que iniciou no dia 09 e seguiu até sexta-feira, dia 12, contou com um cronograma amplo e uma série de palestras sobre legislação, ética e cuidados de enfermagem.
Segundo o presidente da Unimed Palmas, Ricardo do Val, a programação da semana de enfermagem contribuiu para fortalecer a relação entre a equipe e buscou provocar reflexões sobre a importância do profissional de enfermagem.
“É uma forma de valorização e instrução do profissional de enfermagem, dedicar uma semana aos competentes da área, com temas relacionados ao cotidiano e atividades que exerçam dentro dos hospitais”, comentou o presidente.
Atualmente o Hospital Unimed conta com 39 enfermeiros e 134 técnicos de enfermagem. De acordo com a coordenadora de enfermagem da Unimed Palmas, Michelle Monteiro, a enfermagem não é apenas a arte do cuidar e sim a ciência do cuidar, com suas complexidades que envolvem planejamento, conhecimento técnico, científico e uma razão.
“A valorização começa por nós mesmos, através de atualização e busca por novos aprendizados e é justamente essa a intenção da semana de enfermagem”, esclarece a coordenadora.
Texto adaptado de www.unimedpalmas.com.br.
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Telefone/Fax: (63) 99210-4618
E-mail:
Endereço: Rua Haroldo Veloso S/n Qd. 01 Lt. 1/48.CEP: 77.813-430
Cidade: Araguaína/TO.
Ramo: Agropecuário - Atividade Principal: Comercialização de insumos - Produtos não industrializados de origem animal.
Constituição: 15/10/2000.
Presidente: EDUARDO SILVA NEVES
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Obs.: Formulário disponível para preenchimento até o dia 26/05/2017.
Objetivo Geral: Desenvolver a consciência cooperativista dos participantes, contribuindo para o fortalecimento da sociedade cooperativista.
Público Alvo: empregados da cooperativa UNIMED PALMAS.
Dia/Hora: 10/06/2017 (08h às 12h)
Carga horária: 4 horas
Local: Palmas - TO
INSCRIÇÕES GRATUITAS
Conteúdo Programático do curso:
Cooperação
Cooperativismo: histórico e doutrina cooperativista
Os Princípios Cooperativistas
As cooperativas X Associações X Empresas
Constituição e desenvolvimento de cooperativas
Funcionamento e estrutura organizacional das cooperativas
Os órgãos sociais nas cooperativas (Assembleias Gerais, Conselho Administrativo/Diretoria e Conselho Fiscal)
O papel do cooperado: direitos e deveres
A representação das cooperativas
Legislação Cooperativista
Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 15 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente. Acesse o menu cursos e eventos > emissão de certificados
Objetivo Geral: Desenvolver a consciência cooperativista dos participantes, contribuindo para o fortalecimento da sociedade cooperativista.
Público Alvo: empregados da cooperativa UNIMED PALMAS.
Dia/Hora: 06/06/2017 (18h30 às 22h30)
Carga horária: 4 horas
Local: Palmas - TO
INSCRIÇÕES GRATUITAS
Conteúdo Programático do curso:
Cooperação
Cooperativismo: histórico e doutrina cooperativista
Os Princípios Cooperativistas
As cooperativas X Associações X Empresas
Constituição e desenvolvimento de cooperativas
Funcionamento e estrutura organizacional das cooperativas
Os órgãos sociais nas cooperativas (Assembleias Gerais, Conselho Administrativo/Diretoria e Conselho Fiscal)
O papel do cooperado: direitos e deveres
A representação das cooperativas
Legislação Cooperativista
Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 15 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente. Acesse o menu cursos e eventos > emissão de certificados
Objetivo Geral: Capacitar os participantes com ferramentas e auxiliar a conquistar e fidelizar o cliente através da excelência no atendimento.
Público Alvo: empregados da cooperativa UNIMED ARAGUAÍNA
Dia/Hora: 27/05/2017 - 08h às 12h
Carga horária: 8 horas
Local: Araguaína - TO
INSCRIÇÕES GRATUITAS
Instrutor(a): André Raposo
Administrador e Coach. Especialista em Docência Universitária. Mestre em Desenvolvimento Regional. Professor Universitário e Consultor. Atua nas área de Estratégias de Negócios, Planejamento Empresarial, Assessoria Educacional, Modelos de Negócios e Performance Profissional.
Conteúdo programático do curso:
Vendas de Planos de Saúde;
Atendimento em Vendas;
Marketing em Vendas;
As Ferramentas da Cada Profissional de Vendas;
Entendendo a necessidade do cliente;
Apresentação dos produtos, características, vantagens e benefícios;
Vendendo Valor;
Ciclo de vendas;
Tipos e atitudes de clientes;
Processo de comunicação com o cliente;
Planejamento de vendas.
Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 15 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente.
Material/Apostila utilizado: Clique aqui para baixar.
Objetivo Geral: Promover conhecimento e desenvolver habilidades e competências pessoais para bem realizar seu trabalho, e fortalecer o trabalho em equipe.
Público Alvo: cooperados, núcleos e colaboradores da cooperativa COAPA.
Dia/Hora: 27/05/2017 (08h às 18h)
Carga horária: 8 horas
Local: Pedro Afonso - TO
INSCRIÇÕES GRATUITAS
Instrutor(a): Anderson Veloso
Formado em jornalismo (PUC/MG), publicidade e propaganda (PUC/MG), pós graduado em administração mercadológica (UNA).
Conteúdo Programático do curso:
• Características de uma boa apresentação;
• Timidez e medo de falar;
• Como lidar com o medo;
• Processo de comunicação;
• Aparência, postura, movimentação, expressões faciais, gestos;
• Articulação da fala, ritmo, entonação da voz, ênfase, ampliação do vocabulário, vícios de linguagem, gramática para comunicação oral, objetividade;
• Interpelação e argumentação;
• Etapas da apresentação, uso de recursos audiovisuais, formas de tornar o discurso mais atraente;
• Ações perante as diferentes reações da plateia, preparação para a fala de improviso.
Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 15 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente.
Material/Apostila utilizado: O material do curso estará disponível para download em breve nesta página.
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Tocantins – SESCOOP/TO, torna público, que estão abertas, a partir de 05/05/2017, as inscrições para CADASTRAMENTO DE PESSOAS JURÍDICAS, para integrar o Cadastro Nacional de Prestadores de Serviços de Instrutoria do SESCOOP, na forma estabelecida em Edital.
Este cadastro é indispensável para TODAS empresas que tem o interesse em prestar serviços ao SESCOOP/TO e as cooperativas do Estado.
Para entender as novas regras, que passam a valer a partir desta data, acessar o Edital e ter mais informações CLIQUE AQUI.
Em caso de quaisquer dúvidas, entre em contato conosco através do e-mail:
Com uma proposta de modernidade, o Sistema OCB/SESCOOP-TO lança novo portal: www.tocantinscooperativo.coop.br. Mais interativo e funcional, o novo site foi desenhado em concordância com as tendências atuais de tecnologia, refletindo inovação, flexibilidade, dinamismo e transparência.
Uma das principais mudanças é a presença de um layout responsivo, ou seja, o site se adequará às diferentes plataformas de acesso, podendo o usuário visualizar as informações do site a partir de qualquer dispositivo (desktop, notebook, tablets e smartphones).
Outra grande novidade é a interface em que os próprios usuários, participantes das capacitações oferecidas pelo Sistema OCB/SESCOOP-TO, poderão emitir online os certificados utilizando apenas o número do CPF.
Além de continuar apresentando conteúdo de qualidade, o novo site do cooperativismo tocantinense pretende ser mais um passo na constante melhoria da nossa comunicação com as cooperativas, parceiros e a comunidade em geral.
Objetivo Geral: Assegurar condições que eliminem ou reduzam ao mínimo os riscos de ocorrência de acidentes de trabalho, observando o cumprimento de toda a legislação pertinente.
Público Alvo: empregados da cooperativa COAPA.
Dia/Hora: 22 a 24/05 - 08h às 18h
Carga horária: 24 horas
Local: Pedro Afonso - TO
INSCRIÇÕES GRATUITAS
Instrutor(a): Zairan Moura
Conteúdo Programático do curso:
• Introdução, História do Resgate em Altura e Espaço Confinado;
• Abordagens Normativas NR 33, NR 35 e NBR 15.595;
• Imobilização de Vítimas em Macas CESTO, ENVELOPE e TRIÂNGULOS DE EVACUAÇÃO;
• Síndrome da Suspensão Inerte: O que é e como proceder com as Vítimas nestes Casos;
• Metodologia de Segurança para Trabalhos que Auxiliam na Prevenção de Acidentes e no Resgate a Vítimas;
• Procedimentos Legais Inerentes ao Resgate Técnico;
• Equipamentos de Segurança EPI’s e EPC’s de Trabalho e suas Aplicações em Resgates para Altura e Espaço Confinado;
• Cuidados com os Equipamentos;
• AR - Análise dos Riscos Encontrados no Dia a Dia de Trabalho (Altura e Espaço Confinado) para Elaboração da “PRS”;
• Procedimentos de Resgate e Socorro;
• Avaliação do Local para Melhor Adequação da “PRS”;
• Formação de Equipes de resposta rápida a Emergências (Resgatistas) “Altura e Espaço Confinado”;
• Nós e Amarrações;
• Sistema de Ancoragem Especifica para cada Situação de Resgate “Altura e Espaço Confinado”;
• Métodos de Resgate em Ambientes Verticais Positivos e Negativos (subida e descida) “Altura e Espaço Confinado”;
• Método de Resgate com Tirolesa para Transposição de Barreiras;
• Sistema de Vantagens Mecânicas: “Z” e “Acoplado” 2:1, 3:1 e 4:1;
• Tipos de Bloqueadores de Demanda de Cabo (corda) para Sistemas de Vantagens Mecânicas;
• Utilização de Dispositivos Descensores em Sistemas de Vantagens Mecânicas
Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 15 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente.
Material/Apostila utilizado: Clique aqui para baixar