Notícias

Featured

VEM AÍ O ESPAÇO SOMOSCOOP NA AGROTINS 2025 - A FORÇA DO COOPERATIVISMO NO AGRONEGÓCIO

  • Artigo Principal

A maior feira agronegócios da Região Norte do Brasil está chegando e o cooperativismo tocantinense vai participar de mais uma edição histórica, comemorando os 25 anos da feira. A partir de terça-feira (13/05) o Sistema OCB/TO marca presença na Agrotins 2025 com o Espaço SomosCoop, um ambiente especialmente preparado para valorizar, divulgar e fortalecer as ações das cooperativas e mostrar como a intercooperação tem impulsionado o desenvolvimento do agronegócio no Tocantins. 

Celebrando o Ano Internacional das Cooperativas e os 25 anos da Agrotins, a presença do Sistema OCB/TO nesta edição reafirma um compromisso institucional com o crescimento sustentável do agro no estado. O cooperativismo é hoje uma das principais forças motriz econômicas do Tocantins, conectando pequenos, médios e grandes produtores, promovendo inclusão, tecnologia, desenvolvimento e acesso a mercados estratégicos. 

Neste ano a união de forças do Espaço SomosCoop foi ainda maior. Participarão diretamente no estande do cooperativismo as cooperativas COAPA, FRÍSIA, CASTROLANDA, UNIMED PALMAS e COOPERENF. A cooperação, que já era expressiva nas edições anteriores, tornou-se gigante nesta edição histórica! 

Cooperar para prosperar juntos 

Com o lema “Cooperar para juntos prosperar”, o Espaço SomosCoop será ponto de encontro de lideranças, cooperados e especialistas do setor, além de receber uma rica programação de palestras e exposições de ideias, como o Fórum “A Evolução do Agro pelo Cooperativismo”, na manhã do dia 16 de maio (sexta-feira), das 9h às 13h

A iniciativa vai reunir importantes nomes do cooperativismo nacional e estadual para debater os desafios e oportunidades do setor no cenário agro atual e suas perspectivas para os próximos anos. Para o presidente do Sistema OCB/TO, Ricardo Khouri, a feira é uma importante vitrine e ideal para reforçar a relevância das cooperativas para o agronegócio, a Agrotins é um ambiente estratégico para reafirmarmos a capacidade de transformação social e econômica que o cooperativismo proporciona ao agronegócio tocantinense e a toda comunidade. O Espaço SomosCoop é a casa do cooperativista na Agrotins, além de um ambiente de negócios, conhecimento e conexões valiosas para quem vive e faz o agro – comentou o Presidente. Venham todos para o Espaço SomosCoop, feito com muito carinho para todos vocês.” 

#VemSerCoop #SomosCoop 

O Sistema OCB/TO reforça que o cooperativismo é peça-chave para a expansão e competitividade do agro tocantinense. Além de gerar inúmeros empregos e renda em todo o Tocantins, as cooperativas promovem acesso à tecnologia, crédito, assistência técnica e logística para os produtores rurais. Ao impulsionar o trabalho coletivo, as cooperativas garantem que pequenos e médios produtores possam competir em igualdade com outros no mercado interno e externo. 

A Agrotins 2025 será o palco principal para que essas conquistas sejam compartilhadas e novos negócios sejam fomentados. Vale lembrar que, segundo estimativa do Governo do Tocantins, a Agrotins deve movimentar mais de R$ 4,2 bilhões em negócios, com a participação de mais de 1.200 expositores e 200 mil visitantes, consolidando-se, nestes 25 anos de história, que contou com a OCB/TO desde a primeira edição, como a maior feira agropecuária da Região Norte. 

Estaremos esperando você no Espaço SomosCoop, para juntos, cooperamos para um mundo cada dia melhor!  

📌 Programação completa e o Fórum “A Evolução do Agro pelo Cooperativismo” 

Com a organização do Sistema OCB/TO, trará uma série de painéis e palestras com renomadas lideranças cooperativistas e representantes de instituições do setor, perpassando por diversos temas essenciais ao dia a dia dos produtores. Alguns temas de grande importância serão objeto de explicação e exposição no Espacço SomosCoop como regularização ambiental, promoção da saúde no ambiente rural, os desafios do crédito rural, educação financeiras dentre outras frentes. 

Além disso tudo, o Fórum “A Evolução do Agro Pelo Cooperativismo” promete entregar um panorama completo do cooperativismo agro e dar direcionamentos valiosos. 

📍 Onde? Espaço SomosCoop 
📅 Quando? 16 de maio (sexta-feira) 
🕘 Que horas? 9h às 13h 

Confira a programação completa do Fórum 

9h – Credenciamento e boas-vindas 
9h30 – Abertura Institucional 

10hPalestra: A evolução do Agro pelo Cooperativismo 
Com Tania Zanella, superintendente da OCB Nacional e presidente do Instituto Pensar Agropecuário (IPA) 

11hPainel: Intercooperação como estratégia de negócios das Cooperativas do Paraná 
Painelistas: 

  • José Roberto Ricken – Presidente do Sistema Ocepar 

  • Geraldo Slob – Presidente da Frísia 

  • Armando Carvalho Filho – Vice-presidente da Castrolanda 

12h30 – Homenagem Frísia 100 anos 

12h45 – Encerramento 

#VemSerCoop #SomosCoop 

Saiba mais sobre toda a Agrotins em https://agrotins.to.gov.br/

 

WhatsApp Image 2025 05 09 at 16.04.30WhatsApp Image 2025 05 09 at 16.04.37

Featured

RECONHECIMENTO NACIONAL! OCB/TO REALIZOU WORKSHOP DE INCLUSÃO, DIVERSIDADE & EQUIDADE PARA O COOPERATIVISMO DO TOCANTINS

  • Artigo Principal

O portal Somos Cooperativismo, da OCB Nacional, destacou o workshop realizado em Palmas. Confira a seguir o conteúdo original publicado:

 

Importância de lideranças conscientes na construção de ambientes mais diversos foi tema  

O cooperativismo brasileiro deu mais um passo importante rumo à construção de ambientes mais justos, diversos e sustentáveis. No dia 30 de abril, o Workshop de Inclusão, Diversidade e Equidade (ID&E), promovido pelo Sistema OCB, reuniu cerca de 30 pessoas entre dirigentes, cooperados(as), empregados(as), integrantes do Comitê Elas pelo Coop, representantes de órgãos governamentais, universidades, Sistema S, instrutores do Cadastro Nacional de Cooperativas e público interno. 

O evento realizado em Palmas teve como objetivo ampliar o debate e incentivar ações concretas de transformação cultural nas organizações cooperativistas. Durante a programação, foram abordados conceitos, casos práticos, perspectivas e experiências atualizadas, além de estratégias voltadas à governança e ao ESG, com foco no eixo social. As apresentações evidenciaram os impactos positivos que iniciativas de ID&E geram no clima organizacional, mas também no desempenho das cooperativas e no fortalecimento do setor como um todo. 

A abertura do workshop foi realizada pelo presidente do Sistema OCB/TO, Ricardo Benedito Khouri. Tenho plena convicção de que cabe todo mundo em nossa sociedade, em todos os espaços, inclusive no nosso movimento cooperativista, que é uma sociedade de pessoas”, destacou.  

Ao longo do evento, foram discutidas questões estruturais relacionadas à equidade de gênero, à promoção de talentos diversos e ao fortalecimento de culturas organizacionais mais inclusivas e saudáveis. Uma realidade desafiadora foi evidenciada: embora as mulheres representem quase metade do total de cooperadas no país, a presença feminina em cargos de liderança ainda é limitada. O workshop buscou sensibilizar dirigentes e gestores sobre essa desigualdade e apresentar caminhos viáveis para reverter esse cenário, com políticas e práticas alinhadas à sustentabilidade corporativa. 

A analista da Gerência de Desenvolvimento de Cooperativas do Sistema OCB Nacional, Divani de Souza, reforçou a relevância do tema para o futuro do cooperativismo e lembrou que a inclusão está entre as Diretrizes Estratégicas do 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo (CBC), especificamente no eixo ESG Social: Capacitar as lideranças cooperativistas sobre a importância da implementação de ações de inclusão, diversidade e equidade. Divani convidou os participantes a  fazer  continuamente a reflexão: “O que me faz uma pessoa aliada desta pauta e quais são os meus vieses inconscientes?” 

Já Maria Silvana, integrante do Comitê Nacional Elas pelo Coop, afirmou que o workshop foi transformador e desafiador. “Sentimos a necessidade de mudar a cultura organizacional das cooperativas para conseguir sucesso neste projeto tão relevante e extremamente necessário. 

A consultora Gisele Gomes salientou que a pauta de ID&E está presente de forma transversal em toda a solução ESG Coop, pois está presente também nas questões de governança e ambientais. 

O evento também se destacou pelo alto nível de participação e engajamento dos presentes, recebendo nota máxima (100) na avaliação do NPS (Net Promoter Score), que mede a satisfação do público e a probabilidade de recomendação. 

 

Agradecemos ao portal Somos Cooperativismo, da OCB Nacional, pela autorização de reprodução. A matéria original está disponível em: acesse aqui.

Featured

POR TODOS OS CANTOS! OCB/TO PARTICIPA DA REUNIÇÃO DO CONSELHO CONSULTIVO NACIONAL DO RAMO CRÉDITO NO RIO DE JANEIRO

  • Artigo Principal

Na última quarta-feira (9/04) o presidente do Sistema OCB/TO, Ricardo Khuori, que faz parte do Conselho Consultivo Nacional do Ramo Crédito, participou da reunião plenária do CECO que aconteceu no auditório do Sistema OCB/RJ na capital carioca. Essa é a ocasião que se discutiu as ações e estratégias para o Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC), importante garantidor do desenvolvimento de todas as cooperativas brasileiras. 

Em decorrência de um convite do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES para que o Conselho participasse conjuntamente de evento sobre o fomento ao cooperativismo, organizado pela instituição, a sessão do CECO foi realizada na capital carioca. 

Conheça melhor o Conselho Consultivo Nacional do Ramo Crédito da OCB 

O CECO é um órgão prioritário do Sistema OCB e se dedica a fortalecer e desenvolver o Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC), tendo como principal objetivo promover a intercooperação entre as cooperativas de crédito, respeitando suas particularidades e potencializando seu crescimento junto ao mercado financeiro. Atrás do auxílio e da união se tornar mais forte! 

Tecnicamente falando o CECO atua por meio de câmaras temáticas compostas pelos conselheiros. Estes representam o sistema cooperativos do Brasil todo, além das cooperativas independentes e fundos garantidores de crédito. Essas câmaras discutem e elaboram estratégias para enfrentar desafios comuns, como a adequação das cooperativas de crédito as novas regulamentações e o fortalecimento da comunicação e marketing do setor cooperativista de crédito. 

Dessa forma o Conselho desempenha um papel bem ativo na promoção da intercooperação entre cooperativas de crédito brasileiras. Mantendo um diálogo continuo com os órgãos reguladores, Banco Central, BNDES e autoridades. A reunião de hoje do CECO, pela pauta discutida, comprova tudo isso. 

Cresol oficializa expansão para Tocantins com apoio da Organização das Cooperativas Brasileiras OCB/TO

  • Artigo Principal

Pedro Afonso, município localizado a 177 quilômetros da capital de Tocantins, foi a cidade escolhida para receber em breve a primeira agência da Cresol no estado. A notícia foi informada com entusiasmo a OCB/TO por uma comitiva da Cresol que está em agendas no Tocantins. O grupo é liderado pelo presidente da Cresol Conexão, Adenilson Zanelatto, acompanhado do conselheiro de Administração Alex Ferreira, diretora de Negócios Joyce Wagner e gerente de agência Cresol Conecta Talita de Oliveira que foram ao encontro de Ricardo Khouri, presidente do Sistema OCB/TO e Maria José Leão, superintendente estadual. 

 
“Um momento muito especial pra nossa cooperativa, Cresol Conexão, tendo essa grande oportunidade de expandir o cooperativismo, principalmente do sistema Cresol, depois do alinhamento sistêmico, áreas de expansão aprovadas em assembleia no ano de 2020 com alteração de estatuto, nós podemos iniciar esse trabalho no estado de Tocantins”, frisou o presidente Adenilson.  A comitiva foi recebida no dia 31 de março na sede do Sistema OCB/TO, em Palmas, organização responsável por fomentar o cooperativismo no estado. Na ocasião a equipe apresentou mais detalhes do cooperativismo tocantinense, o encontro selou a vinda da Cresol para Tocantins com o apoio da entidade.   

 

Imagem do WhatsApp de 2025 03 31 às 16.03.00 74cb5af7Comitiva da CRESOL Conexão com toda a equipe da OCB/TO.

 

Na sequência a comitiva Cresol visitou municípios da região, dentre eles Pedro Afonso, local de grande potencial econômico e que já tem uma cultura cooperativista pujante reflexo da atuação da Coapa - Cooperativa Agroindustrial. Na ocasião foi apresentado a cooperativa de crédito Cresol a autoridades locais que contou com a presença também do presidente Ricardo Khouri, e vice-presidente Moacir Catabriga, entre outros conselheiros da Coapa.   

Outros grupos também tiveram a oportunidade de conhecer mais detalhes da Cresol, dentre eles o prefeito municipal de Pedro Afonso, Joaquim Pinheiro, lideranças, sindicato, outras entidades, para que toda a comunidade possa ter conhecimento do projeto Cresol no Estado e no município. De acordo com Zanelatto cada apresentação recebeu muita aceitação do público, a comunidade tocantinense, e principalmente a cidade de Pedro Afonso, foram muito receptivas ao projeto da Cresol. “Estamos concluindo essas agendas com a confirmação de que a Cresol estará no Tocantins muito em breve. repassaremos todas essas informações ao Conselho de Administração no decorrer do mês de abril para validação oficial da implantação de uma sala de negócios prevista em Pedro Afonso”, informou Zanelatto.  

De acordo com Zanelatto o projeto inclui um planejamento para os próximos cinco anos no estado, olhando outros municípios, a exemplo da própria capital Palmas. Ele relatou a felicidade com o desdobramento desse projeto, tendo a certeza de que um cooperativismo presente, autêntico, de muita proximidade e relacionamento fará uma grande diferença no estado de Tocantins e com os líderes de comunidade, pessoas que estão buscando o melhor desenvolvimento da comunidade estão somando forças.   

Sobre a Cresol 

Com 29 anos de história, 1 milhão de cooperados e 939 agências de relacionamento em 19 estados, a Cresol é uma das principais instituições financeiras cooperativas do país. Com foco no atendimento personalizado, a Cresol fornece soluções financeiras para pessoas físicas, empresas e empreendimentos rurais. Saiba mais em: https://cresol.com.br/ 

Imagem do WhatsApp de 2025 04 03 às 17.35.54 a11e2ec9Superintendente da OCB/TO, Maria José Leão, e o Presidente da CRESOL Conexão, Adenilson Zanelatto.

 

Featured

Assembleias Gerais fortalecem a governança das cooperativas tocantinenses com apoio do Sistema OCB/TO

  • Artigo Principal

Entre os meses de janeiro e março, as cooperativas brasileiras realizam um dos momentos mais importantes do calendário cooperativista: a Assembleia Geral Ordinária (AGO). Prevista em lei, essa etapa é fundamental para garantir a transparência, a participação dos cooperados nas decisões estratégicas e o fortalecimento da governança dentro das organizações. No Tocantins, o Sistema OCB/TO tem se dedicado intensamente para garantir que todas as cooperativas registradas realizem suas assembleias com segurança jurídica e total conformidade legal. 

Durante este período, o Sistema OCB/TO presta suporte completo às cooperativas, auxiliando desde a elaboração do edital de convocação, publicação em jornal de grande circulação, até o acompanhamento presencial da AGO, apoio na elaboração da ata da reunião e no processo de registro junto à Junta Comercial. Todo esse trabalho tem como objetivo assegurar que as cooperativas estejam em dia com suas obrigações legais, ao mesmo tempo em que promovem a participação democrática dos seus cooperados. 

Neste primeiro trimestre de 2025, diversas cooperativas contaram com o apoio direta ou indiretamente do Sistema OCB/TO para a realização de suas assembleias, como o Sicoob TO (27/02), a Xambiart e Integrar (07/03), a Cooap (26/03), a Coapa (26/03), a Cooperenf (28/03) e Cepar (28/03). 

 

WhatsApp Image 2025 03 31 at 09.17.27 1Assembleia Geral Ordinária da COOAP em 26/03/2025

 

A participação do Sistema OCB/TO nas AGOs tem sido fundamental para orientar os dirigentes quanto às boas práticas de gestão, esclarecer dúvidas jurídicas e garantir a regularidade dos processos. Além disso, o apoio institucional demonstra o compromisso do Sistema com o desenvolvimento sustentável do cooperativismo no estado. 

“Estar registrado no Sistema OCB/TO é garantir acesso a uma rede de apoio técnico e institucional que contribui diretamente para o fortalecimento das cooperativas. A Assembleia Geral é um dos momentos mais importantes do ano, e estamos ao lado das cooperativas para que esse processo ocorra de forma tranquila, segura e dentro da legalidade”, afirma a superintendente da OCB/TO, Maria José Andrade. 

 

WhatsApp Image 2025 03 28 at 10.13.41Assembleia Geral Ordinária da COOPERENF em 28/03/2025 realizada no auditório da OCB/TO em Palmas.

 

O registro na OCB assegura às cooperativas acesso a uma série de benefícios, como assessoria jurídica, contábil, apoio na governança, capacitações, representação institucional e suporte em processos estratégicos como as assembleias. Tudo isso, reforça o compromisso com o fortalecimento do cooperativismo tocantinense e coloca a instituição à disposição para apoiar as cooperativas em todos os momentos importantes da sua jornada. #VemSerCoop #SomosCoop

Featured

T O T A L M E N T E PREMIADA! SUPERINTENDÊNCIA DA OCB/TO FOI UMA DAS HOMENAGEADAS NO PRÊMIO SER MULHER DA UNIVERSIDADE UNINASSAU PALMAS

  • Artigo Principal

A Superintendência do Sistema OCB Tocantins Maria José de Andrade Leão de Oliveira foi uma das homenageadas no Prêmio Ser Mulher Destaque 2025 entregue pela faculdade Uninassau Palmas na noite de ontem (28/03). O grande objetivo da premiação é valorizar e celebrar mulheres que, ao longo do ano passado, contribuíram fazendo a diferença para toda a sociedade tocantinense. Além de Maria José outras notáveis mulheres foram escolhidas como destaque do ano como Berenice Barbosa, Secretária de Estado da Mulher no Tocantins, e Karynne Sotero, primeira-dama tocantinense. 

A noite de ontem foi cercada de muita alegria e inspiração no campus da Uninassau em Palmas. Mulheres notáveis de toda a sociedade tocantinense foram convidadas para serem homenageadas pela instituição com o Prêmio Ser Mulher Destaque 2025. Ao todo dez mulheres receberam o prêmio. A Superintendente Maria José foi premiada na categoria cooperativista. Todos os discursos das homenageadas foram fortemente aplaudidos e servirão como fonte de inspiração e emoção para o público presente de alunas e alunos da faculdade. A premiação fecha as comemorações em alusão ao Mês das Mulheres. 

“Este prêmio ressalta a importância das mulheres em qualquer lugar que elas queiram estar. A diversidade das categorias do prêmio é muito válida para mostrar que a mulher se destaca em qualquer área.” comenta Maria José. Além disso ela relembra que o cooperativismo é também para todas as mulheres “Temos o grande desafio de fazer que mais mulheres sejam associadas e conquista de espaços de lideranças dentro das cooperativas. A OCB/TO luta constantemente para melhorar esses índices, atingindo no mínimo a equidade. Hoje somos 33% do número de cooperadas, mas quando você avalia cargos de liderança e governança, que são as mulheres eleitas, esse número baixo muito. Temos que nos valorizar na hora das eleições também. Em todas as instancias há muito espaços para nós, mulheres, ocupar.” 

 

Imagem do WhatsApp de 2025 03 28 às 17.47.53 5e91a074

Todo o Sistema OCB/TO agradece e reconhece o trabalho primoroso que a Superintendente realiza a mais de três décadas na organização, priorizando pelo crescimento e bem-estar de toda a equipe, além de lutar bravamente pelo fortalecimento do cooperativismo sempre pujante e eficiente em todo o Tocantins. Reafirma, também, seus compromissos com os princípios da equidade e igualdade para uma sociedade cada dia mais inclusiva e justa. #VemSerCoop

Featured

FORTALECENDO O COOPERATIVISMO! SISTEMA OCB/TO APOIA CAPACITAÇÕES PARA COOPERATIVAS DO TOCANTINS

  • Artigo Principal

O Sistema OCB/TO reafirma seu compromisso com o 5º princípio do cooperativismo, priorizando a qualificação e o aprimoramento profissional dos colaboradores cooperados ao apoiar uma série de capacitações essenciais. Nesta semana, a OCB/TO colaborou com importantes treinamentos voltados para a segurança, eficiência e bem-estar dos profissionais que atuam nas cooperativas, quais foram: Curso de NR 32, Curso de Mapeamento de Processos de Faturamento Hospitalar, Curso de Reanimação Cardiorespiratória, Curso DNA Cooperativo e Oficina de condução de Assembleias Gerais. 

Capacitação continuada para um cooperativismo mais forte! 

Curso NR 32 - Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde 

Em atendimento a demanda da Unimed Palmas realizamos o Curso NR 32, que visa garantir um ambiente de trabalho seguro para os profissionais da saúde. A Norma Regulamentadora 32 é um conjunto de diretrizes estabelecido pelo Ministério do Trabalho e Emprego para proteger os trabalhadores do setor hospitalar contra riscos biológicos, químicos, ergonômicos e físicos. 

A capacitação destacou a importância da prevenção de acidentes e da promoção da saúde ocupacional, abordando temas como a manipulação correta de substâncias perigosas, a adoção de equipamentos de proteção individual (EPIs) e a segurança no descarte de materiais contaminantes. Os participantes puderam compreender melhor as medidas necessárias para reduzir os riscos e melhorar a qualidade do atendimento prestado a todos os pacientes. 

nr

 

Curso de Mapeamento de Processos de Faturamento Hospitalar 

Realizado no auditório da OCB/TO em Palmas, o curso de Mapeamento de Processos de Faturamento Hospitalar teve como foco a otimização da gestão financeira em instituições de saúde cooperativistas. A capacitação abordou técnicas e metodologias para tornar o faturamento ainda mais eficiente, reduzindo erros e garantindo maior previsibilidade financeira para a empresa. 

Os participantes aprenderam a estruturar fluxos de faturamento de forma mais organizada e otimizada, focalizando na alta eficiência dos recursos e diminuição das perdas, possibilitando a melhora da relação entre setores administrativos e operacionais. Com a aplicação do mapeamento de processos, as empresas conseguem minimizar perdas financeiras, evitar glosas e melhorar a assertividade nos recebimentos junto aos convênios e órgãos pagadores. 

agora1

 

Curso de Reanimação Cardiorespiratória 

A iniciativa visou capacitar profissionais da saúde para atuarem em atendimento de emergências, garantindo um rápido e eficiente cuidado em casos de paradas cardiorespiratórias. A OCB/TO apoiou a capacitação. 

A reanimação (RCP) é uma técnica essencial e habitualmente usada com o intento de salvar vidas, especialmente em ambientes hospitalares e clínicos. Durante a oficina, os participantes tiveram a oportunidade de praticar os procedimentos de RCP em manequins especializados, aprendendo as melhores abordagens para cada situação que se apresenta na realidade das urgências e emergias dos hospitais. A capacitação também repisou a total importância da atuação em equipe e da resposta ágil para maximizar as chances de sobrevivência e pronta recuperação dos pacientes. 

IMG 20250325 WA0050

 

Curso DNA Cooperativo e Oficina de condução de Assembleias Gerais 

O curso e a oficina aconteceram na sede da COOPERENF, em Araguaína - TO, norte do nosso Estado. O objetivo máximo dos cursos e transmitir para cada participante o essencial entusiasmo que se consolida o cooperativismo, além de técnicas e fórmulas que possibilitam a construção sólida de uma cooperativa, alcançando em período pequeno um crescimento significativo e sustentável. 

A parte técnica da realização de uma boa assembleia geral assegura lisura dos atos da cooperativa, garantindo o não surgimento de qualquer eventualidade administrativa ou jurídica. Capacitação sobre temas tão importantes e correntes no dia a dia de cada cooperado é sinônimo de desenvoltura profissional. 

oficina2

 

A Importância do Apoio da OCB/TO nas Capacitações 

O Sistema OCB/TO não se afasta da missão de fortalecer o cooperativismo por meio das soluções de educação e do desenvolvimento pessoal/profissional de cada trabalhador ou cooperado. Ao apoiar e promover capacitações como as realizadas durante toda esta semana, a entidade contribui para a formação de trabalhadores mais preparados, aptos a enfrentar desafios, ofertar um trabalho em equipe mais coeso e serviços de maior qualidade. 

Outro objetivo é manter as cooperativas competitivas e cada vez mais preparadas, garantindo que os profissionais estejam alinhados com as melhores práticas de trabalho. A OCB/TO reafirma seu compromisso com a educação cooperativista continuada e segue investindo em iniciativas que promovem o crescimento e o bem-viver de toda a sociedade.  

Vem saber mais sobre as soluções, futuros cursos e capacitações! É só nos acompanhar nas redes sociais do Sistema OCB/TO. #VemSerCoop 

Featured

Marcando Presença: OCB/TO Participou da 56ª Assembleia Geral Ordinária Nacional e do Lançamento da Agenda Institucional Do Cooperativismo 2025 em Brasília

  • Artigo Secundário 2

Conforme publicado pelo portal Somos Cooperativismo em 19 de março de 2025 – Matéria original publicada em Somos Cooperativismo, acesso em 20 de março de 2025. 

O Sistema OCB realizou, nesta terça-feira (18), a 56ª Assembleia Geral Ordinária (AGO), no auditório da entidade, em Brasília. O evento reuniu dirigentes das Organizações Estaduais (OCEs) para aprovação das ações e contas referentes ao exercício de 2024, além de validar o plano de trabalho e o orçamento para 2025. 

 

54396962131 9e8ebf417f o

 

O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, ressaltou a relevância do cooperativismo para os tempos atuais, com destaque para a necessidade de compreender o panorama geopolítico global. Segundo ele, é essencial adotar decisões estratégicas que preparem o setor para os desafios e oportunidades do cenário internacional. 

"Dada a seriedade e especificidade do nosso modelo de negócios, abordaremos cada tema de forma detalhada. Além disso, a conjuntura mundial será um ponto central de discussão, pois entender esse contexto é fundamental para tomarmos decisões mais estratégicas. Espero que esta AGO contribua para enriquecer e direcionar nossas ações com ainda mais precisão", afirmou Márcio. 

 

54397139439 68ffc15a75 o

 

A superintendente do Sistema OCB, Tania Zanella apresentou os resultados de 2024, com destaque para a realização do 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo (CBC), que reuniu aproximadamente 3 mil lideranças cooperativistas de todo o país. Durante o encontro, foram discutidos os rumos do movimento e consolidado um planejamento estratégico para os próximos cinco anos. O Congresso se destacou como um espaço de construção coletiva, no qual os participantes definiram 100 diretrizes estratégicas para fortalecer o cooperativismo até 2030, das quais 25 foram eleitas prioritárias. 

Os eixos temáticos que orientaram as discussões foram comunicação, cultura cooperativista, ESG (ambiental, social e governança), intercooperação, inovação, negócios e representação institucional. A participação ativa das cooperativas garantiu o alinhamento de estratégias que fortalecem a identidade do setor e promovem um modelo de negócios sustentável e competitivo. Com base nessas diretrizes, o Sistema OCB elaborou um plano de ação para assegurar que o cooperativismo continue a impulsionar o desenvolvimento econômico e social nos próximos anos. 

Conquistas 

O ano de 2024 também foi marcado pela intensa atuação do Sistema OCB na regulamentação da Reforma Tributária. O Sistema OCB mobilizou mais de 10 mil lideranças cooperativistas, que promove uma articulação estratégica junto à Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop) e outras entidades representativas. Foram realizadas 286 reuniões com representantes do Governo Federal e mais de 14 mil ações, entre e-mails, ofícios e publicações, sempre em defesa do adequado tratamento tributário ao Ato Cooperativo

Como resultado desse esforço coletivo, foi sancionada a Lei Complementar (LC) 214/2025, que garante conquistas importantes para o setor, como a não incidência de impostos sobre fundos, reservas e sobras, a não cumulatividade para cooperativas singulares e centrais, a dedução integral de honorários médicos e odontológicos, alíquota zero na destinação de bens e serviços do cooperado para a cooperativa e ao produtor rural não contribuinte, além da possibilidade de acumular mais de um regime especia,l específico ou favorecido. 

Além disso, o trabalho do Sistema OCB conseguiu êxito em outras políticas públicas fundamentais para o setor, como a  Lei Complementar (LC) 213/2025, que amplia a atuação das cooperativas no mercado de seguros; a Lei 15.072/2024, que garante a condição de segurado especial para cooperados que atuam em atividades rurais; a Lei 14.993/2024, que regulamenta o combustível do futuro e incentiva a produção de biocombustíveis como diesel verde e biometano; a regulamentação da LC 130/2009, que moderniza o Sistema Nacional de Crédito Cooperativo; a Lei 15.103/2024, que institui o Programa de Aceleração da Transição Energética (PATEN) e facilita o acesso ao crédito para projetos sustentáveis; a Lei 15.042/2024, que regulamenta o mercado de carbono no Brasil; a Lei 14.973/2024, que prorroga o prazo para reoneração da folha de pagamentos e a Lei 15.070/2024, que cria o Marco Legal dos Bioinsumos, com incentivo à inovação no agronegócio cooperativista. 

Além do trabalho no Legislativo e no Executivo, o Sistema OCB também atuou no Judiciário, com participação, como amicus curiae, em 12 processos no Supremo Tribunal Federal (STF) para garantir que as decisões da Corte considerassem as especificidades do cooperativismo. 

Internacionalização 

O mapeamento das exportações cooperativistas identificou oportunidades internacionais, que resultaram na qualificação de 50 cooperativas no Programa PEIEX, em parceria com a ApexBrasil, e na participação de 290 cooperativas na solução Cooperativas nas Compras Públicas, com o mapeamento de mais de 30 mil editais. 

  

O Sistema OCB também marcou presença nos principais debates internacionais e participou de dois painéis na COP29, do Fórum Multilateral do G20, do workshop internacional da UNDESA/ONU e do lançamento do Ano Internacional das Cooperativas na ONU

 

54396067657 b7e8bcb7ed o

 

Comunicação  

A Pesquisa Nacional de Imagem do Cooperativismo trouxe dados relevantes para fortalecer o movimento no Brasil. De acordo com a pesquisa, 77% dos entrevistados mencionaram espontaneamente ao menos uma cooperativa, e 63% afirmaram que o fato de um produto ser cooperativo influencia positivamente sua decisão de compra. 

As campanhas SomosCoop ampliaram significativamente o alcance da marca cooperativista, com mais de 22 milhões de impactos em rádio, 41 milhões nas redes sociais e 7 milhões de visualizações na 3ª temporada da websérie SomosCoop na Estrada

A busca por dados precisos também foi uma prioridade em 2024, com alcance de 92% de preenchimento das informações obrigatórias do Anuário do Cooperativismo Brasileiro. Além disso, foram publicados dois estudos em parceria com a FIPE, com destaque para o impacto positivo das cooperativas na economia e nas comunidades onde atuam. 

Segundo o Anuário 2024, o setor conta com 23,45 milhões de cooperados, movimenta R$692 bilhões em faturamento, gera mais de 550 mil empregos diretos e está presente em 1.398 municípios com 4.509 cooperativas. No mercado internacional, o cooperativismo brasileiro mostra sua força e realizou negócios que somaram US$8,3 bilhões. 

Perspectivas  

A superintendente do Sistema OCB, Tania Zanella, apresentou também o Planejamento Estratégico de 2025-2030, desenvolvido no 15º CBC, com destaque para as prioridades e principais entregas para o fortalecimento do cooperativismo no Brasil.  

Para 2025, os eixos centrais incluem o fortalecimento da defesa institucional e da representação política, a atuação no aperfeiçoamento do marco regulatório e das políticas públicas, o estímulo a negócios e à inovação, além da promoção da imagem do cooperativismo.  

"O cooperativismo brasileiro desempenha um papel essencial no desenvolvimento socioeconômico do país, e nosso planejamento para 2025 reflete esse compromisso. Precisamos ampliar nossa presença institucional, fortalecer a defesa política e regulatória e, sobretudo, consolidar o cooperativismo como um modelo de negócios cada vez mais inovador, sustentável e competitivo. Estamos prontos para avançar e garantir que as cooperativas continuem crescendo e transformando vidas", afirmou Tania Zanella. 

 

54397319120 ea15cafa14 o

 

Featured

Iniciado Novo Ciclo de Devolutivas Assistidas do AvaliaCoop 2025 - Governança e Gestão

  • Artigo Secundário 3

Dos dias 17 a 20 de março as cooperativas participantes do Ciclo 2025 do Diagnóstico Governança e Gestão – AvaliaCoop receberam o primeiro diagnóstico assistido quanto as suas práticas de mercado e organizacionais. O feedback é a oportunidade perfeita para melhorias e a promoção de novas práticas de governança e gestão. Um verdadeiro pente fino nos setores das organizações buscando a inovação e eficiência em todos os processos.

Na segunda-feira (17/03) a Unimed Gurupi se reuniu para analisar em conjunto quais os pontos fortes e quais os focos de atenção da cooperativa. Passo importante para melhoria significativa das métricas, sem qualquer dúvida é o planejamento com direcionamento certo.

 

avaliacoop unimedgurupi 1 20 03

 

Já na terça-feira (18/03) o pessoal da COOPERENF também analisou em conjunto todos os apontamentos do AvaliaCoop. As expectativas de colocar em prática todo o planejamento para construção de um plano de ação com foco no aumento da competitividade são grandes.

 

avaliacoop unimedgurupi 20 03

 

Também nesta semana a COAPA e SICOOP Tocantins realizaram seus feedbacks. Neste ano de 2025, Ano do Cooperativismo, o AvaliaCoop busca o desenvolvimento sustentável das cooperativas pautando-se, desde sempre, nos melhores padrões de excelência validados internacionalmente.

 

avaliacoop1 20 03

 

avaliacoop2 20 03

 

O diagnóstico assistido serve, principalmente, para conhecer ainda mais as particularidades de cada organização e adaptar as possíveis mudanças a realidade de cada cooperativa. O molde e auxílio perfeito para alavancar de vez a sua cooperativa! Saiba mais sobre o AvaliaCoop e vem pra SesCoop/TO!

 

 

Edital De Convocação – 33ª Assembleia Geral Ordinária

  • Artigo Principal

O Presidente do Conselho de Administração do Sindicato e Organização das Cooperativas no Estado do Tocantins – OCB/TO, no uso das atribuições conferidas no Estatuto Social, convoca os(as) senhores(as) presidentes ou delegados(as) das 24 (vinte e quatro) cooperativas registradas e/ou filiadas, para se reunirem em ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA, a realizar-se no dia 21 de março de 2025, modalidade híbrida – presencial em sua sede à Av. JK, 110 Norte, Lt. 11, Palmas/TO; e virtual, link: https://encurtador.com.br/MeNJr, em primeira convocação às 10h (dez horas), com a presença da maioria absoluta dos representantes e, às 11h (onze horas), em segunda e última convocação, com qualquer número de representantes presentes, para deliberarem sobre a seguinte Ordem do Dia:

1) Prestação de contas do Conselho de Administração exercício 2024 - demonstrações contábeis acompanhadas do relatório de atividades e parecer do Conselho Fiscal.

2) Autorização para acompanhar e representar as cooperativas do Tocantins, em negociações sindicais, tais como Acordos Coletivos de Trabalho e Convenções Coletivas de Trabalho, quer seja por categoria econômica, por ramo ou individualmente.

3) Assuntos gerais.

Ricardo Benedito Khouri - Presidente

Baixe os arquivos

icons8 baixar 48Edital AGO 

icons8 baixar 48Modelo de Termo de Representação

icons8 baixar 48Demonstrações_Financeiras_2024_OCB-TO._manifesto.pdf

icons8 baixar 48Parecer_do_Conselho_Fiscal

icons8 baixar 48RELATORIO_DE_AUDITORIA_COM_DEMONSTRACOES_FINANCEIRAS_-_OCB_2024

Equipe do Sistema OCB/TO Participa de Capacitações Para Promover o Desenvolvimento das Cooperativas do Tocantins

  • Artigo Principal

Capacitação fortalece desenvolvimento do cooperativismo no Tocantins

Entre os dias 10 e 14 de fevereiro de 2025, profissionais do Sistema OCB/TO participaram de uma capacitação estratégica em Brasília (DF), voltada para o aprimoramento das ferramentas AvaliaCoop, SouCoop e AnuárioCoop. O treinamento, realizado de forma presencial, reuniu especialistas de diversas áreas e proporcionou um aprofundamento nas técnicas de análise de dados, gestão e governança cooperativista.

A iniciativa, coordenada pela Unidade Nacional do Sistema OCB, teve como principal objetivo qualificar ainda mais os profissionais que atuam no suporte às cooperativas tocantinenses. Durante a imersão, os participantes atualizaram seus conhecimentos, discutiram melhores práticas e aprimoraram a aplicação dos diagnósticos cooperativistas, visando impulsionar o desenvolvimento do setor no estado.

Capacitação com impacto direto no cooperativismo

O treinamento trouxe resultados diretos para as cooperativas tocantinenses, ao preparar os profissionais para oferecer um suporte ainda mais qualificado. Segundo Selma dos Reis Silva, gerente de operações do Sistema OCB/TO, a capacitação foi enriquecedora e permitiu a ampliação de conhecimentos essenciais para o desenvolvimento das cooperativas. “Estou empolgada para aplicar o que aprendi no meu trabalho. Agradeço a todos os envolvidos e espero continuar crescendo junto com o sistema cooperativista”, afirmou.

Eduardo Soares Pessoa, gerente de desenvolvimento de cooperativas, destacou a importância do treinamento ELEVA, realizado durante a capacitação, que permitiu um aprofundamento nos diagnósticos disponíveis para as cooperativas. “O mais importante não é apenas oferecer os diagnósticos, mas sim levar a solução certa para cada cooperativa. Cada uma possui um perfil, uma natureza e desafios específicos. Nosso papel é garantir que tenham acesso às ferramentas e soluções adequadas para seu crescimento sustentável”, ressaltou.

Investimento no futuro do cooperativismo

A capacitação reafirma o compromisso do Sistema OCB/TO com o fortalecimento e a inovação do cooperativismo no estado. O conhecimento adquirido ao longo dos cinco dias de imersão será fundamental para apoiar as cooperativas na superação de desafios e na busca por soluções estratégicas que impulsionem seu crescimento.

Com essa iniciativa, o cooperativismo tocantinense se fortalece, ganha mais eficiência e se prepara para um futuro ainda mais promissor.

Eleva 2Eleva 3

Com o Objetivo de Fortalecer o Cooperativismo no Tocantins, a OCB/TO Tem Assento no Femep

  • Nenhum

O Sistema OCB/TO, com o objetivo de fortalecer o cooperativismo no Tocantins, participou do lançamento do Fórum Estadual das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Femep). Com assento garantido no Fórum, a OCB/TO desempenhará um papel estratégico na formulação de políticas públicas externas ao fortalecimento das nossas cooperativas, contribuindo para um ambiente econômico mais inclusivo e sustentável.

O Femep tem como objetivo promover a articulação entre entidades públicas e privadas para desenvolver políticas, estudos e ações que fortaleçam as micro e pequenas empresas no Tocantins. Nesse contexto, a participação da OCB/TO será fundamental para garantir que as necessidades das cooperativas sejam consideradas nas diretrizes e estratégias adotadas, ampliando as oportunidades para o setor cooperativista no estado.

O Fórum promove, articula e integra o governo, entidades de apoio e representação, visando assegurar políticas públicas para o desenvolvimento das microempresas e empresas de pequeno porte do Tocantins.

O Femep é composto por 24 instituições governamentais e de representação de classes empresariais, que deverão indicar seus conselheiros e suplentes. Além disso, devem ser formados comitês temáticos responsáveis pela articulação, desenvolvimento de estudos, elaboração de propostas e encaminhamento de temas específicos que comporão a agenda de trabalho e a formulação de políticas públicas voltadas às Micro e Pequenas Empresas.

Participam do Fórum: Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Secretaria da Fazenda (Sefaz), Secretaria do Planejamento (Seplan), Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapt), Agência de Fomento, Junta Comercial do Estado do Tocantins (Jucetins), Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis (Sescap-TO), Sistema OCB/TO, Associação dos Jovens Empresários e Empreendedores do Tocantins (Ajee), Associação Tocantinense de Municípios (ATM), Caixa Econômica Federal, Receita Federal, Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado (FCDL), Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Tocantins (Faciet), Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto), Federação das Microempresas, Empresas de Pequeno Porte e Empreendedor Individual (Femicro), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Tocantins (Fecomércio), Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais do Estado do Tocantins (Fampec-To), Frente Parlamentar (Aleto) e Banco da Amazônia (Basa).

Fonte: Governo do Tocantins.

Featured

Sistema OCB/TO reforça demandas de cooperativas agrícolas em reunião com o governo estadual

  • Artigo Secundário 2

O Sistema OCB/TO participou, nesta quinta-feira (06), de uma reunião no Palácio Araguaia, em Palmas, com representantes do governo estadual e entidades do setor agropecuário. O encontro teve como objetivo discutir os principais desafios enfrentados pelo agronegócio tocantinense e buscar soluções para fomentar o desenvolvimento do setor no estado.

Ricardo Khouri, presidente do Sistema OCB/TO, ressaltou a importância da parceria entre o setor público e as cooperativas agroindustriais para o fortalecimento do agronegócio no Tocantins. Em sua fala, o presidente destacou que o cooperativismo agroindustrial é um pilar essencial para a economia do estado e que, para que o setor continue a crescer, é necessário um ambiente regulatório mais ágil, além de investimentos em infraestrutura. "Para que possamos ampliar nossa contribuição ao desenvolvimento do estado, é fundamental que as cooperativas tenham as condições adequadas para prosperar", afirmou.

Durante o encontro, foram abordadas pautas cruciais, como a modernização do Cadastro Ambiental Rural (CAR), a revisão das políticas fiscais estaduais e a ampliação da infraestrutura para o escoamento da produção. O debate também incluiu a necessidade de medidas para garantir maior segurança no campo e a continuidade de ações que favoreçam a sustentabilidade do setor agropecuário tocantinense.

A reunião contou com a participação de representantes das secretarias e órgãos estaduais, incluindo a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), a Agência de Transportes e Obras (Ageto), a Procuradoria Geral do Estado (PGE), a Secretaria da Fazenda (Sefaz), a Secretaria de Agricultura e Pecuária (Seagro), a Secretaria de Segurança Pública (SSP), o Instituto de Terras do Tocantins (Itertins), o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e a Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (Aleto). 

Também marcaram presença entidades como Aprosoja, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faet), Sistema OCB/TO, Associação Novilho Precoce, AproBico e sindicatos rurais de Gurupi e Araguaína.

Consultoria trouxe orientações para a área de recursos humanos
Featured

Consultoria foca melhorias no treinamento e desenvolvimento de colaboradores da COAPA

  • Artigo Principal

Nos dias 3 e 4 de fevereiro, a Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (COAPA) realizou uma prática assistida voltada para o aprimoramento do processo de Treinamento e Desenvolvimento (T&D) de seus colaboradores, trazendo ferramentas estratégicas para tornar a capacitação mais eficiente e alinhada aos objetivos organizacionais.

Participaram a coordenadora de Recursos Humanos, Mayara Miranda, e o contador Rafael Barros.

A consultoria, com apoio do Sescoop/TO, teve como foco estruturar todas as etapas do processo, desde a identificação das necessidades até a avaliação dos resultados, garantindo que os treinamentos promovam impactos reais no desempenho da equipe.

Na capacitação, com 16 horas de duração, os consultores Kleber Abreu Sousa e Dilson Pereira dos Santos Júnior apresentaram metodologias para realizar o levantamento das necessidades de capacitação, utilizando ferramentas que permitem diagnosticar com precisão as demandas dos colaboradores e da cooperativa.

A avaliação da qualidade dos cursos e do aprendizado também foi um ponto central, com a introdução de instrumentos capazes de medir não apenas a satisfação dos participantes, mas também o nível de assimilação do conteúdo e sua aplicabilidade no dia a dia de trabalho.

Outro aspecto importante abordado foi a medição dos resultados obtidos, com métodos para verificar se o conhecimento adquirido nos treinamentos está sendo efetivamente utilizado e quais melhorias foram percebidas no desempenho individual e coletivo.

A criação de indicadores de T&D também foi destacada no treinamento, permitindo que a COAPA tenha métricas claras para acompanhar a evolução das capacitações e avaliar se os treinamentos estão gerando os impactos desejados.

“Com a implementação dessas ferramentas, a cooperativa busca tornar seu processo de desenvolvimento de pessoas mais estruturado e mensurável, assegurando que o investimento em qualificação resulte em maior eficiência, engajamento e crescimento para todos”, avaliou Mayara Miranda.

Ainda segundo a coordenadora de RH, a próxima etapa será colocar essas metodologias em prática, fortalecendo ainda mais a cultura de aprendizado contínuo dentro da COAPA.

Por Fred Alves

Featured

Sistema OCB/TO oferece suporte especializado para as AGOs 2025

  • Artigo Secundário 1

O Sistema OCB/TO está oferecendo suporte especializado às cooperativas registradas para a realização das Assembleias Gerais Ordinárias (AGOs) de 2025, que devem ocorrer até o dia 31 de março, conforme determina a Lei Federal nº 5.764/1971. As AGOs são eventos essenciais para a transparência e o desenvolvimento das cooperativas, e o objetivo da instituição é assegurar que todas cumpram suas obrigações legais com eficiência e tranquilidade.

Entre os serviços de apoio oferecidos estão a elaboração e revisão do Edital de Convocação, garantindo sua conformidade com a legislação; a publicação do Edital no Diário Oficial do Estado, com apoio na organização e envio do material necessário; a orientação para o encerramento contábil, auxiliando na finalização dos relatórios obrigatórios; e o acompanhamento técnico durante as AGOs, com uma equipe preparada para esclarecer dúvidas em tempo real.

A superintendente do Sistema OCB/TO, Maria José Oliveira, destaca a relevância desse suporte para o fortalecimento das cooperativas no estado. “Sabemos da importância das assembleias para o fortalecimento das cooperativas e para a transparência na gestão. Por isso, estamos preparados para oferecer um suporte completo e personalizado, que facilite o cumprimento dessas obrigações e fortaleça o cooperativismo no Tocantins”, afirma Maria José.

Além disso, a instituição reforça a importância de as cooperativas manterem seus cadastros atualizados para garantir agilidade no contato e na prestação dos serviços.

Para mais informações, as cooperativas podem entrar em contato pelos canais do Sistema OCB/TO: telefone (63) 3215-3291 ou e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..

5° Show Tecnológico do Cerrado
Featured

Sistema OCB/TO marca presença no 5° Show Tecnológico do Cerrado

  • Artigo Principal

Evento promovido pela cooperativa Frísia aconteceu nesta quinta-feira, 30, em Paraíso do Tocantins 

O 5º Show Tecnológico do Cerrado, realizado em Paraíso do Tocantins nesta quinta-feira, 30 de janeiro, reuniu especialistas, produtores e profissionais do agronegócio para discutir as inovações que estão moldando o setor na região. Promovido pela Frísia Cooperativa Agroindustrial em parceria com a Fundação ABC, o evento se consolidou como uma das principais vitrines do agronegócio do Cerrado. O Sistema OCB/TO marcou presença, contribuindo para o enriquecimento das discussões e fortalecendo o cooperativismo local.

Divulgação 2

Durante a visita ao evento, a organização teve a oportunidade de acompanhar as palestras e as arenas temáticas interativas, que abordaram tópicos essenciais como manejo de solos, produção de forragens, fitopatologia e sistemas agrícolas. Uma das atrações mais aguardadas foi a palestra de Matheus Pereira, analista de mercado e fundador da PÁTRIA Agronegócios, que trouxe insights valiosos sobre o mercado e as tendências do setor.

Ricardo Khouri, presidente do Sistema OCB/TO, ressaltou a importância do evento para o desenvolvimento do agronegócio no Tocantins: “Participar do 5º Show Tecnológico do Cerrado é fundamental para estarmos alinhados com as inovações que estão impulsionando o agronegócio na nossa região. A Frísia, com sua trajetória e atuação no estado, contribui significativamente para o crescimento da economia local, e é um privilégio fazer parte de um evento tão enriquecedor, que oferece conhecimento prático e troca de experiências entre os diversos atores do setor.”

O evento também marcou o início das comemorações dos 100 anos da Frísia no Brasil, destacando a cooperativa como um pilar fundamental no fortalecimento do agronegócio, especialmente no Tocantins, onde a Frísia está presente desde 2016.

Gincana Familia Coop - COOPEFA
Featured

Gincana Família Coop celebra união e cooperativismo em Formoso do Araguaia

  • Artigo Principal

Evento promovido pela COOPEFA reuniu cooperados, alunos e suas famílias, promovendo a integração e fortalecimento dos laços comunitários

Com o apoio do Sistema OCB/TO, a Cooperativa de Trabalho Educacional de Formoso do Araguaia - COOPEFA, promoveu, no último sábado (25), uma gincana que reuniu a comunidade local em torno dos princípios do cooperativismo. O evento, voltado para cooperados, alunos e suas famílias, foi uma oportunidade para reforçar a importância da cooperação e fortalecer os laços entre os participantes. A ação reforçou o compromisso da Coopefa com a integração e o bem-estar coletivo.

A superintendente do Sistema OCB/TO, Maria José Oliveira, destacou a importância do evento. “A gincana é um exemplo perfeito de como a cooperação pode ser vivenciada na prática, envolvendo todos em atividades que ensinam e divertem ao mesmo tempo”, afirmou.

Os participantes se envolveram em diversas atividades que estimularam o trabalho em equipe e a solidariedade, criando um ambiente de aprendizado e amizade. A Presidente da Cooperativa COOPEFA, Gleiciane Romeiro, expressou sua satisfação: “Encerramos o Família Coop com medalha no peito e um sentimento de muita cooperação durante as atividades. Agradecemos ao Sistema OCB/TO pelo apoio”.

Gincana FamíliaCoop COOPEFA 2

Formação - Unimed Gurupi

Com o apoio do Sistema OCB/TO, cooperativas tocantinenses realizam capacitação de cooperados e colaboradores

  • Artigo Secundário 1

Entre os dias 23 e 25 de janeiro, a Unimed Gurupi e a Cooperativa Educacional de Pais de Arraias (CEPAR), com apoio do Sistema OCB/TO, promoveram capacitações para seus cooperados e colaboradores, visando aprimorar as habilidades profissionais e fortalecer a qualidade dos serviços nas áreas de saúde e educação no Tocantins.

Maria José Oliveira, superintendente do Sistema OCB/TO, destaca o compromisso da entidade com o desenvolvimento das cooperativas locais, oferecendo treinamentos que contribuem para a qualificação dos profissionais e para a evolução do cooperativismo no estado. “Investir na formação contínua é essencial para garantir a excelência nos serviços prestados”, afirma.

Unimed Gurupi

A Unimed Gurupi, nos dias 23 e 24 de janeiro, ofereceu o curso de Atendente e Recepcionista Hospitalar, com foco na qualificação da equipe para um atendimento de excelência e acolhimento aos pacientes. Além disso, foi encerrado o 12º módulo da Formação Continuada, realizada ao longo dos últimos 12 meses, voltada para o desenvolvimento dos colaboradores e para o aprimoramento dos serviços de saúde. 

O presidente da Unimed Gurupi, Fabricio Dominici, enfatiza que a formação mensal prepara os médicos cooperados para liderar a cooperativa nos próximos anos, agradecendo a dedicação dos participantes e destacando a importância dos conhecimentos adquiridos para o crescimento da cooperativa.

Unimed Gurupi 2

Entre 21 e 23 de janeiro, a CEPAR realizou uma série de capacitações voltadas para suas cooperadas, abordando temas como Educação Inclusiva, TDAH na Escola, Uso de Tecnologia Educacional e Técnicas de Alfabetização e Letramento. A semana de treinamentos foi concluída no dia 24 com um curso de Primeiros Socorros, conforme a Lei Lucas, para capacitar as cooperadas a agir em situações de emergência e garantir a segurança de todos.

Cristiane Gáspio, presidente da CEPAR, aponta a relevância das formações oferecidas pela OCB, que contribuem para o aprimoramento da equipe pedagógica. “Esses cursos são fundamentais para garantir um atendimento adequado às crianças e a segurança na escola”, afirma.

WhatsApp Image 2025 01 24 at 14.19.13

15ª Jornada Tecnológica
Featured

Jornada Tecnológica impulsiona produtividade de soja na região de Pedro Afonso

  • Artigo Principal

Em 2025, a Jornada Tecnológica de Pedro Afonso e Região chegou à sua 15ª edição. O evento, organizado pela Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (COAPA), é um dos principais quando se fala em difusão de novidades e tecnologias voltadas à produção de grãos, troca de experiências e atualização para produtores rurais, profissionais do agronegócio e outros interessados no tema. 

A última edição, realizada no dia 24 de janeiro, na Fazenda Uruçu, em Pedro Afonso, reuniu cerca de 700 pessoas. Pelo terceiro ano seguido, o Sistema FAET/Senar foi parceiro da COAPA na realização. A jornada ainda recebeu apoio do Sindicato Rural de Pedro Afonso e Região (SIRPAR) e de 17 empresas dos segmentos de sementes, defensivos, fertilizantes, máquinas, equipamentos, finanças e de internet. São elas: J&H Sementes, Uniggel, Grupo Progresso, SeedCorp HO, LG Sementes, Nortox, Agripon, JCO, Yara, Fabiano Parafusos, MaqCampo John Deere, Grandtec, Sicredi, Marca Motors, Autovia Fiat, Grão de Ouro e Movi Conect. 

Dinâmica

Em uma área experimental com 16 hectares onde foram instaladas 21 estações, profissionais de cinco empresas desenvolvedoras e produtoras de sementes explanaram sobre potencial produtivo, adaptabilidade aos solos da região, práticas mais eficientes e sustentáveis para o cultivo da oleaginosa e sanidade, além de responderem questionamentos dos participantes.Na sede da Fazenda Uruçu, empresas de diferentes segmentos expuseram máquinas e equipamentos agrícolas de última geração, bioinsumos, fertilizantes e veículos, e ainda disponibilizaram serviços nas áreas financeira e de internet.

Impulso na produtividade

Em um mercado cada vez mais competitivo, a informação confiável é apontada como uma das principais ferramentas para alavancar os índices de produtividade das lavouras de forma sustentável. Neste contexto, o presidente da COAPA, Ricardo Khouri, lembra que a Jornada Tecnológica tem como foco a geração de dados confiáveis.

O dirigente destaca que o uso de cultivares e técnicas apresentadas na jornada, bem como os investimentos em máquinas agrícolas modernas e a aplicação de técnicas de manejo mais eficazes, refletem no aumento da produtividade na região. “Um exemplo é que há 15 safras tínhamos níveis de produtividade em torno de 40 a 45 sacas por hectare e, hoje, se alcança até 80 sacas na mesma área. É uma demonstração inequívoca de que o potencial genético das cultivares de soja e as técnicas aplicadas se aprimoraram”, explicou Khouri, ressaltando ainda a importância da parceria entre a COAPA e as empresas sementeiras.

A presidente do Sindicato Rural de Pedro Afonso e Região (SIRPAR), Simone Sandri, também considera a Jornada Tecnológica fundamental para o aumento no desempenho das lavouras. “Quando começamos a plantar, colher 40 sacas por hectare era ter uma super safra. Atualmente, se colhe até mais que o dobro, graças à tecnologia, inovação e pesquisa. A jornada possibilita ao agricultor conhecer novas cultivares para melhorar sua produtividade e ganhos financeiros”, disse Simone, que também destacou a importância da união da COAPA com o Sistema FAET/Senar, o Sindicato Rural e empresas que participam da jornada.

Para o agricultor Luiz Gilberto Ramos, proprietário da Fazenda Uruçu, que há 11 anos sedia o evento, a jornada auxilia o produtor na tomada de decisão. “No evento, o produtor recebe dados confiáveis e conhece materiais com maior potencial produtivo e mais adaptados à nossa região. Isso diminui a chance de errar”, avalia o agricultor.

Ampla participação

Ao comemorar o êxito de mais uma jornada, o superintendente Juliano Ribeiro ressaltou a presença massiva dos associados da COAPA nas atividades, superando edições anteriores. “Recebemos cooperados de vários municípios, muitos deles novatos que participaram pela primeira vez e elogiaram a organização”, explicou. O executivo também chamou atenção para a apresentação de novas cultivares para plantio na região, garantindo novos patamares de produção.

Featured

Experimentos com soja serão apresentadas na XV Jornada Tecnológica de Pedro Afonso e Região

  • Artigo Principal

Tudo pronto para a XV Jornada Tecnológica de Pedro Afonso e Região, uma realização da Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (COAPA) e do Sistema FAET/Senar, com apoio do Sindicato Rural de Pedro Afonso e Região (SIRPAR) e de 18 empresas dos ramos de sementes, máquinas, equipamentos, defensivos, fertilizantes e financeiro. O evento será na próxima sexta-feira, 24 de janeiro, na Fazenda Uruçu, em Pedro Afonso.

Será uma oportunidade única para produtores rurais, profissionais do agronegócio e outros interessados conhecerem as novidades e tecnologias voltadas à produção de grãos.

Nesta edição serão apresentadas 26 cultivares de soja, todas comerciais, plantadas numa área experimental de 16 hectares na Fazenda Uruçu para avaliar características como potencial produtivo, adaptação aos solos da região, práticas mais eficientes e sustentáveis de cultivo e sanidade. A intenção é que, em breve, os melhores materiais sejam comercializados e cultivados nas áreas agrícolas da região.

Informação para o produtor

O presidente da COAPA, Ricardo Khouri, considera a Jornada Tecnológica de Pedro Afonso e Região um dos principais vetores de desenvolvimento na pesquisa agropecuária do estado do Tocantins. “A jornada vem se destacando muito pelos ensaios com cultivares de soja, dando segurança e opções ao produtor rural, principalmente o cooperado da COAPA, para tomar a melhor decisão, além de outras práticas de manejo das lavouras, tanto de soja como de milho”, explicou Khouri.

Já o presidente da Federação da Agricultura do Estado do Tocantins (FAET), Paulo Carneiro, lembrou que esse será o terceiro ano em que a entidade é parceira na realização da jornada, que leva novidades e conhecimento à classe produtora. “A jornada traz o que há de mais moderno, seja em tecnologia ou em genética para os sojicultores. Para nós é mais uma oportunidade de dar suporte ao produtor rural permitindo a ele o acesso a dados técnicos importantes”, pontuou o dirigente.

Empresas parceiras

J&H Sementes, BASF, Uniggel, Grupo Progresso, SeedCorp HO, LG Sementes, Nortox, Agripon, JCO, Yara, Fabiano Parafusos, MaqCampo John Deere, Grandtec, Sicredi, Marca Motors, Autovia Fiat, Grão de Ouro e Movi Conect.

Por Ascom COAPA.