Cooperativismo feminino em destaque no 17º Encontro de Mulheres do Tocantins
- Artigo Secundário 1
O 17º Encontro de Mulheres Cooperativistas do Tocantins, realizado no dia 3 de outubro de 2025, em Palmas, reuniu cooperadas em uma programação marcada por inspiração, troca de vivências e fortalecimento coletivo. Com o tema “Experiências que fortalecem”, o evento buscou incentivar maior participação feminina no cooperativismo e ampliar o espaço de voz das mulheres nas cooperativas tocantinenses.
Após a abertura oficial, a programação contou com a palestra “O poder de acreditar que você pode – ANTIFRACA”, ministrada por Veridiana Cavalheri, que trouxe uma mensagem de motivação e autoconfiança. Em seguida, a roda de conversa “Experiências que fortalecem” reuniu Kathia Sirlene (Cooperfrigu), Hérica Cristiane (Sicoob Tocantins) e Thainá Sleutjes (Coapa), que compartilharam histórias de superação e conquistas no cooperativismo, destacando a importância da capacidade de cada mulher e da necessidade de se posicionar. Encerrando as atividades, Nárcia Kelly apresentou a palestra “É cooperando que se transforma”, reforçando o papel coletivo na construção de resultados.
A superintendente do Sistema OCB/TO, Maria José Oliveira, destacou o investimento do Sistema em ações voltadas à inclusão feminina nas cooperativas. “O Sistema OCB/TO investe em vários programas e ações para trazer as mulheres para dentro das cooperativas. Um exemplo é este evento de hoje. Já estamos na 17ª edição, e a cada ano trazemos temas diferentes para serem discutidos pelas mulheres, de onde saem propostas que implementamos no ano seguinte”, disse.
Ela também avaliou a participação das mulheres no cooperativismo do Tocantins. “Nós já temos muitas mulheres participando da governança das cooperativas. Na força de trabalho, somos a maioria, mas ainda há um espaço enorme para conquistar. Tenho certeza de que as cooperativas estão cada vez mais abertas para trazer as mulheres para o seu dia a dia”, afirmou.
Reforçando esse compromisso de ampliar a presença feminina no movimento cooperativista, o evento foi palco de uma grande novidade: o início da constituição do Comitê de Mulheres Cooperativas do Tocantins, um marco para o cooperativismo no estado. O anúncio simbolizou mais um passo importante na promoção da igualdade e da representatividade dentro das cooperativas, sendo celebrado como um momento de transformação e conquista coletiva.
Momentos como este reafirmam o compromisso do cooperativismo tocantinense com o protagonismo feminino e mostram que, quando as vozes se unem, as transformações acontecem.