
Cooperados da COAPA realizam visita técnica a cooperativas em Goiás
- Nenhum
Cooperados da Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (COAPA) participaram de uma visita técnica às cooperativas Complem, em Morrinhos, e Comigo, em Rio Verde, Goiás, entre os dias 29 e 30 de setembro.
A iniciativa, apoiada pelo Sistema OCB/TO, teve como objetivo promover a troca de experiências e o fortalecimento do cooperativismo por meio do contato direto com práticas de gestão e inovação desenvolvidas pelas cooperativas goianas.
Na Complem, a programação incluiu apresentações institucionais, visita ao complexo industrial – com destaque para o laticínio, fábrica de ração e armazém de grãos – além de momentos de integração entre os participantes.
Já na Comigo, os cooperados tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura administrativa, participar de reuniões técnicas sobre gestão de insumos, lojas, assistência técnica e área industrial, além de visitar as indústrias de esmagamento de soja e de produção de ração.
Para a superintendente do Sistema OCB/TO, Maria José Oliveira, a visita foi enriquecedora em todos os aspectos. “A visita técnica às cooperativas goianas proporcionou grande aprendizado e troca de experiências, reforçando a importância do cooperativismo como modelo sustentável de desenvolvimento. Foi notável a recepção atenciosa e generosa por parte de conselheiros, diretores, executivos e colaboradores das duas cooperativas, que não apenas compartilharam informações estratégicas e do sucesso que hoje se apresenta, mas também nos permitiram conhecer sua trajetória desde a fundação, com desafios e lições que as tornaram referência para Goiás e para o Brasil”, destacou.
Segundo ela, a experiência servirá como inspiração para o aprimoramento das práticas de gestão e para o contínuo crescimento da COAPA. “Registramos, ainda, nosso agradecimento às cooperativas anfitriãs e à equipe do Sistema OCB/GO, que envidou todos os esforços necessários para a exitosa organização da visita”, acrescentou.
De acordo com a organização, a visita proporcionou aprendizado prático, troca de conhecimentos e fortalecimento da intercooperação, reforçando a importância da união entre cooperativas para o desenvolvimento do setor agropecuário no Tocantins e em todo o país.