
Sistema OCB/TO discute fortalecimento do cooperativismo com governador em exercício Laurez Moreira
- Artigo Secundário 3
O Sistema OCB/TO e representante das cooperativas de crédito Sicoob Tocantins e Sicredi participaram, nesta quarta-feira (1º/10), de uma audiência no Gabinete do Governador do Tocantins em exercício, Laurez Moreira, para tratar do fortalecimento do cooperativismo no Estado, especialmente para aprimorar a participação do cooperativismo de crédito no acesso a recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO).
A superintendente do Sistema OCB/TO, Maria José Oliveira, destacou a importância da reunião como espaço de diálogo para ampliar as oportunidades para as cooperativas tocantinenses. “Viemos pleitear o apoio para que o FNO disponibilize mais recursos além dos 10% reservados às cooperativas de crédito. Temos capilaridade e um público formado, em grande parte, por mini e pequenos produtores. Isso nos dá condições de distribuir melhor esses recursos, contribuindo de forma mais efetiva para o desenvolvimento do Estado”, ressaltou.
O encontro contou ainda com a participação de Gilberto Moraes, vice-presidente da OCB/TO e presidente do Sicoob Tocantins, que avaliou positivamente a receptividade do governo. “A vontade política do governador em apoiar a pauta dos recursos do FNO é um sinal claro de compromisso com o desenvolvimento. Com a capilaridade do Sicredi e do Sicoob, que alcançam 80% dos municípios tocantinenses, temos estrutura para atender diferentes perfis de produtores, democratizando o acesso ao crédito e transformando vidas”, afirmou.
Para o presidente do Sistema OCB/TO e da Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (COAPA), Ricardo Khouri, a audiência representa um marco importante. “A abertura do governador à nossa pauta nos deixou otimistas. A democratização do acesso aos fundos constitucionais permitirá atender um número maior de produtores e fortalecer a economia local. É um passo significativo para o desenvolvimento do cooperativismo e para o Tocantins”, disse.
O governador em exercício, Laurez Moreira, reiterou o compromisso em apoiar o setor. “O sistema cooperativista é o melhor instrumento para fortalecer o pequeno e o médio produtor. Ele agrega valor, cria escala e garante competitividade. Precisamos fortalecer esse modelo para que todos tenham as mesmas condições de prosperar”, afirmou.
A reunião também contou com a presença de Vanderson Fortuna, gerente regional de desenvolvimento da Sicredi União MS, TO e Oeste da Bahia.
O encontro reforçou o papel do Sistema OCB/TO como representante legítimo das cooperativas no Estado, atuando em diálogo permanente com o poder público para garantir que as demandas do setor sejam ouvidas e transformadas em políticas efetivas. A expectativa é que a parceria firmada com o governo resulte em mais investimentos, fortalecimento da agricultura familiar e expansão das oportunidades para pequenos, médios e grandes produtores, promovendo um Tocantins mais próspero, inclusivo e cooperativo.