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Votar com consciência é mais que um direito; é um dever, especialmente para aqueles que querem fazer parte da construção de um futuro melhor e de um país mais forte. Pensando nisso, o Sistema OCB tem elaborado uma série de materiais (conheça) com a intenção de reforçar a necessidade da participação dos cooperados nas eleições, de forma consciente, responsável e comprometida com o desenvolvimento socioeconômico do país.
Esse assunto é um dos destaques da revista Paraná Cooperativo deste mês, que traz uma entrevista com o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, sobre a importância do voto e, ainda, de uma atuação integrada com a Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), que já resultou em diversos ganhos para o setor.
Confira!
Qual a importância da Frente para o cooperativismo brasileiro?
Após três décadas de atuação legislativa, a Frente Parlamentar do Cooperativismo, a nossa Frencoop, é uma das bancadas suprapartidárias mais atuantes e influentes do Congresso Nacional, independentemente da bandeira partidária de seus integrantes ou estado de origem. Os focos são sempre a defesa e o desenvolvimento do movimento cooperativista brasileiro.
Para se ter uma ideia dessa força, em pesquisas que realizamos desde 2011 no Congresso, verificamos que, em média, 23% dos deputados e senadores são associados a pelo menos uma cooperativa, e mais deles 90% possuem uma visão positiva do nosso negócio.
Esses números são muito expressivos pois são refletidos na defesa das cooperativas na agenda estratégica do país, com políticas públicas e legislações que levam em conta a sua importância para a inclusão financeira e produtiva, geração de renda, empreendedorismo, acesso a mercados e desenvolvimento regional do país.
De que forma a OCB atua na coordenação e apoio aos parlamentares da Frencoop?
Periodicamente, a Diretoria Executiva da OCB se reúne com a Diretoria da Frencoop para definir prioridades. Esse alinhamento entre OCB e os parlamentares tem rendido uma série de conquistas no que diz respeito à aprovação de leis e ao combate dos dispositivos e proposições que colocam em risco a segurança do nosso movimento.
O lançamento anual da Agenda Institucional, além de informar, também é uma forma de melhorar a coesão e o comprometimento da Frente?
Com certeza. A Agenda Institucional do Cooperativismo é uma ferramenta de trabalho para todos aqueles que se dedicam a contribuir com o desenvolvimento das cooperativas, não apenas os parlamentares. É por isso que ela é feita com foco nos Três Poderes.
O material serve como um roteiro, uma espécie de guia de trabalho, para senadores, deputados, formuladores de políticas públicas e representantes do Judiciário. Além de demandas das nossas cooperativas, a Agenda traz informações relevantes do nosso movimento.
O lançamento anual da Agenda reforça o compromisso do nosso movimento com o país, já que traz os pontos prioritários para o desenvolvimento das cooperativas. Para nós, um cooperativismo forte é sinônimo de uma economia forte.
Por que é importante que os cooperativistas de todo o país se unam em torno de candidatos que tenham identificação com o cooperativismo?
Para, exatamente, escolher o candidato que melhor representa os valores e princípios do cooperativismo. Quanto mais o candidato conhece o nosso modelo de negócio, mais ele terá condições de defender os interesses das cooperativas e, assim, mostrar ao país a força do nosso modelo econômico e as vantagens do trabalho conjunto em prol de um mesmo ideal.
Desde a nossa primeira cooperativa no mundo, ainda no século XIX, levamos a prática do desenvolvimento sustentável, baseado no equilíbrio entre o econômico e o social, muito antes disso entrar na moda. Somos, sim, o melhor modelo de negócio que visa a sustentabilidade. É por isso que precisamos ter, cada vez mais, representantes que defendam a nossa bandeira como centro da agenda de decisões do país.
Quais os objetivos do Programa de Educação Política das Cooperativas Brasileiras, desenvolvido pela OCB, e que está sendo implantado pela Ocepar?
Acreditamos que podemos fazer a diferença e nos tornarmos a mudança que queremos ver para os próximos anos no Brasil. Para isso, é necessário arregaçarmos as mangas e enfrentemos de peito aberto o desafio de promovermos essa nova realidade. O Programa de Educação Política das Cooperativas Brasileiras tem exatamente esse objetivo: criarmos a cultura de participação efetiva dos nossos milhões de cooperados no processo político.
Esse é um movimento que tem que crescer de baixo para cima, nas conversas de família e entre amigos, na nossa comunidade, para ser realmente efetivo, tendo o engajamento que esperamos. Não basta que um grupo pequeno de lideranças atue nesse sentido, como vimos em outros momentos.
Vivemos num mundo cada vez mais conectado, onde as pessoas têm a oportunidade de serem protagonistas nas tomadas de decisões políticas que interferem no seu dia-a-dia e, em decorrência disso, nos rumos do Brasil. Precisamos conversar e analisar atentamente a melhor forma de contribuímos com nosso país. Essa é hora de todos nós participarmos.
Quais as principais propostas do cooperativismo brasileiro aos candidatos a presidente do Brasil?
O nosso ponto de partida é a compreensão, pelo poder público, do papel do cooperativismo como modelo econômico sustentável e socialmente responsável, capaz de proporcionar inclusão produtiva, geração de renda, acesso a mercados e desenvolvimento regional. Todas as propostas estão sendo discutidas no âmbito da Diretoria Colegiada da OCB, que deverá em breve, aprovar os pontos a serem apresentados aos presidenciáveis.
A partir das propostas que apresentaremos, acreditamos que teremos as portas abertas para o movimento ser cada vez mais entendido como parte da agenda estratégica do país, com a efetivação de políticas públicas que estimulem nossa atuação, com destaque para o adequado tratamento tributário ao ato cooperativo.
Com este reconhecimento, também conseguiremos evoluir no entendimento da necessidade de novas linhas de financiamento para o devido atendimento às nossas cooperativas, garantir maior clareza nos critérios adotados pelos órgãos de fiscalização das atividades do negócio cooperativo, assegurar a devida participação das cooperativas em licitações e fomentar o desenvolvimento de marcos regulatórios de apoio ao cooperativismo, em seus diversos setores econômicos.
Produtores rurais e colaboradores da Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (COAPA) tiveram mais uma oportunidade de adquirir conhecimento e conhecer modelos de gestão e o funcionamento de cooperativas brasileiras. Um grupo de nove cooperativistas de Pedro Afonso esteve no Mato Grosso do Sul de 16 a 19 de setembro, por meio de um intercâmbio viabilizado pelo Sistema OCB/SESCOOP-TO.
Nessa terça-feira, 18, na cidade de Naviraí, a comitiva tocantinense conheceu a Cooperativa Agrícola Sul Matogrossense (COAPSUL), que tem mais de 1.000 cooperados, alcançou faturamento de R$ 1 bilhão em 2017 e atua no fornecimento de insumos, assistência técnica, comercialização de grãos, unidade industrial de fecularia e fiação, além de irrigação.
Os pedroafonsinos foram recepcionados pelo diretor-presidente da COPASUL, Gervásio Kamitani, e sua equipe, e conheceram boas práticas voltadas aos cooperados, o programa de fidelidade dos associados, o sistema e processos de industrialização de algodão e mandioca, e as novas tecnologias de armazenagem de grãos.
O presidente da COAPA, Ricardo Khouri, afirmou que a viagem foi muito proveitosa uma vez que foi possível ter acesso as boas práticas cooperativas e novidades tecnológicas voltadas à agricultura de precisão. “Conhecemos o plano de fidelização dos associados da COPASUL e fizemos um aprofundamento na cadeia produtiva da mandioca na indústria de fécula. Ainda tivemos acesso a várias informações para podermos fazer um comparativo e saber o que pode ser aproveitado em um eventual projeto agroindustrial a ser desenvolvido pela COAPA no município de Pedro Afonso”, explicou Khouri.
Para o produtor rural Edis Sgorla, a visita técnica trouxe novas experiências que podem ser úteis para a Coapa superar os desafios que enfrenta e continuar em ritmo de crescimento.
Copacentro
Na segunda-feira, 17, em Dourados (MS), a delegação da foi recebida na Cooperativa Agropecuária do Centro-Oeste (COAPCENTRO) pelo presidente Mauro Natsumeda.
Na oportunidade, técnicos e dirigente apresentaram a governança e os aspectos técnico e comercial da cooperativa sul mato-grossense formada por produtores de grãos.
Participantes
A comitiva que participou do intercambio no Mato Grosso do Sul foi composta por Ricardo Khouri (presidente), Alberto Mazzola (vice-presidente), Edis Sgorla (conselheiro de administração), Márcio Donizete (conselheiro fiscal), Evanis Roberto Lopes (cooperado), Nelzivan Carvalho Neves (gerente geral), Eduarte Bonafede (gerente da Unidade Técnica), Mário Queiroz (agrônomo) e Fernando Teixeira (técnico agrícola).
O Analista de Cooperativismo e Monitoramento do Sistema OCB/SESCOOP-TO Diogo Couto acompanhou o grupo.
(Adaptado de ASCOM COAPA)
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Objetivo Geral: Capacitar profissionais de saúde para compreenderem e atuarem no campo da saúde mental.
Público Alvo: empregados da cooperativa Unimed Palmas.
Dia/Hora: 27 de setembro de 2018 (18h30 às 22h30)
Carga horária: 5 horas
Local: Palmas - TO
INSCRIÇÕES GRATUITAS
Objetivo Geral: Capacitar profissionais de saúde para compreenderem e atuarem no campo da saúde mental.
Público Alvo: empregados da cooperativa Unimed Palmas.
Dia/Hora: 25 de setembro de 2018 (18h30 às 22h30)
Carga horária: 5 horas
Local: Palmas - TO
INSCRIÇÕES GRATUITAS
Objetivo Geral: Capacitar profissionais de saúde para compreenderem e atuarem no campo da saúde mental.
Público Alvo: empregados da cooperativa Unimed Palmas.
Dia/Hora: 24 de setembro de 2018 (18h30 às 22h30)
Carga horária: 5 horas
Local: Palmas - TO
INSCRIÇÕES GRATUITAS
Objetivo Geral: Capacitar profissionais de saúde para compreenderem e atuarem no campo da saúde mental.
Público Alvo: empregados da cooperativa Unimed Palmas.
Dia/Hora: 25 de setembro de 2018 (13h30 às 18h30)
Carga horária: 5 horas
Local: Palmas - TO
INSCRIÇÕES GRATUITAS
Objetivo Geral: Capacitar profissionais de saúde para compreenderem e atuarem no campo da saúde mental.
Público Alvo: empregados da cooperativa Unimed Palmas.
Dia/Hora: 24 de setembro de 2018 (13h30 às 18h30)
Carga horária: 5 horas
Local: Palmas - TO
INSCRIÇÕES GRATUITAS
Objetivo Geral: Capacitar profissionais de saúde para compreenderem e atuarem no campo da saúde mental.
Público Alvo: empregados da cooperativa Unimed Palmas.
Dia/Hora: 01 de outubro de 2018 (13h30 às 18h30)
Carga horária: 5 horas
Local: Palmas - TO
INSCRIÇÕES GRATUITAS
Objetivo Geral: Capacitar profissionais de saúde para compreenderem e atuarem no campo da saúde mental.
Público Alvo: empregados da cooperativa Unimed Palmas.
Dia/Hora: 13 de outubro de 2018 (07h30 às 12h30)
Carga horária: 5 horas
Local: Palmas - TO
INSCRIÇÕES GRATUITAS
Objetivo Geral: Capacitar profissionais de saúde para compreenderem e atuarem no campo da saúde mental.
Público Alvo: empregados da cooperativa Unimed Palmas.
Dia/Hora: 01 de outubro de 2018 (07h30 às 12h30)
Carga horária: 5 horas
Local: Palmas - TO
INSCRIÇÕES GRATUITAS
Objetivo Geral: Capacitar profissionais de saúde para compreenderem e atuarem no campo da saúde mental.
Público Alvo: empregados da cooperativa Unimed Palmas.
Dia/Hora: 25 de setembro de 2018 (07h30 às 12h30)
Carga horária: 5 horas
Local: Palmas - TO
INSCRIÇÕES GRATUITAS
Objetivo Geral: Capacitar profissionais de saúde para compreenderem e atuarem no campo da saúde mental.
Público Alvo: empregados da cooperativa Unimed Palmas.
Dia/Hora: 24 de setembro de 2018 (07h30 às 12h30)
Carga horária: 5 horas
Local: Palmas - TO
INSCRIÇÕES GRATUITAS
Objetivo Geral: Formar novos Lideres Cooperativistas para das sustentabilidade e perenidade nas cooperativas
Público Alvo: Colaboradores, associados e núcleos da COAPA
Carga horária total: 64 horas
Local: Pedro Afonso - TO
INSCRIÇÕES GRATUITAS
Módulo I: Controle, gestão financeira e fluxo de caixa
Data: 27 e 28/09/2018
Conteúdo:
- Foco do Negócio e o Planejamento;
- Cadeia Produtiva;
- Controles nas Propriedades Rurais;
- Estudo de Caso;
- Preço dos Insumos e a relação Custo X Benefício;
- Sistemas de Informação Gerencial;
- Quem é sócio de quem?;
- Composição do Resultado do Negócio;
- Conceituação e Cálculo das Margens: Bruta, EBITDA e Líquida;
- Margem de Contribuição;
- Ponto de Equilíbrio;
- Formação do Preço de Venda;
- Balanço Patrimonial;
- Custo do Dinheiro – Juros Simples e Compostos;
- Ciclo Financeiro e Operacional;
- Fluxo de Caixa e Planejamento Financeiro;
- Entrego Preço ou Valor?;
- Indicadores de Performance.
Módulo II: Gestão estratégica e de processos no negócio (fazenda e cooperativa)
Data: 08 e 09/10/2018
Conteúdo:
- O negócio fazenda (o quadro): A quem você entrega sua produção (seu cliente, cooperativa,
outros); - O que você produz (seu valor);
- Como você entrega o que produz (Canais);
- Como você se relaciona (seu cliente, seu técnico, seu fornecedor);
- Qual é sua receita (produção, serviços, outros);
- Quais os recursos que você utiliza (mão de obra, crédito, infraestrutura, outros);
- Como você faz (manejo, atividades para a produção, comercialização);
- Quem é seu parceiro (fornecedores, cooperativas, bancos, etc.);
- Quais são seus custos que influenciam (no manejo, na produção, outros);
- Forças influenciadoras do negócio fazenda: - Do mercado - Da indústria - Sócio econômicas – Sócio
ambientais - Climáticas - Da legislação - Tendências / Inovações principais; - O mapa estratégico do negócio fazenda;
- Missão, Visão, Negócio e Valores do “Negócio” fazenda;
- Onde e como estamos, para aonde vamos (Regional, Brasil, Mundo);
- Quais são nossas forças e fraquezas; - Quais são nossas oportunidades e ameaças;
- Como controla-las através de uma sistemática de controle e gestão;
- Como fazer e influenciar.
Módulo III: Inovação no campo, gestão de pessoas no negócio, conhecendo o cooperativismo e sua cooperativa.
Data: 21 e 22/01/2019
Conteúdo:
- A Inovação no campo - Entendendo: Ideação, Inovação, Design Thinking e Modelos de Negócios;
- As Agritech´s;
- Novos aplicativos na gestão rural;
- Novas tecnologias e sistemáticas e sua relação com o campo: Inteligência Artificial, Inteligência em Geolocação, Racionalização da Logística, Novas tecnologias em Alimentos/Nutrição.
- A Gestão de Pessoas no negócio fazenda - Pessoas inclusive você;
- Conhecemos o que é empatia?
- Liderança no campo;
- Sucessão (A reversão positiva);
- Legislação e sua influência.
- Conhecendo o Cooperativismo e sua Cooperativa
- O que é Cooperativismo;
- O Cooperativismo no Brasil e no Mundo;
- A estrutura Cooperativista;
- O papel / desafios do Jovem no Cooperativismo;
- Conhecendo a sua cooperativa.
Módulo IV: Orçamento empresarial, valor do negócio e governança
Data: 04 e 05/02/2019
Conteúdo:
- Relembrando Conceitos:
- Custo de Produção, Tipo de Gastos, Margem de Contribuição, Ponto de Equilíbrio – valor e
- quantidade e Formação do Preço de Venda;
- Ciclo Médio de Produção X Programação de Vendas;
- Orçamento Empresarial: história, conceito e propósito do orçamento empresarial;
- Balanço Patrimonial, Capital de Giro, DRE, Fluxo de Caixa pelo método indireto e direto;
- Custo Médio Ponderado de Capital e Fluxo de Caixa Livre;
- Construindo o Orçamento;
- Projetando Cenário;
- Plano de Contas Orçamentário;
- Projetando o Orçamento Econômico e Financeiro pelo método direto;
- Elaborando o Planejamento Financeiro a partir do Orçamento;
- Estudo de Caso – Fazenda de XYZ.
Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 30 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente.
Objetivo Geral: Capacitar os proprietários rurais cooperados sobre as principais ferramentas de gestão para a maximização de competitividade de seus negócios.
Público Alvo: Cooperados da FRÍSIA
Dia/Hora: 25 e 26 de setembro de 2018 (08h às 18h)
Carga horária: 24 horas
Local: Paraíso do Tocantins - TO
INSCRIÇÕES GRATUITAS
Instrutor(a): José Ney Irigon Vinhas
Conteúdo Programático do curso:
-
- Custos:
- Métodos de Custeio;
- Mecanismos de Orçamento;
- Fluxo de Caixa Projetado;
- Planejamento e Controles;
- Comparativo: Orçado x realizado.
- Finanças:
- Administração Financeira;
- Análise Financeira;
- Controles Financeiros;
- Projeção de Fluxo de Caixa.
-
- Logística:
- Operadores Logísticos;
- Compras e suprimentos;
- Armazenagem e Estoque;
- Custos de Armazenagem.
- Legislação Trabalhista:
- Direitos e cálculos Trabalhistas;
- Insalubridade e Periculosidade;
- Jornada de Trabalho e horas extras.
Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 30 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente.
Orientar, de forma prática e objetiva, os profissionais das áreas de recursos humanos das cooperativas do Tocantins e demais interessados. Esse foi o objetivo do II Fórum Cooperativista dos Profissionais de Recursos Humanos , promovido pelo Sistema OCB/SESCOOP-TO nesta segunda-feira (17/9), em Palmas - TO.
O evento foi dividido em um curso e uma palestra. O curso abordou o tema eSocial passo a passo, ministrado por Tânia Gurgel, autora do livro "eSocial: você e sua empresa estão preparados?" e coordenadora da comissão de SPED e NF-e pela OAB/SP. Na sequência, foi a vez do palestrante Paulo Bonfim, especialista em planejamento e gestão de recursos humanos, abordar de forma dinâmica e participativa o tema "Valores éticos nas relações de trabalho".
Para a gerente de operações do Sistema OCB/TO, Selma Reis, a ética é fundamental para as organizações, em especial no momento que o país está vivendo. " As cooperativas precisam zelar cada vez mais pela ética, desenvolvendo o espírito ético e a boa conduta nas relações de trabalho e no relacionamento com todas as suas partes interessadas". Quanto a palestra sobre o eSocial, ela destacou a importância do tema, principalmente porque muitas empresas já deverão estar adequadas para transmitir a folha em janeiro de 2019.
"O eSocial será um divisor de águas, e hoje as empresas e os profissionais de recursos humanos estão se habilitando para se adequarem as novas regras. Este é um assunto em que precisamos nos aprofundar cada vez mais devido sua relevância", afirmou Ranna Joyce, Analista de RH e agente de desenvolvimento da cooperativa UNIMED Palmas.
Para a superintendente do Sistema OCB/TO, Maria José Andrade, o eSocial irá revolucionar a relação entre organizações e empregados, e as cooperativas não ficarão de fora. "Este sistema irá reforçar o mote da transparência nas relações trabalhistas com empregados, terceirizados, entre outros. Como a implantação será obrigatória a partir do ano que vem, é importante que todos estejam preparados, e o Sistema OCB/TO, como representante das cooperativas no estado, tem a preocupação de apresentar e atualizá-las constantemente quanto ao cumprimento de suas obrigações".
eSocial
O Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas mais conhecido com eSocial, é um sistema que está sendo lançado em etapas pelo Governo Federal, onde os empregadores passarão a comunicar ao Governo, de forma unificada, as informações relativas aos trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS.
A transmissão eletrônica desses dados simplificará a prestação das informações referentes às obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas, de forma a reduzir a burocracia para as empresas. A prestação das informações ao eSocial substituirá o preenchimento e a entrega de formulários e declarações separados a cada ente.
Arrecadações
Como taxa de inscrição, todos os participantes contribuíram com a doação de um brinquedo. Toda a arrecadação será destinada a uma instituição de apoio a crianças durante o mês de outubro, em comemoração ao dia das crianças.
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O Sistema OCB/TO e a Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (COAPA) realizarão mais uma capacitação voltada para associados da COAPA, seus familiares e jovens de Pedro Afonso e região. Trata-se da Formação de Dirigentes e Gestores de Cooperativas para novos líderes. O lançamento ocorreu na noite da quinta-feira, 13 de agosto, no auditório da COAPA, em Pedro Afonso. No total serão ofertadas 25 vagas. A data e o local das inscrições serão divulgados em breve.
As informações foram repassadas pelo presidente da COAPA, Ricardo Khouri, que também preside o Sistema OCB/TO. O dirigente afirmou que além de trabalhar a sucessão familiar nas propriedades rurais, o Formacoop Novos Líderes vai capacitar cooperados e jovens interessados em uma formação de qualidade para alta performance na gestão de empreendimentos agropecuários.
“Temos que preparar melhor nossos jovens. Capacitar as gerações futuras é importante para a vida pessoal e para os negócios dos associados da COAPA”, afirmou Khouri, lembrando que a formação terá quatro módulos com uma linguagem de fácil compreensão.
O vice-presidente da COAPA, Alberto Mazzola, destacou a responsabilidade de cada participante. “É um curso de qualidade e com alto investimento. Confiamos que todos serão assíduos”, comentou.
A estudante Camila Gobatto, 15 anos, integrante do Núcleo Jovem Cooperativo do Tocantins (NJC), gostou da programação do Formacoop. “São quatro módulos bem abrangentes e com ensinamentos diversos. Os conhecimentos serão úteis na gestão da fazenda de nossa família no município de Bom Jesus do Tocantins”, disse a adolescente que é filha do associado da Coapa Vânio Gobatto.
O produtor rural Márcio Donizete, um dos fundadores da COAPA, elogiou a iniciativa de realizar uma capacitação voltada para jovens. “É louvável e brilhante a preocupação da atual diretoria da COAPA de formar essa nova geração para no futuro tocar os negócios das famílias”.
Já a superintendente do Sistema OCB/TO, Maria José Leão, afirmou que iniciativas como essa são importantes e podem fazer a diferença no futuro da COAPA, pois os jovens, sejam eles cooperados, filhos de cooperados, colaboradores ou que tenha outro vínculo com o cooperativismo, podem garantir a sustentabilidade e a perenidade da cooperativa.
Mineradores, investidores, profissionais ligados ao setor, pesquisadores, estudantes e demais interessados participaram nesta terça, 11 de setembro, em Palmas, do 3º Encontro de Mineração do Tocantins, realizado pelo Governo do Estado do Tocantins, com a parceria do Sistema OCB/TO e CPRM – Serviço Geológico do Brasil.
Com o tema "Potencial e Perspectivas", o objetivo do encontro foi apresentar os projetos já realizados pela CPRM (Serviço Geológico do Brasil) no estado, e principalmente unir esforços por meio de um convênio a ser firmado entre o Governo Estadual e Serviço Geológico do Brasil, visando superar a carência de informações geológicas, geofísica e do potencial mineral do nosso território, fortalecendo assim a mineração tocantinense por meio da atração de investimento no setor.
O diretor de Mineração e Geologia da Seden, Gleberson Vargas França, ressaltou a importância do Encontro de Mineração do Tocantins, uma vez que as informações geológicas constituem um atrativo para o setor e fomento da atividade mineral e desenvolvimento da indústria da transformação. “É importante ressaltar o conhecimento do potencial mineração como empoderador social e usar desse conhecimento gerando o desenvolvimento regional e criar novas oportunidades de negócios. O Estado como agente público e influenciador deve proclamar as riquezas que podem ser geradas por meio da mineração”.
De acordo com o secretario da Seden, Dearley Kühn, a intenção é realizar um convênio com CPRM, para a elaboração do mapeamento geológico e mineral oficial do Estado, contendo todas as informações de onde estão localizados os minerais e a quantidade disponível. “A partir dessas informações que serão disponibilizadas ao público em geral, com intenção de atrair novos investimentos na área mineral, trarão grandes benefícios para o desenvolvimento econômico e social do Tocantins, com a geração de mais emprego e renda para a população”.
Já para o diretor de Geologia e Recursos Minerais da CPRM, José Leonardo Andriotti, a ideia do encontro é mostrar que quando se trata a mineração com interesse e vontade, isso se reverte em grandes benefícios sociais financeiros para os Estados.
Representando as cooperativa do ramo mineral, estiveram presentes os presidentes da Coopergemas (Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Monte Santo) e Coopersanto (Cooperativa dos Garimpeiros de Monte Santo), João Ribeiro Lopes e Juliana Aparecida Soares Martins, respectivamente.
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Objetivo Geral: Identificar os conceitos básicos, o tipo de ameaças, quais as metodologias
de controle para as prevenir, quais as normas de referência e respetivos requisitos através das
ferramentas do Food Fraud.
Público Alvo: Colaboradores da cooperativa COOPERFRIGU.
Dia/Hora: 14 e 15/09/2018 (08h às 18h)
Carga horária: 16 horas
Local: Gurupi - TO
INSCRIÇÕES GRATUITAS
Instrutor(a):
Conteúdo Programático do curso:
-
- Conceitos e definições de Food Defense e Food Fraud.
- Cenário Mundial e casos;
- Etapas e elementos do Plano Food Defense + Food Fraud;
- Vulnerabilidades e Medidas Preventivas;
- Metodologias de avaliação de risco (ORM e HARPC);
- Metodologias de avaliação de vulnerabilidades e ameaças (VACCP e CARVER+SHOCK);
- Norma PAS 96:2017 do BSI (British Standards Institution);
- Ferramentas para desenvolver medidas de proteção à contaminação e adulteração intencional
- recomendadas pelo FDA – Estados Unidos;
- Formação e sensibilização de pessoal.
- Auditorias.
Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 30 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente.
Objetivo Geral: Orientar, de forma prática e objetiva, os profissionais das áreas de Recursos Humanos das cooperativas do Tocantins.
Público Alvo: Profissionais da área de Recursos Humanos, Contabilistas,
contadores, analistas e assistentes contábeis das cooperativas do Estado do Tocantins,
estudantes e demais interessados no assunto.
Dia/Hora: 17 de setembro de 2018 (08h às 18h)
Carga horária: 8 horas
Local: Palmas - TO
INSCRIÇÕES GRATUITAS
Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 30 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente.