Comitiva integrada por colaboradores da COAPA e Sistema OCB/TO visitam cooperativas em Mato Grosso do Sul
Produtores rurais e colaboradores da Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (COAPA) tiveram mais uma oportunidade de adquirir conhecimento e conhecer modelos de gestão e o funcionamento de cooperativas brasileiras. Um grupo de nove cooperativistas de Pedro Afonso esteve no Mato Grosso do Sul de 16 a 19 de setembro, por meio de um intercâmbio viabilizado pelo Sistema OCB/SESCOOP-TO.
Nessa terça-feira, 18, na cidade de Naviraí, a comitiva tocantinense conheceu a Cooperativa Agrícola Sul Matogrossense (COAPSUL), que tem mais de 1.000 cooperados, alcançou faturamento de R$ 1 bilhão em 2017 e atua no fornecimento de insumos, assistência técnica, comercialização de grãos, unidade industrial de fecularia e fiação, além de irrigação.
Os pedroafonsinos foram recepcionados pelo diretor-presidente da COPASUL, Gervásio Kamitani, e sua equipe, e conheceram boas práticas voltadas aos cooperados, o programa de fidelidade dos associados, o sistema e processos de industrialização de algodão e mandioca, e as novas tecnologias de armazenagem de grãos.
O presidente da COAPA, Ricardo Khouri, afirmou que a viagem foi muito proveitosa uma vez que foi possível ter acesso as boas práticas cooperativas e novidades tecnológicas voltadas à agricultura de precisão. “Conhecemos o plano de fidelização dos associados da COPASUL e fizemos um aprofundamento na cadeia produtiva da mandioca na indústria de fécula. Ainda tivemos acesso a várias informações para podermos fazer um comparativo e saber o que pode ser aproveitado em um eventual projeto agroindustrial a ser desenvolvido pela COAPA no município de Pedro Afonso”, explicou Khouri.
Para o produtor rural Edis Sgorla, a visita técnica trouxe novas experiências que podem ser úteis para a Coapa superar os desafios que enfrenta e continuar em ritmo de crescimento.
Copacentro
Na segunda-feira, 17, em Dourados (MS), a delegação da foi recebida na Cooperativa Agropecuária do Centro-Oeste (COAPCENTRO) pelo presidente Mauro Natsumeda.
Na oportunidade, técnicos e dirigente apresentaram a governança e os aspectos técnico e comercial da cooperativa sul mato-grossense formada por produtores de grãos.
Participantes
A comitiva que participou do intercambio no Mato Grosso do Sul foi composta por Ricardo Khouri (presidente), Alberto Mazzola (vice-presidente), Edis Sgorla (conselheiro de administração), Márcio Donizete (conselheiro fiscal), Evanis Roberto Lopes (cooperado), Nelzivan Carvalho Neves (gerente geral), Eduarte Bonafede (gerente da Unidade Técnica), Mário Queiroz (agrônomo) e Fernando Teixeira (técnico agrícola).
O Analista de Cooperativismo e Monitoramento do Sistema OCB/SESCOOP-TO Diogo Couto acompanhou o grupo.
(Adaptado de ASCOM COAPA)
[gallery columns="2" size="full" ids="13590,13589"]