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Comissões julgadoras estiveram reunidas na sede do Sescoop, de 12 a 14/11, para definir os vencedores.
Durante os últimos três dias (12 a 14/11), as comissões de avaliação da etapa final dos prêmios Redação e Professor do programa Cooperjovem estiveram concentradas em Brasília (DF) para julgar os trabalhos inscritos. Promovidas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), as premiações têm o objetivo de valorizar a cultura da cooperação e o trabalho desenvolvido pelos professores e estudantes que atuam com o programa.
Em 2012, o tema escolhido para os trabalhos concorrentes ao Prêmio Redação foi "Cooperativas constroem um mundo melhor", em comemoração ao Ano Internacional das Cooperativas. No total, foram enviadas 17.965 redações, dos 13 estados onde o Cooperjovem é executado no momento. Para avaliação final, restaram 52 trabalhos: 28 na categoria 1 (alunos de 4° e 5° anos do ensino fundamental) e 24 na categoria 2 (alunos do 6° ao 9° anos, também do ensino fundamental).
O Prêmio Professor, voltado a projetos pedagógicos idealizados e executados pelos docentes, teve 352 trabalhos inscritos. Destes, 19 chegaram à etapa final. "Podemos considerar a premiação não como uma competição, mas sim como um marco incentivador para que os professores desenvolvam, durante o ano letivo, atividades e projetos voltados à cooperação. Com isso, são exaltados os valores da doutrina cooperativista, fortalecendo vínculos de união e trabalho conjunto para um objetivo comum", explica a gerente de Promoção Social do Sescoop, Maria Eugênia Ruiz Borba.
Premiação - Os vencedores do Prêmio Redação Cooperjovem 2012 (1°, 2° e 3° lugares) ganharão uma viagem para o aluno, um acompanhante legal e um professor indicado pela escola, para receber o troféu em cerimônia na sede do Sescoop, em Brasília (DF). Além disso, as escolas dos três ganhadores receberão, respectivamente, um notebook, um computador desktop e um tablet. Os vencedores do Prêmio Professor também ganharão uma viagem à Brasília, para a solenidade de entrega dos troféus, assim como suas escolas também serão contempladas com um notebook, um computador desktop e um tablet, respectivamente.
Fonte: Informe OCB
Durante os últimos três dias (12 a 14/11), as comissões de avaliação da etapa final dos prêmios Redação e Professor do programa Cooperjovem estiveram concentradas em Brasília (DF) para julgar os trabalhos inscritos. Promovidas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), as premiações têm o objetivo de valorizar a cultura da cooperação e o trabalho desenvolvido pelos professores e estudantes que atuam com o programa.
Em 2012, o tema escolhido para os trabalhos concorrentes ao Prêmio Redação foi "Cooperativas constroem um mundo melhor", em comemoração ao Ano Internacional das Cooperativas. No total, foram enviadas 17.965 redações, dos 13 estados onde o Cooperjovem é executado no momento. Para avaliação final, restaram 52 trabalhos: 28 na categoria 1 (alunos de 4° e 5° anos do ensino fundamental) e 24 na categoria 2 (alunos do 6° ao 9° anos, também do ensino fundamental).
O Prêmio Professor, voltado a projetos pedagógicos idealizados e executados pelos docentes, teve 352 trabalhos inscritos. Destes, 19 chegaram à etapa final. "Podemos considerar a premiação não como uma competição, mas sim como um marco incentivador para que os professores desenvolvam, durante o ano letivo, atividades e projetos voltados à cooperação. Com isso, são exaltados os valores da doutrina cooperativista, fortalecendo vínculos de união e trabalho conjunto para um objetivo comum", explica a gerente de Promoção Social do Sescoop, Maria Eugênia Ruiz Borba.
Premiação - Os vencedores do Prêmio Redação Cooperjovem 2012 (1°, 2° e 3° lugares) ganharão uma viagem para o aluno, um acompanhante legal e um professor indicado pela escola, para receber o troféu em cerimônia na sede do Sescoop, em Brasília (DF). Além disso, as escolas dos três ganhadores receberão, respectivamente, um notebook, um computador desktop e um tablet. Os vencedores do Prêmio Professor também ganharão uma viagem à Brasília, para a solenidade de entrega dos troféus, assim como suas escolas também serão contempladas com um notebook, um computador desktop e um tablet, respectivamente.
Fonte: Informe OCB
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Na manhã da sexta-feira, 16, uma equipe da TVE Tocantins esteve em Pedro Afonso produzindo matéria sobre o plantio da safra de soja no município. Acompanhados do presidente da Coapa e um dos maiores produtores de soja da região, Ricardo Khouri, o repórter Carlos Gomes e o cinegrafista Anacleto Barros visitaram a Fazenda Brejinho onde foram feitas imagens do plantio direto da oleaginosa, técnica menos agressiva ao meio ambiente e que permite o melhor desenvolvimento da planta.
Eles foram recepcionados por dois dos proprietários da fazenda, o vice-presidente da Coapa e produtor de grãos, Sá Filho, e o agropecuarista e cooperado José Edgar de Castro Andrade.
Ao conceder entrevista, Ricardo Khouri falou que apesar do acréscimo no preço dos insumos agrícolas, os produtores de soja estão otimistas com a safra de soja, sobretudo pelo aumento nos preços da soja no mercado externo. Também destacou que mesmo com o avanço das áreas de cana-de-açúcar na região, a área de soja que será plantada nesta safra será 15% maior do que a anterior. "Muitos produtores que estão plantando ou arrendaram suas terras para cultivo da cana, adquiriram novas áreas para continuar produzindo soja. Isso é muito bom e afasta o risco da monocultura", explicou Khouri.
Nessa safra a Coapa está atendendo com assistência técnica e venda de insumos um total de 50 sojicultores. Eles irão plantar uma área de 20.934 hectares.
Matéria será veiculada no programa Dia de Campo veiculado na TVE Tocantins - Canal 13, no sábado, 24 de novembro, a partir das 7h30.
Eles foram recepcionados por dois dos proprietários da fazenda, o vice-presidente da Coapa e produtor de grãos, Sá Filho, e o agropecuarista e cooperado José Edgar de Castro Andrade.
Ao conceder entrevista, Ricardo Khouri falou que apesar do acréscimo no preço dos insumos agrícolas, os produtores de soja estão otimistas com a safra de soja, sobretudo pelo aumento nos preços da soja no mercado externo. Também destacou que mesmo com o avanço das áreas de cana-de-açúcar na região, a área de soja que será plantada nesta safra será 15% maior do que a anterior. "Muitos produtores que estão plantando ou arrendaram suas terras para cultivo da cana, adquiriram novas áreas para continuar produzindo soja. Isso é muito bom e afasta o risco da monocultura", explicou Khouri.
Nessa safra a Coapa está atendendo com assistência técnica e venda de insumos um total de 50 sojicultores. Eles irão plantar uma área de 20.934 hectares.
Matéria será veiculada no programa Dia de Campo veiculado na TVE Tocantins - Canal 13, no sábado, 24 de novembro, a partir das 7h30.
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Fotos: Assessoria Cooperfrigu
Texto: Leilane Macedo
Dando exemplo de consciência sócio-ambiental e de cidadania, iniciou no sábado (17/11) a 8ª Edição do Projeto COOPERAR. A primeira ação foi uma caminhada ecológica que seguiu da ponte do Córrego Pouso do Meio, na Av. Goiás, até o Parque Agroindustrial de Gurupi. Durante o trabalho de mutirão de limpeza foram recolhidos três caminhões cheios de lixo, que foram coletados pelos colaboradores da Cooperativa dos Produtores de Carnes e Derivados de Gurupi (Cooperfrigu).
O objetivo foi de coletar resíduos que possam acumular água parada, causando a dengue e poluindo a cidade. Também foi distribuída uma cartilha educativa sobre reciclagem. "Acho que esta coleta que fizemos aqui é muito pequena em relação ao que o mundo precisa, mas eu acho também que se cada empresa, cada cidadão fizer um pouquinho, fizer a sua parte, vai fazer a diferença no seu ambiente de trabalho, no seu bairro, cidade, estado, país e no mundo", afirmou o diretor administrativo da Cooperfrigu, Aelton Camargo.
Para o colaborador do frigorífico, Berivelton Lopes, que participa do Cooperar há cinco edições, o mutirão de limpeza é um passo importante para conscientizar a comunidade. "Esta ação é muito importante não só para os funcionários e para a empresa, mas para toda a população de Gurupi, porque todos vêem o exemplo e tocam no consciente de que cada um pode fazer algo a mais para melhorar a nossa cidade".
Dona Alcina Alves Pugas de Sá, mora no setor Aeroporto e parabenizou a Cooperfrigu pela iniciativa. "é um exemplo para o povo que, ou não sabe ou não quer cuidar da nossa cidade. Todos têm que ajudar porque a Prefeitura não dá conta de tudo e este trabalho do frigorífico deve ser copiado por muitas empresas e cidadãos de Gurupi", disse.
Confraternização
Após a caminhada ecológica os colaboradores e parceiros da Cooperfrigu participaram da Festa de Confraternização, que contou com a participação da Banda da Polícia Militar, Sesc Lazer, Corpo de Bombeiros, Cipama, Prefeitura de Gurupi, Secretaria Municipal de Saúde, Creche Maria Madalena, Agab, D’Cortes Cabeleireiro, equipe de maquiagem da Madeireira Santa Rosa; além de apresentação do cantor WPresley Jorge e do grupo Abadá Capoeira.
Durante a festa foram distribuídos lanches e brinquedos para as famílias dos colaboradores da Cooperfrigu. Teve ainda sorteio de brindes e muita brincadeira para a criançada.
O evento contou com a presença do vereador Jonas Barros, do representante do prefeito eleito, Laurez Moreira, Gutierres Torguato, e do professor doutor da Universidade Federal do Tocantins, Rubens Ribeiro.
E continuando a programação do 8° Cooperar nesta segunda-feira (19/11) será feita uma mostra fotográfica dos oito anos de projeto. As fotos serão expostas no pátio da Cooperfrigu. Já na terça-feira (20/11) o Sesi realizará palestra sobre saúde bucal.
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Aelton Camargo, diretor administrativo da Cooperfrigu
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Mutirão de limpeza percorreu trecho da Av. Goiás
Texto: Leilane Macedo
Dando exemplo de consciência sócio-ambiental e de cidadania, iniciou no sábado (17/11) a 8ª Edição do Projeto COOPERAR. A primeira ação foi uma caminhada ecológica que seguiu da ponte do Córrego Pouso do Meio, na Av. Goiás, até o Parque Agroindustrial de Gurupi. Durante o trabalho de mutirão de limpeza foram recolhidos três caminhões cheios de lixo, que foram coletados pelos colaboradores da Cooperativa dos Produtores de Carnes e Derivados de Gurupi (Cooperfrigu).
O objetivo foi de coletar resíduos que possam acumular água parada, causando a dengue e poluindo a cidade. Também foi distribuída uma cartilha educativa sobre reciclagem. "Acho que esta coleta que fizemos aqui é muito pequena em relação ao que o mundo precisa, mas eu acho também que se cada empresa, cada cidadão fizer um pouquinho, fizer a sua parte, vai fazer a diferença no seu ambiente de trabalho, no seu bairro, cidade, estado, país e no mundo", afirmou o diretor administrativo da Cooperfrigu, Aelton Camargo.
Para o colaborador do frigorífico, Berivelton Lopes, que participa do Cooperar há cinco edições, o mutirão de limpeza é um passo importante para conscientizar a comunidade. "Esta ação é muito importante não só para os funcionários e para a empresa, mas para toda a população de Gurupi, porque todos vêem o exemplo e tocam no consciente de que cada um pode fazer algo a mais para melhorar a nossa cidade".
Dona Alcina Alves Pugas de Sá, mora no setor Aeroporto e parabenizou a Cooperfrigu pela iniciativa. "é um exemplo para o povo que, ou não sabe ou não quer cuidar da nossa cidade. Todos têm que ajudar porque a Prefeitura não dá conta de tudo e este trabalho do frigorífico deve ser copiado por muitas empresas e cidadãos de Gurupi", disse.
Confraternização
Após a caminhada ecológica os colaboradores e parceiros da Cooperfrigu participaram da Festa de Confraternização, que contou com a participação da Banda da Polícia Militar, Sesc Lazer, Corpo de Bombeiros, Cipama, Prefeitura de Gurupi, Secretaria Municipal de Saúde, Creche Maria Madalena, Agab, D’Cortes Cabeleireiro, equipe de maquiagem da Madeireira Santa Rosa; além de apresentação do cantor WPresley Jorge e do grupo Abadá Capoeira.
Durante a festa foram distribuídos lanches e brinquedos para as famílias dos colaboradores da Cooperfrigu. Teve ainda sorteio de brindes e muita brincadeira para a criançada.
O evento contou com a presença do vereador Jonas Barros, do representante do prefeito eleito, Laurez Moreira, Gutierres Torguato, e do professor doutor da Universidade Federal do Tocantins, Rubens Ribeiro.
E continuando a programação do 8° Cooperar nesta segunda-feira (19/11) será feita uma mostra fotográfica dos oito anos de projeto. As fotos serão expostas no pátio da Cooperfrigu. Já na terça-feira (20/11) o Sesi realizará palestra sobre saúde bucal.
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Aelton Camargo, diretor administrativo da Cooperfrigu
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Mutirão de limpeza percorreu trecho da Av. Goiás
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Fonte: Leilane Macedo
Neste sábado, dia 17 de novembro, a Cooperativa dos Produtores de Carnes e Derivados de Gurupi (Cooperfrigu) dá início à 8ª edição do Projeto Sócio Ambiental COOOPERAR. As ações neste ano serão voltadas aos cerca de 600 colaboradores da indústria e devem acontecer até o dia 23.
Abrindo a programação os colaboradores da Cooperfrigu realizarão uma caminhada ecológica, a partir das 7 horas deste sábado, que sairá do Córrego Pouso do Meio seguindo até o trevo do Parque Industrial. Durante o percurso será realizado um mutirão de limpeza com o objetivo de coletar resíduos que possam acumular água parada e também poluir nossa cidade, além de conscientizar os moradores da região.
Em seguida, ainda no sábado, acontece a Festa de Confraternização dos Colaboradores e Parceiros da Cooperfrigu, com a participação da Banda da Polícia Militar, Sesc Lazer, Corpo de Bombeiros, Cipama, Prefeitura de Gurupi, Secretaria Municipal de Saúde, Creche Maria Madalena; além de apresentação do cantor WPresley Jorge e do grupo de capoeira do professor Durão. A festa será realizada na sede da Cooperfrigu, a partir das 10h30.
"Tradicionalmente o projeto Cooperar acontece no mês de outubro, mas em virtude das eleições, estamos com a programação nesta segunda quinzena de novembro e mais voltada ao nosso público interno. Nesta uma semana vamos realizar palestras, apresentações musicais, orientação de saúde e muito entretenimento aos nossos colaboradores, que são o coração da nossa indústria", afirmou o presidente da cooperativa, Oswaldo Stival.
Iniciado em 2005, o Cooperfrigu visa integrar os colaboradores da Cooperfrigu, proporcionando lazer, entretenimento, valorização dos profissionais, educação e conscientização ambiental; além de propiciar maior integração entre a cooperativa e seus colaboradores junto à comunidade de Gurupi e região.
VIII COOPERAR
PROJETO SOCIOAMBIENTAL 2012
17.11.2012 - SáBADO
7 horas - Coleta Seletiva CooperarAtiva (partindo do Córrego do Pouso do Meio até o trevo da Imperial)
10h30 - Festa de Confraternização Colaboradores e Parceiros (Cooperfrigu)
19.11.2012 - SEGUNDA-FEIRA
Exposição Fotográfica Projeto Cooperar
Horário: 10:30
Local: Cooperfrigu
20.11.2012 - TERçA-FEIRA
Sesi - Saúde Bucal
Horário: 10:30
Local: Cooperfrigu
21.11.2012 - QUARTA-FEIRA
Apresentação musical cantor - Wpresley Jorge
Horário: 10:30
Local: Cooperfrigu
22.11.2012 - QUINTA-FEIRA
Apresentação Stand Up Grupo TO NA COMEDIA
Horário: 10:30
Local: Cooperfrigu
23.11.2012 - SEXTA-FEIRA
Culto Ecumênico - Momento de louvor
Horário: 10:30
Local: Cooperfrigu
Neste sábado, dia 17 de novembro, a Cooperativa dos Produtores de Carnes e Derivados de Gurupi (Cooperfrigu) dá início à 8ª edição do Projeto Sócio Ambiental COOOPERAR. As ações neste ano serão voltadas aos cerca de 600 colaboradores da indústria e devem acontecer até o dia 23.
Abrindo a programação os colaboradores da Cooperfrigu realizarão uma caminhada ecológica, a partir das 7 horas deste sábado, que sairá do Córrego Pouso do Meio seguindo até o trevo do Parque Industrial. Durante o percurso será realizado um mutirão de limpeza com o objetivo de coletar resíduos que possam acumular água parada e também poluir nossa cidade, além de conscientizar os moradores da região.
Em seguida, ainda no sábado, acontece a Festa de Confraternização dos Colaboradores e Parceiros da Cooperfrigu, com a participação da Banda da Polícia Militar, Sesc Lazer, Corpo de Bombeiros, Cipama, Prefeitura de Gurupi, Secretaria Municipal de Saúde, Creche Maria Madalena; além de apresentação do cantor WPresley Jorge e do grupo de capoeira do professor Durão. A festa será realizada na sede da Cooperfrigu, a partir das 10h30.
"Tradicionalmente o projeto Cooperar acontece no mês de outubro, mas em virtude das eleições, estamos com a programação nesta segunda quinzena de novembro e mais voltada ao nosso público interno. Nesta uma semana vamos realizar palestras, apresentações musicais, orientação de saúde e muito entretenimento aos nossos colaboradores, que são o coração da nossa indústria", afirmou o presidente da cooperativa, Oswaldo Stival.
Iniciado em 2005, o Cooperfrigu visa integrar os colaboradores da Cooperfrigu, proporcionando lazer, entretenimento, valorização dos profissionais, educação e conscientização ambiental; além de propiciar maior integração entre a cooperativa e seus colaboradores junto à comunidade de Gurupi e região.
VIII COOPERAR
PROJETO SOCIOAMBIENTAL 2012
17.11.2012 - SáBADO
7 horas - Coleta Seletiva CooperarAtiva (partindo do Córrego do Pouso do Meio até o trevo da Imperial)
10h30 - Festa de Confraternização Colaboradores e Parceiros (Cooperfrigu)
19.11.2012 - SEGUNDA-FEIRA
Exposição Fotográfica Projeto Cooperar
Horário: 10:30
Local: Cooperfrigu
20.11.2012 - TERçA-FEIRA
Sesi - Saúde Bucal
Horário: 10:30
Local: Cooperfrigu
21.11.2012 - QUARTA-FEIRA
Apresentação musical cantor - Wpresley Jorge
Horário: 10:30
Local: Cooperfrigu
22.11.2012 - QUINTA-FEIRA
Apresentação Stand Up Grupo TO NA COMEDIA
Horário: 10:30
Local: Cooperfrigu
23.11.2012 - SEXTA-FEIRA
Culto Ecumênico - Momento de louvor
Horário: 10:30
Local: Cooperfrigu
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Fred Alves
Após participarem de 31 de outubro a 02 de novembro de 2012 da ICA Expo 2012 - Feira Internacional de Negócios Cooperativos, realizada no Centro de Convenções Central de Manchester, na Inglaterra, cooperativistas de Pedro Afonso fizeram uma avaliação positiva da participação no evento prestigiado por mais de 10 mil visitantes.
Os pedroafonsinos Ricardo Khouri - Presidente do Sistema OCB/SESCOOP-TO e da Coapa; Marley Camilo de Oliveira - Presidente da Ceduc, e Maria Silvana Ramos - Gerente geral da Coapa e conselheira da OCB/TO integraram a comitiva tocantinense formada por mais 13 pessoas ligadas às cooperativas e ao sistema OCB/SESCOOP-TO, dentre elas Sicoob Credipar, Sicredi União Cerrado, Unimed Palmas e Coopernorte, e instituições parceiras como Sebrae e Universidade Federal do Tocantins.
Ricardo Khouri destacou a participação de representantes de países em desenvolvimento da áfrica, ásia e da Oceania na feira. Conforme o dirigente, o cooperativismo está começando a fazer diferença e ajudando a melhorar a vida de moradores de países pobres. "O cooperativismo precisa ser mais difundido no Brasil e Tocantins, assim como nos demais países, pois ele é uma ferramenta de transformação econômica e social", lembrou Khouri.
Depois de visitar vários estandes da Feira Internacional de Negócios Cooperativos, Maria Silvana Ramos disse ter ficado impressionada com a semelhança entre o trabalho realizado por mulheres de cooperativas de países africanos e as atividades desenvolvidas pelo Núcleo Feminino da Coapa. Ambas produzem artesanato e outras atividades de geração de renda. Ela ainda conheceu experiências de sucesso executadas por cooperativas européias dos ramos educacional e de habitação.
"Foi uma viagem técnica muito produtiva e podemos conhecer o funcionamento e realidade de outras cooperativas. Percebemos que no exterior o apoio ao ramo cooperativista é muito grande, esperamos que isso também ocorra no Brasil", avaliou Maria Silvana Ramos.
Intercâmbio
A finalidade da participação do tocantinsenses na Feira Internacional de Negócios Cooperativos, além do intercâmbio de experiências foi ampliar a visão sobre a dimensão do cooperativismo no Brasil e no mundo bem como estabelecer novas oportunidades de negócios, redes e contatos.
No roteiro, além da participação na feira, o grupo visitou o Museu dos Pioneiros de Rochdale, para conhecer a réplica da loja cooperativa fundada pelos pioneiros no século XIX. Receberam informações básicas sobre a história do movimento cooperativista, além de mergulhar em um acervo com documentos desde o período dos fundadores até tempos atuais. (Com informações OCB/Sescoop-to)
ICA Expo
é uma feira oficial que reúne cooperativas do mundo todo para mostrar ao grande público a qualidade dos produtos e serviços oferecidos pelas cooperativas, além de realizar grandes negócios. O evento marcou também o encerramento do Ano Internacional das Cooperativas, instituído pelas Organização das Nações Unidas.
Após participarem de 31 de outubro a 02 de novembro de 2012 da ICA Expo 2012 - Feira Internacional de Negócios Cooperativos, realizada no Centro de Convenções Central de Manchester, na Inglaterra, cooperativistas de Pedro Afonso fizeram uma avaliação positiva da participação no evento prestigiado por mais de 10 mil visitantes.
Os pedroafonsinos Ricardo Khouri - Presidente do Sistema OCB/SESCOOP-TO e da Coapa; Marley Camilo de Oliveira - Presidente da Ceduc, e Maria Silvana Ramos - Gerente geral da Coapa e conselheira da OCB/TO integraram a comitiva tocantinense formada por mais 13 pessoas ligadas às cooperativas e ao sistema OCB/SESCOOP-TO, dentre elas Sicoob Credipar, Sicredi União Cerrado, Unimed Palmas e Coopernorte, e instituições parceiras como Sebrae e Universidade Federal do Tocantins.
Ricardo Khouri destacou a participação de representantes de países em desenvolvimento da áfrica, ásia e da Oceania na feira. Conforme o dirigente, o cooperativismo está começando a fazer diferença e ajudando a melhorar a vida de moradores de países pobres. "O cooperativismo precisa ser mais difundido no Brasil e Tocantins, assim como nos demais países, pois ele é uma ferramenta de transformação econômica e social", lembrou Khouri.
Depois de visitar vários estandes da Feira Internacional de Negócios Cooperativos, Maria Silvana Ramos disse ter ficado impressionada com a semelhança entre o trabalho realizado por mulheres de cooperativas de países africanos e as atividades desenvolvidas pelo Núcleo Feminino da Coapa. Ambas produzem artesanato e outras atividades de geração de renda. Ela ainda conheceu experiências de sucesso executadas por cooperativas européias dos ramos educacional e de habitação.
"Foi uma viagem técnica muito produtiva e podemos conhecer o funcionamento e realidade de outras cooperativas. Percebemos que no exterior o apoio ao ramo cooperativista é muito grande, esperamos que isso também ocorra no Brasil", avaliou Maria Silvana Ramos.
Intercâmbio
A finalidade da participação do tocantinsenses na Feira Internacional de Negócios Cooperativos, além do intercâmbio de experiências foi ampliar a visão sobre a dimensão do cooperativismo no Brasil e no mundo bem como estabelecer novas oportunidades de negócios, redes e contatos.
No roteiro, além da participação na feira, o grupo visitou o Museu dos Pioneiros de Rochdale, para conhecer a réplica da loja cooperativa fundada pelos pioneiros no século XIX. Receberam informações básicas sobre a história do movimento cooperativista, além de mergulhar em um acervo com documentos desde o período dos fundadores até tempos atuais. (Com informações OCB/Sescoop-to)
ICA Expo
é uma feira oficial que reúne cooperativas do mundo todo para mostrar ao grande público a qualidade dos produtos e serviços oferecidos pelas cooperativas, além de realizar grandes negócios. O evento marcou também o encerramento do Ano Internacional das Cooperativas, instituído pelas Organização das Nações Unidas.
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Entrega do relatório construído em conjunto por representantes de todos os elos da cadeia produtiva marca a realização da primeira Conferência Nacional do Leite.
"O ponto alta da conferência foi a cumplicidade entre os setores". Com essa frase, o deputado federal Alceu Moreira (RS) resumiu a impressão dos mais de 150 participantes da 1ª Conferência Nacional do Leite, encerrada nesta quinta-feira (8/11), em Brasília (DF). O evento contou com as presenças dos ministros da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, e do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas.
Durante três dias, representantes de todos os setores da cadeia produtiva reuniram-se em oficinas temáticas para elencar pontos de melhoria para o setor. Como resultado, foram sugeridas mais de 100 propostas. As sugestões foram incluídas ao texto final da conferência, redigido pelo deputado Alceu Moreira, que responde pela relatoria da Subcomissão do Leite da Câmara dos Deputados. O relatório ainda será formatado e distribuído para todo o país até o fim do mês.
Ao entregar o documento aos ministros, Moreira reiterou que é preciso dar as condições necessárias para se produzir melhor e com menor custo. Mendes Ribeiro e Pepe Vargas, ao ouvirem as principais reivindicações do setor, foram unânimes ao afirmar: "O país precisa garantir proteção ao produtor e ao produto nacional, mas sem aceitar o protecionismo".
Alguns dos principais pontos reivindicados abordam, além da proteção comercial, a renovação das cotas para a entrada de leite importado e a necessidade de investimentos em extensão e pesquisa tecnológica. A implementação da IN 62/2011 e recursos para execução de programas sanitários também elencam o rol de pedidos. Por fim, foi sugerida a criação de um sistema de dados unificado e o aproveitamento dos créditos do PIS/COFINS.
Outro resultado obtido com a Conferência foi a sugestão da montagem de um grupo de trabalho interministerial para dar vazão ao relatório. Tanto os ministros quanto representantes do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic) também acataram de imediato a proposição. Sobre a criação do Conselho Nacional do Leite, órgão que dará voz à cadeia do leite, os participantes decidiram pela indicação imediata dos membros que farão parte de sua composição. "O conselho será o grande responsável por falar pelo setor", exprimiu Alceu Moreira.
Fonte: Informe OCB - (Fonte: assessoria Dep. Alceu Moreira)
"O ponto alta da conferência foi a cumplicidade entre os setores". Com essa frase, o deputado federal Alceu Moreira (RS) resumiu a impressão dos mais de 150 participantes da 1ª Conferência Nacional do Leite, encerrada nesta quinta-feira (8/11), em Brasília (DF). O evento contou com as presenças dos ministros da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, e do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas.
Durante três dias, representantes de todos os setores da cadeia produtiva reuniram-se em oficinas temáticas para elencar pontos de melhoria para o setor. Como resultado, foram sugeridas mais de 100 propostas. As sugestões foram incluídas ao texto final da conferência, redigido pelo deputado Alceu Moreira, que responde pela relatoria da Subcomissão do Leite da Câmara dos Deputados. O relatório ainda será formatado e distribuído para todo o país até o fim do mês.
Ao entregar o documento aos ministros, Moreira reiterou que é preciso dar as condições necessárias para se produzir melhor e com menor custo. Mendes Ribeiro e Pepe Vargas, ao ouvirem as principais reivindicações do setor, foram unânimes ao afirmar: "O país precisa garantir proteção ao produtor e ao produto nacional, mas sem aceitar o protecionismo".
Alguns dos principais pontos reivindicados abordam, além da proteção comercial, a renovação das cotas para a entrada de leite importado e a necessidade de investimentos em extensão e pesquisa tecnológica. A implementação da IN 62/2011 e recursos para execução de programas sanitários também elencam o rol de pedidos. Por fim, foi sugerida a criação de um sistema de dados unificado e o aproveitamento dos créditos do PIS/COFINS.
Outro resultado obtido com a Conferência foi a sugestão da montagem de um grupo de trabalho interministerial para dar vazão ao relatório. Tanto os ministros quanto representantes do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic) também acataram de imediato a proposição. Sobre a criação do Conselho Nacional do Leite, órgão que dará voz à cadeia do leite, os participantes decidiram pela indicação imediata dos membros que farão parte de sua composição. "O conselho será o grande responsável por falar pelo setor", exprimiu Alceu Moreira.
Fonte: Informe OCB - (Fonte: assessoria Dep. Alceu Moreira)
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O "Cenário Econômico e as Perspectivas para 2013″ foram tema do painel realizado pelo Sicredi na segunda-feira (5/10). O fórum contou com a presença do economista Marcelo Portugal, do diretor de Recursos de Terceiros, Economia e Risco de Mercado do Banco Cooperativo Sicredi, Júlio Cardozo, e do economista-chefe do Banco Cooperativo Sicredi, Alexandre Barbosa. Eles detalharam os aspectos internacionais e brasileiros da economia, assim como o mercado financeiro.
Segundo Portugal, o mundo vive os desdobramentos de uma crise em dois atos - o do mercado de hipotecas sub-prime nos EUA (2008-2009) e o da dívida soberana na Europa (2012-2013). "São crises semelhantes, mas com atores diferentes - famílias, nos EUA, e governos, na Europa", explicou. Em ambos os cenários, o excesso de risco foi tomado pelos bancos frente a devedores duvidosos, gerando efeitos diretos sobre a atividade econômica. O contexto refere-se, principalmente, aos problemas relativos à Grécia, Espanha, Itália, Portugal e Irlanda, que passaram a contar com menos crédito, redução do consumo e aumento do desemprego. "A situação terá que ser revertida com ajuste fiscal via redução de gastos, o que é difícil - já que a decisão é política e depende da aprovação de diversos parlamentos", explica Portugal.
Para 2013, Portugal prevê que a economia mundial seguirá crescendo lentamente; a Zona do Euro continuará estagnada - com exceção da Alemanha, que deve crescer cerca de 1%; Itália e Espanha permanecerão em recessão. Enquanto isso, a China registrará o crescimento moderado de 8,2%. Dessa forma, o PIB mundial terá um crescimento próximo de 3% e a inflação mundial será relativamente baixa.
O economista-chefe do Banco Cooperativo Sicredi, Alexandre Englert Barbosa, tratou dos aspectos da economia brasileira, que seguirão atrelados à conjuntura internacional. Em 2012, os destaques ficaram por conta da recuperação da economia, principalmente nos setores de serviços e do agronegócio. Já o crescimento da indústria esteve ligado aos estímulos fiscais promovidos pelo Governo Federal. Até o fim deste ano, a inflação deve ficar em torno de 5,5%, as taxas de juros estáveis e a de câmbio com poucas oscilações, apesar do cenário externo indefinido. Para Barbosa, os juros estão baixos, e devem permanecer neste patamar em 2013, e o volume de crédito seguirá crescendo. Tal comportamento deve-se, principalmente, ao aumento da renda do brasileiro e do avanço do emprego formal.
O economista prevê que a economia brasileira entrará em 2013 em ritmo mais rápido do que 2012, mas o desempenho ficará abaixo do registrado no período pré-crise por causa do fraco crescimento industrial, alto grau de endividamento dos brasileiros e do fraco crescimento da economia mundial. A boa notícia vai ficar por conta do setor agropecuário, que deve ter alta produtividade e preços elevados quando comparado aos patamares históricos, ainda que menores do que os registrados no segundo semestre de 2012. O efeito defasado da política monetária é outro fator que seguirá estimulando a economia. "O ideal seria que o crescimento migrasse para investimentos e não ao consumo", avalia. Outros setores que devem ter um desempenho positivo são o da indústria de bebidas, de eletroeletrônicos e móveis, de metalurgia e plástico, comércio e de serviços de transporte. Em condições mais difíceis, citou a indústria de vestuário e de calçados.
Ao falar sobre o cenário do mercado financeiro, o diretor de Recursos de Terceiros, Economia e Risco do Banco Cooperativo Sicredi, Júlio Cardozo, ratificou que a moldura internacional continuará determinante. Segundo Cardozo, a queda nas taxas de juros continuou ao longo de 2012, mas o agravamento da crise europeia pode interferir nesta tendência. "Os principais focos de atenção do mercado são o ritmo de retomada da economia, e o seu impacto inflacionário, e de quanto tempo as taxas de juros vão permanecer estáveis", detalha o executivo.
No que diz respeito ao câmbio, Cardozo acredita que, com a forte atuação do governo e com a queda nas taxas de juro, a moeda estabilizou-se em um patamar relativamente constante, pouco acima de R$ 2. Além disso, há uma queda forte em termos de variabilidade e de fluxo cambial, denotando baixo interesse pela moeda brasileira por parte dos estrangeiros. Outros fatores que podem influenciar tanto o comportamento do mercado como a atuação do governo consistem na evolução da crise europeia e a inflação corrente.
Quanto à bolsa de valores, ele avalia que teve uma performance fraca em 2012, apresentando alta de somente 2% ao ano até o momento. Com uma queda projetada nos lucros, em torno de 30% para o ano corrente, a bolsa ficou praticamente estável e consequentemente mais cara. Além disso, o lucro das empresas piorou com a desaceleração econômica. Um dos desafios a serem enfrentados em 2013 é reverter os caros preços negociados pelos setores ligados à economia doméstica, que não sofreram intervenção do governo, enquanto que os setores mais baratos são constituídos por empresas que possuem restrições externas ou sofreram intervenção e/ou regulação mais fortes. "Cabe ao Brasil se mostrar mais atrativo a este tipo de investidor", concluiu o diretor.
Sobre o Sicredi
O Sicredi é um sistema composto por 113 cooperativas de crédito, integradas horizontal e verticalmente. A integração horizontal representa a rede de atendimento (mais de 1.100 pontos), distribuída em 10 Estados* - 905 municípios. No processo de integração vertical, as cooperativas estão organizadas em quatro Cooperativas Centrais, uma Confederação, uma Fundação e um Banco Cooperativo, que controla as empresas específicas que atuam na distribuição de seguros, administração de cartões e de consórcios. Mais informações no site sicredi.com.br.
* Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Pará, Rondônia e Goiás.
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Segundo Portugal, o mundo vive os desdobramentos de uma crise em dois atos - o do mercado de hipotecas sub-prime nos EUA (2008-2009) e o da dívida soberana na Europa (2012-2013). "São crises semelhantes, mas com atores diferentes - famílias, nos EUA, e governos, na Europa", explicou. Em ambos os cenários, o excesso de risco foi tomado pelos bancos frente a devedores duvidosos, gerando efeitos diretos sobre a atividade econômica. O contexto refere-se, principalmente, aos problemas relativos à Grécia, Espanha, Itália, Portugal e Irlanda, que passaram a contar com menos crédito, redução do consumo e aumento do desemprego. "A situação terá que ser revertida com ajuste fiscal via redução de gastos, o que é difícil - já que a decisão é política e depende da aprovação de diversos parlamentos", explica Portugal.
Para 2013, Portugal prevê que a economia mundial seguirá crescendo lentamente; a Zona do Euro continuará estagnada - com exceção da Alemanha, que deve crescer cerca de 1%; Itália e Espanha permanecerão em recessão. Enquanto isso, a China registrará o crescimento moderado de 8,2%. Dessa forma, o PIB mundial terá um crescimento próximo de 3% e a inflação mundial será relativamente baixa.
O economista-chefe do Banco Cooperativo Sicredi, Alexandre Englert Barbosa, tratou dos aspectos da economia brasileira, que seguirão atrelados à conjuntura internacional. Em 2012, os destaques ficaram por conta da recuperação da economia, principalmente nos setores de serviços e do agronegócio. Já o crescimento da indústria esteve ligado aos estímulos fiscais promovidos pelo Governo Federal. Até o fim deste ano, a inflação deve ficar em torno de 5,5%, as taxas de juros estáveis e a de câmbio com poucas oscilações, apesar do cenário externo indefinido. Para Barbosa, os juros estão baixos, e devem permanecer neste patamar em 2013, e o volume de crédito seguirá crescendo. Tal comportamento deve-se, principalmente, ao aumento da renda do brasileiro e do avanço do emprego formal.
O economista prevê que a economia brasileira entrará em 2013 em ritmo mais rápido do que 2012, mas o desempenho ficará abaixo do registrado no período pré-crise por causa do fraco crescimento industrial, alto grau de endividamento dos brasileiros e do fraco crescimento da economia mundial. A boa notícia vai ficar por conta do setor agropecuário, que deve ter alta produtividade e preços elevados quando comparado aos patamares históricos, ainda que menores do que os registrados no segundo semestre de 2012. O efeito defasado da política monetária é outro fator que seguirá estimulando a economia. "O ideal seria que o crescimento migrasse para investimentos e não ao consumo", avalia. Outros setores que devem ter um desempenho positivo são o da indústria de bebidas, de eletroeletrônicos e móveis, de metalurgia e plástico, comércio e de serviços de transporte. Em condições mais difíceis, citou a indústria de vestuário e de calçados.
Ao falar sobre o cenário do mercado financeiro, o diretor de Recursos de Terceiros, Economia e Risco do Banco Cooperativo Sicredi, Júlio Cardozo, ratificou que a moldura internacional continuará determinante. Segundo Cardozo, a queda nas taxas de juros continuou ao longo de 2012, mas o agravamento da crise europeia pode interferir nesta tendência. "Os principais focos de atenção do mercado são o ritmo de retomada da economia, e o seu impacto inflacionário, e de quanto tempo as taxas de juros vão permanecer estáveis", detalha o executivo.
No que diz respeito ao câmbio, Cardozo acredita que, com a forte atuação do governo e com a queda nas taxas de juro, a moeda estabilizou-se em um patamar relativamente constante, pouco acima de R$ 2. Além disso, há uma queda forte em termos de variabilidade e de fluxo cambial, denotando baixo interesse pela moeda brasileira por parte dos estrangeiros. Outros fatores que podem influenciar tanto o comportamento do mercado como a atuação do governo consistem na evolução da crise europeia e a inflação corrente.
Quanto à bolsa de valores, ele avalia que teve uma performance fraca em 2012, apresentando alta de somente 2% ao ano até o momento. Com uma queda projetada nos lucros, em torno de 30% para o ano corrente, a bolsa ficou praticamente estável e consequentemente mais cara. Além disso, o lucro das empresas piorou com a desaceleração econômica. Um dos desafios a serem enfrentados em 2013 é reverter os caros preços negociados pelos setores ligados à economia doméstica, que não sofreram intervenção do governo, enquanto que os setores mais baratos são constituídos por empresas que possuem restrições externas ou sofreram intervenção e/ou regulação mais fortes. "Cabe ao Brasil se mostrar mais atrativo a este tipo de investidor", concluiu o diretor.
Sobre o Sicredi
O Sicredi é um sistema composto por 113 cooperativas de crédito, integradas horizontal e verticalmente. A integração horizontal representa a rede de atendimento (mais de 1.100 pontos), distribuída em 10 Estados* - 905 municípios. No processo de integração vertical, as cooperativas estão organizadas em quatro Cooperativas Centrais, uma Confederação, uma Fundação e um Banco Cooperativo, que controla as empresas específicas que atuam na distribuição de seguros, administração de cartões e de consórcios. Mais informações no site sicredi.com.br.
* Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Pará, Rondônia e Goiás.
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Fred Alves
Paralelo ao trabalho de assessoria técnica com informações sobre variedades e tipos de sementes a serem plantadas na Safra 2012/2013, manejo correto de máquinas, entre outras orientações importantes para se obter uma boa produtividade, técnicos da Coapa iniciaram, em setembro, a distribuição de insumos agrícolas para produtores de soja da região de Pedro Afonso. O trabalho é feito em conjunto pelas equipes das Unidades Comercial e Agroveterinária e segue até dezembro.
Serão atendidos 50 produtores da oleaginosa que neste ano devem plantar uma área de 20.934 hectares.
Os produtores de grãos têm acesso a adubos, fertilizantes, defensivos agrícolas, entre outros produtos, com preços menores do que em outros estabelecimentos, já que a Coapa compra os produtos com preços mais acessíveis dos grandes fornecedores. O produtor ainda tem a opção de comprar à vista e a prazo, com taxas de juros mais baixas. A informação é do gerente comercial Nelzivan Carvalho Neves.
O plantio de soja deve se intensificar a partir do início da segunda quinzena deste mês de novembro.
Assessoria
Antes do início do plantio da Safra 2012/2013, os técnicos estiveram em propriedades de Pedro Afonso, Bom Jesus do Tocantins, Tupirama, Itacajá, Santa Maria do Tocantins e Recursolândia, levando informações aos produtores.
Conforme a gerente da Unidade Agroveterinária da Coapa, érica Lima Brito, o trabalho de assessoria aos produtores de grãos vai do preparo do solo até a comercialização da produção.
Paralelo ao trabalho de assessoria técnica com informações sobre variedades e tipos de sementes a serem plantadas na Safra 2012/2013, manejo correto de máquinas, entre outras orientações importantes para se obter uma boa produtividade, técnicos da Coapa iniciaram, em setembro, a distribuição de insumos agrícolas para produtores de soja da região de Pedro Afonso. O trabalho é feito em conjunto pelas equipes das Unidades Comercial e Agroveterinária e segue até dezembro.
Serão atendidos 50 produtores da oleaginosa que neste ano devem plantar uma área de 20.934 hectares.
Os produtores de grãos têm acesso a adubos, fertilizantes, defensivos agrícolas, entre outros produtos, com preços menores do que em outros estabelecimentos, já que a Coapa compra os produtos com preços mais acessíveis dos grandes fornecedores. O produtor ainda tem a opção de comprar à vista e a prazo, com taxas de juros mais baixas. A informação é do gerente comercial Nelzivan Carvalho Neves.
O plantio de soja deve se intensificar a partir do início da segunda quinzena deste mês de novembro.
Assessoria
Antes do início do plantio da Safra 2012/2013, os técnicos estiveram em propriedades de Pedro Afonso, Bom Jesus do Tocantins, Tupirama, Itacajá, Santa Maria do Tocantins e Recursolândia, levando informações aos produtores.
Conforme a gerente da Unidade Agroveterinária da Coapa, érica Lima Brito, o trabalho de assessoria aos produtores de grãos vai do preparo do solo até a comercialização da produção.
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Medida anunciada pelo Banco Central atende antiga solicitação do setor.
Mais um pleito do cooperativismo de crédito foi atendido pelo Banco Central do Brasil (BC). A partir de junho de 2013, os bancos cooperativos, confederações de crédito e centrais de cooperativas de crédito deverão apresentar ao órgão regulador o balancete combinado das operações de cada sistema organizado. O Conselho Monetário Nacional (CMN) editou a Resolução 4.151/12 determinando a remessa global, assim como é exigido de outras instituições financeiras. "Este demonstrativo, denominado Balancete Combinado do Sistema Cooperativo, consiste na combinação de ativos, passivos, receitas e despesas das instituições integrantes de um mesmo sistema, como se em conjunto representassem uma única entidade", explicou o presidente do BC, Alexandre Tombini.
O setor comemora a decisão: "assim, teremos a possibilidade de demonstrar a força de cada um dos sistemas, o que, certamente, potencializará a nossa atuação", comenta o gerente do Ramo Crédito da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Sílvio Giusti.
Outras vantagens - Com o balancete, será eliminado qualquer tipo de duplicação, explica Giusti. "Até então, pelas demonstrações individuais, poderiam ocorrer sombreamentos, ou seja, dados duplicados. Isso acabava gerando, muitas vezes, uma necessidade de aporte de capital, com impacto, inclusive, no patrimônio", disse. Futuramente, a ideia é que o balancete combinado também seja utilizado como base para a ampliação de limites operacionais, como, por exemplo, no repasse de recursos do governo.
Da mesma forma, como previsto pelo BC, a medida faz parte de um aprimoramento dos mecanismos de supervisão e irá demonstrar, de forma mais adequada, a posição econômica, financeira e patrimonial de cada sistema. Segundo o órgão, a ferramenta deve ser utilizada por "cooperativas singulares de crédito, centrais e confederações de crédito e bancos cooperativos, bem como outras instituições financeiras ou entidades autorizadas a funcionar pelo BC. Estão excluídas desse leque administradoras de consórcio, vinculadas direta ou indiretamente a essas organizações, mediante participação societária ou por controle operacional efetivo, caracterizado pela administração ou gerência comum, ou pela atuação no mercado sob a mesma marca ou nome comercial".
O anúncio do Balancete Combinado do Sistema Cooperativo ocorreu durante o IV Fórum de BC de Inclusão Financeira, em Porto Alegre (RS).
Fonte: Informe OCB
Mais um pleito do cooperativismo de crédito foi atendido pelo Banco Central do Brasil (BC). A partir de junho de 2013, os bancos cooperativos, confederações de crédito e centrais de cooperativas de crédito deverão apresentar ao órgão regulador o balancete combinado das operações de cada sistema organizado. O Conselho Monetário Nacional (CMN) editou a Resolução 4.151/12 determinando a remessa global, assim como é exigido de outras instituições financeiras. "Este demonstrativo, denominado Balancete Combinado do Sistema Cooperativo, consiste na combinação de ativos, passivos, receitas e despesas das instituições integrantes de um mesmo sistema, como se em conjunto representassem uma única entidade", explicou o presidente do BC, Alexandre Tombini.
O setor comemora a decisão: "assim, teremos a possibilidade de demonstrar a força de cada um dos sistemas, o que, certamente, potencializará a nossa atuação", comenta o gerente do Ramo Crédito da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Sílvio Giusti.
Outras vantagens - Com o balancete, será eliminado qualquer tipo de duplicação, explica Giusti. "Até então, pelas demonstrações individuais, poderiam ocorrer sombreamentos, ou seja, dados duplicados. Isso acabava gerando, muitas vezes, uma necessidade de aporte de capital, com impacto, inclusive, no patrimônio", disse. Futuramente, a ideia é que o balancete combinado também seja utilizado como base para a ampliação de limites operacionais, como, por exemplo, no repasse de recursos do governo.
Da mesma forma, como previsto pelo BC, a medida faz parte de um aprimoramento dos mecanismos de supervisão e irá demonstrar, de forma mais adequada, a posição econômica, financeira e patrimonial de cada sistema. Segundo o órgão, a ferramenta deve ser utilizada por "cooperativas singulares de crédito, centrais e confederações de crédito e bancos cooperativos, bem como outras instituições financeiras ou entidades autorizadas a funcionar pelo BC. Estão excluídas desse leque administradoras de consórcio, vinculadas direta ou indiretamente a essas organizações, mediante participação societária ou por controle operacional efetivo, caracterizado pela administração ou gerência comum, ou pela atuação no mercado sob a mesma marca ou nome comercial".
O anúncio do Balancete Combinado do Sistema Cooperativo ocorreu durante o IV Fórum de BC de Inclusão Financeira, em Porto Alegre (RS).
Fonte: Informe OCB
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Local onde funcionou a primeira cooperativa do mundo resgata e conta para a sociedade a história do movimento cooperativista.
Foi reaberto no último dia 29/10 o Museu dos Pioneiros de Rochdale, onde originalmente funcionou a sede da primeira cooperativa do mundo, situada na rua Toad Lane, na Inglaterra. A presidente da Aliança Cooperativa Internacional (ICA, na sigla em inglês), Pauline Green, foi a encarregada de cortar a fita inaugural, acompanhada dos presidentes Chales Muchirti, da ACI áfrica; Ramón Imperial, da ACI Américas; Li Chunsheng, da ACI ásia; e Felice Scalvini, da ACI Europa. "Este é um grande momento para o movimento cooperativista", assinalou Pauline. "Esta pequena tenda em Rochdale foi a origem de um movimento que inclui milhões de pessoas", destacou a presidente durante a solenidade de reabertura do museu.
O novo Museu dos Pioneiros de Rochdale tem o objetivo de conservar o local original daquela primeira cooperativa de consumo, e gerar uma reflexão em torno dos princípios e ideais do movimento cooperativo. A instalação oferece visitas guiadas e também uma visita virtual pelo endereço na internet. Clique aqui para acessar.
Fonte: OCB
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Preocupado em atender os anseios do movimento cooperativista mundial e brasileiro, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) abriu a chamada pública N° 002/2012 para selecionar propostas de projetos de capacitação para cooperativas de produção agropecuária, incluindo eventos e publicações. As propostas podem ser apresentadas por entidades privadas sem fins lucrativos para todo território nacional. As inscrições podem ser feitas a partir desta quinta-feira, dia 1 de novembro, até o dia 16 de novembro, no site www.agricultura.gov.br.
O Ministério da Agricultura disponibilizou R$2,4 milhões para o financiamento de oito projetos. Entre os objetivos está o fortalecimento das cooperativas de produção agropecuária e o aprimoramento no processo de gestão produtiva, comercial e cooperativista. Com a chamada, o MAPA também pretende ampliar a participação de mulheres e jovens no debate de políticas do cooperativismo e facilitar a articulação entre as redes de cooperativas. "Nada mais justo apoiar os projetos de cooperativismo no momento que comemora-se o Ano Internacional das Cooperativas", afirmou o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho.
Para enviar os projetos, as cooperativas de produção agropecuária deverão manter uma correlação direta com os programas do Departamento de Associativismo e Cooperativismo (Denacoop) do MAPA e enquadrar-se em uma das sete linhas de atuação da chamada. Entre elas, está a capacitação gerencial e técnica do quadro social e ou funcional de pequenas associações rurais e cooperativas de produção agropecuária usuários dos programas governamentais de aquisição de alimentos (PAA) e nacional de alimentação escolar (PNAE).
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo, Caio Rocha, a intenção é buscar a valorização dos recursos humanos, das pessoas que participam e administram o cooperativismo. "A ação tem como objetivo valorizar as redes de cooperativas e debater com jovens e mulheres as políticas do desenvolvimento da gestão do cooperativismo. Além de capacitar as cooperativas e levar novas tecnologias sustentáveis para que se possa trabalhar com a organização da produção", afirmou.
Outra linha de atuação é a capacitação do corpo técnico de cooperativas com o fim de disseminar entre os cooperados técnicas sustentáveis de manejo agrícola, buscando evitar o desperdício e implementar o conceito de agricultura de precisão.
Segundo o coordenador do Denacoop, Kleber Santos, existe uma demanda do setor cooperativista em capacitar, principalmente, as pequenas e médias cooperativas. "Nosso maior objetivo é contribuir para a profissionalização das cooperativas e para adoção de tecnologias sustentáveis, bem como destacar o PPA e o PNAE, os programas de transferência de renda para pessoas que estão ligadas a pequenas associações e cooperativas", explicou.
Fonte: MAPA. Por Vera Stumm
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Chamada Pública DENACOOP-SDC-MAPA n° 02-2012
O Ministério da Agricultura disponibilizou R$2,4 milhões para o financiamento de oito projetos. Entre os objetivos está o fortalecimento das cooperativas de produção agropecuária e o aprimoramento no processo de gestão produtiva, comercial e cooperativista. Com a chamada, o MAPA também pretende ampliar a participação de mulheres e jovens no debate de políticas do cooperativismo e facilitar a articulação entre as redes de cooperativas. "Nada mais justo apoiar os projetos de cooperativismo no momento que comemora-se o Ano Internacional das Cooperativas", afirmou o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho.
Para enviar os projetos, as cooperativas de produção agropecuária deverão manter uma correlação direta com os programas do Departamento de Associativismo e Cooperativismo (Denacoop) do MAPA e enquadrar-se em uma das sete linhas de atuação da chamada. Entre elas, está a capacitação gerencial e técnica do quadro social e ou funcional de pequenas associações rurais e cooperativas de produção agropecuária usuários dos programas governamentais de aquisição de alimentos (PAA) e nacional de alimentação escolar (PNAE).
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo, Caio Rocha, a intenção é buscar a valorização dos recursos humanos, das pessoas que participam e administram o cooperativismo. "A ação tem como objetivo valorizar as redes de cooperativas e debater com jovens e mulheres as políticas do desenvolvimento da gestão do cooperativismo. Além de capacitar as cooperativas e levar novas tecnologias sustentáveis para que se possa trabalhar com a organização da produção", afirmou.
Outra linha de atuação é a capacitação do corpo técnico de cooperativas com o fim de disseminar entre os cooperados técnicas sustentáveis de manejo agrícola, buscando evitar o desperdício e implementar o conceito de agricultura de precisão.
Segundo o coordenador do Denacoop, Kleber Santos, existe uma demanda do setor cooperativista em capacitar, principalmente, as pequenas e médias cooperativas. "Nosso maior objetivo é contribuir para a profissionalização das cooperativas e para adoção de tecnologias sustentáveis, bem como destacar o PPA e o PNAE, os programas de transferência de renda para pessoas que estão ligadas a pequenas associações e cooperativas", explicou.
Fonte: MAPA. Por Vera Stumm
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Chamada Pública DENACOOP-SDC-MAPA n° 02-2012
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O Sicredi foi premiado no lançamento do Relatório Financeiro Brasil Econômico, realizado em São Paulo, no dia 29 de outubro. O Banco Cooperativo Sicredi, uma das entidades do Sistema, foi considerado o melhor banco na categoria financiamentos em 2012.
As cooperativas do Sicredi estão organizadas de forma sistêmica, em quatro Centrais e contam com empresas especializadas para ganhos de escala em todos os níveis. "Nossa estrutura de governança garante uma marca forte com um padrão operacional único, onde o Banco Cooperativo Sicredi é o instrumento de acesso das cooperativas ao mercado financeiro. Este prêmio reflete a eficiência do modelo de gestão e é resultado da preocupação constante da nossa instituição em oferecer linhas de crédito que valorizam a vocação econômica das comunidades onde estamos presentes", afirma Ademar Schardong, presidente executivo do Sicredi.
A primeira edição do Relatório, promovido pelo jornal Brasil Econômico, apresenta uma análise atual das principais instituições financeiras e a opinião dos gestores sobre o cenário econômico de 2013. As instituições foram divididas em categorias e para apontar as vencedoras foram utilizados os critérios de segmentação, crescimento, liderança de mercado e desempenho.
Na categoria financiamentos, na qual o Sicredi figura em primeiro lugar, as empresas destacaram-se pelo crescimento das carteiras de crédito com controle da inadimplência. As receitas de crédito do Sicredi cresceram 135,6%, no período analisado - de junho de 2011 a junho de 2012, totalizando R$ 461 milhões. Atualmente, o índice de inadimplência é de 2,03% enquanto no mercado é de 5,9%. Uma das razões está na natureza cooperativa do negócio, uma vez que o associado também é dono e cria um vínculo mais forte com a instituição.
As informações foram apuradas com base nos dados contábeis, divulgados nos balanços das instituições.
Sobre o Sicredi
O Sicredi é um sistema composto por 113 cooperativas de crédito, integradas horizontal e verticalmente. A integração horizontal representa a rede de atendimento (mais de 1.100 pontos), distribuída em 10 Estados* - 905 municípios. No processo de integração vertical, as cooperativas estão organizadas em quatro Cooperativas Centrais, uma Confederação, uma Fundação e um Banco Cooperativo, que controla as empresas específicas que atuam na distribuição de seguros, administração de cartões e de consórcios. Mais informações no site sicredi.com.br.
Fonte: Assessoria
As cooperativas do Sicredi estão organizadas de forma sistêmica, em quatro Centrais e contam com empresas especializadas para ganhos de escala em todos os níveis. "Nossa estrutura de governança garante uma marca forte com um padrão operacional único, onde o Banco Cooperativo Sicredi é o instrumento de acesso das cooperativas ao mercado financeiro. Este prêmio reflete a eficiência do modelo de gestão e é resultado da preocupação constante da nossa instituição em oferecer linhas de crédito que valorizam a vocação econômica das comunidades onde estamos presentes", afirma Ademar Schardong, presidente executivo do Sicredi.
A primeira edição do Relatório, promovido pelo jornal Brasil Econômico, apresenta uma análise atual das principais instituições financeiras e a opinião dos gestores sobre o cenário econômico de 2013. As instituições foram divididas em categorias e para apontar as vencedoras foram utilizados os critérios de segmentação, crescimento, liderança de mercado e desempenho.
Na categoria financiamentos, na qual o Sicredi figura em primeiro lugar, as empresas destacaram-se pelo crescimento das carteiras de crédito com controle da inadimplência. As receitas de crédito do Sicredi cresceram 135,6%, no período analisado - de junho de 2011 a junho de 2012, totalizando R$ 461 milhões. Atualmente, o índice de inadimplência é de 2,03% enquanto no mercado é de 5,9%. Uma das razões está na natureza cooperativa do negócio, uma vez que o associado também é dono e cria um vínculo mais forte com a instituição.
As informações foram apuradas com base nos dados contábeis, divulgados nos balanços das instituições.
Sobre o Sicredi
O Sicredi é um sistema composto por 113 cooperativas de crédito, integradas horizontal e verticalmente. A integração horizontal representa a rede de atendimento (mais de 1.100 pontos), distribuída em 10 Estados* - 905 municípios. No processo de integração vertical, as cooperativas estão organizadas em quatro Cooperativas Centrais, uma Confederação, uma Fundação e um Banco Cooperativo, que controla as empresas específicas que atuam na distribuição de seguros, administração de cartões e de consórcios. Mais informações no site sicredi.com.br.
Fonte: Assessoria
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O Sicoob esteve presente no VMware Fórum 2012, realizado no último dia 24/10, em São Paulo, pela VMware, empresa líder em soluções de virtualização e infraestrutura em nuvem que auxilia as empresas a prosperar na era da computação em nuvem.
O evento contou com conferências lideradas pelos executivos da VMware e dos principais parceiros da empresa. Na ocasião, o líder de TI do Sicoob Confederação, Paulo Nassar, apresentou o case sobre a virtualização dos datacenters da instituição, que possibilitaram a modernização das instalações do parque tecnológico, o qual sustenta os serviços financeiros prestados pelas cooperativas do Sistema. O projeto foi realizado em parceria com a IBM, com solução de virtualização da VMWare.
O encontro teve como objetivo fornecer conhecimento sobre infraestrutura de tecnologia da informação e permitir às empresas de todos os portes serem mais competitivas, sem perder agilidade do negócio e privilegiando o gerenciamento de TI em termos de custos, complexidade e controle.
Durante a apresentação, Nassar destacou os benefícios da modernização da infraestrutura de TI da instituição. "Com a virtualização do datacenter do Sicoob, foi possível reduzir o espaço físico ocupado pelos servidores, otimizar os recursos de processamento, racionalizar o consumo elétrico, preservar o meio ambiente, minimizar custos de licenciamento de software e melhorar o gerenciamento de servidores".
De acordo com o gerente da IBM Brasil, Marcelo Borges Albuquerque, o principal desafio da área de TI do Sicoob é provar o valor de uma solução desse porte. "O importante é comprovar, por meio de dados, a viabilidade do projeto. Mesmo sendo um investimento considerável, ele traz um retorno, muitas vezes, em um prazo muito curto. Além disso, hoje o Sicoob está preparado para oferecer novos serviços aos associados alinhados às questões de sustentabilidade determinadas pelo Banco Central". Para Borges, a instituição tem se destacado na implementação do projeto. "O Sicoob tem demonstrado que está com uma equipe bem preparada e executa muito bem o seu planejamento estratégico. Dessa forma, está conseguindo ganhar destaque no cenário financeiro e não fica a dever em nada para o que os grandes bancos públicos e privados utilizam na sua plataforma de tecnologia e no seu direcionamento estratégico de negócio".
Para o diretor da área de Pré-vendas e Serviços da VMware na América Latina, Arlindo Maluli, serão exigidas dos profissionais novas habilidades relacionadas à software, como serviço e virtualização. Isso faz com que as organizações saiam do modelo tradicional e realizem mudanças.
Sobre o Sicoob
O Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) possui mais de 2 milhões de associados em todo o país e está presente em 23 estados brasileiros e no Distrito Federal. O Sicoob é composto por 552 cooperativas singulares, 15 cooperativas centrais e a Confederação Nacional de Cooperativas de Crédito do Sicoob (Sicoob Confederação). Compõe ainda o Sistema o Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob), um banco comercial privado, sociedade anônima de capital fechado, cujo controle acionário pertence às entidades filiadas ao Sicoob, e que opera como provedor de produtos e serviços financeiros para as cooperativas. A rede Sicoob é a sexta maior entre as instituições financeiras que atuam no país, com mais de 2 mil pontos de atendimento. As cooperativas inseridas no Sistema oferecem um amplo portfólio de produtos e serviços para seus associados e possibilita acesso a recursos financeiros especiais para empréstimo, investimento e capital de giro, com taxas e juros mais acessíveis.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sicoob
O evento contou com conferências lideradas pelos executivos da VMware e dos principais parceiros da empresa. Na ocasião, o líder de TI do Sicoob Confederação, Paulo Nassar, apresentou o case sobre a virtualização dos datacenters da instituição, que possibilitaram a modernização das instalações do parque tecnológico, o qual sustenta os serviços financeiros prestados pelas cooperativas do Sistema. O projeto foi realizado em parceria com a IBM, com solução de virtualização da VMWare.
O encontro teve como objetivo fornecer conhecimento sobre infraestrutura de tecnologia da informação e permitir às empresas de todos os portes serem mais competitivas, sem perder agilidade do negócio e privilegiando o gerenciamento de TI em termos de custos, complexidade e controle.
Durante a apresentação, Nassar destacou os benefícios da modernização da infraestrutura de TI da instituição. "Com a virtualização do datacenter do Sicoob, foi possível reduzir o espaço físico ocupado pelos servidores, otimizar os recursos de processamento, racionalizar o consumo elétrico, preservar o meio ambiente, minimizar custos de licenciamento de software e melhorar o gerenciamento de servidores".
De acordo com o gerente da IBM Brasil, Marcelo Borges Albuquerque, o principal desafio da área de TI do Sicoob é provar o valor de uma solução desse porte. "O importante é comprovar, por meio de dados, a viabilidade do projeto. Mesmo sendo um investimento considerável, ele traz um retorno, muitas vezes, em um prazo muito curto. Além disso, hoje o Sicoob está preparado para oferecer novos serviços aos associados alinhados às questões de sustentabilidade determinadas pelo Banco Central". Para Borges, a instituição tem se destacado na implementação do projeto. "O Sicoob tem demonstrado que está com uma equipe bem preparada e executa muito bem o seu planejamento estratégico. Dessa forma, está conseguindo ganhar destaque no cenário financeiro e não fica a dever em nada para o que os grandes bancos públicos e privados utilizam na sua plataforma de tecnologia e no seu direcionamento estratégico de negócio".
Para o diretor da área de Pré-vendas e Serviços da VMware na América Latina, Arlindo Maluli, serão exigidas dos profissionais novas habilidades relacionadas à software, como serviço e virtualização. Isso faz com que as organizações saiam do modelo tradicional e realizem mudanças.
Sobre o Sicoob
O Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) possui mais de 2 milhões de associados em todo o país e está presente em 23 estados brasileiros e no Distrito Federal. O Sicoob é composto por 552 cooperativas singulares, 15 cooperativas centrais e a Confederação Nacional de Cooperativas de Crédito do Sicoob (Sicoob Confederação). Compõe ainda o Sistema o Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob), um banco comercial privado, sociedade anônima de capital fechado, cujo controle acionário pertence às entidades filiadas ao Sicoob, e que opera como provedor de produtos e serviços financeiros para as cooperativas. A rede Sicoob é a sexta maior entre as instituições financeiras que atuam no país, com mais de 2 mil pontos de atendimento. As cooperativas inseridas no Sistema oferecem um amplo portfólio de produtos e serviços para seus associados e possibilita acesso a recursos financeiros especiais para empréstimo, investimento e capital de giro, com taxas e juros mais acessíveis.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sicoob
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Integrantes do setor e do ministério se reuniram hoje (23/10) para propor melhorias às vidas dos produtores rurais.
O aprimoramento da gestão das cooperativas é prioridade para o Sistema OCB e foi pauta de uma nova reunião entre representantes do setor e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O grupo trabalha na construção de um protocolo de intenções, com o objetivo de investir em melhorias à gestão da agricultura familiar, aumentar a renda dos produtores e facilitar o acesso do segmento aos programas desenvolvidos pelo órgão. O encontro, realizado nesta segunda-feira (22/10), na sede da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), contou com a participação do gerente de Ramos e Mercados da entidade, Gregory Honczar, da gestora de Desenvolvimento e Monitoramento de Cooperativas do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), Susan Vilela, a analista de Desenvolvimento e Gestão, Soraya Santos, além de integrantes do ministério.
As ações farão parte do Programa Mais Gestão, criado pelo MDA. Segundo Honczar, há uma previsão de que o órgão invista R$ 200 milhões na contratação e treinamento de profissionais que irão atuar junto às cooperativas e auxiliá-las no aperfeiçoamento dos mecanismos de gestão. "Neste primeiro momento, vamos participar do processo treinando o grupo de instrutores no que diz respeito ao negócio cooperativista. A ideia é que eles estejam afinados com as características do movimento. Temos certeza de que isso contribuirá para o sucesso das capacitações e, consequentemente, da busca das cooperativas à melhoria dos seus processos e produtos. Assim, elas estarão mais competitivas no mercado", comenta.
Também está previsto o desenho de uma linha de crédito específica para as cooperativas participantes do Mais Gestão. De acordo com o gerente de Mercados, ainda fizeram parte da pauta outros programas do ministério e o fomento à participação das cooperativas.
Fonte: Informe OCB
O aprimoramento da gestão das cooperativas é prioridade para o Sistema OCB e foi pauta de uma nova reunião entre representantes do setor e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O grupo trabalha na construção de um protocolo de intenções, com o objetivo de investir em melhorias à gestão da agricultura familiar, aumentar a renda dos produtores e facilitar o acesso do segmento aos programas desenvolvidos pelo órgão. O encontro, realizado nesta segunda-feira (22/10), na sede da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), contou com a participação do gerente de Ramos e Mercados da entidade, Gregory Honczar, da gestora de Desenvolvimento e Monitoramento de Cooperativas do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), Susan Vilela, a analista de Desenvolvimento e Gestão, Soraya Santos, além de integrantes do ministério.
As ações farão parte do Programa Mais Gestão, criado pelo MDA. Segundo Honczar, há uma previsão de que o órgão invista R$ 200 milhões na contratação e treinamento de profissionais que irão atuar junto às cooperativas e auxiliá-las no aperfeiçoamento dos mecanismos de gestão. "Neste primeiro momento, vamos participar do processo treinando o grupo de instrutores no que diz respeito ao negócio cooperativista. A ideia é que eles estejam afinados com as características do movimento. Temos certeza de que isso contribuirá para o sucesso das capacitações e, consequentemente, da busca das cooperativas à melhoria dos seus processos e produtos. Assim, elas estarão mais competitivas no mercado", comenta.
Também está previsto o desenho de uma linha de crédito específica para as cooperativas participantes do Mais Gestão. De acordo com o gerente de Mercados, ainda fizeram parte da pauta outros programas do ministério e o fomento à participação das cooperativas.
Fonte: Informe OCB
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No Tocantins, o segundo ciclo da Campanha de vacinação contra febre aftosa se aproxima e continua no ritmo de comemoração celebrando 15 anos sem foco da doença. Entre os dias 1° e 30 de novembro, a expectativa é vacinar 4,5 milhões de bovídeos, bovinos e bubalinos, com idade abaixo de 24 meses declarados em maio. O Estado conta com aproximadamente 8 milhões de bovídeos.
Neste período, a Adapec - Agência de Defesa Agropecuária orienta os produtores rurais sobre os cuidados para a correta imunização dos animais, dentre elas, adquirirem vacinas em revendas autorizadas e conservá-las em temperatura correta (de 2 a 8°C) até o momento da aplicação; injetar a vacina na região da tábua do pescoço com agulhas e seringas em bom estado e limpas. Além disso, manejar os animais com o mínimo de estresse e nos horários mais frescos do dia.
Após a vacinação o produtor tem até 10 dias para declarar o ato nas unidades de serviço da Adapec, onde sua ficha cadastral é movimentada. "Nesta etapa, onde a vacinação é parcial, os produtores que não tiverem animais em idade vacinal devem procurar a agência para declarar todos os animais, mesmo os de outras espécies, presentes na propriedade", disse o diretor de Defesa, Inspeção e Sanidade Animal da Adapec, João Eduardo Pinto Pires.
De acordo com o presidente da Adapec, Marcelo Aguiar Inocente, toda a cadeia produtiva já provou que está engajada na luta pela preservação do status sanitário tocantinense, livre de febre aftosa com vacinação. "Em maio batemos um recorde inédito de cobertura vacinal com 99,64% do rebanho imunizado. Agora conclamamos novamente todos os pecuaristas para ultrapassarmos esta marca", disse.
Multas
O produtor rural que deixar de imunizar o rebanho estará sujeito à multa de R$ 5,32 por animal e 127,69 por propriedade não declarada. Além disso, ficará impendido de emitir a GTA - Guia de Trânsito Animal, documento obrigatório para o transporte dos animais, até que a situação seja regularizada.
Abertura Oficial
Este ano, abertura oficial será realizada no dia 07 de novembro, às 10hs, na Fazenda Estância Vale do Sol, no município de Gurupi, a 243 km de Palmas.
ADAPEC
Neste período, a Adapec - Agência de Defesa Agropecuária orienta os produtores rurais sobre os cuidados para a correta imunização dos animais, dentre elas, adquirirem vacinas em revendas autorizadas e conservá-las em temperatura correta (de 2 a 8°C) até o momento da aplicação; injetar a vacina na região da tábua do pescoço com agulhas e seringas em bom estado e limpas. Além disso, manejar os animais com o mínimo de estresse e nos horários mais frescos do dia.
Após a vacinação o produtor tem até 10 dias para declarar o ato nas unidades de serviço da Adapec, onde sua ficha cadastral é movimentada. "Nesta etapa, onde a vacinação é parcial, os produtores que não tiverem animais em idade vacinal devem procurar a agência para declarar todos os animais, mesmo os de outras espécies, presentes na propriedade", disse o diretor de Defesa, Inspeção e Sanidade Animal da Adapec, João Eduardo Pinto Pires.
De acordo com o presidente da Adapec, Marcelo Aguiar Inocente, toda a cadeia produtiva já provou que está engajada na luta pela preservação do status sanitário tocantinense, livre de febre aftosa com vacinação. "Em maio batemos um recorde inédito de cobertura vacinal com 99,64% do rebanho imunizado. Agora conclamamos novamente todos os pecuaristas para ultrapassarmos esta marca", disse.
Multas
O produtor rural que deixar de imunizar o rebanho estará sujeito à multa de R$ 5,32 por animal e 127,69 por propriedade não declarada. Além disso, ficará impendido de emitir a GTA - Guia de Trânsito Animal, documento obrigatório para o transporte dos animais, até que a situação seja regularizada.
Abertura Oficial
Este ano, abertura oficial será realizada no dia 07 de novembro, às 10hs, na Fazenda Estância Vale do Sol, no município de Gurupi, a 243 km de Palmas.
ADAPEC
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O Cooperativismo Tocantinense estará presente na ICA Expo 2012 - A Feira Internacional de Negócios Cooperativos, que será realizada de 31 de Outubro a 02 de novembro de 2012 no Centro de Convenções Central de Manchester, Manchester, Reino Unido.
ICAEXPO - é uma feira oficial, que reúne cooperativas do mundo todo, para mostrar ao grande público a qualidade dos produtos e serviços oferecidos pelas cooperativas, além de realizar grandes negócios. O evento marcará também o encerramento do Ano Internacional das Cooperativas, instituído pelas Nações Unidas.
O Tocantins estará representado por um grupo de 15 pessoas, ligadas às cooperativas e ao sistema OCB/SESCOOP-TO, dentre elas: Sicoob Credipar, Sicredi União Cerrado, Unimed Palmas, Ceduc, Coapa e Coopernorte e instituições parceiras, como Sebrae e UFT.
A finalidade da participação na Feira, alem do intercâmbio de experiências é ampliar a visão sobre a dimensão do cooperativismo no Brasil e no mundo bem como estabelecer novas oportunidades de negócios, redes e contatos.
No roteiro, além da participação na feira, está previsto uma visita ao Museu dos Pioneiros de Rochdale, para conhecer a réplica da loja cooperativa fundada pelos pioneiros no século XIX, receber informações básicas sobre a história do movimento cooperativista, além de mergulhar em um acervo com documentos desde o período dos fundadores até tempos atuais.
Participantes: Ricardo Khouri - Presidente do Sistema OCB/SESCOOP-TO e da Coapa; Carlos Camblor Suarez - Presidente do Sicredi União Cerrado; Gilberto Alves Moraes - Presidente do Sicoob Credipar; Marley Camilo de Oliveira - Presidente da Ceduc; Ruiter Luiz A. Padua - Conselheiro do SESCOOP/TO e Secretário Executivo da Seagro; Maria Silvana Ramos, Orsini Passos Guterres e Jean Vagner Martins Machado - Conselheiros da OCB/TO; Maria Jose A. Leão Oliveira e Fabrícia de Souza Cyrillo - respectivamente Superintendente e Gerente do Sistema OCB/SESCOOP-TO; Márcia Rodrigues de Paula - Superintendente do Sebrae Tocantins e Airton Cardoso Cançado - Coordenador do MBA em Gestão de Cooperativas da UFT em parceria com o Sistema OCB/SESCOOP-TO.
ICAEXPO - é uma feira oficial, que reúne cooperativas do mundo todo, para mostrar ao grande público a qualidade dos produtos e serviços oferecidos pelas cooperativas, além de realizar grandes negócios. O evento marcará também o encerramento do Ano Internacional das Cooperativas, instituído pelas Nações Unidas.
O Tocantins estará representado por um grupo de 15 pessoas, ligadas às cooperativas e ao sistema OCB/SESCOOP-TO, dentre elas: Sicoob Credipar, Sicredi União Cerrado, Unimed Palmas, Ceduc, Coapa e Coopernorte e instituições parceiras, como Sebrae e UFT.
A finalidade da participação na Feira, alem do intercâmbio de experiências é ampliar a visão sobre a dimensão do cooperativismo no Brasil e no mundo bem como estabelecer novas oportunidades de negócios, redes e contatos.
No roteiro, além da participação na feira, está previsto uma visita ao Museu dos Pioneiros de Rochdale, para conhecer a réplica da loja cooperativa fundada pelos pioneiros no século XIX, receber informações básicas sobre a história do movimento cooperativista, além de mergulhar em um acervo com documentos desde o período dos fundadores até tempos atuais.
Participantes: Ricardo Khouri - Presidente do Sistema OCB/SESCOOP-TO e da Coapa; Carlos Camblor Suarez - Presidente do Sicredi União Cerrado; Gilberto Alves Moraes - Presidente do Sicoob Credipar; Marley Camilo de Oliveira - Presidente da Ceduc; Ruiter Luiz A. Padua - Conselheiro do SESCOOP/TO e Secretário Executivo da Seagro; Maria Silvana Ramos, Orsini Passos Guterres e Jean Vagner Martins Machado - Conselheiros da OCB/TO; Maria Jose A. Leão Oliveira e Fabrícia de Souza Cyrillo - respectivamente Superintendente e Gerente do Sistema OCB/SESCOOP-TO; Márcia Rodrigues de Paula - Superintendente do Sebrae Tocantins e Airton Cardoso Cançado - Coordenador do MBA em Gestão de Cooperativas da UFT em parceria com o Sistema OCB/SESCOOP-TO.
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Na manhã desta quarta-feira, 24, o deputado José Geraldo (PTB) usou a tribuna para discorrer sobre as emendas, de sua autoria, apresentadas na Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2013- LDO.
O parlamentar destacou a emenda aditiva que destina receitas ao Fundo de Apoio ao Cooperativismo - FACOOP/TO - para promover convênios, contratos e acordos. Esse Fundo foi criado por meio da Lei que Institui a Política Estadual de Apoio ao Cooperativismo - PEAC. Segundo o parlamentar essa emenda será de grande valia para o Sindicato e Organização das Cooperativas no Estado do Tocantins e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Tocantins - OCB/SESCOOP - TO.
"Fazer Cooperativismo no Tocantins não é fácil, por isso parabenizo o presidente da OCB/Sescoop-TO, Ricardo Khouri e a superintendente, Maria José, que estão fazendo um trabalho brilhante, representando perfeitamente o Cooperativismo, por meio de uma gestão séria e de credibilidade", afirmou José Geraldo.
O parlamentar finalizou seu discurso lembrando que 2012 é o Ano Internacional do Cooperativismo e deve ser comemorado: "O capitalismo por si só não traz o desenvolvimento, o cooperativismo sim, mostra que a união faz a força".
Fonte: Genara Lopes - Assessoria de Comunicação do Gabinete
O parlamentar destacou a emenda aditiva que destina receitas ao Fundo de Apoio ao Cooperativismo - FACOOP/TO - para promover convênios, contratos e acordos. Esse Fundo foi criado por meio da Lei que Institui a Política Estadual de Apoio ao Cooperativismo - PEAC. Segundo o parlamentar essa emenda será de grande valia para o Sindicato e Organização das Cooperativas no Estado do Tocantins e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Tocantins - OCB/SESCOOP - TO.
"Fazer Cooperativismo no Tocantins não é fácil, por isso parabenizo o presidente da OCB/Sescoop-TO, Ricardo Khouri e a superintendente, Maria José, que estão fazendo um trabalho brilhante, representando perfeitamente o Cooperativismo, por meio de uma gestão séria e de credibilidade", afirmou José Geraldo.
O parlamentar finalizou seu discurso lembrando que 2012 é o Ano Internacional do Cooperativismo e deve ser comemorado: "O capitalismo por si só não traz o desenvolvimento, o cooperativismo sim, mostra que a união faz a força".
Fonte: Genara Lopes - Assessoria de Comunicação do Gabinete
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O Sicoob participará do "IV Fórum Banco Central sobre Inclusão Financeira", promovido pelo Banco Central do Brasil (BC), entre os dias 29 e 31 de outubro, em Porto Alegre (RS). O presidente do Sicoob Confederação e coordenador nacional do Conselho Consultivo de Crédito (Ceco/OCB), José Salvino de Menezes, apresentará dois painéis durante o evento: "Sistema de proteção e fortalecimento do cooperativismo de crédito: o Fundo Garantidor Nacional das Cooperativas de Crédito" e "Ano Internacional das Cooperativas: perspectivas para o Sistema Nacional de Crédito Cooperativo".
O objetivo do encontro é apresentar e discutir o andamento das ações do Plano de Fortalecimento do Ambiente Institucional, lançado em maio deste ano pelo BC, como instrumento de atuação da Parceria Nacional para Inclusão Financeira.
Realizado em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae) e com apoio da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), o fórum trará para discussão a atuação das cooperativas de crédito, como forma de comemorar 2012, o Ano Internacional das Cooperativas, declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Como homenagem o BC lançará moeda comemorativa em prata, que poderá ser adquirida durante o evento e posteriormente nas regionais da instituição.
Estão previstas as presenças da presidente da República, Dilma Rousseff, do presidente do BC, Alexandre Tombini, e dos ministros das Comunicações, Paulo Bernardo, e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello e o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas. Estarão presentes ainda representantes do segmento de microfinanças, estudiosos e fomentadores, nacionais e internacionais.
Sobre o Sicoob
O Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) possui mais de 2 milhões de associados em todo o país e está presente em 23 estados brasileiros e no Distrito Federal. O Sicoob é composto por 552 cooperativas singulares, 15 cooperativas centrais e a Confederação Nacional de Cooperativas de Crédito do Sicoob (Sicoob Confederação). Compõe ainda o Sistema o Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob), um banco comercial privado, sociedade anônima de capital fechado, cujo controle acionário pertence às entidades filiadas ao Sicoob, e que opera como provedor de produtos e serviços financeiros para as cooperativas. A rede Sicoob é a sexta maior rede de atendimento entre as instituições financeiras que atuam no país, com mais de 2 mil pontos de atendimento. As cooperativas inseridas no Sistema oferecem um amplo portfólio de produtos e serviços para seus associados e possibilita acesso a recursos financeiros especiais para empréstimo, investimento e capital de giro, com taxas e juros mais acessíveis.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sicoob
O objetivo do encontro é apresentar e discutir o andamento das ações do Plano de Fortalecimento do Ambiente Institucional, lançado em maio deste ano pelo BC, como instrumento de atuação da Parceria Nacional para Inclusão Financeira.
Realizado em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae) e com apoio da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), o fórum trará para discussão a atuação das cooperativas de crédito, como forma de comemorar 2012, o Ano Internacional das Cooperativas, declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Como homenagem o BC lançará moeda comemorativa em prata, que poderá ser adquirida durante o evento e posteriormente nas regionais da instituição.
Estão previstas as presenças da presidente da República, Dilma Rousseff, do presidente do BC, Alexandre Tombini, e dos ministros das Comunicações, Paulo Bernardo, e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello e o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas. Estarão presentes ainda representantes do segmento de microfinanças, estudiosos e fomentadores, nacionais e internacionais.
Sobre o Sicoob
O Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) possui mais de 2 milhões de associados em todo o país e está presente em 23 estados brasileiros e no Distrito Federal. O Sicoob é composto por 552 cooperativas singulares, 15 cooperativas centrais e a Confederação Nacional de Cooperativas de Crédito do Sicoob (Sicoob Confederação). Compõe ainda o Sistema o Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob), um banco comercial privado, sociedade anônima de capital fechado, cujo controle acionário pertence às entidades filiadas ao Sicoob, e que opera como provedor de produtos e serviços financeiros para as cooperativas. A rede Sicoob é a sexta maior rede de atendimento entre as instituições financeiras que atuam no país, com mais de 2 mil pontos de atendimento. As cooperativas inseridas no Sistema oferecem um amplo portfólio de produtos e serviços para seus associados e possibilita acesso a recursos financeiros especiais para empréstimo, investimento e capital de giro, com taxas e juros mais acessíveis.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sicoob
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Pela segunda vez neste ano a parceria entre a Coapa e o e o Sescoop-TO - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Tocantins beneficiou produtores da Associação dos Produtores Rurais do Jaó, zona rural de Itacajá, com curso de capacitação gratuito.
Em maio 16 criadores de gado receberam informações sobre higiene na ordenha. Já de 15 a 19 de outubro, 12 pecuaristas foram beneficiados com treinamento sobre inseminação artificial. O curso foi ministrado médico veterinário Enoch Borges de Oliveira. Com a experiência de 50 anos como pesquisador e pecuarista, o instrutor ministrou aulas teóricas destacando a importância da inseminação artificial para a melhoria do rebanho e mostrou na prática como se faz a inseminação artificial de bovinos.
O técnico agropecuário da Coapa Antônio Amâncio, responsável por acompanhar o curso, contou que os pecuaristas que em sua maioria criam gado de leite, pretendem fazer a melhoria genética do rebanho e com isso ter uma produtividade maior.
Atualmente os produtores de da Associação dos Produtores Rurais do Jaó participantes do Projeto do Leite da Coapa entregam em média 600 litros de leite por mês. De acordo com dados da Unidade Agroveterinária da Coapa, somente em setembro foram entregues 14.855 litros.
Fonte : Fred Alves
Em maio 16 criadores de gado receberam informações sobre higiene na ordenha. Já de 15 a 19 de outubro, 12 pecuaristas foram beneficiados com treinamento sobre inseminação artificial. O curso foi ministrado médico veterinário Enoch Borges de Oliveira. Com a experiência de 50 anos como pesquisador e pecuarista, o instrutor ministrou aulas teóricas destacando a importância da inseminação artificial para a melhoria do rebanho e mostrou na prática como se faz a inseminação artificial de bovinos.
O técnico agropecuário da Coapa Antônio Amâncio, responsável por acompanhar o curso, contou que os pecuaristas que em sua maioria criam gado de leite, pretendem fazer a melhoria genética do rebanho e com isso ter uma produtividade maior.
Atualmente os produtores de da Associação dos Produtores Rurais do Jaó participantes do Projeto do Leite da Coapa entregam em média 600 litros de leite por mês. De acordo com dados da Unidade Agroveterinária da Coapa, somente em setembro foram entregues 14.855 litros.
Fonte : Fred Alves
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Eles vieram a Brasília conhecer o novo programa JovemCoop.
A manhã desta segunda-feira (22/10) começou diferente para o jovem paranaense Diego Renan da Silva, 20. Há mais de seis anos, todos os dias, às 6h da manhã ele ordenha as vacas de sua propriedade, em Ubiratã (PR). Hoje, acordou no Distrito Federal, onde permanecerá até quarta-feira (24/10), participando do 4° Intercâmbio do Programa da Juventude Cooperativista (JovemCoop ), promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). Além de conhecer a capital federal, Diego e outros 41 jovens de 20 estados brasileiros foram apresentados ao novo programa JovemCoop, idealizado para garantir a sustentabilidade das cooperativas e, consequentemente, do cooperativismo. "Nossa intenção é promover a organização do quadro social despertando nas novas gerações o comportamento empreendedor e o protagonismo juvenil. E esse processo será feito, por exemplo, a partir da disseminação da cultura da cooperação e do exercício da liderança", destacou o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, durante a abertura do 4° Intercâmbio do Programa de Jovens.
A gerente de Formação e Qualificação Profissional do Sescoop, Andréa Sayar, também falou sobre o novo programa. "O JovemCoop vem substituir o Jovens Lideranças Cooperativistas, e o nosso objetivo é oferecer caminhos que garantam o desenvolvimento sustentável do movimento. Mas, para isso, é preciso o compromisso e a participação efetiva de todos os atores envolvidos - cooperativas, juventude, unidades estaduais e nacional", comentou.
Fã declarado do ex-presidente da OCB, Roberto Rodrigues, Diego era só elogios ao JovemCoop. "Tenho muito orgulho de estar em Brasília e representar, não só a minha cooperativa, como também os jovens paranaenses que estão envolvidos nesta causa", diz. Para ele, a participação no evento é um reconhecimento ao trabalho que o grupo está fazendo em sua região e, por isso, gera uma responsabilidade ainda maior. "Sinto-me na obrigação de levar todo o conhecimento e as experiências que vou adquirir nestes três dias para meus colegas que não estão aqui", pondera o jovem do Paraná, associado da Cooperativa Agroindustrial União (Coagru).
Diego trabalha com o pai desde os 14 anos, quando começou a participar dos movimentos de jovens. "Aos 17 anos me tornei coordenador de um dos grupos que a cooperativa é responsável", conta com satisfação. Anualmente, ajuda a organizar um grande encontro com a participação de 350 jovens, de 11 cooperativas paranaenses, promovido pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar). "Discutimos ações de disseminação dos valores cooperativistas, assistimos a palestras e participamos de oficinas", conta. O jovem, que aos dezoito ganhou um carro do pai e vendeu para comprar quinze vacas, quer dar continuidades às atividades da família. Ele acredita que a responsabilidade e o conhecimento que adquiriu por meio dos encontros de jovens lhe deram segurança para seguir em frente. "Tudo que eu ganho invisto na propriedade. Estou aproveitando o fôlego da juventude para trabalhar, adquirir e crescer".
Intercâmbio - vinda do outro lado do país, representando os jovens do Amapá, está Maria do Nascimento, da Cooperativa dos Bombeiros Civis do Estado do Amapá (COBOMCEAP). Ela, aos 22 anos, é cooperada e também atua na área financeira da cooperativa. "Creio que este evento será importante para adquirir mais conhecimento e, com isso poder repassar as experiências ao meu estado. Sou fã do movimento cooperativista que me proporcionou trabalho, aprendizado e deu direcionamento para a minha vida", completa. Os participantes do encontro - que ocorre no Centro de Convenções Israel Pinheiro - também terão a oportunidade de trocar experiências sobre projetos voltados aos jovens, desenvolvidos em suas cidades e cooperativas de origem.
Fonte: Informe OCB
A manhã desta segunda-feira (22/10) começou diferente para o jovem paranaense Diego Renan da Silva, 20. Há mais de seis anos, todos os dias, às 6h da manhã ele ordenha as vacas de sua propriedade, em Ubiratã (PR). Hoje, acordou no Distrito Federal, onde permanecerá até quarta-feira (24/10), participando do 4° Intercâmbio do Programa da Juventude Cooperativista (JovemCoop ), promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). Além de conhecer a capital federal, Diego e outros 41 jovens de 20 estados brasileiros foram apresentados ao novo programa JovemCoop, idealizado para garantir a sustentabilidade das cooperativas e, consequentemente, do cooperativismo. "Nossa intenção é promover a organização do quadro social despertando nas novas gerações o comportamento empreendedor e o protagonismo juvenil. E esse processo será feito, por exemplo, a partir da disseminação da cultura da cooperação e do exercício da liderança", destacou o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, durante a abertura do 4° Intercâmbio do Programa de Jovens.
A gerente de Formação e Qualificação Profissional do Sescoop, Andréa Sayar, também falou sobre o novo programa. "O JovemCoop vem substituir o Jovens Lideranças Cooperativistas, e o nosso objetivo é oferecer caminhos que garantam o desenvolvimento sustentável do movimento. Mas, para isso, é preciso o compromisso e a participação efetiva de todos os atores envolvidos - cooperativas, juventude, unidades estaduais e nacional", comentou.
Fã declarado do ex-presidente da OCB, Roberto Rodrigues, Diego era só elogios ao JovemCoop. "Tenho muito orgulho de estar em Brasília e representar, não só a minha cooperativa, como também os jovens paranaenses que estão envolvidos nesta causa", diz. Para ele, a participação no evento é um reconhecimento ao trabalho que o grupo está fazendo em sua região e, por isso, gera uma responsabilidade ainda maior. "Sinto-me na obrigação de levar todo o conhecimento e as experiências que vou adquirir nestes três dias para meus colegas que não estão aqui", pondera o jovem do Paraná, associado da Cooperativa Agroindustrial União (Coagru).
Diego trabalha com o pai desde os 14 anos, quando começou a participar dos movimentos de jovens. "Aos 17 anos me tornei coordenador de um dos grupos que a cooperativa é responsável", conta com satisfação. Anualmente, ajuda a organizar um grande encontro com a participação de 350 jovens, de 11 cooperativas paranaenses, promovido pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar). "Discutimos ações de disseminação dos valores cooperativistas, assistimos a palestras e participamos de oficinas", conta. O jovem, que aos dezoito ganhou um carro do pai e vendeu para comprar quinze vacas, quer dar continuidades às atividades da família. Ele acredita que a responsabilidade e o conhecimento que adquiriu por meio dos encontros de jovens lhe deram segurança para seguir em frente. "Tudo que eu ganho invisto na propriedade. Estou aproveitando o fôlego da juventude para trabalhar, adquirir e crescer".
Intercâmbio - vinda do outro lado do país, representando os jovens do Amapá, está Maria do Nascimento, da Cooperativa dos Bombeiros Civis do Estado do Amapá (COBOMCEAP). Ela, aos 22 anos, é cooperada e também atua na área financeira da cooperativa. "Creio que este evento será importante para adquirir mais conhecimento e, com isso poder repassar as experiências ao meu estado. Sou fã do movimento cooperativista que me proporcionou trabalho, aprendizado e deu direcionamento para a minha vida", completa. Os participantes do encontro - que ocorre no Centro de Convenções Israel Pinheiro - também terão a oportunidade de trocar experiências sobre projetos voltados aos jovens, desenvolvidos em suas cidades e cooperativas de origem.
Fonte: Informe OCB