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Sescoop lança prêmio de excelência da gestão


Sescoop lança prêmio de excelência da gestão

As melhores práticas de gestão e governança desenvolvidas pelas cooperativas brasileiras serão reconhecidas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). A instituição lançou hoje (26/4) o Prêmio Sescoop Excelência da Gestão, que ocorrerá sempre em anos ímpares. "Nossa intenção é valorizar iniciativas já realizadas no setor, incentivando o aprimoramento das ferramentas adotadas pelas nossas cooperativas, com o objetivo de consolidarmos um modelo de negócio cada vez mais profissionalizado", enfatizou o presidente do Sescoop, Márcio Lopes de Freitas, no lançamento da premiação, após a Assembleia Geral Ordinária da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), em Brasília (DF).

"Além disso, elas terão a oportunidade de interagir de forma intercooperativa, aprimorando suas práticas de gestão e ampliando sua rede de relacionamentos", complementou Freitas. Em seguida, o superintendente da instituição, Luís Tadeu Prudente Santos, ressaltou que o mesmo foi espelhado em uma iniciativa já promovida pela Cooperativa Central Aurora Alimentos (Aurora). "Com isso, vamos fomentar, também, um processo de reflexão no setor, no sentido de se buscar um aperfeiçoamento constante, visando à maior competitividade e espaço no mercado", disse.

As inscrições terão início no dia 13 de maio, com término previsto para 12 de julho. As cooperativas serão classificadas conforme o seu desempenho, como Bronze, Prata e Ouro. àquela que se destacar na faixa Ouro será a vencedora do prêmio. As 150 primeiras colocadas também participarão de um workshop de planos de melhorias organizado pelo Sescoop, em parceria com a Fundação Nacional de Qualidade (FNQ). Mais informações, pelo telefone (61) 3217-1560 e pelo e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo., da Gerência de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas.

Fonte: www.brasilcooperativo.coop.br

SESCOOP/TO DIVULGA EDITAL DO PROCESSO SELETIVO Nº 02/2013

O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Tocantins - SESCOOP/TO dá publicidade à abertura de inscrições para o PROCESSO SELETIVO 02/2013 destinado a selecionar candidato para o cargo de nível médio (Auxiliar Administrativo). O processo será conduzido pela Comissão de Seleção de Pessoas do SESCOOP/TO (Portaria 01/2013), de acordo com a Resolução Sescoop 300/2008.

As inscrições deverão ser efetivadas no período das 8h do dia 02 de maio de 2013 às 23h59 do dia 09 de maio de 2013, SOMENTE por meio eletrônico com o preenchimento do formulário padrão de inscrição disponível no site www.ocbto.coop.br, salvar o arquivo com seu nome completo, preferencialmente em formato pdf ou imagem e encaminhá-lo como anexo, via e-mail, para Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.. Não serão aceitos outras formas de inscrição.




Edital Processo Seletivo 002-2013







Retificação do edital processo seletivo 002-2013




Comunicado 1 Edital 002-2013








Ficha de Inscrição



Resultado 1° Etapa Processo Seletivo 002/2013





Gabarito da 1° etapa







RESULTADO 2ª ETAPA - AVALIAçãO DE CONHECIMENTOS





Resultado Final Processo seletivo 002-2013 - Auxiliar Administrativo (nível médio)

Curso Secretariando com Sucesso é realizado em parceria com Unimed Araguaína

Foi realizado nos dias 20 e 27/04/2013 o curso Secretariando com Sucesso para os colaboradores da Rede Unimed Araguaína.

O curso ministrado pela consultora Bianca Zortéa atraiu mais de 100 participantes que discutiram durante todo o dia assuntos como a história do secretariado, postura profissional, atendimento pessoal e por telefone, vestuário adequado, organização e arquivamento de documentos.


As participantes demonstraram bastante interesse durante todo o curso e participaram ativamente de todas as atividades. Como metodologia foi utilizada a explanação, leitura em grupo, trabalhados de sistematização grupal e apresentação oral de discussões.

Os participantes são funcionários dos cooperados da Unimed Araguaína e trabalham em consultórios médicos, laboratórios, hospitais e na própria cooperativa.

Sistema OCB e Embrapa firmam convênio para qualificação

Sistema OCB e Embrapa firmam convênio para qualificação

Brasília (24/04) - Mais qualificação técnica voltada ao homem do campo! Esse é o resultado do acordo de cooperação assinado entre a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A formalização ocorreu na noite desta quarta-feira (24/04), durante a comemoração do 40° aniversário de criação da Embrapa, em Brasília-DF.


O acordo estabelece interesses comuns em cooperar mutuamente em educação cooperativista e capacitações tecnológicas direcionadas a profissionais envolvidos com agronegócio, vinculados às cooperativas, em diversas regiões brasileiras. A intenção é difundir o cooperativismo e as novas técnicas e tecnologias nas áreas de agricultura e pecuária, visando, desta maneira, ao maior desenvolvimento dos produtores rurais e do setor agropecuário brasileiro.

Depoimentos - Para o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, o convênio é importante porque resolve um gargalo que está entre quem gera a tecnologia (Embrapa) e os agricultores ligados às cooperativas, que precisam dela.
"Nossa missão é ser um mecanismo que una essas duas pontas. é um trabalho de sinergia entre o movimento cooperativista, liderado pela OCB, e a Embrapa para alavancar um processo de formação desses extensionistas rurais, que serão capazes de levar o que a Embrapa gera para dentro das fazendas e sítios", considerou Freitas.
O presidente da Embrapa, Maurício Lopes, disse que o convênio é uma oportunidade extraordinária para todos os envolvidos com a ciência e o cooperativismo, discutirem a ampliação da capacidade de disseminação de tecnologias para o campo.
"E nós vamos além, reconhecendo o poder das novas mídias e da tecnologia da informação para a disseminação de conhecimentos no campo", frisou Maurício Lopes.
A ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, que representou a presidente Dilma Rousseff na cerimônia, corroborou com o discurso do presidente da Embrapa, dizendo que "a capacidade de sucesso da economia brasileira passa pela agricultura", considerada - pelo governo federal, segundo ela - "como um braço estratégico do desenvolvimento nacional".


Para ela, um dos grandes desafios da Embrapa, nas próximas décadas, serão as pesquisas de adaptação de espécies a serem cultivadas no semiárido brasileiro, algo que, para ela, seria semelhante ao que ocorreu com a produção de grãos, no cerrado, nos últimos 20 anos.

Ano passado - O cooperativismo brasileiro é responsável por relevante parcela do desenvolvimento rural nacional e a Embrapa detém diversos conhecimentos e tecnologias neste ramo, por isso, há um ano (em 25/04/2012), um Protocolo de Intenções entre a Embrapa, a OCB e o Sescoop foi assinado, no intuito de desenvolver diversas ações voltadas às cooperativas agropecuárias do país, de forma a elevar a sua competitividade no mercado.

Homenagem - Na ocasião, o Sistema OCB foi um dos homenageados da noite, recebendo um troféu, símbolo da parceria estabelecida ao longo de décadas, cujos objetivos sempre foram a disseminação de tecnologia ao ruralismo brasileiro e, por fim, o fortalecimento da economia nacional.

Participantes - Além do presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, também estavam presentes: o diretor da entidade, João Nicédio Nogueira, o superintendente da OCB, Renato Nobile, o gerente geral de Desenvolvimento de Cooperativas, Maurício Alves, e o gerente de Desenvolvimento de Ramos e Mercados, Paulo Cesar Dias. O presidente estadual da OCB/Secoop no Rio de Janeiro, Marcos Diaz, também prestigiou a homenagem.

Fonte: ww.brasilcooperativo.coop.br

Em Assembleia, Sicoob/Credipar aprova contas de 2012 e plano de atividades para 2013

Em Assembleia, Sicoob/Credipar aprova contas de 2012 e plano de atividades para 2013

O Sicoob/Credipar realizou na tarde do ultimo sábado, 20, no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Paraíso do Tocantins - ACIP, Assembleia Geral Ordinária para aprovação de contas e definição das atividades para 2013. Estiveram presentes na assembleia mais de 87 cooperados.

Durante o encontro foi deliberado e aprovado a prestação de contas do exercício de 2012, tendo a cooperativa resultados (sobras) no valor de R$ 2.193.170.00. Também aprovaram a formula de cálculo a ser aplicada na distribuição das sobras, com base nas operações de cada associado realizadas ou mantidas durante o exercício de 2012.

Na oportunidade os associados também aprovaram a destinação das sobras apuradas em 2012, após as destinações estatutárias, que serão rateadas em novas quotas partes aos associados e aprovaram o valor da cédula de presença dos membros do Conselho de Administração e Conselho Fiscal.

Outros assuntos discutidos e aprovados foram o valor global para pagamento dos honorários e dos encargos sociais aplicáveis aos membros da Diretoria Executiva, o pagamento de juros remuneratórios ao capital integralizado em 2013 e o Plano de Atividades da Cooperativa para o exercício de 2013.

Fonte: Deydjane da Luz/Surgiu


Armazém da Coapa recebe mais de 66 mil toneladas de soja e ultrapassa meta

Nesta quinta-feira, 18 de abril, o armazém da Coapa - Cooperativa Agroindustrial do Tocantins, em Pedro Afonso, superou a meta de recebimento prevista para a safra de soja 2011/2012, que era de 66 mil toneladas.

A produção é proveniente de propriedades de 50 associados da cooperativa e de 70 produtores não cooperados. A primeira carga foi entregue dia 31 de janeiro pelo produtor Luciano Calegaro Nusso.
Diariamente são recebidas, em média, 850 toneladas da oleaginosa. Em algumas ocasiões os colaboradores trabalharam, ininterruptamente, nos três turnos para atender os produtores.

Dados da Coapa apontam que nove dos dez silos estão ocupados, faltando cerca de 2500 toneladas para preencher a capacidade estática da unidade. A recepção deve seguir até o final deste mês de abril.

Expedição

Até esta quinta-feira, já haviam sido expedidas quase 10 mil toneladas de soja. O envio de soja para o mercado externo depende do mercado e deve seguir até o próximo mês de julho, quando o sojicultor que aguarda melhores preços para comercialização, deve vender o restante da produção. O produto é exportado, principalmente, para a China, grande consumidor da oleaginosa.

Regularização

Nessa semana o armazém da Copa voltou a receber soja de produtores não cooperados. Com o aumento da expedição de grãos, surgiu espaço na unidade armazenadora que já estava próxima de atingir sua capacidade máxima.

A suspensão dos serviços ocorreu devido a problemas na logística de escoamento principalmente nos portos brasileiros, que refletiu no funcionamento de armazéns em todo o país.



ASCOM COAPA

Sicredi apresenta o seu primeiro Relatório de Sustentabilidade

Mais do que uma associação de pessoas, as cooperativas de crédito do Sicredi são agentes promotores do desenvolvimento social e econômico das comunidades onde atuam e estão comprometidas com a proteção e o respeito ao meio ambiente. Para consolidar e aperfeiçoar suas iniciativas socioambientais, o Sicredi lança o primeiro Relatório de Sustentabilidade. A publicação atende aos princípios da boa governança corporativa, integra a Política de Sustentabilidade e representa um importante instrumento de comunicação com os seus principais públicos.

A Política de Sustentabilidade do Sicredi, criada em 2011, faz parte do Planejamento Estratégico 2011-2015 e visa gerar direcionamento para explicitar as boas práticas sustentáveis desenvolvidas pelo Sicredi e aprimorar sua atuação, além de procurar envolver cada vez mais seus públicos de relacionamento. O registro e o acompanhamento da efetiva implantação da Política serão feitos por meio do Relatório, elaborado com base nas diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI) - instituição não governamental internacional com sede na Holanda, que desenvolve e dissemina diretrizes para a elaboração de relatórios de sustentabilidade utilizadas voluntariamente por empresas do mundo todo.

O Relatório de Sustentabilidade do Sicredi atende aos requisitos para o nível C (autodeclarado) da GRI. O Sicredi respondeu a 53 indicadores: 30 de perfil e governança e 23 de desempenho, sendo três deles integrantes do suplemento setorial da GRI para o setor financeiro. A produção e o desenvolvimento do Relatório teve consultoria externa da Report Sustentabilidade.

Segundo o presidente da Central Sicredi Brasil Central Celso Figueira, o Relatório é um importante passo em direção às melhores práticas que preconizam a sustentabilidade e a governança corporativa. "Sustentabilidade é algo que não se constrói com pressa. Precisamos debater as formas, os procedimentos e de que maneira cada um contribuirá para satisfazer as necessidades atuais, das próximas gerações e do nosso próprio empreendimento cooperativo", complementa Figueira.

Sustentabilidade no dia a dia

A Política de Sustentabilidade do Sicredi está baseada em três eixos: inserir princípios socioambientais no portfólio de produtos e serviços; tratar de questões de sustentabilidade nas compras e contratação de serviços, no cumprimento a normas do setor e na ecoeficência e fomentar o desenvolvimento de programas de educação financeira e sensibilização em sustentabilidade para os públicos de relacionamento.

Entre as iniciativas já implantadas em produtos e serviços estão as ações de inclusão e educação financeiras e microcrédito, além de um conjunto de linhas de crédito socioambientais com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O Sicredi fomenta a inclusão financeira, especialmente de pequenos municípios. é a única instituição financeira existente em 235 cidades brasileiras (segundo o Banco Central do Brasil - Bacen), atendendo mais de 260 mil associados com soluções financeiras personalizadas. Por meio de seus produtos e serviços, promove a formalização de atividades, o resgate da cidadania, a geração de empregos, o aumento da renda e mais oportunidades de acesso ao crédito.

Desempenho e governança

O Sicredi encerrou 2012 com R$ 31,3 bilhões de ativos totais, o que representa um crescimento de 20% sobre 2011. Foram apurados R$ 4,5 bilhões em patrimônio líquido, 27% a mais em relação ao período anterior, e R$ 20 bilhões em depósitos totais, crescimento de 23%. As sobras totalizaram R$ 671 milhões. Estes resultados refletem uma atuação focada no atendimento às necessidades financeiras dos associados, por meio de uma ampla oferta de produtos e serviços.

A governança corporativa do Sicredi está em constante aprimoramento para assegurar boas práticas de gestão. O Conselho de Administração da SicrediPar, entidade máxima da instituição, tem o assessoramento permanente de comitês: Auditoria e Compliance; Estratégico e de

Acompanhamento; de Riscos; de Fundos Garantidores e de Pessoas e Conduta. A fim de mitigar os riscos inerentes à sua atividade, cada operação financeira tem seus riscos avaliados de acordo com a sua complexidade e com as regras do Sistema Financeiro Nacional (SFN). São avaliados os riscos de crédito, liquidez, mercado e operacional.

Em 2012, foi criado o Regulamento de Risco Socioambiental para analisar os riscos socioambientais. O documento, que deve entrar em vigor em 2013, estabelece diretrizes para a concessão de crédito. A análise dos riscos climáticos também é feita periodicamente, além do trabalho de conscientização com os associados.

Pessoas

Além das metas propostas pelo Planejamento Estratégico para 2013, o Sicredi pretende ampliar sua linha de produtos e expandir ainda mais o quadro de associados, por meio da busca de novos mercados e da fidelização dos atuais, mantendo também o foco na gestão de pessoas. O modelo de gestão cooperativo reconhece, capacita e oferece oportunidades de crescimento profissional aos colaboradores. No Sicredi, 80% dos cargos de gestão são ocupados por pessoas que cresceram profissionalmente na instituição. A contratação local de colaboradores gera emprego nas comunidades onde o Sicredi está presente, 76% da alta gerência (diretores, superintendentes e gerentes) são provenientes da comunidade local.
Reflexo da importância dada aos colaboradores, em 2012 o Sicredi integrou, mais uma vez, o guia "As Melhores Empresas para Você Trabalhar", elaborado pela revista Você S/A em parceria com a FIA (Fundação Instituto de Administração). No ranking, o Sicredi obteve o índice de Felicidade no Trabalho (IFT) de 77,9 e ficou entre as 150 melhores empresas nas quais as pessoas desejam trabalhar. O Sicredi foi ainda destaque pelo investimento no desenvolvimento dos colaboradores - R$ 20 milhões em 2012.

Desenvolvimento local

A atuação da instituição financeira cooperativa prioriza a especificidade da região. Neste contexto, o microcrédito tem papel fundamental e inclusivo ao permitir que os associados tenham acesso ao capital de baixo valor que possibilite o investimento necessário para sua capacidade competitiva. No Sicredi, o microcrédito é um produto que atende pessoas físicas de baixa renda e empreendedores de pequeno porte e contribui para o desenvolvimento sustentável, pois, além de manter o homem no campo e na sua comunidade, melhora a qualidade de vida das pessoas envolvidas. Para a concessão do crédito, além da avaliação de riscos inerente aos negócios, são analisados os impactos ambientais da operação.

O Sicredi também oferece uma série de linhas de financiamento do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para ampliação, implantação e melhoria das instalações ou da capacidade produtiva. O BNDES determina quais questões ambientais e sociais devem ser avaliadas. O Sicredi, em seu papel de agente de repasses, exige que os associados tenham sua situação regularizada em meio aos órgãos ambientais e acompanha o cumprimento das normas durante toda a vigência da operação.

No Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), o Sicredi é o maior agente privado brasileiro em valores e em número de operações - R$ 1,5 bilhão em mais de 97 mil operações. O Pronaf tem como objetivo a disponibilização de recursos aos financiamentos dos produtores familiares em suas diversas atividades agropecuárias e não agropecuárias desenvolvidas na propriedade rural ou fora dela. Por ser voltado às unidades familiares de produção, adequado à realidade de cada uma delas, além de contar com as mais baixas taxas de juros de financiamento rural, é um importante instrumento na concessão de crédito para os associados Sicredi.

A íntegra do Relatório de Sustentabilidade do Sicredi, em PDF, está disponível no site www.sicredi.com.br - Conheça o Sicredi.


Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa com mais de 2,3 milhões de associados e 1.218 pontos de atendimento, em 10 estados* do país. Organizado em um sistema com padrão operacional único conta com 112 cooperativas de crédito filiadas, distribuídas em quatro Centrais Regionais - acionistas da Sicredi Participações S.A. - uma Confederação, uma Fundação e um Banco Cooperativo que controla uma Corretora de Seguros, uma Administradora de Cartões e uma Administradora de Consórcios. Mais informações no site sicredi.com.br.

* Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Pará, Rondônia e Goiás.

Fonte: Assessoria de Comunicação Sicredi

Excelência da gestão na internet

Brasília, 15/4/2013 - O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) lançou, nesta semana, mais uma ferramenta de auxílio às cooperativas brasileiras. é o portal do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), parte integrante da Diretriz Nacional de Monitoramento do Sescoop. Lançado em fevereiro deste ano, o programa tem como objetivo principal promover a adoção de boas práticas de gestão e governança pelas cooperativas. Toda sua metodologia está pautada em um modelo de excelência da gestão da Fundação Nacional da Qualidade - utilizado nacionalmente para promover a melhoria da qualidade da gestão e o aumento da competitividade das organizações.

No site do PDGC, o usuário encontra informações sobre o programa, um passo a passo sobre como participar, além de um vídeo institucional e outros explicativos. "Este ambiente será de extrema importância para estreitar ainda mais a relação das cooperativas com o Sescoop, em busca da qualidade da gestão", explica o superintendente da instituição, Luís Tadeu Prudente Santos .

Segundo a gerente de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas do Sescoop, Susan Vilela, as cooperativas que aderirem ao PDGC e preencherem corretamente o formulário de autoavaliação terão, em mãos, um diagnóstico completo de seu modelo de gestão e das práticas de governança adotados. "O relatório mostra em qual estágio a cooperativa está e o que deve buscar para alcançar a excelência da gestão", garante Susan. "Além disso, também disponibilizaremos um banco de boas práticas, por meio do qual será possível difundir as melhores práticas de gestão e governança cooperativa".

Para conhecer o PDGC, se inscrever e acompanhar as novidades, acesse: http://pdgc.brasilcooperativo.coop.br/hotsite



Fonte: www.brasilcooperativo.coop.br

Sicoob lança Cartão BNDES para cooperativas

O Sicoob lançará, no próximo dia 18/4, o Cartão BNDES Sicoob, uma modalidade de financiamento de longo prazo, voltado para micro, pequenas e médias empresas. A solenidade será realizada no Centro Corporativo Sicoob, em Brasília (DF). Estarão presentes representantes do Governo, do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), líderes cooperativistas, dirigentes do Sebrae Nacional e representantes da Cabal e do Sicoob de todo Brasil.

O Cartão BNDES Sicoob consiste em uma linha de crédito pré-aprovada, com limite de até R$ 1 milhão, taxa de juros atrativa e pagamento em prestações mensais fixas. Podem solicitar o cartão os associados Pessoa Jurídica (PJ) donos de empresas de micro, pequeno e médio porte com controle nacional, cujo faturamento bruto anual não ultrapasse R$ 90 milhões, que exerçam atividade econômica compatível com as políticas operacionais e de crédito do BNDES e que estejam em dia com as obrigações fiscais e tributárias. Com o Cartão BNDES Sicoob os associados PJ poderão financiar a compra de máquinas, equipamentos, veículos e outros bens de produção, diretamente de fornecedores credenciados pela Cabal Brasil no portal do Cartão BNDES.

Para o presidente do Sicoob Confederação, José Salvino de Menezes, o lançamento do cartão BNDES irá fortalecer o Sistema, que passará a oferecer um portfólio ainda mais completo ao micro, pequeno e médio empreendedor. "O cartão BNDES Sicoob é um importante produto que demonstra a consolidação do Sicoob como conglomerado financeiro capaz de atender todas as necessidades do empresário brasileiro", diz.

Com a novidade, o Sicoob se torna o primeiro sistema cooperativo de crédito a emitir o cartão BNDES, explica o diretor-presidente do Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob), Marco Aurélio Almada. "Por meio do Bancoob, o Sicoob lançará um produto, até então, inédito no cooperativismo de crédito brasileiro. Além disso, nos tornamos a sexta instituição financeira a disponibilizar o Cartão BNDES, tendo como bandeira e adquirente a nossa Cabal, instituição brasileira que trará vantagens em relação às bandeiras universais nas vendas realizadas com o Cartão BNDES Sicoob", ressalta.

De acordo com o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, a parceria vai aproximar ainda mais o BNDES de microempreendedores e cooperativas. "O cartão BNDES Sicoob vai democratizar o acesso aos seus recursos, fazendo com que o banco chegue a localidades onde sua presença ainda é pequena", conclui.

Fonte: Sicoob Confederação

AGO elege nova diretoria da OCB/TO para o quadriênio 2013/2017

As coopertivas do Tocantins elegeram e empossaram na tarde desta segunda-feira (15/04), em Assembleia Geral Ordinária, o Conselho Diretor e Conselho Fiscal (foto) para o quadriênio 2013/2017. O evento contou com a presença do superintendente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Renato Nobile.

Além da eleição, as contas da entidade no exercício de 2012 foram apresentadas e aprovadas por unanimidade.

Composição do Conselho Diretor - Gestão 2013/2017

Presidente

Ricardo Khouri

Conselheiros Efetivos

Gilberto Alves Moraes
Orsini Passos Guterres
Tarcízio de Souza Goiabeira
Jean Vagner Martins Machado
Gleide Américo de Azevedo Maciel
Evanis Roberto Lopes

Conselheiros Suplentes
Luis Carlos Nascimento
Antenor de Muzio Gripp

Composição do Conselho Fiscal - Gestão 2013/2017
Conselheiros Fiscais Efetivos


Maria Silvana Ramos
Paulo Henrique da Silva
Admivair Silva Borges

Conselheiros Fiscais Suplentes

Márcio Guilherme de Carvalho
Silvan Celestino dos Santos
João Ribeiro Lopes

Cecoop sugere formação de Frente Parlamentar Estadual do Cooperativismo

Foi realizada na manhã desta quinta-feira, dia 11, a primeira reunião do Cecoop - Conselho Estadual do Cooperativismo, que busca fortalecer o setor no Tocantins. No encontro, que foi realizado na sede da OCB/Sescoop - Organização das Cooperativas do Brasil - Serviço Nacional de Aprendizagem das Cooperativas, os representantes dos órgãos estaduais e sistemas de cooperativismo definiram as primeiras ações do Conselho para desenvolver o cooperativismo na região, como a solicitação de formação da Frencoop - Frente Parlamentar do Cooperativismo, dentro da Assembleia Legislativa Estadual.

O modelo de Frencoop já existe no âmbito federal e em parceria com a OCB faz o monitoramento, suporte e gestão de pronunciamentos parlamentares de interesse do setor. Além disso, os parlamentares estaduais poderão atuar no apoio e articulação de importantes pleitos para o cooperativismo tocantinense. "Será produzido um ofício e membros da Cecoop irão pessoalmente entregar aos deputados com a finalidade de ganhar mais apoio a proposta", explicou o secretário executivo da Seagro - Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Ruiter Padua, que também é o presidente do Conselho.

Os membros do Cecoop também debateram sobre a análise e apreciação do Regimento Interno do Conselho. Na ocasião foi formada uma comissão para elaboração do documento, que deverá ficar pronto até dia 03 de maio, data da próxima reunião do Conselho. Também ficou definida a inclusão de representantes da Secretaria Estadual das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Urbano.

Membros
Participam do Conselho, representantes: da Seagro; da Secretaria da Educação; da Fazenda; da Indústria e Comércio; da Saúde; do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; do Planejamento e Modernização da Gestão Pública, do Trabalho e Assistência Social; da Organização das Cooperativas do Brasil; do Sescoop; do Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas; do Senac - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial; e do SESC - Serviço Social do Comércio.


Jornalista: Andressa Figueiredo - Ascom/Seagro

Problema de logística leva Coapa a receber apenas soja de cooperados

A Diretoria da Coapa - Cooperativa Agroindustrial do Tocantins divulgou comunicado informando que desde esta quarta-feira, 10 de abril, está recebendo soja apenas de produtores cooperados.

A situação ocorre devido ao fluxo de expedição da soja em grãos da safra 2012/2013 está bem abaixo para o momento, devido a problemas na logística de escoamento principalmente nos portos brasileiro, refletindo no funcionamento de armazéns em todo o país. Como está expedindo uma quantidade inferior de soja, ao mesmo tempo em que recebe um grande volume, a Unidade Armazenadora da Coapa está prestes a atingir sua capacidade estática - 60 mil toneladas. Diariamente é recepcionada uma média de 2 mil toneladas.

"Desta forma, é necessário resguardamos o direito de nossos cooperados que ainda têm muita soja para colher e, por consequência, precisam armazenar seu produto em nossa unidade", informou a cooperativa, ressaltando que 22 cooperados ainda estão colhendo cerca de 12 mil toneladas de soja.

A Coapa informou ainda que a decisão de receber apenas a soja de produtores associados é temporária. "Estamos solicitando o máximo de empenho de nossos parceiros (tradings) para priorizarem a retirada de soja, abrindo assim espaço para continuarmos atendendo nossos clientes, visando o equilíbrio no recebimento e armazenamento", diz o trecho final do comunicado emitido pela cooperativa sediada em Pedro Afonso.
A previsão é que a recepção de grãos de produtores não cooperados volte seja normalizada em uma semana.


ASCOM COAPA - (63) 8443-5855

SISTEMA OCB: Metas e indicadores para 2013 começam a ser consolidados

O cooperativismo brasileiro está prestes a ter seu plano de trabalho para este ano consolidado. Até a próxima sexta (12/04), os superintendentes eleitos como porta-vozes de suas regiões deverão se articular com as cooperativas e unidades estaduais para compilar as metas prioritárias de sua região para este exercício. As metas serão enviadas ao Sistema OCB e servirão de diretriz aos trabalhos da instituição para este exercício. é a primeira vez que o sistema define seu plano de trabalho a partir das demandas dos estados.

Primeira reunião - A primeira reunião de Grupo de Trabalho eleito durante os Fóruns Regionais de Presidentes e Superintendentes do Sistema OCB foi realizada nesta terça-feira (09/04), em Brasília, e contou com presença de três dos cinco superintendentes nomeados como interlocutores de seus estados, acompanhados pelo diretor da OCB, Petrúcio Magalhães, representando a diretoria da Casa.

Disponibilidade - "Ficamos felizes com a disponibilidade dos superintendentes que estiveram aqui", afirma o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas. Segundo ele, a participação e o envolvimento de todos são fundamentais ao sucesso deste novo modelo de planejamento estratégico. "Somente dessa forma, daremos o grande salto na nossa capacidade de produzir mais resultados e mensurá-los efetivamente, demonstrando, por fim, para o cooperado, a contribuição da OCB para a sustentabilidade do seu negócio", argumentou.

Pioneirismo - O superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, destacou o pioneirismo da iniciativa: "Esse novo modelo de planejamento em conjunto com os estados é mais participativo e considera as diferentes realidades de um país com a dimensão continental do Brasil. Creio que, em 2013, teremos um plano de trabalho capaz de promover um crescimento real e sustentável do cooperativismo nas diferentes regiões brasileiras".

Soluções na base - O novo modelo de planejamento regional do Sistema OCB está mostrando às unidades regionais o poder que elas têm de propor mudanças e projetos capazes de promover o cooperativismo. "O maior ganho obtido neste encontro, na minha opinião, foi o fortalecimentos das ações regionais", destaca a superintendente da OCB-TO, Maria José Leão, representante da região Norte. "Muitas vezes, esperamos a solução vir da unidade nacional. Hoje, percebemos que a solução pode estar na base".

Inovador - Representante da região Sul, o superintendente do Sistema OCERGS, Norberto Tomasini, concorda com a colega do Tocantins e completa: esse novo modelo de gestão é inovador e dará mais força aos estados e, consequentemente, facilitará o trabalho da unidade nacional. "Estamos estimulando uma visão cada vez mais sistêmica do nosso setor e esse está sendo um dos temas prioritários em todos os estados".

Desafio - O grande desafio, agora, será aproximar o Sistema OCB da realidade dos cooperados e das pessoas que constituem o público-alvo potencial das cooperativas brasileiras. "Estamos vivendo um momento de intensa produção no âmbito das cooperativas", explica o diretor da OCB e presidente da OCB/AM, Petrúcio Magalhães Junior. "Isso nos tem dado muita visibilidade. Então, acredito que temos de utilizar todos os tipos de mídias e redes sociais a fim de nos aproximarmos do público interno (cooperados) e do público externo, ou seja, nossos potenciais cooperados". Magalhães Junior descreve o plano discutido no encontro como sendo "extremamente exequível e adequado ao momento pelo qual passa o cooperativismo brasileiro."

Pertencimento - Para a superintendente da Unidade Estadual de Pernambuco e interlocutora da Região Nordeste, Cleonice Pedrosa, a principal ação do plano diz respeito ao fortalecimento da imagem do Sistema OCB. "Acredito que precisamos dar maior visibilidade ao cooperativismo, até para assegurar a sensação de pertencimento no cooperado. Isso fará com que o Sistema OCB seja legitimado, perante a opinião desse público", considerou Cleonice.

Empreendedorismo - Além disso, na opinião da pernambucana, é preciso despertar o empreendedorismo nos cooperados. Para ela, é ponto indiscutível que as cooperativas são propulsoras da inclusão nas comunidades mais carentes. Mas há uma grande ameaça rondando o cooperativismo: a falta de qualificação empreendedora. "A forma de transformar as ameaças em oportunidades é justamente trabalhando a educação dos cooperados. Gente que se educa é sinônimo de cooperativa que obtém sucesso", enfatizou.

Processo - As cooperativas das cinco regiões do País tiveram suas sugestões recebidas, analisadas e apresentadas pelas unidades estaduais nos fóruns, durante o ciclo de reuniões. Um dos grandes destaques de todo esse processo de construção é a adoção de um método estruturado que viabilizará o monitoramento e a avaliação de seu Plano de Trabalho.

Total - Ao todo, 362 sugestões foram apresentadas nos Fóruns e agrupadas em 18 temas estratégicos, compostos por 36 iniciativas estruturantes, que serão acompanhadas por meio de um sistema de indicadores e metas. O acompanhamento será feito nos níveis local, regional e nacional, durante os dois anos de abrangência do plano. Os fóruns regionais tiveram o mérito de reunir, além dos dirigentes do Sistema OCB, os conselheiros e os presidentes de diversas cooperativas brasileiras.

Para saber mais - Os Fóruns Regionais de Presidentes e Superintendentes do Sistema OCB foram realizados em Manaus, na região Norte, no dia 12/12/12; em Fortaleza, no Nordeste, dia 13/12/12; São Paulo, no Sudeste, em 14/01/2013; Curitiba, Sul, no dia 16/01/2013 e em Campo Grande, na região Centro-Oeste, nodia 22/01/2013. (Informe OCB)

UNICRED Centro Brasileira Implanta Produto Previdência

UNICRED Centro Brasileira inicia nesta quarta feira, a implantação do produto PRECAVER - Previdência Complementar Fechada Unicred. Segundo o Superintendente da cooperativa Sr. Valmir Galhardo, trata-se de uma demanda existente a muito tempo pelos nossos associados e familiares. O produto PRECAVER, foi concebido para atender exclusivamente os associados do sistema Unicred e possui muitas vantagens competitivas, quando comparado aos tradicionais PGBL e VGBL.

Estamos otimistas e com grandes perspectivas de adesão por parte dos nossos associados. Acreditamos que será mais um diferencial da cooperativa para fidelizar o associado.

Fonte: Unicred Centro Brasileira

Cooperativas de crédito ocupam sexta posição dentre as maiores instituições financeiras do Brasil

As cooperativas de crédito brasileiras avançaram uma posição no ranking das maiores instituições financeiras de varejo do país. Com este resultado, o cooperativismo de crédito ultrapassou o banco HSBC em todos os dados apresentados, abrindo, inclusive, uma boa margem em relação a ele - principalmente quanto ao patrimônio líquido, que nas cooperativas é de R$ 21 milhões, enquanto no banco é de R$ 10 milhões. A informação foi divulgada pelo Banco Central do Brasil em seu site. No ano de 2012, o Sistema Financeiro Nacional cresceu 16,19% no volume de ativos, enquanto as cooperativas de crédito cresceram 19,18%. Este total considera os volumes administrados por 1.214 cooperativas de crédito e os bancos cooperativos Sicredi e Bancoob. Quando analisado o crescimento nos depósitos, operações de crédito e patrimônio líquido foi observado crescimento de 25,2% no volume de depósitos nas cooperativas de crédito, em comparação a aumento de apenas 3,84% no Sistema Financeiro Nacional (SFN). Também houve crescimento de 24,13% no volume de empréstimos nas cooperativas, contra 16,90% no SFN. No total do patrimônio líquido, o aumento foi de 26,37% das cooperativas, contra um crescimento de 15,11% no SFN. Comprova-se com estes dados o maior percentual de crescimento das cooperativas de crédito comparativamente aos bancos, apesar de no volume de ativos a diferença entre ambos ter sido muito tímida. Quanto ao market share (participação de mercado) de cada uma das principais instituições financeiras houve aumento dos ativos totais de 2,25% em 2011 para 2,31% em 2012. Ainda foi identificado crescimento no market share dos depósitos de 3,15% para 3,80% e aumento no market share do patrimônio líquido de 3,51% para 3,85%.

(Fonte: Portal do Cooperativismo de Crédito)

Sicoob lança nova versão de aplicativo para acesso à conta pelo celular

O Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) disponibilizou a nova versão do aplicativo Sicoob para acesso à internet pelo celular para dispositivos móveis (iOS e Android). Entre as novidades estão o novo menu com acesso mais rápido e com opção de busca de transações, cooperativas, postos de atendimento, caixas eletrônicos e correspondentes. A nova versão do aplicativo também possibilita a utilização do aparelho para a localização e o cálculo da distância dos pontos de atendimento mais próximos, caso o associado precise encontrar uma cooperativa ou caixa eletrônico em um local desconhecido. Além disso, é possível visualizá-los no mapa, com a opção de traçar a rota mais curta até eles. De acordo com Ricardo Antonio Batista, diretor de Tecnologia da Informação do Sicoob Confederação, o lançamento da nova versão do aplicativo possibilita mais facilidade na navegação. "Além de melhorar o acesso às informações de interesse do cooperado, as novas funcionalidades estão alinhadas a estratégia de desenvolvimento de produtos e serviços inovadores que impulsionem o crescimento dos negócios das cooperativas de crédito do Sicoob", diz. A nova versão é gratuita e já está disponível nas loja virtuais "App Store" e "Google Play". Quem já tem instalada a versão anterior, basta atualizar normalmente a nova versão. O Sicoob possui mais de 2 milhões de associados em todo o país e está presente em 23 estados brasileiros e no Distrito Federal. As cooperativas inseridas no Sistema oferecem um amplo portfólio de produtos e serviços para seus associados e possibilitam acesso a recursos para empréstimos em geral e investimentos, tanto para pessoas físicas como jurídicas, com juros mais acessíveis.


(Fonte: Assessoria de Comunicação do Sicoob Confederação)

LEITE: Cadeia produtiva é discutida em audiência pública no Senado

"O caminho para o setor é se organizar em cooperativas", afirmou o presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária, senador Benedito de Lira. Dessa forma, ele resumiu, positivamente, as discussões realizadas na última quinta-feira (04/04) na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), do Senado Federal. Com o objetivo de discutir a cadeia produtiva do leite no Brasil e alternativas para estimular e fortalecer o segmento, a audiência pública reuniu lideranças do setor agropecuário e de produção de leite no Brasil, além de membros do governo e entidades ligadas ao ramo.

Importância do cooperativismo - Representando o Sistema OCB, o analista Técnico e Econômico da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Gustavo Beduschi, apresentou aos parlamentares presentes a importância do cooperativismo no setor, que abrange 40% do leite produzido no país. E destacou, ainda, a iniciativa da OCB em criar o primeiro indicador diário de preço do leite UHT e o projeto de promoção e exportação de lácteos, desenvolvido em conjunto com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). "A ideia deste projeto é preparar o setor para o mercado internacional, levando conhecimento ao produtor a fim de melhorar a qualidade final do leite brasileiro", destacou Beduschi.

Custos - O analista pontuou ainda que os custos estão altos para o produtor e que as margens de lucro para a indústria estão se apertando: "Dados mostram que a maior parte tem ficado com o setor varejista. A margem de lucro da indústria que era de 20% em 2006 ficou em 11% em 2012. O setor varejista, inversamente, obteve 18% de lucro em 2006 e 32% em 2012". Na opinião de Beduschi, o Brasil não tem que ficar restrito ao mercado interno e deve buscar novos mercados internacionais. "é preciso aproveitar o momento de pico que vem pela frente para exportar, visto que uma seca grande na Oceania eleva o preço dos produtos da região", alertou. E defendeu que as políticas públicas apara o setor devem ter como ponto fundamental a gestão da propriedade, apoiando ações da ATER, repensando os aportes financeiros e a manutenção de políticas contra práticas desleais de comércio.

Casos específicos - Em seguida, o presidente da Associação Brasileira de Pequenas e Médias Cooperativas e Empresas de Laticínios, José Carnieli, apresentou casos específicos da Cooperativa Veneza, localizada no Espírito Santo. Ele afirmou que o Sistema OCB, Senar, Sebrae e Embrapa "são parceiros fantásticos para levar conhecimento aos produtores". Carnieli também fez reivindicações como: fornecimento estabilizado de energia elétrica para manter o leite resfriado e ordenhadeira; melhoria e manutenção de estradas de acesso à propriedade; e implantação de pastejo.

Posicionamentos - O presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Leite e Derivados do Ministério da Agricultura, Rodrigo Sant’Anna Alvim, apresentou um panorama do setor mostrando que há registro da produção de leite em 555 das 558 microrregiões do país. Segundo ele, 80% dos produtores do país produzem até 50 litros/dia, os quais representam 26% da produção nacional. "O preço do leite brasileiro no mercado mundial não está competitivo porque o Real está sobrevalorizado em 30% em relação ao Dólar, e se esse valor fosse corrigido, o Brasil estaria entre os países mais competitivos do mundo", afirmou.

Plano safra - O Secretário de Política Agrícola do Mapa, Neri Geller, defendeu que no âmbito do Plano Safra o foco pretende se voltar para a agricultura sustentável. "A SPA quer se reunir com os produtores e ouvir suas demandas para saber o que é necessário fazer para o homem do campo. Nosso objetivo é dar sustentabilidade na questão do crédito, da armazenagem, da questão da irrigação para algumas regiões, e auferir mecanismos e orçamentos para garantia de preço e estabilidade do produtor", garantiu.

Consumo interno - A chefe adjunta de Transferência de Tecnologia da Embrapa/Gado de Leite, Elizabete Nogueira Fernandes, informou que o consumo interno de leite tem aumentado gradativamente e o Brasil, que hoje está no patamar de 173 litros/pessoa está muito próximo do consumo recomendado de 200 litros/pessoa. Ela lembrou que devido ao fato do leite ser produzido em todas as regiões do país, a qualidade da matéria prima acaba sendo muito variada e "o Brasil tem que colocar a qualidade do produto em primeiro lugar".

Resultados - Dentre as principais alternativas apresentadas por todos os expositores na audiência, destacam-se: foco na qualidade do leite; treinamento técnico para produtores; busca de novos mercados para exportação; concessão de crédito para produtores para aquisição de refrigeradores, ordenhadeira e insumos; políticas contra práticas desleais de comércio; investimento em infraestrutura de estradas, além do fornecimento equilibrado de energia elétrica.

Fonte: Informe OCB

SESCOOP/TO inicia programa LIDERCOOP – Programa de Liderança Cooperativista


Na quinta e sexta-feira (04 e 05/04), 20 integrantes dos Núcleos Femininos da COAPA e Sicoob Credipar, iniciaram o programa LIDERCOOP - Programa de Liderança Cooperativista que tem como objetivo fomentar e instigar novos lideres nas cooperativas tocantinenses.

O primeiro módulo teve como tema: Liderança e Comunicação, o mesmo foi ministrado pelo instrutor Eduardo Corceli, psicólogo, especialista em Gestão Empresarial, autor do livro: álbum de Pessoas e do CD Motivacional: Dia-a-Dia com Atitude.

O objetivo do módulo foi desenvolver as habilidades de liderança necessárias para otimização de resultados internos e externos.

Para a coordenadora do núcleo feminino Neuza Helena Rua: "Este curso veio para reforçar o que já sabíamos, estamos no caminho certo, tivemos a oportunidade de desenvolver novas habilidades"

A integrante do núcleo feminino da cooperativa COAPA Odina Maranhão de Andrade Sá: " Saímos desse curso revigoradas, nos fortalecendo e esperando mais, a busca é constante!"

PDGC - Mais uma ferramenta de gestão para as cooperativas brasileiras

Foi divulgada, no último dia 27 de fevereiro, a mais nova ferramenta do Sescoop Nacional em prol do desenvolvimento das cooperativas brasileiras. é o Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), um dos desdobramentos da Diretriz Nacional de Monitoramento, lançada pela instituição no final de 2011. No evento de lançamento, realizado na sede do Sistema OCB, em Brasília (DF), o presidente do Sescoop, Márcio Lopes de Freitas, destacou que a ideia é preparar as cooperativas para se firmarem ainda mais no mercado, com maior poder de competitividade, por meio da adoção de boas práticas de gestão e governança.


"Estamos falando de um processo fundamental para a sustentabilidade e a permanência de todas as organizações, independente da natureza, no mundo globalizado. Com o PDGC, serão trabalhados fundamentos de excelência na gestão, como pensamento sistêmico, cultura de inovação, liderança, valorização das pessoas e conhecimento sobre clientes e mercado. Isso, com certeza, refletirá positivamente nos resultados das cooperativas, trazendo benefícios para cooperados, empregados e sociedade", afirmou Freitas.

De acordo com a gerente de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas do Sescoop Nacional e coordenadora do projeto, Susan Miyashita Vilela, o PDGC auxiliará o sistema cooperativista, não apenas na coleta de informações, mas também no desenvolvimento do setor, ajudando-as no diagnóstico de suas dificuldades e contribuindo com possíveis soluções. "A intenção é avaliar as informações coletadas junto às cooperativas de todo o país, atuando de forma mais incisiva no que é realmente importante para um desenvolvimento sustentável",

Como vai funcionar - Por meio do PDGC, as cooperativas farão um diagnóstico referente a aspectos como planejamento estratégico, gestão, governança, relacionamento com o cooperado, legislação, entre outros. Tudo isso utilizando de uma metodologia em ambiente web contendo dois questionários, um de diagnóstico e outro de autoavaliação.

No primeiro questionário, elas responderão a perguntas de conformidade legal e de práticas de gestão já utilizadas com os cooperados. No segundo, serão avaliadas as práticas de gestão e governança corporativa, conforme critérios como liderança e constância de propósitos, visão de futuro, orientação por processos, valorização de pessoas, conhecimento sobre cliente e mercado, responsabilidade social e geração de valor.

Ao final de cada ciclo de um ano, o PDGC oferecerá um relatório detalhado, apontando o índice de conformidade alcançado pela cooperativa e destacando os pontos que necessitam ser melhorados.

Mais informações acesse: http://pdgc.brasilcooperativo.coop.br/hotsite/