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SESCOOP/TO DIVULGA RESULTADO DA 1ª ETAPA DO PROCESSO SELETIVO N° 01/2013 - ANáLISE CURRICULAR - NíVEL MéDIO E NíVEL SUPERIOR.

RESULTADO DA 1ª ETAPA DO PROCESSO SELETIVO N° 01/2013
- ANáLISE CURRICULAR - NíVEL SUPERIOR

RESULTADO DA 1ª ETAPA DO PROCESSO SELETIVO N° 01/2013
- ANáLISE CURRICULAR - NíVEL MéDIO

RESULTADO DA 1ª ETAPA DO PROCESSO SELETIVO N° 01/2013
- ANáLISE CURRICULAR - NíVEL SUPERIOR

RESULTADO DA 1ª ETAPA DO PROCESSO SELETIVO N° 01/2013
- ANáLISE CURRICULAR - NíVEL MéDIO
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Exclusão das cooperativas se deu pela atuação do Sistema OCB em parceria com o Coordenador Tributário da Frencoop
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (28/2) a Medida Provisória (MPV) 582/2012, que trata da desoneração da folha de pagamento para diversos setores da economia brasileira, como transporte de passageiros, construção civil e serviços hospitalares. Pelo texto da medida, em troca dos 20% do pagamento da contribuição das empresas para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), os setores beneficiados, passam a pagar o equivalente a entre 1% e 2% de sua receita.
Após intenso trabalho do Sistema OCB, em parceria com o Coordenador Tributário da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), deputado Osmar Serraglio (PR), o relator da matéria, deputado Marcelo Castro (PI), excluiu da proposta as cooperativas de prestação de serviços, que por possuírem poucos empregados, tem uma folha de pagamento reduzida.
"Tendo em vista as especificidades tributárias do cooperativismo, a mudança proposta pelo governo, apesar de diminuir a alíquota - passando de 20% para cerca de 1% - aumentaria o valor pago pelas cooperativas brasileiras à Previdência. Dessa forma, nossa atuação foi pela exclusão das sociedades cooperativas do artigo da MPV", explica Serraglio.
Além da atuação junto ao relator da matéria, o Sistema OCB apoiou a aprovação, no Plenário da Câmara dos Deputados, de emenda que possibilitará que as empresas que tiveram sua carga tributária aumentada, mesmo com a desoneração de parte da folha de pagamento, possam optar por não aderir à nova metodologia. Para as cooperativas, tal emenda é de suma importância, já que estas usualmente agregam mais de um setor de atividade econômica, havendo assim discrepância na tributação de seus diferentes empreendimentos.
A MPV segue agora para sanção presidencial.
Fonte: Informe OCB
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (28/2) a Medida Provisória (MPV) 582/2012, que trata da desoneração da folha de pagamento para diversos setores da economia brasileira, como transporte de passageiros, construção civil e serviços hospitalares. Pelo texto da medida, em troca dos 20% do pagamento da contribuição das empresas para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), os setores beneficiados, passam a pagar o equivalente a entre 1% e 2% de sua receita.
Após intenso trabalho do Sistema OCB, em parceria com o Coordenador Tributário da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), deputado Osmar Serraglio (PR), o relator da matéria, deputado Marcelo Castro (PI), excluiu da proposta as cooperativas de prestação de serviços, que por possuírem poucos empregados, tem uma folha de pagamento reduzida.
"Tendo em vista as especificidades tributárias do cooperativismo, a mudança proposta pelo governo, apesar de diminuir a alíquota - passando de 20% para cerca de 1% - aumentaria o valor pago pelas cooperativas brasileiras à Previdência. Dessa forma, nossa atuação foi pela exclusão das sociedades cooperativas do artigo da MPV", explica Serraglio.
Além da atuação junto ao relator da matéria, o Sistema OCB apoiou a aprovação, no Plenário da Câmara dos Deputados, de emenda que possibilitará que as empresas que tiveram sua carga tributária aumentada, mesmo com a desoneração de parte da folha de pagamento, possam optar por não aderir à nova metodologia. Para as cooperativas, tal emenda é de suma importância, já que estas usualmente agregam mais de um setor de atividade econômica, havendo assim discrepância na tributação de seus diferentes empreendimentos.
A MPV segue agora para sanção presidencial.
Fonte: Informe OCB
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A entrada em funcionamento do Fundo Garantidor de Crédito para as cooperativas depende de as entidades entregarem o estatuto ao Banco Central (BC), afirmou o diretor de Relações Institucionais do BC, Luiz Edson Feltrim. "Agora as cooperativas estão discutindo o estatuto para trazer ao Banco Central", disse. O diretor destacou que a entrega deve ocorrer neste mês ou no próximo. Ele deu as declarações durante o lançamento da Agenda Legislativa do Cooperativismo 2013.
Marco regulatório - Feltrim disse que "o mais importante é que existe um marco regulatório", referindo-se à resolução aprovada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) em outubro do ano passado que autorizou a criação do fundo. O Fundo Garantidor de Crédito deverá ser constituído na forma de entidade privada sem fins lucrativos e terá como associados as cooperativas singulares de crédito que captam recursos de seus cooperados e os bancos cooperativos.
Fonte: Informe Ocepar - (Agência Brasil)
Marco regulatório - Feltrim disse que "o mais importante é que existe um marco regulatório", referindo-se à resolução aprovada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) em outubro do ano passado que autorizou a criação do fundo. O Fundo Garantidor de Crédito deverá ser constituído na forma de entidade privada sem fins lucrativos e terá como associados as cooperativas singulares de crédito que captam recursos de seus cooperados e os bancos cooperativos.
Fonte: Informe Ocepar - (Agência Brasil)
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A primeira fase da pesquisa identificou o perfil e as necessidades dos futuros cooperados do Sicoob.
O Sicoob/Credipar está desenvolvendo projeto de estudo com objetivo de atender de forma orientada seus cooperados. Na última quarta-feira, 21, foi apresentado o resultado da primeira fase do "Projeto de intensificação no atendimento aos Empreendedores Individuais e aos Micros e Pequenos Empresários", desenvolvido em parceria com o Sebrae.
A pesquisa está sendo desenvolvida em três etapas, por meio de questionários, aplicados em 10 cidades do Tocantins. Municípios onde o Sicoob/Credipar possui pontos de atendimentos. A pesquisa atinge aproximadamente 300 das 7 mil pessoas jurídicas inscritas na Indústria, Comércio e Serviço do Estado do Tocantins.
A primeira fase da pesquisa identificou o perfil e as necessidades dos futuros cooperados do Sicoob/Credipar. Durante o encontro também foi apresentado os resultados de satisfação dos correntistas da instituição.
De acordo com o Diretor Administrativo Financeiro do Sicoob/Credipar, Paulo Henrique da Silva, a cooperativa ao concluir o projeto, previsto para o primeiro semestre de 2013, terá condições de prestar aos seus cooperados um crédito orientado.
Participaram do encontro: do Sicoob/Credipar, o Diretor Presidente, Gilberto Alves Moraes; o Diretor Operacional, Ornesino Garcia de Oliveir o Diretor Administrativo Financeiro, Paulo Henrique da Silva; e as gerentes Lidiane Coelho Alves e Dijelaine Durães Araújo.
Também se fizeram presentes uma equipe da empresa, Eceto Consultoria, responsável pela aplicação dos questionários; a representante do Sebrae/TO, Sirlene Martins; e a psicóloga, Ivaneide R. São José.
O Sicoob/Credipar possui postos de atendimentos nos municípios de Paraíso do Tocantins, Barrolândia, Pium, Marianópolis, Divinópolis, Miranorte, Dois Irmãos, Cristalândia, Gurupi e Palmas.
Foto: Bruno Araújo/Surgiu Fonte: Deydjane da Luz/Surgiu Postador: Deydjane da Luz (http://surgiu.com.br)
O Sicoob/Credipar está desenvolvendo projeto de estudo com objetivo de atender de forma orientada seus cooperados. Na última quarta-feira, 21, foi apresentado o resultado da primeira fase do "Projeto de intensificação no atendimento aos Empreendedores Individuais e aos Micros e Pequenos Empresários", desenvolvido em parceria com o Sebrae.
A pesquisa está sendo desenvolvida em três etapas, por meio de questionários, aplicados em 10 cidades do Tocantins. Municípios onde o Sicoob/Credipar possui pontos de atendimentos. A pesquisa atinge aproximadamente 300 das 7 mil pessoas jurídicas inscritas na Indústria, Comércio e Serviço do Estado do Tocantins.
A primeira fase da pesquisa identificou o perfil e as necessidades dos futuros cooperados do Sicoob/Credipar. Durante o encontro também foi apresentado os resultados de satisfação dos correntistas da instituição.
De acordo com o Diretor Administrativo Financeiro do Sicoob/Credipar, Paulo Henrique da Silva, a cooperativa ao concluir o projeto, previsto para o primeiro semestre de 2013, terá condições de prestar aos seus cooperados um crédito orientado.
Participaram do encontro: do Sicoob/Credipar, o Diretor Presidente, Gilberto Alves Moraes; o Diretor Operacional, Ornesino Garcia de Oliveir o Diretor Administrativo Financeiro, Paulo Henrique da Silva; e as gerentes Lidiane Coelho Alves e Dijelaine Durães Araújo.
Também se fizeram presentes uma equipe da empresa, Eceto Consultoria, responsável pela aplicação dos questionários; a representante do Sebrae/TO, Sirlene Martins; e a psicóloga, Ivaneide R. São José.
O Sicoob/Credipar possui postos de atendimentos nos municípios de Paraíso do Tocantins, Barrolândia, Pium, Marianópolis, Divinópolis, Miranorte, Dois Irmãos, Cristalândia, Gurupi e Palmas.
Foto: Bruno Araújo/Surgiu Fonte: Deydjane da Luz/Surgiu Postador: Deydjane da Luz (http://surgiu.com.br)
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O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Tocantins - SESCOOP/TO divulga o resultado do Pregão Presencial n° 02/2013 e torna público aos interessados que as empresas: MBS Distribuidora Comercial Ltda - ME foi vencedora dos itens 36 e 37; R/C Cartucho Informática e Papelaria Ltda foi vencedora dos itens 09, 11, 13, 15, 17, 22, 23, 25, 27, 30, 33, 38, 39 ,40, 41 e 53; Desafios Papelaria Ltda foi vencedora dos itens 02, 03, 05, 10,12, 14, 18, 19, 24, 29, 31, 32, 43, 44, 45, 46, 48, 51, 52, 57 e 58 e Papelaria Moderna Ltda foi vencedora dos itens 01, 04, 06, 07, 08, 16, 21, 26, 34, 35, 42, 47, 49, 50, 54 e 56. A ata da sessão encontra-se disponível na sede do SESCOOP/TO localizado na Avenida JK, 110 Norte, Lote 11 - Cep: 77006-130 - Palmas/TO.
Selma dos Reis Silva
Pregoeira

Resultado do Pregão
Selma dos Reis Silva
Pregoeira

Resultado do Pregão
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Prazo para a entrega declaração do DIF 2013, referente ao ano base 2012 termina nesta quinta feira, dia 28 de fevereiro de 2013.
O preenchimento do DIF (DOCUMENTOS DE INFORMAçõES FISCAIS) é obrigatório para todas as cooperativas que tenha inscrição ESTADUAL, inclusive as cooperativas inativas.
As cooperativa com inscrição no estado tem até esta quinta-feira, 28, para entregar a declaração do DIF - Documento de Informações Fiscais, pelo site www.dif.sefaz.to.gov.br, onde o contribuinte deve preencher o formulário com as informações solicitadas.
Com a omissão na entrega do DIF o contribuinte está sujeito a multa formal no valor de R$ 1.100 e demais penalidades.
O preenchimento do DIF (DOCUMENTOS DE INFORMAçõES FISCAIS) é obrigatório para todas as cooperativas que tenha inscrição ESTADUAL, inclusive as cooperativas inativas.
As cooperativa com inscrição no estado tem até esta quinta-feira, 28, para entregar a declaração do DIF - Documento de Informações Fiscais, pelo site www.dif.sefaz.to.gov.br, onde o contribuinte deve preencher o formulário com as informações solicitadas.
Com a omissão na entrega do DIF o contribuinte está sujeito a multa formal no valor de R$ 1.100 e demais penalidades.
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A fazenda Mangueira, no município de Guaraí, foi a primeira a receber a equipe de técnicos.
Dando continuidade ao levantamento do perfil socioeconômico dos produtores de leite no Tocantins, nesta segunda-feira, dia 25, uma equipe de técnicos da Seagro - Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário - visitaram os produtores integrantes da Coopag - Cooperativa de Produtores de Leite, no município de Guaraí, região Central do Estado. As visitas, em 15 propriedades rurais, se encerram na sexta-feira, 1° de março. O estudo está sendo realizado em parceria com o Mapa - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
A fazenda Mangueira, no município de Guaraí, foi a primeira a receber a equipe de técnicos e possui um rebanho de 350 cabeças de gado leiteiro e corte. Cerca de 60 animais são vacas leiteiras, com uma produção diária de 170 litros. De acordo com o proprietário, Luiz Afonso de Oliveira, a intenção é aumentar essa produção. "A minha expectativa é investir na infraestrutura e melhoria genética para aumentar a qualidade e produção leiteira, pretendo chegar nos 500 litros diários", disse.
Para a zootecnista da Seagro, Maria Emília Rodrigues, a intenção é levantar o máximo possível de informações sobre as principais demandas dos produtores de leite. "Este diagnóstico definirá as reais necessidades destes produtores em seus diversos aspectos relacionados à produção e qualidade do leite e, posteriormente, irá auxiliar nas ações de melhorias para os produtores do Estado", enfatizou.
De acordo com a fiscal agropecuária do Mapa, Elisângela Pinto Figueiredo, que está acompanhando o diagnóstico nas propriedades, o levantamento é muito relevante para os produtores de leite do Tocantins. "Com isso, chegaremos a um quadro da realidade para que possamos investir de acordo com as necessidades de cada propriedade, visando melhorar as condições de trabalho destes produtores", planejou.
Cooperativa
A Coopag - Cooperativa de Produtores de Leite de Guaraí iniciou suas atividades há 13 anos. Atualmente, possui 102 cooperados e 15 produzem leite. A produção é de três mil litros de leite por dia, perfazendo um total de 90 litros mensais.
Segundo o presidente da cooperativa, Sídônio Terra de Oliveira, no empreendimento, além do leite que é coletado dos produtores, os cooperados produzem, o queijo e a bebida láctea. "O leite é repassado para as escolas municipais e estaduais, o queijo e a bebida são vendidos no comércio local e em Palmas. Mas o nosso sonho é dobrar essa produção, para isso, teremos que melhorar a nossa estrutura física e logística para o escoamento de nossos produtos", almejou.
Fonte: Elmiro de Deus - Surgiu Redação
Dando continuidade ao levantamento do perfil socioeconômico dos produtores de leite no Tocantins, nesta segunda-feira, dia 25, uma equipe de técnicos da Seagro - Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário - visitaram os produtores integrantes da Coopag - Cooperativa de Produtores de Leite, no município de Guaraí, região Central do Estado. As visitas, em 15 propriedades rurais, se encerram na sexta-feira, 1° de março. O estudo está sendo realizado em parceria com o Mapa - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
A fazenda Mangueira, no município de Guaraí, foi a primeira a receber a equipe de técnicos e possui um rebanho de 350 cabeças de gado leiteiro e corte. Cerca de 60 animais são vacas leiteiras, com uma produção diária de 170 litros. De acordo com o proprietário, Luiz Afonso de Oliveira, a intenção é aumentar essa produção. "A minha expectativa é investir na infraestrutura e melhoria genética para aumentar a qualidade e produção leiteira, pretendo chegar nos 500 litros diários", disse.
Para a zootecnista da Seagro, Maria Emília Rodrigues, a intenção é levantar o máximo possível de informações sobre as principais demandas dos produtores de leite. "Este diagnóstico definirá as reais necessidades destes produtores em seus diversos aspectos relacionados à produção e qualidade do leite e, posteriormente, irá auxiliar nas ações de melhorias para os produtores do Estado", enfatizou.
De acordo com a fiscal agropecuária do Mapa, Elisângela Pinto Figueiredo, que está acompanhando o diagnóstico nas propriedades, o levantamento é muito relevante para os produtores de leite do Tocantins. "Com isso, chegaremos a um quadro da realidade para que possamos investir de acordo com as necessidades de cada propriedade, visando melhorar as condições de trabalho destes produtores", planejou.
Cooperativa
A Coopag - Cooperativa de Produtores de Leite de Guaraí iniciou suas atividades há 13 anos. Atualmente, possui 102 cooperados e 15 produzem leite. A produção é de três mil litros de leite por dia, perfazendo um total de 90 litros mensais.
Segundo o presidente da cooperativa, Sídônio Terra de Oliveira, no empreendimento, além do leite que é coletado dos produtores, os cooperados produzem, o queijo e a bebida láctea. "O leite é repassado para as escolas municipais e estaduais, o queijo e a bebida são vendidos no comércio local e em Palmas. Mas o nosso sonho é dobrar essa produção, para isso, teremos que melhorar a nossa estrutura física e logística para o escoamento de nossos produtos", almejou.
Fonte: Elmiro de Deus - Surgiu Redação
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Camara 26 02 2013 Avançar na definição de marcos regulatórios determinantes para o desenvolvimento do movimento cooperativista brasileiro. Este é o objetivo da Agenda Legislativa do Cooperativismo 2013, que está na sétima edição, lançada nesta terça-feira (26/02), em Brasília (DF). O evento reunirá lideranças do setor, integrantes da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), representantes do governo federal e de outras instituições parceiras.
Demandas - A publicação será apresentada pelo presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, aos deputados federais e senadores da República, ressaltando as principais demandas do setor no Congresso Nacional. Na Agenda, estão relacionados 57 projetos prioritários ao movimento cooperativista, com o posicionamento sobre cada uma das matérias. "Nosso objetivo é manter os parlamentares informados dos temas que são prioridade para as cooperativas brasileiras em 2013, apoiando-os, assim, na defesa do sistema na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. é um trabalho conjunto, coordenado pelo Sistema OCB, com a participação direta dos integrantes da Frencoop", comenta o dirigente.
Ato Cooperativo - Segundo Freitas, entre as proposições, destaca-se o Projeto de Lei Complementar (PLP) n° 271/2005, que regulamentará o ato cooperativo, evitando a ocorrência de bi-tributação para o segmento. A Agenda Legislativa do Cooperativismo será entregue a todos os parlamentares e lideranças do Poder Legislativo, cooperativas e unidades estaduais do Sistema OCB e, ainda, nos ministérios e entidades parceiras da instituição. Também ficará disponível na internet, no Portal Brasil Cooperativo (www.brasilcooperativo.coop.br) e no Blog OCB no Congresso (ocbnocongresso.brasilcooperativo.coop.br). Posteriormente, será lançada a versão digital para tablets.
Homenagem a Niemeyer - A Agenda Legislativa do Cooperativismo 2013 homenageia o arquiteto Oscar Niemeyer. A ideia é exaltar a defesa de Niemeyer por uma sociedade mais justa e igualitária - pontos defendidos também pelo movimento cooperativista.
Frencoop - A Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop) conta com 203 deputados federais e 30 senadores, 233 integrantes no total.
Cooperativismo - O sistema cooperativista brasileiro mobiliza hoje cerca de 33 milhões de pessoas e movimenta US$ 6 bilhões em exportações.
Fonte: (Imprensa OCB) - Informe Paraná Cooperativo
Demandas - A publicação será apresentada pelo presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, aos deputados federais e senadores da República, ressaltando as principais demandas do setor no Congresso Nacional. Na Agenda, estão relacionados 57 projetos prioritários ao movimento cooperativista, com o posicionamento sobre cada uma das matérias. "Nosso objetivo é manter os parlamentares informados dos temas que são prioridade para as cooperativas brasileiras em 2013, apoiando-os, assim, na defesa do sistema na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. é um trabalho conjunto, coordenado pelo Sistema OCB, com a participação direta dos integrantes da Frencoop", comenta o dirigente.
Ato Cooperativo - Segundo Freitas, entre as proposições, destaca-se o Projeto de Lei Complementar (PLP) n° 271/2005, que regulamentará o ato cooperativo, evitando a ocorrência de bi-tributação para o segmento. A Agenda Legislativa do Cooperativismo será entregue a todos os parlamentares e lideranças do Poder Legislativo, cooperativas e unidades estaduais do Sistema OCB e, ainda, nos ministérios e entidades parceiras da instituição. Também ficará disponível na internet, no Portal Brasil Cooperativo (www.brasilcooperativo.coop.br) e no Blog OCB no Congresso (ocbnocongresso.brasilcooperativo.coop.br). Posteriormente, será lançada a versão digital para tablets.
Homenagem a Niemeyer - A Agenda Legislativa do Cooperativismo 2013 homenageia o arquiteto Oscar Niemeyer. A ideia é exaltar a defesa de Niemeyer por uma sociedade mais justa e igualitária - pontos defendidos também pelo movimento cooperativista.
Frencoop - A Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop) conta com 203 deputados federais e 30 senadores, 233 integrantes no total.
Cooperativismo - O sistema cooperativista brasileiro mobiliza hoje cerca de 33 milhões de pessoas e movimenta US$ 6 bilhões em exportações.
Fonte: (Imprensa OCB) - Informe Paraná Cooperativo
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Programa de monitoramento terá como foco a melhoria da gestão e da governança nas cooperativas, ampliando a competitividade no mercado.
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) lança nesta semana outra importante ferramenta para o Sistema Cooperativista. Estamos falando do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), um dos desdobramentos da Diretriz Nacional de Monitoramento, lançada pela instituição no final de 2011. O objetivo da ferramenta é promover nas cooperativas a adoção de boas práticas de gestão e governança, aprimorando a sua competitividade de mercado. A cerimônia de lançamento acontece nesta quarta-feira (27/2), na sede da instituição, em Brasília (DF), a partir das 9h.
"O Sescoop busca oferecer às cooperativas ferramentas modernas de gestão e governança, para a condução dos negócios de forma cada vez mais profissionalizada. O PDGC, em especial, atende a dois importantes objetivos elencados no planejamento estratégico da instituição, que visam à adoção de boas práticas de governança e gestão nas cooperativas e o monitorar constante de desempenhos e resultados, com foco na sustentabilidade", enfatiza o superintendente do Sescoop, Luís Tadeu Prudente Santos.
Ainda segundo Luís Tadeu, as cooperativas estão inseridas no mercado, competindo com grandes empresas e o PDGC foi desenvolvido com o objetivo de prepará-las para aumentar seu potencial de competitividade, por meio da melhoria de suas práticas de gestão e governança. "A participação das cooperativas no programa fará com que a instituição obtenha melhorias em processos e produtos; redução de custos; aumento da produtividade, e consequentemente de sua competitividade; aumento da credibilidade da cooperativa e o reconhecimento público; maior flexibilidade frente às mudanças e melhores condições de atingir e manter um melhor desempenho", elencou o superintendente.
Desenvolvido em parceria com a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), o programa se baseia no Modelo de Excelência da Gestão ®, com adaptações à realidade das cooperativas brasileiras. "Após amplos debates promovidos por um comitê técnico - o Comitê de Gestão, composto por representantes das unidades estaduais do Sescoop -, chegamos a um modelo que se encaixa perfeitamente às particularidades da gestão de uma cooperativa. As cooperativas, além dos desafios de equilíbrio social e econômico com seus cooperados, possuem ainda os desafios da competitividade. A aplicação de um conjunto de mecanismos e fatores de desempenho pode minimizar possíveis impactos ou aumentar as relações com as diversas partes interessadas", detalha a gerente de Monitoramento do Sescoop, Susan Miyashita Vilela.
A expectativa é que o PDGC auxilie o sistema cooperativista, não apenas na coleta de informações, mas também no desenvolvimento das cooperativas. "Queremos ajudá-las no diagnóstico de suas dificuldades e contribuir com possíveis soluções. Vamos avaliar as informações coletadas junto às cooperativas de todo o país, atuando de forma mais incisiva no que é realmente importante para um desenvolvimento sustentável", resume Susan.
Fonte: OCB/SESCOOP
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) lança nesta semana outra importante ferramenta para o Sistema Cooperativista. Estamos falando do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), um dos desdobramentos da Diretriz Nacional de Monitoramento, lançada pela instituição no final de 2011. O objetivo da ferramenta é promover nas cooperativas a adoção de boas práticas de gestão e governança, aprimorando a sua competitividade de mercado. A cerimônia de lançamento acontece nesta quarta-feira (27/2), na sede da instituição, em Brasília (DF), a partir das 9h.
"O Sescoop busca oferecer às cooperativas ferramentas modernas de gestão e governança, para a condução dos negócios de forma cada vez mais profissionalizada. O PDGC, em especial, atende a dois importantes objetivos elencados no planejamento estratégico da instituição, que visam à adoção de boas práticas de governança e gestão nas cooperativas e o monitorar constante de desempenhos e resultados, com foco na sustentabilidade", enfatiza o superintendente do Sescoop, Luís Tadeu Prudente Santos.
Ainda segundo Luís Tadeu, as cooperativas estão inseridas no mercado, competindo com grandes empresas e o PDGC foi desenvolvido com o objetivo de prepará-las para aumentar seu potencial de competitividade, por meio da melhoria de suas práticas de gestão e governança. "A participação das cooperativas no programa fará com que a instituição obtenha melhorias em processos e produtos; redução de custos; aumento da produtividade, e consequentemente de sua competitividade; aumento da credibilidade da cooperativa e o reconhecimento público; maior flexibilidade frente às mudanças e melhores condições de atingir e manter um melhor desempenho", elencou o superintendente.
Desenvolvido em parceria com a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), o programa se baseia no Modelo de Excelência da Gestão ®, com adaptações à realidade das cooperativas brasileiras. "Após amplos debates promovidos por um comitê técnico - o Comitê de Gestão, composto por representantes das unidades estaduais do Sescoop -, chegamos a um modelo que se encaixa perfeitamente às particularidades da gestão de uma cooperativa. As cooperativas, além dos desafios de equilíbrio social e econômico com seus cooperados, possuem ainda os desafios da competitividade. A aplicação de um conjunto de mecanismos e fatores de desempenho pode minimizar possíveis impactos ou aumentar as relações com as diversas partes interessadas", detalha a gerente de Monitoramento do Sescoop, Susan Miyashita Vilela.
A expectativa é que o PDGC auxilie o sistema cooperativista, não apenas na coleta de informações, mas também no desenvolvimento das cooperativas. "Queremos ajudá-las no diagnóstico de suas dificuldades e contribuir com possíveis soluções. Vamos avaliar as informações coletadas junto às cooperativas de todo o país, atuando de forma mais incisiva no que é realmente importante para um desenvolvimento sustentável", resume Susan.
Fonte: OCB/SESCOOP
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O administrador José Rander Lopes assumiu na segunda-feira, 25 de fevereiro, o cargo de superintendente da Coapa - Cooperativa Agroindustrial do Tocantins, sediada em Pedro Afonso.
Ao assumir a função destacou a importância do trabalho em equipe lembrando que todos os colaboradores devem ter como meta principal atender bem os cooperados. "Prezo o respeito pelas pessoas e o foco no alcance de resultados", disse Rander.
Durante a apresentação o presidente da Coapa, Ricardo Khouri, destacou a capacidade de Rander e sua disposição para contribuir com o processo de mudança que a cooperativa atravessa. "Estamos recebendo um profissional capacitado e comprometido com nosso projeto de profissionalização. A presença do José Rander vai melhorar o trabalho de todos", analisou Khouri.
Falando em nome dos colaboradores a gerente da Unidade Administrativa/Financeira, Maria Silvana Ramos, afirmou que o superintendente encontrará um ambiente amigável onde todos tem consciência de seu papel no cumprimento das metas estabelecidas pela organização cooperativista.
No primeiro dia de trabalho, além de ter conversado com conselheiros, gerentes e colaboradores, José Rander participou da reunião do Grupo de Trabalho Consorciado formado por representantes da sociedade civil organizada que buscam o desenvolvimento regional sustentável de Pedro Afonso, Bom Jesus do Tocantins e Tupirama. Ainda nessa semana, o superintendente realizará várias reuniões com gerentes a fim de conhecer as ações e projetos desenvolvidos.
Perfil
José Rander Lopes, 54 anos, é natural de Patos de Minas (MG). Graduado em Administração de Empresas pela Universidade do Distrito Federal possui Pós-Graduação em Administração Financeira e Mestrado em Administração e MBA pela Fundação Dom Cabral/PUC Minas. Além disso, tem especialização em Informática e no Programa de Estudos e Negócios do Sistema Agroindustrial no FEA/USP.
Já atuou no Sebrae Minas Gerais, Sesc Minas Gerais, Associação Comercial e Industrial de Uberlândia, Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Empresarial e na Prefeitura de Patos de Minas (MG), como secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente, Indústria, Comércio e Agroindústria. Também trabalhou como executivo em empresas privadas em vários estados brasileiros onde executou projetos nas áreas de administração, recursos humanos, produção industrial, tecnologia da informação, produção e comercialização nos setores de adubos e fertilizantes, logística, destilaria, produção de leite e gado de corte.
Possui experiência em missões de trabalho ao exterior como a Missão Técnica Espanha e Itália - Modelos de Associativismo e Cooperativismo das Regiões de Mondragom e Emilia Romana, e a Missão Empresarial Alemanha, Bélgica, Holanda, Dinamarca e Suécia.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Coapa
Ao assumir a função destacou a importância do trabalho em equipe lembrando que todos os colaboradores devem ter como meta principal atender bem os cooperados. "Prezo o respeito pelas pessoas e o foco no alcance de resultados", disse Rander.
Durante a apresentação o presidente da Coapa, Ricardo Khouri, destacou a capacidade de Rander e sua disposição para contribuir com o processo de mudança que a cooperativa atravessa. "Estamos recebendo um profissional capacitado e comprometido com nosso projeto de profissionalização. A presença do José Rander vai melhorar o trabalho de todos", analisou Khouri.
Falando em nome dos colaboradores a gerente da Unidade Administrativa/Financeira, Maria Silvana Ramos, afirmou que o superintendente encontrará um ambiente amigável onde todos tem consciência de seu papel no cumprimento das metas estabelecidas pela organização cooperativista.
No primeiro dia de trabalho, além de ter conversado com conselheiros, gerentes e colaboradores, José Rander participou da reunião do Grupo de Trabalho Consorciado formado por representantes da sociedade civil organizada que buscam o desenvolvimento regional sustentável de Pedro Afonso, Bom Jesus do Tocantins e Tupirama. Ainda nessa semana, o superintendente realizará várias reuniões com gerentes a fim de conhecer as ações e projetos desenvolvidos.
Perfil
José Rander Lopes, 54 anos, é natural de Patos de Minas (MG). Graduado em Administração de Empresas pela Universidade do Distrito Federal possui Pós-Graduação em Administração Financeira e Mestrado em Administração e MBA pela Fundação Dom Cabral/PUC Minas. Além disso, tem especialização em Informática e no Programa de Estudos e Negócios do Sistema Agroindustrial no FEA/USP.
Já atuou no Sebrae Minas Gerais, Sesc Minas Gerais, Associação Comercial e Industrial de Uberlândia, Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Empresarial e na Prefeitura de Patos de Minas (MG), como secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente, Indústria, Comércio e Agroindústria. Também trabalhou como executivo em empresas privadas em vários estados brasileiros onde executou projetos nas áreas de administração, recursos humanos, produção industrial, tecnologia da informação, produção e comercialização nos setores de adubos e fertilizantes, logística, destilaria, produção de leite e gado de corte.
Possui experiência em missões de trabalho ao exterior como a Missão Técnica Espanha e Itália - Modelos de Associativismo e Cooperativismo das Regiões de Mondragom e Emilia Romana, e a Missão Empresarial Alemanha, Bélgica, Holanda, Dinamarca e Suécia.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Coapa
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O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Tocantins - SESCOOP/TO dá publicidade à abertura de inscrições para o PROCESSO SELETIVO 01/2013 destinado a selecionar candidato para os cargos de nível superior (Analista de Capacitação/Monitoramento) e nível médio (Auxiliar Administrativo). O processo será conduzido pela Comissão de Seleção de Pessoas do SESCOOP/TO (Portaria 01/2013), de acordo com a Res. Sescoop 300/2008.
As inscrições deverão ser efetivadas no período das 8h do dia 20 de fevereiro às 23h59 do dia 03 de março de 2013, SOMENTE por meio eletrônico com o preenchimento do formulário padrão de inscrição disponível no site www.ocbto.coop.br, salvar o arquivo com seu nome completo, preferencialmente em formato pdf ou imagem e encaminhá-lo como anexo, via e-mail, paraEste endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. . Não serão aceitos outras formas de inscrição.

Resultado Final Nivel Superior e Nivel Médio
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Resultado 2ª etapa nivel superior
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Resultado 2ª etapa nivel medio
GABARITO NíVEL SUPERIOR - 2ª Etapa - Avaliação de Conhecimentos
GABARITO NíVEL MéDIO - 2ª Etapa - Avaliação de Conhecimentos

RETIFICAçãO DO EDITAL

RECURSO DEFERIDO

RESULTADO DA 1ª ETAPA DO PROCESSO SELETIVO N° 01/2013
- ANáLISE CURRICULAR - NíVEL SUPERIOR
RESULTADO DA 1ª ETAPA DO PROCESSO SELETIVO N° 01/2013
- ANáLISE CURRICULAR - NíVEL MéDIO

COMUNICADO N° 1 - ENCERRAMENTO DE INSCRIçõES PARA A VAGA DE AUXILIAR ADMINISTRATIVO - NíVEL MéDIO
PROCESSO SELETIVO N° 01/2013

RETIFICAçãO DO EDITAL PROCESSO SELETIVO N° 01/2013

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 01/2013

Formulário de Inscrição
As inscrições deverão ser efetivadas no período das 8h do dia 20 de fevereiro às 23h59 do dia 03 de março de 2013, SOMENTE por meio eletrônico com o preenchimento do formulário padrão de inscrição disponível no site www.ocbto.coop.br, salvar o arquivo com seu nome completo, preferencialmente em formato pdf ou imagem e encaminhá-lo como anexo, via e-mail, para

Resultado Final Nivel Superior e Nivel Médio
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RETIFICAçãO DO EDITAL

RECURSO DEFERIDO

RESULTADO DA 1ª ETAPA DO PROCESSO SELETIVO N° 01/2013
- ANáLISE CURRICULAR - NíVEL SUPERIOR

RESULTADO DA 1ª ETAPA DO PROCESSO SELETIVO N° 01/2013
- ANáLISE CURRICULAR - NíVEL MéDIO

COMUNICADO N° 1 - ENCERRAMENTO DE INSCRIçõES PARA A VAGA DE AUXILIAR ADMINISTRATIVO - NíVEL MéDIO
PROCESSO SELETIVO N° 01/2013

RETIFICAçãO DO EDITAL PROCESSO SELETIVO N° 01/2013

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 01/2013

Formulário de Inscrição
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O SESCOOP/TO torna público a retificação ao edital referente ao pregão presencial 002/2013 conforme abaixo:
Página n.° 8 no item 6.3.5.4.2 onde lia-se:
6.3.5.4.2. Não ocorrendo a contratação da ME ou EPP, na forma do subitem 6.3.5.4.1., serão convocadas as licitantes remanescentes que porventura se enquadrem na Condição prevista no subitem 6.3.19.3, na ordem classificatória, para o exercício do mesmo direito.
Leia-se:
6.3.5.4.2. Não ocorrendo a contratação da ME ou EPP, na forma do subitem 6.3.5.4.1., serão convocadas as licitantes remanescentes que porventura se enquadrem na Condição prevista no subitem 6.3.5.3, na ordem classificatória, para o exercício do mesmo direito.

RETIFICAçãO AO EDITAL DO PREGãO PRESENCIAL N° 002/2013
Página n.° 8 no item 6.3.5.4.2 onde lia-se:
6.3.5.4.2. Não ocorrendo a contratação da ME ou EPP, na forma do subitem 6.3.5.4.1., serão convocadas as licitantes remanescentes que porventura se enquadrem na Condição prevista no subitem 6.3.19.3, na ordem classificatória, para o exercício do mesmo direito.
Leia-se:
6.3.5.4.2. Não ocorrendo a contratação da ME ou EPP, na forma do subitem 6.3.5.4.1., serão convocadas as licitantes remanescentes que porventura se enquadrem na Condição prevista no subitem 6.3.5.3, na ordem classificatória, para o exercício do mesmo direito.

RETIFICAçãO AO EDITAL DO PREGãO PRESENCIAL N° 002/2013
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Integrantes conhecerão em detalhes os programas prioritários do Departamento de Cooperativismo e Associativismo Rural do Mapa.
Instituída no final do ano passado, a Câmara Temática do Cooperativismo Agropecuário realiza a primeira reunião de 2013, nesta segunda-feira, dia 18 de fevereiro. O presidente do Sistema OCB, eleito coordenador do grupo, preside o encontro, acompanhado pelo superintendente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Renato Nobile.
Na pauta, a apresentação do Calendário de Promoção Internacional 2013, pelos representantes da Secretaria de Relações Internacionais (SRI); dos programas prioritários do Departamento de Cooperativismo e Associativismo Rural do Mapa (Denacoop), entre outros assuntos. "A câmara é um importante espaço para discussão e unificação de decisões a serem executadas pelo Governo", salientou o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Mapa, Caio Rocha.
O cooperativismo é dos setores que mais gera emprego no País, são pelo menos 300 mil postos diretos, com receita de R$ 200 bilhões anuais. Pela sua representatividade, no final do ano passado o Mapa instituiu esta Câmara Temática - espaço onde serão discutidas e tratadas as políticas públicas para alavancar ainda mais o cooperativismo e o associativismo no Brasil.
O encontro reunirá representantes do setor produtivo, instituições, sindicatos, associações e governo no auditório do CNPA, do edifício-sede do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Ao todo, são 21 os integrantes da Câmara. O coordenador do Denacoop, Kleber Santos, é o Secretário da Câmara Temática.
(Fonte: Mapa) - Informe OCB
Instituída no final do ano passado, a Câmara Temática do Cooperativismo Agropecuário realiza a primeira reunião de 2013, nesta segunda-feira, dia 18 de fevereiro. O presidente do Sistema OCB, eleito coordenador do grupo, preside o encontro, acompanhado pelo superintendente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Renato Nobile.
Na pauta, a apresentação do Calendário de Promoção Internacional 2013, pelos representantes da Secretaria de Relações Internacionais (SRI); dos programas prioritários do Departamento de Cooperativismo e Associativismo Rural do Mapa (Denacoop), entre outros assuntos. "A câmara é um importante espaço para discussão e unificação de decisões a serem executadas pelo Governo", salientou o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Mapa, Caio Rocha.
O cooperativismo é dos setores que mais gera emprego no País, são pelo menos 300 mil postos diretos, com receita de R$ 200 bilhões anuais. Pela sua representatividade, no final do ano passado o Mapa instituiu esta Câmara Temática - espaço onde serão discutidas e tratadas as políticas públicas para alavancar ainda mais o cooperativismo e o associativismo no Brasil.
O encontro reunirá representantes do setor produtivo, instituições, sindicatos, associações e governo no auditório do CNPA, do edifício-sede do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Ao todo, são 21 os integrantes da Câmara. O coordenador do Denacoop, Kleber Santos, é o Secretário da Câmara Temática.
(Fonte: Mapa) - Informe OCB
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Mesmo com as chuvas que têm caído nos últimos dias na região de Pedro Afonso, produtores ligados à Coapa - Cooperativa Agroindustrial do Tocantins seguem colhendo a produção de soja da Safra 2012/2013. Até o início da tarde da quarta-feira, 13 de fevereiro, o armazém da cooperativa em Pedro Afonso já havia recebido 1.186 toneladas transportadas em 53 caminhões, uma média de quatro cargas por dia. Já foram expedidas 276 toneladas da oleaginosa para o mercado externo.
A colheita da chamada soja precoce iniciou no último dia 31 de janeiro, quando o produtor Luciano Calegaro Nusso entregou a primeira carga.
Dezesseis profissionais da Unidade Operacional trabalham no armazém. Em 2013 a meta é receber 66 mil toneladas de soja, quantidade que deve ser facilmente superada a exemplo do ano passado; 5 mil toneladas de sorgo e 6 mil de milho. Os grãos, em sua maioria, são oriundos de fazendas de Pedro Afonso, Bom Jesus do Tocantins, Tupirama, Itacajá, Santa Maria do Tocantins, Rio Sono, Rio dos Bois e Recursolândia.
As ações são desenvolvidas de forma integrada pelas Unidades Agroveterinária, Operacional e Comercial da Coapa.
Nesta safra 50 associados da Coapa plantaram uma área de 20.984 hectares. Foram semeadas 13 variedades da oleaginosa, sendo 20% do tipo precoce, 35% do ciclo médio e 45% do ciclo longo. Apesar de um pequeno "veranico" no mês de dezembro, a meta é manter a média de produção da última safra - 55 sacas de soja de 60 kg por hectare.
Comercialização da safra
Segundo o gerente da Unidade Comercial da Coapa, Nelzivan Neves, já foram comercializados 70% dos grãos junto às tradings responsáveis pela exportação do produto para entrega em 30 de abril, ao preço de R$ 54,00 a saca de 60 kg. Disse ainda, que o pico da expedição dos grãos está previsto para a segunda quinzena de março e dependerá da disponibilidade de vagões nos terminais da Valec em Colinas do Tocantins e Porto Franco (MA), de onde são transportados de trem para o Porto de Itaqui (MA). De lá a produção é enviada de navio para outros países, principalmente para a China grande consumidora da oleaginosa.
Fonte: ASCOM COAPA
A colheita da chamada soja precoce iniciou no último dia 31 de janeiro, quando o produtor Luciano Calegaro Nusso entregou a primeira carga.
Dezesseis profissionais da Unidade Operacional trabalham no armazém. Em 2013 a meta é receber 66 mil toneladas de soja, quantidade que deve ser facilmente superada a exemplo do ano passado; 5 mil toneladas de sorgo e 6 mil de milho. Os grãos, em sua maioria, são oriundos de fazendas de Pedro Afonso, Bom Jesus do Tocantins, Tupirama, Itacajá, Santa Maria do Tocantins, Rio Sono, Rio dos Bois e Recursolândia.
As ações são desenvolvidas de forma integrada pelas Unidades Agroveterinária, Operacional e Comercial da Coapa.
Nesta safra 50 associados da Coapa plantaram uma área de 20.984 hectares. Foram semeadas 13 variedades da oleaginosa, sendo 20% do tipo precoce, 35% do ciclo médio e 45% do ciclo longo. Apesar de um pequeno "veranico" no mês de dezembro, a meta é manter a média de produção da última safra - 55 sacas de soja de 60 kg por hectare.
Comercialização da safra
Segundo o gerente da Unidade Comercial da Coapa, Nelzivan Neves, já foram comercializados 70% dos grãos junto às tradings responsáveis pela exportação do produto para entrega em 30 de abril, ao preço de R$ 54,00 a saca de 60 kg. Disse ainda, que o pico da expedição dos grãos está previsto para a segunda quinzena de março e dependerá da disponibilidade de vagões nos terminais da Valec em Colinas do Tocantins e Porto Franco (MA), de onde são transportados de trem para o Porto de Itaqui (MA). De lá a produção é enviada de navio para outros países, principalmente para a China grande consumidora da oleaginosa.
Fonte: ASCOM COAPA
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O objetivo da reunião foi a apresentação da nova linha de crédito do Sicoob Credipar.
O conselho administrativo do Sicoob Credipar, Gilberto Alves Moraes/Presidente, Ornersino Garcia/1° Vice-Presidente, Paulo Henrique Silva/ 2°Vice-Presidente e Carlos Henrique/Coordenador de Agência, estiveram em reunião na última quinta-feira, 07, na Coopernorte - Cooperativa Agropecuária Tocantinense (CAT).
O evento contou com a presença do presidente Gilmar Afonso de Barros, do diretor operacional José Ribeiro, do diretor financeiro Washington Luiz e do secretário da agricultura e pecuária de Barrolândia James Lages, produtores rurais da região e demais convidados.
O objetivo da reunião foi a apresentação da nova linha de crédito do Sicoob/Credipar para o produtor rural, especificamente para o produtor de leite.
O Sicoob/Leite, uma linha de crédito voltada para o financiamento dos insumos para produção leiteira: vacas, ordenha mecânica, tanque de expansão, infra estrutura, irrigação para o "Programa Balde Cheio", enfim, tudo aquilo necessário ao incremento da produção leiteira em toda a Região de atuação do Sicoob/Credipar.
Foto: Vinícius Maciel Fonte: Diego Bucar Postador: Ascom SC (http://surgiu.com.br/noticia/70582/sicoobcredipar-reune-com-diretores-da-coopernorte-para-informar-nova-linha-de-credito.html)
O conselho administrativo do Sicoob Credipar, Gilberto Alves Moraes/Presidente, Ornersino Garcia/1° Vice-Presidente, Paulo Henrique Silva/ 2°Vice-Presidente e Carlos Henrique/Coordenador de Agência, estiveram em reunião na última quinta-feira, 07, na Coopernorte - Cooperativa Agropecuária Tocantinense (CAT).
O evento contou com a presença do presidente Gilmar Afonso de Barros, do diretor operacional José Ribeiro, do diretor financeiro Washington Luiz e do secretário da agricultura e pecuária de Barrolândia James Lages, produtores rurais da região e demais convidados.
O objetivo da reunião foi a apresentação da nova linha de crédito do Sicoob/Credipar para o produtor rural, especificamente para o produtor de leite.
O Sicoob/Leite, uma linha de crédito voltada para o financiamento dos insumos para produção leiteira: vacas, ordenha mecânica, tanque de expansão, infra estrutura, irrigação para o "Programa Balde Cheio", enfim, tudo aquilo necessário ao incremento da produção leiteira em toda a Região de atuação do Sicoob/Credipar.
Foto: Vinícius Maciel Fonte: Diego Bucar Postador: Ascom SC (http://surgiu.com.br/noticia/70582/sicoobcredipar-reune-com-diretores-da-coopernorte-para-informar-nova-linha-de-credito.html)
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SESCOOP/TO - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Tocantins, com sede à Avenida JK, Quadra 110 norte, lote 11, CEP: 77.006-130, Palmas/TO - Fone/Fax: (63) 3215-3291, por intermédio da Pregoeira SELMA DOS REIS SILVA e CPL - Comissão Permanente de Licitação nomeados pela Portaria N° 03/2012, torna público que realizará LICITAçãO NA MODALIDADE PREGãO PRESENCIAL DO TIPO MENOR PREçO POR ITEM, sob regime de empreitada por preço unitário, a qual será processada e julgada conforme dispõe o presente Edital.

EDITAL PREGãO PRESENCIAL N° 002/2013

RETIFICAçãO AO EDITAL DO PREGãO PRESENCIAL N° 002/2013

EDITAL PREGãO PRESENCIAL N° 002/2013

RETIFICAçãO AO EDITAL DO PREGãO PRESENCIAL N° 002/2013
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Comunicado de Feriado de Carnaval
O Sistema OCB/SESCOOP-TO informa que em virtude do feriado de Carnaval não haverá expediente nos dias 11 e 12. Na quarta-feira dia 13 estaremos em treinamento interno.
As atividades de atendimento ao público externo serão retomadas na próxima quinta-feira dia 14 às 08 horas.

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Em audiência com o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, parlamentar defendeu como prioritária a aprovação do Ato Cooperativo.
Em reunião na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (6/2) pela manhã, o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, foi recebido pelo recém-eleito 1° vice-presidente da Casa, o deputado André Vargas (PR). Na oportunidade, o parlamentar ressaltou a importância das cooperativas para o desenvolvimento econômico e social do País e enfatizou que a aprovação do Projeto de Lei Complementar (PLP) 271/2005, que dá o adequado tratamento tributário ao ato cooperativo, será uma das prioridades do seu mandato.
Vargas atuou durante o ano de 2012 como relator do projeto. Chegou a apresentar sua proposta, acatando os pleitos do Sistema OCB em novembro. Devido ao recesso, a votação não foi possível. Agora, à frente da vice-presidência da Câmara, o deputado não poderá atuar em nenhuma das Comissões da Casa.
No entanto, fez questão de frisar que está à disposição do Sistema Cooperativista para trabalhar pelo atendimento às demandas do setor. Disse ainda que levará em consideração as indicações sugeridas pela OCB de nomes que possam atuar como novo relator do projeto. "O movimento cooperativista tem importância ímpar para o desenvolvimento econômico do país e deve, portanto, estar muito bem representado no Congresso Nacional", enfatizou o parlamentar.
Fonte: Informe OCB
Em reunião na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (6/2) pela manhã, o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, foi recebido pelo recém-eleito 1° vice-presidente da Casa, o deputado André Vargas (PR). Na oportunidade, o parlamentar ressaltou a importância das cooperativas para o desenvolvimento econômico e social do País e enfatizou que a aprovação do Projeto de Lei Complementar (PLP) 271/2005, que dá o adequado tratamento tributário ao ato cooperativo, será uma das prioridades do seu mandato.
Vargas atuou durante o ano de 2012 como relator do projeto. Chegou a apresentar sua proposta, acatando os pleitos do Sistema OCB em novembro. Devido ao recesso, a votação não foi possível. Agora, à frente da vice-presidência da Câmara, o deputado não poderá atuar em nenhuma das Comissões da Casa.
No entanto, fez questão de frisar que está à disposição do Sistema Cooperativista para trabalhar pelo atendimento às demandas do setor. Disse ainda que levará em consideração as indicações sugeridas pela OCB de nomes que possam atuar como novo relator do projeto. "O movimento cooperativista tem importância ímpar para o desenvolvimento econômico do país e deve, portanto, estar muito bem representado no Congresso Nacional", enfatizou o parlamentar.
Fonte: Informe OCB
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Durante a primeira reunião do ano, realizada na noite de segunda-feira, 04 de fevereiro, na sede da Coapa, em Pedro Afonso, as integrantes do Núcleo Feminino da cooperativa definiram atividades a serem realizadas em 2013 e o cronograma de reuniões.
Participaram 12 integrantes, além da gerente do Sistema OCB/SESCOOP-TO, Fabrícia Cyrillo, que reafirmou o compromisso da entidade em cooperar com as iniciativas do grupo.
A primeira atividade será o curso Fabricação de Bombons e Ovos de Chocolate, no dias 07 e 08 de março, no Clube de Mães de Pedro Afonso. Além disso, ficou definido a realização dos cursos Etiqueta, Maquiagem e Cooperativismo, e a comemoração do Dias das Mães e do Dia dos Pais. As datas ainda serão agendadas.
Ao final da reunião a coordenadora do Núcleo Feminino da Coapa, Elijanse Alves Gomes, destacou a realização de vários eventos em 2012, agradecendo o empenho de todas as integrantes do grupo. Foram realizados quatro cursos (Cultivo de Horta Hidropônica, Compostagem, Cultivo de Hortas e Jogos Cooperativistas). Elas também participaram do IV Encontro de Mulheres Cooperativistas do Tocantins, em Lagoa da Confusão; e da Flit, Festjosa e da Feira Folclórica em Pedro Afonso; realizaram um bazar e comemoraram o Dia das Mães.
Atuante
O Núcleo Feminino da Coapa é um órgão formado por cooperadas, esposas e filhas de cooperados. Atualmente conta com 18 membros. Trata-se de um órgão consultivo e auxiliar da cooperativa, além de um espaço destinado a mulheres para expressarem suas opiniões e pensamentos. é também voltado para a formação técnica, humana, empreendedora e cooperativista.
O objetivo é contribuir com a sociedade e no desenvolvimento do cooperativismo, sendo palco de ações desenvolvidas pelas mulheres integrantes da Família Coapa em prol da comunidade onde está inserida.
Cronograma de reuniões:
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Por: Ascom Coapa
Participaram 12 integrantes, além da gerente do Sistema OCB/SESCOOP-TO, Fabrícia Cyrillo, que reafirmou o compromisso da entidade em cooperar com as iniciativas do grupo.
A primeira atividade será o curso Fabricação de Bombons e Ovos de Chocolate, no dias 07 e 08 de março, no Clube de Mães de Pedro Afonso. Além disso, ficou definido a realização dos cursos Etiqueta, Maquiagem e Cooperativismo, e a comemoração do Dias das Mães e do Dia dos Pais. As datas ainda serão agendadas.
Ao final da reunião a coordenadora do Núcleo Feminino da Coapa, Elijanse Alves Gomes, destacou a realização de vários eventos em 2012, agradecendo o empenho de todas as integrantes do grupo. Foram realizados quatro cursos (Cultivo de Horta Hidropônica, Compostagem, Cultivo de Hortas e Jogos Cooperativistas). Elas também participaram do IV Encontro de Mulheres Cooperativistas do Tocantins, em Lagoa da Confusão; e da Flit, Festjosa e da Feira Folclórica em Pedro Afonso; realizaram um bazar e comemoraram o Dia das Mães.
Atuante
O Núcleo Feminino da Coapa é um órgão formado por cooperadas, esposas e filhas de cooperados. Atualmente conta com 18 membros. Trata-se de um órgão consultivo e auxiliar da cooperativa, além de um espaço destinado a mulheres para expressarem suas opiniões e pensamentos. é também voltado para a formação técnica, humana, empreendedora e cooperativista.
O objetivo é contribuir com a sociedade e no desenvolvimento do cooperativismo, sendo palco de ações desenvolvidas pelas mulheres integrantes da Família Coapa em prol da comunidade onde está inserida.
Cronograma de reuniões:
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Por: Ascom Coapa
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Os 246 associados da Coapa - Cooperativa Agroindustrial do Tocantins contam com mais uma ferramenta de comunicação cooperativista: o Manual do Cooperado.
O material impresso com 56 páginas condensa num mesmo instrumento de consulta, as principais informações e orientações da doutrina cooperativista, além do Estatuto Social da Coapa. Também é possível encontrar informações sobre a história da cooperativa, princípios do cooperativismo e direitos e deveres de cada membro.
Sob orientação de técnicos do Sistema OCB/Sescoop-TO, o manual foi produzido por representantes de cinco cooperativas beneficiadas pelo projeto OQS- Organização do Quadro Social - Elemento de Sustentação das Cooperativas do Tocantins. São elas: Coapa, Coed, Unimed Palmas, Sicoob Credipar e Coopernorte.
"Creio que o manual deve ser uma ‘bíblia’ para todo cooperado, para que ele possa conhecer mais sua cooperativa e dar sugestões para a Coapa melhorar seu desempenho a cada dia", explicou a gerente geral da Coapa, Maria Silvana Ramos.
Para a gerente do Sistema OCB/SESCOOP-TO, Fabrícia Cyrillo, o Manual do Cooperado é mais uma ferramenta de aproximação do cooperado com sua cooperativa.
Evanis Lopes, um dos fundadores da Coapa, considera importante a publicação. "O manual é útil tanto para o novo cooperados que pode conhecer a cooperativa, o estatuto, direitos e deveres, entre outras informações importantes, bem como para o associado mais antigo que pode estar se reciclando", avaliou Lopes.
Foram impressas 400 cópias do Manual do Cooperado, disponíveis gratuitamente a todos os cooperados na recepção da Coapa. O documento também esta sendo distribuído para instituições financeiras para que as mesmas tenham dados necessários para cadastro da cooperativa.
Por: Ascom Coapa
O material impresso com 56 páginas condensa num mesmo instrumento de consulta, as principais informações e orientações da doutrina cooperativista, além do Estatuto Social da Coapa. Também é possível encontrar informações sobre a história da cooperativa, princípios do cooperativismo e direitos e deveres de cada membro.
Sob orientação de técnicos do Sistema OCB/Sescoop-TO, o manual foi produzido por representantes de cinco cooperativas beneficiadas pelo projeto OQS- Organização do Quadro Social - Elemento de Sustentação das Cooperativas do Tocantins. São elas: Coapa, Coed, Unimed Palmas, Sicoob Credipar e Coopernorte.
"Creio que o manual deve ser uma ‘bíblia’ para todo cooperado, para que ele possa conhecer mais sua cooperativa e dar sugestões para a Coapa melhorar seu desempenho a cada dia", explicou a gerente geral da Coapa, Maria Silvana Ramos.
Para a gerente do Sistema OCB/SESCOOP-TO, Fabrícia Cyrillo, o Manual do Cooperado é mais uma ferramenta de aproximação do cooperado com sua cooperativa.
Evanis Lopes, um dos fundadores da Coapa, considera importante a publicação. "O manual é útil tanto para o novo cooperados que pode conhecer a cooperativa, o estatuto, direitos e deveres, entre outras informações importantes, bem como para o associado mais antigo que pode estar se reciclando", avaliou Lopes.
Foram impressas 400 cópias do Manual do Cooperado, disponíveis gratuitamente a todos os cooperados na recepção da Coapa. O documento também esta sendo distribuído para instituições financeiras para que as mesmas tenham dados necessários para cadastro da cooperativa.
Por: Ascom Coapa