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A 7ª edição do Encontro Estadual do Programa Cooperjovem foi marcada pela presença de mais de 40 professores e coordenadores da rede de ensino público das escolas cadastradas no Programa.
O objetivo do Encontro consistiu em vivenciar experiências sobre cooperativismo com o intuito de multiplicar os conhecimentos adquiridos no ambiente escolar e adquirir novos conhecimentos através da troca de experiências.
Segundo a coordenadora da Cooperativa de Educadores de Formoso do Araguaia (COPEFA), Madalena Borba, "há três anos a cooperativa adota o Cooperjovem e a disciplina do cooperativismo foi incluída na grade curricular dos alunos, devido sua importância na formação de cidadãos".
Colaboradores
Claúdia Celestino (secretária de educação de Marianópolis); Henrique Feldman (Sicredi Araguaia Tocantins), Maria Jose Andrade (OCB/SESCOOPTO), Antônio Carlos Pakalolo (secretário de educação de Gurupi), Guiomar Schimit (Unimed), Paulo Henrique (Sicoob Credipar), Madalena Borba (Copefa) e Joanita Rodrigues (Diretoria Regional de Ensino)
O secretário municipal de educação de Gurupi, Antônio Carlos Pakalolo, disse que no município 12 escolas participam do Programa e garantiu que ano que vem todas as escolas irão trabalhar com o Cooperjovem. "Esse Encontro é muito importante para nossos educadores, pois possibilita uma troca de ideias entre os participantes para uma posterior aplicação dos conhecimentos adquiridos", ressaltou Pakalolo.
A instrutora do curso, Elisete Aparecida Rasera, pedagoga com Pós-Graduação em Gestão Educacional, abordou durante o evento temas como: diretrizes nacionais do Programa Cooperjovem; contextualização das necessidades, potencialidades e oportunidades do Programa nas escolas e planejamento de ensino - plano de ação e projetos educacionais cooperativos.
Os representantes das cooperativas que apóiam o Programa falaram sobre a integração de suas cooperativas com o Cooperjovem:
"O Programa é uma ferramenta de extrema importância para que, desde criança, as pessoas comecem a entender a doutrina cooperativista, bem como incentivar a participação futura destes nas cooperativas".
"Nossa cooperativa é a madrinha do Programa no Tocantins. Acreditamos no Cooperjovem e estamos à disposição de todos os educadores. Esperamos que as escolas parceiras desenvolvam ações com os educandos que disseminem o cooperativismo em todas suas áreas, ramos, princípios e valores; buscando influenias em seu comportamento atual e futuro".
"Esperamos que as crianças e jovens inseridos neste programa descubram desde cedo a importância da cooperação e todos os benefícios que a união de forças e de objetivos pode trazer para suas vidas e para a sociedade".
"é importante apoiar o Cooperjovem, pois a escola é o início fértil para a assimilação da noção de cooperação e é onde a criança começa a ter noções do que é cooperativismo. Em um município onde há uma cooperativa, a comunidade precisa saber o que é a doutrina cooperativista".
"Um dos resultados esperados para este Programa é despertar os jovens estudantes o interesse pelo trabalho realizado em equipe, disseminando os valores e princípios cooperativistas. é fazer o jovem perceber que por meio da cooperação ele poderá se inserir no mercado de trabalho; incentivando a autonomia financeira e a geração de renda, comprometidos sempre com os valores éticos de sua formação como cidadão".
O objetivo do Encontro consistiu em vivenciar experiências sobre cooperativismo com o intuito de multiplicar os conhecimentos adquiridos no ambiente escolar e adquirir novos conhecimentos através da troca de experiências.
Segundo a coordenadora da Cooperativa de Educadores de Formoso do Araguaia (COPEFA), Madalena Borba, "há três anos a cooperativa adota o Cooperjovem e a disciplina do cooperativismo foi incluída na grade curricular dos alunos, devido sua importância na formação de cidadãos".
Colaboradores
Claúdia Celestino (secretária de educação de Marianópolis); Henrique Feldman (Sicredi Araguaia Tocantins), Maria Jose Andrade (OCB/SESCOOPTO), Antônio Carlos Pakalolo (secretário de educação de Gurupi), Guiomar Schimit (Unimed), Paulo Henrique (Sicoob Credipar), Madalena Borba (Copefa) e Joanita Rodrigues (Diretoria Regional de Ensino)
O secretário municipal de educação de Gurupi, Antônio Carlos Pakalolo, disse que no município 12 escolas participam do Programa e garantiu que ano que vem todas as escolas irão trabalhar com o Cooperjovem. "Esse Encontro é muito importante para nossos educadores, pois possibilita uma troca de ideias entre os participantes para uma posterior aplicação dos conhecimentos adquiridos", ressaltou Pakalolo.
A instrutora do curso, Elisete Aparecida Rasera, pedagoga com Pós-Graduação em Gestão Educacional, abordou durante o evento temas como: diretrizes nacionais do Programa Cooperjovem; contextualização das necessidades, potencialidades e oportunidades do Programa nas escolas e planejamento de ensino - plano de ação e projetos educacionais cooperativos.
Os representantes das cooperativas que apóiam o Programa falaram sobre a integração de suas cooperativas com o Cooperjovem:



"Esperamos que as crianças e jovens inseridos neste programa descubram desde cedo a importância da cooperação e todos os benefícios que a união de forças e de objetivos pode trazer para suas vidas e para a sociedade".


"Um dos resultados esperados para este Programa é despertar os jovens estudantes o interesse pelo trabalho realizado em equipe, disseminando os valores e princípios cooperativistas. é fazer o jovem perceber que por meio da cooperação ele poderá se inserir no mercado de trabalho; incentivando a autonomia financeira e a geração de renda, comprometidos sempre com os valores éticos de sua formação como cidadão".
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O Encontro acontece no dia 29 de outubro, das 08h às 17h, na sede da OCB/SESCOOP-TO, com o tema "Caminhos do Cooperjovem no Tocantins". O evento tem como público-alvo os coordenadores do Cooperjovem nas escolas cadastradas no Programa e nas cooperativas educacionais; localizadas nas cidades de Palmas, Paraíso do Tocantins, Miranorte, Dianópolis, Pedro Afonso, Marianópolis, Formoso do Araguaia e Gurupi.
O objetivo do Encontro consiste em vivenciar experiências sobre cooperativismo com o intuito de multiplicar os conhecimentos adquiridos no ambiente escolar; refletir conjuntamente sobre o Programa Cooperjovem na escola e na cooperativa e adquirir novos conhecimentos através da troca de experiências. A instrutora do curso será Elisete Aparecida Rasera, pedagoga com Pós-Graduação em Gestão Educacional.
Serão abordados conteúdos como: diretrizes nacionais do Programa Cooperjovem; contextualização das necessidades, potencialidades e oportunidades do Programa nas escolas e planejamento de ensino - plano de ação e projetos educacionais cooperativos.
Também participarão do evento, os coordenadores das cooperativas parceiras e representantes de Secretarias Municipais de Educação.
Cooperjovem no Tocantins
A OCB/SESCOOP-TO desenvolve o Programa Cooperjovem nas escolas desde 2001. Atualmente, ele está implantado em sete municípios (Dianópolis, Formoso do Araguaia, Gurupi, Miranorte, Palmas, Paraíso e Pedro Afonso), em 46 escolas, atendendo aproximadamente 10.900 alunos e envolve 312 professores do ensino fundamental.
Segundo o secretário municipal de Educação de Palmas, Danilo Melo, "o Cooperjovem atua na mudança de comportamento, ensinando ao aluno a produzir coletivamente. Ensina princípios como união e associativismo e quando se trabalha esses conceitos do cooperativismo desenvolve-se uma prática voltada para o sucesso escolar".
Camila Pena (Ascom OCB/SESCOOP-TO)
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A validade é retroativa a 1° de julho deste ano e vai até 30 de junho de 2012
A Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Distrito Federal e dos Estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins (Fecoop Centro-Oeste Tocantins) celebrou no último dia 26 de outubro, na sede da OCB-GO, em Goiânia um acordo em negociação coletiva de trabalho com a Federação Nacional dos Trabalhadores Celetistas nas Cooperativas no Brasil (Fenatracoop).
Pelo acordo, os trabalhadores nas cooperativas do estado do TO, filiados à Fecoop Centro-Oeste Tocantins terão um aumento real de salário de 1% (INPC + 1%) e o piso salarial passa a ser de R$ 520,00.
O acordo também corroborou o funcionamento do banco de horas dos funcionários, que estabelece a compensação de horas extras trabalhadas com folga. A validade do acordo é retroativa a 1° de julho deste ano e vai até 30 de junho de 2012. O presidente da Fecoop Centro-Oeste Tocantins, Antonio Chavaglia, afirmou ao final da reunião que a negociação "foi difícil" por inaugurar uma relação que antes era realizada com as cooperativas negociando com sindicatos de diferentes categorias. "Foi difícil, foi uma negociação demorada porque rompeu com essas negociações que se davam na base. Acho que a Fecoop Centro-Oeste Tocantins cumpriu bem seu papel de mediar essas discussões. Agora as cooperativas terão condições de estabelecer um novo patamar de relações com seus funcionários, uma relação respeitosa que acreditamos que irá continuar", comentou.
Ficam de fora do alcance do acordo as categorias diferenciadas e os profissionais liberais, como previsto na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). O acordo vai agora ao Sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para homologação.
Fonte: Assessoria de Comunicação OCB/SESCOOP-GO


A Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Distrito Federal e dos Estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins (Fecoop Centro-Oeste Tocantins) celebrou no último dia 26 de outubro, na sede da OCB-GO, em Goiânia um acordo em negociação coletiva de trabalho com a Federação Nacional dos Trabalhadores Celetistas nas Cooperativas no Brasil (Fenatracoop).
Pelo acordo, os trabalhadores nas cooperativas do estado do TO, filiados à Fecoop Centro-Oeste Tocantins terão um aumento real de salário de 1% (INPC + 1%) e o piso salarial passa a ser de R$ 520,00.
O acordo também corroborou o funcionamento do banco de horas dos funcionários, que estabelece a compensação de horas extras trabalhadas com folga. A validade do acordo é retroativa a 1° de julho deste ano e vai até 30 de junho de 2012. O presidente da Fecoop Centro-Oeste Tocantins, Antonio Chavaglia, afirmou ao final da reunião que a negociação "foi difícil" por inaugurar uma relação que antes era realizada com as cooperativas negociando com sindicatos de diferentes categorias. "Foi difícil, foi uma negociação demorada porque rompeu com essas negociações que se davam na base. Acho que a Fecoop Centro-Oeste Tocantins cumpriu bem seu papel de mediar essas discussões. Agora as cooperativas terão condições de estabelecer um novo patamar de relações com seus funcionários, uma relação respeitosa que acreditamos que irá continuar", comentou.
Ficam de fora do alcance do acordo as categorias diferenciadas e os profissionais liberais, como previsto na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). O acordo vai agora ao Sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para homologação.
Fonte: Assessoria de Comunicação OCB/SESCOOP-GO


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Fonte: Texto e Fotos: Leilane Macedo
Em outubro deste ano a Cooperativa de Produtores de Carnes e Derivados de Gurupi (Cooperfrigu) realizou a sexta edição do Projeto Sócio-Ambiental Cooperar. As ações, voltadas para o público interno da Cooperativa, foram realizadas entre os dias 07 e 23.
Cerca de 250 colaboradores da Cooperfrigu participaram das atividades. Foram realizados culto ecumênico e palestras sobre queimadas, relacionamento interpessoal, finanças pessoais, controle alternativo de carrapatos e sobre cultivo de hortaliças. "Neste ano fizemos um trabalho interno. Totalmente voltado aos funcionários e visando a formação, educação e integração dos nossos colaboradores", afirmou a psicóloga da Cooperfrigu, Cristiane de Assis Teodoro, responsável pela organização do Cooperar 2010.
Encerrando a programação do VI Cooperar, os colaboradores se uniram na Caminhada Ecológica, realizada no dia 23, e fizeram um mutirão de limpeza pela Avenida Goiás. O ponto de partida foi às margens do Córrego Pouso do Meio, seguindo pela Avenida Goiás sentido Setor Industrial. Além de coletar lixo, os participantes também recolheram materiais que poderiam servir de criadouros de mosquito da dengue.
Ao final do percurso foram recolhidos dois caminhões de lixo, que foram levados para o Aterro Sanitário da cidade. "é muito bom participar desta ação porque além de ajudarmos na limpeza da cidade e na conscientização da população, também estamos auxiliando no combate à dengue. Estamos fazendo o bem para a sociedade e também para o meio ambiente", frisou Osmane Cabral de Brito, auxiliar administrativo da Cooperfrigu.
O Projeto Cooperar é realizado pela Cooperfrigu desde 2005, visando integrar os colaboradores da cooperativa, proporcionando lazer, entretenimento, valorização dos profissionais, educação e conscientização ambiental. Entre os parceiros desta edição do Cooperar estão a Prefeitura de Gurupi, Polícia Militar, Grupo Imperial, Universidade Federal do Tocantins, Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), CIOE, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.
"A cada ano o Cooperar supera as nossas expectativas quanto às atividades e participação dos nossos colaboradores. Nesta sexta edição preferimos fazer ações mais voltadas ao nosso público interno, que teve a oportunidade de ter mais conhecimento e informações sobre vários temas", destacou o vice-presidente da Cooperfrigu, Aelton Camargo.
Em outubro deste ano a Cooperativa de Produtores de Carnes e Derivados de Gurupi (Cooperfrigu) realizou a sexta edição do Projeto Sócio-Ambiental Cooperar. As ações, voltadas para o público interno da Cooperativa, foram realizadas entre os dias 07 e 23.
Cerca de 250 colaboradores da Cooperfrigu participaram das atividades. Foram realizados culto ecumênico e palestras sobre queimadas, relacionamento interpessoal, finanças pessoais, controle alternativo de carrapatos e sobre cultivo de hortaliças. "Neste ano fizemos um trabalho interno. Totalmente voltado aos funcionários e visando a formação, educação e integração dos nossos colaboradores", afirmou a psicóloga da Cooperfrigu, Cristiane de Assis Teodoro, responsável pela organização do Cooperar 2010.
Encerrando a programação do VI Cooperar, os colaboradores se uniram na Caminhada Ecológica, realizada no dia 23, e fizeram um mutirão de limpeza pela Avenida Goiás. O ponto de partida foi às margens do Córrego Pouso do Meio, seguindo pela Avenida Goiás sentido Setor Industrial. Além de coletar lixo, os participantes também recolheram materiais que poderiam servir de criadouros de mosquito da dengue.
Ao final do percurso foram recolhidos dois caminhões de lixo, que foram levados para o Aterro Sanitário da cidade. "é muito bom participar desta ação porque além de ajudarmos na limpeza da cidade e na conscientização da população, também estamos auxiliando no combate à dengue. Estamos fazendo o bem para a sociedade e também para o meio ambiente", frisou Osmane Cabral de Brito, auxiliar administrativo da Cooperfrigu.
O Projeto Cooperar é realizado pela Cooperfrigu desde 2005, visando integrar os colaboradores da cooperativa, proporcionando lazer, entretenimento, valorização dos profissionais, educação e conscientização ambiental. Entre os parceiros desta edição do Cooperar estão a Prefeitura de Gurupi, Polícia Militar, Grupo Imperial, Universidade Federal do Tocantins, Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), CIOE, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.
"A cada ano o Cooperar supera as nossas expectativas quanto às atividades e participação dos nossos colaboradores. Nesta sexta edição preferimos fazer ações mais voltadas ao nosso público interno, que teve a oportunidade de ter mais conhecimento e informações sobre vários temas", destacou o vice-presidente da Cooperfrigu, Aelton Camargo.
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No mês de outubro o Projeto Circo do Nelore, realizado pela Associação de Criadores de Nelore do Tocantins (ACNT), foi prestigiado por mais de 500 pessoas.
A primeira apresentação da peça teatral "Sorria Meu Boi" foi durante a sexta edição do Projeto Cooperar, realizado pela Cooperativa dos Produtores de Carnes e Derivados de Gurupi (Cooperfrigu), no dia 13 de outubro. Cerca de 250 colaboradores da Cooperativa prestigiaram a
apresentação.
Já no dia 14, a peça foi encenada para cerca de 100 estudantes do Colégio Paroquial Bernardo Sayão, de Gurupi (foto). A apresentação foi realizada a convite da escola. A peça conta a história de dois fazendeiros. Um moderno e um tradicional. Duas realidades que se encontram para discutir sobre melhores técnicas para o desenvolvimento da pecuária. Duas histórias que se unem para divertir, entreter e informar o público. "Gostei muito da peça. Ri e aprendi bastante com as histórias do Zé Bifão e Mané Costela. Com a peça fiquei sabendo a importância que a carne tem em nossa alimentação", afirmou a estudante Lais Barreira da Silva, de 11 anos.
E no dia 15 de outubro, Dia do Professor, o "Sorria Meu boi" voltou à Formoso do Araguaia para uma apresentação especial na Fundação Bradesco (foto). Desta vez foram os pais dos alunos que prestigiaram a apresentação do Circo do Nelore.
Circo do Nelore - O Projeto Circo do Nelore é uma iniciativa inédita da ACNT, juntamente com vários parceiros e colaboradores, que visa fortalecer e defender a classe produtora de gado Nelore no Tocantins; divulgar as tecnologias para a melhoria do rebanho; aprimorar conhecimentos; e ainda fortalecer o cooperativismo.
A peça teatral "Sorria Meu Boi", será encenada pela companhia de gurupiense "Sorria Meu Bem", que numa linguagem diferenciada e bem humorada falará sobre os dilemas e desafios vividos pelo pecuarista, no dia-a-dia do campo. Fazem parte do elenco os atores Vinicius Martins, Luiza Quedes, Fernando França, Sorane Morais e Ranielly da Silva Costa.
Já a cartilha terá informações sanitárias e sobre legislação ambiental e tributária; procedimentos primordiais ao desenvolvimento da pecuária. O objetivo da cartilha é servir de guia aos produtores rurais, auxiliando nas tomadas de decisões, na administração e manejo das propriedades.
Parceiros do Projeto Circo do Nelore: Grupo Imperial; Grupo BioVitro; Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop); SindiCarnes; Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado (SEAGRO); Secretaria de Comunicação do Governo do Tocantins(Secom); Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (FAET); Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Tocantins (SENAR); Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB); Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ); Sindicatos Rurais; Prefeituras Municipais; e Universidade Federal do Tocantins (UFT).
Fonte: Leilane Macedo
A primeira apresentação da peça teatral "Sorria Meu Boi" foi durante a sexta edição do Projeto Cooperar, realizado pela Cooperativa dos Produtores de Carnes e Derivados de Gurupi (Cooperfrigu), no dia 13 de outubro. Cerca de 250 colaboradores da Cooperativa prestigiaram a
apresentação.
Já no dia 14, a peça foi encenada para cerca de 100 estudantes do Colégio Paroquial Bernardo Sayão, de Gurupi (foto). A apresentação foi realizada a convite da escola. A peça conta a história de dois fazendeiros. Um moderno e um tradicional. Duas realidades que se encontram para discutir sobre melhores técnicas para o desenvolvimento da pecuária. Duas histórias que se unem para divertir, entreter e informar o público. "Gostei muito da peça. Ri e aprendi bastante com as histórias do Zé Bifão e Mané Costela. Com a peça fiquei sabendo a importância que a carne tem em nossa alimentação", afirmou a estudante Lais Barreira da Silva, de 11 anos.
E no dia 15 de outubro, Dia do Professor, o "Sorria Meu boi" voltou à Formoso do Araguaia para uma apresentação especial na Fundação Bradesco (foto). Desta vez foram os pais dos alunos que prestigiaram a apresentação do Circo do Nelore.
Circo do Nelore - O Projeto Circo do Nelore é uma iniciativa inédita da ACNT, juntamente com vários parceiros e colaboradores, que visa fortalecer e defender a classe produtora de gado Nelore no Tocantins; divulgar as tecnologias para a melhoria do rebanho; aprimorar conhecimentos; e ainda fortalecer o cooperativismo.
A peça teatral "Sorria Meu Boi", será encenada pela companhia de gurupiense "Sorria Meu Bem", que numa linguagem diferenciada e bem humorada falará sobre os dilemas e desafios vividos pelo pecuarista, no dia-a-dia do campo. Fazem parte do elenco os atores Vinicius Martins, Luiza Quedes, Fernando França, Sorane Morais e Ranielly da Silva Costa.
Já a cartilha terá informações sanitárias e sobre legislação ambiental e tributária; procedimentos primordiais ao desenvolvimento da pecuária. O objetivo da cartilha é servir de guia aos produtores rurais, auxiliando nas tomadas de decisões, na administração e manejo das propriedades.
Parceiros do Projeto Circo do Nelore: Grupo Imperial; Grupo BioVitro; Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop); SindiCarnes; Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado (SEAGRO); Secretaria de Comunicação do Governo do Tocantins(Secom); Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (FAET); Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Tocantins (SENAR); Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB); Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ); Sindicatos Rurais; Prefeituras Municipais; e Universidade Federal do Tocantins (UFT).
Fonte: Leilane Macedo
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"Cooperar faz bem": essa lição é ensinada para muitos alunos de escolas da rede pública do Tocantins, onde o Programa Cooperjovem atua. Para uma escola, em especial, a lição vai se transformar em prática no dia 28 de outubro, por meio do Dia "D" do Cooperativismo; onde crianças darão uma lição de cidadania.
Alunos do 4° e 5° ano do ensino fundamental da Escola Municipal Pastor Paulo Leivas Macalão, localizada na quadra 407 norte em Palmas, promoverão nesta quinta-feira o Dia "D" do Cooperativismo. O evento começa às 19h30, na sede da escola e conta com uma programação diversificada e criativa. Haverá apresentação de trabalhos, mini-seminário com o tema "Eu e o Cooperativismo", Jornal Cooperjovem, peça teatral e apresentação musical "Cante e Conte Comigo".
O Dia "D" do Cooperativismo consiste em uma iniciativa dos alunos, coordenados pelo professor de Pesquisa e Produção de Textos, Francisco da Silva de Oliveira. As apresentações seguem a temática do Programa Cooperjovem.
Estarão presentes no evento professores de outras escolas da rede pública no Tocantins, o secretário municipal de educação de Gurupi, Antônio Carlos Pakalolo e representantes da OCB/SESCOOP-TO.
Cooperjovem no Tocantins
A OCB/SESCOOP-TO desenvolve o Programa Cooperjovem nas escolas desde 2001. Atualmente, ele está implantado em sete municípios (Dianópolis, Formoso do Araguaia, Gurupi, Miranorte, Palmas, Paraíso e Pedro Afonso), em 46 escolas, atendendo aproximadamente 10.900 alunos e envolve 312 professores do ensino fundamental.
O objetivo central do Programa é ampliar a ação educacional das escolas, oferecendo aos educadores e alunos oportunidade e meios de praticar a cooperação como alternativa solidária de encaminhamento profissional e desenvolvimento pessoal.
Camila Pena (assessoria de Comunicação OCB/SESCOOP-TO)
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Nos dias 28 e 29 de outubro, colaboradores e cooperados da Cooperativa Agroindustrial do Tocantins - COAPA poderão participar do curso de Formação Cooperativista, promovido pela OCB/SESCOOP-TO.
O objetivo da capacitação consiste na troca de experiências e conhecimentos entre os participantes, contribuindo para o enriquecimento grupal. Os conteúdos abordados serão: perspectivas do cooperativismo no contexto atual; OQS - histórico, fundamentação e operacionalização; direitos e deveres dos cooperados; informações gerais e constituição de uma cooperativa; entre outros.
O instrutor do curso, Helmut Egewarth, é professor de Cooperativismo, Facilitação de Processos, Orientação para a Constituição de Cooperativas, Capacitação Cooperativista e Cadastro de Cooperativas.
As inscrições podem ser feitas na COAPA.
O objetivo da capacitação consiste na troca de experiências e conhecimentos entre os participantes, contribuindo para o enriquecimento grupal. Os conteúdos abordados serão: perspectivas do cooperativismo no contexto atual; OQS - histórico, fundamentação e operacionalização; direitos e deveres dos cooperados; informações gerais e constituição de uma cooperativa; entre outros.
O instrutor do curso, Helmut Egewarth, é professor de Cooperativismo, Facilitação de Processos, Orientação para a Constituição de Cooperativas, Capacitação Cooperativista e Cadastro de Cooperativas.
As inscrições podem ser feitas na COAPA.
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As cooperativas brasileiras são destaque na economia nacional e têm investido, cada vez mais, em uma gestão profissionalizada e inovadora. Este ano, 12 delas receberão o Prêmio Cooperativa do Ano.
A iniciativa, que está em sua sétima edição, é realizada anualmente pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e revista Globo Rural, da Editora Globo. O objetivo é reconhecer iniciativas pautadas na inovação, criatividade e eficiência e torná-las referências para o setor.
A premiação contempla projetos de cooperativas agropecuárias, nas categorias "Educação cooperativista", "Desenvolvimento Sustentável" e "Gestão para a Qualidade". Os ramos Consumo, Crédito, Educacional, Infraestrutura, Saúde, Trabalho e Transporte também concorrem com trabalhos voltados às duas últimas categorias. Nessa edição, foram avaliados 114 projetos enviados por 91 cooperativas. Destas, 53 foram finalistas e 12, vencedoras. A solenidade de entrega do prêmio acontece nesta terça-feira (26/10), em Brasília (DF) e conta com o patrocínio do Banco do Brasil.
Conheça as vencedoras.
Fonte: OCB Nacional
A iniciativa, que está em sua sétima edição, é realizada anualmente pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e revista Globo Rural, da Editora Globo. O objetivo é reconhecer iniciativas pautadas na inovação, criatividade e eficiência e torná-las referências para o setor.
A premiação contempla projetos de cooperativas agropecuárias, nas categorias "Educação cooperativista", "Desenvolvimento Sustentável" e "Gestão para a Qualidade". Os ramos Consumo, Crédito, Educacional, Infraestrutura, Saúde, Trabalho e Transporte também concorrem com trabalhos voltados às duas últimas categorias. Nessa edição, foram avaliados 114 projetos enviados por 91 cooperativas. Destas, 53 foram finalistas e 12, vencedoras. A solenidade de entrega do prêmio acontece nesta terça-feira (26/10), em Brasília (DF) e conta com o patrocínio do Banco do Brasil.
Conheça as vencedoras.
Fonte: OCB Nacional
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Será realizada na próxima quarta-feira, dia 27, a partir das 19h30, a palestra "Pais Atuantes Melhor Desempenho na Escola" destinada a cooperados da Cooperativa de Educação e Cultura Vale do Tocantins - CEDUC.
Na ocasião serão abordados os seguintes conteúdos: apoio à criança nas atividades escolares; dificuldades de aprendizagem; organização e a rotina da família; comunicação e relacionamento familiar; Incentivos para participar do ambiente escolar; entre outros.
A palestra será ministrada pela educadora e professora da Fundação Universidade do Tocantins - Unitins e da Academia de Polícia Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros, Elizabeth Maria Lopes Toledo.
Cooperativas Educacionais
Surgidas na década de 90, as cooperativas educacionais funcionam de acordo com as diretrizes do MEC e com a Lei 5.764, que rege o cooperativismo no país.
A OCB/SESCOOP-TO possui registradas quatro cooperativas do ramo da Educação, são elas: Cooperativa Educacional de Pais de Arraias (CEPAR), Cooperativa de Educação e Cultura Vale do Tocantins (CEDUC); Cooperativa de Educadores de Formoso do Araguaia (COPEFA) e Cooperativa Escola dos Alunos da Escola Agrotécnica Federal de Araguatins Ltda (COOPEAFA).
Camila Pena (assessoria de comunicação OCB/SESCOOP-TO)
Na ocasião serão abordados os seguintes conteúdos: apoio à criança nas atividades escolares; dificuldades de aprendizagem; organização e a rotina da família; comunicação e relacionamento familiar; Incentivos para participar do ambiente escolar; entre outros.
A palestra será ministrada pela educadora e professora da Fundação Universidade do Tocantins - Unitins e da Academia de Polícia Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros, Elizabeth Maria Lopes Toledo.
Cooperativas Educacionais
Surgidas na década de 90, as cooperativas educacionais funcionam de acordo com as diretrizes do MEC e com a Lei 5.764, que rege o cooperativismo no país.
A OCB/SESCOOP-TO possui registradas quatro cooperativas do ramo da Educação, são elas: Cooperativa Educacional de Pais de Arraias (CEPAR), Cooperativa de Educação e Cultura Vale do Tocantins (CEDUC); Cooperativa de Educadores de Formoso do Araguaia (COPEFA) e Cooperativa Escola dos Alunos da Escola Agrotécnica Federal de Araguatins Ltda (COOPEAFA).
Camila Pena (assessoria de comunicação OCB/SESCOOP-TO)
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Em Assembleia Extraordinária, realizada na última quarta-feira, a diretoria da Unimed Palmas apresentou aos médicos cooperados presentes a atual situação administrativa e o balanço financeiro do 1° semestre da cooperativa.
Aos cooperados, diante do resultado da prestação de contas, a diretoria da Unimed Palmas pediu aos médicos para reavaliar a indicação para exames laboratoriais e imagem. "Estamos solicitando o apoio dos cooperados para racionalizar nos pedidos de exames complementares e nas recomendações de serviços fora de Palmas, já que apenas no primeiro semestre foram pagos R$ 7,3 milhões com estes gastos. é importante que o cooperado se sinta dono e sabendo que ao economizar, o lucro será revertido para os próprios médicos", disse o presidente da Unimed Palmas, Márcio Adriano.
Fonte: Ascom Unimed
Aos cooperados, diante do resultado da prestação de contas, a diretoria da Unimed Palmas pediu aos médicos para reavaliar a indicação para exames laboratoriais e imagem. "Estamos solicitando o apoio dos cooperados para racionalizar nos pedidos de exames complementares e nas recomendações de serviços fora de Palmas, já que apenas no primeiro semestre foram pagos R$ 7,3 milhões com estes gastos. é importante que o cooperado se sinta dono e sabendo que ao economizar, o lucro será revertido para os próprios médicos", disse o presidente da Unimed Palmas, Márcio Adriano.
Fonte: Ascom Unimed
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A Cooperativa Agroindustrial do Tocantins - COAPA realiza no dia 21 deste mês o II Simpósio da Agricultura Familiar, das 08h às 17h, em sua sede localizada em Pedro Afonso.
O Simpósio destina-se à cooperados da COAPA, produtores da linha de produção de leite organizada pela cooperativa, associados de associações de Agricultura Familiar e assentados em programa governamental.
De acordo com Maria Silvana Ramos, gerente administrativo-financeiro da COAPA, "o objetivo do curso é oferecer informações relativas às áreas de interesse das atividades de comunidades e associações, como pecuária leiteira; olericultura (verduras e legumes), avicultura e comercialização desses produtos, e ainda a administração de suas propriedades", explicou.
Na programação estão previstas cinco palestras: Associativismo X Cooperativismo, Pecuária Leiteira, Administração Rural de Pequenas Propriedades, Comercialização e Escoamento da Produção Hortifruti no Tocantins e Avicultura Corte e Postura.
O evento é uma parceria entre a cooperativa, OCB/SESCOOP-TO, Sebrae e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
O Simpósio destina-se à cooperados da COAPA, produtores da linha de produção de leite organizada pela cooperativa, associados de associações de Agricultura Familiar e assentados em programa governamental.
De acordo com Maria Silvana Ramos, gerente administrativo-financeiro da COAPA, "o objetivo do curso é oferecer informações relativas às áreas de interesse das atividades de comunidades e associações, como pecuária leiteira; olericultura (verduras e legumes), avicultura e comercialização desses produtos, e ainda a administração de suas propriedades", explicou.
Na programação estão previstas cinco palestras: Associativismo X Cooperativismo, Pecuária Leiteira, Administração Rural de Pequenas Propriedades, Comercialização e Escoamento da Produção Hortifruti no Tocantins e Avicultura Corte e Postura.
O evento é uma parceria entre a cooperativa, OCB/SESCOOP-TO, Sebrae e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

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O final do ano se aproxima e a dúvida sobre a escolha da melhor escola volta à cabeça dos pais. Afinal, qual a melhor escola para matricular seu filho? Segundo especialistas da área de educação, há várias respostas para esta pergunta, justamente porque as famílias têm diferentes tipos de formação e educação. Para eles, a questão que deve ser respondida é: o que se espera da instituição de ensino que vai dar a formação à criança?
Entre as tantas alternativas, a cooperativa educacional surge com uma proposta diferenciada. Constituída pelos pais dos alunos, as cooperativas educacionais decidem em assembleia questões como a escolha do corpo docente, da metodologia a ser aplicada e a forma da aplicação dos recursos e rateio de despesas. Isso permite aos pais cooperados participarem ativamente da composição dos custos. São instituições que buscam mais que a melhoria da qualidade do ensino, pois preparam seus alunos não somente para o vestibular, mas para a vida e para a cidadania. "As escolas cooperativas incentivam a cooperação e o respeito às diferenças, além de terem como pano de fundo o empreendedorismo", salienta o diretor do ramo Educacional da Ocesp (Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo), Marcos Henrique dos Santos.
Os resultados desse trabalho amplo na formação dos alunos têm se refletido positivamente também na performance das escolas. No Enem de 2010, 26 cooperativas educacionais de São Paulo tiveram posição de destaque nas cidades onde estão sediadas, alcançando o 1°, 2° ou 3° lugar. é o caso da Nova Geração Cooperada (Birigui), da Educativa (São Carlos), e da Coopel (Leme), que obtiveram o 1° lugar; da Cooperativa Educacional de Lençois Paulista, que alcançou o 2° lugar; e da Cooperativa Educacional de Ubatuba, 3° lugar.
O valor da mensalidade pode ser também um atrativo. Não é regra geral, mas, por não visarem ao lucro, as escolas de cooperativas podem apresentar o custo da mensalidade inferior ao das escolas particulares tradicionais. "Como o principal objetivo do sistema cooperativista não é o lucro, mas a qualidade de vida dos cooperados, todas as sobras são revertidas à cooperativa na forma de investimento e melhorias", explica o diretor Santos, também presidente da Educativa.
De acordo com ele, outra vantagem desse sistema cooperativo educacional é a possibilidade da compra coletiva do material didático, que proporciona uma redução que pode chegar a 25% em relação ao preço de mercado. A Educativa, que segue um modelo pedagógico próprio, realiza em novembro a compra do material diretamente dos fabricantes e das editoras. "Além dessa redução de custo, não nos estressamos no início do ano com a maratona da busca por melhores preços", diz o presidente da cooperativa.
Para os pais que têm intenção de matricular seu filho em uma cooperativa educacional, Santos dá um conselho: "é importante conversar com um pai cooperado ou com um estudante de uma cooperativa para conhecer os benefícios das cooperativas educacionais e sentir-se seguro com a mudança de instituição de ensino. é bom lembrar que, ao optar por uma escola de cooperativa, o pai passa automaticamente a ser cooperado, ou seja, dono de parcela do negócio. Há, dessa forma, uma mudança conceitual importante, pois o pai passa a ter o direito de opinar e decidir sobre as diretrizes da instituição que forma seu filho", conclui.
Surgidas na década de 90, as cooperativas educacionais funcionam de acordo com as diretrizes do MEC e com a Lei 5.764, que rege o cooperativismo no país. Somam 53 no estado de São Paulo e atendem mais de 15 mil alunos, de acordo com a Ocesp. No Brasil, são 327 cooperativas deste ramo (Fonte: Ocesp)
Entre as tantas alternativas, a cooperativa educacional surge com uma proposta diferenciada. Constituída pelos pais dos alunos, as cooperativas educacionais decidem em assembleia questões como a escolha do corpo docente, da metodologia a ser aplicada e a forma da aplicação dos recursos e rateio de despesas. Isso permite aos pais cooperados participarem ativamente da composição dos custos. São instituições que buscam mais que a melhoria da qualidade do ensino, pois preparam seus alunos não somente para o vestibular, mas para a vida e para a cidadania. "As escolas cooperativas incentivam a cooperação e o respeito às diferenças, além de terem como pano de fundo o empreendedorismo", salienta o diretor do ramo Educacional da Ocesp (Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo), Marcos Henrique dos Santos.
Os resultados desse trabalho amplo na formação dos alunos têm se refletido positivamente também na performance das escolas. No Enem de 2010, 26 cooperativas educacionais de São Paulo tiveram posição de destaque nas cidades onde estão sediadas, alcançando o 1°, 2° ou 3° lugar. é o caso da Nova Geração Cooperada (Birigui), da Educativa (São Carlos), e da Coopel (Leme), que obtiveram o 1° lugar; da Cooperativa Educacional de Lençois Paulista, que alcançou o 2° lugar; e da Cooperativa Educacional de Ubatuba, 3° lugar.
O valor da mensalidade pode ser também um atrativo. Não é regra geral, mas, por não visarem ao lucro, as escolas de cooperativas podem apresentar o custo da mensalidade inferior ao das escolas particulares tradicionais. "Como o principal objetivo do sistema cooperativista não é o lucro, mas a qualidade de vida dos cooperados, todas as sobras são revertidas à cooperativa na forma de investimento e melhorias", explica o diretor Santos, também presidente da Educativa.
De acordo com ele, outra vantagem desse sistema cooperativo educacional é a possibilidade da compra coletiva do material didático, que proporciona uma redução que pode chegar a 25% em relação ao preço de mercado. A Educativa, que segue um modelo pedagógico próprio, realiza em novembro a compra do material diretamente dos fabricantes e das editoras. "Além dessa redução de custo, não nos estressamos no início do ano com a maratona da busca por melhores preços", diz o presidente da cooperativa.
Para os pais que têm intenção de matricular seu filho em uma cooperativa educacional, Santos dá um conselho: "é importante conversar com um pai cooperado ou com um estudante de uma cooperativa para conhecer os benefícios das cooperativas educacionais e sentir-se seguro com a mudança de instituição de ensino. é bom lembrar que, ao optar por uma escola de cooperativa, o pai passa automaticamente a ser cooperado, ou seja, dono de parcela do negócio. Há, dessa forma, uma mudança conceitual importante, pois o pai passa a ter o direito de opinar e decidir sobre as diretrizes da instituição que forma seu filho", conclui.
Surgidas na década de 90, as cooperativas educacionais funcionam de acordo com as diretrizes do MEC e com a Lei 5.764, que rege o cooperativismo no país. Somam 53 no estado de São Paulo e atendem mais de 15 mil alunos, de acordo com a Ocesp. No Brasil, são 327 cooperativas deste ramo (Fonte: Ocesp)
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Acontece nesta quarta-feira (dia 20), das 13h às 17h, o curso Formação e Manejo de Pastagens na sede Cooperativa Agropecuária Tocantinense - Coopernorte, em Paraíso - TO.
O curso, promovido pela OCB/SESCOOP-TO, tem como público-alvo cooperados da Coopernorte. O objetivo do curso é expor de forma clara e com aplicação prática assuntos relacionados à formação de pastagens e manejos adequados.
O médico veterinário, Valcir José Bortoluzzi, ministrará conteúdos como: manejo dos pastos, sanidade animal, análise da atividade pecuária, reforma e manutenção das pastagens, correção e adubação das pastagens, entre outros.
O curso, promovido pela OCB/SESCOOP-TO, tem como público-alvo cooperados da Coopernorte. O objetivo do curso é expor de forma clara e com aplicação prática assuntos relacionados à formação de pastagens e manejos adequados.
O médico veterinário, Valcir José Bortoluzzi, ministrará conteúdos como: manejo dos pastos, sanidade animal, análise da atividade pecuária, reforma e manutenção das pastagens, correção e adubação das pastagens, entre outros.
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Começou ontem o módulo Metodologia Participativa do Programa Formação da Identidade Cooperativista, com o objetivo capacitar dirigentes, colaboradores e cooperados de cooperativas na área do processo participativo.
Participam do módulo 20 agentes de desenvolvimento do Projeto de Organização do Quadro Social (OQS).
Segundo o instrutor do curso - engenheiro agronômo e mestre em Economia Rural, Sérgio Cordioli, "o objetivo desta capacitação é trazer os instrumentos do planejamento participativo de projetos para dentro do contexto do cooperativismo, com conhecimentos teóricos e práticos".
No primeiro dia do curso Sérgio desenvolveu com o grupo uma abordagem conceitual e exercícios práticos de elaboração participativa de projetos e planos de negócios. Na oportunidade, o curso abordará análise de diagnósticos, instrumentos de gestão de projetos com dinâmicas adaptadas para o perfil do grupo - os agentes do OQS.
Entre os conteúdos abordados estão: princípios e elementos de um enfoque participativo de trabalho; introdução ao método ZOPP / marco lógico e gestão do projeto.
O módulo termina na nesta sexta-feira. A carga do curso é de 22 horas.
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As cooperativas Coapa, Ceduc, Coopernorte e Sicoob Credipar estão implementando seus Núcleos Femininos, formados por cooperadas, esposas e filhas de cooperados. Ao todo foram criados três núcleos, pois as cooperativas Coopernorte e Sicoob Credipar formaram um núcleo só, porém com coordenações distintas.
Essa semana foram realizadas reuniões com os Núcleos Femininos das cooperativas envolvidas. A OCB/SESCOOP-TO participou destes encontros com objetivo de definir as mulheres que participarão de uma visita técnica para conhecer as experiências e organização de outros núcleos femininos de cooperativas.
Na oportunidade também foram definidas as datas para a formação do planejamento estratégico, com o consultor em cooperativismo Ney Guimarães. As datas ficaram assim definidas: dia 9 de novembro acontece planejamento na Coapa, no dia 10 é a vez da Ceduc, dia 11 na Siccob Credipar e no dia 12 na Coopernorte.
História
A iniciativa de criação dos Núcleos Femininos partiu do Projeto de Organização do Quadro Social (OQS) - Elemento de Sustentação das Cooperativas do Tocantins, cujo o objetivo é fortalecer e desenvolver as cooperativas de forma que os cooperados se tornem mais conscientes, participativos e comprometidos com as suas cooperativas.
A mobilização e engajamento das mulheres que participaram do 3° Encontro de Mulheres Cooperativistas do Tocantins, que aconteceu em julho, possibilitou que essa iniciativa desse certo e se efetivasse.
Núcleo Feminino
O núcleo feminino é um órgão consultivo e auxiliar da cooperativa e consiste em um espaço destinado às mulheres para expressarem suas opiniões e pensamentos. é também um espaço de formação técnica, humana, empreendedora e cooperativista.


Reunião Coapa Reunião Coopernorte
Essa semana foram realizadas reuniões com os Núcleos Femininos das cooperativas envolvidas. A OCB/SESCOOP-TO participou destes encontros com objetivo de definir as mulheres que participarão de uma visita técnica para conhecer as experiências e organização de outros núcleos femininos de cooperativas.
Na oportunidade também foram definidas as datas para a formação do planejamento estratégico, com o consultor em cooperativismo Ney Guimarães. As datas ficaram assim definidas: dia 9 de novembro acontece planejamento na Coapa, no dia 10 é a vez da Ceduc, dia 11 na Siccob Credipar e no dia 12 na Coopernorte.
História
A iniciativa de criação dos Núcleos Femininos partiu do Projeto de Organização do Quadro Social (OQS) - Elemento de Sustentação das Cooperativas do Tocantins, cujo o objetivo é fortalecer e desenvolver as cooperativas de forma que os cooperados se tornem mais conscientes, participativos e comprometidos com as suas cooperativas.
A mobilização e engajamento das mulheres que participaram do 3° Encontro de Mulheres Cooperativistas do Tocantins, que aconteceu em julho, possibilitou que essa iniciativa desse certo e se efetivasse.
Núcleo Feminino
O núcleo feminino é um órgão consultivo e auxiliar da cooperativa e consiste em um espaço destinado às mulheres para expressarem suas opiniões e pensamentos. é também um espaço de formação técnica, humana, empreendedora e cooperativista.
Reunião Coapa Reunião Coopernorte
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Acontece entre os dias 13 e 15 de outubro, das 8h30 às 18h, na sede da OCB/SESCOOP-TO, o quarto módulo do Programa Formação da Identidade Cooperativista.
Para este módulo - Metodologia Participativa, a OCB/SESCOOP-TO abriu as inscrições para todas cooperativas. O curso tem por objetivo promover a capacitação em planejamento participativo orientado por objetivos.
Entre os conteúdos abordados estão: princípios e elementos de um enfoque participativo de trabalho; introdução ao método ZOPP / marco lógico e gestão do projeto. O curso tem como instrutor o engenheiro agronômo e mestre em Economia Rural, Sérgio Cordioli. As inscrições já podem ser feitas no site.
Projeto OQS
O módulo Metologia Participativa faz parte do Projeto de Organização do Quadro Social (OQS). Participam do projeto 20 agentes de desenvolvimento das cooperativas Unimed, Coapa, Cooperfruto, Ceduc, Coopernorte, Sicoob Credipar e também da OCB/SESCOOP-TO.
Camila Pena (assessora de comunicação OCB/SESCOOP-TO)
Para este módulo - Metodologia Participativa, a OCB/SESCOOP-TO abriu as inscrições para todas cooperativas. O curso tem por objetivo promover a capacitação em planejamento participativo orientado por objetivos.
Entre os conteúdos abordados estão: princípios e elementos de um enfoque participativo de trabalho; introdução ao método ZOPP / marco lógico e gestão do projeto. O curso tem como instrutor o engenheiro agronômo e mestre em Economia Rural, Sérgio Cordioli. As inscrições já podem ser feitas no site.
Projeto OQS
O módulo Metologia Participativa faz parte do Projeto de Organização do Quadro Social (OQS). Participam do projeto 20 agentes de desenvolvimento das cooperativas Unimed, Coapa, Cooperfruto, Ceduc, Coopernorte, Sicoob Credipar e também da OCB/SESCOOP-TO.
Camila Pena (assessora de comunicação OCB/SESCOOP-TO)
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Tem início amanhã (7 de outubro) a sexta edição do PROJETO SóCIO-AMBIENTAL COOPERAR realizado pela Cooperativa dos Produtores de Carne e Derivados de Gurupi (Cooperfrigu) em parceria com a OCB/SESCOOP-TO.
O programa visa promover a responsabilidade social e ambiental, realizando ações voltadas à integração dos colaboradores e cooperados, por meio de atividades como palestras educativas, educação ambiental, apresentações culturais; entre outras.
A abertura do COOPERAR acontece às 12 horas com um culto ecumênico na sede da Cooperfrigu. O encerramento do Programa acontece dia 16 de outubro, em que será comemorado o Dia das Crianças. Na programação está previsto brincadeiras com as crianças, brinquedos, cortes de cabelo, banda da Policia Militar, entre outras atrações.
Confira toda programação em nosso site.
O programa visa promover a responsabilidade social e ambiental, realizando ações voltadas à integração dos colaboradores e cooperados, por meio de atividades como palestras educativas, educação ambiental, apresentações culturais; entre outras.
A abertura do COOPERAR acontece às 12 horas com um culto ecumênico na sede da Cooperfrigu. O encerramento do Programa acontece dia 16 de outubro, em que será comemorado o Dia das Crianças. Na programação está previsto brincadeiras com as crianças, brinquedos, cortes de cabelo, banda da Policia Militar, entre outras atrações.
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Premiação tem o objetivo de reconhecer iniciativas pautadas na inovação, criatividade e eficiência e torná-las referências para o setor
As cooperativas brasileiras são destaque na economia nacional e têm investido, cada vez mais, em uma gestão profissionalizada e inovadora. Este ano, 12 delas receberão o Prêmio Cooperativa do Ano 2010, uma iniciativa que está em sua sétima edição, é realizada anualmente e promovida pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e revista Globo Rural, da Editora Globo. O objetivo é reconhecer iniciativas pautadas na inovação, criatividade e eficiência e torná-las referências para o setor.
A premiação contempla projetos de cooperativas agropecuárias, nas categorias "Educação cooperativista", "Desenvolvimento Sustentável" e "Gestão para a Qualidade". Os ramos Consumo, Crédito, Educacional, Infraestrutura, Saúde, Trabalho e Transporte também podem concorrer com trabalhos voltados às duas últimas categorias. Nessa edição, foram avaliados 114 projetos enviados por 91 cooperativas. Destas, 53 foram finalistas e 12, vencedoras. A solenidade de entrega do prêmio ocorrerá no dia 26 de outubro, no Unique Palace, em Brasília (DF).
*Conheça as vencedoras do Prêmio Cooperativa do Ano 2010 - 7ª edição:
Agropecuário - Educação Cooperativista
Cooperativa - Coopavel Cooperativa Agroindustrial (Coopavel)
Projeto - Educação Continuada - aperfeiçoamento profissional
Agropecuário - Gestão para a Qualidade
Cooperativa - Cooperativa dos Produtores de Palmito do Baixo Sul da Bahia (Coopalm)
Projeto - Gestão Compartilhada, um modelo certificado de inclusão social e produtiva
Agropecuário - Desenvolvimento Sustentável
Cooperativa - Cooperativa Agrária Agroindustrial (Agrária)
Projeto - Programa Gestão Ambiental Agrária
Crédito - Desenvolvimento Sustentável
Cooperativa - Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados São Miguel do Oeste (Sicoob São Miguel SC)
Projeto - Plantação de mudas e implantação de cerca de arame para preservação de cursos de água em comunidades dos municípios de Paraíso, Bandeirante, Guaraciaba, Guarujá do Sul, Princesa, Dionísio Cerqueira e Anchieta
Crédito - Gestão para a Qualidade
Cooperativa - Cooperativa de Economia e Crédito da Serra da Cantareira (Sicoob Cantareira)
Projeto - Gestão de Controles Internos e de Riscos
Educacional - Gestão para a Qualidade
Cooperativa - Cooperativa Educacional de São Carlos (Cesc)
Projeto - Os Sentidos da Leitura
Infraestrutura - Desenvolvimento Sustentável
Cooperativa - Cooperativa de Distribuição de Energia Teutônia (Certel Energia)
Projeto - Energia Verde - Em harmonia ambiental
Saúde - Desenvolvimento Sustentável
Cooperativa - Unimed Alto Vale Cooperativa de Trabalho Médico (Unimed Alto Vale)
Projeto - óleo de cozinha reciclado
Saúde - Gestão para a Qualidade
Cooperativa - Unimed Brusque Cooperativa de Trabalho Médico (Unimed Brusque)
Projeto - Implantação do Balanced Scorecard como Ferramenta de Gestão Estratégica
Trabalho - Desenvolvimento Sustentável
Cooperativa - Cooperativa Agrícola de Assistência Técnica e Serviços (Cooates)
Projeto - Transforma e Renascer
Trabalho - Gestão para a Qualidade
Cooperativa - Atrium São Paulo Consultores Cooperativa de Profissionais de Informática Assessoria e Consultoria Técnica (Atrium)
Projeto - Tecnologia Cooperativa - Projeto Social de Informação
Transporte - Gestão para a Qualidade
Cooperativa - Cooperativa dos Transportadores Autônomos de Cargas de São Carlos - SP (Coopertransc)
Projeto - Programa Renovafrota - A força da Cooperação
Fonte: Assessoria da comunicação da OCB/Sescoop
As cooperativas brasileiras são destaque na economia nacional e têm investido, cada vez mais, em uma gestão profissionalizada e inovadora. Este ano, 12 delas receberão o Prêmio Cooperativa do Ano 2010, uma iniciativa que está em sua sétima edição, é realizada anualmente e promovida pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e revista Globo Rural, da Editora Globo. O objetivo é reconhecer iniciativas pautadas na inovação, criatividade e eficiência e torná-las referências para o setor.
A premiação contempla projetos de cooperativas agropecuárias, nas categorias "Educação cooperativista", "Desenvolvimento Sustentável" e "Gestão para a Qualidade". Os ramos Consumo, Crédito, Educacional, Infraestrutura, Saúde, Trabalho e Transporte também podem concorrer com trabalhos voltados às duas últimas categorias. Nessa edição, foram avaliados 114 projetos enviados por 91 cooperativas. Destas, 53 foram finalistas e 12, vencedoras. A solenidade de entrega do prêmio ocorrerá no dia 26 de outubro, no Unique Palace, em Brasília (DF).
*Conheça as vencedoras do Prêmio Cooperativa do Ano 2010 - 7ª edição:
Agropecuário - Educação Cooperativista
Cooperativa - Coopavel Cooperativa Agroindustrial (Coopavel)
Projeto - Educação Continuada - aperfeiçoamento profissional
Agropecuário - Gestão para a Qualidade
Cooperativa - Cooperativa dos Produtores de Palmito do Baixo Sul da Bahia (Coopalm)
Projeto - Gestão Compartilhada, um modelo certificado de inclusão social e produtiva
Agropecuário - Desenvolvimento Sustentável
Cooperativa - Cooperativa Agrária Agroindustrial (Agrária)
Projeto - Programa Gestão Ambiental Agrária
Crédito - Desenvolvimento Sustentável
Cooperativa - Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados São Miguel do Oeste (Sicoob São Miguel SC)
Projeto - Plantação de mudas e implantação de cerca de arame para preservação de cursos de água em comunidades dos municípios de Paraíso, Bandeirante, Guaraciaba, Guarujá do Sul, Princesa, Dionísio Cerqueira e Anchieta
Crédito - Gestão para a Qualidade
Cooperativa - Cooperativa de Economia e Crédito da Serra da Cantareira (Sicoob Cantareira)
Projeto - Gestão de Controles Internos e de Riscos
Educacional - Gestão para a Qualidade
Cooperativa - Cooperativa Educacional de São Carlos (Cesc)
Projeto - Os Sentidos da Leitura
Infraestrutura - Desenvolvimento Sustentável
Cooperativa - Cooperativa de Distribuição de Energia Teutônia (Certel Energia)
Projeto - Energia Verde - Em harmonia ambiental
Saúde - Desenvolvimento Sustentável
Cooperativa - Unimed Alto Vale Cooperativa de Trabalho Médico (Unimed Alto Vale)
Projeto - óleo de cozinha reciclado
Saúde - Gestão para a Qualidade
Cooperativa - Unimed Brusque Cooperativa de Trabalho Médico (Unimed Brusque)
Projeto - Implantação do Balanced Scorecard como Ferramenta de Gestão Estratégica
Trabalho - Desenvolvimento Sustentável
Cooperativa - Cooperativa Agrícola de Assistência Técnica e Serviços (Cooates)
Projeto - Transforma e Renascer
Trabalho - Gestão para a Qualidade
Cooperativa - Atrium São Paulo Consultores Cooperativa de Profissionais de Informática Assessoria e Consultoria Técnica (Atrium)
Projeto - Tecnologia Cooperativa - Projeto Social de Informação
Transporte - Gestão para a Qualidade
Cooperativa - Cooperativa dos Transportadores Autônomos de Cargas de São Carlos - SP (Coopertransc)
Projeto - Programa Renovafrota - A força da Cooperação
Fonte: Assessoria da comunicação da OCB/Sescoop
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A Diretoria do Sicoob Credipar está realizando reuniões nos municípios que possuem agências da cooperativa.
O objetivo dos encontros é esclarecer aos nossos cooperados sobre o funcionamento do Sicoob Credipar e atrair para a cooperativa novos associados.
Durante as reuniões, os colaboradores apresentam os produtos e serviços oferecidos pelo Sicoob Credipar e mostram os benefícios em fazer parte de uma cooperativa de crédito.
As reuniões são realizadas de acordo com a necessidade de cada PAC e os resultados estão sendo satisfatórios. A população está sendo mobilizada a conhecer um pouco mais sobre o Sicoob Credipar, e com a Livre Admissão, novos cooperados começam a fazer parte da cooperativa..

Sabrina Santos (Ascom Sicoob Credipar)
O objetivo dos encontros é esclarecer aos nossos cooperados sobre o funcionamento do Sicoob Credipar e atrair para a cooperativa novos associados.
Durante as reuniões, os colaboradores apresentam os produtos e serviços oferecidos pelo Sicoob Credipar e mostram os benefícios em fazer parte de uma cooperativa de crédito.
As reuniões são realizadas de acordo com a necessidade de cada PAC e os resultados estão sendo satisfatórios. A população está sendo mobilizada a conhecer um pouco mais sobre o Sicoob Credipar, e com a Livre Admissão, novos cooperados começam a fazer parte da cooperativa..
Sabrina Santos (Ascom Sicoob Credipar)
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A Livre Admissão já é uma realidade para o Sicoob Credipar em Paraíso do Tocantins. A partir do mês de junho, o Sicoob Credipar passou a funcionar em regime de Livre Admissão após a autorização do Banco Central.
A Livre Admissão significa que o Sicoob Credipar, antes de acesso exclusivo aos produtores rurais, agora pode receber em seu quadro de cooperados profissionais de diferentes ramos de atuação.
A maior procura para a adesão à cooperativa é por pessoas jurídicas que estão percebendo os benefícios que sua empresa pode obter ao trabalhar com uma cooperativa de crédito. Nesse período, muitas conquistas já foram alcançadas e a Gerente de Negócios, Aliandra Santos afirma que "estamos superando as expectativas do planejamento traçado no início".
Os PAC’s ligados ao Sicoob Credipar também tiveram sua área de atuação modificada para o sistema de Livre Admissão, alcançando os profissionais interessados em fazer parte da cooperativa nos municípios de Barrolândia, Cristalândia, Divinópolis, Dois Irmãos, Marianópolis, Miranorte e Pium.
"A partir do lançamento da Resolução 3106/2003 do Banco Central que criou a Livre Admissão, vimos uma oportunidade para desenvolvermos e ampliarmos nossos negócios enquanto sistema de cooperativa de crédito, podendo associar pessoas físicas e jurídicas de diferentes segmentos", relata o 1° vice presidente do Sicoob Credipar, Ornesino Garcia.
O Sicoob Credipar surgiu da necessidade de uma classe se unir para obter mais vantagens de crédito, e hoje a Livre Admissão torna o Sicoob Credipar uma cooperativa de crédito aberta para aqueles que buscam grandes oportunidades para o seu crescimento sem a burocracia de um banco convencional e os dados apontam o crescimento da cooperativa em número de novos cooperados e em resultados financeiros.
"A Livre Admissão é um divisor de águas para todos e amplia a visão de negócios dentro da sociedade, e o Sicoob Credipar está colaborando para o desenvolvimento dos municípios que possuem nossas agências com um trabalho consciente e comprometido com o crescimento da nossa região", afirma o Presidente do Sicoob Credipar Gilberto Moraes.
Por Sabrina Santos (Ascom Sicoob Credipar)
A Livre Admissão significa que o Sicoob Credipar, antes de acesso exclusivo aos produtores rurais, agora pode receber em seu quadro de cooperados profissionais de diferentes ramos de atuação.
A maior procura para a adesão à cooperativa é por pessoas jurídicas que estão percebendo os benefícios que sua empresa pode obter ao trabalhar com uma cooperativa de crédito. Nesse período, muitas conquistas já foram alcançadas e a Gerente de Negócios, Aliandra Santos afirma que "estamos superando as expectativas do planejamento traçado no início".
Os PAC’s ligados ao Sicoob Credipar também tiveram sua área de atuação modificada para o sistema de Livre Admissão, alcançando os profissionais interessados em fazer parte da cooperativa nos municípios de Barrolândia, Cristalândia, Divinópolis, Dois Irmãos, Marianópolis, Miranorte e Pium.
"A partir do lançamento da Resolução 3106/2003 do Banco Central que criou a Livre Admissão, vimos uma oportunidade para desenvolvermos e ampliarmos nossos negócios enquanto sistema de cooperativa de crédito, podendo associar pessoas físicas e jurídicas de diferentes segmentos", relata o 1° vice presidente do Sicoob Credipar, Ornesino Garcia.
O Sicoob Credipar surgiu da necessidade de uma classe se unir para obter mais vantagens de crédito, e hoje a Livre Admissão torna o Sicoob Credipar uma cooperativa de crédito aberta para aqueles que buscam grandes oportunidades para o seu crescimento sem a burocracia de um banco convencional e os dados apontam o crescimento da cooperativa em número de novos cooperados e em resultados financeiros.
"A Livre Admissão é um divisor de águas para todos e amplia a visão de negócios dentro da sociedade, e o Sicoob Credipar está colaborando para o desenvolvimento dos municípios que possuem nossas agências com um trabalho consciente e comprometido com o crescimento da nossa região", afirma o Presidente do Sicoob Credipar Gilberto Moraes.
Por Sabrina Santos (Ascom Sicoob Credipar)