VII Encontro Estadual do Programa Cooperjovem reúne professores em Palmas

A 7ª edição do Encontro Estadual do Programa Cooperjovem foi marcada pela presença de mais de 40 professores e coordenadores da rede de ensino público das escolas cadastradas no Programa.

O objetivo do Encontro consistiu em vivenciar experiências sobre cooperativismo com o intuito de multiplicar os conhecimentos adquiridos no ambiente escolar e adquirir novos conhecimentos através da troca de experiências.

Segundo a coordenadora da Cooperativa de Educadores de Formoso do Araguaia (COPEFA), Madalena Borba, "há três anos a cooperativa adota o Cooperjovem e a disciplina do cooperativismo foi incluída na grade curricular dos alunos, devido sua importância na formação de cidadãos".


Colaboradores
Claúdia Celestino (secretária de educação de Marianópolis); Henrique Feldman (Sicredi Araguaia Tocantins), Maria Jose Andrade (OCB/SESCOOPTO), Antônio Carlos Pakalolo (secretário de educação de Gurupi), Guiomar Schimit (Unimed), Paulo Henrique (Sicoob Credipar), Madalena Borba (Copefa) e Joanita Rodrigues (Diretoria Regional de Ensino)


O secretário municipal de educação de Gurupi, Antônio Carlos Pakalolo, disse que no município 12 escolas participam do Programa e garantiu que ano que vem todas as escolas irão trabalhar com o Cooperjovem. "Esse Encontro é muito importante para nossos educadores, pois possibilita uma troca de ideias entre os participantes para uma posterior aplicação dos conhecimentos adquiridos", ressaltou Pakalolo.

A instrutora do curso, Elisete Aparecida Rasera, pedagoga com Pós-Graduação em Gestão Educacional, abordou durante o evento temas como: diretrizes nacionais do Programa Cooperjovem; contextualização das necessidades, potencialidades e oportunidades do Programa nas escolas e planejamento de ensino - plano de ação e projetos educacionais cooperativos.

Os representantes das cooperativas que apóiam o Programa falaram sobre a integração de suas cooperativas com o Cooperjovem:

"O Programa é uma ferramenta de extrema importância para que, desde criança, as pessoas comecem a entender a doutrina cooperativista, bem como incentivar a participação futura destes nas cooperativas".


"Nossa cooperativa é a madrinha do Programa no Tocantins. Acreditamos no Cooperjovem e estamos à disposição de todos os educadores. Esperamos que as escolas parceiras desenvolvam ações com os educandos que disseminem o cooperativismo em todas suas áreas, ramos, princípios e valores; buscando influenias em seu comportamento atual e futuro".


"Esperamos que as crianças e jovens inseridos neste programa descubram desde cedo a importância da cooperação e todos os benefícios que a união de forças e de objetivos pode trazer para suas vidas e para a sociedade".

"é importante apoiar o Cooperjovem, pois a escola é o início fértil para a assimilação da noção de cooperação e é onde a criança começa a ter noções do que é cooperativismo. Em um município onde há uma cooperativa, a comunidade precisa saber o que é a doutrina cooperativista".


"Um dos resultados esperados para este Programa é despertar os jovens estudantes o interesse pelo trabalho realizado em equipe, disseminando os valores e princípios cooperativistas. é fazer o jovem perceber que por meio da cooperação ele poderá se inserir no mercado de trabalho; incentivando a autonomia financeira e a geração de renda, comprometidos sempre com os valores éticos de sua formação como cidadão".