Notícias
Objetivo Geral: Conhecer praticas que deverão ser adotadas para a segurança dos pacientes.
Público Alvo: Empregados e associados da cooperativa Unimed Palmas
Dia/Hora: 01 de fevereiro de 2019 (18h30 às 22h30)
Carga horária: 04 horas
Local: Palmas - TO | Sede do Sistema OCB/TO
INSCRIÇÕES GRATUITAS
Instrutor(a): José Altamir
Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 30 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente.
Objetivo Geral: Conhecer praticas que deverão ser adotadas para a segurança dos pacientes.
Público Alvo: Empregados e associados da cooperativa Unimed Palmas
Dia/Hora: 01 de fevereiro de 2019 - 14h às 18h
Carga horária: 04 horas
Local: Palmas - TO | Sede do Sistema OCB/TO
INSCRIÇÕES GRATUITAS
Instrutor(a): José Altamir
Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 30 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente.
Objetivo Geral: Conhecer praticas que deverão ser adotadas para a segurança dos pacientes.
Público Alvo: Empregados e associados da cooperativa Unimed Palmas
Dia/Hora: 31 de janeiro de 2019 - 14h às 18h
Carga horária: 04 horas
Local: Palmas - TO | Sede do Sistema OCB/TO
INSCRIÇÕES GRATUITAS
Instrutor(a): José Altamir
Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 30 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente.
Objetivo Geral: Conhecer praticas que deverão ser adotadas para a segurança dos pacientes.
Público Alvo: Empregados e associados da cooperativa Unimed Palmas
Dia/Hora: 30 de janeiro de 2019 -14h às 18h
Carga horária: 04 horas
Local: Palmas - TO | Sede do Sistema OCB/TO
INSCRIÇÕES GRATUITAS
Instrutor(a): José Altamir
Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 30 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente.
Objetivo Geral: Conhecer praticas que deverão ser adotadas para a segurança dos pacientes.
Público Alvo: Empregados e associados da cooperativa Unimed Palmas
Dia/Hora: 28 de janeiro de 2019 - 14h às 18h
Carga horária: 04 horas
Local: Palmas - TO | Sede do Sistema OCB/TO
INSCRIÇÕES GRATUITAS
Instrutor(a): José Altamir
Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 30 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente.
O Governo Federal anunciou nesta quarta-feira (23/01), as 35 ações prioritárias para os 100 primeiros dias de mandato. “As ações foram elencadas como metas nacionais prioritárias pela equipe técnica do Governo com base em dois critérios: efetividade de entrega à sociedade nos 100 primeiros dias de administração e considerável impacto social”, afirmou o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, na apresentação do documento.
O Sistema OCB Nacional, por meio de sua equipe técnica, analisou cada uma das metas que têm impacto para o setor (confira aqui o estudo), comentando como elas influenciam o dia-a-dia das cooperativas e/ou como elas podem colaborar. Das 35 ações elencadas pelo Governo, foram enfatizadas 11 ações de maior relevância:
- ° Estímulo à Agricultura Familiar (Agricultura);
- ° Implantação do Centro de Testes de Tecnologias de Dessalinização (Ciência e Tecnologia);
- ° Plano Nacional de Segurança Hídrica (Desenvolvimento Regional);
- ° Intensificação do processo de inserção econômica internacional (Economia);
- ° Alfabetização Acima de Tudo (Educação);
- ° Privatizações no Setor de Transportes (Infraestrutura);
- ° Aprimorar o Sistema de Recuperação Ambiental (Meio Ambiente);
- ° Plano Nacional para Combate ao Lixo no Mar (Meio Ambiente);
- ° Redução Tarifária do Mercosul (Relações Exteriores);
- ° Melhorar o ambiente de negócios do turismo e potencializar a atração de investimentos para o Brasil (Turismo); e
- ° Atendimento eletrônico de devedores dos órgãos federais (Advocacia-Geral da União).
Vale destacar que, de toda a Agenda proposta, a única ação voltada para o setor da agricultura foi uma proposta do Sistema OCB Nacional, apresentada ao secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Marcos Montes, no dia 14/01 (veja aqui matéria sobre essa audiência).
Ação proposta: Ampliar para 2 anos o prazo de validade das Declarações de Aptidão (DAP) do Programa Nacional da Agricultura Familiar. Garantir a continuidade do acesso a milhões de pequenos produtores a políticas de promoção da agricultura familiar.
Além disso, no âmbito do Ministério da Ciência e Tecnologia, foi elencada ação que diz respeito à “Implantação do Centro de Testes e Tecnologias de Dessalinização”. “Esta é uma ação com a qual o cooperativismo está pronto para contribuir. Temos um exemplo vivo, dando resultados, na Paraíba. A Coonap, uma de nossas cooperativas, possui um projeto de dessalinizador solar de baixo custo, que garante segurança hídrica, com água potável, na região do semiárido para cerca de 150 pessoas. Esse projeto foi premiado em 2018 no Prêmio SomosCoop – Melhores do ano e em 2017, pela Fundação Banco do Brasil”, declarou o Presidente Márcio Lopes de Freitas . (CLIQUE AQUI para conhecer o projeto da Coonap, vencedor na categoria Desenvolvimento Sustentável no Prêmio SomosCoop 2018).
Técnicos e integrantes do Comitê Agrícola da Frísia Cooperativa Agroindustrial no Tocantins, e o coordenador comercial de grãos da Frísia no Paraná, Alex Santin, visitaram nesta quarta-feira 23, a Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa), na cidade de Pedro Afonso. O intercâmbio entre as duas importantes cooperativas foi marcado pela troca de experiências e apresentação de cases de sucesso implantados nas diversas áreas de atuação, desde apoio técnico a produtores associados até a cotação de valores no mercado financeiro.
Na sede da Coapa, a comitiva da Frísia composta por seis integrantes, foi recepcionada pelo presidente Ricardo Khouri, vice-presidente Alberto Mazzola, diretor-secretário Luiz Gilberto Ramos, conselheiro de administração Edis Sgorla e por gerentes e colaboradores, que ficaram à disposição para esclarecer eventuais dúvidas dos visitantes. Os visitantes também conheceram as Unidades Agroveterinária e de Grãos da Coapa.
Durante palestra ministrada pelo gerente geral da Coapa, Nelzivan Carvalho Neves, os representantes da Frísia conheceram a história da cooperativa pedroafonsina, fundada em 1998, e receberam informações sobre a produção, dados financeiros, histórico de crescimento, entre outros assuntos. Na oportunidade, os membros da Frísia puderam tirar duvidas sobre a Coapa e também trocar experiências de sucesso aplicadas na unidade tocantinense da cooperativa originária do Paraná.
Para o vice-presidente Alberto Mazzola, o intercâmbio garante ganhos para todos os envolvidos. “Tanto a Coapa como a Frísia tratam suas problemáticas com soluções e alternativas diferentes. Essa troca de experiência fortalece as cooperativas e garante que as gestões possam ser melhoradas apenas pela troca de informações de projetos que deram certo”, destacou.
Há 16 anos no mercado agroindustrial, a coordenadora da unidade da Frísia no Tocantins, Érica Lima Brito, acredita que a aliança entre as duas cooperativas, em um estado promissor como o Tocantins, dá visibilidade ao agronegócio, ao produtor rural e para a comunidade, pois as duas cooperativas trabalham para desenvolver o agronegócio e o cooperativismo. .
Já o presidente da Coapa, Ricardo Khouri, que também preside o Sistema OCB/Sescoop-TO, declarou que foi um motivo de alegria receber representantes de uma cooperativa como a Frísia. “Trata-se de uma das maiores cooperativas do Brasil, que hoje nos visita para começar uma troca de experiências. Eles viram quais são as práticas que nós desenvolvemos com nossos cooperados, para que as atividades que eles desenvolvem possam guardar uma similaridade, principalmente no processo de oferta de insumos agrícolas. A partir daí surgiram outras cooperações, como na parte de pesquisa, na qual são bastante avançados. Temos agora boas ideias e precisamos colocá-las em prática”, ressaltou Ricardo Khouri, lembrando que a integração entre as equipes foi bastante positiva.
O coordenador do Comitê Agrícola da Frísia do Tocantins, Hermann Weigand, disse que a intercooperação propiciará melhor desenvolvimento no mercado. “Para nós cooperados e produtores da Frísia é muito importante esse intercâmbio, pois percebemos que a união faz a força, e quando temos as mesmas dificuldades isso fortalece as ideias diferentes que dialogam para soluções eficazes”, avaliou.
Weigand frisou ainda que apesar da Frísia ser nova no Tocantins, a experiência na atuação no sul aliada a vivência do norte do país, pode colaborar com a melhoria da atuação das duas cooperativas. “O Tocantins é um estado emergente em plena expansão e essa parceria entre a Coapa e Frísia garantirá um desempenho melhor no dia a dia dos produtores”.
[gallery columns="2" size="large" ids="20083,20084"]
Fonte: ASCOM Coapa
No cooperativismo, ninguém fica para trás. Por isso, em vez de apenas celebrar o fato de que sete em cada dez cooperativas brasileiras já firmaram parcerias de intercooperação para crescer de maneira mais rápida e sustentável, o Sistema OCB está pensando em estratégias para elevar esse número ainda mais nos próximos anos. Afinal, a intercooperação é um dos princípios centrais do nosso movimento e traz benefícios perceptíveis para quem a ele adere (veja quadro).
O primeiro passo dado pela Casa do Cooperativismo nesse sentido foi a realização de uma pesquisa com 268 cooperativas de 11 ramos do cooperativismo, em 9 estados brasileiros. O objetivo do estudo — realizado em parceria com a Confederação das Cooperativas Alemãs (DGRV) — era entender como a intercooperação acontecia na prática, no Brasil. “Percebemos que gastávamos muito tempo falando da teoria e das vantagens da intercooperação, mas não da prática dessa atividade”, explica o superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile. “A partir desse estudo, entendemos quais os ganhos reais da intercooperação, na visão das cooperativas, e quais os desafios enfrentados por elas no processo implementação dessas parcerias”, complementa.
Como cada ramo do cooperativismo tem suas particularidades, nesse primeiro momento, os pesquisadores identificaram os desafios e os resultados concretos da intercooperação no ramo agropecuário. Com isso, foi possível conhecer os principais obstáculos à intercooperação, no Brasil. “Na teoria, 99% das cooperativas acha a intercooperação importante ou muito importante para o sucesso de seus negócios. Só que na hora de colocar essa ideia em prática, o projeto as vezes não consegue sair do papel por desconhecimento de como esse tipo de parceria pode ser operacionalizado”, lamenta Nobile.
Quem viveu essa dificuldade na prática (e superou) foi a Cooperativa Mista Agropecuária de Patos de Minas (Coopatos) — vencedora da edição 2018 do Prêmio SomosCoop Melhores do Ano, na categoria Intercooperação. Os gestores do empreendimento lideraram um acordo que criou uma Central Única de Compras para sete cooperativas da região, beneficiando diretamente cerca de 10 mil cooperados. José Francelino Dias, presidente da Coopatos, admite que o começo da negociação foi complicado. Havia uma certa desconfiança de algumas cooperativas, mas com muita conversa e colocando o bem do cooperativismo em primeiro lugar, o acordo foi assinado.
“A intercooperação veio para multiplicar nossa força, nossa capacidade de ação”, explica Dias. “A Central Única de Compras trouxe benefícios para quem mais importa: o cooperado. É nele que nossas cooperativas estão pensando, todos os dias”, afirma.
Os bons resultados obtidos pelo projeto — que movimenta cerca de R$ 870 milhões por ano — estão atraindo novos interessados para a Central de Compras. “Notamos que as cooperativas que ainda não estão dentro do nosso grupo de compras agora estão querendo entrar no projeto. E posso afirmar com certeza: quem está de fora só tem a perder”, garante o presidente da Coopatos.
MENSURAÇÃO DE RESULTADOS
Outro desafio importante da intercooperação é mensurar, de forma precisa, os resultados financeiros dessa prática, no Brasil. “Ainda temos um percentual muito baixo de cooperativas em condições de avaliar e medir, em números, qual o retorno financeiro desse tipo de parceria”, constata Renato Nobile.
A falta de dados concretos — como o percentual do aumento das receitas obtidas com esse tipo de acordo, por exemplo — prejudica a conscientização dos gestores cooperativistas sobre a importância desses acordos para a sustentabilidade financeira do negócio. “Os ganhos operacionais e de imagem são inegáveis e muito conhecidos, mas precisamos também de cifras e resultados financeiros. Eles são os mais adequados para mobilizar as cooperativas que ainda não aderiram à intercooperação”, pondera o superintendente.
Quem já conseguiu superar essa dificuldade de medir resultados com louvor foi a Federação das Cooperativas Agropecuárias de Santa Catarina (Fecoagro), segunda colocada do Prêmio SomosCoop Melhores do Ano, na categoria Intercooperação.
“Como nossa central de compras é completamente automatizada, não temos problema com a coleta de dados”, comemora Claudio Post, presidente da Fecoagro. “Hoje, todas as cooperativas compartilham seus pedidos dentro de um mesmo sistema para conseguirmos comprar em escala e negociar melhores preços. Por isso, conseguimos saber exatamente o retorno financeiro desse acordo para as 11 envolvidas: R$ 24,6 milhões em economia, somente em 2017”.
Post recorda que a assinatura do acordo de intercooperação Fecoagro só foi possível após uma série de reuniões e alinhamentos entre todos os dirigentes envolvidos no projeto. “A prática da intercooperação depende de confiança. E confiança se conquista com muito diálogo”, explica.
ABRINDO CAMINHOS
Consciente dos muitos benefícios da intercooperação, o Sistema OCB estuda maneiras de facilitar a concretização dessas parcerias no Brasil. “Em nossa pesquisa, identificamos as áreas de maior interesse para nossas associadas. Os dirigentes entrevistados podiam escolher mais de um setor e demonstraram o desejo de firmar acordos comerciais (64%), na área industrial (57%) e de logística (50%)”, explica Clara.
O próximo passo será encontrar maneiras de abrir espaços de negociação entre cooperativas para facilitar e viabilizar a assinatura de parcerias.
Outro projeto da Casa do Cooperativismo, ainda sem previsão de lançamento, é a produção de um compêndio com as melhores práticas intercooperativas do Brasil. A publicação será disponibilizada a todas as cooperativas em formato digital. Assim, elas poderão se inspirar nas experiências de quem já vive, na prática, as melhorias trazidas pela intercooperação.
Para completar, em 2018, a Casa do Cooperativismo realizou um evento específico sobre o tema, intitulado “Intercooperação: compartilhamento de soluções tecnológicas. “Nossa ideia é criar oportunidades como essa, focada na troca de informações, para que as cooperativas enxerguem o que é possível fazer e como cada um de nós pode contribuir com o crescimento da intercooperação entre diversos ramos”, arremata o superintendente.
Confira abaixo os principais resultados da intercooperação:
PARCERIAS COMERCIAIS
Fortalecimento/Melhoria da imagem |
30% |
Aumento do portfólio de produtos e serviços |
40% |
Economia gerada no negócio ou processo |
45% |
Oportunidade de vendas |
57% |
Aumento da competitividade |
65% |
PARCERIA FINANCEIRA
Economia gerada no negócio ou processo |
39% |
Oportunidade de vendas |
39% |
Fortalecimento/Melhoria da imagem |
45% |
Aumento da competitividade |
57% |
Capitalização |
74% |
PARCERIA INDUSTRIALIZAÇÃO
Fortalecimento/Melhoria da imagem |
38% |
Aumento do portfólio de produtos e serviços |
45% |
Aumento da competitividade |
48% |
Oportunidade de vendas |
52% |
Economia gerada no negócio ou processo |
52% |
FATORES PARA O SUCESSO DE UM ACORDO DE INTERCOOPERAÇÃO
28% |
Vontade política |
27% |
Estrutura financeira |
25% |
Confiança |
20% |
Abertura para negociação |
Outras |
Ambiente comercial Indicadores de desempenho Relacionamento Conhecimento sobre atuação de outros ramos |
Fonte: Revista Saber Cooperar
As cooperativas agropecuárias poderão obter o Selo Agro+ Integridade (edição 2019-2020) para adicionar nas embalagens de seus produtos. Para isso, basta que elas participem de uma seleção de identificação daquelas que estão de acordo com as regras do programa. As inscrições começam no dia 1º/2, vão até o dia 31/5 e devem ser feitas diretamente do site do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
A boa notícia foi publicada no Diário Oficial a União desta terça-feira (22) e é o resultado de negociações entre Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e Assessoria Especial de Controle Interno do MAPA. Logo que foi lançado, no mês passado, o programa não previa a participação das cooperativas, apenas de empresas do setor agropecuário que desenvolvam boas práticas de integridade, responsabilidade social e sustentabilidade.
Vale destacar, também, que a Portaria que inclui representantes da Organização da OCB no Comitê Gestor do “Selo Agro+ Integridade” está sob análise na Secretária Executiva do MAPA e a expectativa dos cooperativistas é de que seja publicada nos próximos dias.
VANTAGENS
As empresas e cooperativas selecionadas no programa terão o direito de utilizar o Selo Agro+ Integridade em seus produtos e em meios de comunicação, publicidade e afins durante a vigência do mesmo. Além disso, o MAPA também poderá divulgar em sua página oficial, no espaço destinado ao tema integridade, as boas práticas de integridade, ética, responsabilidade social e sustentabilidade adotadas pelos premiados.
SAIBA MAIS
O Selo Agro+ Integridade tem quatro objetivos. São eles:
- Estimular a implementação de programas de integridade, ética e de sustentabilidade, em seu amplo espectro, qual seja: econômico, social e ambiental;
- Conscientizar empresas e cooperativas do agronegócio sobre seu relevante papel no enfrentamento às práticas concorrenciais corruptas e antiéticas;
- Reconhecer práticas de integridade e ética em empresas e cooperativas do agronegócio no mercado nacional, no relacionamento entre si e com o setor público; e
- Mitigar riscos de ocorrência de fraudes e corrupção nas relações entre o setor público e o setor privado ligado ao agronegócio.
São público-alvo do programa as empresas do agronegócio, instaladas no país, dedicadas a prática agropecuária de qualquer natureza, as empresas de insumos diretamente vinculadas à produção agropecuária e as cooperativas de produção agropecuária, instaladas no país.
Fonte: Sistema OCB (somoscooperativismo.coop.br)
Objetivo Geral: Capacitar os participantes para identificar os componentes que influenciam o resultado de um processo de medição e utilize as ferramentas estatísticas e matemáticas básicas para estimativa de incerteza de medição.
Público Alvo: Empregados e associados da cooperativa COOPERFRIGU
Dia/Hora: 25 a 27 de fevereiro de 2019 | 08h às 12h e 14h às 18h
Carga horária: 12 horas
Local: Gurupi - TO
INSCRIÇÕES GRATUITAS
Instrutor(a):
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
- FUNDAMENTOS DE METROLOGIA;
- CONCEITOS E DEFINIÇÕES;
- MODELOS E ESTIMATIVAS PARA MEDIÇÕES DIRETAS;
- EXEMPLOS DE MEDIÇÕES DIRETAS;
- MODELOS E ESTIMATIVAS PARA MEDIÇÕES INDIRETAS;
- CAS DE MEDIÇÃO INDIRETA: CURVA DE CALIBRAÇÃO;
- EXEMPLO DE CURVA DE CALIBRAÇÃO;
- DECLARAÇÃO DO RESULTADO DE INCERTEZA EXPANDIDA, APLICAÇÕES EM ENSAIOS E CALIBRAÇÕES.
Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 30 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente.
Objetivo Geral: Desenvolver ações de capacitação comportamental com foco no atendimento humanizado aos clientes das cooperativas.
Público Alvo: Empregados e associados da cooperativa Unimed Palmas
Dia/Hora: 30 de março de 2019 | 08h às 12h e 14h às 18h
Carga horária: 08 horas
Local: Palmas - TO
INSCRIÇÕES GRATUITAS
Instrutor(a):
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
- Atendimento ao cliente
- Atendimento ao cliente na atualidade: foco no cliente, inclusão e diversidade;
- Diferenças entre excelência no atendimento e atendimento humanizado;
- A atuação dos profissionais de organizações de saúde;
- Atendimento ao cliente de organizações de saúde.
Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 30 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente.
Objetivo Geral: Desenvolver ações de capacitação comportamental com foco no atendimento humanizado aos clientes das cooperativas.
Público Alvo: Empregados e associados da cooperativa Unimed Palmas
Dia/Hora: 29 de março de 2019 | 08h às 12h e 14h às 18h
Carga horária: 08 horas
Local: Palmas - TO
INSCRIÇÕES GRATUITAS
Instrutor(a):
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
- Atendimento ao cliente
- Atendimento ao cliente na atualidade: foco no cliente, inclusão e diversidade;
- Diferenças entre excelência no atendimento e atendimento humanizado;
- A atuação dos profissionais de organizações de saúde;
- Atendimento ao cliente de organizações de saúde.
Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 30 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente.
Objetivo Geral: Estimular o universo de reflexão e de crítica na comunicação escrita. Desenvolvendo habilidade de escrever de maneira lógica documentos utilizados na comunicação escolar.
Público Alvo: Empregados e associados da cooperativa CEPAR
Dia/Hora: 22 de fevereiro de 2019 | 13h às 17h e 18h30 às 22h30
Carga horária: 08 horas
Local: Arraias - TO
INSCRIÇÕES GRATUITAS
Instrutor(a):
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
- Comunicação através da escrita;
- Qualidades de um texto;
- Problemas comuns na comunicação escrita;
- Tipos de textos (descrição, narração e dissertação);
- Normas para elaboração de textos;
- Pronomes de tratamento, abreviaturas e símbolos;
- Dicas de produção de Texto Escolares;
- Textos e as funções de linguagem;
- Características linguísticas de alguns textos.
Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 30 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente.
Objetivo Geral: Habilitar os participantes a implantarem esta ferramenta imprescindível para iniciar e manter os processos de Qualidade e Produtividade Total, transformando seu ambiente de trabalho e reeducando os colaboradores na excelência em organização, limpeza e segurança.
Público Alvo: Empregados e associados da cooperativa COAPA
Dia/Hora: 22 e 23 de fevereiro de 2019 | 08h às 15h e 14h às 18h
Carga horária: 16 horas
Local: Pedro Afonso - TO
INSCRIÇÕES GRATUITAS
Instrutor(a):
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
- A Filosofia 5S’s;
- Benefícios do Housekeeping no gerenciamento da manutenção, meio ambiente e
- segurança;
- Como planejar sua implantação no seu ambiente de trabalho;
- Facilitador 5S’s na cooperativa;
- Qualidade e excelência em gestão com a ferramenta 5S´s.
- Origem
Objetivos do Programa
Benefícios do 5S para a empresa
Significado dos 5 "S" (Esses)
A Mudança Comportamental
Senso 1S (Seiri - Utilização)
Senso 2S (Seiton – Organização)
Senso 3S (Seiso – Limpeza)
Senso 4S (Seiketsu – Padronização)
Senso 5S (Shitsuke – Disciplina)
Os Passos para a Implantação
Ferramentas para a Implantação - Brainstorming
Ferramentas para a Implantação - Plano de Ação (5W2H)
Ferramentas para a Implantação - Ciclo PDCA
Ferramentas para a Implantação - Diagrama de Ishikawa
Planejando as auditorias do 5S
Executando uma auditoria 5S
Como auditar o 1S - Seiri (Utilização)
Como auditar o 2S - Seiton (Organização)
Como auditar o 3S - Seiso (Limpeza)
Como auditar o 4S - Seiketsu (Padronização)
Como auditar o 5S - Shitsuke (Disciplina)
Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 30 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente.
Objetivo Geral: Subsidiar as tomadas das decisões gerenciais com o planejamento e gestão financeira da cooperativa, administrando os recursos de curto, médio e longo prazos por meio de análise e interpretação de demonstrativos econômico-financeiros.
Público Alvo: Empregados e associados da cooperativa COED
Dia/Hora: 15 de fevereiro de 2019 | 07h:30min às 11h:30 e 14h às 18h
Carga horária: 08 horas
Local: Pedro Afonso - TO
INSCRIÇÕES GRATUITAS
Instrutor(a):
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
- Ambiente macroeconômico;
- Síntese da função financeira;
- O papel e as funções do administrador financeiro;
- Análise financeira;
- Análise da situação financeira;
- Planejamento financeiro;
- Controles operacionais e financeiros;
- Estratégias de aplicação financeira.
Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 30 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente.
Objetivo Geral: Habilitar os profissionais designados para o trabalho realizarem suas atividades em conformidade com as determinações de segurança descritas nas normas regulamentadora NR
Público Alvo: Empregados e associados da cooperativa Unimed Palmas
Dia/Hora: 08 de fevereiro de 2019
Carga horária: 08 horas
Local: Palmas - TO
INSCRIÇÕES GRATUITAS
Instrutor(a): Sayuri da Rosa
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
- Sistema de segurança e saúde no trabalho;
- Prevenção e controle de riscos;
- Tecnologias de prevenção e combate a incêndio e suporte emergencial à vida;
- Meio ambiente e qualidade de vida;
- Ergonomia;
- Doenças ocupacionais;
- Primeiros Socorros.
Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 30 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente.
Objetivo Geral: Habilitar os profissionais designados para o trabalho realizarem suas atividades em conformidade com as determinações de segurança descritas nas normas regulamentadora NR
Público Alvo: Empregados e associados da cooperativa Unimed Palmas
Dia/Hora: 06 e 07 de fevereiro de 2019 (08h às 18h no 1º dia e 08h às 12h no 2º dia)
Carga horária: 08 horas
Local: Palmas - TO
INSCRIÇÕES GRATUITAS
Instrutor(a): Sayuri da Rosa
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
- Leis e normas de segurança;
- NBR-14276;
- Saídas de emergência;
- Portas e condições de passagem;
- Escadas e elevadores;
- Combate ao fogo;
- Exercício de alerta;
- Classes de fogo;
- Extinção por meio de água;
- Extintores;
- Sistemas de alarme;
- Abandono de área;
- Pessoas com mobilidade reduzida;
- Riscos específicos da planta.
Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 30 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente.
Objetivo Geral: Habilitar os profissionais designados para o trabalho realizarem suas atividades em conformidade com as determinações de segurança descritas nas normas regulamentadora NR
Público Alvo: Empregados e associados da cooperativa Frísia
Dia/Hora: 07 de fevereiro de 2019
Carga horária: 08 horas
Local: Paraíso do Tocantins - TO
INSCRIÇÕES GRATUITAS
Instrutor(a): Reginaldo da Silva
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
- Normas e regulamentos aplicáveis ao trabalho em altura;
- Análise de risco e condições impeditivas;
- Riscos potenciais inerentes ao trabalho em altura e medidas de prevenção e controle;
- Equipamentos de proteção individual para trabalho em altura: seleção, inspeção, conservação e limitação de uso;
- Acidentes típicos em trabalhos em altura;
- Condutas em situações de emergência, incluindo noções de técnicas de resgate e de primeiros socorros.
Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 30 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente.
Objetivo Geral: Habilitar os profissionais designados para o trabalho realizarem suas atividades em conformidade com as determinações de segurança descritas nas normas regulamentadora NR
Público Alvo: Empregados e associados da cooperativa Frísia
Dia/Hora: 05 e 06 de fevereiro de 2019
Carga horária: 16 horas
Local: Paraíso do Tocantins - TO
INSCRIÇÕES GRATUITAS
Instrutor(a): Reginaldo da Silva
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
- Definições;
- Reconhecimento, avaliação e controle de riscos;
- Funcionamento dos equipamentos utilizados;
- Procedimentos e utilização da permissão de entrada de trabalho;
- Noções de resgate e primeiros socorros;
- Identificação dos espaços confinados
- Critérios de indicação e uso de equipamentos para controle de riscos;
- Conhecimentos sobre práticas seguras em espaços confinados;
- Legislação de segurança e saúde no trabalho;
- Programa de proteção respiratória;
- Área classificada;
- Operações de salvamento.
Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 30 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente.
Objetivo Geral: Habilitar os profissionais designados para o trabalho realizarem suas atividades em conformidade com as determinações de segurança descritas nas normas regulamentadora NR
Público Alvo: Empregados e associados da cooperativa Frísia
Dia/Hora: 04 de fevereiro de 2019
Carga horária: 08 horas
Local: Paraíso do Tocantins - TO
INSCRIÇÕES GRATUITAS
Instrutor(a): Reginaldo da Silva
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
- Legislação pertinente;
- Teoria do fogo;
- Meios de propagação do fogo;
- Classificação do fogo;
- Equipamentos de combate ao fogo;
- Técnicas de combate ao fogo;
- Abandono de área;
- Técnicas de prevenção de incêndios;
- Reconhecimento, utilização de extintores de incêndios e hidrantes;
- Procedimentos para evacuação dos locais de trabalho com segurança;
- Análise primária;
- Manobras de reanimação;
- Ferimentos e hemorragias;
- Fraturas e imobilização;
Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 30 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente.