Notícias
Notícias
0 minutes read
O presidente da Cooperativa dos Produtores de Carnes e Derivados de Gurupi (Cooperfrigu), Oswaldo Stival, visitou a sede da agência do Sicoob Credipar da cidade. O gerente da agência, João Fernandes, recebeu Stival e explicou sobre serviços, taxas e produtos que estão disponíveis aos cooperados.
"Estamos muito felizes em poder ter a Cooperfrigu como parceiro do Sicoob Credipar, inclusive foi o nosso primeiro cooperado em Gurupi. Acreditamos que este é o início de uma grande e mútua parceria, não só nos negócios, mas em vários projetos que ambas cooperativas desenvolvem", afirmou Fernandes.
Segundo Oswaldo Stival, Gurupi ganhou com a abertura desta agência, inaugurada no último dia 06 de janeiro, que ajudará aquecer ainda mais o comércio e o setor econômico do município. "Vocês estão de parabéns por terem trazido esta cooperativa para a nossa cidade e estamos aqui para sermos parceiros, pois queremos participar e contribuir para o fortalecimento de Gurupi e região", destacou Oswaldo, ressaltando que a Cooperfrigu já começou a utilizar alguns dos serviços e produtos oferecidos pela cooperativa financeira.
Leilane Macedo
Assessoria de Comunicação Cooperfrigu
Notícias
0 minutes read
Ao longo de 2012, as integrantes do Núcleo Feminino da Coapa pretendem realizar mais 11 reuniões sempre às 19 horas, sempre em locais diferentes. A primeira aconteceu no dia 9 de janeiro, em Bom Jesus do Tocantins. O próximo encontro será dia 6 de fevereiro, na residência da integrante do grupo Maria Mamedio, em Pedro Afonso. Na pauta a eleição da coordenação geral da entidade e definição das datas de realização de cursos de qualificação profissional. O cronograma com as datas das demais reuniões pode ser conferido logo abaixo.
O Núcleo Feminino da Coapa um órgão formado por cooperadas, esposas e filhas de cooperados. O Sescoop-TO define o núcleo feminino como um órgão consultivo e auxiliar da cooperativa que consiste em um espaço destinado a mulheres para expressarem suas opiniões e pensamentos. é também um espaço de formação técnica, humana, empreendedora e cooperativista. O objetivo é contribuir com a sociedade e no desenvolvimento do cooperativismo, sendo palco de ações desenvolvidas pelas mulheres integrantes da família Coapa em prol da comunidade onde está inserida.

O Núcleo Feminino da Coapa um órgão formado por cooperadas, esposas e filhas de cooperados. O Sescoop-TO define o núcleo feminino como um órgão consultivo e auxiliar da cooperativa que consiste em um espaço destinado a mulheres para expressarem suas opiniões e pensamentos. é também um espaço de formação técnica, humana, empreendedora e cooperativista. O objetivo é contribuir com a sociedade e no desenvolvimento do cooperativismo, sendo palco de ações desenvolvidas pelas mulheres integrantes da família Coapa em prol da comunidade onde está inserida.

Notícias
0 minutes read
O Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi) fechou 2011 com 2 milhões de associados em dez estados brasileiros, representando um crescimento de 13% em relação ao ano anterior. No levantamento dos últimos cinco anos (2006 a 2011), foi identificado aumento de 100% do quadro de associados e incremento de 286,6% do volume de ativos, saltando dos R$ 6,7 bilhões para R$ 25,9 bilhões no período.
O presidente-executivo do Sicredi, Ademar Schardong, atribui o resultado à consolidação do cooperativismo. "As cooperativas de crédito têm se firmado no mercado financeiro como um sistema mais inclusivo, participativo e justo, atuando como instrumento de organização econômica da sociedade. A ONU reconheceu essa importância e declarou 2012 o Ano Internacional das Cooperativas", afirmou Schardong. Em 2011, produtos disponíveis aos associados também registraram incremento recorde. Os consórcios tiveram um volume de crédito 45% superior a 2010 e as cotas atingiram 31% a mais. Já no crédito rural, o Sicredi concedeu mais de R$ 6 bilhões em recursos para produtores.
O saldo da caderneta de poupança do Sistema ainda mostrou um crescimento de 34,21%, fechando 2011 com R$ 1,9 bilhão em investimentos. A expectativa do Sicredi para este ano é registrar um novo crescimento de cerca de 30% no saldo dos investimentos em poupança.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sicredi
O presidente-executivo do Sicredi, Ademar Schardong, atribui o resultado à consolidação do cooperativismo. "As cooperativas de crédito têm se firmado no mercado financeiro como um sistema mais inclusivo, participativo e justo, atuando como instrumento de organização econômica da sociedade. A ONU reconheceu essa importância e declarou 2012 o Ano Internacional das Cooperativas", afirmou Schardong. Em 2011, produtos disponíveis aos associados também registraram incremento recorde. Os consórcios tiveram um volume de crédito 45% superior a 2010 e as cotas atingiram 31% a mais. Já no crédito rural, o Sicredi concedeu mais de R$ 6 bilhões em recursos para produtores.
O saldo da caderneta de poupança do Sistema ainda mostrou um crescimento de 34,21%, fechando 2011 com R$ 1,9 bilhão em investimentos. A expectativa do Sicredi para este ano é registrar um novo crescimento de cerca de 30% no saldo dos investimentos em poupança.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sicredi
Notícias
0 minutes read
Já está em vigor, desde o primeiro dia do ano, a Instrução Normativa n° 62, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que normatiza a produção e a qualidade do leite produzido no país.
A IN n° 62, que altera a IN anterior do assunto (n°51/2002), prevê novos parâmetros para Contagem Bacteriana Total (CBT - que mensura o grau de higiene durante a ordenha) e Contagem de Células Somáticas (CCS - monitora a sanidade do úbere (tetos) dos animais), refletindo negociações entre governo e setor produtivo. Com a medida, o ministério alinhou o pedido de produtores que não conseguiram cumprir o prazo para redução dos limites previstos à proposta do Plano Nacional de Melhoria da Qualidade do Leite.
Os padrões estão em processo de implantação gradativa desde 2002. Com a atualização, os índices de CBT e CCS, que podiam chegar a 750 mil/ml, passam a ter como limite máximo 600 mil/ml. Os produtores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste precisam cumprir a determinação desde o 1° de janeiro deste ano. Os do Norte e Nordeste do país cumprem a mesma exigência a partir de janeiro de 2013. A edição da norma passa a escalonar os prazos e limites para a redução de CBT e CCS até o ano de 2016, chegando a 100 mil/ml e 400 mil/ml, respectivamente. Além disso, esta instrução suprime os Regulamentos Técnicos de Identidade e Qualidade dos leites tipos "B" e "C".
A normativa também incrementa o texto original, complementando o controle sanitário de brucelose e tuberculose, além de normatizar itens não esclarecidos no texto original, como a obrigatoriedade da realização de análise para pesquisa de resíduos de inibidores e antibióticos no leite e outras lacunas observadas nestes nove anos de execução da legislação. Para atender às demandas futuras, o governo instituiu um grupo de trabalho que está acompanhando o desenvolvimento do Programa Nacional de Melhoria da Qualidade do Leite.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema OCB/Sescoop/GO
A IN n° 62, que altera a IN anterior do assunto (n°51/2002), prevê novos parâmetros para Contagem Bacteriana Total (CBT - que mensura o grau de higiene durante a ordenha) e Contagem de Células Somáticas (CCS - monitora a sanidade do úbere (tetos) dos animais), refletindo negociações entre governo e setor produtivo. Com a medida, o ministério alinhou o pedido de produtores que não conseguiram cumprir o prazo para redução dos limites previstos à proposta do Plano Nacional de Melhoria da Qualidade do Leite.
Os padrões estão em processo de implantação gradativa desde 2002. Com a atualização, os índices de CBT e CCS, que podiam chegar a 750 mil/ml, passam a ter como limite máximo 600 mil/ml. Os produtores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste precisam cumprir a determinação desde o 1° de janeiro deste ano. Os do Norte e Nordeste do país cumprem a mesma exigência a partir de janeiro de 2013. A edição da norma passa a escalonar os prazos e limites para a redução de CBT e CCS até o ano de 2016, chegando a 100 mil/ml e 400 mil/ml, respectivamente. Além disso, esta instrução suprime os Regulamentos Técnicos de Identidade e Qualidade dos leites tipos "B" e "C".
A normativa também incrementa o texto original, complementando o controle sanitário de brucelose e tuberculose, além de normatizar itens não esclarecidos no texto original, como a obrigatoriedade da realização de análise para pesquisa de resíduos de inibidores e antibióticos no leite e outras lacunas observadas nestes nove anos de execução da legislação. Para atender às demandas futuras, o governo instituiu um grupo de trabalho que está acompanhando o desenvolvimento do Programa Nacional de Melhoria da Qualidade do Leite.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema OCB/Sescoop/GO
Notícias
0 minutes read
O fortalecimento do cooperativismo no Estado do Tocantins e parcerias entre a OCB - Organização das Cooperativas Brasileiras e a Secretaria Estadual da Ciência e Tecnologia foi o tema de uma reunião entre o secretário da Ciência e Tecnologia, Borges da Silveria, o presidente do Sistema OCB/SESCOOP-TO, Ricardo Khouri e a superintendente, Maria José Oliveira. Também participaram do encontro o secretário Executivo da Ciência e Tecnologia do Estado do Tocantins, Mário Bezerra e o superintendente de Programas e Parcerias da pasta de Ciência e Tecnologia Romão Miranda Vidal.
Foram discutidas parcerias para capacitar e qualificar alunos, técnicos e professores do Colégio Agrícola Dr. José de Souza Porto, sobre o trabalho em sistema de cooperativismo. Segundo Borges da Silveira a secretaria pretende inserir uma disciplina de cooperativismo na grade curricular dos cursos ofertados no Colégio que fica em Pedro Afonso, a 200 km de Palmas. "Nós queremos também em parceria com o Sistema OCB/Sescoop-TO implantar um curso técnico em cooperativismo", afirma Borges da Silveira.
A Superintendente do Sistema OCB/SESCOOP-TO, Maria José Oliveira, disse que é importante que os novos técnicos saibam trabalhar com o cooperativismo, "porque quando você consegue inserir no mercado, profissionais que além de conhecer o sistema de produção agrícola e pecuário também sabem trabalhar com o modelo de cooperativismo ele se torna um profissional diferenciado", explica.
"é fundamental esta parceria não somente com a Secretaria da Ciência e Tecnologia mais também com outros órgãos do governo, para que seja desenvolvidas ações de formatação de projeto, organização de produtores para a constituição de cooperativa de forma correta do ponto de vista técnico e legal." conclui o presidente da OCB no Tocantins Ricardo Khouri que também é presidente da COAPA - Cooperativa Agroindustrial do Tocantins com sede em Pedro Afonso.
Atualmente são 56 cooperativas já registradas no Sindicato e Organização das Cooperativas no Estado do Tocantins.
(Com informações de O Girassol)
Notícias
0 minutes read
Movimento cooperativista quer aproveitar a oportunidade para definir marcos legais
O Ano Internacional das Cooperativas - 2012 marcou uma das atividades no primeiro dia do Fórum Social Temático, em Porto Alegre. O diretor-geral da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), José Graziano da Silva, participou do lançamento do Ano Estadual das Cooperativas no Rio Grande do Sul. O secretário executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), José Carlos Vaz, também participou da solenidade no Palácio Piratini representando o ministro Mendes Ribeiro Filho, que cumpre agenda em Londres. O Ano Internacional das Cooperativas será marcado por ações comemorativas e estruturantes definidas pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) em conjunto com o Mapa.
O movimento cooperativista quer aproveitar a oportunidade para definir marcos legais que são determinantes ao seu crescimento, e fomentar novas políticas públicas para o setor. A aprovação do Projeto de Lei 4622/2004, que regulamenta as cooperativas de trabalho, pelo Plenário da Câmara dos Deputados está entre as metas prioritárias.
No Brasil, mais de 300 mil empregos diretos são gerados pelas cooperativas. Todos seguindo os princípios de adesão livre e voluntária; controle democrático e participação econômica dos membros; autonomia e independência; educação, formação e informação; cooperação entre cooperativas; e envolvimento com a comunidade.
Fonte: OCB/Sescoop (Com informações do Mapa)
O Ano Internacional das Cooperativas - 2012 marcou uma das atividades no primeiro dia do Fórum Social Temático, em Porto Alegre. O diretor-geral da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), José Graziano da Silva, participou do lançamento do Ano Estadual das Cooperativas no Rio Grande do Sul. O secretário executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), José Carlos Vaz, também participou da solenidade no Palácio Piratini representando o ministro Mendes Ribeiro Filho, que cumpre agenda em Londres. O Ano Internacional das Cooperativas será marcado por ações comemorativas e estruturantes definidas pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) em conjunto com o Mapa.
O movimento cooperativista quer aproveitar a oportunidade para definir marcos legais que são determinantes ao seu crescimento, e fomentar novas políticas públicas para o setor. A aprovação do Projeto de Lei 4622/2004, que regulamenta as cooperativas de trabalho, pelo Plenário da Câmara dos Deputados está entre as metas prioritárias.
No Brasil, mais de 300 mil empregos diretos são gerados pelas cooperativas. Todos seguindo os princípios de adesão livre e voluntária; controle democrático e participação econômica dos membros; autonomia e independência; educação, formação e informação; cooperação entre cooperativas; e envolvimento com a comunidade.
Fonte: OCB/Sescoop (Com informações do Mapa)
Notícias
0 minutes read
Com o objetivo de criar novos mercados para a agricultura familiar, o governo aposta na recém-lançada Rede Brasil Rural. Trata-se de uma plataforma eletrônica de comércio que integra cooperativas de produtores rurais, fornecedores de insumos e consumidores públicos e privados. é a principal ferramenta do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para integrar o agricultor familiar ao mercado.
Por meio desse sistema, um produtor do Mato Grosso, um extrativista do Acre e um pecuarista de Santa Catarina poderão, por exemplo, usar o site para demandar e ofertar embalagens, serviços e maquinário. Além disso, eles poderão oferecer seus produtos para o governo ou para o público em geral.
"Vamos aproximar a agricultura familiar dos fornecedores de insumos e também do mercado de consumo. Não adianta só produzir, tem que comercializar", afirma o secretário Nacional de Agricultura Familiar do MDA, Laudemir Müller.
Em funcionamento desde 9 de dezembro passado, o site está aberto, neste momento, apenas para cadastro dos produtores, fornecedores, gestores do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e outros agentes envolvidos na cadeia produtiva da agricultura familiar. A partir do dia 19 de fevereiro, o acesso será liberado para todos os usuários. "Estamos iniciando a implementação e nossa meta é trabalhar com mil empreendimentos até o fim deste ano. Isso representa um total de 200 mil famílias", diz Müller.
As compras feitas pelos produtores da Rede Brasil Rural serão financiadas pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O banco irá disponibilizar um limite de crédito de até R$ 1 milhão por cartão do BNDES, com opção de cinco cartões por cooperativa, financiamento de três a 48 parcelas e taxas de juros pré-fixadas no ato da compra.
A logística das entregas ficará a cargo dos Correios. O projeto da logística, de acordo com Müller, ainda está sendo desenvolvido, mas será fundamental para dar agilidade e confiança ao processo.
A plataforma também possui uma área específica para os gestores municipais de alimentação escolar. A lei que regula a compra de produtos da agricultura familiar com essa finalidade foi aprovada em janeiro de 2010. Ela obriga o governo a repassar um mínimo de 30% do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), no âmbito do PNAE, à compra de produtos da agricultura familiar para merenda escolar.
"O PNAE é o maior programa de alimentação do mundo e essa ferramenta dará ao gestor mais facilidade para encontrar os alimentos que procura", diz o secretário.
Fonte : Valor Econômico | Tarso Veloso | De Brasília
Por meio desse sistema, um produtor do Mato Grosso, um extrativista do Acre e um pecuarista de Santa Catarina poderão, por exemplo, usar o site para demandar e ofertar embalagens, serviços e maquinário. Além disso, eles poderão oferecer seus produtos para o governo ou para o público em geral.
"Vamos aproximar a agricultura familiar dos fornecedores de insumos e também do mercado de consumo. Não adianta só produzir, tem que comercializar", afirma o secretário Nacional de Agricultura Familiar do MDA, Laudemir Müller.
Em funcionamento desde 9 de dezembro passado, o site está aberto, neste momento, apenas para cadastro dos produtores, fornecedores, gestores do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e outros agentes envolvidos na cadeia produtiva da agricultura familiar. A partir do dia 19 de fevereiro, o acesso será liberado para todos os usuários. "Estamos iniciando a implementação e nossa meta é trabalhar com mil empreendimentos até o fim deste ano. Isso representa um total de 200 mil famílias", diz Müller.
As compras feitas pelos produtores da Rede Brasil Rural serão financiadas pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O banco irá disponibilizar um limite de crédito de até R$ 1 milhão por cartão do BNDES, com opção de cinco cartões por cooperativa, financiamento de três a 48 parcelas e taxas de juros pré-fixadas no ato da compra.
A logística das entregas ficará a cargo dos Correios. O projeto da logística, de acordo com Müller, ainda está sendo desenvolvido, mas será fundamental para dar agilidade e confiança ao processo.
A plataforma também possui uma área específica para os gestores municipais de alimentação escolar. A lei que regula a compra de produtos da agricultura familiar com essa finalidade foi aprovada em janeiro de 2010. Ela obriga o governo a repassar um mínimo de 30% do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), no âmbito do PNAE, à compra de produtos da agricultura familiar para merenda escolar.
"O PNAE é o maior programa de alimentação do mundo e essa ferramenta dará ao gestor mais facilidade para encontrar os alimentos que procura", diz o secretário.
Fonte : Valor Econômico | Tarso Veloso | De Brasília
Notícias
0 minutes read
Nos dias 12 e 13 de janeiro e 16,17 e 18 de janeiro, as cooperativas do ramo educacional do Tocantins receberam capacitação quanto aos conteúdos dos novos materiais didáticos do Programa Cooperjovem produzidos pelo Sescoop Nacional.
As oficinas fazem parte do projeto de Reestruturação do Programa Cooperjovem no Estado do Tocantins aconteceram na Cooperativa dos Educadores de Pedro Afonso (COED) e na Cooperativa de Educadores de Formoso do Araguaia (COOPEFA), respectivamente. A condução dos trabalhos esteve a cargo da instrutora Sheila Reis, pedagoga, com amplo conhecimento em ações pedagógicas voltadas para a educação cooperativa.
Segundo o analista do Sescoop/TO, Cleiton Milagres, "a reflexão proposta em torno da educação cooperativa trabalhada nas oficinas buscou identificar e construir novas relações com os conteúdos trabalhos pelos professores em sala de aula, o que contribui no desenvolvimento e promoção da cidadania", afirmou o responsável pela área de promoção social.
A atuação do Sescoop/TO junto às cooperativas educacionais tem possibilitado aprimorar o desenvolvimento do Programa Cooperjovem no Estado, compreender o seu sentido para a organização cooperativa e ainda, estabelecer um diálogo com os professores na busca de um processo mais dinâmico nas ações de monitoramento do Programa.
Projeto de Reestruturação do Programa Cooperjovem no Estado do Tocantins
Reestruturar o programa para melhor disseminar a cultura da cooperação na escola e na cooperativa, e adquirir novos conhecimentos através da troca de experiências.
O projeto teve início em julho de 2011 e se entenderá até dezembro de 2012, beneficiando cerca de 10 escolas dos participantes do Programa Cooperjovem (município de Pedro Afonso, Palmas, Gurupi e Marianópolis), 02 cooperativas educacionais (COOPEFA e COED) e 80 educadores.
Módulo II - Oficina de Cooperativismo. 12 e 13.01.12 - Coed - Pedro Afonso/TO
Modulo I - Conhecendo o COOPERJOVEM. 16 a 18.01.12 - Coopefa - Formoso do Araguaia/TO
As oficinas fazem parte do projeto de Reestruturação do Programa Cooperjovem no Estado do Tocantins aconteceram na Cooperativa dos Educadores de Pedro Afonso (COED) e na Cooperativa de Educadores de Formoso do Araguaia (COOPEFA), respectivamente. A condução dos trabalhos esteve a cargo da instrutora Sheila Reis, pedagoga, com amplo conhecimento em ações pedagógicas voltadas para a educação cooperativa.
Segundo o analista do Sescoop/TO, Cleiton Milagres, "a reflexão proposta em torno da educação cooperativa trabalhada nas oficinas buscou identificar e construir novas relações com os conteúdos trabalhos pelos professores em sala de aula, o que contribui no desenvolvimento e promoção da cidadania", afirmou o responsável pela área de promoção social.
A atuação do Sescoop/TO junto às cooperativas educacionais tem possibilitado aprimorar o desenvolvimento do Programa Cooperjovem no Estado, compreender o seu sentido para a organização cooperativa e ainda, estabelecer um diálogo com os professores na busca de um processo mais dinâmico nas ações de monitoramento do Programa.
Projeto de Reestruturação do Programa Cooperjovem no Estado do Tocantins
Reestruturar o programa para melhor disseminar a cultura da cooperação na escola e na cooperativa, e adquirir novos conhecimentos através da troca de experiências.
O projeto teve início em julho de 2011 e se entenderá até dezembro de 2012, beneficiando cerca de 10 escolas dos participantes do Programa Cooperjovem (município de Pedro Afonso, Palmas, Gurupi e Marianópolis), 02 cooperativas educacionais (COOPEFA e COED) e 80 educadores.
Módulo II - Oficina de Cooperativismo. 12 e 13.01.12 - Coed - Pedro Afonso/TO
Modulo I - Conhecendo o COOPERJOVEM. 16 a 18.01.12 - Coopefa - Formoso do Araguaia/TO
Notícias
0 minutes read
O Sistema OCB/SESCOOP-TO promove hoje o VI Módulo do Programa "Formação de Líderes" do Sicredi, com o - Tema: LIDER COACH AVANçADO, o mesmo está sendo conduzido pela instrutora Cláudia Pereira Gonçalves que é psicóloga, membro da Sociedade Brasileira de Coaching, facilitadora, licenciada pelo BCI Behavioral Coaching Institute, Certificada internacionalmente pelo ICC - Institute Coaching Council como Executive Coach e Personal Coach.
A finalidade do módulo é desenvolver o Coaching como aprendizagem e transformação, abordando conteúdos como: o relacionamento como base para o desenvolvimento da liderança, Janela Johari - aprendizagens e ação, Modelos Mentais, Grupo / Equipe / Time: diferenças, Como formar time de alta performance utilizando a ferramenta de Identificação de Valores, O que é Coaching e o que não é ?, Ferramentas do líder Coach: Coaching Formal e Informal, Modelo GROW, Feedback corretivo, Crenças Limitantes.
O curso iniciou-se hoje, dia 19 de janeiro de 2012 e terá continuidade nos dias 20 e 21 de janeiro de 2012.
Projeto Gestão Profissionalizada do Cooperativismo de crédito.
O objetivo do projeto é formar dirigentes e colaboradores capazes de compreender o universo das cooperativas de crédito (e do ramo) e melhor gerenciá-las para torná-las mais produtivas e competitivas.
Programa "Formação de Líderes"
O objetivo do programa é promover a capacitação e formação de novas lideranças, atendendo o planejamento estratégico do Sicredi no que tange a Governança Corporativa, Crescimento e Expansão.
A finalidade do módulo é desenvolver o Coaching como aprendizagem e transformação, abordando conteúdos como: o relacionamento como base para o desenvolvimento da liderança, Janela Johari - aprendizagens e ação, Modelos Mentais, Grupo / Equipe / Time: diferenças, Como formar time de alta performance utilizando a ferramenta de Identificação de Valores, O que é Coaching e o que não é ?, Ferramentas do líder Coach: Coaching Formal e Informal, Modelo GROW, Feedback corretivo, Crenças Limitantes.
O curso iniciou-se hoje, dia 19 de janeiro de 2012 e terá continuidade nos dias 20 e 21 de janeiro de 2012.
Projeto Gestão Profissionalizada do Cooperativismo de crédito.
O objetivo do projeto é formar dirigentes e colaboradores capazes de compreender o universo das cooperativas de crédito (e do ramo) e melhor gerenciá-las para torná-las mais produtivas e competitivas.
Programa "Formação de Líderes"
O objetivo do programa é promover a capacitação e formação de novas lideranças, atendendo o planejamento estratégico do Sicredi no que tange a Governança Corporativa, Crescimento e Expansão.
Notícias
0 minutes read
Fred Alves
Dando continuidade ao trabalho de implantação do "Programa de Qualidade da Coapa", que busca dá mais eficiência e qualidade às ações da cooperativa, foi realizada a primeira reunião deste ano, na manhã desta quinta-feira, 19 de janeiro. O encontro contou com a participação de 48 colaboradores e aconteceu na sede da entidade cooperativista, em Pedro Afonso.
Presidente da Coapa, Ricardo Khouri, enfatizou que para o "Plano de Metas Coapa 2012", que integra o "Planejamento Estratégico", ser executado satisfatoriamente e obter êxito é imprescindível o empenho de todos os colaboradores. "Sinergia, espírito de equipe e companheirismo. Esse é o grande retorno que esperamos de vocês colaboradores. Vamos continuar atendendo bem nosso principal cliente: o cooperado", conclamou Khouri, bastante aplaudido após sua fala.
A gerente geral da cooperativa, Silvana Ramos, leu e tirou dúvidas sobre a circular interna distribuída no início deste ano, onde são repassadas várias informações importantes, tais como atribuições de cada unidade e dos colaboradores, respeito a hierarquia e a prazos estipulados, cuidados com o patrimônio, regras de empregabilidade e necessidade da organização no ambiente de trabalho. " Leiam o Código de ética da Coapa, um instrumento de grande valia para nossas relações humanas e profissionais", orientou Silvana.
5’S
A segunda parte da reunião foi reservada para a equipe da Consultoria Rebouças, responsável por auxiliar a implantação do "Programa de Qualidade da Coapa", apresentar o trabalho desenvolvido pela equipe da Unidade Operacional da cooperativa dentro do Programa 5’S, método de origem japonesa que permite utilizar bem todos os recursos disponíveis, além de possibilitar transformações no ambiente e na atitude das pessoas, melhorando a qualidade de vida, diminuindo desperdícios, reduzindo custos e aumentando a produtividade.
O consultor Jorge D’ambros elogiou o trabalho dos membros da Unidade Operacional que mesmo iniciando o trabalho depois das outras unidades, devido ao período do recebimento e expedição de grãos da safra 2011/2012, conseguiram modificar o aspecto do armazém de grãos da cooperativa. Para ilustrar o que foi realizado foram exibidas fotos tiradas comparando o antes e depois da implantação do 5’S no setor. Entre os principais reparos feitos constam: pintura das instalações, substituição de portas e vidros quebrados, correções nos pisos, identificação dos setores, organização das mesas e armários, e limpeza e arrumação das instalações dos silos, depósito, arquivo e viveiro.
Clima organizacional
Outra atividade realizada foi a aplicação de um questionário para Pesquisa do Clima Organizacional, uma das mais importantes ferramentas para gestão de pessoas e planejamento estratégico de recursos humanos. Segundo o professor Jorge D’ambros, o objetivo é mensurar o nível de satisfação dos colaboradores com relação aos aspectos do ambiente organizacional e a maneira como as pessoas interagem umas com as outras. O resultado final deve apresentar informações necessárias para a identificação de oportunidades de melhoria e a elaboração de um plano de ações.
Dando continuidade ao trabalho de implantação do "Programa de Qualidade da Coapa", que busca dá mais eficiência e qualidade às ações da cooperativa, foi realizada a primeira reunião deste ano, na manhã desta quinta-feira, 19 de janeiro. O encontro contou com a participação de 48 colaboradores e aconteceu na sede da entidade cooperativista, em Pedro Afonso.
Presidente da Coapa, Ricardo Khouri, enfatizou que para o "Plano de Metas Coapa 2012", que integra o "Planejamento Estratégico", ser executado satisfatoriamente e obter êxito é imprescindível o empenho de todos os colaboradores. "Sinergia, espírito de equipe e companheirismo. Esse é o grande retorno que esperamos de vocês colaboradores. Vamos continuar atendendo bem nosso principal cliente: o cooperado", conclamou Khouri, bastante aplaudido após sua fala.
A gerente geral da cooperativa, Silvana Ramos, leu e tirou dúvidas sobre a circular interna distribuída no início deste ano, onde são repassadas várias informações importantes, tais como atribuições de cada unidade e dos colaboradores, respeito a hierarquia e a prazos estipulados, cuidados com o patrimônio, regras de empregabilidade e necessidade da organização no ambiente de trabalho. " Leiam o Código de ética da Coapa, um instrumento de grande valia para nossas relações humanas e profissionais", orientou Silvana.
5’S
A segunda parte da reunião foi reservada para a equipe da Consultoria Rebouças, responsável por auxiliar a implantação do "Programa de Qualidade da Coapa", apresentar o trabalho desenvolvido pela equipe da Unidade Operacional da cooperativa dentro do Programa 5’S, método de origem japonesa que permite utilizar bem todos os recursos disponíveis, além de possibilitar transformações no ambiente e na atitude das pessoas, melhorando a qualidade de vida, diminuindo desperdícios, reduzindo custos e aumentando a produtividade.
O consultor Jorge D’ambros elogiou o trabalho dos membros da Unidade Operacional que mesmo iniciando o trabalho depois das outras unidades, devido ao período do recebimento e expedição de grãos da safra 2011/2012, conseguiram modificar o aspecto do armazém de grãos da cooperativa. Para ilustrar o que foi realizado foram exibidas fotos tiradas comparando o antes e depois da implantação do 5’S no setor. Entre os principais reparos feitos constam: pintura das instalações, substituição de portas e vidros quebrados, correções nos pisos, identificação dos setores, organização das mesas e armários, e limpeza e arrumação das instalações dos silos, depósito, arquivo e viveiro.
Clima organizacional
Outra atividade realizada foi a aplicação de um questionário para Pesquisa do Clima Organizacional, uma das mais importantes ferramentas para gestão de pessoas e planejamento estratégico de recursos humanos. Segundo o professor Jorge D’ambros, o objetivo é mensurar o nível de satisfação dos colaboradores com relação aos aspectos do ambiente organizacional e a maneira como as pessoas interagem umas com as outras. O resultado final deve apresentar informações necessárias para a identificação de oportunidades de melhoria e a elaboração de um plano de ações.
Notícias
0 minutes read
Setor fecha 2011 com US$ 6,1 bilhões
As cooperativas brasileiras registraram um resultado recorde em vendas ao exterior no ano de 2011, alcançando US$ 6,1 bilhões em exportações, com crescimento de 39,8% em relação a 2010 (US$ 4,4 bilhões). Os dados são do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e também indicam saldo positivo da balança comercial, que fechou em US$ 5,8 bilhões, com incremento de 40,4% no comparativo ao mesmo período do último ano, quando atingiu US$ 4,1 bilhões.
Para o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes de Freitas, os números confirmam não só as projeções feitas pelo segmento, mas a receptividade dos produtos cooperativistas no mercado internacional. "Os doze meses de 2011 foram de crescimento, o que reflete a qualidade crescente dos itens oferecidos pelo setor. Além disso, temos trabalhado para manter a relação comercial com destinos tradicionais e, ao mesmo tempo, buscado novas oportunidades de negócio", diz o executivo.
Produtos - No grupo de produtos exportados pelas cooperativas, continua em primeiro lugar o complexo sucroalcooleiro, com US$ 2,2 bilhões, respondendo por 36,7% do total. Em seguida, aparece o complexo soja, com US$ 1,3 bilhão e 20,5%. Café em grãos fechou o período com US$ 893,3 milhões, representando 13,6% das vendas. Carne de frango também está entre os principais itens e registrou US$ 569,9 milhões, correspondendo a 9,2%.
Estados exportadores - Na relação dos estados exportadores, São Paulo continuou na liderança, totalizando US$ 2,1 bilhões, respondendo por 33,7% dos negócios do setor. Paraná aparece na segunda posição, com US$ 1,9 bilhão e 31,3% do total. Na terceira colocação, está Minas Gerais (US$ 885,5 milhões; 14,3%), seguida do Rio Grande do Sul (US$ 363,6 milhões; 5,9%) e Santa Catarina (US$ 312,7 milhões; 5,1%).
Mercados - No acumulado de janeiro a dezembro de 2011, os Estados Unidos aparecem como o principal mercado de destino dos produtos cooperativistas. No ano passado, o país comprou US$ 739,2 milhões, o correspondente a 12% do total das vendas do movimento. A China, que figurou como o maior comprador durante vários meses, fechou o período na segunda posição, com US$ 736,1 milhões e 11,9%. Em seguida, vêm os Emirados árabes (US$ 526,3 milhões; 8,5%), Alemanha (US$ 441,5 milhões; 7,2%) e Países Baixos (US$ 311,9 milhões; 5,1%).
Fonte: OCB/Sescoop
As cooperativas brasileiras registraram um resultado recorde em vendas ao exterior no ano de 2011, alcançando US$ 6,1 bilhões em exportações, com crescimento de 39,8% em relação a 2010 (US$ 4,4 bilhões). Os dados são do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e também indicam saldo positivo da balança comercial, que fechou em US$ 5,8 bilhões, com incremento de 40,4% no comparativo ao mesmo período do último ano, quando atingiu US$ 4,1 bilhões.
Para o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes de Freitas, os números confirmam não só as projeções feitas pelo segmento, mas a receptividade dos produtos cooperativistas no mercado internacional. "Os doze meses de 2011 foram de crescimento, o que reflete a qualidade crescente dos itens oferecidos pelo setor. Além disso, temos trabalhado para manter a relação comercial com destinos tradicionais e, ao mesmo tempo, buscado novas oportunidades de negócio", diz o executivo.
Produtos - No grupo de produtos exportados pelas cooperativas, continua em primeiro lugar o complexo sucroalcooleiro, com US$ 2,2 bilhões, respondendo por 36,7% do total. Em seguida, aparece o complexo soja, com US$ 1,3 bilhão e 20,5%. Café em grãos fechou o período com US$ 893,3 milhões, representando 13,6% das vendas. Carne de frango também está entre os principais itens e registrou US$ 569,9 milhões, correspondendo a 9,2%.
Estados exportadores - Na relação dos estados exportadores, São Paulo continuou na liderança, totalizando US$ 2,1 bilhões, respondendo por 33,7% dos negócios do setor. Paraná aparece na segunda posição, com US$ 1,9 bilhão e 31,3% do total. Na terceira colocação, está Minas Gerais (US$ 885,5 milhões; 14,3%), seguida do Rio Grande do Sul (US$ 363,6 milhões; 5,9%) e Santa Catarina (US$ 312,7 milhões; 5,1%).
Mercados - No acumulado de janeiro a dezembro de 2011, os Estados Unidos aparecem como o principal mercado de destino dos produtos cooperativistas. No ano passado, o país comprou US$ 739,2 milhões, o correspondente a 12% do total das vendas do movimento. A China, que figurou como o maior comprador durante vários meses, fechou o período na segunda posição, com US$ 736,1 milhões e 11,9%. Em seguida, vêm os Emirados árabes (US$ 526,3 milhões; 8,5%), Alemanha (US$ 441,5 milhões; 7,2%) e Países Baixos (US$ 311,9 milhões; 5,1%).
Fonte: OCB/Sescoop
Notícias
0 minutes read
A Contribuição Cooperativista foi instituída pela Lei Federal 5.764/71 (art. 108 e seus parágrafos, cumulada com as referências postas pelas Resoluções CNC 22 e 35, de 20.10.81 e 14/02/90, respectivamente), e também consta no Estatuto Social da OCB/TO.
A arrecadação é feita pela OCB/TO, mediante convênio com a OCB Nacional. Do montante arrecadado 60% (sessenta por cento) pertence à Unidade Estadual (OCB/TO) e 40% (quarenta por cento) é destinado para a Unidade Nacional (OCB). Ela se constitui da importância de 0,2% (dois décimos por cento) sobre a soma dos valores do capital integralizado corrigido e quaisquer fundos e reservas, inclusive os resultantes de correção monetária e demais contas escrituradas em Patrimônio Líquido, existentes no Balanço de 31.12.2011. A Reserva de Reavaliação do Ativo Permanente não estará sujeita a Contribuição Cooperativista. Os valores referidos serão apurados de acordo com o Balanço Patrimonial encerrado, ou seja, a base de cálculo será a soma dos saldos escriturados nas contas contábeis do capital integralizado e dos fundos e reservas acima citados e que formam o PL, no encerramento do exercício social da Cooperativa em 31/12/2011. Entende-se capital Integralizado a diferença entre os valores da escrituração das contas "Capital Social a Realizar". Sobras e Perdas à disposição da AGO não serão consideradas para efeito de apuração da Contribuição Cooperativista a ser recolhida.
As cooperativas de Crédito que por determinação do CMN e do BACEN registram o FATES no Passivo Circulante devem considerá-lo para efeito de apuração da Contribuição Cooperativista a ser recolhida.
Em 2012, o valor mínimo (contribuição anual mínima obrigatória) é de R$480,00 (quatrocentos e oitenta reais) e a contribuição máxima de R$103.000,00 (cento e três mil reais).
Aproveite os descontos para pagamento antecipado:
DATA DE VENCIMENTO DA CONTRIBUIçãO COOPERATIVISTA 2012 - 31/05/2012, porém:
a) Para pagamento à vista, até 31/01/2012, desconto de 10% (dez por cento);
b) Para pagamento à vista, até 29/02/2012, desconto de 8% (oito por cento);
c) Para pagamento à vista, até 31/03/2012, desconto de 6% (seis por cento);
d) Pagamentos efetuados a partir de 01/04 a 31/05/2012, não terão descontos;
e) Após 31/05/2012, pagamentos terão acréscimos de multa e juros de mora e somente poderá ser parcelado para quitação total até 10/12/2012.
Lembre-se:
Para o cálculo da Contribuição Cooperativista é necessário o envio do Balanço Patrimonial de 31.12.2011, acompanhado de cópia da Ata da Assembléia Geral Ordinária que aprovaram tais contas para a OCB/TO, através de fax (63 3215 3291, email (
A partir deste ano, só iremos parcelar a contribuição cooperativista que enquadrar no teto mínimo - última parcela até abril/12, posterior a esta data, a cooperativa que enquadrar nesta faixa, deverá pagar em parcela única, acrescida de multa e juros se houver.
Notícias
0 minutes read
Texto: Fred Alves
No início da tarde de sábado, 14 de janeiro, duas das agentes de Desenvolvimento Humano da Coapa, Maria Silvana Ramos e Taise Ferreira da Cruz, participaram de reuniões nas Associações de Pequenos Produtores Rurais água Viva, em Santa Maria, e Santa Rita, em Bom Jesus do Tocantins. A participação nas reuniões faz parte das atividades do projeto Organização do Quadro Social (OQS), que busca integrar o cooperado, a cooperativa e a comunidade como um todo.
"A organização do quadro social envolve tanto o aspecto tecnológico de trazer o produtor para se capacitar, como desenvolver trabalhos que envolvam toda a família do agricultor", explicou Silvana Ramos, também gerente geral da Coapa. Ela esteve na Associação água Viva, onde entre outros assuntos falou para um grupo de 30 agricultores familiares, sobre cooperativismo, associativismo, atuação da Coapa e tirou dúvidas sobre acesso ao crédito fundiário. "A Coapa continuará desenvolvendo projetos voltados para fortalecer a agricultura familiar em nossa região", frisou Silvana.
Na Associação Santa Rita, a agente de Desenvolvimento Humano Taise Ferreira, colaboradora da Unidade Agroveterinária da Coapa, acompanhou reunião com a presença de 30 pequenos produtores rurais, onde Agostinho Chaves, titular da Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário do Tocantins, órgão ligado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), abordou a situação dos agricultores familiares beneficiados pelo Crédito Fundiário, programa do MDA que possibilita aos trabalhadores rurais sem terra, minifundistas e jovens rurais o acesso a terra por meio de financiamento para aquisição de imóveis rurais onde possam produzir alimentos.
O delegado do MDA informou que foi publicada instrução normativa que prevê a individualização e renegociação das dívidas dos agricultores que estão em situação regular, além da reestruturação dos assentamentos do crédito fundiário. O gestor explicou que até setembro deste ano, o agricultor interessado deve pagar 20% da última parcela mais os custos cartoriais para poder participar da renegociação da dívida. Ainda durante a reunião, o titular da Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário do Tocantins falou sobre Pronaf, Plano Safra, programa Brasil Sem Miséria e de iniciativas para melhorar o atendimento técnico disponibilizado aos agricultores tocantinenses.
No início da tarde de sábado, 14 de janeiro, duas das agentes de Desenvolvimento Humano da Coapa, Maria Silvana Ramos e Taise Ferreira da Cruz, participaram de reuniões nas Associações de Pequenos Produtores Rurais água Viva, em Santa Maria, e Santa Rita, em Bom Jesus do Tocantins. A participação nas reuniões faz parte das atividades do projeto Organização do Quadro Social (OQS), que busca integrar o cooperado, a cooperativa e a comunidade como um todo.
"A organização do quadro social envolve tanto o aspecto tecnológico de trazer o produtor para se capacitar, como desenvolver trabalhos que envolvam toda a família do agricultor", explicou Silvana Ramos, também gerente geral da Coapa. Ela esteve na Associação água Viva, onde entre outros assuntos falou para um grupo de 30 agricultores familiares, sobre cooperativismo, associativismo, atuação da Coapa e tirou dúvidas sobre acesso ao crédito fundiário. "A Coapa continuará desenvolvendo projetos voltados para fortalecer a agricultura familiar em nossa região", frisou Silvana.
Na Associação Santa Rita, a agente de Desenvolvimento Humano Taise Ferreira, colaboradora da Unidade Agroveterinária da Coapa, acompanhou reunião com a presença de 30 pequenos produtores rurais, onde Agostinho Chaves, titular da Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário do Tocantins, órgão ligado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), abordou a situação dos agricultores familiares beneficiados pelo Crédito Fundiário, programa do MDA que possibilita aos trabalhadores rurais sem terra, minifundistas e jovens rurais o acesso a terra por meio de financiamento para aquisição de imóveis rurais onde possam produzir alimentos.
O delegado do MDA informou que foi publicada instrução normativa que prevê a individualização e renegociação das dívidas dos agricultores que estão em situação regular, além da reestruturação dos assentamentos do crédito fundiário. O gestor explicou que até setembro deste ano, o agricultor interessado deve pagar 20% da última parcela mais os custos cartoriais para poder participar da renegociação da dívida. Ainda durante a reunião, o titular da Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário do Tocantins falou sobre Pronaf, Plano Safra, programa Brasil Sem Miséria e de iniciativas para melhorar o atendimento técnico disponibilizado aos agricultores tocantinenses.
Notícias
0 minutes read
Texto: Fred Alves
"Com o apoio da equipe comprometida que temos, com certeza vamos vencer os desafios e cumprir as metas propostas para 2012". Palavras da engenheira agrônoma érica Lima Brito, gerente da Unidade Agroveterinária, criada no novo Organograma da Coapa implantado em dezembro de 2011.
A unidade vai agregar os setores de Assistência Técnica, Loja Agroveterinária, Viveiro de Mudas e Agricultura Familiar. O trabalho é desenvolvido por 12 colaboradores, entre eles, engenheiros agrônomos, zootecnista, médico veterinário, técnicos agropecuários, vendedores e auxiliares administrativos. Entusiasmada, a gerente conta que para organizar e orientar o trabalho da equipe técnica foi elaborada uma ficha de acompanhamento de visitas às propriedades de produtores associados à Coapa.
Segundo érica Lima Brito, para garantir uma boa produtividade na Safra de Soja 2011/2012, a equipe técnica segue realizando o acompanhamento em propriedades de Pedro Afonso, Bom Jesus do Tocantins, Tupirama, Centenário, Itacajá, Miracema e Rio dos Bois. São repassadas informações sobre o manejo correto da lavoura, tratos culturais (aplicação de fungicidas, herbicidas e adubos foliares), identificação de possíveis pragas e doenças, entre outras dicas importantes. "Até o final deste mês pretendemos apresentar a estimativa de produção para essa safra", adiantou a gerente.
Cadeia do Leite
A partir deste ano o setor que cuida da Agricultura Familiar absorveu as atribuições desenvolvidas no Projeto de Arranjo Produtivo do Leite, criado pela Coapa em 2010. O foco é fortalecer a cadeia produtiva do leite, ampliando o número de produtores. "Atualmente são 30 produtores participando do Projeto do Leite, número que pretendemos aumentar, pois vamos intensificar as ações de assistência técnica junto aos agricultores familiares", afirmou érica Lima Brito, destacando que também terá continuidade o atendimento aos agricultores participantes do Pronaf - Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar e demais pequenos produtores associado à cooperativa.
Loja Agroveterinária
Em 2012, a equipe da Unidade Agroveterinária continuará o trabalho executado por meio da Loja Agroveterinária, onde agropecuaristas de todos os portes além de poderem adquirir ferramentas e insumos em geral, também recebem, gratuitamente, assessoria técnica de especialistas. Os profissionais ajudam a organizar, principalmente, as atividades dos pequenos produtores. Ao longo do ano serão realizadas várias campanhas e ações.
Viveiro
Outro desfio importante para a equipe agroveterinária é atender a Bunge com mudas de plantas frutíferas e ornamentais nativas do Cerrado. Pelo contrato fechado serão fornecidas até abril deste ano, um total de 10.120 mudas de 44 espécies, para a multinacional instalada em Pedro Afonso recuperar áreas degradas. A primeira de um montante de cinco entregas acontece ainda neste mês
"Com o apoio da equipe comprometida que temos, com certeza vamos vencer os desafios e cumprir as metas propostas para 2012". Palavras da engenheira agrônoma érica Lima Brito, gerente da Unidade Agroveterinária, criada no novo Organograma da Coapa implantado em dezembro de 2011.
A unidade vai agregar os setores de Assistência Técnica, Loja Agroveterinária, Viveiro de Mudas e Agricultura Familiar. O trabalho é desenvolvido por 12 colaboradores, entre eles, engenheiros agrônomos, zootecnista, médico veterinário, técnicos agropecuários, vendedores e auxiliares administrativos. Entusiasmada, a gerente conta que para organizar e orientar o trabalho da equipe técnica foi elaborada uma ficha de acompanhamento de visitas às propriedades de produtores associados à Coapa.
Segundo érica Lima Brito, para garantir uma boa produtividade na Safra de Soja 2011/2012, a equipe técnica segue realizando o acompanhamento em propriedades de Pedro Afonso, Bom Jesus do Tocantins, Tupirama, Centenário, Itacajá, Miracema e Rio dos Bois. São repassadas informações sobre o manejo correto da lavoura, tratos culturais (aplicação de fungicidas, herbicidas e adubos foliares), identificação de possíveis pragas e doenças, entre outras dicas importantes. "Até o final deste mês pretendemos apresentar a estimativa de produção para essa safra", adiantou a gerente.
Cadeia do Leite
A partir deste ano o setor que cuida da Agricultura Familiar absorveu as atribuições desenvolvidas no Projeto de Arranjo Produtivo do Leite, criado pela Coapa em 2010. O foco é fortalecer a cadeia produtiva do leite, ampliando o número de produtores. "Atualmente são 30 produtores participando do Projeto do Leite, número que pretendemos aumentar, pois vamos intensificar as ações de assistência técnica junto aos agricultores familiares", afirmou érica Lima Brito, destacando que também terá continuidade o atendimento aos agricultores participantes do Pronaf - Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar e demais pequenos produtores associado à cooperativa.
Loja Agroveterinária
Em 2012, a equipe da Unidade Agroveterinária continuará o trabalho executado por meio da Loja Agroveterinária, onde agropecuaristas de todos os portes além de poderem adquirir ferramentas e insumos em geral, também recebem, gratuitamente, assessoria técnica de especialistas. Os profissionais ajudam a organizar, principalmente, as atividades dos pequenos produtores. Ao longo do ano serão realizadas várias campanhas e ações.
Viveiro
Outro desfio importante para a equipe agroveterinária é atender a Bunge com mudas de plantas frutíferas e ornamentais nativas do Cerrado. Pelo contrato fechado serão fornecidas até abril deste ano, um total de 10.120 mudas de 44 espécies, para a multinacional instalada em Pedro Afonso recuperar áreas degradas. A primeira de um montante de cinco entregas acontece ainda neste mês
Notícias
0 minutes read
Iniciativa reforça ações em comemoração ao Ano Internacional das Cooperativas - 2012
O Prêmio Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo, promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no ano de 2012, trará como um dos temas a serem trabalhados por alunos de instituições públicas de educação profissional e tecnológica de todo o país o cooperativismo. O objetivo da premiação é estimular a aplicação dos conhecimentos técnico-científicos adquiridos pelos estudantes na construção de ideias, tecnologias e empreendimentos inovadores. "A ideia central é que os projetos contribuam para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental dos territórios, geração de trabalho e renda, inclusão produtiva e social e inovação tecnológica", afirmou o Secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Mapa, Erikson Chandoha.
A iniciativa reforça as ações que o Mapa e a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) estão promovendo em comemoração ao Ano Internacional das Cooperativas - 2012.
O lançamento do edital está previsto para o dia 10 de fevereiro de 2012, e o período de inscrições deverá se estender até 10/8. Para participar, os alunos interessados deverão desenvolver projetos que se enquadrem em uma das cinco temáticas: Tecnologia da Informação, Inovação Tecnológica, Inclusão Produtiva pelo Cooperativismo ou pelo Associativismo, Plano de Negócio de Micro ou Pequena Empresa Inovadora e Tecnologias Sociais e Assistivas. Após passarem por um processo de análise e avaliação, os três projetos que alcançarem a maior pontuação em cada temática serão premiados no dia 16 de novembro.
"O tema ‘Inclusão Produtiva pelo Cooperativismo ou pelo Associativismo’ representa uma excelente oportunidade e apresentar ao público jovem o cooperativismo e o seu importante papel como indutor do desenvolvimento socioeconômico do país e como promotor de integração social", ressaltou Chadoha. Mais informações sobre a premiação acompanhem no site do Mapa (http://www.agricultura.gov.br/).
Fonte: Assessoria de Comunicação OCB/Sescoop
O Prêmio Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo, promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no ano de 2012, trará como um dos temas a serem trabalhados por alunos de instituições públicas de educação profissional e tecnológica de todo o país o cooperativismo. O objetivo da premiação é estimular a aplicação dos conhecimentos técnico-científicos adquiridos pelos estudantes na construção de ideias, tecnologias e empreendimentos inovadores. "A ideia central é que os projetos contribuam para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental dos territórios, geração de trabalho e renda, inclusão produtiva e social e inovação tecnológica", afirmou o Secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Mapa, Erikson Chandoha.
A iniciativa reforça as ações que o Mapa e a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) estão promovendo em comemoração ao Ano Internacional das Cooperativas - 2012.
O lançamento do edital está previsto para o dia 10 de fevereiro de 2012, e o período de inscrições deverá se estender até 10/8. Para participar, os alunos interessados deverão desenvolver projetos que se enquadrem em uma das cinco temáticas: Tecnologia da Informação, Inovação Tecnológica, Inclusão Produtiva pelo Cooperativismo ou pelo Associativismo, Plano de Negócio de Micro ou Pequena Empresa Inovadora e Tecnologias Sociais e Assistivas. Após passarem por um processo de análise e avaliação, os três projetos que alcançarem a maior pontuação em cada temática serão premiados no dia 16 de novembro.
"O tema ‘Inclusão Produtiva pelo Cooperativismo ou pelo Associativismo’ representa uma excelente oportunidade e apresentar ao público jovem o cooperativismo e o seu importante papel como indutor do desenvolvimento socioeconômico do país e como promotor de integração social", ressaltou Chadoha. Mais informações sobre a premiação acompanhem no site do Mapa (http://www.agricultura.gov.br/).
Fonte: Assessoria de Comunicação OCB/Sescoop
Notícias
0 minutes read
Prezados Cooperativistas,
Durante o ano de 2011, o Sistema OCB/SESCOOP-TO realizou vários eventos/capacitações em parceria com as cooperativas Tocantinenses. Solicitamos alguns minutos de seu tempo para avaliar os resultados dos programas executados em sua cooperativa. As respostas são fundamentais para avaliarmos os resultados do programa de formação profissional, promoção social e monitoramento e aprimorá-lo para o ano 2012.
Contamos com sua colaboração para o crescimento do sistema cooperativista Tocantinense.
São dois tipos de avaliação:
O primeiro modelo deve ser preenchida pelos diretores/gerentes das cooperativas.
O segundo modelo deve ser preenchida pelos empregados/colaboradores das cooperativas.
Devolver os formulários via e-mail paraEste endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. , fax: (63) 3215 3291, via correio: Av. JK Quadra 110 norte lote 11 - CEP: 77006-130.

Avaliação de desempenho - Diretoria e Gerência de Cooperativas

Avaliação de Desempenho. Colaboradores de Cooperativas
Durante o ano de 2011, o Sistema OCB/SESCOOP-TO realizou vários eventos/capacitações em parceria com as cooperativas Tocantinenses. Solicitamos alguns minutos de seu tempo para avaliar os resultados dos programas executados em sua cooperativa. As respostas são fundamentais para avaliarmos os resultados do programa de formação profissional, promoção social e monitoramento e aprimorá-lo para o ano 2012.
Contamos com sua colaboração para o crescimento do sistema cooperativista Tocantinense.
São dois tipos de avaliação:
O primeiro modelo deve ser preenchida pelos diretores/gerentes das cooperativas.
O segundo modelo deve ser preenchida pelos empregados/colaboradores das cooperativas.
Devolver os formulários via e-mail para

Avaliação de desempenho - Diretoria e Gerência de Cooperativas

Avaliação de Desempenho. Colaboradores de Cooperativas
Notícias
0 minutes read
Texto: Fred Alves
Um momento para comemorar as conquistas do ano que passou e iniciar o planejamento das ações a serem desenvolvidas em 2012. Assim foi a primeira reunião do Núcleo Feminino da Coapa, realizada na noite de segunda-feira, 9 de janeiro, na casa da cooperada Elijanse Alves Gomes, em Bom Jesus do Tocantins. Estiveram presentes nove integrantes do grupo, a gerente técnica do Sescoop/TO - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo, Fabrícia Cyrillo, e a agente de Desenvolvimento Humano da Coapa Taise Ferreira da Cruz.
Na abertura foi apresentada proposta encaminhada pela gerente geral da cooperativa, Silvana Ramos, sugerindo a realização de Curso de Cerimonialista para as integrantes do Núcleo Feminio, a ser oferecido por meio de parceria entre o Sescoop/TO e a Coapa. Conforme Taíse Ferreira, a intenção é que as mulheres sejam capacitadas para organizar os eventos da cooperativa e de outros órgãos e empresas de municípios da região de Pedro Afonso. A cooperativa cederia os uniformes e pagaria os honorários das pessoas que trabalhassem (através de diária). A sugestão foi prontamente aprovada pelas participantes que decidiram que o trabalho seja realizado em regime de escala a ser elaborada pela coordenadora geral do grupo.
Na ocasião, a gerente técnica do Sescoop/TO, Fabricia Cyrillo, se comprometeu a pesquisar a carga horária e disponibilidade dos instrutores para ministrarem cursos de etiqueta profissional, maquiagem e cerimonialista. Ela informará na próxima reunião do grupo, a data e carga horária.
Dando sequência a reunião foi lido e debatido o Regimento Interno do Núcleo Feminino da Coapa, documento que começou a ser elaborado em 2011. Após debates e coleta de sugestões, o documento foi aprovado por unanimidade. Também foi decidido que será aberta uma conta poupança, em nome da coordenadora do núcleo, para depósito do dinheiro já arrecado nas ações desenvolvidas pelo grupo.
Ao final da reunião ficou sob responsabilidade da agente de Desenvolvimento Humano da Coapa Taise Ferreira atualizar, no máximo até a próxima reunião, o cadastro das integrantes do núcleo com nome completo, telefone, data de aniversario, endereço e vínculo com a Coapa.
O próximo encontro do Núcleo Feminino da Coapa acontecerá no dia 02 de fevereiro, às 19h, na residência da integrante Maria Mamedio, em Pedro Afonso. Na pauta a data de realização do Curso de Cerimonialista e a eleição da coordenação geral da entidade.
O que é Núcleo Feminino?
E um órgão formado por cooperadas, esposas e filhas de cooperados. O Sescoop-TO define o núcleo feminino como um órgão consultivo e auxiliar da cooperativa que consiste em um espaço destinado a mulheres para expressarem suas opiniões e pensamentos. é também um espaço de formação técnica, humana, empreendedora e cooperativista.
O objetivo do Núcleo Feminino na Coapa é contribuir com a sociedade e no desenvolvimento do cooperativismo, sendo palco de ações desenvolvidas pelas mulheres integrantes da família Coapa em prol da comunidade onde está inserida.
Conta atualmente com 18 integrantes e faz parte do Projeto Organização do Quadro Social (OQS). é acompanhado pela agente de Desenvolvimento Humano da Coapa Taise Ferreira da Cruz. A coordenação geral fica a cargo da gerente técnica do Sescoop/TO, Fabrícia Cyrillo.
O grupo já realizou e participou de diversos eventos, entre eles, viagem técnica para visitar cooperativas do Rio Grande do Sul; Campanha de Doação de Medula óssea; palestras sobre Cooperativismo, Cultura do Abacaxi e O papel da Coapa; Curso de Formação Cooperativista - Doces e Compotas, Pintura em Tecido, Atendimento ao Cliente e Compostagem; Campanha de Arrecadação de Roupas para pessoas carentes de Pedro Afonso e Bom Jesus;efesta em comemoração ao Dia das Mães; e Bazar Cooperativista.
Um momento para comemorar as conquistas do ano que passou e iniciar o planejamento das ações a serem desenvolvidas em 2012. Assim foi a primeira reunião do Núcleo Feminino da Coapa, realizada na noite de segunda-feira, 9 de janeiro, na casa da cooperada Elijanse Alves Gomes, em Bom Jesus do Tocantins. Estiveram presentes nove integrantes do grupo, a gerente técnica do Sescoop/TO - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo, Fabrícia Cyrillo, e a agente de Desenvolvimento Humano da Coapa Taise Ferreira da Cruz.
Na abertura foi apresentada proposta encaminhada pela gerente geral da cooperativa, Silvana Ramos, sugerindo a realização de Curso de Cerimonialista para as integrantes do Núcleo Feminio, a ser oferecido por meio de parceria entre o Sescoop/TO e a Coapa. Conforme Taíse Ferreira, a intenção é que as mulheres sejam capacitadas para organizar os eventos da cooperativa e de outros órgãos e empresas de municípios da região de Pedro Afonso. A cooperativa cederia os uniformes e pagaria os honorários das pessoas que trabalhassem (através de diária). A sugestão foi prontamente aprovada pelas participantes que decidiram que o trabalho seja realizado em regime de escala a ser elaborada pela coordenadora geral do grupo.
Na ocasião, a gerente técnica do Sescoop/TO, Fabricia Cyrillo, se comprometeu a pesquisar a carga horária e disponibilidade dos instrutores para ministrarem cursos de etiqueta profissional, maquiagem e cerimonialista. Ela informará na próxima reunião do grupo, a data e carga horária.
Dando sequência a reunião foi lido e debatido o Regimento Interno do Núcleo Feminino da Coapa, documento que começou a ser elaborado em 2011. Após debates e coleta de sugestões, o documento foi aprovado por unanimidade. Também foi decidido que será aberta uma conta poupança, em nome da coordenadora do núcleo, para depósito do dinheiro já arrecado nas ações desenvolvidas pelo grupo.
Ao final da reunião ficou sob responsabilidade da agente de Desenvolvimento Humano da Coapa Taise Ferreira atualizar, no máximo até a próxima reunião, o cadastro das integrantes do núcleo com nome completo, telefone, data de aniversario, endereço e vínculo com a Coapa.
O próximo encontro do Núcleo Feminino da Coapa acontecerá no dia 02 de fevereiro, às 19h, na residência da integrante Maria Mamedio, em Pedro Afonso. Na pauta a data de realização do Curso de Cerimonialista e a eleição da coordenação geral da entidade.
O que é Núcleo Feminino?
E um órgão formado por cooperadas, esposas e filhas de cooperados. O Sescoop-TO define o núcleo feminino como um órgão consultivo e auxiliar da cooperativa que consiste em um espaço destinado a mulheres para expressarem suas opiniões e pensamentos. é também um espaço de formação técnica, humana, empreendedora e cooperativista.
O objetivo do Núcleo Feminino na Coapa é contribuir com a sociedade e no desenvolvimento do cooperativismo, sendo palco de ações desenvolvidas pelas mulheres integrantes da família Coapa em prol da comunidade onde está inserida.
Conta atualmente com 18 integrantes e faz parte do Projeto Organização do Quadro Social (OQS). é acompanhado pela agente de Desenvolvimento Humano da Coapa Taise Ferreira da Cruz. A coordenação geral fica a cargo da gerente técnica do Sescoop/TO, Fabrícia Cyrillo.
O grupo já realizou e participou de diversos eventos, entre eles, viagem técnica para visitar cooperativas do Rio Grande do Sul; Campanha de Doação de Medula óssea; palestras sobre Cooperativismo, Cultura do Abacaxi e O papel da Coapa; Curso de Formação Cooperativista - Doces e Compotas, Pintura em Tecido, Atendimento ao Cliente e Compostagem; Campanha de Arrecadação de Roupas para pessoas carentes de Pedro Afonso e Bom Jesus;efesta em comemoração ao Dia das Mães; e Bazar Cooperativista.
Notícias
0 minutes read
Ministro acredita que a união de pessoas é um processo mais eficiente para o desenvolvimento
Cada vez mais, o mundo reconhece a força da cooperação. O tema teve sua importância respaldada pela Organizações das Nações Unidas (ONU), que proclamou 2012 como o Ano Internacional das Cooperativas. Atento ao impacto do setor no desenvolvimento da sociedade, o ministro da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), Mendes Ribeiro Filho, recebeu nesta quarta-feira (11/1) representantes da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e outras instituições para definir ações conjuntas que coloquem o cooperativismo no centro da agenda de discussões de especialistas, governos e empresários durante todo o ano. Participaram da reunião, os superintendentes da OCB, Renato Nobile, e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), Luís Tadeu Prudente Santos.
O ministro considera que o fomento a linhas de crédito que beneficiem o setor será outra forma de fortalecer o cooperativismo. "No Brasil, temos grandes exemplos de que, por meio da união e cooperação, podemos ir mais longe do que se estivéssemos sozinhos". Em sua avaliação, o segmento conquistou importantes resultados ao longo de 2011.
Entre os exemplos de cooperativas, a Agrária (PR) foi citada pelo secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo, Erikson Camargo Chandoha. Atualmente, ela figura entre as 11 cooperativas paranaenses com maior movimentação econômico-financeira, chegando a R$ 1,27 bilhão em 2011, o que representa um crescimento de 16,5% em comparação ao ano anterior.
Os superintendentes da OCB e do Sescoop representaram o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, no encontro. Freitas, que está em Minas Gerais participando de um evento em comemoração ao Ano 2012, avalia que ações coletivas, como a reunião de hoje, são fundamentais para a conquista de objetivos comuns e consolidação do movimento.
Além da OCB e do Ministério da Agricultura, o evento contou com representantes dos ministérios do Desenvolvimento Agrário; Trabalho e Emprego; União Nacional de Cooperativas de Agricultura Familiar (Unicafes) e Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários (Unisol).
Fonte: Assessoria de Comunicação - OCB/Sescoop
Cada vez mais, o mundo reconhece a força da cooperação. O tema teve sua importância respaldada pela Organizações das Nações Unidas (ONU), que proclamou 2012 como o Ano Internacional das Cooperativas. Atento ao impacto do setor no desenvolvimento da sociedade, o ministro da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), Mendes Ribeiro Filho, recebeu nesta quarta-feira (11/1) representantes da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e outras instituições para definir ações conjuntas que coloquem o cooperativismo no centro da agenda de discussões de especialistas, governos e empresários durante todo o ano. Participaram da reunião, os superintendentes da OCB, Renato Nobile, e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), Luís Tadeu Prudente Santos.
O ministro considera que o fomento a linhas de crédito que beneficiem o setor será outra forma de fortalecer o cooperativismo. "No Brasil, temos grandes exemplos de que, por meio da união e cooperação, podemos ir mais longe do que se estivéssemos sozinhos". Em sua avaliação, o segmento conquistou importantes resultados ao longo de 2011.
Entre os exemplos de cooperativas, a Agrária (PR) foi citada pelo secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo, Erikson Camargo Chandoha. Atualmente, ela figura entre as 11 cooperativas paranaenses com maior movimentação econômico-financeira, chegando a R$ 1,27 bilhão em 2011, o que representa um crescimento de 16,5% em comparação ao ano anterior.
Os superintendentes da OCB e do Sescoop representaram o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, no encontro. Freitas, que está em Minas Gerais participando de um evento em comemoração ao Ano 2012, avalia que ações coletivas, como a reunião de hoje, são fundamentais para a conquista de objetivos comuns e consolidação do movimento.
Além da OCB e do Ministério da Agricultura, o evento contou com representantes dos ministérios do Desenvolvimento Agrário; Trabalho e Emprego; União Nacional de Cooperativas de Agricultura Familiar (Unicafes) e Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários (Unisol).
Fonte: Assessoria de Comunicação - OCB/Sescoop
Notícias
0 minutes read
Cooperativa de crédito marca um novo tempo na região sul do Estado
A noite da ultima sexta-feira (06-01) ficará marcado na história da região sul do Estado do Tocantins. O município de Gurupi recebeu de braços abertos uma agência do Sicoob Credipar.
Em uma solenidade repleta de emoção e prestigiada por muitas autoridades e populares, o Sicoob Credipar está oficialmente instalado e Gurupi. Fruto do sonho de alguns e da vontade de muitos, a cooperativa passa agora a ter 10 agências espalhadas pelo Estado e se torna uma referência em cooperativismo de crédito.
Um novo tempo começa para o Sicoob Credipar que abre a sua nova agência com 73 novos cooperados que acreditam nas oportunidades que a cooperativa poderá oferecer.
"Realizamos hoje o desejo de aumentar a nossa área de atuação com a abertura de uma agência na região sul do Estado. Gurupi representa um público diferenciado, exigente e que valoriza as oportunidades. Estamos muito felizes e temos a certeza que foi um grande passo chegar até aqui", declara o Presidente do Sicoob Credipar Gilberto Moraes.
Marcaram presença na solenidade autoridade estaduais e municipais e os cooperados pioneiros de agência em Gurupi.
A agência do Sicoob Credipar está situada na Av. Goiás n° 2439 entre as ruas 09 e 10 com horário de funcionamento a partir das 10h.
Sabrina Brito - Assessoria de comunicação
A noite da ultima sexta-feira (06-01) ficará marcado na história da região sul do Estado do Tocantins. O município de Gurupi recebeu de braços abertos uma agência do Sicoob Credipar.
Em uma solenidade repleta de emoção e prestigiada por muitas autoridades e populares, o Sicoob Credipar está oficialmente instalado e Gurupi. Fruto do sonho de alguns e da vontade de muitos, a cooperativa passa agora a ter 10 agências espalhadas pelo Estado e se torna uma referência em cooperativismo de crédito.
Um novo tempo começa para o Sicoob Credipar que abre a sua nova agência com 73 novos cooperados que acreditam nas oportunidades que a cooperativa poderá oferecer.
"Realizamos hoje o desejo de aumentar a nossa área de atuação com a abertura de uma agência na região sul do Estado. Gurupi representa um público diferenciado, exigente e que valoriza as oportunidades. Estamos muito felizes e temos a certeza que foi um grande passo chegar até aqui", declara o Presidente do Sicoob Credipar Gilberto Moraes.
Marcaram presença na solenidade autoridade estaduais e municipais e os cooperados pioneiros de agência em Gurupi.
A agência do Sicoob Credipar está situada na Av. Goiás n° 2439 entre as ruas 09 e 10 com horário de funcionamento a partir das 10h.
Sabrina Brito - Assessoria de comunicação
Notícias
0 minutes read
Fred Alves
Após ser implantada em dezembro de 2011 dentro do novo Organograma Geral da Coapa, a Unidade Operacional já está atuando ativamente. Nesta semana, o gerente do setor Nelzivan Carvalho Neves inicia uma série de visitas a empresas tocantinenses.
Na quarta-feira, 11 de janeiro, o gestor visita a Frango Norte, em Paraíso do Tocantins, na região Central do Estado. Já na sexta-feira, 13, encontra-se com representantes da Asa Norte, localizada no município de Aguiarnópolis, região do Bico do Papagaio. As duas empresas pertencem ao mesmo grupo empresarial e atuam na produção, comercialização e integração de frangos de corte.
Nelzivan Carvalho Neves explicou que além de estreitar relações, as visitas tem o objetivo de apresentar a cooperativa para as empresas e prospectar negócios buscando a comercialização de grãos como milho e sorgo produzidos por agricultores associados a Coapa. "As duas empresas já compram grãos para produção de ração animal, nossa intenção é vender diretamente para os frigoríficos eliminando atravessadores. Isso será bom para ambos os lados: a Coapa ampliará seu mercado de atuação, já a empresa tem a garantia de receber o produto em tempo hábil", explicou Nelzivan. Ele ainda informou que a intenção é visitar outras empresas que compram grãos para produção de ração instaladas no Tocantins e em estados das regiões Norte e Nordeste.
Dando sequência à série de visitas, na próxima semana o gerente da Unidade Comercial da Coapa se encontra com representantes de tradings de Guaraí e Colinas do Tocantins que atuam no financiamento da safra de grãos de soja e milho. "A intenção é saber o volume de grãos que essas empresas dispõem aqui em nossa região e qual quantidade pretendem enviar para o armazém da Coapa", relatou Nelzivan.
Trabalho integrado
Com o novo Organograma Geral da Coapa as Unidades Operacional e Comercial continuam trabalhando em parceria o que é fundamental para o êxito das atividades da cooperativa que neste ano completará 14 anos de atuação. A primeira é responsável pelo beneficiamento e armazenamento dos grãos. Já o Comercial, como o próprio nome diz, tem o importante papel de comercializar a produção.
Na Coapa há 10 anos, Nelzivan Carvalho Neves afirma que a equipe está motivada com as metas propostas para o ano de 2012. "Estamos empenhados para fortalecer ainda mais a área comercial da cooperativa", garantiu o gerente.
Após ser implantada em dezembro de 2011 dentro do novo Organograma Geral da Coapa, a Unidade Operacional já está atuando ativamente. Nesta semana, o gerente do setor Nelzivan Carvalho Neves inicia uma série de visitas a empresas tocantinenses.
Na quarta-feira, 11 de janeiro, o gestor visita a Frango Norte, em Paraíso do Tocantins, na região Central do Estado. Já na sexta-feira, 13, encontra-se com representantes da Asa Norte, localizada no município de Aguiarnópolis, região do Bico do Papagaio. As duas empresas pertencem ao mesmo grupo empresarial e atuam na produção, comercialização e integração de frangos de corte.
Nelzivan Carvalho Neves explicou que além de estreitar relações, as visitas tem o objetivo de apresentar a cooperativa para as empresas e prospectar negócios buscando a comercialização de grãos como milho e sorgo produzidos por agricultores associados a Coapa. "As duas empresas já compram grãos para produção de ração animal, nossa intenção é vender diretamente para os frigoríficos eliminando atravessadores. Isso será bom para ambos os lados: a Coapa ampliará seu mercado de atuação, já a empresa tem a garantia de receber o produto em tempo hábil", explicou Nelzivan. Ele ainda informou que a intenção é visitar outras empresas que compram grãos para produção de ração instaladas no Tocantins e em estados das regiões Norte e Nordeste.
Dando sequência à série de visitas, na próxima semana o gerente da Unidade Comercial da Coapa se encontra com representantes de tradings de Guaraí e Colinas do Tocantins que atuam no financiamento da safra de grãos de soja e milho. "A intenção é saber o volume de grãos que essas empresas dispõem aqui em nossa região e qual quantidade pretendem enviar para o armazém da Coapa", relatou Nelzivan.
Trabalho integrado
Com o novo Organograma Geral da Coapa as Unidades Operacional e Comercial continuam trabalhando em parceria o que é fundamental para o êxito das atividades da cooperativa que neste ano completará 14 anos de atuação. A primeira é responsável pelo beneficiamento e armazenamento dos grãos. Já o Comercial, como o próprio nome diz, tem o importante papel de comercializar a produção.
Na Coapa há 10 anos, Nelzivan Carvalho Neves afirma que a equipe está motivada com as metas propostas para o ano de 2012. "Estamos empenhados para fortalecer ainda mais a área comercial da cooperativa", garantiu o gerente.