Colaboradores são motivados e conhecem novos resultados do Programa de Qualidade da Coapa
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Fred Alves
Dando continuidade ao trabalho de implantação do "Programa de Qualidade da Coapa", que busca dá mais eficiência e qualidade às ações da cooperativa, foi realizada a primeira reunião deste ano, na manhã desta quinta-feira, 19 de janeiro. O encontro contou com a participação de 48 colaboradores e aconteceu na sede da entidade cooperativista, em Pedro Afonso.
Presidente da Coapa, Ricardo Khouri, enfatizou que para o "Plano de Metas Coapa 2012", que integra o "Planejamento Estratégico", ser executado satisfatoriamente e obter êxito é imprescindível o empenho de todos os colaboradores. "Sinergia, espírito de equipe e companheirismo. Esse é o grande retorno que esperamos de vocês colaboradores. Vamos continuar atendendo bem nosso principal cliente: o cooperado", conclamou Khouri, bastante aplaudido após sua fala.
A gerente geral da cooperativa, Silvana Ramos, leu e tirou dúvidas sobre a circular interna distribuída no início deste ano, onde são repassadas várias informações importantes, tais como atribuições de cada unidade e dos colaboradores, respeito a hierarquia e a prazos estipulados, cuidados com o patrimônio, regras de empregabilidade e necessidade da organização no ambiente de trabalho. " Leiam o Código de ética da Coapa, um instrumento de grande valia para nossas relações humanas e profissionais", orientou Silvana.
5’S
A segunda parte da reunião foi reservada para a equipe da Consultoria Rebouças, responsável por auxiliar a implantação do "Programa de Qualidade da Coapa", apresentar o trabalho desenvolvido pela equipe da Unidade Operacional da cooperativa dentro do Programa 5’S, método de origem japonesa que permite utilizar bem todos os recursos disponíveis, além de possibilitar transformações no ambiente e na atitude das pessoas, melhorando a qualidade de vida, diminuindo desperdícios, reduzindo custos e aumentando a produtividade.
O consultor Jorge D’ambros elogiou o trabalho dos membros da Unidade Operacional que mesmo iniciando o trabalho depois das outras unidades, devido ao período do recebimento e expedição de grãos da safra 2011/2012, conseguiram modificar o aspecto do armazém de grãos da cooperativa. Para ilustrar o que foi realizado foram exibidas fotos tiradas comparando o antes e depois da implantação do 5’S no setor. Entre os principais reparos feitos constam: pintura das instalações, substituição de portas e vidros quebrados, correções nos pisos, identificação dos setores, organização das mesas e armários, e limpeza e arrumação das instalações dos silos, depósito, arquivo e viveiro.
Clima organizacional
Outra atividade realizada foi a aplicação de um questionário para Pesquisa do Clima Organizacional, uma das mais importantes ferramentas para gestão de pessoas e planejamento estratégico de recursos humanos. Segundo o professor Jorge D’ambros, o objetivo é mensurar o nível de satisfação dos colaboradores com relação aos aspectos do ambiente organizacional e a maneira como as pessoas interagem umas com as outras. O resultado final deve apresentar informações necessárias para a identificação de oportunidades de melhoria e a elaboração de um plano de ações.
Dando continuidade ao trabalho de implantação do "Programa de Qualidade da Coapa", que busca dá mais eficiência e qualidade às ações da cooperativa, foi realizada a primeira reunião deste ano, na manhã desta quinta-feira, 19 de janeiro. O encontro contou com a participação de 48 colaboradores e aconteceu na sede da entidade cooperativista, em Pedro Afonso.
Presidente da Coapa, Ricardo Khouri, enfatizou que para o "Plano de Metas Coapa 2012", que integra o "Planejamento Estratégico", ser executado satisfatoriamente e obter êxito é imprescindível o empenho de todos os colaboradores. "Sinergia, espírito de equipe e companheirismo. Esse é o grande retorno que esperamos de vocês colaboradores. Vamos continuar atendendo bem nosso principal cliente: o cooperado", conclamou Khouri, bastante aplaudido após sua fala.
A gerente geral da cooperativa, Silvana Ramos, leu e tirou dúvidas sobre a circular interna distribuída no início deste ano, onde são repassadas várias informações importantes, tais como atribuições de cada unidade e dos colaboradores, respeito a hierarquia e a prazos estipulados, cuidados com o patrimônio, regras de empregabilidade e necessidade da organização no ambiente de trabalho. " Leiam o Código de ética da Coapa, um instrumento de grande valia para nossas relações humanas e profissionais", orientou Silvana.
5’S
A segunda parte da reunião foi reservada para a equipe da Consultoria Rebouças, responsável por auxiliar a implantação do "Programa de Qualidade da Coapa", apresentar o trabalho desenvolvido pela equipe da Unidade Operacional da cooperativa dentro do Programa 5’S, método de origem japonesa que permite utilizar bem todos os recursos disponíveis, além de possibilitar transformações no ambiente e na atitude das pessoas, melhorando a qualidade de vida, diminuindo desperdícios, reduzindo custos e aumentando a produtividade.
O consultor Jorge D’ambros elogiou o trabalho dos membros da Unidade Operacional que mesmo iniciando o trabalho depois das outras unidades, devido ao período do recebimento e expedição de grãos da safra 2011/2012, conseguiram modificar o aspecto do armazém de grãos da cooperativa. Para ilustrar o que foi realizado foram exibidas fotos tiradas comparando o antes e depois da implantação do 5’S no setor. Entre os principais reparos feitos constam: pintura das instalações, substituição de portas e vidros quebrados, correções nos pisos, identificação dos setores, organização das mesas e armários, e limpeza e arrumação das instalações dos silos, depósito, arquivo e viveiro.
Clima organizacional
Outra atividade realizada foi a aplicação de um questionário para Pesquisa do Clima Organizacional, uma das mais importantes ferramentas para gestão de pessoas e planejamento estratégico de recursos humanos. Segundo o professor Jorge D’ambros, o objetivo é mensurar o nível de satisfação dos colaboradores com relação aos aspectos do ambiente organizacional e a maneira como as pessoas interagem umas com as outras. O resultado final deve apresentar informações necessárias para a identificação de oportunidades de melhoria e a elaboração de um plano de ações.