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Objetivo Geral: Subsidiar as tomadas das decisões gerenciais com o planejamento e gestão financeira, administrando os recursos de curto, médio e longo prazos por meio de análise e interpretação de demonstrativos econômico-financeiros.
Público Alvo: Associados da cooperativa COED.
Dia/Hora: 24 e 25/08/2018 (08h às 18h)
Carga horária: 16 horas
Local: Pedro Afonso - TO
INSCRIÇÕES GRATUITAS
Instrutor(a): Reginaldo Pontes Félix
Conteúdo Programático do curso:
- Ambiente macroeconômico;
- Síntese da função financeira;
- O papel e as funções do administrador financeiro;
- Análise financeira;
- Análise da situação financeira;
- Planejamento financeiro;
- Controles operacionais e financeiros;
- Estratégias de aplicação financeira.
Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 15 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente.
Inscreva-se clicando aqui.
Fórum de Dirigentes e Presidentes das Cooperativas do Tocantins
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Uma delegação de 11 pessoas composta por representantes da cooperativa COAPA e do Sistema OCB/SESCOOP-TO participaram durante esta semana (06 a 09/08) de uma visita técnica às cooperativas de Santa Catarina.
No primeiro dia de visita, em Florianópolis (SC), o grupo conheceu as instalações da Federação de Cooperativas Agropecuárias (FECOAGRO) e do Sistema OCESC. Fundada em 1975, a FECOAGRO presta serviços nas áreas de compras conjuntas dos principais insumos e produtos de abastecimento, e fornece informações atualizadas do mercado de grãos as cooperativas. Já o Sistema OCESC conta com 263 cooperativas registradas, que juntas somam 2.294.724 cooperados e 60.532 empregados.
No segundo dia, em Campos Novos (SC), a delegação foi recebida pela cooperativa Cooperativa Agropecuária Camponovense (COOCAM), onde puderam entender o modelo de negócios da cooperativa e observar similaridades com o modelo da COAPA. Ainda no mesmo dia estiveram na Cooperativa Agrícola Campos Novos (COPERCAMPOS) e receberam informações sobre a sua atuação, incluindo o Programa de Fidelidade com associados, a produção de sementes e a evolução da gestão das Lojas, que permitiu o crescimento do faturamento em mais de 20%.
Já na quarta-feira, em Chapecó (SC), a programação contou com visitas as cooperativas SICOOB MaxiCrédito, COOPERALFA e Aurora Alimentos. Referência mundial na tecnologia e processamento de carnes, a Aurora Alimentos é a maior cooperativa produtora de alimentos do Brasil, formada por 12 cooperativas filiadas e mais de 75 mil famílias associadas. Com uma gestão participativa, a Aurora atua na industrialização e comercialização de carnes suínas, aves, lácteos, massas, vegetais e suplementos para nutrição animal.
A visita a uma propriedade rural em Chapecó, na manhã desta quinta-feira, 9, foi o último compromisso dos integrantes da visita técnica ao estado de Santa Catarina. O intuito foi entender de perto o trabalho dos produtores associados da COOPERALFA.
Para o presidente da Coapa e do Sistema OCB/ SESCOOP-TO, Ricardo Khouri, os objetivos com a realização da visita foram alcançados, sobretudo por ela ter possibilitado a observação de diversas práticas de governança e gestão. “Vamos avaliar quais processos podem ser adaptados e aplicados à realidade da Coapa e de nossa região. Foi uma experiência muito rica, vimos um cooperativismo muito pujante na parte da verticalização da produção e na agroindustrialização, que é o passo que a Coapa está buscando daqui para frente”, ressaltou o dirigente.
O conselheiro de administração da COAPA, Luiz Gilberto Ramos destacou que a experiência foi muito proveitosa e que todos os conhecimentos adquiridos irão contribuir para o desenvolvimento da Coapa. “Aprendemos muito, pois Santa Catarina é o celeiro do cooperativismo brasileiro”, afirmou.
"O Sistema OCB é um grande suporte da cooperativa COAPA e juntos estamos buscando melhorias constantes. Com a visita, tivemos uma experiência muito positiva, pois encontramos atividades similares ao que nós temos no Tocantins”, afirma a Superintendente do Sistema OCB/SESCOOP-TO, Maria José Andrade Leão de Oliveira.
COMITIVA
COAPA: Ricardo Benedito Khouri (Presidente), Luiz Gilberto Ramos (conselho de administração), Moacir Catabriga (conselho de administração), Juliano Sandri (conselheiro fiscal), Laércio Diana (conselheiro fiscal), Maria Silvana Ramos (agente de Desenvolvimento Cooperativista), Mauro Carvalho Minucci (gerente da Unidade Agroveterinária), Handerson Bihain (gerente operacional do armazém), Eduarte Bonafede (gerente da Unidade Técnica) e João Rossini (engenheiro agrônomo).
Sistema OCB/SESCOOP-TO: Maria José Andrade Leão de Oliveira (Superintendente).
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Objetivo Geral: Capacitar os cooperados para terem ferramentas que auxiliem a conquistar e fidelizar o cliente através da excelência no atendimento, integrando atitudes focadas no relacionamento e a busca de resultados.
Público Alvo: associados da cooperativa COOPERMOTOS
Dia/Hora: 05/08/2018 - 17h15 às 23h15
Carga horária: 6 horas
Local: Araguaína - TO
INSCRIÇÕES GRATUITAS
Instrutor(a): Adalberto Arruda
Conteúdo programático do curso:
- Desafios no atendimento e na gestão do relacionamento com o cliente;
- Tendências e paradigmas na construção de relações com clientes;
- Marketing no atendimento;
- Aprimorando a criação de valor nas relações cliente x fornecedor;
- Eficiência, efetivação e efetividade no relacionamento com o cliente;
- Comunicação e postura no atendimento com foco em resultados;
- Atitudes e comportamentos vinculados a excelência no atendimento;
- Estruturação de equipes de atendimento focadas na excelência ao cliente;
- Avaliando a qualidade no atendimento.
Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 15 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente.
Objetivo Geral: Capacitar os cooperados para terem ferramentas que auxiliem a conquistar e fidelizar o cliente através da excelência no atendimento, integrando atitudes focadas no relacionamento e a busca de resultados.
Público Alvo: associados da cooperativa COOPERMOTOS
Dia/Hora: 05/08/2018 - 17h15 às 23h15
Carga horária: 6 horas
Local: Araguaína - TO
INSCRIÇÕES GRATUITAS
Instrutor(a): Dorivan Rodrigo Marques
Conteúdo programático do curso:
- Desafios no atendimento e na gestão do relacionamento com o cliente;
- Tendências e paradigmas na construção de relações com clientes;
- Marketing no atendimento;
- Aprimorando a criação de valor nas relações cliente x fornecedor;
- Eficiência, efetivação e efetividade no relacionamento com o cliente;
- Comunicação e postura no atendimento com foco em resultados;
- Atitudes e comportamentos vinculados a excelência no atendimento;
- Estruturação de equipes de atendimento focadas na excelência ao cliente;
- Avaliando a qualidade no atendimento.
Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 15 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente.
Objetivo Geral: Formar e capacitar profissionais que queiram exercer ou que exercem a atividade remunerada na condução de motocicletas em transporte de passageiros (mototaxi).
Público Alvo: associados da cooperativa COOPERMOTOS.
Dia/Hora: 05/08/18 - 06h30 às 17h
Carga horária: 10 horas
Local: Araguaína - TO
INSCRIÇÕES GRATUITAS
Instrutor(a): Adalberto Arruda
Conteúdo programático do curso:
- Ética e cidadania na atividade profissional;
- Noções básicas de Legislação;
- Gestão do risco sobre duas rodas;
- Estratégias para a prevenção de acidentes de trânsito;
- Segurança e saúde;
- Importância do uso dos equipamentos de segurança do motociclista, do passageiro e da motocicleta;
- Transporte de pessoas;
- Postura corporal sobre duas rodas.
- Pratica veicular Individual Especifica.
Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 15 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente.
Objetivo Geral: Formar e capacitar profissionais que queiram exercer ou que exercem a atividade remunerada na condução de motocicletas em transporte de passageiros (mototaxi).
Público Alvo: associados da cooperativa COOPERMOTOS.
Dia/Hora: 03 a 05/08/2018
Carga horária: 30 horas
Local: Araguaína - TO
INSCRIÇÕES GRATUITAS
Instrutor(a): Dorivan Rodrigo Marques
Conteúdo programático do curso:
- Ética e cidadania na atividade profissional;
- Noções básicas de Legislação;
- Gestão do risco sobre duas rodas;
- Estratégias para a prevenção de acidentes de trânsito;
- Segurança e saúde;
- Importância do uso dos equipamentos de segurança do motociclista, do passageiro e da motocicleta;
- Transporte de pessoas;
- Postura corporal sobre duas rodas.
- Pratica veicular Individual Especifica.
Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 15 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente.

PROGRAMA COACHING PARA LÍDERES
O Sistema OCB/SESCOOP-TO abre as inscrições para o Programa Coaching para líderes nas cidades de Palmas e Gurupi. O objetivo do programa é aprimorar o processo de gestão das cooperativas através da evolução comportamental e qualificação dos dirigentes, conselheiros, executivos e gestores desenvolvendo atitudes e habilidades necessárias para o relacionamento interpessoal com o quadro social, equipe de colaboradores e público externo.
A metodologia do programa acontecerá por meio de sessões individuais e encontros em grupo, utilizando-se de ferramentas do coaching para promover um ambiente de reflexão, construção, evolução e transformação a partir do autoconhecimento.
Além disso, o Programa Coaching para Líderes proporcionará uma série de outros benefícios de acordo com as necessidades específicas de cada participante, tais como:
✓ Desenvolvimento do potencial individual;
✓ Clareza nos objetivos e ações em vista de melhores resultados para a cooperativa;
✓ Melhoria nos relacionamentos interpessoais e facilidade para o trabalho em equipe;
✓ Desenvolvimento das principais capacidades para liderar com eficiência;
✓ Desenvolvimento eficiente da equipe nas cooperativas;
✓ Melhoria na capacidade de tomada de decisões;
LOCAL:
Gurupi - Auditório da UNIMED Gurupi
Palmas - Auditório do SISTEMA OCB/TO | Avenida JK, Qd. 110 Norte, Lt 11 - Palmas/TO
VAGAS:
Gurupi - 12 vagas
Palmas - 11 vagas
CONDIÇÕES PARA PARTICIPAÇÃO:
Para se inscrever o candidato deve ser dirigente, conselheiro, diretor executivo ou gestor de cooperativa registrada e em situação de regularidade com o sistema OCB/SESCOOP-TO, e a cooperativa deve estar inscrita no PDGC – Programa Nacional de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas.
As vagas serão distribuídas de modo a atender o maior número de cooperativas possíveis, observando os critérios de participação.
As solicitações de inscrição deverão ser encaminhadas para o SESCOOP/TO (
Download Solicitação de inscrição
IMPORTANTE: O beneficiado somente terá direito as sessões individuais, caso o mesmo participe integralmente dos encontros em grupo.
CRONOGRAMA PREVISTO PARA A TURMA DE GURUPI - 12 vagas
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Nº e tipo das sessões |
Data |
Hora |
Carga Horária do Participante |
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1ª Encontro em grupo |
20/08/2018 |
18h30 às 21h30 |
3 horas |
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1ª Sessão Individual presencial |
21 e 22/08/2018 |
Horário a ser agendado entre o participante e o Profissional. |
1 hora por participante. |
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2ª Sessão Individual presencial |
12 e 13/09/2018 |
Horário a ser agendado entre o participante e o Profissional. |
1 hora por participante. |
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2ª Encontro em grupo |
24/09/2018 |
18h30 às 21h30 |
3 horas |
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3ª Sessão Individual presencial |
25 e 26/09/2018 |
Horário a ser agendado entre o participante e o Profissional. |
1 hora por participante. |
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1ª Sessão Individual On-line |
08 e 09/10/2018 |
Horário a ser agendado entre o participante e o Profissional. |
1 hora por participante. |
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2ª Sessão Individual On-line |
17 e 18/10/2018 |
Horário a ser agendado entre o participante e o Profissional. |
1 hora por participante. |
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3ª Encontro em grupo |
29/10/2018 |
18h30 às 21h30 |
3 horas |
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4ª Sessão Individual presencial |
30 e 31/10/2018 |
Horário a ser agendado entre o participante e o Profissional. |
1 hora por participante. |
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Carga Horária Total |
15 horas |
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CRONOGRAMA PREVISTO PARA A TURMA DE PALMAS - 11 vagas
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Nº e tipo das sessões |
Data |
Hora |
Carga Horária do Participante |
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1ª Encontro em grupo |
27/08/2018 |
18h30 às 21h30 |
3 horas |
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1ª Sessão Individual presencial |
28 e 29/08/2018 |
Horário a ser agendado entre o participante e o Profissional. |
1 hora por participante. |
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2ª Sessão Individual presencial |
11 e 14/09/2018 |
Horário a ser agendado entre o participante e o Profissional. |
1 hora por participante. |
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2ª Encontro em grupo |
01/10/2018 |
18h30 às 21h30 |
3 horas |
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3ª Sessão Individual presencial |
02 e 03/10/2018 |
Horário a ser agendado entre o participante e o Profissional. |
1 hora por participante. |
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1ª Sessão Individual On-line |
15 e 16/10/2018 |
Horário a ser agendado entre o participante e o Profissional. |
1 hora por participante. |
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2ª Sessão Individual On-line |
25 e 26/10/2018 |
Horário a ser agendado entre o participante e o Profissional. |
1 hora por participante. |
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3ª Encontro em grupo |
05/11/2018 |
18h30 às 21h30 |
3 horas |
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4ª Sessão Individual presencial |
06 e 07/11/2018 |
Horário a ser agendado entre o participante e o Profissional. |
1 hora por participante. |
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Carga Horária Total |
15 horas |
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Cooperativas fortes, com resultados sociais e econômicos cada vez maiores e fazendo sua parte para transformar a realidade das cidades brasileiras. Esse é o cenário positivo pelo qual o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) tem trabalhado desde que surgiu, há 20 anos.
E, para marcar essas duas décadas de trabalho e, ainda, visando contribuir com o desenvolvimento sustentável do movimento cooperativista brasileiro, foi lançada a Diretriz de Atuação do Sescoop, durante evento realizado na última terça-feira (31/7), em Brasília, e que contou com a participação de representantes das organizações estaduais do Sistema OCB, composto pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), pela Confederação Nacional das Cooperativas (CNCoop) e, claro, pelo Sescoop.
Durante a abertura do evento, o superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, fez questão de destacar que o Sescoop foi criado há duas décadas para acompanhar de perto as cooperativas brasileiras e, com isso, oferecer soluções para a sustentabilidade do negócio. “Isso faz parte da missão do Sescoop: promover a cultura cooperativista e o aperfeiçoamento da gestão para o desenvolvimento das cooperativas brasileiras”, reforça Nobile.
Além disso, segundo ele, a Diretriz de Atuação representa um marco na história do movimento cooperativista brasileiro. “O cooperativismo é feito por pessoas e para pessoas, por isso, a padronização dos processos é importante na busca de respostas adequadas diante da diversidade de todo o país”, avalia.
COMO VAI FUNCIONAR
O documento lançado, pretende oferecer uma linha orientadora para a atuação de todas as unidades estaduais do Sescoop, considerando o contexto atual e a visão de futuro do cooperativismo brasileiro, de modo a potencializar os resultados em benefício dos cooperados e seus familiares e empregados.
“Nossa intenção é consolidar e evidenciar as ações realizadas pelo Sescoop, focadas nas cooperativas, de modo consistente e coerente com uma política nacional, de acordo com os pressupostos legais, regimentais e doutrinários. Para isso, foi necessário construir uma linha-mestra que norteie a atuação das unidades estaduais, respeitando as particularidades regionais”, explica a gerente geral do Sescoop, Karla Oliveira.
Segundo ela, o modelo de atuação preconizado pela diretriz considera o desenvolvimento das pessoas, por meio da redução das lacunas de competências necessárias ao desenvolvimento das cooperativas, conforme necessidades identificadas por meio dos diagnósticos. “Assim, nosso trabalho é um ciclo virtuoso que gera mais e mais valor. Esse processo trará soluções que fazem sentido para cada cooperativa e, assim, gerará impactos positivos nos resultados”, frisa Karla.
Ela explicou, ainda, que a Diretriz de Atuação do Sescoop trabalha com base em quatro eixos de atuação:
- Identidade: ajuda as cooperativas a se adequarem à legislação cooperativista, a se manterem fieis ao estatuto e a garantirem a integridade dos valores cooperativistas no dia-a-dia do negócio.
- Governança: oferece um modelo de governança e liderança estratégicas baseado nos princípios cooperativistas de tomada de decisão coletiva.
- Gestão: possibilita a implementação e o aperfeiçoamento de processos de gestão, com base em modelo de excelência.
- Desempenho: monitora o resultado da cooperativa para que seja possível adotar medidas para a melhoria do desempenho global do negócio.
PARTICIPAÇÃO
“Temos uma grande expectativa com relação aos desdobramentos dessa Diretriz de Atuação, por isso, pedimos que todos se envolvam, afinal, o trabalho depende do empenho de todos, como Sistema. Por isso, a dedicação de cada um de nós será essencial na hora de colocar tudo isso em prática. As pessoas são o início, o meio e o fim de todo o nosso processo. Venha com a gente, e nos ajude a desenvolver as cooperativas e o cooperativismo no Brasil”, conclui Renato Nobile.
EFETIVIDADE
“A diretriz dá um Norte, ao mesmo tempo que mantém a individualidade cada região, de cada estado, aquilo que cada um já construiu, baseado nas suas realidades e necessidades. O fato de termos um pensamento sistêmico melhora a coleta de dados e nos permite mais segurança na hora de nos expormos aos órgãos consultores e fiscalizadores.” Élvio Silveira, coordenador de Formação Profissional e do Monitoramento do Sescoop/SC
Adaptado de somoscooperativismo.coop.br
Na próxima semana uma delegação composta por 12 pessoas, entre eles, dirigentes e técnicos da Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa), com o apoio do Sistema OCB/SESCOOP-TO, desembarca em Santa Catarina para visitas técnicas em cooperativas do estado. No roteiro, que vai do dia 06 a 09 de agosto, está programado ainda, visitas na Federação das Cooperativas Agropecuárias de Santa Catarina (Fecoagro) e Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc).
Em Campos Novos o grupo estará na Cooperativa Agropecuária Camponovense (Coocam), durante toda a manhã de terça-feira (07), onde visitarão a estrutura física e organizacional da cooperativa, ou seja, conhecerão mais sobre as boas práticas dos trabalhos desenvolvidos pela Coocam.
O presidente da Coapa e do Sistema OCB/SESCOOP-TO, Ricardo Benedito Khouri, acredita que a visita proporcionará importantes trocas de conhecimento e experiências. “Será uma imersão onde estaremos observando as boas práticas cooperativistas, principalmente na parte de gestão e governança. Como sabemos que as cooperativas de Santa Catarina desenvolvem um ótimo trabalho, temos a pretensão de que vamos conseguir diversos esclarecimentos sobre as boas práticas aplicadas no setor", conclui o presidente.
No roteiro de visitas o grupo deseja verificar boas práticas relacionadas à gestão dos serviços concedidos pelas cooperativas aos cooperados como:
Assistência técnica, comercial, armazenagem, e loja de insumos,
Classificação de cooperados,
Bonificação por participação do cooperado,
Relacionamento com o cooperado, fidelização do cooperado,
Serviço de assistência técnica e benefícios para associados de maneira geral.
Adaptado de coocam.com.br
[contact-form-7 id="12539" title="Levantamento de Demanda de MBA em Gestão de Cooperativas de Saúde"]
Obs.: Formulário disponível para preenchimento até o dia 02/08/2018.
A cooperativa SICOOB CREDIPAR realizou no sabádo (14), a celebração do Dia de Cooperar no Salão Paroquial em Miranorte - TO. A Inciativa contou com apoio do Sistema OCB/SESCOOP-TO da Pastoral da Criança e Polícia Militar, que por meio do Projeto Proerd levou para a comunidade uma palestra com o tema "Diga não as drogas".
Durante a palestra estiveram presentes 23 voluntários e mais de 60 pessoas entre pais e crianças que puderam conhecer mais sobre os malefícios e consequências causadas pelo uso das droga.
Ao final, foram distribuídos lanches para os presentes e também para as famílias carentes cadastradas na Pastoral da Criança.
#VemCooperar
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Objetivo Geral: Tratamento de pacientes vítimas de parada cardiorrespiratória (PCR) ou que apresentam emergências cardiovasculares, como arritmias, infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral.
Público Alvo: Apenas cooperados e colaboradores da cooperativa UNIMED PALMAS
Dia/Hora: 21 e 22 de setembro de 2018 (08h às 18h)
Carga horária: 16 horas
Local: Palmas - TO
INSCRIÇÕES GRATUITAS
Instrutor(a):
Conteúdo Programático do curso:
- Reconhecimento e tratamento precoce de parada respiratória e PCR;
- Reconhecimento e tratamento precoce de condições de iminência de parada cardíaca, como
bradicardia sintomática; - Manuseio de via aérea;
- Farmacologia relacionada;
- Gerenciamento de Síndromes Coronárias Agudas e AVC;
- Comunicação eficiente no papel de membro e líder de um time de ressuscitação;
- Discussão sobre como o uso de um time de resposta rápida ou equipe de emergência médica
pode melhorar a evolução dos pacientes; - Definir os sistemas de tratamento.
Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 30 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente.
Objetivo Geral: Proporcionar ao cooperado e colaboradores formação inicial visando à qualificação que lhe permita atuar na manutenção preventiva e corretiva de veículos pesados, máquinas e sistemas agrícolas mecanizados.
Público Alvo: Cooperados e colaboradores da FRÍSIA
Dia/Hora: 20, 21 e 22 de agosto de 2018 (08h às 18h)
Carga horária: 24 horas
Local: Paraíso do Tocantins - TO
INSCRIÇÕES GRATUITAS
Instrutor(a): Divino Eustáquio Ferreira
Conteúdo Programático do curso:
- Classificação das máquinas agrícolas, tratores agrícolas e máquinas para semeadura;
- Visão Geral do equipamento;
- Técnicas de operação
- Controles específicos da máquina e manutenção diária;
- Identificação e resolução de problemas básicos.
Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 30 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente.
Objetivo Geral: Desenvolver a habilidade da comunicação de forma que o participante possa emitir uma mensagem com intenção clara e objetiva, coerente com sentimentos, pensamentos e atitude beneficiando suas relações interpessoais e seu desempenho profissional.
Público Alvo: Colaboradores da UNIMED ARAGUAÍNA
Dia/Hora: 18 de agosto de 2018 (08h às 18h)
Carga horária: 8 horas
Local: Araguaína - TO
INSCRIÇÕES GRATUITAS
Instrutor(a): Iranilson Ferreira Mota
Conteúdo Programático do curso:
- Vícios de linguagem;
- Atitudes adequadas e inadequadas;
- O processo de comunicação;
- Canais de comunicação;
- Distorções e barreiras no processo de comunicação;
- Percepção e modelos mentais;
- Estilos de comunicação e seus impactos;
- Comunicação escrita;
- Comunicação telefônica;
- Comunicação assertiva;
- Componentes do discurso: gestos, tom, volume...;
- Como lidar com posturas agressivas, passivas e assertivas;
- Como dar feedback
- Como ter foco em reuniões.
Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 30 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente.
Objetivo Geral: Desenvolver a capacidade de oratória por meio de técnicas e ferramentas adequadas para transmitir credibilidade no momento de expressar ideias, possibilitando uma comunicação organizada, clara, natural e convincente durante suas apresentações.
Público Alvo: Comunidade e colaboradores das cooperativas
Dia/Hora: 15 e 16 de agosto de 2018 (18h30 às 22h30)
Carga horária: 8 horas
Local: Palmas - TO
INSCRIÇÕES GRATUITAS
Instrutor(a): Jair Stival
Conteúdo Programático do curso:
- Características de uma boa apresentação;
- Timidez e medo de falar;
- Como lidar com o medo;
- Processo de comunicação;
- Aparência, postura, movimentação, expressões faciais, gestos;
- Articulação da fala, ritmo, entonação da voz, ênfase, ampliação do vocabulário, vícios de linguagem,
gramática para comunicação oral, objetividade; - Interpelação e argumentação;
- Etapas da apresentação, uso de recursos audiovisuais, formas de tornar o discurso mais atraente;
Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 30 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente.
Objetivo Geral: Capacitar os profissionais de gestão para criação de ambientes mais seguros, em que as pessoas possam conquistar maior liberdade para exercitar o talento e criatividade.
Público Alvo: Colaboradores, cooperados e integrantes dos núcleos da cooperativa COAPA.
Dia/Hora: 14/08/2017 (08h às 18h)
Carga horária: 8 horas
Local: Pedro Afonso - TO
INSCRIÇÕES GRATUITAS
Instrutor(a): Alan Barros Bitar.
Conteúdo Programático do curso:
- As novas realidades organizacionais;
- Do medo à confiança;
- A autoconfiança como elemento a potencializar cada trabalhador;
- A Gestão por Confiança;
- Competências básicas da confiança;
- Balanço organizacional para a criação de confiança;
- O Empowerment e a delegação como potencializadores da confiança;
- Confiança e compromisso;
- A Gestão por Confiança na prática.
Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 30 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente.
