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Unimed mostra sua força e reúne políticos de Brasília para discutir o cooperativismo da saúde

Senadores e deputados federais compareceram em peso ao 3° Encontro do Sistema Unimed com o Congresso Nacional, promovido ontem (3ª. feira, 10.04), em Brasília, por iniciativa do Comitê Político da Unimed do Brasil com apoio da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).

Os dirigentes do Sistema Unimed também atenderam em peso ao pedido do presidente da Unimed do Brasil, Eudes de Freitas Aquino. Dezenas de dirigentes e gestores foram a Brasília, representando todas as regiões do país e as empresas do Sistema (Seguros Unimed, Unimed Participações e Central Nacional Unimed).

No total, mais de 100 participantes lotaram as dependências do auditório da OCB, no Distrito Federal, o que mereceu do senador Waldemir Moka, presidente da Frente Parlamentar Cooperativista (Frencoop), o comentário de que "um movimento assim tem de ser feito nas bancadas do Congresso Federal para mostrar a todos os deputados e senadores a força da Unimed e do cooperativismo da saúde".

E esse movimento pode mesmo acontecer. De efetivo, o Encontro em Brasília definiu a participação da Unimed na próxima reunião da Frente Nacional Cooperativista, no dia 18.04, para a elaboração de uma consistente estratégia de atuação no Congresso com o objetivo de vencer a batalha de vários anos e conseguir aprovar três tópicos extremamente importantes da agenda cooperativista da saúde: o ato cooperativo,
a necessária adequação tributária das cooperativas e o ato médico.
Os políticos presentes ao Encontro com a Unimed se mostraram motivados a fazer a sua parte. Mas foram unânimes em enfatizar que as maiores esperanças de destravar a aprovação dos atos (cooperativo e médico) está no primeiro semestre.

"Este é o Ano Internacional das Cooperativas. Precisamos aproveitar essa data para conquistar nossas vitórias", disse o deputado Lelo Coimbra, representante do ramo saúde na Frencoorp. "E o segundo semestre é eleitoral; nada anda no Congresso", complementou o deputado Ronaldo Caiado.

Esse posicionamento dos senadores e deputados agradou aos representantes do Sistema Unimed. Para o presidente Eudes, é preciso engajar todos os envolvidos num projeto nacional para firmar a identidade do cooperativismo. "Para isso, a Unimed faz a sua parte, mas também conta com os parlamentares, importantes agentes desse processo. A agenda positiva tem de sair já".

O coordenador político José Abel Alcanfor Ximenes, coordenador do evento, ressaltou a importância de trazer os grandes temas do cooperativismo para o debate e viu no posicionamento dos políticos uma iniciativa muito positiva. "Contamos com vocês, senadores e deputados. E isso tem de acontecer agora".

Mas o presidente Eudes reconhece que os políticos precisam do ‘empurrão’ do cooperativismo médico para agir. "Temos de motivar os mais de 111 mil médicos cooperados espalhados por 83% do território nacional a pressionar os seus deputados e senadores. Só assim ocorrerão as conquistas de direito tão desejadas".


Fonte: Agência Unimed de Notícias

SESCOOP/TO divulga Edital do Pregão Presencial Para Registro de Preço Nº. 02/2012

O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Tocantins - SESCOOP/TO, CNPJ 07.330.977/0001-16, com sede à Avenida JK, Quadra 110 Norte, Lote 11, CEP: 77.006-130, Palmas/TO, por intermédio do Pregoeiro e Comissão Permanente de Licitação, designados pela Portaria SESCOOP/TO n° 03/2012 de 05 de março de 2012, nos termos do Regulamento de Licitações e Contratos SESCOOP n°. 43 de 09 de fevereiro de 2006 e suas alterações e Resolução n° 850/12, torna público a realização de LICITAçãO, na modalidade de Pregão para Registro de Preço, na forma Presencial, Tipo Menor Preço Por Item, regida por este edital e seus anexos, em sessão pública, às 14h30min do dia 19 de abril de 2012.


Edital do Pregão Presencial Para Registro de Preço N°. 02/2012.


Cooperativismo já envolve 10 milhões de pessoas no Brasil, aponta OCB

Em 2011, os associados de cooperativas ligadas à OCB superou a marca dos 10 milhões, registrando um crescimento de 11% em relação ao ano anterior, quando foram contabilizados cerca de 9 milhões de cooperados. Também foi observado crescimento no quadro de empregados, que fechou o último período em 296 mil, 9,3% a mais do que em 2010. Os dados fazem parte de um estudo da gerência de Monitoramento e Desenvolvimento do Sescoop Nacional.

O ramo crédito se destacou no levantamento, apresentando o maior contingente de associados e crescimento de 16% em relação ao ano anterior. Em 2011, o segmento chegou a 4,7 milhões de cooperados (em 2010, eram 4 milhões).

Além disso, as cooperativas de crédito fecharam 2011 com R$ 86,5 bilhões em ativos. O total representa aumento de 25,8% sobre 2010, quando foram contabilizados R$ 68,7 bilhões, e é 8,7% superior às demais instituições financeiras. A evolução patrimonial foi outro indicador de destaque para o ramo crédito, que chegou a R$ 15,9 bilhões no último ano, registrando uma expansão de 20,6% - o dobro do percentual percebido pelo restante do mercado.

Já nos indicadores regionais, a região Sudeste teve a maior quantidade de cooperativas em atividade, com 2.349 empreendimentos coletivos. Em seguida está o Nordeste, com 1.738, e a região Sul aparece em terceiro lugar, com 1.050. Quando avaliada a relação de cooperados, o quadro muda um pouco. O Sudeste continua na primeira posição, com 4,7 milhões de cooperados. Já a região Sul ocupa o segundo lugar, com praticamente 4 milhões de associados, e o Centro-Oeste aparece na terceira posição, com 644 mil. Quanto à geração de empregos diretos, a região Sul é a que tem maior quadro de colaboradores - 152 mil e 10% de expansão; a Sudeste figura em segundo, com 94 mil e 13% de crescimento.

Também nesse item, o Centro-Oeste ocupa a terceira colocação, com 21 mil empregados e 20% de aumento no período. Com base nos dados históricos, é possível fazer, estatisticamente, uma previsão do comportamento desses indicadores para os próximos cinco anos. A estimativa é de que o número de cooperativas registradas no Sistema OCB permaneça estabilizado. Já o total de cooperados deverá seguir uma linha ascendente e constante, chegando a 12 milhões de pessoas nos próximos anos. Seguindo a mesma metodologia da OCB, espera-se que o cooperativismo brasileiro gere, até 2016, 353 mil empregos. (Fonte: Informe OCB)

Recepção e escoamento da safra de soja movimentam armazém da Coapa em Pedro Afonso

Texto e foto: Fred Alves

Como já se tornou costume nesta época do ano é grande o movimento de caminhões no pátio da Unidade de Grãos da Coapa, em Pedro Afonso. Ao mesmo tempo em que o armazém recebe a Safra de soja 2011/2012 para beneficiamento, também acontece o escoamento da produção. Até esta segunda-feira, dia 09 de abril, a unidade já havia recebido 61.346 toneladas da oleaginosa, o equivalente a 95,85% das 64 mil toneladas previstas para serem recepcionadas neste ano. Também havia sido registrada a expedição de 11.036 toneladas comercializadas antecipadamente pelos produtores através de contratos com as tradings responsáveis pela exportação do produto.

Os grãos são provenientes de fazendas de 84 produtores, sendo 32 associados da cooperativa e 54 não cooperados. Para atender o grande volume de soja que chega e sai diariamente do armazém, considerado o maior do Tocantins, quase 50 colaboradores trabalham ininterruptamente em três turnos. De Pedro Afonso os grãos seguem para os terminais da Valec em Colinas do Tocantins e Porto Franco (MA), de onde são transportados de trem para o Porto de Itaqui (MA). Depois a produção é enviada de navio para outros países, principalmente para a China grande consumidora da oleaginosa.

Segundo o gerente da Unidade de Grãos da Coapa, Vanderlei do Souza, o recebimento e escoamento da safra começaram ainda em fevereiro. A recepção deve seguir até o final deste mês de abril. Já expedição seguirá até o próximo mês de julho, quando o sojicultor que aguarda melhores preços para comercialização no mercado externo, deve vender o restante da produção.

"Apesar do grande movimento de caminhões, não tem havido tumulto, pois o sistema de expedição de cargas implantado pela Coapa, que envolve tecnologia de ponta e colaboradores capacitados, está funcionando satisfatoriamente", explicou Vanderlei, lembrando ainda que o armazém já está pronto para receber o milho e o sorgo produzidos na Safrinha 2012.

O cooperativismo que move o Brasil


Sicredi, um dos maiores Sistemas Cooperativos da América Latina investe na conscientização infantil

Na sociedade em que vivemos hoje, onde cada vez mais as pessoas têm a consciência do que é conviver em rede, o espírito cooperativo vem sendo intensificado com ações de grandes empresas e da própria comunidade, em busca de transformação do mundo num lugar mais humano, igualitário e sustentável. Por todas essas ações que a ONU designou o ano de 2012 como o Ano Internacional das Cooperativas, com a intenção de incentivar e destacar a contribuição delas para o desenvolvimento sócio-econômico, especialmente seu impacto na redução da pobreza, geração de emprego e integração social.

Ligadas em rede, as pessoas valorizam a sustentabilidade, a qualidade de vida e buscam no cooperativismo inspiração para novos negócios, ideais e transformações. E são nesses valores que o Sicredi se baseia há mais de 100 anos, desde o início do cooperativismo no País. Fundamentado num sistema de cooperativas de crédito presentes em 10 Estados brasileiros, o Sicredi atua com base no cooperativismo de crédito, um modelo de organização econômica que ele mesmo difundiu e consolidou no Brasil e é considerado um dos maiores sistemas cooperativos no País e na América Latina.

Incentivar e propor novos ideais de cooperação são os objetivos do projeto que o Sicredi vem desenvolvendo desde 2011, com a Caravana dos Poupedis. Trata-se de um circo itinerante em turnê por todo o Brasil com uma peça teatral infantil que estimula a cooperação, o respeito à individualidade, a importância de poupar e evitar o consumismo. No total, 26,9 mil crianças já assistiram ao espetáculo no Rio Grande do Sul, São Paulo e Paraná. A Caravana dos Poupedis segue em 2012 pelos Estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins.

Com apoio do Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet, o espetáculo é produzido pela Liga Produção Cultural, de Porto Alegre, e conta com um time de peso do teatro gaúcho, incluindo a diretora Adriane Mottola, o jornalista e escritor Renato Mendonça e o cenógrafo Zao Figueiredo. De acordo com a política de sustentabilidade do Sicredi, todo o material utilizado nos figurinos, cenários e adereços é basicamente reciclável, além da iluminação que privilegia efeitos com luz de LED, que exige um baixo consumo de energia.

Estrelada por artistas de circo que representam os mascotes da poupança do Sicredi: Din, Bludi, Zup, Nina e Pixx, o Circo é inesperadamente ameaçado de fechar sua lona porque as crianças estão sob a influência do vilão Zé Gastança, que as faz desperdiçar seu tempo jogando games violentos no computador, assistindo a programas na TV o dia inteiro e gastando todo seu dinheiro em coisas supérfluas. Os Poupedis enfrentam vários inimigos até encontrar Zé Gastança e transformá-lo em Zé Poupança.

Projetos como este dão suporte para a nova geração que cresce com uma consciência muito maior do que é conviver em rede e que espalham ideias que mudam atitudes e estilos de vida em busca de um mundo mais humano e sustentável. O reflexo desta conscientização já pode ser encontrado nos novos negócios que estão surgindo inspirados nos ideais cooperativos, como as plataformas de compras coletivas, destinadas a tornar mais acessíveis produtos e serviços por meio da aquisição em grupo, ou sites que compartilham conhecimento. Muitas mudanças em âmbito político, social e econômico têm ganhado força a partir de mobilizações feitas nas redes sociais, tornando as pessoas cada vez mais atentas e sensíveis a questões relacionadas com sustentabilidade e predispostas a participarem de modelos de negócios colaborativos.

Dados econômicos:

Atualmente, o setor cooperativo reúne 1 bilhão de pessoas em mais de 100 países e responde pela geração de mais de 100 milhões de empregos, segundo pesquisa da Organização Brasileira das Cooperativas (OBC). O Brasil já soma 6.652 cooperativas que reúnem mais de 9 milhões de associados e geram 300 mil empregos diretos. Esses números exemplificam como o cooperativismo traduz um ideal socioeconômico de um tipo societário que carrega os valores da cooperação, forjados a partir das necessidades humanas que precedem, inclusive, as diretrizes contemporâneas do Estado Democrático de Direito.

Presente em 10 Estados do Brasil (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Pará, Rondônia e Goiás) e 905 municípios, o Sicredi possui 115 cooperativas, que atendem 2 milhões de associados em todo o país. Com um patrimônio líquido de R$ 3,6 bilhões, o Sicredi tem como plano de estruturação das cooperativas a seguinte organização: quatro Cooperativas Centrais, uma Confederação, uma Fundação e um Banco Cooperativo, que controla as empresas específicas que atuam na distribuição de seguros, administração de cartões e de consórcios. (Dados de novembro de 2011).

Mais informações: www.poupedisicredi.com.br e www.gentequecooperacresce.com.br

Fonte: Thiago Pires (Comunicação e Mkt /Central Sicredi Brasil Central - MS / GO / TO)

Sistema OCB e ANS discutem prioridades para o cooperativismo de saúde

A criação de uma agenda positiva para o ramo e demandas de capacitação foram citadas como prioridades.

Estabelecer uma agenda positiva do cooperativismo de Saúde. Este foi o principal tema da reunião realizada na tarde desta segunda-feira (9/4), na sede da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), no Rio de Janeiro (RJ), entre o diretor-presidente da entidade, Maurício Ceschin, e representantes do Sistema OCB. O superintendente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Renato Nobile, e o gerente do Ramo Saúde, Laudo Rogério dos Santos, defenderam, ainda, a elaboração de um programa de capacitação em gestão e governança para cooperativas de saúde, focado no tema regulação.

Renato Nobile destacou que a agenda positiva precisa ser, essencialmente, reconhecida como produto do consenso alcançado entre as entidades participantes do setor. "Ela deve ser resultado de uma visão compartilhada, buscando o alinhamento dos princípios cooperativistas com as regras normativas do órgão regulador", realçou.

Segundo Laudo Rogério, existem tópicos de interesse comum entre as instituições quando o assunto é regulação. Na opinião do gestor, o movimento cooperativista pode contribuir para aperfeiçoar o sistema. "Existem oportunidades para o que o cooperativismo colabore com a ANS no sentido de aprimorar o marco regulatório do ramo saúde, especialmente no que diz respeito aos programas governamentais estratégicos de desenvolvimento da saúde suplementar", afirmou. "Estamos preparados para o trabalho em conjunto com a ANS e as cooperativas integrantes do setor", complementou.

Onofre Cesário Filho, vice-presidente da OCB, que também acompanhou o encontro, destacou a importância de profissionalizar a gestão e do papel dos conselhos de administração das cooperativas. "Investir na formação do quadro social e na qualificação dos produtos e serviços que oferecemos ao mercado é a forma mais eficiente de desenvolvimento e evolução das cooperativas".

O diretor da ANS recebeu as sugestões apresentadas pelos representantes do cooperativismo e se colocou à disposição para dar prosseguimento às propostas junto aos setores competentes dentro da agência.

Sistema OCB/SESCOOP-TO inicia dois programas de Profissionalização das Cooperativas Tocantinenses

Capacitar os dirigentes, cooperados e colaboradores de cooperativas para o desempenho eficaz de suas atribuições e exercício da gestão de cooperativas é um dos objetivos do SESCOOP/TO em 2012, para isso foram idealizados dois programas de educação continuada FORMACOOOP E GESCOOP.

O FORMACOOP - Formação Cooperativista, tem a finalidade de desenvolver e aperfeiçoar profissionalmente cooperados das cooperativas nas mais diversas áreas do conhecimento. Possui sete módulos com uma carga horária total de 88 horas.

O GESCOOP- Programa de Gestão Empresarial em Cooperativas tem como objetivo capacitar Dirigentes, Conselheiros, Gerentes e Cooperados para o exercício da função diretiva e gerencial nos diversos níveis da estrutura de poder da Sociedade Cooperativa. Possui nove módulos e uma carga horária total de 160 horas.

Serão beneficiados 40 participantes sendo: 20 GESCOOP (Dirigentes e gerentes de cooperativas) e 20 FORMACOOP (cooperados e dirigentes cooperativas).

Os certificados serão entregues no último módulo para os participantes que tiverem 80% de presença, todas as aulas serão ministradas no auditório do Sistema OCB/SESCOOP-TO na cidade de Palmas/TO.
Os dois programas serão abertos a todas as cooperativas tocantinenses o SESCOOP/TO estima beneficiar 17 cooperativas o que representa um total de 30% das cooperativas registradas no sistema.

Conheça os módulos e faça sua inscrição através dos links:

PROGRAMA GESCOOP

http://www.ocbto.coop.br/curso.php?l=22ed491b40aa79863ac91292b326909f

PROGRAMA FORMACOOP

http://www.ocbto.coop.br/curso.php?l=aa4a1db4938aca43d2a7fabf1d3c64c0


Procapcred ganha novo prazo e orçamento de R$ 1,5 bilhão

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) prorrogou, para março de 2014, o Programa de Capitalização de Cooperativas de Crédito (Procapcred), com orçamento de R$ 1,5 bilhão. Inicialmente, o término da vigência do Procapcred estava programado para o final de março.

O gerente do Ramo Crédito da OCB, Silvio Giusti, afirmou que a prorrogação e o novo orçamento do Procapcred são fundamentais para a continuidade da expansão do cooperativismo de crédito brasileiro. "O Procapcred tem proporcionado o aumento do patrimônio das cooperativas de crédito, permitindo que elas alavanquem sua condição de atender a gradativa demanda de crédito aos seus associados e, ainda, que o cooperativismo mantenha sua marcha de crescimento", explicou Giusti. Segundo ele, a prorrogação "reflete o entendimento do BNDES e do Governo quanto ao importante papel das cooperativas de crédito no sentido de contribuir com o sistema financeiro nacional na oferta de crédito, na inclusão financeira e no fomento a produção de produtos e serviços".

Desde 2006, quando o programa foi lançado, mais de 170 mil liberações foram feitas, atingindo cerca de R$ 900 milhões. Este montante contribuiu para o fortalecimento das cooperativas de crédito e os atuais índices de desenvolvimento do ramo crédito. Hoje, são mais de 1,3 mil cooperativas, com cerca de 5,7 milhões de associados e quase 5 mil pontos de atendimento, presentes em mais de 45% dos municípios do país. O programa tem o objetivo de promover o fortalecimento da estrutura patrimonial das cooperativas de crédito, por meio da concessão de financiamentos diretamente aos cooperados. Na prática, os sócios das cooperativas de crédito podem financiar o aumento de suas cotas-partes, no valor de até R$ 10 mil, com prazo total de até 6 anos, considerando até 1 ano de carência. (Fonte: Assessoria de Comunicação da OCB)

Armazém da Coapa, em Pedro Afonso, já recebeu mais 50 mil toneladas de soja

Texto e foto: Fred Alves

Até o dia 30 de março, o armazém da Coapa, em Pedro Afonso, já havia recebido 50.530 toneladas de soja da Safra 2011/2012. A meta para esse ano é recepcionar 64 mil toneladas da oleaginosa. Foram recebidas as cargas de 1.934 caminhões que transportam, em média, 25 mil quilos cada um. Segundo o gerente da Unidade Operacional da Coapa, Vanderlei de Sousa, a soja é proveniente de fazendas de 84 produtores, sendo 32 associados da cooperativa e 54 não cooperados. Ainda conforme o gerente, para atender o grande volume de grãos que chega ao armazém, considerado o maior do Tocantins, 45 colaboradores trabalham ininterruptamente em três turnos.

Na safra 2011/2012, agricultores associados à Coapa plantaram uma área de 20.321 hectares de soja em Pedro afonso, Bom Jesus do Tocantins, Tupirama, Centenário, Itacajá, Miracema e Rio dos Bois. Foram plantadas 13 variedades do grão, sendo quatro do tipo precoce, seis do ciclo médio e três do tipo tardia. A colheita começou no início de fevereiro e deve terminar na segunda quinzena de abril.

Otimismo

Produtor de grãos há quase 20 anos na região de Pedro Afonso, Luis Gilberto Ramos foi o primeiro a iniciar a entrega de sua produção no armazém da Coapa, no dia 06 de fevereiro. Já colheu mais da metade dos 1420 hectares de soja que plantou na Fazenda Uruçu e mostra otimismo com essa safra. "Estou satisfeito com os preços praticados, bem melhores que no ano passado. Ao final da safra devo ter boa lucratividade", disse o sojicultor.


O gerente comercial da Coapa, Nelzivan Carvalho Neves, informou que para custear os gastos com a produção já na fase de plantio a maioria dos produtores comercializou 50% da produção com as empresas responsáveis pelo financiamento e exportação do produto.


Nessa época a saca de soja de 60 kg foi vendida, em média, a R$ 42,50 a saca, valor superior a Safra 2010/2011, quando foi negociada a R$ 41,00. Ainda conforme Nelzivan Neves, o mercado registra o melhor preço dos últimos três anos. O preço da soja disponível para comercialização gira em torno de R$ 47,80 a saca. Já para pagamento no próximo mês de maio está sendo negociado a R$ 48,80.



"Isso ocorreu, principalmente, devido a perca de quase 8 milhões de toneladas de soja somente no Brasil, 7,3 milhões na argentina e 4 milhões no Paraguai, grandes produtores, por causa da falta de chuvas durante o ciclo de produção", explicou o gerente. "Geralmente os preços começam a melhorar no final de julho, início de agosto. Estamos no final de março e produtores já conseguiram bons preços", destacou Nelzivan Neves, lembrando que a Coapa comercializa a produção de seus cooperados com as traidings e no mercado interno, buscando sempre os melhores preços.

Produtividade

"A expectativa era colher entre 52 e 55 sacas por hectare, mas a produção deve ficar entre 49 e 51 sacas, por causa do acúmulo de chuva de outubro de 2011 a janeiro deste ano ter sido maior que na safra passada. Perde-se de um lado e ganha do outro já que os

preços estão bons", avaliou a engenheira agrônoma, Erica Lima Brito, lembrando que mesmo com a diminuição da área plantada, a produção na região é muito boa, principalmente devido às condições climáticas, escalonamento da colheita e ao nível de profissionalização dos produtores na dessecação da lavoura.

Preocupação

Apesar dos bons números até o momento da Safra 2011/2012, a possibilidade de faltar espaço no armazém da Coapa para armazenar os grãos como ocorreu em 2011 preocupa os produtores. O problema poderia surgir devido a dificuldade das empresas responsáveis pela comercialização em escoar a produção, já que a Vale que faz o transporte via Ferrovia Norte-Sul a partir dos terminais de Colinas do Tocantins e Porto Franco (MA) estaria sem vagões suficientes para enviar o produto para o Porto de Itaqui, em São Luis (Ma), de onde é levado de navio para o exterior.

O gerente da Unidade da Cargill no Tocantins, Vivaldino Canedo, relatou que após a interrupção no escoamento da safra ocasionado pela queda de uma ponte próximo a São Luis, a atividade voltou a ser realizada no dia 23 de março, mas devido ao acúmulo de caminhões o embarque seria normalizado até o final da primeira semana de abril. Disse que falta escoar o dobro do volume transportado nessa mesma época no ano passado. "Os armazéns ficaram cheios com vários caminhões aguardando para descarregar, porém não aconteceram percas na qualidade dos grãos", explicou Canedo, chamando atenção para a necessidade da Vale ampliar o número de vagões.

FECOOP CO-TO e a OCB/TO realizam Pesquisa Sindical Laboral

A FECOOP CO-TO e a OCB/TO, no intuito de desempenhar seu papel sindical, vem aprimorando seus instrumentos de defesa dos interesses das cooperativas da região Centro Oeste e Tocantins, e no nosso caso, no Estado de Mato Grosso do Sul. Para isso, busca sempre contar com o respaldo dos dirigentes na construção de ferramentas e indicadores confiáveis que subsidiem as discussões travadas nos diversos planos e instâncias sindicais, políticas, econômicas e sociais de que participa.

Uma das mais árduas tarefas nesse sentido vem sendo enfrentada pelos Sindicatos Estaduais que fazem parte da FECOOP CO-TO no âmbito das negociações de convenções coletivas de trabalho, tema de interesse direto de nossas cooperativas. Para fortalecer nossa posição conjunta nessas negociações, estamos criando um banco de dados para o qual é fundamental a participação de todos. O "Formulário de Pesquisa Sindical Laboral" que estamos organizando levantará informações de cunho trabalhista que nos embasarão melhor para amparar a defesa dos interesses das cooperativas nas mesas de negociação.

Portanto, é importantíssima a participação dos senhores neste trabalho. Quanto melhor estivermos informados sobre a realidade das nossas cooperativas filiadas, tanto mais efetiva e exitosa será nossa intervenção em favor base cooperativista. Na certeza de podermos contar com sua participação, solicitamos que o questionário seja respondido até 09/04/2012.

Haroldo Max de Sousa
Presidente da FECOOP CO-TO

Ricardo Benedito Khouri
Presidente da OCB/TO

Seguem as orientações para participar do processo.

Formulário de Pesquisa Sindical Laboral - FECOOP CO-TO e OCB/TO

São somente 36 perguntas que formarão um raio-x da realidade trabalhista que representamos e defendemos.

Formas de preenchimento:

a) Se a cooperativa não possuir funcionários em regime CLT, basta clicar em "não" na primeira pergunta e depois "enviar".
b) Se a cooperativa possuir funcionários em regime de CLT, esta deverá preencher todos os campos. Caso não haja a informação, favor informar "0" (zero).

Para mais esclarecimentos, favor entrar em contato com Rogério Dias pelo fone: (63)3215-3291 ou e-mail: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Responda aqui a pesquisa: https://docs.google.com/a/ocbto.coop.br/spreadsheet/viewform?formkey=dFJiV3FuQ2Z1LWxOUWQ4QkpqZF8wQ1E6MA



Coapa realiza Assembleia Geral Ordinária com resultados positivos

Mostrar de forma clara e transparente os resultados de cada exercício é o que prevê o sistema cooperativista. Por isso, o presidente Ricardo Khouri e demais componentes do Conselho de Administração da Coapa - Cooperativa Agroindustrial do Tocantins apresentaram na noite desta quinta-feira, 22 de março, os resultados do exercício de 2011. Resultado construído com o esforço dos associados e colaboradores da cooperativa criada há quase 14 anos em Pedro Afonso e que atualmente atende 13 municípios tocantinenses.

Os associados também tiveram a oportunidade de participar da pré-assembleia realizada na terça-feira, 20 de março, onde o presidente Ricardo Khouri, auxiliado pelo contador João Lopes, apresentou o balanço de forma transparente e detalhada, permitindo que cada associado realizasse questionamentos referentes aos números mostrados.

Logo ao chegar à sede da Coapa, cada associado recebeu um livreto intitulado "Relatório de Gestão e Demonstrações Contábeis 2011". A assembleia teve início com a saudação do presidente Ricardo Khouri que lembrou a grande importância do associado fazer parte da cooperativa, onde ele possui segurança e proteção para seus negócios. Em seguida passaram aos assuntos relacionados no edital de convocação. O primeiro assunto foi a apresentação Prestação de Contas do Exercício de 2011, amplamente explicado, sendo aprovado por unanimidade de votos.

Logo após foi exposto o Plano de Atividades da Cooperativa para 2012 que, entre outras metas, prevê aumento no recebimento e comercialização de grãos e na vendas da loja agroveterinária, além de redução de custos nas despesas de administração.

Na sequencia foi definido que o valor das sobras do ano de 2011 será destinado aos fundos de reservas legais e de assistência técnica, educacional e social, iniciativa prevista no estatuto da cooperativa.

Logo após foi realizado a eleição dos membros do Conselho Fiscal para o exercício de 2012, constituído pelos membros efetivos José Edgar de Castro Andrade, Gilberto Caixeta Borges e Osório Pinheiro; e pelos suplentes Sebastião Naves Primo, Ercília de Sousa Reis e Clezio Antônio Bento.

Com uma ótima participação dos associados a assembléia ocorreu dentro dos princípios cooperativistas, onde todos os itens do edital foram discutidos e aprovados conforme a necessidade. Após a reunião foi servido um jantar no salão de eventos.

Cooperado participativo

"A Copa comemora mais um bom resultado, onde tudo isso foi possível com a participação da direção, colaboradores, associados e clientes. Estamos empenhados na defesa dos produtores rurais", declarou Ricardo Khouri.

Coordenador do Conselho Fiscal no exercício de 2011 e um dos responsáveis pela fiscalização das contas da Coapa, Leonardo Queiroz Marques, elogiou a atual gestão e destacou que os associados devem participar ativamente das atividades da cooperativa.

Para o associado e presidente da Associação de Pequenos Produtores Rurais Jaó, Osório Pinheiro, foi a oportunidade de saber detalhadamente dos gastos da Coapa. "A diretoria mostrou que trabalha sério e com transparência. é bom saber o que a cooperativa arrecadou e como o dinheiro está sendo gasto", afirmou Pinheiro que veio de Itacajá, juntamente com outros cinco cooperados, exclusivamente para participar da assembleia.

Balanço social

Sempre pioneira, a Coapa foi a primeira cooperativa do Tocantins a apresentar seu Balanço Social. Segundo a gerente geral Maria Silvana Ramos trata-se de um demonstrativo com informações sobre projetos, benefícios e ações sociais dirigidas aos cooperados, colaboradores, investidores, analistas de mercado e à comunidade. "Também serve como instrumento estratégico para avaliar e multiplicar o exercício da responsabilidade social corporativa", reforçou Silvana Ramos.


Fred Alves

OCB/TO divulga edital de convocação para a Assembleia Geral Ordinária

O Diretor Presidente da OCB/TO, Ricardo Benedito Khouri, no uso das atribuições que lhe confere o estatuto social, convoca as 56 (cinquenta e seis) cooperativas registradas, através de seus representantes e/ou delegados, para em Assembleia Geral Ordinária.

Dia: 20 de abril de 2012
Local: Av. JK, 110 Norte, Lote 11- Palmas/TO
Horário: 14h30

Para deliberarem sobre:

1) Prestação de contas exercício 2011;
2) Suspensão e/ou cancelamento de registro de cooperativas;
3) Definição da Taxa de Manutenção 2012/2013 (critérios e valores);
4) Preenchimento de vaga(s) no Conselho Diretor;
5) Assuntos gerais.

Acesse aqui - Edital de Convocação para a Assembleia Geral Ordinária

MDA retoma diálogo com OCB para desenvolvimento de políticas integradas

Programas e projetos desenvolvidos pelo ministério serão analisados por técnicos do Sistema OCB para prospecção de ações conjuntas
O superintendente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Renato Nobile, recebeu na tarde desta terça-feira (20/3) o assessor especial do ministro do Desenvolvimento Agrário, Marco Antonio Viana Leite. A visita representou, de acordo com Nobile, a retomada do diálogo construtivo já existente entre as instituições, com o objetivo de avançar em políticas que beneficiem o cooperativismo.

Esta foi a primeira reunião entre as instituições após a posse do ministro Pepe Vargas, que assumiu o cargo anteriormente ocupado por Afonso Florense. Viana Leite fez uma apresentação à OCB dos diversos programas e projetos em desenvolvimento pelo ministério e de interesse do segmento. Como resultado, os participantes agendaram uma visita de técnicos da OCB à sede do MDA para analisar as ações em detalhes. "Nosso encontro foi extremamente positivo. Em duas semanas, nossa equipe se reunirá com outros membros do ministério para conhecer melhor os programas e prospectar ações entre as instituições, defendendo o melhor para o cooperativismo brasileiro", afirmou Nobile.

Quando empossado pela presidente Dilma Rousseff, no último dia 14, o ministro Pepe Vargas ressaltou a importância do cooperativismo para a sociedade, citando, inclusive, as comemorações alusivas ao Ano Internacional das Cooperativas, proclamado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Na visão do Sistema OCB, a gestão de Vargas deverá dar continuidade à caminhada conjunta, contemplando o cooperativismo como uma de suas prioridades.

Governo federal lança programa para modernizar escolas no campo

Erradicação da pobreza na área rural está entre os desafios a serem suplantados pelo programa
Foi lançado dia (20/3) pela presidente Dilma Rousseff o Programa Nacional de Educação do Campo (Pronacampo), que tem por objetivo impulsionar a qualidade da educação rural no Brasil. "A situação de uma parte do pequeno agricultor, ou aqueles assentados da reforma agrária, tem me preocupado muito. Segundo as estatísticas que possuímos, uma parte muito significativa do que é a extrema pobreza nesse país está basicamente nas zonas rurais", afirmou a presidente durante a cerimônia de lançamento realizada na manhã desta terça-feira, no Palácio do Planalto, em Brasília (DF).

Com o objetivo de equalizar as diferenças e oportunizar ao morador do campo o acesso à educação de qualidade, estão previstas no programa ações de construção e reformas em escolas, qualificação de professores, além da criação de grades curriculares com disciplinas específicas voltadas à realidade dos estudantes que moram na área rural. A produção de material didático específico para as escolas rurais, que abordem os temas da realidade do campo, também será contemplada no programa. "Até este ano, os estudantes recebiam os mesmos livros que eram enviados ao restante do país", pontuou a presidente.

O Pronacampo também prevê a construção de novas escolas, cursos de formação continuada para professores e melhoria na infraestrutura das unidades - cerca de 11 mil escolas do campo ainda não contam com luz elétrica, número que representa 15% do total. Segundo relatório do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a maioria também não tem laboratório, biblioteca ou espaços de lazer. "As escolas localizadas em áreas rurais respondem por 12% das matrículas de educação básica no país. Os indicadores educacionais do campo são bastante inferiores aos verificados nas áreas urbanas. Enquanto a taxa de analfabetismo no país - na população com mais de 15 anos - é 9,6%, na zona rural o índice sobe para 23,2%. Apenas 15% dos jovens de 15 a 17 anos do campo estão no ensino médio e só 6% das crianças até 3 anos têm acesso à creche", destacou Dilma.

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, participou do lançamento e destacou números que revelam a precariedade vivida nas comunidades rurais, ressaltando que o país vem sofrendo, nos últimos anos, com o fechamento acelerado de escolas rurais. "Somente nos últimos 5 anos, 13.691 unidades foram fechadas", pontuou Mercadante. E complementou: "às vezes o problema é evasão, devido à urbanização da cidade, mas muitas vezes é para minimizar custos, o que acaba penalizando jovens, que têm que percorrer caminhos mais longos para chegar a escola. Porém, é muito mais inteligente preservar essas 30 milhões de pessoas no campo do que essa urbanização acelerada que muitas vezes prejudica as cidades".

O gerente Geral de Desenvolvimento de Cooperativas do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), Maurício Alves, esteve presente à cerimônia de lançamento do Pronacampo. Ele afirma que trata-se de um projeto bastante ousado e que não poderia ser de outra forma. "A educação na área rural foi subjugada durante décadas. As metas do Pronacampo são ousadas, prevendo a melhoria desde o nível básico até a especialização. Trata-se de uma ação mais que necessária, demonstrando respeito às pessoas que moram no campo e são responsáveis pela produção de 40% do PIB nacional", declarou o gestor.

Segundo Alves, cabe agora ao Sistema OCB analisar a fundo as características do programa, levantar as demandas e carências do público cooperativista e pleitear junto ao governo que as ações do Pronacampo alcancem, também, os cooperados do campo e suas famílias. (Com informações portal G1)

ANS lança guia de orientação a beneficiários de planos de saúde

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) lançou duas publicações que se destinam a esclarecer dúvidas dos beneficiários ou de quem deseja contratar um plano de saúde pela primeira vez: o "Guia Prático" e o "Guia de Bolso sobre Planos de Saúde".

As publicações integram uma série de ações pelo Dia do Consumidor, comemorado em 15 de março, e serão distribuídas em vários eventos organizados pelos Procons estaduais e pela ANS. O "Guia Prático" apresenta um passo a passo com orientações para contratação de plano de saúde, com exemplos sobre os vários tipos de produtos oferecidos pelas operadoras e recomendações ao consumidor para a escolha. Ele ressalta ainda a importância de se informar sobre a rede credenciada de profissionais, laboratórios, clínicas e hospitais e sobre os valores diferenciados conforme a idade.

A publicação também aborda os direitos quanto à cobertura mínima obrigatória, de acordo com o tipo de plano e as acomodações (apartamento ou enfermaria), além da área geográfica de cobertura (municipal, estadual, regional ou nacional). Os reajustes de preços para cada tipo de plano, a portabilidade das carências para outra operadora, além de um glossário com os termos mais usados pelo setor também são abordados.

Já o "Guia de Bolso" traz respostas para as dúvidas que podem surgir no momento de uso dos serviços e foi criado com o mesmo tamanho da carteira do plano para facilitar sua portabilidade. Para fazer o download dos guias, clique aqui. (Fonte ANS)

SESCOOP/TO divulga Edital do Pregão Presencial Para Registro de Preço Nº. 01/2012.

O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Tocantins - SESCOOP/TO, CNPJ 07.330.977/0001-16, com sede à Avenida JK, Quadra 110 Norte, Lote 11, CEP: 77.006-130, Palmas/TO, por intermédio do Pregoeiro e Comissão Permanente de Licitação, designados pela Portaria SESCOOP/TO n° 03/2012 de 05 de março de 2012, nos termos do Regulamento de Licitações e Contratos SESCOOP n°. 43 de 09 de fevereiro de 2006 e suas alterações e Resolução n° 850/12, disponíveis no site www.ocbto.coop.br torna público a realização de LICITAçãO, na modalidade de Pregão para Registro de Preço, na forma Presencial, Tipo Menor Preço Por Item, regida por este edital e seus anexos, em sessão pública, às 15h30min do dia 29 de março de 2012.


Edital do Pregão Presencial Para Registro de Preço N°. 01/2012.


Sescoop prospecta ações voltadas à qualidade de vida e responsabilidade socioambiental

Promoção social é um dos focos da instituição em 2012
A semana de 19 a 23 de março será marcada por diversas reuniões nas quais a equipe da gerência de Promoção Social do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) terá como objetivo a prospecção de futuras alianças para dar andamento a projetos nas áreas de qualidade de vida e responsabilidade socioambiental.

A primeira delas acontece nesta segunda-feira (19/3), com representantes das Unimeds Central e Nacional. A ideia, conforme explica a gerente de Promoção Social do Sescoop, Maria Eugenia Ruiz Borba, é aproveitar a capilaridade do sistema Unimed pelo Brasil para iniciar uma mobilização cooperativista, pegando carona, por exemplo, em ações já planejadas por órgãos do governo, como é o caso das campanhas de vacinação. "Fizemos um levantamento das atividades de promoção social realizadas pelo Sescoop e vimos que a maioria dos estados que possuem unidades da Unimed realizam atividades pontuais. Nossa expectativa é unir estas atividades para sensibilizar a sociedade sobre o papel das cooperativas no Brasil, aproveitando para dar maior visibilidade ao Sistema OCB", diz. Segundo a gestora, esse seria um primeiro passo em direção a um trabalho em conjunto, inclusive, com as secretarias estaduais de saúde.

Na terça-feira (20/3), a equipe se reúne com a gerente executiva de Operações Institucionais do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, Ana Maria Magni. Em pauta, ações relativas a desenvolvimento socioambiental e sustentabilidade. O Instituto Ethos tem interesse em aproximar as duas entidades para realizar ações em conjunto com o Sistema OCB. "Trata-se de uma excelente oportunidade de expandirmos nossas atividades para além do ambiente empreendedor, atuando no segmento cooperativista", afirma Ana Maria. Maria Eugênia revela, ainda, a intenção de firmar um acordo de cooperação entre ambas as entidades. "Queremos aproveitar a expertise do Instituto Ethos no que diz respeito a mensuração e análise de cenários para servir de apoio e orientação às unidades estaduais do Sescoop".

A equipe permanece na capital paulista até quinta-feira (22/3), quando ainda estão programadas duas reuniões na sede do Sescoop/SP, para tratar do projeto de qualidade de vida e discutir estratégias para traçar diretrizes de mensuração do impacto do programa Cooperjovem nas comunidades, escolas e cooperados de municípios onde este está sendo desenvolvido pela primeira vez a partir de 2012. "Estes resultados trarão uma visão bem clara da eficácia, eficiência e dos resultados do programa", conclui Maria Eugênia.

Intercooperação: educadores de Pedro Afonso e Formoso do Araguaia trocam experiências

Entre os princípios do cooperativismo, é importante ressaltar o sexto - cooperação entre cooperativas -, adotado oficialmente no Congresso Mundial da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), realizado em Viena, áustria, em 1966, e reafirmado no Congresso Centenário de Manchester, em 1995. O princípio sintetiza e comprova que as cooperativas praticam a integração como resultado do chamado "espírito cooperativo", expressando a união de esforços, a solidariedade e a ajuda mútua.

Um bom exemplo acontece aqui no Tocantins, entre a COED-Cooperativa de Educadores de Pedro Afonso e a COOPEFA - Cooperativa de Educadores de Formoso do Araguaia. Educadores de ambas as instituições fizeram um intercâmbio de conhecimento.

No dia 16 de fevereiro, 24 cooperados de Pedro Afonso estiveram na cidade de Formoso do Araguaia. E na última sexta-feira, 17 de março, 28 cooperados da Coopefa retribuíram a visita e conheceram a escola pedroafonsina. A visita foi acompanhada pelo técnico do Sistema OCB-Sescoop/TO Cleiton Milagres. O foco de ambas as visitas foi a intercooperação entre as duas cooperativas do ramo educacional, onde os cooperados puderam se conhecer e trocar experiências sobre o trabalho desenvolvido em cada cooperativa.

O presidente do Sistema OCB-Sescoop/TO - Organização das Cooperativas do Estado do Tocantins e do Serviço Nacional de Apredizagem do Cooperativismo no Tocantins, Ricardo Khouri, lembrou que a OCB-Sescoop/TO incentiva e apoia a intercooperação entre as 56 cooperativas tocantinenses. "Essa experiência da Ceduc e da Coopefa serve para ambas identificar e buscar soluções para problemas comuns. Além disso, podem tomar como exemplo aquilo que cada uma tem de positivo e usar em suas atividades diárias", avaliou Khouri.


Fred Alves

Técnica da Coapa representará o TO em Conferência Nacional de Ater

A técnica agrícola da Unidade Agroveterinária da Coapa Taise Ferreira da Cruz será uma das representantes do Tocantins na Conferência Nacional de Ater - Assistência Técnica de Extensão Rural, que acontece de 23 a 26 de abril, em Brasília-DF. Os outros dois representantes são da Coopter e Agroter.

Eles foram escolhidos durante a 1ª Conferência Estadual de Ater realizada nos dias 29 de fevereiro e 1° de março de 2012, no auditório do IFTO - Instituto Federal do Tocantins, em Palmas.

A Conferência buscou qualificar agentes técnicos e construir políticas para o Plano Nacional de ATER e foi promovida pelo MDA - Ministério de Desenvolvimento Agrário, em parceria com a Seagro - Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário e o Ruraltins - Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins.

Estiveram presentes técnicos da Coapa, Coopercam, Instituto Jalapão, Agroter, Coopvag, DHES Consultoria, Ruralnorte e Coopter. Para otimizar os trabalhos de ATER no Estado, os representantes das entidades definiram cinco eixos temáticos: Ater para o desenvolvimento rural sustentável; Ater para a diversidade da agricultura familiar e a redução das desigualdades; Ater e políticas públicas; Gestão, financiamento, demanda e oferta dos serviços de Ater, e Metodologias e abordagens de extensão rural

Também foram incluídas as seguintes propostas: realização de concurso público para o MDA e INCRA, o que possibilitará condições de receber um acompanhamento mais ágil e eficiente, pois hoje os processos ficam emperrados por não ter técnicos para analisar os mesmos; garantia de recursos para execução dos serviços contratados; ampliação do valor da mobilização de 5 para 15%, pois no entendimento do grupo o repasse inicial é insuficiente para se iniciar um bom trabalho; aumentar os recursos para ATER; universalização de ATER; e publicações dos editais com vinculação orçamentária.

Sescoop promove orientações para confecção do relatório de gestão 2011

Novo modelo traz como inovação enfoque na sustentabilidade. Dia 30 de abril é o prazo final para as unidades estaduais do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) entregarem o relatório de gestão 2011. Após análise e consolidação pela unidade nacional, o documento segue para o Tribunal de Contas da União (TCU). Para apresentar o modelo de relatório para 2011, orientar os técnicos responsáveis pelo preenchimento e divulgar prazos e fluxo documental, a assessoria de Gestão Estratégica (Agest) e a Auditoria do Sescoop promoveram nesta segunda-feira (12/3) um encontro na sede da instituição, em Brasília (DF). Estiveram presentes membros de todas as unidades estaduais, além da unidade nacional, representada pela gerência de Planejamento e Controle (Geplan).

"O encontro oportunizou o esclarecimento de dúvidas e questionamentos dos técnicos e viabilizou a troca de experiências entre eles. Esperamos que eles estejam em plenas condições de elaborar os relatórios de suas unidades, observando o cumprimento dos prazos estabelecidos e do processo de envio", destacou o analista em Gestão Estratégica, Antônio Luiz Feitosa.

Com relação aos prazos, Feitosa destaca a evolução ocorrida ao longo dos últimos anos: "Subiu de 10 (em 2009) para 24 (em 2011) o número de unidades estaduais que entregaram seus relatórios dentro do prazo estipulado, evitando retrabalhos e otimizando resultados". O analista ressalta, ainda, que o cumprimento do cronograma traz benefícios tanto à unidade nacional, responsável pela análise dos relatórios, quanto para as unidades estaduais. "Um dos quesitos para obtenção de recursos via Fundecoop suplementar diz respeito a cumprimento de prazos. Entre eles, está o da entrega do Relatório de Gestão", afirmou.

O relatório de gestão do Sescoop observa as recomendações e exigências do TCU e da Controladoria-Geral da União (CGU). Além disso, traz como diferencial nesta edição a sintonia com o enfoque na sustentabilidade, com base nas diretrizes GRI - Global Reporting Iniciative, conforme explica a gerente da Agest, Karla Tadeu Oliveira. "A inclusão do enfoque da sustentabilidade, observando as diretrizes GRI, é um avanço em relação ao modelo do ano anterior. Além de estar previsto no planejamento estratégico do Sescoop como indicador de um dos objetivos, o padrão GRI segue uma tendência observada na maioria das organizações de incluir em seus modelos de gestão o equilíbrio entre os aspectos econômicos, ambientais e sociais", disse.

Segundo Karla, o modelo de relatório de gestão utilizado pelo Sescoop está se tornando referência, já tendo sido inclusive solicitado como modelo por outras instituições pertencentes ao Sistema "S". A gestora pontua que com as novidades acrescidas este ano, será possível a confecção posterior de um material consolidado, proporcionando uma visão sistêmica do trabalho realizado pelo Sescoop.