
Universitários visitam a Coapa e aprendem sobre cooperativismo e agronegócio
A Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa), que neste mês de junho completa 24 anos de fundação, sempre abriu suas portas para receber estudantes de diferentes níveis, da educação básica ao ensino superior. Por um período, devido à pandemia, as visitas foram suspensas, mas retornaram nesta quinta-feira, 9, quando foram recebidos acadêmicos do 5º período do curso de Geografia da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) – Campus Araguaína, coordenados pelo professor doutor, Alberto Pereira.
O grupo foi recepcionado na sede pelo vice-presidente da Coapa, Laércio Diana; pelos gestores Frederico Pinto (Corporativo), Nelzivan Carvalho Neves (Comercial) e Fernando Coelho (Técnico), e pela agente de Desenvolvimento Cooperativista, Maria Silvana Ramos.
Durante a apresentação aos universitários, os profissionais da cooperativa abordaram temas como a importância do Prodecer III para o agronegócio tocantinense, história e atuação da Coapa, aspectos ligados à produção, logística e comercialização de grãos, produção agrícola sustentável e cooperativismo. Ao longo da explanação os estudantes e o professor fizeram várias perguntas e tiraram dúvidas.
Agregando conhecimento
Foi a primeira visita da universitária Thaylane Araújo a uma cooperativa do ramo agropecuário e ficou surpresa com a estrutura e organização. “Percebi que a Coapa é muito atuante e consolidada no mercado, além de ter uma gestão muito profissional. Foi uma excelente oportunidade para agregar conhecimento à minha formação acadêmica”, disse a estudante.
Desde 2016, o professor Alberto Pereira traz alunos para visitar a Coapa e destaca as informações técnicas de qualidade repassadas, bem como a receptividade dos cooperativistas. “A cooperativa além de nos receber de forma cordial, tem a sensibilidade de mostrar o trabalho seja na parte produtiva de seus cooperados, bem como no trabalho social que desenvolve na cidade. Os profissionais apresentaram os resultados produtivos e comerciais, e a logística de forma satisfatória para a compreensão dos nossos alunos que fazem Geografia e estão trabalhando a disciplina Geografia Agrária”, afirmou.
Ainda segundo o educador, a visita mostrou aos alunos de forma prática como o processo produtivo é complexo, Desde os meios de produção, armazenamento, logística, comercialização, e ainda o fator tecnologia no processo de produtividade.
“Estamos sempre de portas abertas para compartilhar experiências e conhecimentos. Esse tipo de visita também serve para mostrar aos estudantes o verdadeiro papel do agronegócios que é diferente da visão distorcida muitas vezes propagada”, disse o vice-presidente Laércio Diana.
Princípios
Vale lembrar que atividades com estudantes atendem dois dos sete princípios cooperativistas: o 5º - Educação, Formação e Informação, e o 7º Interesse pela comunidade.
Por: Fred Alves/Coapa