Sistema OCB/TO incentiva lideranças femininas em XII Encontro de Mulheres Cooperativistas do Tocantins

Sistema OCB/TO incentiva lideranças femininas em XII Encontro de Mulheres Cooperativistas do Tocantins

O evento online contou com a participação de cerca de 40 mulheres e abordou, entre outros temas, o acúmulo de tarefas desempenhadas por elas

Reafirmando o compromisso com o desenvolvimento de lideranças femininas, o Sistema OCB Tocantins, realizou na última sexta-feira, 27, o XII Encontro de Mulheres Cooperativistas do Tocantins. O evento aconteceu por meio digital e contou com a presença de mais de 40 mulheres, tanto cooperadas, quanto mulheres que almejam adentrar no cooperativismo tocantinense. 

Na ocasião, as painelistas Maria Silvana Ramos (Coapa), Geane Ferreira (Sescoop Nacional), Lucélia Lisboa (Coopefa) e Gleiciane Romeiro (Coopefa) compartilharam suas histórias e experiências em cargos de liderança a fim de inspirar outras mulheres e a escritora, advogada e influenciadora, Ruth Manus, ministrou a palestra “O estranho mundo das pessoas perfeitas”, em que evocou o sentimento de normalidade para a imperfeição.

Conforme o presidente do Sistema OCB Tocantins, Ricardo Khouri, o incentivo para uma maior representatividade feminina é uma das maneiras de construir um cooperativismo mais igualitário. “Para atingir o que queremos para o cooperativismo do futuro precisamos de todos os pontos de vista e ideias inovadoras que estiverem à nossa disposição, e nisso as mulheres têm muito a oferecer. E vamos seguir ofertando todo tipo de qualificação ao nosso alcance para ver essas mulheres em cargos de liderança e à frente do cooperativismo.”, disse.

Para Maria José Oliveira, superintendente do Sistema OCB/TO, o saldo do evento é muito positivo e atendeu tanto em relação à inspiração, quanto à sensibilização das mulheres para a causa do cooperativismo. “Como estamos vivendo ainda um período de muita instabilidade, optamos por um evento mais leve, mas ainda assim foi um momento de interação e intercâmbio de experiências muito importante, e com essa persistência vamos estar em breve colhendo os frutos deste encontro”, afirmou.

Acúmulo de tarefas

Outro ponto levantado pela palestrante Ruth Manus foi o acúmulo de tarefas desenvolvidas pelas mulheres, o que dificulta a ascensão profissional, e portanto o atingimento da potencialidade do cooperativismo. E nessa situação, seria necessária uma mudança de mentalidade, sobretudo em relação a divisão de tarefas domésticas, uma das principais pautas dentro da temática, além da exigência de perfeição no desempenho de todas as atividades.