
SESCOOP/TO e Prefeitura de Palmas firmam parceria para o Dia de Cooperar 2018.
Técnicos do Sistema OCB/SESCOOP-TO se reuniram nesta sexta-feira (23), com a diretoria da Fundação Municipal de Esportes e Lazer da Prefeitura de Palmas, para discutirem a parceria entre o município e o SESCOOP/TO durante a celebração do Dia de Cooperar 2018, que acontecerá este ano no dia 30 de junho, no Parque Cesamar, em Palmas.
O Dia de Cooperar é o movimento que expressa a força do cooperativismo em prol de transformações sociais. Está organizado no formato de iniciativas voluntárias de responsabilidade social, executadas pelas cooperativas brasileiras, com o apoio das unidades estaduais do SESCOOP.
As inciativas estão fundamentadas no 7º princípio do cooperativismo, que estabelece que as cooperativas trabalham para o desenvolvimento sustentado das suas comunidades por meio de políticas aprovadas pelos seus cooperados. Portanto, toda cooperativa deve orientar sua atuação com vistas à sustentabilidade local.
Desde que surgiu, o Dia C tem ganhado força com a adesão cada vez maior de cooperativas e de voluntários. Para se ter uma ideia, em 2009, quando surgiu, o DIA C contou com a participação de 139 cooperativas. Oito anos depois, 1.563 cooperativas abraçaram a ideia, beneficiando mais de dois milhões de pessoas, por meio do trabalho de quase 121 mil voluntários. O Dia C já é um grande movimento nacional de estímulo às iniciativas voluntárias diferenciadas, contínuas e transformadoras, realizadas por cooperativas, com o irrestrito apoio do SESCOOP e de suas unidades estaduais, fazendo parte da agenda estratégica do cooperativismo brasileiro.
COMO OCORRE?
No âmbito do Dia de Cooperar – Dia C, as iniciativas realizadas durante o ano podem ser dispostas de três formas, não excludentes.
São elas:
Iniciativas contínuas: aquelas realizadas em longo prazo, com periodicidade definida, por meio de ações estruturadas e que visam atingir um objetivo. São caracterizadas por projetos ou programas.
Iniciativas pontuais: são ações realizadas de forma ocasional, no curto prazo, sem periodicidade definida. Geralmente são caracterizadas como doação (alimentos, roupas, medicamentos, etc.), visitas instituições filantrópicas, palestras, ou mesmo aquelas que ocorrem apenas no primeiro sábado de julho, data em que se celebra o Dia Internacional do Cooperativismo.
Celebração: é o que ocorre, normalmente, junto com o Dia Internacional do Cooperativismo, onde, em todo o Brasil, cooperativas e Unidades Estaduais realizam diversas ações sociais em um grande movimento de solidariedade cooperativista.
Confira mais informações sobre a campanha e as ações desenvolvidas nos anos anteriores através do site: http://diac.somoscooperativismo.coop.br/