Produtores rurais de Guaraí conhecem cooperativas pedroafonsinas

Fred Alves

Um grupo de 30 pessoas, entre produtores de leite e familiares, moradores da região conhecida como Canto da Vazante, zona rural de Guaraí, esteve em Pedro Afonso neste sábado, 15 de setembro. Visitaram a Coapa - Cooperativa Agroindustrial do Tocantins e a Coed - Cooperativa de Educadores de Pedro Afonso. A ação faz parte do projeto Organização do Quadro Social (OQS) que busca integrar o cooperado, a cooperativa e a comunidade como um todo. A organização do quadro social envolve tanto o aspecto tecnológico de trazer o produtor para se capacitar, como desenvolver trabalhos que envolvam toda a família do agricultor".

A vinda do grupo foi feita por intermédio do zootecnista e agente Desenvolvimento Humano da Coapa Mauro Carvalho Minucci.

às 10 da manhã foram recepcionados no auditório da Coapa pelo presidente Ricardo Khouri e equipe, que deu as boas vindas e fez um breve relato sobre a atuação da cooperativa com 14 anos de atuação. "A Coapa está sempre de portas abertas para receber o produtor rural", salientou Khouri.

Presente ao encontro, a superintende estadual do Sistem OCB/Sescoop-TO, Maria José Andrade Leão de Oliveira, afirmou que a iniciativa da Coapa pode levar benefícios aos agricultores.

Em seguida os gerentes Vanderlei de Sousa (Unidade Operacional), érica Lima Brito (Unidade Comercial) e Nelzivan Neves, e as colaboradoras Karinne Montelo e Tamara Pacheco prestaram várias informações aos visitantes, com detalhes sobre a história e estrutura da Coapa, área de atuação, visão, princípios cooperativistas, pagamentos, controle de recebimento de leite, entre outras informações. Depois visitam a loja agroveterinária da Coapa onde receberam material informativo sobre cooperativismo e o jornal impresso da cooperativa.

Dando sequência a visita, os produtores conheceram as instalações da Coed onde foram recepcionados pelos profissionais da cooperativa do ramo educacional. De lá, juntamente com a equipe da Coapa, foram almoçar em um restaurante da cidade.

Finalizando o passeio, os visitantes conheceram o armazém e o viveiro de mudas da Coapa, quando demonstraram satisfação pela oportunidade de conhecer as cooperativas pedroafonsinas.

"Agradecemos pela recepção calorosa que tivemos", afirmou a produtora Maria José Rezendo, conhecida como Dona Cissa. O pecuarista Valdivino Arantes Rosa contou que estava desanimado com a criação de gado leiteiro, mas após conhecer o Projeto do Leite da Coapa resolveu seguir com o negócio. "Quero chegar a tirar 200 litros de leite por dia, pois tenho a certeza de comercializar meu produto com apoio da Coapa", comentou.

Os produtores também demonstraram interesse em se associarem a Coapa.