Pedro Afonso recebe programação do Dia Nacional do Campo Limpo

Fred Alves

Com a presença de 96 pessoas, a Central de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos de Pedro Afonso realizou programação em comemoração ao Dia Nacional do Campo Limpo na manhã desta terça-feira, 21 de agosto, no auditório da Coapa. A intenção foi conscientizar o produtor rural a respeito do uso consciente e do destino adequado das embalagens de defensivos agrícolas.

Presidente da Coapa, Ricardo Khouri, lembrou que a instalação da central de embalagens foi um desafio iniciado há dez anos com o apoio do Inpev - Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias e da Adapec, depois que os produtores perceberam que não poderiam conviver com um passivo ambiental. "Hoje a central de embalagens é uma ideia que a sociedade abraçou. Digo com muito orgulho que em nossa região é feita a destinação correta de embalagens de defensivos agrícolas", comentou Khouri.

Em seguida a estudante da Escola Estadual de Tempo Integral Pádua Fleury Rebeca Sales apresentou a palestra "Sustentabilidade Ambiental". Ela prendeu a atenção do público ao falar da necessidade da preservação dos recursos naturais para as futuras gerações.

Na ocasião, o gerente da Central de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos de Pedro Afonso, Elias Riguetti, ministrou palestra "Destinação das embalagens vazias de defensivos agrícolas" abordando o histórico do sistema de destinação de embalagens, como é feito o trabalho na central de Pedro Afonso e sua importância para o meio ambiente. Também foram ministradas as palestras: "O uso correto e seguro na aplicação dos defensivos agrícolas", proferida pelo supervisor técnico de Defesa Vegetal da Adapec, Marley Camilo de Oliveira; e "Perfil epidemiológico dos casos de intoxicação no Tocantins", com Marcus Roberto Ferreira Couto, da coordenadoria de Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria de Estado da Saúde.

O evento foi prestigiado pelo chefe de gabinete da Adapec, Lisandro Peres, delegado regional da Adapec, Veloso Junior, e o diretor de Defesa Sanitária Vegetal, Luís Henrique Michelin.

Atividades com crianças

Ainda dentro da programação do Dia Nacional do Campo Limpo, ocorreu na manhã da sexta-feira, 17 de agosto, nas instalações da Central de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos de Pedro Afonso, atividades para 100 crianças dos municípios de Pedro Afonso, Bom Jesus e Tupirama. Na programação ocorreu visita a central, palestra e apresentação teatral com temática ambiental, distribuição de balas, picolés e lanche, e sorteio de oito kits escolares.

Também está ocorrendo concurso de desenho e redação para alunos dos 4° e 5° anos de escolas estaduais e municipais dos três municípios com o tema preservação do meio ambiente. O resultado final será divulgado no mês de setembro e os três primeiros colocados de cada categoria irão receber bicicletas, celulares e barracas da camping.

Dados

Na central de recebimento de embalagens vazias de Pedro Afonso em 2011 foram entregues 70 mil quilos de embalagens. Já os dados deste ano até o mês de julho apontam que a central recebeu 46 mil quilos de embalagens.

Segundo o Inpev - Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias cerca de 94% das embalagens de agrotóxicos são descartadas corretamente no país. Dados do Instituto revelam ainda que o Tocantins ocupa o segundo lugar no ranking dos estados com o maior número de arrecadação de embalagens vazias. O Dia Nacional do Campo Limpo é organizado pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (INPEV) em parceria com órgãos estaduais, federais e organizações civis e acontece em todo o Brasil desde 2005.