Gerentes da Coapa avaliam positivamente atividades desenvolvidas em janeiro

Texto e foto: Fred Alves

Os gerentes das quatro unidades avaliaram positivamente as atividades realizadas em janeiro, primeiro mês de trabalho após a implantação do novo Organograma Geral da Coapa. A cooperativa está sediada em Pedro Afonso, tem atualmente 327 cooperados, desde agricultores familiares até grandes produtores de grãos, e atua em 13 municípios tocantinenses.

A gerente geral Maria Silvana Ramos, explicou que passado o período de adaptação, gerentes e colaboradores continuam empenhados em suas atividades visando atingir as metas propostas no "Plano de Metas Coapa 2012", documento elaborado com a participação de todos os colaboradores. Conforme a gestora, na próxima terça-feira, 7 de fevereiro, os gerentes irão apresentar um balanços das ações realizadas em janeiro e prestar contas ao Conselho de Administração da Coapa.

"Semanalmente nos reunimos para avaliar e propor novas ações sempre buscando a excelência do nosso trabalho e, sobretudo, atender cada vez melhor nossos cooperados", frisou Maria Silvana, destacando que na parte administrativa da cooperativa foram feitas grandes modificações nos fluxos de processos, com o objetivo de diminuir o tempo gasto com informações e repasse de dados entre os departamentos e setores.

Preparado para a safra

Segue intenso o trabalho na Unidade Operacional, responsável pelo relacionamento com produtores para captação de grãos e pela operação do armazém onde é feito o beneficiamento (recepção, classificação, limpeza e secagem) de grãos como soja, milho e sorgo. Segundo Vanderlei de Souza, a primeira medida realizada foi a manutenção e reparos nas instalações já que neste mês começam a chegar os primeiros carregamentos com a Safra de Soja 2011/2012. Entre os trabalhos constam: limpeza geral e reparos em cercas; substituição de peças nas moegas e secadores; pintura das instalações (silos, escritório da administração, depósito e cercas); reparos nas instalações hidráulica e elétrica; substituição de partes da estrutura metálica do teto e laterais; impermeabilização nas partes inferiores dos dez silos; correções no piso para evitar infiltrações e melhorias no sistema de termometria. O trabalho deve ser concluído até o próximo dia 10 de fevereiro.

Vanderlei de Souza destacou que além de realizar reuniões semanais com os colaboradores, técnicos da unidade também participaram de cursos de armazenamento e secagem em Gurupi e Porto Nacional. O setor conta com 13 colaboradores, número que deve chegar a 45 no período da safra para trabalhar em até três turnos e atender o grande volume de grãos que chegará a unidade. A meta para essa safra é receber 64 mil toneladas no armazém da Coapa, considerado o maior do Tocantins.

Apoio ao produtor

A gerente da Unidade Agroveterinária, érica Lima Brito, avaliou positivamente as ações desenvolvidas no primeiro ano de 2012. "Temos uma equipe experiente e já conhecida dos produtores, o que facilita o trabalho de consultoria técnica disponibilizado aos nossos cooperados", lembrou érica. Conforme a gerente, a equipe técnica realizou 65 visitas de acompanhamento em fazendas produtoras de soja nos municípios de Pedro Afonso, Bom Jesus do Tocantins, Tupirama, Santa Maria do Tocantins e Itacajá. Os sojicultores receberam orientações sobre manejo correto da lavoura, tratos culturais (aplicação de fungicidas, herbicidas e adubos foliares), identificação de possíveis pragas e doenças, entre outras dicas importantes.

Outras 50 visitas técnicas foram feitas a propriedades de agricultores familiares de oito associações de pequenos produtores rurais que atuam na agricultura de subsistência ou integram o Projeto do Leite desenvolvido pela Coapa desde 2010. Os produtores beneficiados vivem nos municípios de Pedro Afonso, Bom Jesus do Tocantins, Tupirama, Santa Maria do Tocantins e Itacajá. Ainda em janeiro, tiveram continuidade as atividades desenvolvidas na Loja Agroveterinária, com assistência técnica gratuita e promoções de preços; e no Viveiro, onde são disponibilizadas mudas de plantas nativas e ornamentais.

Fechando parcerias

"Os resultados alcançados são altamente positivos, a tendência é melhorarmos ainda mais os resultados". Palavras do gerente da Unidade Comercial, Nelzivan Carvalho Neves, informando que a prioridade em janeiro foi conversar e firmar contratos com as traidings que atuam no financiamento da safra e comercialização de grãos, visando fechar negócios para armazenamento das safras de soja e milho no armazém da Coapa.

Outras atividades desenvolvidas foram uma visita a Frango Norte, de Paraíso do Tocantins, do ramo de produção, comercialização e integração de frangos de corte; e uma reunião em Pedro Afonso, com representantes do Frigorífico Minerva, de Araguaína, grande exportador de carne. Além de estreitar relações, o objetivo foi apresentar a cooperativa para as empresas e prospectar negócios buscando a comercialização de grãos para produção de ração animal. Para o desenvolvido das atividades foram percorridos 800 km.