
Entidades do Sistema S promovem café da manhã com deputados e senadores
Foi realizado, na manhã desta sexta-feira (26), no Centro de Atividades do SESC em Palmas, um café da manhã entre deputados federais, senadores e representantes das instituições que compõem o Sistema S no Tocantins. O evento teve como objetivo demonstrar o trabalho realizado pelas entidades que beneficiam hoje mais de 1 milhão de pessoas por todo o Estado.
Compareceram ao evento os deputados federais Tiago Dimas, Dulce Miranda, Professora Dorinha, Célio Moura e o senador Irajá Abreu. Eles conheceram os resultados do Sistema Fecomércio, apresentados pelo presidente Itelvino Pisoni; do Sistema OCB/TO, apresentados pela superintendente Maria José Andrade; do SEBRAE, por seu superintendente Moisés Gomes; do SEST/SENAT, por meio do diretor Mauro Galvão; e do Sistema FAET, apresentados pela superintendente do SENAR, Rayley Luzza; e do Sistema Fieto, através do presidente da instituição, Roberto Pires.
"Eu costumo dizer que quem conhece, de fato, o Sistema S o defende. Por isso é essencial fazer chegar a este público que nos representa a nossa forma de atuação, nossos resultados e estrutura, além de todas as exigências e fiscalizações que nós cumprimos e que nos fazem ter a absoluta tranquilidade de que atuamos de forma transparente", disse Roberto Pires.
Durante seu discurso, a Superintendente do Sistema OCB/TO, Maria José Andrade, ressaltou alguns dos principais resultados obtidos no último ano pelo SESCOOP (integrante do Sistema OCB) e o papel da instituição: "Há 20 anos o SESCOOP contribui para o desenvolvimento das cooperativas por meio do aperfeiçoamento da gestão e da promoção da cultura cooperativista, garantindo maior competitividade e sustentabilidade através da oferta de soluções de desenvolvimento humano".
Somente em 2018, o "S" das cooperativas realizou, por exemplo, mais de 100 capacitações voltadas para a qualificação profissional de empregados de cooperativas, promoveu a profissionalização de dirigentes e gestores, capacitando mais de 1.800 pessoas em ações estratégicas, investiu em intercâmbios, missões, visitas técnicas e viabilizou a participação das cooperativas Tocantinenses em congressos, seminários, feiras tecnológicas e de prospecção de negócios (nacionais e internacionais).
Outro destaque, foi o alcance de cerca de 9 mil pessoas através de iniciativas de responsabilidade socioambiental. Um dos grandes responsáveis por este número foi a Campanha Dia de Cooperar, que mobilizou cooperativas para beneficiarem pessoas em diversos municípios com ações pontuais e contínuas de saúde, educação e lazer, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
Os parlamentares presentes reconheceram em seus pronunciamentos a importância de se aproximar das entidades e mostraram interesse em conhecer ainda mais o Sistema S, que se colocou de portas abertas, para subsidiar discussões no Congresso.
[gallery columns="6" ids="20978,20982,20970,20974,20971,20975,20973,20972,20977,20980,20981"]
Confira mais fotos do evento, clicando aqui.