Em atividade prática, universitários e secundaristas conhecem funcionamento do armazém da COAPA
- Nenhum
No dia 29 de outubro, estudantes do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) - Campus Pedro Afonso e do Colégio Cristo Rei conheceram o funcionamento da unidade de armazenagem de grãos da Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (COAPA), em Pedro Afonso.
Eles receberam informações sobre os processos de classificação, secagem, beneficiamento, armazenamento e expedição dos grãos recebidos na unidade, que tem capacidade estática de 60 mil toneladas, mas que com planejamento logístico movimentou 250 mil toneladas de soja e milho na Safra 2023/2024.
Portas abertas
Os detalhes técnicos foram repassados pelo gerente Comercial/Operacional, Nelzivan Carvalho Neves, o supervisor de armazém, Ilson Cardoso, e o coordenador de classificação, José de Arimateia.
“A COAPA está sempre de portas abertas para receber alunos e profissionais de instituições de ensino. Dessa forma, podemos contribuir na formação de secundaristas e dos futuros profissionais do agronegócio”, disse Nelzivan.
Vivência prática
O professor Hélio Lopes Araújo explica que os estudantes do 8º período do curso de Engenharia Agronômica do IFTO tiveram a oportunidade de vivenciar na prática o que aprenderam durante as aulas da disciplina Secagem e Armazenagem de Grãos. Na sua visão, os dados são importantes para os acadêmicos que, no futuro, vão atuar em Pedro Afonso e região.
A experiência foi bem avaliada por Alessandra Lima. “É muito importante para nossa formação conhecer, na prática, a operação de um armazém. Me impressionei com a estrutura, organização e toda tecnologia”, avaliou a universitária, que assim como seus colegas produziu relatório após a visita técnica.
A professora Tatielly Ramos, acompanhada da coordenadora pedagógica Maria Alice Milhomem, liderou o grupo de 25 estudantes do ensino médio do Colégio Cristo Rei na visita. Segundo ela, a iniciativa integrou o cronograma da Trilha de aprofundamento - Agronegócio e Agricultura Familiar, atividade complementar que nesta etapa aborda o cooperativismo e como as cooperativas auxiliam agricultores e pecuaristas da região.
Os discentes também realizaram exercícios em sala de aula após a experiência prática.