Dia C beneficia mais de três mil crianças em Palmas

O Jardim Taquari, em Palmas, recebeu, logo cedo, as ações do Dia de Cooperar, o Dia C, que envolveram cerca de 400 voluntários e atenderam a mais de três mil crianças em oficinas de tranças, de caixas e laços de presente, de dobradura, maquiagem, pintura de rosto, pipa, música e canto, além de contar com apresentação de dança, jogos e brincadeiras, aferição de pressão, pula-pula, aula de grafite e salas com desenho e leitura. Todas as atividades foram realizadas pelo Sistema OCB/Sescoop-TO, Sicoob Credipar, Unimed Palmas, Sicredi, Unicred, Coopanest e Coopsget.

Para o presidente do Sistema OCB/Sescoop-TO, Ricardo Khouri, o Dia C é a tradução do princípio cooperativista de interesse pela comunidade. "As cooperativas têm uma função social e, mais do que isso, uma vocação comunitária natural. O Dia C, que acontece simultaneamente em todo o país, colocou o Tocantins num lugar de destaque, já que nossos números de voluntariado são muito expressivos e isso nos deixa muito feliz", enfatizou.

O diretor administrativo e técnico da Unimed Palmas, Nemésio Tomasella, lembrou o crescimento do Dia C no Tocantins. "Estamos juntando o voluntariado à intercooperação, envolvendo cooperativas e colaboradores neste dia. No ano passado, em todo o país, oito estados participaram. Este ano, todos os estados estão tomando parte", disse.

Para o administrador da Coopanest-TO, Janilton Gomes Leite, "é muito importante contribuirmos para ajudar as crianças; para que este seja um dia especial". O gestor de negócios da Unicred Palmas, Alessandro de Sousa Macedo, ressaltou a importância da união das cooperativas. "Esperamos que este movimento cresça a cada ano e, com isso, que divulguemos mais o trabalho das cooperativas".

O vice-presidente do Sicred, Admivair Borges, também avaliou positivamente o Dia C-2014. "é uma alegria muito grande participar desse dia de voluntariado; nós ganhamos muito e é interessante poder retribuir à comunidade pelos resultados de nosso empreendimento", afirmou.

O presidente do Sicoob Credipar, Gilberto Morais, ressaltou que, "de nossas dez agências no estado, sete estão participando do evento. A intercooperação é o que nos possibilita realizar um evento tão grandioso".

Já a diretora da Escola Estadual Maria dos Reis Alves Barros, Rosa Maria Maciel da Silva, falou sobre a integração que o Dia C proporcionou à comunidade. "Nossos 156 funcionários se envolveram na preparação e nas atividades. O ponto mais positivo é que as crianças adoraram tudo", contou. Um dos voluntários, Jonas Rossi, precisou lembrar como se faz uma pipa em poucos minutos. "O professor de pipas não pode vir. Então, precisei buscar na memória de infância como se faz pipa. Deu tudo certo e achei muito gratificante. O sorriso das crianças compensa tudo", disse.

Zaine Bezerra da Silva era uma das alunas mais animadas no evento. "Achei tudo muito bom, principalmente a oficina de dobraduras", festejou.

O Dia C foi realizado em 16 cidades do Tocantins, reuniu mais de 1200 voluntários e beneficiou mais de 5 mil pessoas. As ações aconteceram em Palmas, Porto Nacional, Araguaína, Paraíso, Guaraí, Pedro Afonso, Arraias, Barrolândia, Pium, Dois Irmãos, Divinópolis, Cristalândia, Miranorte, Gurupi, Dianópolis e Formoso do Araguaia.