Dia C beneficia mais de mil pessoas em Palmas

Uma corrente de cooperação garantiu a realização de dezenas de ações sociais na capital tocantinense. Aproximadamente 200 voluntários se uniram para garantir um dia especial a mais de mil moradores de Palmas.

Região Norte
Na região norte de Palmas, as atividades foram promovidas na Escola Municipal Pastor Paulo Leivas Macalã oe as cooperativas juntamente com cerca de 90 voluntários promoveram oficinas de canto, tranças em cabelo, pipa, produção de material pedagógico com E.V.A, recreação e exibição de filmes.

"Viemos somar forças para a ação ficar maior" disse a gerente de Recursos Humanos da Unimed Palmas, Maria Irisvani Rodrigues de Oliveira. Ideia compartilhada pelo superintendente do Sicredi Regional Tocantins/Bahia, Jean Machado "Buscamos a integração com a comunidade e esse é um bom momento para esse encontro".

Contribuindo como voluntária, a professora Rose Lima dividiu seu talento para a confecção de material em E.V.A. "Uso as peças para contar estórias e tenho alcançado muitos resultados positivos, então quero que outros educadores aprendam e utilizem no processo ensino e aprendizagem".

Mesmo sendo bem jovem, a estudante Nicole Amorim, de 12 anos fez questão de dá sua colaboração para o sucesso do Dia C. "Eu não moro aqui perto da escola, mas ouvi sobre o projeto e quis ajudar".

Moradora da 407 norte, Geovana Almeida levou as três filhas e conta animada que a manhã foi especial. "As meninas brincaram e curtiram tudo".

Região Sul
A Escola Municipal Maria Rosa se transformou em um enorme espaço para oficinas educativas e profissionalizantes. As crianças ficaram empolgadas com a pintura facial, pula-pula, oficina de desenho e ainda orientados pelo grupo Escoteiros do Ar aprenderam a construir um filtro sem custo. "Agora que sei fazer o filtro, se eu precisar de água potável em caso de urgência, já sei essa técnica", relatou Tainá Maciel, de 12 anos.

Uma das oficinas mais concorridas foi a de desenho. Os voluntários da Unimed Palmas estimularam a criatividade das crianças. "é muito gratificante esse contato. Recebemos muito mais do que doamos", disse o desenhista Divino Rodrigues, que foi um dos voluntários da ação.
As centenas de pessoas que passaram pela escola da região sul foram recepcionadas por voluntários, que distribuíram muita simpatia. "Queríamos vê muitos sorrisos e estamos satisfeitas porque vimos vários", relatou a voluntária Joquebedy Araújo.

Outro grupo de voluntários comprometidos com a corrente de solidariedade foi formado pela Cooperativa de Prestadores de Serviços Gerais do Estado do Tocantins (Coopsget). Os 11 voluntários doaram tempo para tornar todas as ações sociais promovidas um momento único. "O pessoal abraçou a causa de imediato e gostamos tanto que pretendemos participar todos os anos", comentou o vice-presidente da Coopsget, Silvestre Caetano.

A Unicred também se envolveu ativamente com as ações do Dia C. Na Escola Maria Rosa 20 voluntários da cooperativa fizeram pinturas faciais, brincadeiras e apoiaram para que todos que passaram pelo local recebessem o lanche. "Um dos princípios da cooperativa é a preocupação com a comunidade na qual estamos inseridos", lembrou o gerente da Unicred, Alessandro Macedo.

Centro de Convivência do Idoso
A tarde do Dia C em Palmas foi marcada por música, dança e jogos. Mais de 50 idosos atendidos pelo Centro de Convivência do Idoso do Tocantins, na 1002 Sul, receberam atenção especial de aproximadamente 20 voluntários incentivados pela Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Paraíso do Tocantins e Região (Sicoob Credipar) e pela Cooperativa dos Médicos Anestesistas (Coopanest).

O Centro de Convivência do Idoso é uma entidade não governamental e segundo a Presidente da instituição, Carla Milhomem, para promoção das ações que desenvolvem contam com o voluntariado. "Ser beneficiado pelo Dia C somou à nossa proposta de garantir o bem-estar do público da terceira idade. Sem o voluntariado o centro não funciona, precisamos dessa solidariedade o ano todo e esse tipo de atividade festiva deixa todos eles muito satisfeitos".

Para a aposentada, Eudira Maria Rosa, a tarde foi mais especial. Idosos e voluntários formaram o coro e cantaram os parabéns pelo seu aniversário. A aniversariante ainda foi premiada com brindes e uma poupança no valor de R$ 110,00 no Siscoob Credipar. "Comemorei meus 62 anos em grande estilo, nunca vou esquecer esse dia", disse emocionada.

O momento de troca com os idosos foi a maior recompensa para o presidente do Sicoob, Gilberto Moraes. "Jamais deixaríamos de participar de uma ação como essa, é algo único esse contato com pessoas com tamanha experiência de vida".

Oferecer atenção e receber carinho foi o maior motivador para os voluntários segundo o administrador da Coopanest, Janilton Gomes. "Vimos ouvi-los, dá atenção e ganhamos muito carinho".

Dia C
"O cooperativismo é isso, é doação, e o que vimos ao longo do dia foi muita solidariedade. Tínhamos a expectativa do Dia C mobilizar umas mil pessoas em Palmas e cerca de duas mil em todo o estado, mas acreditamos que ultrapassamos esses números", comemorou a superintendente do Sistema OCB/Sescoop-TO, Maria José Andrade Leão de Oliveira.

De acordo com a superintendente Nacional do Sistema OCB/Sescoop, Tânia Zanella, que acompanhou o evento em Palmas, o Dia C superou todas as expectativas. Em todo o país foram mais de 250 mil voluntários. "Esse ano o evento foi realizado em seis estados e diante do sucesso o objetivo é realizar em 2014 em todo o país", adiantou.