Cooperjovem é apresentado à professores da Rede Municipal de Ensino de Gurupi
Notícias
Acessos: 5
0 minutes read
Ensinar o cooperativismo nas escolas, esse é o lema do Cooperjovem, programa que ensina como funciona o cooperativismo e tudo de bom que faz no dia-a-dia das crianças e adultos, é promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo - OCB/SESCOOP-TO, que tem a parceria da Cooperativa dos produtores de Carne e Derivados de Gurupi (Cooperfrigu).
Este programa já é desenvolvido em 5 municípios do estado: Palmas, Paraíso do Tocantins, Miranorte, Pedro Afonso e Dianópolis, atualmente inserido em 42 escolas da rede pública de ensino e 1 Cooperativas Educacional, na manhã da última sexta-feira, 06 de novembro foi a vez do programa ser apresentado a professores das escolas municipais de Gurupi, assim os professores que se interessarem em trabalhar com as revistinhas em formas de Gibi em sala de aula poderão aderir aoprograma e receber as revistas para serem trabalhadas em sala de aula. O Sescoop orienta apenas com o caráter sugestivo, a programação pode ser flexível para se adaptar ao ritmo, ao interesse da turma e à dinâmica em sala de aula.
O Cooperjovem colabora com a escola na preparação das crianças para a formação cooperativa. Por meio do programa é possível destacar o cooperativismo como forma efetiva de exaltar os valores essenciais: cooperação, voluntariado, solidariedade, autonomia, responsabilidade, democracia, igualdade e eqüidade, honestidade e ajuda mútua.
O programa tem custo zero para o professor que quiser aderir ao programa e também custo zero para a prefeitura do município. Cabe apenas ao professor servir-se da metodologia participativa, usando a criatividade e aproveitando cada situação para transformá-la em vivências e conceitos que facilitem a compreensão do que está sendo aprendido.
Segundo a Coordenadora do Programa Cooperjovem Tocantins, Fabiana Fagundes Ribeiro Bastos, à medida que as escolas desenvolvem o trabalho, aumenta a responsabilidade do sistema OCB-SESCOOP/TO em desenvolver ações de qualidade que favoreçam o ensino-apredizagem, melhorando assim continuamente a educação em nosso Estado. "Os desafios são muitos, mas não impossíveis", ressalta.
Para o Secretario da Educação Antonio Carlos Pakalolo, este projeto vem ajudar e muito as escolas municipais, pois mostra aos alunos a importância da cooperação, "o programa vem de encontro ao que nós estamos desenvolvendo junto as nossas escolas com os alunos e professores", esclarece.
O Secretario ressalta ainda a importância da adesão dos professores ao programa, "é fundamental a maior participação de professores, pois estaremos atendendo assim um número ainda maior de alunos, e esse programa vai colaborar muito com a formação da cidadania haja vista que hoje as pessoas andam muito individualistas, precisamos despertar o espírito de cooperação nas crianças".
Os professores que quiserem aderir ao programa podem procurar as diretorias de suas escolas e preencher um formulário de adesão ao programa a partir do dia 10 de novembro, assim receberão os materiais fornecidos pela Sescoop para serem utilizados a partir do ano letivo de 2010.
Fonte: Kennya Victor