Sistema OCB/SESCOOP-TO realizou Encontro Pedagógico do Programa COOPERJOVEM

O Sistema OCB/SESCOOP-TO realizou no último dia 24 de agosto, o Encontro Pedagógico do Programa COOPERJOVEM no Auditório Central do IFTO, em Palmas. O evento teve por objetivo aproximar os professores das diversas escolas tocantinenses que participam do Programa, além de proporcionar, de maneira vivencial, a prática dos valores cooperativos, sensibilizando as pessoas e as instituições para a promoção de valores e relacionamentos cooperativos.

Tivemos palestras como: O Papel da Cooperativa na atuação do Programa Cooperjovem com Vanessa Christófoli, coordenadora do programa no Sistema Ocepar; Formas de avaliação do Programa Cooperjovem com Patrícia Gonçalves, coordenadora de Promoção Social do Sescoop/SC; e a reestruturação do Programa Cooperjovem no Tocantins que será apresentado pelo Analista de Capacitação do SESCOOP/TO, Cleiton Milagres.

Houve também apresentações pedagógicas da Cooperativa Educacional de Formoso do Araguaia - COOPEFA e da Escola Municipal Pastor Paulo Leivas Macalão, do município de Palmas.

Além de Palestra Motivacional com Carla Galo, especialista em desenvolvimento de Talentos Humanos e Gestão de Negócios e entrega da premiação para os ganhadores do 1° Prêmio Tocantinense de Desenho do Programa Cooperjovem que teve como tema: Construindo um mundo melhor.

O que é o Programa Cooperjovem?
é um programa de formação e capacitação de ação continuada direcionado às cooperativas educacionais e escolas públicas tocantinenses tendo como principal objetivo a difusão da cultura cooperativista, apresentando-a com forma de enaltecer valores essenciais como a cooperação, a solidariedade, a autonomia, a responsabilidade, a democracia, a igualdade e equidade, a honestidade e a ajuda mútua.
Suas atividades estão voltadas para a construção participativa incentivando o aluno a relacionar-se com seu grupo e com o meio; a desenvolver o senso crítico e o processo de tomada de decisões de forma que suas opções o satisfaçam pessoalmente e que sejam socialmente positivas na construção de uma sociedade onde todos possam ter maiores possibilidades de viver em harmonia.
O Cooperjovem tem como base o 5° e o 7° Princípio do Cooperativismo respectivamente: Educação, Formação e Informação e Interesse pela Comunidade.