Seminário em Cristalândia reforça potencial do ramo mineral

Com o intuito de apresentar a garimpeiros e outros interessados a potencialidade mineral do Tocantins por meio do desenvolvimento sustentável, foi realizado o 5° Seminário das Cooperativas do Ramo Mineral do Tocantins nesta sexta-feira, 18, no Espaço Cultural de Cristalândia.

O evento foi organizado pelo Sescoop/TO (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Tocantins) e a Coopercristal (Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Cristalândia). Participaram 50 pessoas incluindo associados da Coopercristal, professores e estudantes dos cursos de Engenharia de Minas e Administração da Ulbra (Palmas) e pessoas da comunidade local.

Na programação palestras com os temas Cooperativismo, com Rogério Dias (Sescoop/TO); Cenário das cooperativas de mineração no Brasil e melhorias alcançadas, ministrada por Flávia Zerbinato (Sescoop Nacional), e Redes de Colaboração em prol do garimpo no Tocantins, apresentada por professores e alunos da Ulbra, além de uma visita técnica ao garimpo da Coopercristal.

A presidente da Coopercristal Francisca Alves de Sousa destacou que desde a sua primeira edição o Seminário das Cooperativas do Ramo Mineral do Tocantins tem contribuído para difundir o potencial mineral do município de Cristalândia. "A cada novo encontro nossas esperanças são renovadas, pois recebemos investidores e técnicos interessados em ajudar nossa cooperativa", disse a dirigente, ressaltando ainda o apoio dos parceiros que contribuíram para a realização do evento técnico, principalmente o trabalho realizado pelo Sescoop-TO.

Os analistas do Sescoop-TO Rogério Dias e Magnun Vinicius ajudaram na organização e acompanharam o evento que também contou com o apoio do Sicoob Credipar, Secreteria Estadual de Indústria e Comércio e da Ulbra. (Ascom Sistema OCB/Sescoop-TO)