Problema de logística leva Coapa a receber apenas soja de cooperados

A Diretoria da Coapa - Cooperativa Agroindustrial do Tocantins divulgou comunicado informando que desde esta quarta-feira, 10 de abril, está recebendo soja apenas de produtores cooperados.

A situação ocorre devido ao fluxo de expedição da soja em grãos da safra 2012/2013 está bem abaixo para o momento, devido a problemas na logística de escoamento principalmente nos portos brasileiro, refletindo no funcionamento de armazéns em todo o país. Como está expedindo uma quantidade inferior de soja, ao mesmo tempo em que recebe um grande volume, a Unidade Armazenadora da Coapa está prestes a atingir sua capacidade estática - 60 mil toneladas. Diariamente é recepcionada uma média de 2 mil toneladas.

"Desta forma, é necessário resguardamos o direito de nossos cooperados que ainda têm muita soja para colher e, por consequência, precisam armazenar seu produto em nossa unidade", informou a cooperativa, ressaltando que 22 cooperados ainda estão colhendo cerca de 12 mil toneladas de soja.

A Coapa informou ainda que a decisão de receber apenas a soja de produtores associados é temporária. "Estamos solicitando o máximo de empenho de nossos parceiros (tradings) para priorizarem a retirada de soja, abrindo assim espaço para continuarmos atendendo nossos clientes, visando o equilíbrio no recebimento e armazenamento", diz o trecho final do comunicado emitido pela cooperativa sediada em Pedro Afonso.
A previsão é que a recepção de grãos de produtores não cooperados volte seja normalizada em uma semana.


ASCOM COAPA - (63) 8443-5855