OCB/TO comemora 27 anos em defesa das cooperativas do Tocantins

Nesta quinta-feira, 1° de setembro, o Sindicato e Organização das Cooperativas no Estado do Tocantins (OCB/TO) celebra 27 anos de fundação. A instituição agrega 45 cooperativas registradas - que atuam em sete diferentes ramos - e contam com mais de 16 mil associados.

A história da OCB/TO se confunde com a do Estado, já que a entidade foi instalada menos de um ano após a criação do Tocantins. Entre lutas e conquistas, tem conseguido escrever sua história ao longo do tempo, figurando cada vez mais como a representante legítima das cooperativas tocantinenses.

Para o presidente Ricardo Khouri, a data marca a consolidação da OCB/TO. "São 27 anos de muito trabalho, muitos obstáculos vencidos, grandes conquistas. Hoje o Sistema Cooperativista do Tocantins está preparado para apoiar as cooperativas já existentes, melhorando cada vez mais a sua gestão, e pronto para fomentar a constituição de novas cooperativas. Parabéns a todas as cooperativas que fazem a força da OCB/TO", comentou Khouri.

O presidente da Unimed Palmas, Ricardo do Val Souto, afirma que a OCB/TO contribui na capacitação e é um grande parceiros das cooperativas locais. "Nesses 27 anos da OCB Tocantins, parabenizo a diretoria e colaboradores pelo trabalho realizado, que vem contribuindo em muito com a Unimed Palmas, cumprindo assim a missão de informação e capacitação dos nossos colaboradores e médicos cooperados. A Unimed Palmas preserva essa parceria com a OCB, entendendo ser este o melhor caminho para o conhecimento. Hoje, o cooperativismo abrange diversos setores, incluindo a saúde, e transforma a vida de pessoas e empresas, quando os bons princípios de gestão são aplicados", disse.

História
O Sistema OCB/TO foi constituído em 1° de setembro de 1989, durante o 1° Seminário Tocantinense de Cooperativismo, realizado em Miracema do Tocantins, então capital provisória do Estado. Sua primeira sede foi instalada na cidade de Paraíso do Tocantins. Em junho de 1994 a OCB/TO transferiu sua sede para Palmas, e teve seu processo como entidade sindical homologado pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Tem por objetivo prestar serviços de interesse das cooperativas registradas, além de exercer a coordenação, organização e a representação sindical desta categoria econômica no Tocantins.
A OCB/TO é formada por cooperativas singulares, federações e centrais de todos os ramos. Seu órgão máximo é a Assembleia Geral que dentre outros atribuições, analisa e aprova o relatório das atividades e a prestação de contas, assim como o plano de atividades para o ano seguinte. Como sindicato engloba todas as atividades das cooperativas nas negociações que visam a aprimorar a relação capital/ trabalho em seus diferentes desdobramentos. (Ascom OCB/Sescoop-TO)