Missão tocantinense conhece potencial das cooperativas de crédito americanas

Dando sequência às atividades da Missão de Prospecção de Boas Práticas em Cooperativismo Agropecuário e de Crédito nos Estados Unidos da América (EUA), os integrantes de cooperativas do Tocantins visitaram importantes instituições nesta quarta-feira, 31 de agosto, na cidade de Madison, no Estado do Wisconsin.

Pela manhã, conheceram a Associação Nacional das Cooperativas de Crédito (CUNA), que representa o cooperativismo de crédito no país, e o Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (WOCCU).


Já à tarde, o grupo teve uma experiência diferente ao visitar a sede da Summit Credit Union, cooperativa de crédito que possui 167 mil cooperados, sendo que mais da metade são mulheres. A instituição possui 34 unidades de atendimento.

"A sede da cooperativa é totalmente diferente. Eles dizem que é um local para os cooperados realizarem seus sonhos. Também chamou atenção o trabalho que eles fazem para associar mulheres, pois, acreditam que trazendo as mulheres para a cooperativa, também atraem os jovens e por consequência a família", comentou a superintendente do Sistema OCB/Sescoop-TO, Maria José Andrade Leão.



A dirigente ainda lembrou que nos Estados Unidos 48% da população integram uma cooperativa de crédito e o setor abrange 6% do mercado financeiro.

Hoje o grupo segue para Bloomington, Illinois, para visitar a Cooperativa Growmark e amanhã encerra com a visita e curso na Bolsa de Valores de Chicago. Participam dessa missão representantes da Coapa, Sicoob Credipar, Sicredi, OCB e OCB/SESCOOP-TO.

Leia também:

Tocantinenses participam de seminário e visitam cooperativa no 1° dia da missão aos EUA