II Fórum de Dirigentes e Presidentes Cooperativistas discute governança, gestão e competitividade

II Fórum de Dirigentes e Presidentes Cooperativistas discute governança, gestão e competitividade

Foi realizado nesta segunda-feira (27), o II Fórum de Dirigentes e Presidentes das cooperativas do Tocantins, em Palmas. O evento promovido pelo Sistema OCB/TO teve como objetivo demonstrar a importância de se adotar boas práticas de governança e gestão, e o impacto destas práticas para a credibilidade das cooperativas e para o cooperativismo. Um dos propósitos da programação foi também a sensibilização e o preparo das cooperativas para a construção de um Plano de Trabalho para 2019 com foco em resultados e mudanças de atitude. O evento contou com a presença de várias lideranças das cooperativas tocantinenses.

A palestra magna foi proferida pelo presidente da OCB Nacional, Márcio Lopes de Freitas, que discorreu sobre a competitividade e, as necessidades de inovação, e as oportunidades e desafios do cooperativismo. Enfatizou da importância de estarmos atentos às demandas dos consumidores. Seremos competitivos se formos escolhidos.

A analista do SESCOOP Nacional, Giulianna Fardini, ministrou a palestra "Governança e Gestão: caminho para a sustentabilidade", onde abordou os índices de gestão e governança e os níveis de maturidade das cooperativas no Brasil e no Tocantins, e a importância de se buscar a melhoria contínua. Ela enfatizou ainda o compromisso do SESCOOP com o aperfeiçoamento das cooperativas por meio da oferta de soluções de desenvolvimento humano e organizacional que possibilitem e promovam a sustentabilidade dos negócios.

Finalizando a programação, a gerente de Relações Institucionais do Sistema OCB, Fabíola Motta, apresentou o tema "Cooperativismo e as Eleições" fazendo uma explanação sobre a atuação do Sistema OCB na representação do setor junto aos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário). Foi divulgada, inclusive, a série Cooperativismo e as Eleições 2018, que tem como objetivo enfatizar a importância da participação das cooperativas no processo políticos, de forma ativa e responsável. Acesse o conteúdo da série clicando aqui.

A presidente da Cooperativa de Educadores de Formoso de Araguaia (COOPEFA), Lucélia Ferreira, relatou que o evento "foi muito proveitoso pois, trouxe temas relevantes, principalmente no que se refere a relação da cooperativa com os cooperados. Os materiais apresentados sobre as eleições serão bastante úteis pois, a partir deles, poderemos nortear a nossa atuação neste cenário".

Segundo o presidente Márcio Lopes, "o fórum foi extraordinário, pois conseguiu mostrar com clareza a evolução das lideranças do estado, e o engajamento destas lideranças com as metas e objetivos do cooperativismo. Acredito que Tocantins está no caminho certo e fazendo um bom trabalho".

A segunda edição do Fórum, segundo o presidente do Sistema OCB no Tocantins, Ricardo Khouri, trouxe uma grande contribuição para as cooperativas, principalmente no que se refere a reflexão sobre a competitividade e a dimensão econômica das cooperativas. Para ele, “a dimensão econômica do cooperativismo precisa dar sustentação para a dimensão social”. E ainda sobre as eleições, ele conclui que "foi fundamental trazer a avaliação da atual conjuntura política do país, e reforçar a necessidade do cooperativismo apoiar candidatos comprometidos com o movimento”.

 

[gallery ids="13186,13180,13183,13187,13179,13178"]