Formacoop Novos Líderes será realizado em Pedro Afonso

Formacoop Novos Líderes será realizado em Pedro Afonso

O Sistema OCB/TO e a Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (COAPA) realizarão mais uma capacitação voltada para associados da COAPA, seus familiares e jovens de Pedro Afonso e região. Trata-se da Formação de Dirigentes e Gestores de Cooperativas para novos líderes. O lançamento ocorreu na noite da quinta-feira, 13 de agosto, no auditório da COAPA, em Pedro Afonso. No total serão ofertadas 25 vagas. A data e o local das inscrições serão divulgados em breve.  

As informações foram repassadas pelo presidente da COAPA, Ricardo Khouri, que também preside o Sistema OCB/TO. O dirigente afirmou que além de trabalhar a sucessão familiar nas propriedades rurais, o Formacoop Novos Líderes vai capacitar cooperados e jovens interessados em uma formação de qualidade para alta performance na gestão de empreendimentos agropecuários.

“Temos que preparar melhor nossos jovens. Capacitar as gerações futuras é importante para a vida pessoal e para os negócios dos associados da COAPA”, afirmou Khouri, lembrando que a formação terá quatro módulos com uma linguagem de fácil compreensão.

O vice-presidente da COAPA, Alberto Mazzola, destacou a responsabilidade de cada participante. “É um curso de qualidade e com alto investimento. Confiamos que todos serão assíduos”, comentou.

A estudante Camila Gobatto, 15 anos, integrante do Núcleo Jovem Cooperativo do Tocantins (NJC), gostou da programação do Formacoop. “São quatro módulos bem abrangentes e com ensinamentos diversos. Os conhecimentos serão úteis na gestão da fazenda de nossa família no município de Bom Jesus do Tocantins”, disse a adolescente que é filha do associado da Coapa Vânio Gobatto.  

O produtor rural Márcio Donizete, um dos fundadores da COAPA, elogiou a iniciativa de realizar uma capacitação voltada para jovens. “É louvável e brilhante a preocupação da atual diretoria da COAPA de formar essa nova geração para no futuro tocar os negócios das famílias”.

Já a superintendente do Sistema OCB/TO, Maria José Leão, afirmou que iniciativas como essa são importantes e podem fazer a diferença no futuro da COAPA, pois os jovens,  sejam eles cooperados, filhos de cooperados, colaboradores ou que tenha outro vínculo com o cooperativismo, podem garantir a sustentabilidade e a perenidade da cooperativa.