eSocial e ética são debatidos durante Fórum Cooperativista de Recursos Humanos

eSocial e ética são debatidos durante Fórum Cooperativista de Recursos Humanos

Orientar, de forma prática e objetiva, os profissionais das áreas de recursos humanos das cooperativas do Tocantins e demais interessados. Esse foi o objetivo do II Fórum Cooperativista dos Profissionais de Recursos Humanos , promovido pelo Sistema OCB/SESCOOP-TO nesta segunda-feira (17/9), em Palmas - TO.

O evento foi dividido em um curso  e uma  palestra. O curso abordou o tema  eSocial passo a passo, ministrado por Tânia Gurgel, autora do livro "eSocial: você e sua empresa estão preparados?" e coordenadora da comissão de SPED e NF-e pela OAB/SP. Na sequência, foi a vez do palestrante Paulo Bonfim, especialista em planejamento e gestão de recursos humanos, abordar de forma dinâmica e participativa o tema "Valores éticos nas relações de trabalho".

Para a gerente de operações do Sistema OCB/TO, Selma Reis, a ética é fundamental para as organizações, em especial no momento que o país está vivendo. " As cooperativas precisam zelar cada vez mais pela ética, desenvolvendo o espírito ético e a boa conduta nas relações de trabalho e no relacionamento com todas as suas partes interessadas". Quanto a palestra sobre o eSocial,  ela destacou a importância do tema, principalmente porque  muitas empresas já deverão estar adequadas para transmitir a folha em janeiro de 2019.

"O eSocial será um divisor de águas, e hoje as empresas e os profissionais de recursos humanos estão se habilitando para se adequarem as novas regras. Este é um assunto em que precisamos nos aprofundar cada vez mais devido sua relevância", afirmou Ranna Joyce, Analista de RH e agente de desenvolvimento da cooperativa UNIMED Palmas.

Para a superintendente do Sistema OCB/TO, Maria José Andrade,  o eSocial irá revolucionar a relação entre organizações e empregados, e as cooperativas não ficarão de fora. "Este sistema irá reforçar o mote da transparência nas relações trabalhistas com empregados, terceirizados, entre outros. Como a implantação será obrigatória a partir do ano que vem, é importante que todos estejam preparados, e o  Sistema OCB/TO, como representante das cooperativas no estado, tem a preocupação de apresentar e atualizá-las constantemente quanto ao cumprimento de suas obrigações".

eSocial

O Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas  mais conhecido com eSocial, é um sistema que está sendo lançado em etapas pelo Governo Federal, onde os empregadores passarão a comunicar ao Governo, de forma unificada, as informações relativas aos trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS. 

A transmissão eletrônica desses dados simplificará a prestação das informações referentes às obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas, de forma a reduzir a burocracia para as empresas. A prestação das informações ao eSocial substituirá o preenchimento e a entrega de formulários e declarações separados a cada ente.

Arrecadações

Como taxa de inscrição, todos os participantes contribuíram com a doação de um brinquedo. Toda a arrecadação será destinada a uma instituição de apoio a crianças durante o mês de outubro, em comemoração ao dia das crianças.

[gallery size="large" ids="13533,13529,13535,13531,13543,13544"]