Dia “D” do Cooperativismo será realizado em Palmas
Notícias
Acessos: 9
0 minutes read
"Cooperar faz bem": essa lição é ensinada para muitos alunos de escolas da rede pública do Tocantins, onde o Programa Cooperjovem atua. Para uma escola, em especial, a lição vai se transformar em prática no dia 28 de outubro, por meio do Dia "D" do Cooperativismo; onde crianças darão uma lição de cidadania.
Alunos do 4° e 5° ano do ensino fundamental da Escola Municipal Pastor Paulo Leivas Macalão, localizada na quadra 407 norte em Palmas, promoverão nesta quinta-feira o Dia "D" do Cooperativismo. O evento começa às 19h30, na sede da escola e conta com uma programação diversificada e criativa. Haverá apresentação de trabalhos, mini-seminário com o tema "Eu e o Cooperativismo", Jornal Cooperjovem, peça teatral e apresentação musical "Cante e Conte Comigo".
O Dia "D" do Cooperativismo consiste em uma iniciativa dos alunos, coordenados pelo professor de Pesquisa e Produção de Textos, Francisco da Silva de Oliveira. As apresentações seguem a temática do Programa Cooperjovem.
Estarão presentes no evento professores de outras escolas da rede pública no Tocantins, o secretário municipal de educação de Gurupi, Antônio Carlos Pakalolo e representantes da OCB/SESCOOP-TO.
Cooperjovem no Tocantins
A OCB/SESCOOP-TO desenvolve o Programa Cooperjovem nas escolas desde 2001. Atualmente, ele está implantado em sete municípios (Dianópolis, Formoso do Araguaia, Gurupi, Miranorte, Palmas, Paraíso e Pedro Afonso), em 46 escolas, atendendo aproximadamente 10.900 alunos e envolve 312 professores do ensino fundamental.
O objetivo central do Programa é ampliar a ação educacional das escolas, oferecendo aos educadores e alunos oportunidade e meios de praticar a cooperação como alternativa solidária de encaminhamento profissional e desenvolvimento pessoal.
Camila Pena (assessoria de Comunicação OCB/SESCOOP-TO)