Curso de Fraudes e Grafoscopia é realizado na OCB/SESCOOP-TO
Notícias
Acessos: 9
0 minutes read
Termina hoje, às 17 horas, o Curso de Fraudes e Grafoscopia, oferecido pela OCB/SESCOOP-TO. Participam do curso mais de 20 colaboradores e cooperados de cooperativas do ramo crédito no Tocantins.
O curso tem como foco expor os meios necessários para se distinguir as situações de fraudes nos documentos que transitam diariamente pelos caixas e atendentes, bem como as técnicas utilizadas pelos estelionatários, como também proporcionar aos participantes conhecimentos que possibilitem o reconhecimento de grafismos e assinaturas falsificadas.
De acordo com Hildebrando Magno Rebello, perito judicial grafotécnico e documestocópico, o objetivo principal desse curso é repassar elementos de segurança para evitar fraudes e estelionato. "O curso ensina a detectar a falsificação de dinheiro, cheques e documentos como RG e CPF. Essa capacitação é de grande importância para quem trabalha com dinheiro, como os atendentes de caixa, pois eles poderão agir de forma proativa quando verificarem alguma irregularidade", explicou.
A gerente da cooperativa SICREDI VALE DO MANOEL ALVES, Angelina Stefanello, afirmou que sua cooperativa já foi vítima do repasse de notas falsas, no entanto como os funcionários não tinham o conhecimento para detectar notas falsas, a atividade ilícita não pode ser evitada. "Com essa capacitação estamos adquirindo o conhecimento técnico e esse tipo de golpe será evitado", afirmou.
Atualmente, a OCB/SESCOOP-TO possui registradas cinco cooperativas do ramo crédito. Na medida em que as cooperativas oferecem novos produtos e serviços na área financeira, cresce proporcionalmente os tipos de fraudes e falsificações; por isso a importância da capacitação dos colaboradores para evitar a ocorrência de fraudes relativas a documentos gráficos.
