Coopiax, primeira cooperativa indígena do Tocantins, visita sede do Sistema OCB/TO

Coopiax, primeira cooperativa indígena do Tocantins, visita sede do Sistema OCB/TO

Reunião buscou aproximação para registro da cooperativa junto ao Sistema 

Nesta quinta-feira, 17 de março, o Sistema OCB/TO recebeu a visita dos membros do Conselho de Administração da Akwe_Xerente-Coopiax, a primeira cooperativa Indígena do Estado do Tocantins, registrada legalmente neste mês de março.

Na oportunidade, foi apresentado o espaço físico em Palmas e a atuação do Sistema OCB/TO junto às cooperativas tocantinenses, bem como o tipo de suporte oferecido. A Coopiax, por sua vez, apresentou os projetos e as demandas da cooperativa.

De acordo com o Analista de Cooperativismo e Monitoramento, Magnum Vinicius, que recepcionou os membros da cooperativa, o objetivo do encontro foi a aproximação. “Ficamos muito felizes em receber cooperativas interessadas porque nosso papel é dar esse suporte para o desenvolvimento do nosso modelo de negócio. Estamos à disposição e muito animados com o pioneirismo indígena no cooperativismo”, comenta.

Cooperativa

Conforme a diretoria, a Akwe_Xerente-Coopiax, ou simplesmente Coopiax, nasceu com o objetivo de facilitar a execução do projeto Etno Agricultura e Pecuária Sustentáveis em grande escala entre os Akwe, que irão trabalhar com policultura em 10 mil hectares de áreas agricultáveis.